Sie sind auf Seite 1von 10

Cpia no autorizada

GUIA 58

Sistemas de credenciamento de laboratrios de calibrao e ensaios requisitos gerais para operao e reconhecimento

Primeira edio 1993

Cpia no autorizada

Associao Brasileira de Normas Tcnicas Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar - CEP 20003-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil Telex: (55-021) 34333 Fax: (55-021) 240-8249 Telefone: (55-021) 210-3122 Caixa postal: 1680 International Organization for Standardization Case postale 56 CH-1211 GENEVA 20 Switzerland International Electrotechnical Commission Case postale 131 CH-1211 GENEVA 20 Switzerland

Origem: No. ISO/IEC GUIDE 58 : 1993 CDU: 061:64:006.06


Descritores: Certificao. Organizaes aprovadas. Laboratrios de ensaio. Credenciamento de laboratrio. Requisitos operacionais. Sistemas da qualidade. Condies gerais Descriptors: Certification. Approved organizations. Testing laboratories. Laboratory accreditation. Operating requirements. Quality sistems. General conditions. 07 pginas

Elaborado no mbito do CB-25 - Comit Brasileiro da Qualidade

Cpia no autorizada

Cpia no autorizada

ABNT ISO/IEC GUIA 58 : 1993

Sistemas de credenciamento de laboratrios de calibrao e ensaios - requisitos gerais para operao e reconhecimento

1 Objetivo e campo de aplicao


Este documento estabelece os requisitos gerais para a operao de um sistema de credenciamento de laboratrios de calibrao e/ou ensaios, de tal modo que os credenciamentos concedidos, e os servios abrangidos por estes credenciamentos, possam ser reconhecidos em nvel nacional ou internacional, e o organismo que opera o sistema de credenciamento possa ser reconhecido, em nvel nacional ou internacional, como competente e confivel. Os usurios dos servios de um organismo de credenciamento, alm dos laboratrios credenciados por este organismo, podem requerer a concordncia com requisitos adicionais queles especificados neste Guia. O objetivo deste documento prover uma orientao para constituir e operar um organismo de credenciamento e facilitar os acordos de reconhecimento mtuo dos credenciamentos de laboratrios entre tais organismos.
NOTA - Reconhece-se que os acordos de reconhecimento mtuo de credenciamento, que tm por objetivo remover as barreiras ao comrcio exterior, talvez precisem abranger outros aspectos que no foram explicitados nestes requisitos gerais, tais como, ensaios de proficincia ou outras comparaes interlaboratoriais, intercmbio de equipes ou de programas de treinamento. Cada organismo de credenciamento, com o objetivo principal de criar confiana e harmonizar a interpretao e implementao de normas, deve encorajar a cooperao tcnica e a troca de experincias entre os laboratrios por ele credenciados. Alm disso, deve estar preparado para trocar informaes sobre procedimentos e prticas de credenciamento com outros organismos de credenciamento.

NBR ISO 10011-1:1993, Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 1: Auditoria. NBR ISO 10011-2:1993, Diretrizes para auditoria de sistemas da qualidade - Parte 2 - Critrios para qualificao de auditores de sistemas da qualidade.

3 Definies
As definies pertinentes do ABNT ISO/IEC GUIA 2 so aplicveis. Alm destas, as seguintes definies tambm se aplicam: 3.1 laboratrio: organismo que calibra e/ou ensaia (ABNT ISO/IEC GUIA 25, item 3.1). 3.2 credenciamento: procedimento atravs do qual um organismo com autoridade, d o reconhecimento formal de que um organismo, ou uma pessoa, competente para desempenhar tarefas especficas.
NOTA - O credenciamento em si no qualifica o laboratrio para aprovar qualquer produto em particular. Contudo, o credenciamento pode ser importante para as autoridades de aprovao e certificao, ao decidirem se devem ou no aceitar os dados produzidos por um determinado laboratrio, em relao s suas prprias atividades (ABNT ISO/IEC GUIA 2, item 13.7 com nota adicional).

Para os objetivos deste Guia, o termo cliente se refere a qualquer organizao ou pessoa que utilize os servios de um laboratrio de calibrao ou ensaio.

