Sie sind auf Seite 1von 18

53

e-scrita

ISSN 2177-6288

A MACROPROPOSIO ARGUMENTATIVA EM TEXTOS DE OPINIO NO JORNAL ESCOLAR: ASPECTOS DIALGICOS E DESENVOLVIMENTAIS Argumentative macro-propositions in argumentative texts of school newspapers: dialogical and developing aspects
Fbio Delano Vidal Carneiro1 Eullia Vera Lcia Fraga Leurquin 2
RESUMO: O objetivo do presente trabalho analisar a macroproposio (sequncia) argumentativa nos textos de opinio dos alunos do 5 ano do Ensino Fundamental, no mbito do jornal escolar Primeiras Letras, especificamente, em relao s seqncias argumentativas. O Interacionismo Sociodiscursivo a teoria de base que fundamenta o trabalho. Nesta concepo, os textos so a materializao lingustica das aes de linguagem, constituindo-se, portanto, em produtos da atividade humana (BRONCKART, 1999), em articulao com as redes de interesses, propsitos das relaes e situaes sociais que suscitam sua produo. Nosso trabalho consistir em um estudo das unidades lingustico-discursivas dos textos de opinio elaborados por alunos no 5 ano do ensino fundamental, no mbito do jornal escolar Primeiras Letras. A anlise sociodiscursiva, atravs dos conceitos por ela desenvolvidos, permite uma fundamentao epistemolgica que abarque esse agir linguageiro (LEURQUIN, 2001; BRONCKART, 2008). O trabalho abrange escolas da rede pblica e privada do Municpio de Fortaleza e apresenta uma categorizao das dades proposicionais formadas por frases-tese e frases-argumento presentes nos jornais escolares das escolas pesquisadas. A anlise realizada aponta para uma flexibilizao do prottipo de sequencia argumentativa proposto por Adam (1992). Palavras-chave: Jornal escolar, macroproposio argumentativa, argumentao.

ABSTRACT: The goal of this work is to analyze the argumentative macro-propositions (sequences) in the production of argumentative texts of 5th grade students within the context of the school newspaper Primeiras Letras, specifically, regarding the argumentative sequences. The Sociodiscoursive Interactionism is the background theory that supports our work. In this theory, the texts are the linguistic materialization of linguistic activities; therefore, texts are the product of human activity (BRONCKART, 1999) in articulation with the interests and purposes present in social situations that bring about the production of those texts. Our work consists of an analysis of the linguistic-discoursive units found in argumentative texts written by k-5 students to the school newspaper project named Primeiras Letras. The Sociodiscoursive analysis provides the epistemological background necessary to understand this langagire action (LEURQUIN, 2001; BRONCKART, 2008). The work encompasses public and private schools in Fortaleza, Cear. By the end of the work, we aim to categorize the dyads formed by thesis-clause and argumentative-clause in texts presented in the school newspaper. The analysis made leads to a possible flexibilization of the prototype of the argumentative sequences proposed by Adam (1992). Key words: School newspaper, argumentative macro-propositions, argumentation.
1

Doutor em Lingustica pela Universidade Federal do Cear; Pesquisador da Universidade Estadual do Cear e Professor Titular da Faculdade Sete de Setembro. fdvc13@gmail.com 2 Doutora em Educao. Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Cear. e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

