Sie sind auf Seite 1von 11

A ATIVIDADE DAS DRAGAS NO RIO PARNABA, ROBERTO DAMATTA E A PANACIA DO JEITINHO BRASILEIRO.

Paulo Henrique Spindola Silva.

Resumo.

O presente artigo tem por objetivo analisar deciso prolatada pelo Tribunal de Justia do Estado do Piau, em sede de mandado de segurana, em que o autor da demanda fora autuado pela SEMAR por estar realizando dragagem de areia do rio Parnaba sem o licenciamento ambiental correspondente, tendo alegado direito liquido e certo a executar a atividade de dragagem, mesmo sem o respectivo licenciamento ambiental prvio, fundamentando seu pedido no fato de j haver protocolado requerimento administrativo solicitando o licenciamento bem como tambm de que o rgo ambiental no poderia ter autuado o mesmo nem sequer suspendido sua atividade, pois no h prova de efetivo dano ambiental. Palavras-chaves: Dragas, dano ambiental, licenciamento ambiental.

Abstract.

This article aims to analyze the decision handed down by the Court of Justice of the State of Piau, in place of an injunction, in which the author had been apprehended by the demand for SEMAR be performing dredging sand from the river Parnaba without corresponding environmental license, they claimed the right fluid and sure to perform the dredging activity, even without their prior environmental licensing, basing his request on the fact they had already filed an application requesting the administrative licensing and also that the environmental agency could not have apprehended the same or even suspended its activity, because there is no proof of actual environmental harm. Keywords: Dredgers, environmental damage, environmental licensing.

1.

Introduo.

O Rio Parnaiba, que serve de divisa entre os Estados do Maranho e do Piau, o maior rio genuinamente nordestino, sendo navegvel em praticamente toda sua extenso. Na regio do baixo Parnaba, que observamos o maior desmatamento de suas margens e intenso

assoreamento, como consequncia da ocupao das margens, construo de fabricas, da existncia de uma usina hidreltrica e grande volume de dejetos e resduos jogados no rio de maneira desenfreada. Dentre as inmeras formas de degradao que o rio Parnaba vem sofrendo, temos aquela provocada pela atividade das dragas que retiram areia dos rios, matria prima vendida para a indstria da construo civil, dentre outras. Embora impactante sobre o meio ambiente, comum verificar a execuo de tal atividade sem qualquer fiscalizao e sem o correspondente licenciamento. No caso concreto que apreciaremos mais adiante, resta claro no apenas o desconhecimento e violao da lei ambiental como a indiferena em relao ao seu fim, o de preservar o meio ambiente para todos. E por isso mesmo, fazemos referencia ao jeitinho brasileiro, trabalhado pelo antroplogo Roberto Damatta em sua obra o que faz do Brasil, Brasil? como elemento comum tanto aos que violam como aos que deveriam impedir a violao, assim como tambm de como a norma ambiental em vigor e a proteo que visa dar ao meio ambiente no chega de fato modificar a conduta no plano do individuo, acostumado a violar as leis e v-las violadas a todo instante. No ano de 2009, o responsvel pela atividade de uma draga no Rio Parnaba foi surpreendido pela fiscalizao da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos SEMAR. Como no dispunha da correspondente licena ambiental, foi autuado administrativamente e sua atividade suspensa. Inconformado com o procedimento da SEMAR ingressou com mandado de segurana alegando direito liquido e certo de exercer a atividade que h trinta anos desempenhava livremente, em funo de j ter protocolado requerimento administrativo no rgo ambiental solicitando o

licenciamento, e que sua atividade no poderia sequer ter sido suspensa, pois no havia prova de efetivo dano ambiental. Em resposta a demanda, o juzo

de primeiro grau indeferiu a liminar, e aps os recursos, o Tribunal de Justia do Estado do Piau manteve a autuao administrativa do autor e suspenso de suas atividades, pelos fundamentos e fatos que passaremos a apreciar adiante.

2.

A atividade de dragagem nos rios e a necessidade de licenciamento

ambiental.

As dragas puxam a areia do rio por meio de um cano de suco.