4 Organismo de credenciamento
4.1 Disposies gerais
4.1.1 Os procedimentos usados pelo organismo de cre-

2 Referncias
ABNT ISO/IEC GUIA 2:1993, Termos gerais e suas definies relativas normalizao e atividades correlatas. ABNT ISO/IEC GUIA 25:1993, Requisitos gerais para a capacitao de laboratrios de calibrao e de ensaios ABNT ISO/IEC GUIA 43:1993, Desenvolvimento e operao de ensaios de proficincia de laboratrio. NBR ISO 8402, Gesto da qualidade e garantia da qualidade - Terminologia.

denciamento devem ser administrados de maneira no discriminatria. O acesso a um sistema de credenciamento, operado por um organismo de credenciamento, no deve ser condicionado ao tamanho do laboratrio ou filiao a qualquer associao ou grupo, e nem a situaes financeiras que restrinjam a participao.
4.1.2 A competncia de um laboratrio solicitante deve

Cpia no autorizada

ABNT ISO/IEC GUIA 58 : 1993

ser avaliada pelo organismo de credenciamento, levando em considerao todos os requisitos do ABNT ISO/IEC GUIA 25.
4.1.3 Os requisitos do ABNT ISO/IEC GUIA 25 podem ser

renciem o credenciamento de laboratrio de outras atividades nas quais o organismo est envolvido; - polticas e procedimentos para resolver reclamaes e apelaes recebidas de laboratrios, quanto ao tratamento das questes de credenciamento, ou de usurios de servios, a respeito dos laboratrios credenciados, ou quaisquer outros assuntos; i) estar livre, especialmente seu executivo snior e sua equipe, de quaisquer presses comerciais, financeiras ou outras que possam influenciar os resultados do processo de credenciamento; j) ter regras e estruturas formais para a designao e operao de comits envolvidos no processo de credenciamento; estes comits devem ser livres de quaisquer presses comerciais, financeiras ou outras que possam influenciar suas decises; ou ainda, ter um tipo de estrutura em que os membros sejam escolhidos de forma a manter imparcialidade, atravs de um equilbrio de interesses, em que no predomine interesse particular; k) criar um ou mais comits tcnicos, sendo cada um responsvel, dentro do seu mbito, pela orientao do organismo de credenciamento sobre assuntos tcnicos relativos operao de seu sistema de credenciamento; l) no oferecer consultorias ou outros servios que possam comprometer a objetividade e as decises do seu processo de credenciamento; m) estabelecer procedimentos consistentes com as leis aplicveis, para resguardar, em todos os nveis da organizao (incluindo os comits), a confidencialidade das informaes referentes s solicitaes, avaliaes e credenciamentos de laboratrios;
4.2.2 O organismo de credenciamento deve estabelecer procedimentos para controlar a propriedade, o uso e a exibio dos documentos de credenciamento, bem como controlar a maneira como um laboratrio credenciado pode referir-se sua situao de credenciado.

interpretados, para uma calibrao especfica, ensaio ou tipo de calibrao ou ensaio, pelo organismo de credenciamento. Estas interpretaes devem ser formuladas por comits ou pessoas do ramo, imparciais, que possuam a necessria competncia tcnica, e devem ser publicadas pelo organismo de credenciamento.
4.1.4 O organismo de credenciamento deve exigir dos la-

boratrios credenciados que mantenham imparcialidade e integridade.


4.1.5 O organismo de credenciamento deve limitar suas exigncias, avaliaes e decises de credenciamento, aos assuntos relacionados especificamente abrangncia do credenciamento em considerao.

4.2 Organizao do organismo de credenciamento


4.2.1 O organismo de credenciamento deve:

a) ser uma entidade pblica ou privada, constituda legalmente; b) ter direitos e responsabilidades relativas s suas atividades de credenciamento; c) ter procedimentos adequados para cobrir as responsabilidades civis decorrentes das suas atividades e/ou operaes; d) ter estabilidade financeira e recursos necessrios para a operao de um sistema de credenciamento; e) ter e colocar disposio, quando solicitado, a descrio dos meios pelos quais recebe o suporte financeiro; f) empregar um nmero suficiente de funcionrios com formao, treinamento, conhecimento tcnico e experincia necessrios ao tratamento do tipo, abrangncia e volume de trabalho realizado, sob a chefia de um executivo snior, responsvel perante a organizao, o organismo ou a junta a que se reporta; g) ter um sistema da qualidade, inclusive estrutura organizacional, que lhe d credibilidade quanto capacidade de operar satisfatoriamente o sistema de credenciamento de laboratrios; h) ter polticas e procedimentos documentados para a operao do sistema da qualidade que estabeleam: - polticas e procedimentos decisrios que dife-