54 INTRODUO O Interacionismo Sociodiscursivo (doravante ISD) se caracteriza por abordar o fenmeno lingstico dentro da sua dinamicidade scio-histrica, considerando a lngua como ferramenta de interao social, e por enfocar em suas investigaes a relao entre as atividades humanas, os textos e os discursos, aprofundando o estudo sobre a interao entre linguagem, pensamento e o agir humano (BRONCKART, 2007). O ISD integra em sua anlise as dimenses sociais, discursivas e comunicativas das atividades de linguagem. Dessa forma, postula como necessrio ao entendimento da expresso e dos processos lingsticos a reflexo acerca do agir humano e da sua relao com as atividades linguageiras, que tornam possvel o agir coletivo, dando especial ateno s intervenes formativas sejam elas naturais, espontneas ou formais. O ISD considera estas intervenes como as impulsionadoras de uma aprendizagem social de longo prazo atravs da qual os seres humanos so inseridos por seus pares nas formaes e prticas sociais e nas atividades linguageiras pertinentes a estas prticas. Esta preocupao com a dimenso scio-formativa nos faz refletir sobre o ensino da lngua materna, especialmente quando observamos o ensino dos gneros textuais na escola. O aprendizado dos gneros textuais pblicos orais e escritos se caracteriza como uma das principais necessidades formativas dos alunos de lngua materna. Aprender a agir no mundo, comunicando-se atravs de textos passa pelo acesso s capacidades linguageiras que dizem e formatam o agir humano, principalmente, atravs da sua estreita conexo com as capacidades cognitivas e com os pr-construtos scio-semiticos. Aprender a lngua aprender a movimentar-se pelas prticas linguageiras cotidianas que perpassam as prticas sociais e que simultaneamente, permitem e guiam estas prticas ao articularem coordenadas fsicas e sociosubjetivas. Estas prticas sociais semiotizadas e situadas no mundo da vida e das conversaes humanas parecem estar ainda muito distantes das aes formativas escolares e do fazer pedaggico dos professores e alunos no que concerne ao ensino-aprendizagem da lngua materna. (BRONCKART, 1999, 2006, 2007, 2008) Nosso trabalho decorre da necessidade de permitir a colocao em cena de atividades formativas formais que exeram de forma sistemtica e aberta a funo de preparar actantes linguageiros, produtores de textos que no percebam a lngua apenas como conjunto

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

55 idealizado de normas, mas que a utilizem pragmtica e conscientemente, na medida do possvel, para entrarem e participarem do fluxo comunicativo humano. Dessa forma, nesse trabalho, buscamos fazer uma reflexo sobre a atividade de produo de textos de opinio no contexto escolar. Para tanto, iremos analisar uma atividade de linguagem especfica: a produo de textos de opinio para o jornal escolar. Devido reduzida extenso deste trabalho, optamos por enfocar um aspecto da estrutura destes textos: as seqncias argumentativas presentes nos textos de opinio produzidos pelos alunos no mbito do jornal escolar Primeiras Letras.

COMO

OS

TEXTOS

SO

PRODUZIDOS:

DISCURSIVIDADE

SEQUENCIALIDADE NO ISD 1.1 As condies de produo dos textos e o arquitexto Na proposta interacionista sociodiscursiva, Bronckart (1999) prope um modelo de anlise de textos a partir das aes de linguagem que o originam. Do ponto de vista psicolgico ou das representaes, as aes de linguagem ensejariam um contexto de produo definido da seguinte forma por Bronckart (1999, p.93): o conjunto dos parmetros que podem exercer uma influncia sobre a forma como um texto organizado. Estes fatores estariam divididos em trs aspectos ou mundos: o mundo fsico, o social e o subjetivo. No mundo fsico, os parmetros ou fatores que influenciariam a produo dos textos seriam o lugar de produo, o momento de produo, o emissor (pessoa ou mquina) que produz o texto e o receptor. Todos estes aspectos correspondem a um posicionamento situado do agente verbal no tempo-espao. O segundo e terceiro mundos, o social e o subjetivo, corresponderiam a um segundo plano de produo dos textos, que envolveria uma interao comunicativa ou formao social na qual se inclui a ao de linguagem que promoveu a produo do texto. Os parmetros desse mundo sociossubjetivo so descritos por Bronckart:
O lugar social [...] em que modo de interao o texto produzido: escola famlia, exrcito, interao comercial, interao informal, etc. A posio social do emissor [...]: papel de professor, de pai, de cliente, de superior hierrquico, de amigo, etc.

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

56
A posio social do receptor (que lhe d o seu estatuto de destinatrio) [...]: papel de aluno, de criana, de colega, de subordinado, de amigo, etc. O objetivo (ou objetivos) da interao: qual , do ponto de vista do enunciador, o efeito (ou os efeitos) que o texto pode produzir no destinatrio. (BRONCKART, 1999, p.94, grifos do autor)