Quando desenvolvida de maneira correta, a atividade ajuda a reduzir o assoreamento do rio e aumenta sua navegabilidade. Em contrapartida, as dragas podem tambm provocar muitos danos ambientais quando a retirada se d de maneira

desenfreada e nenhum controle. Quando o cano no encontra mais areia no fundo, a opo de muitos mineradores se aproximar das margens, resultando em perda da sustentao do solo, e tudo o que esta na margem vem abaixo. Este fenmeno chamado de solapamento. Logo, a atividade das dragas causa impactos negativos ao meio ambiente, necessitando ser controlada pelo rgo ambiental competente.

Solapamento: sem sustentao devido retirada de areia, a margem e tudo o que nela esta cai no do rio.

O meio ambiente foi elevado pela Constituio Federal de 1988 categoria de direito fundamental transindividual. Se no, pois, vejamos o disposto no art. 225:
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. ( grifo nosso)

Logo, para a proteo do meio ambiente necessrio uma atuao positiva do Estado, no sentido de intervir para evitar dano ao patrimnio ambiental. Os instrumentos postos a disposio para essa atuao foram estabelecidos no 1 do mesmo art. 225, seno pois vejamos:
1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; (Regulamento) II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; (Regulamento) III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; (Regulamento) IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; (Regulamento) V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; (Regulamento) VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. (Regulamento) 2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei.

O inciso V do 1 do art. 225 claramente delega o exerccio do poder de policia ao poder publico, incumbindo lhe de controlar as tcnicas, mtodos e substancias que possam provocar riscos ao meio ambiente. O licenciamento ambiental, que um dos principais instrumentos de controle encontra-se disciplinado na lei 6838/81 que estabeleceu a poltica nacional do meio ambiente, em seu art. 9 e 10, seno, pois vejamos:
Art 9 - So instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente: I - o estabelecimento de padres de qualidade ambiental; II - o zoneamento ambiental; (Regulamento) III - a avaliao de impactos ambientais; IV - o licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; V - os incentivos produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental;

A partir das prprias disposies da legislao aplicada, pode o licenciamento ambiental ser conceituado como:
Procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso. (Resoluo n 237 do CONAMA)

No caso concreto o autor alega que no poderia ter tido a atividade suspensa, vs que j havia protocolado requerimento solicitando a licena, ao passo que simultaneamente continuava a desempenhar ilicitamente a atividade de dragagem de areia. No obstante, no merece prosperar o argumento posto, porquanto a lei expressamente diz que o licenciamento deve ser prvio ao inicio da atividade, seno,pois, vejamos o que dispe o art.10 da lei 6838/81:
Art. 10. A construo, instalao, ampliao e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes,

sob qualquer forma, de causar degradao ambiental dependero de prvio licenciamento ambiental.

Por seu lado, o CONAMA, por meio de sua resoluo n 237, art. 8 tratou de regulamentar as espcies de licena ambiental, seno, pois vejamos:
Art. 8 O Poder Pblico, no exerccio de sua competncia de controle, expedir as seguintes licenas: I - Licena Prvia (LP) - concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localizao e concepo, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos bsicos e condicionantes a serem atendidos nas prximas fases de sua implementao; II - Licena de Instalao (LI) - autoriza a instalao do empreendimento ou atividade de acordo com as especicaes constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante; III - Licena de Operao (LO) - autoriza a operao da atividade ou empreendimento, aps a vericao do efetivo cumprimento do que consta das licenas anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operao. Pargrafo nico. As licenas ambientais podero ser expedidas isolada ou sucessivamente, de acordo com a natureza, caractersticas e fase do empreendimento ou atividade.

Resta claro, portanto que o processo de licenciamento ambiental gradativo, sendo verificado o atendimento, por etapas, dos requisitos necessrios ao inicio da atividade, no podendo desejar o autor que execute sua atividade simultaneamente ao procedimento que visa justamente verificar impacto dela junto ao meio ambiente. As duas primeira licenas (prvia e de instalao) so preliminares ao inicio da atividade. A primeira verifica a viabilidade ambiental, a segunda autoriza a instalao do projeto. Somente com a licena de operao, que efetivamente verifica o cumprimento das exigncias estabelecidas, inclusive o saneamento de eventuais problemas detectados nas etapas anteriores, que o autor poderia ter iniciado a sua atividade. Para fundamentar a deciso bastaria ao juiz recorrer ao velho programador condicional se ento do direito positivo, desta vez em favor do

meio ambiente, em que no havendo o licenciamento prvio, no poderia desenvolver a atividade. Uma deciso simples, pois conforme ensina SIMIONI (pg. 213) :
A programao condicional ento funciona como vlvula de escape da complexidade do fato social. A incerteza quanto aos riscos decorrentes de uma deciso jurdica fica absorvida pelo programa condicional do direito (direito positivo), conferindo tranquilidade, racionalidade e simplicidade na tomada de deciso.