4.3 Sistema da qualidade


4.3.1 O organismo de credenciamento deve operar um sistema da qualidade adequado ao tipo, diversidade e volume de trabalho executado. Este sistema deve ser documentado, e a documentao deve estar disponvel para uso da equipe do organismo de credenciamento. O organismo de credenciamento deve designar uma pessoa que tenha acesso direto ao nvel executivo mais alto, para assumir a responsabilidade pelo sistema da qualidade e pela manuteno da documentao da qualidade.

Cpia no autorizada

ABNT ISO/IEC GUIA 58 : 1993

4.3.2 O sistema da qualidade deve estar documentado

em um manual da qualidade e em procedimentos relacionados qualidade. O manual deve ainda conter ou referirse, no mnimo, aos seguintes pontos: a) declarao da poltica da qualidade; b) estrutura organizacional do organismo de credenciamento; c) atribuies e obrigaes funcionais e operacionais relativas qualidade, a fim de que cada pessoa envolvida saiba a extenso e os limites de sua responsabilidade; d) procedimentos administrativos, inclusive o controle dos documentos; e) polticas e procedimentos para implementar o processo de credenciamento; f) procedimentos para retro-alimentao do sistema e aes corretivas sempre que forem detectadas no-conformidades; g) poltica e procedimentos para tratar apelaes, reclamaes e disputas; h) poltica e procedimentos para conduzir as auditorias internas; i) poltica e procedimentos para a anlise crtica do sistema da qualidade; j) poltica e procedimentos para recrutamento e treinamento de auditores e acompanhamento de seu desempenho.
4.3.3 O organismo de credenciamento deve auditar suas atividades para verificar sua conformidade com os requisitos do sistema da qualidade. O sistema da qualidade deve tambm ser analisado criticamente para assegurar sua efetividade contnua. Auditorias e anlises crticas devem ser executadas, sistemtica e periodicamente, e registradas juntamente com os detalhes de quaisquer aes corretivas implementadas. 4.3.4 O organismo de credenciamento deve manter re-

4.4 Concesso, manuteno, prorrogao, suspenso e retirada de credenciamento


4.4.1 O organismo de credenciamento deve especificar

as condies para concesso, manuteno e prorrogao de credenciamento, bem como as condies sob as quais o credenciamento pode ser suspenso ou retirado, parcial ou totalmente, para a totalidade ou parte do laboratrio credenciado.
4.4.2 O organismo de credenciamento deve ter proce-

dimentos para conceder, manter, suspender, retirar, aumentar ou reduzir o mbito do credenciamento, ou requerer reavaliao, no caso de mudanas que afetem as atividades e operaes do laboratrio, tais como: mudanas de pessoal ou equipamento, ou se a anlise de uma reclamao ou qualquer outra informao, indicar que o laboratrio no est mais atendendo s exigncias do organismo de credenciamento.
4.4.3 O organismo de credenciamento deve ter procedimentos para transferncia de credenciamento quando alterada a situao legal (por exemplo: a troca de proprietrio) do laboratrio credenciado.

4.5 Documentao O organismo de credenciamento deve colocar disposio, quando solicitado, e providenciar (atravs de publicaes, da mdia eletrnica ou outros meios) a atualizao, em intervalos adequados de: a) informaes sobre a autoridade sob a qual os sistemas de credenciamento, operados pelo organismo de credenciamento, foram estabelecidos, especificando-os se so compulsrios ou voluntrios; b) documento contendo suas exigncias para credenciamento, de acordo com este Guia; c) documento, relacionando os procedimentos para a concesso, manuteno, prorrogao, suspenso e retirada de credenciamento; d) informaes sobre o processo de avaliao e credenciamento; e) informaes gerais sobre as taxas cobradas aos laboratrios solicitantes e aos laboratrios credenciados; f) descrio dos direitos e deveres de laboratrios credenciados, conforme especificado nos itens 7.1, 7.2 e 7.3 deste Guia, incluindo as exigncias, restries e limitaes sobre o uso do logotipo do organismo de credenciamento e sobre as maneiras de fazer referncia ao credenciamento concedido.