Alm do contexto de produo acima descrito, a caracterizao das condies de produo dos textos complementa-se desde a anlise do contedo temtico do texto, ou seja, aquilo que se deseja informar por meio do texto e que, invariavelmente, deve ser traduzido de uma existncia cognitiva (conhecimentos prvios, existentes na mente dos agentes denominados macroestruturas semnticas) para uma existncia lingstico-discursiva. Essa transposio das macroestruturas semnticas para o texto (em sua forma necessariamente linear e sucessiva) implica na existncia de tipos de discurso e de seqncias discursivas (ADAM, 1992), cujo estatuto trabalhado separadamente por Bronckart (1999, cp. 5 e 6). Um ltimo, mas crucial, fator o mecanismo de emprstimo do arquitexto. Concebido como o repertrio de gneros existentes em uma comunidade comunicativa, o arquitexto (BRONCKART, 2006) acessado cada vez que o agente produz um texto e faz escolhas sobre o tema, a composio e o estilo a serem utilizados. necessrio, portanto, considerar este mecanismo de emprstimo ao arquitexto que acontece na materializao do gnero em forma de texto. A Teoria dos Gneros Textuais (VOLOSHINOV, 2003; BRONCKART, 1999) veio impactar essa compreenso do texto como fruto de uma cadeia dialgica de produorecepo ininterrupta de enunciados produzidos socialmente. Os gneros so, portanto, construtos medianeiros entre os enunciados estveis e indexados socialmente e os textos empricos singulares. Cristovo e Nascimento (2005, p. 47), ressaltam: O domnio dos gneros se constitui como instrumento que possibilita aos agentes produtores e leitores uma melhor relao com os textos, pois, ao compreender como utilizar um texto pertencente a um determinado gnero, pressupe-se que esses agentes podero agir com a linguagem de forma mais eficaz.

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

57 Na perspectiva sociodiscursiva, a categoria de gneros textuais tem essa condio de servir como ponto de referncia para o desenvolvimento das capacidades lingusticodiscursivas e accionais referentes ao uso da lngua em sociedade.

Abaixo, apresentamos um esquema que sintetiza as condies de produo dos textos (BRONCKART, 2006, p. 146):

Ao de Linguagem Representaes do Agente/pessoa; Objetivos comunicativos

Arquitexto Nebulosa de gneros Indexados e reconhecidos pela comunidade verbal

Texto emprico Necessariamente, exemplar de um gnero

Esquema 1: As condies de produo de um novo texto

Como podemos perceber do esquema acima, o conhecimento arquitextual essencial na formulao dos textos empricos, pois, na sua escolha por determinando gnero, o agente/autor opta por uma srie de diferenas objetivas e formas de organizao lingsticotextual que caracterizam cada gnero. Ao acessar o arquitexto, articula suas representaes acerca da atividade de linguagem atual com seus objetivos comunicativos, avaliando os parmetros enunciativos e todo o quadro social daquela interao. 1.2 A arquitetura textual A etapa seguinte, que consiste na formulao do prprio texto emprico, evidencia a necessria integrao entre conhecimentos e capacidades postos em ao no momento da escolha ou adoo do gnero com uma srie de mecanismos discursivos e lingstico-textuais

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

58 que sero implementados na construo do texto e que faro parte da sua arquitetura (BRONCKART, 2006, p. 147; 1999, p. 119). Essa organizao do texto pode ser descrita mediante o imbricamento de trs camadas superpostas: a infraestrutura geral do texto, os mecanismos de textualizao e os mecanismos de enunciao. O nvel mais profundo desse esquema a infraestrutura geral do texto. Como a prpria denominao designa, trata do estgio mais profundo no qual os processos cognitivos ainda sem tratamento semitico (o que se quer expressar, mas ainda no traduzido em termos textuais em uma lngua natural especfica) passam por uma primeira etapa de semiotizao discursiva, incluindo a mecanismos de planejamento seqenciais (ADAM, 1992). Assim como as demais camadas da arquitetura textual, s podemos compreender adequadamente esta organizao se a entendermos como um movimento processual, situado sciohistoricamente e ancorado na ao de linguagem especfica. So duas as subcategorias que compem o nvel da infraestrutura geral: a. O plano geral do texto, que se constitui por processos cognitivos de ancoragem biocomportamental e social, mas ainda no semiotizados; b. Os tipos de discurso mobilizados e suas modalidades de articulao, caracterizados pelas coordenadas semiticas que Bronckart (1999) prope: Coordenadas gerais dos mundos Conjuno EXPOR Relao ao ato de Implicao produo Autonomia Discurso interativo Discurso terico Disjuno NARRAR Relato Interativo Narrao

Tabela 5: Coordenadas semiticas (BRONCKART, 1999, p. 157) Os quatro mundos discursivos apresentados acima (discurso interativo, relato interativo, discurso terico e narrao) corresponderiam aos tipos psicolgicos bsicos que serviriam de acordo semitico bsico possibilitador da interao verbal. Na objetivao do que se quer expressar em textos empricos, tais mundos so o resultado do cruzamento de duas suboperaes: a de conjuno-disjuno e a de implicao-autonomia.