3 O principio da precauo como efetivador da proteo ao meio ambiente. Precauo, analisa dis Milar, substantivo do verbo precaver-se (do Latim prae = antes e cavere = tomar cuidado), e sugere cuidados antecipados, cautela para que uma atitude ou ao no venha a resultar em efeitos indesejveis. O direito ambiental se ocupa da regulao de condutas antes mesmo da efetiva ocorrncia de um dano ambiental, diante apenas da mera potencialidade de um dano. Seria uma espcie de direito de risco. Na prtica, recorremos ao denominado principio da precauo como ferramenta de instrumentalizao desse chamado direito de risco: isto quer dizer que a incerteza sobre determinado resultado, diante da complexidade do bem tutelado, da potencialidade de eventual dano e da sua caracterstica de irreversibilidade, demandam do direito uma resposta regulatria a priori, ainda que inexistente a iminncia do dano ou do dano propriamente considerado. Philippe Kourilsky e Genevive Viney (apud Henrique Lopes, pg.112) sobre o principio da precauo estabelecem que:
O princpio da precauo define a atitude que devem tomar todos aqueles que adotam uma deciso relacionada atividade, que se suponha possa comportar razoavelmente um perigo grave para a sade ou para a segurana das geraes atuais ou futuras, ou para o meio ambiente. Impe-se especialmente aos poderes pblicos que devem fazer prevalecer os imperativos da sade e da segurana sobre a liberdade comercial entre particulares e entre Estados. Conduz adoo de todos os dispositivos que permitam, por um custo econmico e socialmente suportvel,

detectar e avaliar o risco e reduzi-lo a um nvel aceitvel e, se possvel, elimin-lo, informando as pessoas e recolhendo suas sugestes sobre as medidas a serem implementadas. Este dispositivo de precauo deve ser proporcional amplitude do risco e pode ser revisado a qualquer momento.

Isto posto, de acordo com o principio da precauo, quando evidncias cientficas razoveis de qualquer tipo nos do boas razes para acreditarmos que uma atividade, tecnologia ou substncia possam ser nocivas, devemos agir no sentido de prevenir o mal. Se esperarmos sempre pela certeza cientfica, haver gente sofrendo e morrendo, e os danos ao mundo natural podem ser irreversveis. No caso concreto, alega o autor inadvertidamente que a sua atividade, ainda que no licenciada, no poderia sequer ser suspensa, pois no havia prova de dano ambiental efetivo. Ora, como vimos, o principio da precauo um dos grandes orientadores do direito ambiental, um principio geral de observncia obrigatria inclusive na prestao jurisdicional, razo pela qual qualquer atividade que seja potencialmente lesiva ao meio ambiente, ainda mais realizada sem qualquer controle, pode ser suspensa com fundamento no principio da precauo. Afinal, o dano dela decorrente pode ser irreversvel, tendo, no caso concreto, atuado corretamente o magistrado na sua prestao jurisdicional. A precauo justamente um dos princpios ou fundamentos que determinam a constatao a priori, por meio de estudos de impactos ambientais, de quais sero os danos provocados pela atividade no meio ambiente, determinando a partir disso sua viabilidade.

5. O direito ambiental, Roberto Damata e o jeitinho brasileiro

O direito ambiental tem por finalidade a proteo do meio ambiente, em favor do prprio ser humano, seu principal degradador. No obstante este fato, e parafraseando o antroplogo Roberto Damatta, o brasileiro sempre arranja um jeitinho de burlar a legislao. que como explica Damatta em sua obra, o que faz do brasil, Brasil, as leis em nosso pais no chegam a influir no plano do individuo, de modo a modificar seu modo de pensar. O brasileiro est