gistros para demonstrar que os procedimentos de credenciamentos tm sido efetivamente cumpridos, principalmente no que diz respeito a formulrios de inscrio, relatrios de avaliao e relatrios relativos concesso, manuteno, prorrogao, suspenso ou retirada de credenciamento. Estes documentos de credenciamento devem fazer parte dos registros.
4.3.5 O organismo de credenciamento deve ter poltica e

procedimentos para a guarda dos registros por um perodo compatvel com suas obrigaes contratuais e legais. O organismo de credenciamento deve ter poltica e procedimentos relativos ao acesso a esses registros, compatveis com o item 4.2.1, alnea m) deste Guia.

Cpia no autorizada

ABNT ISO/IEC GUIA 58 : 1993

5 Auditores de laboratrio
5.1 Requisitos para os auditores O auditor, ou a equipe de auditoria, indicado(a) para avaliar um laboratrio deve: a) estar familiarizado(a) com os regulamentos legais pertinentes, os procedimentos de credenciamento e os requisitos de credenciamento; b) ter conhecimento completo do mtodo de avaliao pertinente e dos documentos de avaliao; c) ter conhecimento tcnico adequado das calibraes, dos ensaios, dos tipos de calibraes e de ensaios especficos para os quais o credenciamento desejado e, quando pertinente, dos respectivos procedimentos de amostragem; d) estar apto a se comunicar eficazmente, tanto por escrito como oralmente; e) estar livre de quaisquer presses comerciais, financeiras ou de outra natureza, bem como de conflitos de interesses que possam levar o(s) auditor(es) a agir(em) de maneira parcial ou discriminatria; f) no ter prestado consultorias a laboratrios que possam comprometer sua imparcialidade no processo e nas decises de credenciamento.
NOTA - Orientao quanto aos atributos pessoais dos auditores pode ser obtida na NBR ISO 10011-2, item 7.

5.4 Registro de auditores O organismo de credenciamento deve possuir e manter registros atualizados de auditores, contendo: a) nome e endereo: b) organizao a que esto filiados e posio que nela ocupam; c) qualificao educacional e situao profissional; d) experincia profissional; e) treinamento em garantia da qualidade, auditoria, calibrao e ensaios; f) experincia em auditoria de laboratrios, associada com o seu campo de competncia; g) data da mais recente atualizao do registro; 5.5 Procedimentos para os auditores Os auditores devem dispor de um conjunto de procedimentos atualizados com as instrues de auditoria e todas as informaes concernentes aos procedimentos de credenciamento.

6 Processo de credenciamento
6.1 Solicitao de credenciamento
6.1.1 Uma descrio detalhada do procedimento de

5.2 Procedimentos de qualificao de auditores O organismo de credenciamento deve ter um procedimento adequado para: a) qualificar auditores, abrangendo a avaliao de sua competncia e treinamento, e a sua participao na realizao de uma ou mais auditorias com um auditor qualificado; b) monitorar o desempenho de auditores. 5.3 Contratao de auditores O organismo de credenciamento deve exigir que os auditores assinem um contrato, ou um outro documento, pelo qual se comprometam a cumprir as regras definidas pelo organismo de credenciamento, incluindo aquelas referentes confidencialidade, independncia de interesses comerciais e de outras naturezas, e, ainda, qualquer vinculao anterior com os laboratrios a serem auditados.

auditoria e credenciamento, bem como os documentos que contm as exigncias para credenciamento, e os documentos que descrevem os direitos e deveres de laboratrios credenciados (incluindo as taxas a serem pagas pelos laboratrios solicitantes e credenciados), devem ser mantidos atualizados e fornecidos aos laboratrios solicitantes.
6.1.2 Informaes adicionais pertinentes devem ser fornecidas a pedido dos laboratrios solicitantes. 6.1.3 Um representante, devidamente autorizado, do labo-

ratrio solicitante, deve assinar um formulrio oficial de inscrio, no qual, ou anexo ao qual: a) deve estar claramente definida a abrangncia do credenciamento desejado; b) deve constar a concordncia em cumprir os procedimentos de credenciamento, principalmente em receber a equipe de auditoria, pagar as taxas cobradas ao laboratrio solicitante, independentemente do resultado da auditoria, e aceitar os encargos posteriores relativos manuteno do credenciamento do laboratrio; c) deve declarar que o solicitante concorda em atender s exigncias de credenciamento e em fornecer quaisquer informaes necessrias para a avaliao do laboratrio.