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

59 O esquema da arquitetura textual, como construo terica advinda aps o estudo de centenas de textos em diversas lnguas, revela a possibilidade de incluir nestes quatro tipos de discurso todas as produes textuais, pois o sentido atribudo discursividade no ISD o de posicionamento intersemitico em nvel profundo, de acordo com as coordenadas extremamente genricas apresentadas acima. Admite-se, ainda, a existncia de variantes discursivas resultantes das relaes fronteirias entre as coordenadas discursivas e a possibilidade de fuso entre os quatro tipos de discurso apresentados. Tal fato corrobora ainda mais a sua caracterstica de ser um modelo finito de possibilidades infinitas (BRONCKART, 1999, p.187). O ltimo elemento da infraestrutura textual o das seqncias textuais. A noo de seqencialidade (ADAM, 1992) est relacionada ao plano organizacional de um texto, mais precisamente, de partes de um texto emprico que pode conter diversos tipos de sequncias na sua composio. A sequencialidade seria, segundo Adam (1992, p. 21), uma parte do sistema de regulao configuracional dos textos responsveis por assegurar a articulao das suas proposies. Os diversos tipos de sequncias existentes teriam suas caractersticas fundamentais relacionadas a esquemas sequenciais prototpicos, elaborados ao longo do desenvolvimento ontogentico. Esse construto terico passou a ser denominado de Teoria das Sequncias Prototpicas (ADAM 1992, 1995; Carneiro, 2011). Para Adam (1992), as sequncias so unidades estruturais relativamente autnomas, que integram e organizam macroproposies, que, por sua vez, combinam diversas proposies, podendo a organizao linear de o texto ser concebida como produto da combinao e articulao de diferentes tipos de sequncias. Por razes de espao e de escopo, no demonstraremos aqui os esquemas prototpicos de cada seqncia. Posteriormente, trataremos com detalhes da sequncia argumentativa, tendo em vista ser esta modalidade a mais relevante para o nosso trabalho. Ao discutir o estatuto das seqncias, Bronckart (1999, 2006) advoga, mais uma vez, a sua viso scio-discursiva como critrio de anlise dos fenmenos lingusticos. Dessa forma, define os prottipos como construtos tericos, que atuam com o estatuto de modelos para os agentes produtores no por serem fruto de uma competncia textual biologicamente fundada,

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

60 mas por procederem da experincia do arquitexto, ou seja, do conjunto de gneros significativos na comunidade verbal de que se faz parte. As sequncias tm um carter dialgico porque so escolhidas do repertrio intertextual pelos agentes produtores, por meio de decises interativas que levam em conta as representaes que estes agentes tm dos destinatrios do seu texto, bem como do efeito que desejam produzir. Bronckart (1999, 2006) remete ao fato de que essas escolhas acontecem no momento de reorganizar semioticamente as macroestruturas, ou seja, os contedos temticos j organizados na memria dos agentes produtores. Os dois nveis seguintes da arquitetura textual correspondem aos mecanismos de textualizao, responsveis pela progresso temtica do texto e aos mecanismos de enunciao, articuladores da coerncia pragmtica do texto. No esquema abaixo, apresentamos a sntese da arquitetura textual proposta pelo ISD. MECANISMOS DE ENUNCIAO: Gesto das Vozes; Modalizaes.

MECANISMOS DE TEXTUALIZAO: Conexo, Coeso Nominal e Coeso Verbal.

INFRAESTRUTURA: Plano Geral; Tipos de discurso; Seqncias textuais. Esquema 2: A Arquitetura geral dos textos segundo o ISD (BRONCKART, 1999, 2006)

1.3 A sequncia argumentativa Tendo em vista que nossa pesquisa realizar uma anlise dos segmentos argumentativos dos textos de opinio produzidos pelos alunos no mbito do jornal escolar, essencial tratarmos da sua caracterizao, envolvendo seus aspectos prototpicos. As seqncias argumentativas tm como caracterstica a realizao discursiva efetiva das operaes cognitivas de raciocnio lgico, discursiva e semiologicamente realizadas nos textos atravs de esquematizaes. Tais modelos cognitivos s podem ser percebidos a partir da abstrao-generalizao das propriedades do texto que permitiriam observar a posteriori as operaes de raciocnio mobilizadas por estas seqncias.

