Sie sind auf Seite 1von 2

Teatro Grego

Introduo Um dos aspectos mais significativos da cultura grega antiga foi o teatro. Os gregos o desenvolveram de tal forma que at os dias atuais, artistas, dramaturgos e demais envolvidos nas artes cnicas sofrem a influncia suas influncias. Diversas peas teatrais criadas na Grcia Antiga so at hoje encenadas. Contexto histrico da origem do teatro grego O teatro grego surgiu a partir da evoluo das artes e cerimnias gregas como, por exemplo, a festa em homenagem ao deus Dionsio (deus do vinho e das festas). Nesta festa, os jovens danavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo-lhe vinho. Com o tempo, esta festa comeou a ganhar uma certa organizao, sendo representada para diversas pessoas. Aspectos do teatro grego antigo Durante o perodo clssico da histria da Grcia (sculo V a.C.) foram estabelecidos os estilos mais conhecidos de teatro: a tragdia e a comdia. squilo e Sfocles so os dramaturgos de maior importncia desta poca. A ao, diversos personagens e temas cotidianos foram representados nos teatros gregos desta poca. No podemos deixar de destacar tambm o dramaturgo ateniense Aristfanes. Suas comdias eram fortes stiras que criticavam diversos aspectos sociais e polticos da sociedade ateniense. Nesta poca clssica foram construdos diversos teatros ao ar livre. Eram aproveitadas montanhas e colinas de pedra para servirem de suporte para as arquibancadas. A acstica (propagao do som) era perfeita, de tal forma que a pessoa sentada na ltima fileira (parte superior) podia ouvir to bem a voz dos atores, quanto quem estivesse sentado na primeira fileira. Os atores representavam usando mscaras e tnicas de acordo com o personagem. Muitas vezes, eram montados cenrios bem decorados para dar maior realismo encenao. Os temas mais representados nas peas teatrais gregas eram: tragdias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicolgicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos, fatos heroicos e crticas humorsticas aos polticos. Os atores, alm das mscaras, utilizam muito os recursos da mmica. Muitas vezes a pea era acompanhada por msicas reproduzidas por um coral. O teatro, enquanto exerccio do esprito humano, no pode ser definido rigidamente por meio do estudo de um perodo ou civilizao especfica. A ideia de se representar o vivido ou alguma situao ficcional est intrinsecamente ligada ao momento em que o homem se viu tentado a transmitir uma determinada experincia ou sensao. Contudo, entre os povos de toda a Antiguidade, no podemos deixar de salientar a especial contribuio dos povos gregos ao desenvolvimento desta instigante arte. Segundo alguns estudiosos, a gnese do teatro grego tem relao com a realizao das Dionistacas, uma srie de celebraes religiosas feitas em homenagem a Dionsio, deus do vinho. Com o tempo, as danas, gestos, msicas e poesias preparadas com o intuito de se falar

sobre a mitologia dos deuses acabaria por transformar a encenao em uma prtica cultural parte. Dessa forma, o teatro nasceria atravs do culto aos deuses e passaria a falar de outras situaes experimentadas no mundo cotidiano. Entre os atenienses, o teatro ganhou uma caracterizao especial ao reforar a existncia de suas instituies e justificar as aes que marcaram o desenvolvimento do imperialismo ateniense. Logo aps a apresentao de uma pea teatral, os atenienses costumavam exibir as riquezas obtidas atravs da cobrana de tributos imposta aos seus aliados. Dessa forma, o teatro se transformava em um importante palco onde o triunfo ateniense era aplaudido por seus polticos, ancios, soldados e eleitores.

Os gregos costumavam organizar festivais onde diferentes peas teatrais eram encenadas. Cada autor tinha o direito de inscrever at trs peas que, costumeiramente, eram encenadas com a utilizao de mscaras. A atuao s era feita pelos homens, que tambm realizavam a interpretao dos papis femininos. Em certa altura, o teatro grego passou a se subdividir em duas modalidades: a tragdia, que valorizava os infortnios dos homens e dos deuses; e a comdia, que tratava o cotidiano de forma jocosa.

squilo (525 456 a.C.) foi um autor reconhecido pelo elogio s conquistas de Atenas e a homenagem aos deuses justiceiros. Em Os persas ele discorre sobre os principais acontecimentos ligados s guerras Greco-prsicas e realiza uma crtica prepotncia do rei Xerxes. As peas de squilo foram inovadoras ao promover a utilizao de dilogos, mscaras e coros que conferiam maior dramaticidade s suas histrias. Este escritor tambm foi responsvel pela criao de Orstia e Os Sete contra Tebas. Sfocles (496 406 a.C.), autor das obras dipo Rei, Antgona e Electra, privilegiou a luta dos heris contra o destino e a influncia que os deuses possuam na vida dos homens. Em dipo Rei temos a histria de um protagonista que mata seu pai e se casa com a prpria me sem ter cincia do que ocorria. Com as peas de Sfocles, as encenaes passaram a contar com a presena de um terceiro interlocutor no palco. Dessa forma, o nmero de personagens em uma histria aumentava. O escritor Eurpedes (445 386 a.C.) tinha forte esprito crtico e tratava com pessimismo as situaes envolvendo a vida cotidiana e os costumes de seu povo. As personagens que surgem nas obras As Troianas, Medeia, Andrmaca e Hiplito geralmente discutem as paixes e a misria do homem. Por acreditar que as mulheres eram mais sujeitas a esse tipo de situao, temos no legado teatral desse autor uma forte presena da figura feminina.

Por meio do teatro de comdia e pelo desenvolvimento dos textos crticos e satricos, a cultura grega ficou conhecida. Aristfanes (445 386 a.C.) foi um dos mais proeminentes autores desse gnero teatral e se destacou pelo trabalho realizado em peas como As nuvens, A paz e As vespas. Dotado com forte senso crtico, esse autor do teatro grego era suficientemente ousado para dirigir seu humor contra importantes figuras polticas e divindades do mundo grego.

Das könnte Ihnen auch gefallen