Cpia no autorizada

ABNT ISO/IEC GUIA 58 : 1993

6.1.4 As informaes mnimas, a seguir relacionadas, de-

vem ser fornecidas pelo laboratrio solicitante, antes da auditoria in loco: a) caractersticas gerais do laboratrio (razo social, nome, endereo, situao legal, recursos tcnicos e humanos); b) informaes gerais relativas ao laboratrio tais como: funo principal, relacionamento com alguma entidade corporativa maior e, se aplicvel, a localizao fsica dos laboratrios envolvidos; c) definio, para as calibraes, do tipo de medio levada a efeito, da faixa de medio, da capacidade de medio, e para os ensaios, dos produtos e materiais ensaiados, dos mtodos utilizados e dos ensaios executados; d) cpia do manual da qualidade do laboratrio e, quando solicitada, a documentao a ele relacionada. As informaes obtidas devem ser usadas para a preparao da auditoria in loco, e tratadas com a necessria confidencialidade. 6.2 Auditoria
6.2.1 O organismo de credenciamento deve indicar auditor(es) qualificado(s) para avaliar todo o material coletado do solicitante, conduzir a auditoria em seu nome, no laboratrio e quaisquer outros locais onde so realizadas atividades a serem abrangidas pelo credenciamento. 6.2.2 A fim de assegurar a execuo de uma auditoria completa e correta, cada auditor deve dispor dos documentos de trabalho apropriados. 6.2.3 A data da auditoria deve ser acordada com o la-

gada, seja competente, e cumpra as disposies aplicveis deste Guia. 6.4 Relatrio de auditoria
6.4.1 O organismo de credenciamento pode adotar procedimentos para apresentar relatrios adequados s suas necessidades, mas estes procedimentos devem assegurar, no mnimo, que:

a) ocorra uma reunio antes do trmino da auditoria entre o auditor, ou a equipe auditora, e a gerncia do laboratrio, ocasio em que a equipe apresentar um relatrio escrito, ou uma explanao, sobre o cumprimento dos requisitos de credenciamento pelo laboratrio solicitante; b) o auditor, ou a equipe auditora, fornea, ao organismo de credenciamento, um relatrio detalhado, contendo todas as informaes importantes referentes capacidade do laboratrio solicitante em cumprir todos os requisitos do credenciamento, incluindo aqueles que possam resultar do ensaio de proficincia; c) o relatrio com os resultados da auditoria seja prontamente entregue ao laboratrio solicitante pelo organismo de credenciamento, identificando qualquer no-conformidade que necessite ser eliminada, afim de estar em conformidade com todos os requisitos de credenciamento. O laboratrio deve ser solicitado a apresentar seus comentrios sobre o relatrio, e descrever as medidas especficas tomadas, ou planejadas para serem tomadas dentro de um perodo de tempo definido, para eliminar quaisquer no-conformidades identificadas durante a auditoria.
6.4.2 O relatrio final, autorizado pelo organismo de cre-

boratrio solicitante. O laboratrio deve ser informado do(s) nome(s) do(s) auditor(es) qualificado(s), indicado(s) para realizar a auditoria, com antecedncia suficiente, para que possa apelar contra a designao de algum auditor em particular.
6.2.4 O(s) auditor(es) deve(m) ser indicado(s) formalmen-

denciamento e submetido ao laboratrio, deve incluir, no mnimo: a) data(s) da(s) auditoria(s); b) o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) responsvel(eis) pelo relatrio; c) nomes e endereos de todos os locais do laboratrio auditado; d) reas auditadas de interesse do credenciamento, ou referncia a elas; e) comentrios do(s) auditor(es), ou da equipe, sobre a conformidade do laboratrio solicitante com as exigncias de credenciamento.
6.4.3 Os relatrios devem levar em considerao:

te. Caso seja necessrio, deve ser indicado um auditorlder. O escopo do trabalho dos auditores deve ser claramente definido e comunicado ao laboratrio solicitante. NOTA - Orientao quanto aos procedimentos de auditoria pode ser obtida na NBR ISO 10011-1, item 5. 6.3 Subcontratao de auditoria
6.3.1 Caso um organismo de credenciamento decida de-

legar, total ou parcialmente, a auditoria de um laboratrio para outro organismo, ele deve assumir total responsabilidade pela auditoria realizada em seu nome.
6.3.2 O organismo de credenciamento deve assegurar-se

de que qualquer organismo, ao qual a auditoria foi dele-

a) a qualificao tcnica, a experincia e a autoridade da equipe do solicitante, principalmente das pessoas responsveis pela validade tcnica dos

Cpia no autorizada

ABNT ISO/IEC GUIA 58 : 1993

certificados de calibrao, relatrios de ensaios ou certificados de ensaio; b) a adequao da organizao e dos procedimentos internos adotados pelo laboratrio solicitante para garantir a confiana na qualidade dos seus servios, as instalaes fsicas, isto , o ambiente e os equipamentos de calibrao/ensaio do laboratrio, inclusive a manuteno e a calibrao, tendo em vista o volume de trabalho realizado; c) qualquer ensaio de proficincia ou outra comparao interlaboratorial, realizada pelo laboratrio solicitante, os resultados deste ensaio de proficincia e a utilizao de seus resultados pelo laboratrio; d) as medidas tomadas para corrigir quaisquer noconformidades identificadas em auditorias anteriores. 6.5 Deciso sobre credenciamento
6.5.1 A deciso, se um laboratrio deve ou no ser creden-

organismo de credenciamento como responsveis pelos certificados de calibrao, certificados de ensaio ou relatrios de ensaio; d) da data efetiva, e respectivo termo do credenciamento, se aplicvel; e) do laboratrio credenciado, atravs de um nmero individualizado. 6.7 Acompanhamento e reavaliao de laboratrios credenciados
6.7.1 O organismo de credenciamento deve ter um pro-

grama documentado e consistente com o credenciamento concedido, para a execuo dos acompanhamentos e reavaliaes peridicas, em intervalos suficientemente prximos, para assegurar que os laboratrios credenciados continuam a cumprir os requisitos de credenciamento.
6.7.2 Os procedimentos de acompanhamento e reavalia-

ciado, deve ser tomada pelo organismo de credenciamento, com base nas informaes obtidas durante o processo de credenciamento, de acordo com o item 4.2.1.
6.5.2 O organismo de credenciamento no deve delegar

o devem ser compatveis com os procedimentos de avaliao de laboratrios, conforme foram descritos neste Guia. 6.8 Ensaio de proficincia
6.8.1 Os laboratrios devem ser incentivados, pelo organismo de credenciamento, a participar de ensaios de proficincia, ou outras comparaes interlaboratoriais. 6.8.2 O ensaio de proficincia, ou outras comparaes interlaboratoriais, pode ser organizado pelo prprio organismo de credenciamento ou por qualquer outro organismo considerado competente. O ensaio de proficincia deve ser realizado de acordo com as disposies contidas no ABNT ISO/IEC GUIA 43. 6.8.3 Os laboratrios credenciados devem participar de ensaios de proficincia, ou outras comparaes interlaboratoriais, como exigido pelo organismo de credenciamento. Seus desempenhos nestes ensaios devem corresponder aos requisitos do organismo de credenciamento.

sua responsabilidade de concesso, manuteno, prorrogao, suspenso ou retirada do credenciamento. 6.6 Concesso de credenciamento
6.6.1 O organismo de credenciamento deve fornecer a ca-

da laboratrio credenciado documentos formais de credenciamento, tais como: carta, ou certificado, assinada(o) por pessoa a quem foi confiada e autorizada esta responsabilidade. Os documentos formais de credenciamento devem permitir a identificao: a) do nome e endereo do laboratrio credenciado; b) da abrangncia do credenciamento, incluindo: 1) os tipos de calibrao ou de ensaios para os quais o credenciamento foi concedido; 2) para as calibraes, o tipo de medio realizada, a faixa de medio e a melhor capacidade de medio; 3) para os ensaios, os materiais ou produtos ensaiados, os mtodos usados e os ensaios realizados; 4) para os ensaios e calibraes especficas, para os quais o credenciamento foi concedido, os mtodos usados, definidos por normas ou documentos de referncia, que foram aceitos pelo organismo de credenciamento. c) quando aplicvel, das pessoas reconhecidas pelo