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

61 O esquema de base da argumentao a relao entre tese e argumentos. Os enunciados exercem tais funes nessa relao, uma vez que, a priori e isoladamente, nenhuma proposio (enunciado) pode ser qualificada como argumento ou tese. H uma dependncia estrutural entre as duas instncias: as proposies s podem ser consideradas argumentos em funo da tese a que conduzem, e essa tese, por sua vez, orientada pelas proposies que constituem os argumentos. Entretanto, pode haver enunciados caracterizados como tese, mesmo que no estejam acompanhados por argumentos, pelo fato de estarem colocando em cena uma questo polmica ou opinio. Da mesma forma, argumentos podem ser colocados no texto e caracterizados como tais por se referirem a uma tese implcita no ttulo ou mesmo no contexto interacional que d origem ao texto. Sequncia mnima Argumentos---------------------------------------- Tese garantia ou suporte da tese concluso decorrente dos argumentos

Sequncia complexa Tese anterior--------------------------argumentos que -------------Tese defendida pelo autor (contrria a do autor) sustentam a tese defendida (nova tese) + Argumentos que negam a tese anterior

Esquemas 3 e 4: representaes esquemticas da sequncia argumentativa relacionando o binmio argumento-tese. (ADAM, 1992, p. 106 107) Dois movimentos bsicos podem ser percebidos dentro da sequncia argumentativa: demonstrar ou justificar uma tese e refutar outra tese ou argumentos de uma tese adversria. Principalmente deste ltimo movimento decorre o carter dialgico da sequncia argumentativa (ADAM, 2005, p. 158 159). Dessa forma, a sequncia argumentativa apresenta quatro fases sucessivas (BRONCKART, 1999; ADAM, 1992): - fase de premissas/dados em que se prope uma situao de partida (s vezes pressuposta).

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

62 - fase de apresentao de argumentos que orientam para uma concluso provvel, podendo ser estes apoiados por lugares comuns, regras gerais exemplos etc.. - fase de apresentao de contra-argumentos que operam uma restrio orientao argumentativa. - fase de concluso, que integra os efeitos dos argumentos e contra-argumentos. A presena da sequncia argumentativa em grande nmero de gneros

(JEANDILLOU, 2006; BOISSINOT, 1994) evidenciada pelo fato desta ser ancorada em um esquema lgico, quase natural de raciocnio semitico. Alm disso, seu carter de manipulao das idias dos possveis interlocutores de um texto lhe garante uma expressividade, principalmente quando as coordenadas discursivas situam-se no mundo do EXPOR. Neste trabalho, denominaremos texto de opinio os textos que apresentem uma discusso de problemas sociais controversos, com a apresentao de uma tese e com a sustentao desta tese por argumentos (MACHADO, ABREU-TARDELLI E LOUSADA, 2007, p. 93). Estes textos podem pertencer a qualquer gnero desde que sua estruturao seja predominantemente argumentativa. 2. METODOLOGIA Do ponto de vista da metodologia, utilizamos uma abordagem emprica, na qual exemplos extrados de produes autnticas servem de base para as anlises e clarificaes das definies apresentadas. Os textos escolhidos foram retirados de produes escritas de alunos do 5 ano do ensino fundamental. Essas produes foram realizadas no contexto de um projeto didtico denominado jornal escolar primeiras letras, no qual os alunos participam da elaborao de um jornal de circulao interna em sua escola. Optamos por esse procedimento tendo em vista os seguintes critrios: 1.O projeto Jornal Escolar Primeiras Letras caracteriza uma situao comunicativa real, mesmo que dentro dos limites do ambiente escolar; 2. Nesta atividade esto bem definidos os elementos principais para a existncia de um contexto de produo escrita significativo: destinatrios e emissores bem definidos, pluralidade de gneros e escolhas comunicativas, circulao pblica das produes (o jornal circula dentro da escola e nas casas dos familiares dos alunos).
e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