acostumado a v-las violadas e viol-las a todo o momento, pois tem como ideia predominante a de que elas (as leis) servem apenas para coagir e no para lhe proporcionar viver melhor. Vejamos como se expressa o antroplogo:
Em sua obra O Que Faz o Brasil, Brasil?, o antroplogo Roberto DaMatta compara a postura dos norte-americanos e a dos brasileiros em relao s leis. Explica que a atitude formalista, respeitadora e zelosa dos norte-americanos causa admirao e espanto aos brasileiros, acostumados a violar e a ver violadas as prprias instituies; no entanto, afirma que ingnuo creditar a postura brasileira apenas ausncia de educao adequada. O antroplogo prossegue explicando que, diferente das norteamericanas, as instituies brasileiras foram desenhadas para coagir e desarticular o indivduo. A natureza do Estado naturalmente coercitiva; porm, no caso brasileiro, inadequada realidade individual. Um curioso termo Belndia define precisamente esta situao: leis e impostos da Blgica, realidade social da ndia. Ora, incapacitado pelas leis, descaracterizado por uma realidade opressora, o brasileiro buscar utilizar recursos que venam a dureza da formalidade se quiser obter o que muitas vezes ser necessrio sua sobrevivncia. Diante de uma autoridade, utilizar termos emocionais, tentar descobrir alguma coisa que possuam em comum - um conhecido, uma cidade da qual gostam, a terrinha natal onde passaram a infncia e apelar para um discurso emocional, com a certeza de que a autoridade, sendo exercida por um brasileiro, poder muito bem se sentir tocada por esse discurso. E muitas vezes conseguir o que precisa. Nos Estados Unidos da Amrica, as leis no admitem permissividade alguma e possuem franca influncia na esfera dos costumes e da vida privada. Em termos mais populares, dizer que, l, ou pode ou no pode. No Brasil, descobre-se que possvel um pode-e-no-pode. uma contradio simples: acredita-se que a exceo a ser aberta em nome da cordialidade no constituiria pretexto para outras excees. Portanto, o jeitinho jamais gera formalidade, e essa jamais sair ferida aps o uso desse atalho.

E tambm no direito ambiental no diferente, pois o poder publico vive dando um jeitinho para permitir que determinados

empreendimentos, mesmo flagrantemente danosos ao meio ambiente, se instalem muitas das vezes sem atendimento do mnimo das formalidades necessrias. Afinal de contas como pode um individuo instalar uma draga num rio como o Parnaba e permanecer por 30 anos explorando uma atividade de maneira ilegal, sem que haja conivncia ou omisso do poder pblico responsvel?

Os argumentos daqueles que defendem o jeitinho na esfera do direito ambiental quase sempre o do desenvolvimento econmico gerado pelo empreendimento. Esqueceram se que esto diante de um direito fundamental transindividual, indisponvel, e que pertence inclusive queles que ainda nem esto aqui. Nesse sentido parece prudente citar o ensinamento de Siminoni (Pag. 219), quando afirma que no limite, o direito ambiental, tal como est, dispensa o planejamento do futuro, ainda que o meio ambiente ecologicamente equilibrado seja direito fundamental, tambm, das futuras geraes. Chega a ser curioso, no mnimo, que o prprio poder pblico a quem compete zelar pelo meio ambiente, atue em flagrante permissividade para com queles que detm o poder econmico. Inverteu-se a ordem neste pais, e quase no possvel mais ver a indisponibilidade do interesse publico e a supremacia do interesse coletivo sobre o privado. O capitalismo ainda lei, e vivemos a despedida de uma ditadura do poder econmico, embora esse sim, sempre consiga, de um jeito ou de outro, abrir caminho, seja na cidade ou principalmente, na mata.

6. Concluso

As atividades efetiva ou potencialmente lesivas ao meio ambiente somente podem ser iniciadas aps o prvio licenciamento ambiental. Este constitui um procedimento gradativo, onde so verificadas a viabilidade ambiental da atividade, sua estrutura e impactos ambientais, de modo a deliberar sobre sua operao. No mbito do direito ambiental, princpios como o da preveno e da precauo indicam que no se pode improvisar diante da possibilidade de danos ao meio ambiente, porquanto quase todos so irreparveis. E a cultura do jeitinho brasileiro

REFERENCIAL TERICO. MILAR, Edis., apud MIRRA, lvaro Luiz Valery. Direito Ambiental: O Princpio da Precauo e sua Abordagem Judicial. Revista de Direito Ambiental, So Paulo: Revista dos Tribunais, Ano 06, n 21, p. 92-102, Jan-Mar. 2001.

Das könnte Ihnen auch gefallen