6.9 Certificados ou relat rios emitidos pelos laboratrios credenciados


6.9.1 Um organismo de credenciamento deve permitir que

os laboratrios credenciados se refiram ao seu credenciamento nos certificados de calibrao, relatrios de ensaio e certificados de ensaios que contm apenas resultados de calibraes, ensaios ou tipos de calibrao ou de ensaio para o qual o credenciamento foi concedido.
6.9.2 O organismo de credenciamento deve ter uma pol-

tica que defina as circunstncias em que os laboratrios credenciados podem incluir nos certificados de calibrao, relatrios ou certificados de ensaios, os resultados de calibra es ou ensaios n o abrangidos pelo credenciamento e os resultados de calibraes ou ensaios subcontratados.

Cpia no autorizada

ABNT ISO/IEC GUIA 58 : 1993

7 Relacionamento entre o organismo de credenciamento e o laboratrio


7.1 O organismo de credenciamento deve ter procedimentos para assegurar que o laboratrio e seus representantes proporcionem condies e cooperao, quando necessrio, que permitam ao organismo de credenciamento verificar a conformidade com os requisitos de credenciamento. Estes procedimentos devem incluir condies para o exame da documentao e acesso a todas as reas de calibrao e ensaio, registros e pessoal para a realizao de auditorias, acompanhamentos, reavaliaes e soluo de reclamaes. 7.2 O organismo de credenciamento deve exigir do laboratrio credenciado que: a) cumpra sempre as disposies relativas a este Guia: b) declare que credenciado apenas para os servios constantes do credenciamento, e que estes so executados de acordo com estas condies; c) pague as taxas conforme determinadas pelo organismo de credenciamento; d) no use seu credenciamento de uma maneira que possa resultar em descrdito para o organismo de credenciamento, e no faa declaraes quanto ao seu credenciamento que sejam consideradas enganosas ou no autorizadas pelo organismo de credenciamento; e) no caso de suspenso ou retirada do seu credenciamento (conforme determinado), interrompa imediatamente o uso de qualquer matria de propaganda que contenha referncias ao credenciamento, e devolva quaisquer certificados de credenciamento ao organismo de credenciamento; f) no use seu credenciamento para sugerir aprovao de produtos pelo organismo de credenciamento; g) se empenhe em garantir que nenhum certificado ou relatrio, ou parte destes, sejam usados de maneira enganosa;

h) ao se referir ao seu credenciamento nos meios de comunicao, tais como: anncios, folhetos ou outros documentos, cumpra os requisitos do organismo de credenciamento. 7.3 Notificao de alteraes
7.3.1 O organismo de credenciamento deve ter procedimentos para assegurar que os laboratrios credenciados lhe informem imediatamente as alteraes, de qualquer ordem, ocorridas em sua situao ou nas operaes que afetam o laboratrio, a saber:

a) situao legal, comercial ou organizacional; b) organizao e gesto, por exemplo: equipe gerencial principal; c) polticas ou procedimentos, quando pertinentes; d) propriedades; e) pessoal, equipamento, instalaes, ambiente de trabalho ou outros recursos, quando for importante; f) signatrios autorizados; ou outros assuntos que possam afetar a capacidade do laboratrio, ou a abrangncia das atividades credenciadas, ou a conformidade com os requisitos deste Guia, ou quaisquer outros critrios de competncia especificados pelo organismo de credenciamento.
7.3.2 Aps o recebimento da notificao sobre quaisquer alteraes pretendidas em relao aos requisitos deste Guia, dos critrios de competncia e outros quaisquer requisitos prescritos pelo organismo de credenciamento, o organismo de certificao deve assegurar-se de que o laboratrio est realizando os ajustes necessrios em seus procedimentos, dentro de um prazo considerado razovel na opinio do organismo. O laboratrio deve notificar o organismo, quando os ajustes tiverem sido realizados.

7.4 Relao de laboratrios credenciados O organismo de credenciamento deve emitir, periodicamente, uma relao dos laboratrios credenciados, especificando os credenciamentos concedidos.

Das könnte Ihnen auch gefallen