63 Foram analisados 50 textos produzidos por 50 alunos diferentes presentes nas edies de abril, maio/junho e agosto de 2008 do Jornal escolar de duas unidades de uma mesma instituio escolar. Os 50 autores fazem parte de um universo total de 300 estudantes de 5 ano do ensino fundamental distribudos em 10 turmas. Cada uma das duas sedes tem cinco turmas de 30 alunos em mdia. O perfil social das famlias dos alunos de classe mdia. Mais de 70% (setenta por cento) dos pais possui graduao completa. Nossa escolha por alunos do 5 ano deve-se ao fato de tratar-se de alunos que j esto inseridos h algum tempo, mas, principalmente por se tratar de um fim de ciclo considerando as diretrizes curriculares nacionais, dessa forma deveria se esperar uma maior consolidao dos gneros textuais secundrios necessrios aos exerccios de atividades linguageiras mais complexas. Ressaltamos que este um estudo piloto que fornecer elementos para uma posterior pesquisa de maior amplitude, dessa forma trabalhamos com um nmero reduzido de textos e com um menor refinamento metodolgico. Admitimos que so necessrias etapas prvias como a anlise das caractersticas globais dos textos estudados, registro e anlise de suas condies de produo, estudo e anlise da ao docente e entrevistas com professores, alunos e pais, a fim de conhecer a fundo o contexto de produo do texto e a atividade de linguagem no qual esto envolvidos os actantes (professores, alunos e pais). Para analisarmos os textos de opinio, utilizamos como critrio a adequao das sequncias ao prottipo da seqncia argumentativa proposta por Adam (1992) e reiterada por Bronckart (1999), especialmente no que diz respeito relao tese-argumentao. Classificamos, dessa forma, as seqncias segundo as seguintes categorias: 1. Seqncias em estgio pr-argumentativo, ou seja, que apresentavam um ponto de vista sem argumentao. 2. Seqncias em estgio de argumentao mnima nos quais os alunos apresentavam uma justificativa para o ponto de vista apresentado. 3. Seqncias em estgio de argumentao elaborada nos quais os alunos apresentavam duas justificativas por ponto de vista. 4. Seqncias em estgio de argumentao secundria, nos quais aparece alm da argumentao, uma contra-argumentao.

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

64 Outros critrios poderiam ser utilizados para evidenciar as capacidades argumentativas dos alunos apresentadas nos textos, devido, porm, exigidade do espao neste artigo nos limitaremos apresentao dos resultados referentes anlise dos argumentos conforme a proposta acima.

3. A ARGUMENTAO NO JORNAL ESCOLAR: UMA PRIMEIRA APROXIMAO: Conforme ressaltamos, a sequncia argumentativa revela um mecanismo cognitivo que implica na semiotizao da lgica racional. Este processo semitico no se d, porm, aps o raciocnio cognitivo que relaciona a dade tese-argumento. A relao linguagem-pensamento acontece simultaneamente. O mesmo mecanismo psquico-discursivo que funda o raciocnio semiotizado pelas capacidades linguageiras que o tornam inteligvel e permitem a sua autoorganizao discursiva, textual e comunicativa (BRONCKART, 1999, 2008; GRIZE, 1990). Podemos perceber que os alunos do 5 ano estudados demonstram em seus textos a capacidade de estabelecer a relao tese-argumento, ainda que de forma tnue e sub-reptcia, posto que em mais de cinqenta por cento dos textos pesquisados essa relao pressuposta. Nota-se a ausncia de conectores argumentativos em 37 dos 50 textos pesquisados. Adam (2005a) classifica os conectores argumentativos em: a. argumentativos/concessivos (mas, portanto, mesmo quando ...); b. explicativos/justificativos (pois, porque, posto que ...); c. o se dos perodos hipotticos; d. o quando dos perodos hipotticos; e. os simples marcadores de um argumento (mesmo, alis, no somente ...) Considerando o critrio de classificao proposto na metodologia, aps a anlise dos 50 textos, obtivemos o seguinte resultado: 1. Seqncias em estgio pr-argumentativo: 17 (34%) 2. Seqncias em estgio de argumentao mnima: 22 (44%) 3. Seqncia em estgio de argumentao elaborada: 11 (22%) 4. Seqncia em estgio de argumentao secundria: 0 (0%) Note-se que 33 (66%) seqncias apresentaram algum tipo de argumentao (mnima ou elaborada) o que demonstra a utilizao de mecanismos discursivos pelas crianas. Os resultados no variam em relao turma do aluno. Tambm no houve variao significativa
e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

65 entre as seqncias produzidos nos jornais das edies de abril (primeira edio estudada) e agosto (ltima edio estudada), revelando que ao longo do ano no houve progresso nas capacidades argumentativas dos alunos que permaneceram praticamente inalteradas ao longo do perodo estudado. Para ilustrar o processo de anlise e a prpria estruturao do jornal apresentamos abaixo exemplos extrados da mesma seo de um dos jornais:

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

66

A Voz do 7

MATEMTICA: VENCER O MEDO ATRAVS DE ATIVIDADES REFLEXIVAS


Nas aulas de Matemtica os alunos so instigados a vencerem o prprio medo atravs de atividades reflexivas. Confira o que eles pensam.
Para se sentir livre, a criana precisa ser respeitada, precisa confiar e no sentir medo nem dos pais nem dos professores nem de Deus.
1. D a sua opinio com relao citao acima. [Respeitando as pessoas nos sentiremos respeitados, e assim sentimos confiana, mas no medo, de nossos pais.] [Com amor, educao, aprendizagem, liberdade, sentimos livre sem qualquer bondade.] Aluno 25 BJ 1. D a sua opinio com relao citao acima. [ verdade que as crianas precisam ser respeitadas, precisam confiar na vida, nas pessoas e no sentir medo.] [Confiana no se conquista com presso ou pancada e sim com exemplo, conversa, entendimento e compreenso.] Aluno 25 HH 1. D a sua opinio com relao citao acima. [Eu concordo.] [Uma criana no pode ter medo dos pais, mesmo se eles lhe botarem de castigo, agente firme, pois no fundo eles te amam.] [J os professores, se vocs quiserem perder o medo deles, fale com sua famlia, ela pode lhe ajudar.] [Quando tive problemas com os meus professores, minha famlia me ajudou muito.] Aluno 55 HB
TESE 1 AUSNCIA DE ARGUMENTO TESE 2 AUSNCIA DE ARGUMENTO

TESE 1

ARGUMENTO 1

TESE 1 ARGUMENTO 1

ARGUMENTO 2

ARGUMENTO 2 (REFORO)

Figura 1: Explicitao da relao tese-argumento em um contnuo de complexidade.

Podemos observar que, no exemplo acima, a seo do jornal deixa bem explcita a situao de produo do texto. Aps a discusso de determinado tema, oralmente, os alunos so instados a produzir os textos e expressarem sua opinio sobre determinado assunto. Notee-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

67 se que o primeiro texto, apresenta apenas a justaposio de duas teses. O autor-aluno, no parece perceber a necessidade de um posicionamento que defenda seus pontos de vista influenciando o seu leitor. No caso do texto dois, a relao tese-argumento bem tnue, tendendo a uma separao e independncia entre os dois enunciados que formam a sequncia bsica do texto. Como apontamos anteriormente, os alunos-autores no conhecem ou no sabem utilizar os conectores argumentativos correspondentes ao encadeamento que querem proporcionar ao texto. A relao tese-argumento pressuposta pela presena de termos anlogos (confiarconfiana) e pelo contedo temtico dos enunciados. No terceiro texto encontramos uma tese ancorada em dois argumentos. interessante observar que o argumento 2 reforado por um exemplo, atravs desta construo o alunoautor demonstra a capacidade de dar maior fora argumentativa sua tese, assim como, apresenta uma intencionalidade nesta argumentao. Essa construo mais prxima da sequencia argumentativa prototpica e com a devida intencionalidade argumentativa esteve presente na minoria (22%) dos textos analisados. Esta falta de intencionalidade argumentativa nos leva a pensar que os autores dos textos similares aos dois primeiros exemplos parecem achar desnecessria a sustentao da tese em argumentos que influenciem o leitor. No caso dos textos de argumentao mnima, como foi mencionado, a tnue relao tese-argumento demonstra a exteriorizao de um mecanismo de argumentao presente no texto, porm pouco intencional. Do ponto de vista prototpico, a falta de uma contra-argumentao, elemento que no aparece em nenhum texto tem como consequncia a impossibilidade da gerao de uma nova tese (BRONCKART, 1999) que se constituiria na fase de concluso de uma sequncia argumentativa mais elaborada. As razes dessa lacuna devem ser discutidas de forma mais continuada em comparao com textos produzidos por alunos de sries mais adiantadas, tendo em vista estabelecer a fase do processo formativo-educativo na qual o uso da contraargumentao se faz mais presente e as razes dessa possvel progresso de habilidades linguageiras (SCHNEUWLY & DOLZ, 2004).

CONCLUSO

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

68 Nesse trabalho buscamos fazer uma reflexo acerca das sequncias argumentativas produzidas no mbito do jornal escolar. O conjunto de dados apresentados aponta para uma reflexo acerca dos aspectos cognitivos da argumentao, assim como para a reflexo acerca de uma possvel progresso das habilidades linguageiras ao longo do processo formativoeducativo. Por outro lado, a grande maioria das sequncias textuais estudadas no apresentou uma estrutura compatvel com o prottipo proposto. A hiptese que se levanta a de que a criana-autora argumenta de forma natural sem se preocupar intencionalmente com o convencimento do leitor. Suas argumentaes so trusmos centrados na crena de que basta afirmar algo para que este algo seja aceito, da mesma forma que elas aceitam o que lhes dito por seus pais e professores. Por outro lado, o fato de no utilizar uma contra-argumentao para legitimar sua tese a partir de uma posio de imparcialidade e concesso demonstra um centralizao nas suas prprias idias sem a preocupao de impor sua prpria argumentao parmetros lgicodiscursivos. Reconhecemos a importncia prtica da Teoria das Sequncias Prototpicas (ADAM, 2002, 2008) para o ensino da produo textual. O reconhecimento da heterogeneidade composicional dos textos, juntamente com a Teoria dos Gneros de texto/discurso (BRONCKART, 1999), representou uma revoluo terica e prtica na maneira como enxergvamos os textos. A antiga noo de tipos textuais (descrio, narrao e dissertao) que trazia consigo uma abordagem engessada, irreal e mentalista dos textos, foi substituda pela concepo conjunta de heterogeneidade e pluralidade que essas duas teorias trouxeram para a Lingustica Textual e, consequentemente, para o ensino de lnguas. A ideia de prottipo, isto , de uma configurao ideal que abarque todas as possibilidades de estruturao das macroproposies, nos parece incoerente do ponto de vista terico e nossos dados empricos demonstram que, pelo menos nos textos que analisamos, no se sustenta empiricamente. Dessa forma, sem negar a existncia das macroproposies como operaes de planificao na produo dos textos empricos, postulamos a ideia de que mais pesquisas devem ser realizadas, a fim de esclarecer o estatuto dialgico dessas macroproposies. Com suporte nos dados revelados em nossa pesquisa sobre as macroproposies argumentativas, vemos que elas no seguem a configurao prototpica proposta por Adam (1992,1998, 2005,

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

69 2008), ao longo do desenvolvimento de sua teoria. Uma configurao importante das reflexes realizadas em torno da Teoria das Sequncias que elas foram postuladas tendo como pano de fundo textos literrios ou jornalsticos. Esses textos exemplares utilizados na formulao dos prottipos foram produzidos em uma situao completamente diferente dos textos escolares analisados em nossa pesquisa. Propomos, a partir da anlise dos textos empricos, a formulao de uma abordagem de anlise dinmico-fractal das macroproposies, em oposio ao conceito de prottipo de ADAM (2008). No caso da macroproposio argumentativa, observamos, como essencial na caracterizao discursivo-lingustica desse tipo de macroproposio, a organizao nodal entre as Proposies-Tese e as Proposies-argumento, flexibilizando, porm as demais caractersticas impostas pela Teoria das Sequncias Prototpicas

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ADAM, J.-M. Les texts: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992. _______. La linguistique textuelle: Introduction lanalyse textuelle des discours. Paris: Armand Colin, 2005. _______. A Lingustica Textual. So Paulo: Cortez, 2008. BOISSINOT, Alain. Les textes argumentatifs. Paris: Didactiques, 1994. BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo scio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Pricles Cunha. So Paulo: EDUC, 1999. _______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006. _______. Desarollo del lenguaje y didctica de las lenguas. Buenos Aires: Mio y Dvila, 2007. _______. O Agir nos discursos: das concepes tericas s concepes dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008. GRIZE, J.-B., Logique et langage. Ophris : Paris, 1990. JEANDILLOU, Jean-Franois. Lanalyse textuelle. Paris: Armand Colin, 2006.
e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

70 LEURQUIN, Eullia Vera Lcia Fraga. Contrato de comunicao e concepes de leitura na prtica pedaggica de lngua portuguesa. Natal. Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2001. MACHADO, Anna Rachel (coord.); ABREU-TARDELLI, Llia Santos; LOUSADA, Eliane. Trabalhos de Pesquisa: dirios de leitura para a reviso bibliogrfica. So Paulo: Parbola, 2007. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim(Org.). Gneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. VOLOSHINOV (BAKHTIN), Mikhail. Esttica da Criao Verbal. 4. Ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

Recebido em 20 de novembro Aceito em 26 de dezembro

e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v.3A, Nmero 3 , Set. -Dez. 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen