Sie sind auf Seite 1von 85

Informaes sobre o Ministrio do Turismo - MTur

O territrio brasileiro cercado por cenrios paradisacos e naturais, como serras, matas, praias do brasil, etc. e rodeados de um misto de culturas que compem o pas. Para tanto, necessrio uma organizao tanto da sociedade, quanto do governo para a manuteno desses recursos e conscientizao da atividade turstica. Atualmente, a lei responsvel por gerir as atividades tursticas no Brasil a 11.771, de 17 de setembro de 2008, que fala acerca da poltica nacional de turismo. Essa lei define as funes que devem ser desempenhadas pelo Governo Federal de forma a gerenciar esse setor. Assim, em 2003, foi criado o Ministrio do Turismo (MTur), um rgo do Governo Federal destinando a expandir a atividade turstica de uma forma sustentvel, atuando tambm na gerao de empregos e incentivando a incluso social. Dentro dessa estrutura temos:

A Secretaria Nacional de Polticas do Turismo - destinada a implementar a poltica nacional do turismo, orientados pelas normas do Conselho Nacional de Turismo*.

*Conselho Nacional de Turismo - rgo colegiado responsvel por assessorar o ministro de Estado do Turismo na criao e implementao da Poltica Nacional de Turismo, bem como auxiliar nos planos, programas, projetos e atividades. Ele formado por 71 membros de todo Brasil derivados de instituies pblicas e empresas privadas do setor.

A Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo responsvel por elaborar programas, planos e aes para estimular o turismo no pas. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) - uma autarquia do ministrio do turismo, criado em 1996 e tem por objetivo promover, divulgar e apoiar a venda dos produtos, servios e destinos tursticos brasileiros internacionalmente.

Alm disso, o MTur possui diversos departamentos que auxiliam cada secretaria e so responsveis por funes especficas. Veja como o organograma do MTur:

Foto extrada do site do MTur

Plano Nacional de Turismo


Um dos documentos responsveis pelo planejamento e gerenciamento do turismo no Brasil o Plano Nacional de Turismo PNT 2007/2010. Para sua elaborao, todos os seguimentos relacionados ao setor se reuniram, a fim de transformar essa atividade rentvel e importante meio de incluso social, com a criao de empregos, valorizao do mercado interno, absoro de turistas, etc.

Esse documento um instrumento que permite conhecer informaes como as projees para a atividade turstica no Brasil e os principais desafios; como feita a gesto descentralizada, a fim de desenvolver essa atividade; as metas para o turismo brasileiro; os programas e macroprogramas a serem desenvolvidos; e, as entidades e instituies relacionadas ao turismo e seus segmentos. Para saber mais sobre esse documento e ficar por dentro dessa perspectiva, leia o artigo Noes Bsicas do Plano Nacional do Turismo.

Organizaes Tursticas
Algumas Organizaes Internacionais de Turismo
Organizao Mundial do Turismo (OMT) rgo das Naes Unidas, responsvel pela promoo de um turismo responsvel, sustentvel e acessvel. Possui tambm, o papel de estimular o desenvolvimento econmico e sustentvel no mundo. Essa organizao representa os interesses das organizaes governamentais e mundiais relacionadas ao turismo. Associao Internacional de Transporte Areo (IATA) uma entidade ligada ao comrcio internacional responsvel por representar, gerenciar e servir a indstria area. The World Travel & Tourism Council (WTTC) um frum formado por representantes da indstria de Viagens e Turismo no mundo.

Algumas Organizaes Nacionais de Turismo


Ministrio do Turismo (MTur); Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur); Secretarias Estaduais e Municipais, como a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio); Associao Brasileira de Agncias de Viagens (ABAV) associao destinada a representao dos interesses das agncias de viagens, bem como defesa dos direitos dessa classe, entre outras.

Noes Bsicas do Plano Nacional de Turismo


Plano Nacional de Turismo

O Plano Nacional de Turismo (PNT) baseia-se na Lei n 11.711 de 17 de setembro de 2008 que define as funes a serem desempenhadas pelo Governo Federal para o setor turstico brasileiro. Art. 1o Esta Lei estabelece normas sobre a Poltica Nacional de Turismo, define as atribuies do Governo Federal no planejamento, desenvolvimento e estmulo ao setor turstico e disciplina a prestao de servios tursticos, o cadastro, a classificao e a fiscalizao dos prestadores de servios tursticos. O PNT um documento estratgico elaborado pelo Ministrio do Turismo (MTur) em conjunto com todos os segmentos tursticos do pas com a finalidade de orientar, gerir e garantir que o turismo ser uma atividade geradora de renda e emprego no Brasil. Sua principal misso a incluso social e estimulo do turismo interno e valorizao do pas. Atualmente, o plano vigente o Plano Nacional de Turismo PNT 2007/2010 Uma Viagem de Incluso. Ele tem como funo dar continuidade aos programas j existentes e lanados pelo MTur e pela Embratur, a fim de tornar o Brasil sede das melhores cidades tursticas mundiais. ele o responsvel por apresentar ao pas a Poltica Nacional de Turismo de uma forma clara e sistemtica. Ele tambm mostra as principais contribuies ao Programa de Acelerao do Crescimento 2007/2010. Dentre as aes do PNT esto:

estimular o turismo sustentvel; elaborar programas e campanhas institucionais, principalmente para idosos e pessoas com necessidades especiais; fortalecer a poltica de crdito para o setor;

promover os produtos tursticos brasileiros nvel internacional, etc.

A cada quatro anos ou quando necessrio, as metas e programas do PNT so revistas e atualizadas. O PNT composto por um mensagem feita pelo Presidente da Repblica e pela Ministra do Turismo. Ao longo da obra o texto dedicado a exposio das principais diretrizes, metas e programas desenvolvidos pelo PNT, so eles: 1. 2. 3. 4. 5. 6. O Programa de Acelerao do Crescimento e o Turismo Diagnstico Gesto Descentralizada do Turismo Metas para o Turismo 2007/2010 Macroprogramas e Programas Entidade e Instituies do Conselho Nacional de Turismo

Conhea o Plano Nacional de Turismo

Poltica Nacional de Turismo


A Poltica Nacional de Turismo um conjunto de leis e normas que norteiam o turismo no Brasil. funo dessa poltica realizar o planejamento e organizao do setor e gerir as diretrizes, programas e metas do PNT. importante salientar tambm que so considerados dentro da Poltica Nacional de Turismo: Sistema Nacional de Turismo Formado pelas entidades e rgos pblicos do setor, que tem como objetivo garantir que as atividades tursticas sejam sustentveis em conjunto com as iniciativas oficiais e do setor privado, assim como divulgado no PNT. Esse sistema composto pelo Ministrio do Turismo, o Conselho Nacional de Turismo, a Embratur e o Frum Nacional de Secretrios e Dirigentes Estaduais de Turismo. Comit Interministerial da Facilitao Turstica Colegiado dentro do setor composto por rgos pblicos do Governo Federal relacionados ao Turismo, criado com o objetivo de concentrar e harmonizar a execuo da Poltica Nacional de Turismo, para que as demais reas do governo (Ministrio da Educao, Ministrio do Trabalho e Emprego, Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior) possam incentivar as atividades do setor. Exemplo disso a criao de linhas de crdito e financiamentos para os empresrios conveniados ao programa Cadastur. Outro incentivo, a promoo de tarifas de passagens, embarque, etc., menor burocracia com relao as exigncias de turistas no Brasil, treinamento de pessoas em cursos de capacitao na rea, promoo do Brasil como um destino turstico em feiras, congressos, etc.

Fundo Geral do Turismo (FUNGETUR) um fundo vinculado ao MTur, responsvel por oferecer apoio financeiro para o financiamento de atividades tursticas que iro desenvolver o turismo interno. Como por exemplo, a construo de obras para modernizao. Para as empresas privadas, necessrio realizar um cadastro no MTur e para rgos pblicos, ter participao no Sistema Nacional de Turismo. O conveniado ter direito a contribuies e doaes de qualquer entidade e tambm de organismos internacionais, poder obter recursos do oramento geral da Unio, poder fazer aplicaes em ttulos pblicos federais, etc. Ter suporte financeiro de acordo com a lei oramentria anual, do FUNGETUR, linhas de crditos, organismos internacionais e nacionais, Fundo de Investimento em Direitos Creditrios (FIDC). Alm do FUNGETUR, existem outras linhas de crdito para o Turismo:

PROGER Turismo Investimento; FNE Programa de Apoio ao Turismo Regional (PROATUR); FNO Programa de Financiamento do desenvolvimento Sustentvel da Amaznia (Turismo); FCO Empresarial Linha de Crdito de Desenvolvimento do Turismo Regional; BNDS Automtico.

Prestadores de Servies Tursticos Formado por sociedades empresariais, simples, empresrios individuais e servios sociais autnomos prestando servios remunerados, como de meios de hospedagem, agncia de turismo, organizao de eventos, parques temticos, acampamentos tursticos e transportadoras tursticas. Essas empresas so obrigadas a fazer cadastro no MTur, sendo vlido por dois anos, a partir da emisso do certificado.

Regimento Interno do Ministrio do Turismo - MTur


Em matria de concursos pblicos, o ideal adquirir o conhecimento especfico do rgo, bem como suas leis, diretrizes e regimento. Atravs disso, o concurseiro estar bem preparado para os desafios da carreira pblica. De acordo com o edital do Ministrio do Turismo (MTur), em seu ltimo concurso, um dos tpicos do material de estudo o Regimento Interno do Ministrio do Turismo que diz respeito a competncia de cada funo dos rgos e secretarias e tambm mostra a estrutura organizacional. Assim, de competncia do MTur tratar de assuntos como:

Poltica Nacional do Turismo; Promoo do Turismo Nacional; Incentivar s polticas pblicas e privadas relacionadas as atividades tursticas; Gerenciar os programas e planos relativas as atividades de turismo; Gerenciar o Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR) e, Gerenciar o Sistema Brasileiro de Certificao e Classificao de atividades, empresas e equipamento das empresas que prestam servios tursticos.

Sua estrutura organizacional composta por: rgos que atendam os interesses direitos e imediatos do Ministro de Estado:

Gabinete Secretaria-Executiva Consultoria Jurdica

rgos com funes especficas: Secretaria Nacional de Polticas de Turismo composta pelos departamentos:

Planejamento e Avaliao do Turismo Estruturao, Articulao e Ordenamento Turstico Relaes Internacionais do Turismo Promoo e Marketing Nacional

Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo composta pelos departamentos:


Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo Infra-Estrutura Turstica Financiamento e Promoo de Investimentos no Turismo Qualificao e Certificao e de Produo Associada ao Turismo

rgo Colegiado: Conselho Nacional de Turismo (CNT)

Diagnstico do Turismo

Diagnstico do Turismo Turismo Internacional Todas as Pginas

Pagina 1 de 2

Ambiente Econmico
Ambiente Econmico Internacional
A economia mundial atravessa um perodo de transformao, acarretado principalmente pela crise financeira internacional. A quebra sucessiva de bancos, o aumento da taxa

de desemprego e a contrao da liquidez nas economias ricas criaram instabilidade no mundo inteiro. Aps uma fase de turbulncia, retorna-se gradativamente trajetria de crescimento equilibrado e de aumento nos fluxos comercial e de capital. O Fundo Monetrio Internacional - FMI havia ajustado a sua projeo de crescimento da economia mundial para 2009, de 1,75% (em novembro de 2008) para 0,5% (em janeiro de 2009). Um ano depois, as estimativas declinaram para -0,8%, a mais baixa taxa registrada desde 1945, sendo que os prognsticos de queda das atividades econmicas em 2009 so mais acentuados do que o esperado, principalmente nos pases desenvolvidos (-3,2% em mdia) e, isoladamente, na Rssia (-9,0%). No relatrio Perspectivas para a Economia Mundial, divulgado em janeiro de 2009, o FMI ressalta que a recuperao econmica mundial est ocorrendo de modo mais intenso do que o esperado, mas de forma desigual, e recomenda que os governos mantenham as medidas de estmulo economia enquanto a situao no estiver definitivamente estabilizada. Pelo menos em termos percentuais, o crescimento econmico, verificado nos pases emergentes e naqueles em desenvolvimento, vem se mostrando mais elevado nos ltimos anos do que os observados nos pases desenvolvidos. Tambm o Frum Econmico Mundial, realizado em Davos (Suia), destacou que a recuperao global ainda muito frgil para que sejam suspensos os programas de estmulos. Alm disso, defendeu a necessidade crescente dos pases regularem com mais rigidez o sistema bancrio, com o objetivo de evitar outro colapso financeiro.

As perspectivas em relao atividade econmica mundial so de recuperao gradual. Um indicador de grande relevncia, que demonstra o nvel de atividade da economia a Corrente de Comrcio. Segundo dados da Organizao Mundial de Comrcio - OMC, referentes ao primeiro semestre de 2009, a China superou a Alemanha e os EUA, no volume de negcios, e ajudou a reverter a queda no comrcio mundial. Uma das heranas deixadas pela crise foi transformar o pas asitico no maior exportador do mundo, superando a Alemanha, lder desde 2003, e ultrapassando os EUA, que era o principal fornecedor de mercadorias Europa.

As exportaes brasileiras vm apresentando, desde 2003, uma taxa de crescimento superior a das importaes mundiais, resultando num aumento da participao do Pas no comrcio mundial. A partir de 2007, com o aquecimento do mercado interno, observa-se uma diminuio no saldo positivo da balana comercial. O grfico a seguir mostra o significativo incremento dos saldos da balana comercial (cerca de 350%) ocorrido entre 2002 e 2006, conforme divulgado pelo Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior - MDIC. Em 2007, a valorizao do real em relao ao dlar e o aquecimento do mercado domstico e das importaes influenciaram sobremaneira a diminuio do saldo. Em 2008, a crise financeira internacional contribuiu para uma reduo ainda mais acentuada.

A projeo do saldo comercial do mercado interno de equilbrio com o mercado externo. O fim da recesso principalmente nos pases da zona do euro e EUA e o contnuo aquecimento da demanda interna projetam um animador aumento da corrente de comrcio, que registrou em 2009 a nica queda dos ltimos sete anos (-26,54%). Segundo os dados divulgados pelo MDIC, em 2009 a China consolidou-se como a principal parceira comercial do Pas, com um volume de negcios de US$ 36,1 bilhes. O pas asitico superou os Estados Unidos, importando principalmente soja e minrio de ferro. Existem, porm, pontos condicionantes recuperao econmica internacional. A elevao dos dficits pblicos e a emergncia de uma crise de pagamento em pases da zona do Euro so fatores de instabilidade. Outra grande preocupao a volatilidade do preo do petrleo. Conforme se pode observar no grfico abaixo, de 2002 a 2006, as cotaes do petrleo apresentaram majorao, registrando um valor mnimo de US$ 18,17, em 18/01/2002, e mximo de US$ 78,26, em 09/08/2006, declinando posteriormente at o final daquele ano. Entretanto, contrariando, as previses dos analistas de mercado, em 2007 iniciaram uma trajetria de significativo crescimento at atingir seu preo mximo em meados de 2008, elevando-se em mais de 46,3% entre os meses de maro e setembro. Posteriormente, observou-se uma forte queda, ocasionada pela crise financeira internacional.

Dados divulgados pela Energy Information Administration - EIA mostram uma nova majorao dos preos a partir de 2009. Inicialmente cotado a US$ 42,94, terminou o ano em US$ 76,65, um incremento de 78,50%. Um aumento no preo do petrleo tende a causar presses inflacionrias, o que pode gerar aumento na taxa de juros e, consequentemente, diminuir o ritmo de crescimento da economia global.

Ambiente Econmico Nacional


Com uma combinao positiva entre inflao controlada, reduo da taxa de juros e balana de pagamentos equilibrada, o Brasil tem registrado crescimento do produto interno bruto superiores aos observados em nveis mundiais. A perspectiva do Banco Central - BC para o perodo ps-crise de reaquecimento, alimentado no s pelo consumo interno, mas tambm pela retomada dos investimentos. O grfico a seguir mostra a evoluo do PIB mundial e brasileiro desde o ano de 2002. Destaca-se a perspectiva de retorno do crescimento da economia a patamares observados antes da crise financeira mundial.

Observando a evoluo do Risco-Pas considerado o termmetro que mede o nvel de confiana dos investidores globais em relao economia no perodo de seis anos compreendido entre janeiro de 2004 e dezembro de 2009, percebe-se que em maio de

2004 este atingiu o nvel mximo de 723,16 pontos, apresentando a seguir acentuada queda at junho de 2007, quando atingiu o nvel de 147,21 pontos. Depois o Risco-Pas mostrou volatilidade, saltando de 282,64 para 481,65 pontos, no auge da crise financeira internacional.

Em 2009, o risco Brasil flutuou no intervalo de 230,91 pontos (mdia das cotaes dirias de maro) a 204,55 pontos (mdia de dezembro), com amplitude de 26,36 pontos. No dia 31 de dezembro, o Risco-Pas atingiu 196 pontos. Ressalta-se que, em setembro de 2009, o Pas recebeu a classificao de investment grade pela Moody's, a ltima das trs maiores agncias de classificao de risco do mercado financeiro (juntamente com a Fitch e a Standard & Poors), fato histrico para a economia brasileira, comprovando a solidez de seus fundamentos econmicos e a reduo da vulnerabilidade externa. O regime de cmbio flutuante, vigente desde 1999, permitiu o ajuste das contas externas, reduzindo de forma sistemtica a vulnerabilidade do pas. O grfico a seguir mostra a evoluo das cotaes da moeda norte-americana em relao ao real no perodo de 2002 a 2009, representadas pelas mdias mensais das taxas dirias. Aps alta vertiginosa (64,22%) ocorrida em 2002 - de R$ 2,32/US$ em abril para R$ 3,81/US$ em outubro - constatou-se tendncia de queda at atingir a cotao mnima em julho de 2008 (R$ 1,59/US$). A partir de ento, tal tendncia foi revertida at alcanar o mximo daquele ano em dezembro (R$ 2,40/US$).

Em 2009, o dlar apresentou forte depreciao em relao moeda nacional, iniciando o ms de janeiro cotado a R$ 2,38/US$ e finalizando dezembro em R$ 1,74/US$ (desvalorizao de 26,84%). A cotao mxima foi registrada no dia 2 de maro (R$ 2,44/US$), e a mnima, no dia 15 de outubro (R$ 1,70/US$). Efetivamente, a melhora nas condies financeiras internacionais observadas principalmente nos ltimos meses de 2009, aliada rpida recuperao da economia brasileira, foram fatores que propiciaram o aumento da entrada de capital externo, acarretando, consequentemente, a apreciao da moeda nacional. A taxa Selic, que apresentou significativo crescimento em 2002, ano em que o ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA) alcanou 12,53%, seguiu desde ento uma tendncia de declnio. Com cortes sucessivos, alcanou em 2009 o menor nvel desde o incio da srie histrica. Esta medida, combinada com outros instrumentos de poltica fiscal, fez com que houvesse um aumento do crdito, e consequente aumento no consumo das famlias, provocando reao da demanda interna.

Considerando as perspectivas para a inflao em relao trajetria de metas, o comit de Poltica Monetria decidiu manter a taxa Selic em 8,75%a.a, nas reunies realizadas no segundo semestre de 2009, ressaltando que tal patamar contribuiu para manter a inflao sob controle e para a recuperao da atividade econmica.

O IPCA, indicador oficial da inflao divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), situou-se, no binio 2002-2003, acima dos limites superiores estabelecidos pelo governo, e em 2004-2005 pouco abaixo do teto da meta. Nos anos seguintes, a inflao situou-se mais prxima do centro da meta fixada, tendo inclusive, em trs anos (2006, 2007 e 2009) ficado abaixo da meta. Em 2009, detectou-se resultado de 1,59 ponto percentual abaixo da taxa apurada em 2008 (5,90%), que havia sido a mais elevada registrada desde 2004 (7,60%).

J o ndice Geral de Preos - Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pela FGV, revelou declnio de 1,43% em 2009. Foi a primeira vez na histria que o ndice, apurado desde 1994 encerrou um ano registrando deflao. Entre os componentes do IGP-DI, o ndice de Preos por Atacado (IPA) acusou reduo de 4,08%, o ndice de Preos ao Consumidor (IPC) aumentou 3,95%, enquanto o ndice Nacional de Custo da Construo (INCC) cresceu 3,25%. De acordo com os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) realizada pelo IBGE, em dezembro de 2009, a taxa de desemprego nas seis regies metropolitanas (Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e So Paulo) igualou-se a de dezembro de 2008, 6,8%, a menor da srie histrica iniciada em maro de 2002. O contingente de desocupados (1,6 milho) teve uma queda de 7,1% em dezembro de 2009, quando comparado ao ms anterior (reduo de 122 mil pessoas).

J os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministrio do Trabalho e Emprego - MTE, mostram que, em 2009, foram gerados quase um milho de empregos (+995.110 postos de trabalho), o que representa um crescimento de 3,11% em relao ao estoque de assalariados formais de dezembro de 2008, resultado bastante favorvel, em virtude das adversidades impostas pela crise financeira internacional. No perodo de 2002 a 2009, foram criados 9.478.496 postos de trabalhos formais. Devido diminuio do desemprego, houve aumento do acesso ao crdito, e uma consequente expanso do consumo das famlias.

Observado o PIB pela tica da demanda, o grande destaque das divulgaes das contas nacionais tem sido o consumo domstico. Com o vigsimo quarto aumento consecutivo, na comparao com o trimestre do ano anterior, o consumo aquecido foi fundamental para a recuperao do PIB aps os impactos causados pela crise. De acordo com o IBGE, um dos fatores que contriburam para este resultado foi a elevao de 2,5% da massa salarial real, com o aumento de ocupao e do rendimento mdio real do trabalho.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego realizada pelo IBGE, de 2002 a 2009, houve um crescimento mdio de 57,6% na renda mdia mensal do trabalhador. O rendimento mdio real domiciliar subiu 4,4% quando comparado a dezembro/2008. Segundo o governo, o aumento da massa salarial ocorreu em funo da expanso do emprego, do salrio e da transferncia de renda para o trabalhador atravs de programas

sociais. Estima-se que a massa salarial crescer cerca de 6% em 2010, o que proporcionar maior expanso do consumo.

A atual carga tributria, ao mesmo tempo em que tem sido apontada como uma das responsveis pela capacidade do governo em adotar instrumentos anticclicos, por muitos considerada excessiva e a vil do crescimento, uma vez que aumenta os custos de produo, diminuindo a competitividade dos produtos nacionais frente aos estrangeiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio - IBPT, a carga tributria (somatrio dos tributos federais, estaduais e municipais arrecadados), em relao ao PIB, atingiu 35,02% em 2009, representando queda de 0,14 ponto percentual em relao aos 35,16% apurados em 2008. A arrecadao de tributos em 2009 totalizou R$ 1.092,66 bilhes contra R$ 1.056,65 bilhes em 2008, o que corresponde a um crescimento nominal de R$ 36,01 bilhes, ou seja, de 2008 para 2009, apesar do declnio percentual, houve um aumento nominal da arrecadao tributria. Ainda segundo o IMPT, os tributos federais cresceram 2,73% em 2009 (R$ 20,19 bilhes), os estaduais 4,67% (R$ 12,61 bilhes) e os municipais 6,84% (R$ 3,21 bilhes). Os tributos federais representam 69,54% do total arrecadado, enquanto os estaduais correspondem a 25,88%, e os municipais a 4,58%. O tributo que registrou o maior crescimento nominal foi o relativo ao INSS (R$ 20,26 bilhes), seguido do FGTS (R$ 7,42 bilhes), enquanto a maior queda nominal foi do IPI, com R$ 8,71 bilhes, seguida da COFINS (R$ 2,91 bilhes).

Em relao poltica fiscal, o Brasil vem apresentando avano nos ltimos anos, tanto com a instituio da Lei de Responsabilidade Fiscal quanto com a adoo de metas de supervit primrio. Este, por sua vez, vem registrando declnio, refletindo o efeito da crise financeira internacional sobre o nvel de atividade e,consequentemente, sobre a arrecadao. Em 2009, o resultado primrio foi superavitrio em torno de 2,25% do PIB. A dvida lquida do setor pblico, aps alcanar pouco mais da metade do PIB no binio 2002-2003, declinou progressivamente at o ano de 2008, quando atingiu o percentual mnimo dos ltimos oito ano (37,3%). Porm, a necessidade de adoo de medidas anticclicas em face a crise internacional impediu a continuidade da reduo em 2009. O endividamento pblico voltou a crescer atingindo 43% do PIB retornando ao patamar de 2007, como mostra o grfico a seguir. Cabe destacar que se trata de dados referentes posio em dezembro de cada ano.

Dos pases afetados pela crise financeira internacional, o Brasil foi um dos ltimos a entrar em recesso e um dos primeiros a super-la. Para muitos especialistas, a crise no Brasil durou apenas seis meses e foi o grande teste de estresse da economia nacional,

que vinha se comportando de forma adequada na histria recente. As rpidas medidas anticclicas adotadas pelo governo, como a reduo do IPI para os setores automotivo, de eletrodomsticos e moveleiro foram responsveis pela recuperao da economia, sustentada principalmente pelo mercado interno. preciso destacar ainda que o aumento dos investimentos, sendo estes com nfase em infraestrutura, programados para os prximos anos, em decorrncia dos compromissos assumidos para a realizao da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 e do Programa de Acelerao do Crescimento, alm de atenderem as crescentes demandas do mercado interno, impactaro de forma positiva a competitividade brasileira no mercado internacional. O ambiente econmico e o Turismo tambm so impactados de forma significativa pelas melhorias sociais que vm sendo registradas nos ltimos anos. Cerca de 31 milhes de brasileiros ascenderam de classe social entre os anos de 2003 e 2008, sendo que 19,4 milhes deixaram a classe E (que traa a linha da pobreza no pas) e 1,5 milho migraram da classe D para classes superiores. Com isso, nesse perodo, ocorreu uma queda acumulada de 43% na classe E. No mesmo perodo, a classe AB (grupo com renda domiciliar mais elevada, superior a R$ 4.807,00) ganhou 6 milhes de pessoas, totalizando 19,4 milhes em 2008. A classe C, dominante pelo percentual populacional, recebeu 25,9 milhes de brasileiros entre 2003 e 2008, passando a constituir 49,22% da populao. J a classe D representava 24,35% dos brasileiros, enquanto a classe E abrangia 16,02% da populao em 2008. Os 29,9 milhes de brasileiros desta classe seriam aproximadamente 50 milhes de pessoas, se a misria no houvesse diminudo entre 2003 e 2008. Como consequncia, as classes mdia e alta ganharam maior representatividade populacional. Esses indicadores traduzem melhorias importantes na composio social do Pas, abrindo perspectivas promissoras para o desenvolvimento sustentvel e equilibrado com benefcios para todos. O Brasil vem avanando, tambm, em relao aos Objetivos do Desenvolvimento do Milnio ODM. Dentre estes objetivos, destaca-se o fato de o Pas j haver ultrapassado a meta de reduzir pela metade a proporo da populao que vive com renda inferior a um dlar por dia. Enquanto em 1990, 8,8% dos brasileiros viviam na pobreza extrema, em 2005 o percentual caiu para 4,2%, o que representa um resultado superior ao estabelecido pela ONU. Um outro importante objetivo refere-se ao comprometimento do Pas com a construo de um sistema multilateral mais justo e equitativo, em que a busca da paz e da segurana mundial e a promoo do desenvolvimento se reforcem mutuamente, contribuindo com o estabelecimento de uma rede global de cooperao entre as quais se destaca a cooperao Sul-Sul.

Documento Referencial Turismo no Brasil 2011/2014


Mensagem do Presidente do Conselho Nacional de Turismo

Desde 2003, quando foi criado, o Ministrio do Turismo tem apresentado resultados positivos e se consolidado no Pas como um importante vetor de desenvolvimento socieconmico, de incluso social e de gerao de divisas. No obstante os impactos da crise financeira internacional, a expectativa do empresariado para 2010 de otimismo, com um esperado aumento de 14,6% na variao mdia do faturamento. O dado da Pesquisa Anual de Conjuntura Econmica do Turismo, realizada pela Fundao Getlio Vargas, junto s 80 maiores empresas do setor. Neste cenrio, a realizao da Copa do Mundo de Futebol FIFA, em 2014, e dos Jogos Olmpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, so oportunidades para o Turismo nacional e para a imagem do Brasil no exterior. Os eventos impem desafios importantes a serem enfrentados para que se constituam num marco. Mais do que isso: para que os investimentos pblicos e privados consolidem um legado para toda a populao. A ao articulada entre governos e sociedade civil um pressuposto importante para o enfrentamento do desafio. A proposta de gesto descentralizada do Turismo tem permitido a realizao dos bons resultados nos ltimos anos. Sinaliza para uma ampla perspectiva de interlocuo no enfrentamento dos desafios relacionados realizao dos grandes eventos citados. O Pas possui hoje uma rede de gesto descentralizada e compartilhada do Turismo, que envolve o governo federal, os governos estaduais e municipais, o setor privado e as organizaes representativas da sociedade civil, que vem se organizando na implementao das polticas de Turismo nas diversas esferas de gesto. A elaborao do Plano Nacional de Turismo em 2003 e a atualizao deste em 2007 foram realizadas no contexto desta proposta de gesto descentralizada. A implementao vem sendo realizada com o acompanhamento desta rede de gesto integrada pelas instncias governamentais e pelos diversos colegiados nos mbitos nacional, estaduais, regionais e macrorregionais. O Conselho Nacional de Turismo e o Frum Nacional de Secretrios e Dirigentes Estaduais de Turismo, em permanente articulao com o Ministrio do Turismo, constituem instncias fundamentais neste processo de interlocuo no mbito nacional. neste contexto que foi elaborado este documento referencial sobre o Turismo no Brasil 2011/2014. As anlises, as reflexes, as projees e as proposies que integram o documento so fruto desse trabalho coletivo e traduzem as expectativas da diversidade de segmentos e atores que integram e so impactados pelo setor nos prximos anos, numa leitura que se sobrepe a governos e partidos. Trata-se, neste sentido, de um documento que consolida o pensamento das principais lideranas do Turismo no Brasil , constituindo-se em uma referncia bsica e fundamental para o debate sobre as perspectivas de desenvolvimento da atividade, para a formulao de polticas pblicas e para os investimentos privados e para a ao empresarial. Luiz Eduardo P. Barreto Filho Ministro de Estado do Turismo e Presidente do Conselho Nacional de Turismo

Apresentao
A elaborao do Documento Referencial Turismo no Brasil 2011 / 2014 d inicio a um processo de reflexo sobre as perspectivas de desenvolvimento do Turismo brasileiro para os prximos anos. Consolida a ao conjunta do Ministrio do Turismo, do Conselho Nacional de Turismo e do Frum de Secretrios e Dirigentes Estaduais de Turismo, tal como ocorreu em 2006 e constitui importante subsdio para a reviso do Plano Nacional de Turismo. O desenvolvimento deste documento se d no mbito da Gesto Descentralizada e Compartilhada do Turismo, que vem norteando o processo de implementao da Poltica Nacional de Turismo, no qual os setores governamentais e as representaes da sociedade civil interagem num processo permanente de discusso e atuao, alinhando objetivos e potencializando os resultados do desenvolvimento da atividade no Pas. No momento atual, quando se prev a eleio peridica dos gestores nas esferas estadual e federal, verifica-se a necessidade de elaborao de um documento que formalize as conquistas, desafios e expectativas do setor, na perspectiva dos prximos quatro anos. Ao mesmo tempo, que sirva de marco de passagem e ponto de partida para os futuros atores deste processo. O objetivo deste trabalho sobrepor-se a qualquer situao poltico-partidria, por ser a expresso de um frum democrtico e representativo, cujo objetivo e garantir a continuidade das conquistas obtidas e buscar o aprofundamento e aprimoramento das polticas e programas para o desenvolvimento do Turismo no Brasil. A realizao da Copa do Mundo de Futebol da Fdration Internationale de Football Association - FIFA, em 2014, constituir, seguramente, um marco para o desenvolvimento da atividade no Pas e impe um desafio cujo enfrentamento deve-se dar de forma articulada. O presente documento est estruturado em trs partes principais: (i) Diagnstico, (ii) Cenrios e Projees e (iii) Proposies. O Diagnstico faz a anlise e expe o estado da arte do desenvolvimento da atividade nos ltimos anos, inciando por uma contextualizao do ambiente econmico internacional e nacional, uma avaliao das perspectivas de evoluo do Turismo no contexto internacional, e um retrato do Turismo na Brasil, construdo com base na apresentao dos principais resultados registrados. Conclui com uma anlise dos principais desafios, organizados por eixos temticos que sistematizam e problematizam as principais questes relacionadas ao desenvolvimento da atividade no Pas. A elaborao do Diagnstico constitui uma etapa fundamental do processo de reflexo sobre o futuro, indicando as potencialidades e os entraves que devem ser considerados, por meio de uma ao articulada entre os setores governamentais relacionados atividade e os setores de mercado envolvidos na produo e comercializao do Turismo. Os Cenrios e Projees referem-se s perspectivas que se abrem para o desenvolvimento do Turismo no Brasil, contextualizadas ao ambiente econmico, social e poltico, do Pas e do mundo. So construdas trs alternativas de cenrios futuros,

tomando como referncia as expectativas de comportamento de variveis estratgicas, apoiadas em reflexes e anlises de instituies de reconhecido mrito, alm da considerao dos impactos decorrentes da realizao da Copa do Mundo de Futebol FIFA em 2014 e dos Jogos Olmpicos em 2016. Estes cenrios orientam as projees dos indicadores, e sinalizam as alternativas de desenvolvimento da atividade para o perodo 2011 a 2014. As Proposies compem a terceira parte do documento, e sistematiza o conjunto de recomendaes e orientaes que devem ser promovidas e seguidas pelos diversos atores que interagem de forma articulada na gesto e promoo do Turismo no Brasil, de modo a alcanar os ideais projetados. Estas proposies esto tambm organizadas por eixos temticos, conforme os desafios apontados no Diagnstico.

Plano Aquarela 2005-2009


Plano Aquarela 2005-2009 Estratgia -Marketing Todas as Pginas

Pagina 1 de 2

Primeira etapa: criao e implantao


Nova fase para o turismo brasileiro
Para estabelecer polticas pblicas de desenvolvimento do turismo no pas e garantir um trabalho estratgico de promoo internacional do Brasil, em 2003 se deu o passo fundamental para que o pas criasse condies de competitividade para se consolidar como destino emergente global. Naquele ano, foi criado o Ministrio do Turismo, que elaborou um Plano Nacional de Turismo com estratgia e metas para o setor e estruturou seu trabalho em trs reas fundamentais. A primeira, a Secretaria Nacional de Polticas de Turismo, responsvel pela gesto do Plano Nacional de Turismo, que traa as linhas gerais de implementao das polticas pblicas para o desenvolvimento do turismo no pas. A segunda rea de sustentao do Ministrio est estruturada na Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo. responsvel pelo desenvolvimento da infraestrutura, financiamento e promoo de investimentos no turismo; desenvolve o plano de regionalizao e os programas de certificao e qualificao da produo associada ao turismo. A terceira a EMBRATUR, que existe desde 1966 e era responsvel pelo desenvolvimento do setor no pas. Em 2003, com a criao do Ministrio do Turismo, recebeu a misso de executar a promoo, marketing e apoio a comercializao dos

destinos, servios e produtos tursticos brasileiros no mercado internacional, de acordo com as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Turismo (PNT). Esse novo desenho permitiu avanos importantes nos ltimos seis anos, ao coordenar a estruturao e qualificao dos destinos tursticos brasileiros com a promoo internacional para que mais cidades brasileiras, em regies diversas, recebem turistas internacionais e usufruam do emprego, renda e desenvolvimento gerados pelo setor. Olhando para as grandes oportunidades de crescimento do turismo internacional no mundo e a crescente concorrncia entre os destinos, a EMBRATUR dedicou-se, a partir de 2003, a desenvolver um plano estratgico para posicionar o Brasil no mercado turstico global. Assim nasceu o Plano Aquarela - Marketing Turstico Internacional do Brasil.

A construo, as atualizaes e os resultados


Desde 2005, quando foi lanado, at hoje, o Plano Aquarela - Marketing Turstico Internacional do Brasil foi o instrumento que deu consistncia, estratgia, metas e objetivos para o trabalho de promoo internacional da EMBRATUR. Desde o perodo de elaborao do plano, esteve presente a busca de referncias em pesquisas que retratassem a realidade do mercado global, o perfil do turista a ser conquistado, a situao dos pases que competem com o Brasil, o que permitiu o detalhamento de que produtos devem ser promovidos, de acordo com a caracterstica de cada mercado. Durante o ano de 2004, foi realizado um diagnstico detalhado da situao do turismo no mundo, no Brasil, e do posicionamento do pas nos principais mercados emissores de turistas. Essas pesquisas deram a base slida necessria para decidir tanto a estratgia quanto o plano operacional do marketing turstico internacional do Brasil. Atualizado anualmente, constantemente renovado e compartilhado pela equipe tcnica do instituto e por parceiros nas inciativas pblica e privada do setor de turismo, o plano permite que a tomada de deciso seja sempre coerente com as estratgias planejadas - e, ao mesmo tempo, flexvel s mudanas que acontecem no mercado turstico global. Dessa forma, permite o desenvolvimento com profissionalismo da promoo turstica do Brasil no exterior. O desenho do Plano Aquarela teve trs fases: diagnstico, formulao da estratgia de marketing e plano operacional.

O diagnstico
Nesta fase, foi feita uma radiografia do setor naquele momento para responder a perguntas essenciais para elaborao da estratgia. Os fatores analisados para revelar essa radiografia foram: o mercado turstico global, a anlise dos produtos brasileiros (oferta internacional), a opinio dos turistas estrangeiros, a opinio do mercado turstico (operadores e agentes de viagens) e a opinio interna (dentro do Brasil) dos formuladores de polticas e representantes do mercado turstico.

Mercado global. Como funciona?

Foi feito um estudo com foco no desempenho do turismo no mundo, nas Amricas e no Brasil, bem como na evoluo da atividade nesses trs contextos durante determinada srie histrica. A base foram pesquisas internacionais realizadas por entidades reconhecidas, tais como Organizao Mundial do Turismo (OMT), World Travel and Tourism Council (WTTC), rgos oficiais de turismo de vrios pases, institutos de pesquisa e outras instituies do setor privado. Os dados pesquisados permitiram identificar: As principais tendncias do turismo no contexto global. A posio dos principais lderes mundiais, bem como do Brasil e seus principais competidores no turismo internacional. O perfil e o comportamento dos mercados tursticos mais importantes (principais pases que tm o turismo bem desenvolvido). As oportunidades e desafios para o Brasil.

Produtos. o que promover?


Um passo fundamental foi conhecer a realidade da oferta turstica internacional do Brasil. Por sua dimenso continental, o pas oferece inmeras possibilidades aos viajantes - que, por sua vez, podem combinar interesses e atividades mltiplas. Nesse sentido, a oferta Brasil foi estudada e organizada no mbito de seus produtos exclusivos (aqueles que permitem uma experincia nica e diversa de qualquer outra no mundo) e de sua oferta segmentada (quais produtos so oferecidos nos diversos segmentos tursticos). A partir de uma lista de destinos, praias, cidades, parques nacionais e estaduais, os produtos tursticos do Brasil foram avaliados, considerando a potencialidade para o turismo internacional, seu valor real (condies reunidas de oferta turstica, singularidade e conhecimento do pblico) e o grau de aproveitamento atual no exterior. Esse processo foi realizado em vrias etapas e envolveu aproximadamente vinte tcnicos do Ministrio do Turismo, da EMBRATUR, do convnio EMBRATUR / Unesco - Monumenta, do Proecotur, alm dos consultores da empresa Chias Marketing e representantes das principais operadoras de turismo brasileiras que atuavam no mercado internacional. Tendo como ponto de partida o Programa de Regionalizao do Ministrio do Turismo, foram ento estudados e selecionados os produtos e destinos tursticos que ordem ser promovidos no mercado internacional - que conjugam diversos aspectos como acesso, valor de mercado, servios e roteiros integrados. O resultado foi uma grade de 163 produtos tursticos dispostos em um ranking que considera todas as variveis analisadas. Com este instrumento, o trabalho de promoo internacional pode formular prioridades estratgicas para quais produtos promover em que pases emissores para o Brasil. De outro lado, identificou onde havia necessidade de desenvolvimento de mais recursos para qualificar o produto turstico e os investimentos necessrios para tal.

Ao longo dos primeiros anos de aplicao do plano, essa grade de produtos foi atualizada, medida que surgiram novas demandas e tendncias e conforme se observava o desempenho desses e de outros produtos tursticos brasileiros no mercado internacional. A situao da oferta turstica do Brasil foi ainda analisada sob os aspectos da presena dos produtos tursticos brasileiros no mercado internacional, tendo como referncia: O contedo dos catlogos de vendas das principais operadoras tursticas dos dezoito maiores pases emissores. O uso do produto feito pelo turista internacional que visita o Brasil. O histrico da promoo turstica internacional executada pelos principais lderes mundiais e pelo Brasil at aquele momento. Vale ainda destacar que os principais fatores de competitividade dos produtos tursticos brasileiros foram analisados por ter caractersticas brasileiras, que os diferenciam dos produtos de outros pases. Algumas perguntas foram feitas, por exemplo: o que somente o Brasil pode oferecer como experincia de viagem, observado seus aspectos culturais e naturais? Quais atrativos somente nosso pas oferece? como podemos nos diferenciar de nossos concorrentes?

Oferta segmentada para o mundo


O processo de elaborao da grade de produtos inclui o esforo de organizao da oferta turstica brasileira segundo os conceitos definidos pela OMT e adotados pelo mercado mundial, em cinco grandes segmentos - sol e praia; cultura; ecoturismo; esportes; e negcios, eventos e incentivos. Dentro de cada segmento, foram estabelecidos diversos nichos de mercado (golfe, por exemplo, um nicho do segmento de esportes) e dentro dos nichos so determinados os produtos focados, que atendem ao pblico (um produto para segmento de golfe seriam os campos de golfe brasileiros). A lista de produtos por segmento ou nicho foi definida com base nos estudos de mercado e nas estimativas de volume de viagens por segmento turstico, levando em conta aspectos diferenciais, potencialidade geral e dos nichos.

A imagem do pais. O que pensam os turistas estrangeiros, os operadores internacionais e o mercado brasileiro?
Decifrar a viso que o Brasil tinha para turistas que j haviam ou no visitado o pas exigiu uma srie de pesquisas realizadas pela EMBRATUR. Foram ouvidos turistas estrangeiros que estavam terminando sua viagem ao Brasil e turistas potenciais, em dezoito pases da Europa, Amricas e sia. Foram feitas duas pesquisas com o consumidor final, uma qualitativa e outra quantitativa. A primeira foi feita em outubro de 2004 com 1.200 turistas estrangeiros que terminavam a sua visita ao Brasil e a outra com 5 mil turistas potenciais entre aqueles que viajam frequentemente ao exterior, aplicadas em seus pases de origem.

A opinio interna do setor turstico brasileiro foi incorporada por meio de uma srie de encontros realizados com representantes das organizaes, associaes, secretrios estaduais e lideranas dos setores pblico e privado ligadas ao turismo no Brasil. Durante quatro dias foram mobilizadas aproximadamente 100 lideranas de todo o pas, em 15 reunies setoriais. Esses encontros garantiram um processo participativo de construo e fortalecimento da imagem turstica do pas. Para conhecer a opinio dos profissionais do setor de turismo no exterior foi feita uma pesquisa com dez maiores operadores de turismo em dezoito pases "prioritrios" (Argentina, Bolvia, Chile, Colmbia, Peru, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Alemanha, Espanha, Frana, Inglaterra, Itlia, Holanda, Portugal, Estados Unidos, Japo e China), sendo sempre cinco operadores que no trabalhavam com produtos e destinos brasileiros e outros cinco que j comercializavam o produto "Brasil". Esses quatro estudos, todos realizados no ltimo trimestre de 2004, foram fundamentais para ter informaes confiveis sobre: A experincia, o comportamento, os interesses e o perfil dos turistas atuais e potenciais. O nvel de conhecimento dos profissionais do setor de turismo e dos consumidores dos diferentes mercados a respeito do pas. A imagem e o posicionamento do destino Brasil no mercado internacional. Os elementos de valor para compor as estratgias de comunicao. Os problemas de comunicao a ser solucionados e os aspectos positivos que deveriam ser ressaltados. Os principais resultados observados foram: Os turistas internacionais que visitavam o Brasil eram experientes, haviam feito pelo menos uma viagem intercontinental nos ltimos dois anos. O ndice de repetio da viagem ao Brasil era bastante alto, ou seja, esses turistas estavam sendo fidelizados. Os principais motivos da escolha do pas como destino turstico apontados foram, em ordem de prioridade: sol e praia; conhecer o Brasil; belezas naturais; cultura viva; povo; recomendao de amigos e parentes. O melhor do Brasil a natureza e o povo. Dentre os aspectos negativos destacados estavam a pobreza e a segurana pblica. O interesse pelo Brasil entre os turistas potenciais era alto, mas a predisposio para viajar em curto e mdio prazo era pequena. A opinio interna destacou como sntese do Brasil a diversidade e a possibilidade de vivenciar novas e diferentes culturas e ambientes.

Entre os pontos fortes do Brasil destacaram-se: os atrativos naturais, a diversidade cultural, o povo brasileiro e a imagem do Brasil. Os cones do pas apontados foram Rio de janeiro, Amaznia, Povo Brasileiro, Diversidade, Foz do Iguau e Braslia. O nvel de conhecimento dos turistas potenciais e dos profissionais do setor de turismo no exterior em relao ao pas era muito baixo. Mesmo para o turista que j havia estado no Brasil, o conhecimento era concentrado nos cones e havia insegurana sobre a infraestrutura do pas. Portanto, o grande desafio da comunicao naquele momento seria fazer que tais pblicos descobrissem de fato o Brasil. O mapeamento do posicionamento do destino Brasil para os diferentes mercados revelou que havia um consenso no imaginrio dos diferentes pblicos. O posicionamento do Brasil estava sempre entre natureza / patrimnio natural e estilo de vida.

Plano Aquarela 2007-2009


Plano Aquarela 2007-2009 Diversificao da Oferta Todas as Pginas

Pagina 1 de 2

O Plano Aquarela 2007 - 2009


Com os avanos registrados na primeira fase de implantao do Plano Aquarela, a partir de 2007 a EMBRATUR passou a trabalhar para a consolidao do novo posicionamento turstico do Brasil nos mercados-alvo. Para isso buscou o aprimoramento da aplicao das estratgias de marketing e da prpria gesto do plano. Durante seis meses, todas as aes executadas e investimentos feitos at ento foram avaliados para conhecer os resultados e corrigir os processos, sempre com objetivo de aperfeioar e profissionalizar ainda mais o trabalho de promoo do turismo do Brasil no exterior. Em um cenrio de mudanas rpidas e constantes na situao dos pases e do mercado global, as decises envolvem cada vez mais complexidade. Por isso as conjunturas externas e internas que condicionam o fluxo turstico tambm foram estudadas, de forma a manter a coerncia da atuao com os novos comportamentos e as inovaes dos mercados tursticos internacionais. Como resultado, o Plano Aquarela foi atualizado em diversos aspectos, incorporando novas propostas estratgicas e tticas.

Novos objetivos para um novo momento


Os objetivos gerais de crescimento do turismo no pas no perodo 2007-2010 passaram a priorizar o crescimento da entrada de divisas no pas, indicada pelo Banco Central.

O objetivo era que este crescimento ocorresse a partir do aumento do gasto mdio do turista estrangeiro, da permanncia do turista e dos fluxos de visitantes, atingindo uma mdia superior da Amrica do Sul e do mundo. Esse foco deu-se pela necessidade de compor diversas motivaes e comportamentos de gastos das diferentes nacionalidades de visitantes, ao mesmo tempo, garantir maior efetividade dos impactos econmicos do turismo no desenvolvimento do pas e na gerao de empregos nas diversas regies do Brasil.

Mais foco e especializao: objetivos por pas


A partir da experincia e dos avanos acumulados nos dois primeiros anos de implantao do plano, a EMBRATUR passou a estabelecer o planejamento por "mercados" e no mais por "programas". A estratgia foi customizada de acordo com o mercado turstico que se desejava atingir, levando em conta um estudo detalhado de caractersticas, oportunidades e desafios dos pases-alvo mais importantes. O conceito tambm foi aplicado ao segmento de negcios, eventos e incentivos, considerando-o como um "mercado", j que as viagens desse pblico no esto relacionadas ao local onde se realiza a ao, mas sim ao tema ou ao negcio a que se refere. Com essa atualizao da estratgia, o Plano Aquarela, a partir de 2007, desdobra objetivos por pases, em que se visa: Crescimento do fluxo turstico dos pases de maior receita, priorizando os mercados de gasto mdio alto, de alta estada mdia, com boa oferta area e com conexes areas diretas para o Brasil. Esforo junto aos rgos competentes para aumento da oferta area e diversificao dos portes de entrada. Aumento das aes cooperadas com a iniciativa privada do setor de turismo e com investidores estrangeiros desses pases que atuam no Brasil e no exterior. Consolidao da marca guarda-chuva "Brasil" para o pblico consumidor (potenciais turistas) dos mercados de maior prioridade.

Estratgia aprimorada: prioridades para promoo


A fim de otimizar a aplicao dos recursos disponveis, foram considerados os seguintes critrios para o estabelecimento de prioridades estratgicas: Atrativo do mercado Leva em conta o nmero de turistas atuais; receita gerada (gasto dirio, permanncia e nmero de turistas); e mercado potencial, considerando o interesse pelo Brasil e por seus competidores diretos. Posio competitiva Considera a capacidade de crescimento (volume real e potencial de turistas); acessibilidade area; quota competitiva (turistas do Brasil / soma de turistas dos

competidores diretos); investimento de marketing acumulado (soma do investimento realizado nos anos anteriores); a posio do Brasil em cada pas em relao de seus competidores. A partir desse estudo foi estabelecida uma matriz de prioridades estratgicas de mercado, que considerou quatro nveis de prioridades:

Pases azuis: mercados tursticos que, pelo seu volume emissivo atual ou sua importncia para o turismo mundial, devem ser considerados de alta prioridade para o Brasil. Pases verdes: aqueles que, pelo volume emissivo atual (um pouco menor que o dos pases azuis) e pela predisposio para viajar ao Brasil, so considerados de alta prioridade. Pases amarelos: aqueles que apresentam volume emissivo pequeno, mas que podem crescer pelo interesse demonstrado em relao ao Brasil. Pases brancos: so mercados emergentes. Tm um volume pequeno, mas podem apresentar oportunidades que meream aes de promoo pontuais. Anualmente as prioridades so revisadas, de acordo com as mudanas conjunturais e em funo da sada ou incluso de novas rotas areas com destino ao Brasil. As metas anuais de entrada de turistas estrangeiros no Brasil passaram tambm a ser definidas por mercado-pas e so calculadas em funo de diferentes cenrios oramentrios: o oramento ideal de acordo com a relao "dlar/turista" recomendada pela OMT Organizao Mundial de Turismo e o oramento destinado pela Unio EMBRATUR. Todos os cenrios desenhados consideram possibilidades reais de investimentos, sendo que o cenrio ideal considera as possibilidades de captao de novos recursos.

Ttica refinada: o Plano


Com a nova orientao, o Plano Aquarela estabeleceu um processo de comunicao a ser aplicado em cada pas. De um lado, os esforos realizados pela EMBRATUR, por meio de suas ferramentas de promoo e de comunicao dirigidas aos profissionais do setor de turismo, tinham como objetivo ampliar a presena dos destinos e produtos tursticos brasileiros no mercado internacional, ou seja, aumentar e diversificar a oferta do produto Brasil nas prateleiras dos canais de distribuio. Por outro lado, os esforos dirigidos ao consumidor final e realizados diretamente nos pases-alvo para a imprensa, formadores de opinio e o pblico consumidor (potenciais turistas) diretamente estimulariam a demanda para o Brasil e ajudariam a consolidar uma imagem positiva do pas e do turismo brasileiro.

Plano Operacional de Promoo: como atuar por mercado


Para atender ao detalhamento da estratgia por pas e ao processo de aperfeioamento da gesto de objetivos e metas, foram definidos novos macroprogramas: Macroprograma de Comunicao, constitudo por programas horizontais (servem a todos os pases e atendem a pblicos diversos) que contemplam aes de base para a atividade promocional e de apoio comercializao. Inclui material promocional, portal e ferramentas de relacionamento online, criao de companhas de publicidade, criao e produo de brindes, banco de imagens, gesto da Marca Brasil, monitoramento de imagem. Tambm abrange aes referentes comunicao institucional. Macroprograma Mercados Internacionais, que inclui os programas de promoo nos mercados tursticos geogrficos, por meio de aes dirigidas a seus respectivos pblicos-alvo: profissionais do setor de turismo (trade), imprensa e consumidor. Macroprograma Negcios, Eventos e Incentivos, que prev programas de promoo nos mercados para pblicos especficos de negcios e incentivos. Macroprograma Reserva Conjuntural, que inclui promoo em eventos mundiais excepcionais, as aes abrangentes de promoo - focadas em um pblico-alvo que est em todas as partes do mundo ao mesmo tempo - e as aes voltadas a grupos de consumidores de interesses especficos, como golfe, lua de mel, luxo, LGBT, ente outros. Macroprograma Aquarela: Informao, Monitoria e Controle, que tem por objetivo manter o Plano Aquarela como ferramenta de gesto e controle de programas, aes, metas e oramentos - como o Sistema Aquarela, que a forma de monitorar, de forma permanente, a execuo do plano. Macroprograma dos Estados, constitudo de aes que visam comunicao da EMBRATUR com os estados e o Distrito Federal e ao auxlio estratgico e operacional sua promoo no exterior. Suas principais ferramentas so as Fichas dos Estados, que contm recomendaes de promoo internacional (mercados, produtos e ferramentas a ser trabalhados) para cada um deles; e as verbas descentralizadas repassadas s unidades da Federao para a realizao de aes de marketing internacional.

As ferramentas para promoo


A crescente combinao das diversas formas de atuao faz que as aes sejam cada vez mais potencializadas e os resultados, mais consistentes. Nesta fase, para cada pas em que feita a promoo do destino Brasil so determinadas quais ferramentas, para quais pblicos, so mais adequadas, de acordo com o oramento disponvel e os pases prioritrios. Principais ferramentas de promoo e pblicos a que so destinados

Grade de produtos e segmentos aperfeioada


Observando o comportamento do mercado turstico e a expanso e profissionalizao de algumas atividades no Brasil, a grade de segmentos e produtos turiticos foi reformulada, aumentando o destaque daqueles com alto potencial de crescimento no pas, como o turismo de aventura. Assim, os cinco segmentos que agrupam a oferta turstica do Brasil para os mercados internacionais ficaram assim determinados:

Tambm os produtos ofertados foram objeto de reviso, a partir de um processo em que foram consideradas: A consulta iniciativa privada do setor de turismo, por meio das entidades que a representam. A consulta aos gestores do turismo nos estados (secretrios e presidentes de rgos de promoo do turismo). Visitas tcnicas aos destinos tursticos. Integrao com o programa 65 Destinos Indutores, do Ministrio do Turismo. Integrao com o programa Destinos Referncia em Segmentao, do Ministrio do Turismo. Com a reviso dos produtos mapeados, foi apresentada uma nova grade de destinos e produtos exclusivos, ampliada para 269 itens. O novo ranking levou em conta o potencial dos produtos para o mercado internacional e quanto realmente vem sendo utilizado. Dessa forma, estabeleceu-se uma nova classificao de produtos para diferentes motivaes, segmentos de mercado e pblico-alvo nos diferentes pases.

Plano Aquarela 2020


Marketing Turstico Internacional do Brasil
Um grande legado para o pas
As grandes transformaes que o Brasil viveu nesta dcada ganharo novo impulso com a realizao, com apenas dois anos de intervalo, de uma Copa do Mundo de Futebol e uma edio dos Jogos Olmpicos. A oportunidade de projetar o pas no mundo, de construir uma imagem de modernidade, competncia para receber grandes eventos, aliada s j conhecidas belezas naturais e culturais do pas, faro do Brasil um dos principais destinos tursticos do mundo at 2020. Para o Ministrio do Turismo, planejamento a palavra-chave para vencer os desafios que temos pela frente para aproveitar essa oportunidade.

Uma parte essencial desse planejamento o que estamos finalizando agora, com o lanamento do Plano Aquarela 2020 - que traa metas e objetivos para que o Brasil consiga antes, durante e depois dos grandes eventos esportivos se projetar como destino turstico no exterior e, alm de aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, incentivar que suas viagens ao pas durem mais tempo, visitem novos destinos que vo despontar com a grande exposio que teremos na mdia internacional. O objetivo principal garantir mais desenvolvimento para todas as regies do pas, gerando emprego e renda e dando a contribuio do turismo para a diminuio das desigualdades regionais. Na outra ponta do planejamento das aes do Ministrio do Turismo, esto os temas ligados qualificao e promoo dentro do pas. Vrias aes j esto em andamento, como o programa Ol, Turista, que deve treinar 80 mil pessoas nos idiomas ingls e espanhol somente em 2010. Vamos olhar tambm para o grande mercado domstico para o turismo, incentivando os brasileiros a viajar dentro do pas durante os eventos, conhecendo as cidades-sede e os roteiros regionais que esto sendo desenvolvidos para o perodo dos eventos. As obras de infraestrutura planejadas traro uma nova qualidade para a mobilidade urbana, a malha rodoviria, os aeroportos e terminais rodovirios. So questes que impactam diretamente o turismo e se constituiro em grandes legados para o pas. No podemos esquecer que muito j vem sendo feito, por exemplo, com o Prodetur, um grande programa na rea de infraestrutura turstica, com obras e aes para melhorar acessibilidade, sinalizao turstica, saneamento, patrimnio histrico e condies da orla. So US$ 2,3 bilhes em investimentos que ajudaro o Brasil a receber, de braos abertos, e com toda a infraestrutura e qualificao necessria, milhares de turistas brasileiros e estrangeiros na prxima dcada. Luiz Barretto Ministro do Turismo Dezembro de 2009

O Brasil revelado
A transformao de eventos esportivos como a Copa do Mundo de Futebol e os jogos Olmpicos em espetculos transmitidos para todo o mundo mudou tambm seu significado para o pas e a cidade que os sedia. Hoje, esses megaeventos so capazes de transformar cidades tursticas, alavancar o turismo e outros setores da economia e deixar como herana uma imagem melhorada, ampliada e consolidada do pas. O Brasil no ser o mesmo depois de sediar, com intervalo de apenas dois anos, a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olmpicos. At 2016, sero sete anos de grandes investimentos em infraestrutura, mobilidade, projetos ambientais, qualificao de pessoal, renovao de vrias reas urbanas - muitos deles j iniciados. Mas a grande oportunidade ser revelar, para o mundo, um pas ainda pouco conhecido em toda a sua diversidade para os bilhes de pessoas que assistem, pela TV,

acompanham na internet ou pelos jornais e revistas, esses eventos. Esses espectadores no assistem apenas as competies, mas tm acesso divulgao da cultura e da forma de viver do povo, dos principais atrativos tursticos, de paisagens diversas... O Brasil ter, durante um longo perodo de tempo antes, durante e depois da Copa e das Olimpadas, a oportunidade de revelar, para o mundo, toda a sua diversidade, sua capacidade de receber grandes eventos, sua nova posio econmica e poltica no mundo. O Brasil saber entrar para a histria como mais um caso de sucesso na realizao tanto da Copa como das Olimpadas - eventos que sero marcados por grande conectividade, pela importncia da internet como meio de comunicao e promoo at ento nunca vista e pela afirmao do Brasil e da Amrica do Sul em uma nova posio no cenrio global. O turismo colher, desse processo, mais frutos do que qualquer outro setor. Com o Plano Aquarela 2020, a EMBRATUR d sua contribuio para esse processo, que envolve no s o governo, mas toda a sociedade brasileira. Apoiado em pesquisas, estudos e na experincia exitosa de seus anos de promoo turstica internacional, o plano oferece, para a prxima dcada, o planejamento, a estratgia e as principais aes para trabalhar a promoo e a imagem do Brasil como destino turstico. Ao oferecer ao pas um plano consistente para a prxima dcada, a EMBRATUR renova seu compromisso com o trabalho, profissional e apaixonado, para desenvolver oTurismo no Brasil , contribuindo para a gerao de emprego, renda e oportunidades para todas as regies. Jeanine Pires Presidente da EMBRATUR Dezembro de 2009

Construindo o futuro
Como ser o Brasil como destino turstico em 2020? Que imagem os viajantes estrangeiros levaro do Brasil? Como ser o posicionamento do pas no mercado de turismo global aps a realizao de uma Copa do Mundo e de uma edio dos Jogos Olmpicos? Teremos novos produtos e destinos, novos cones? As imagens de sonho que vm cabea dos brasileiros ao tentar responder a essas perguntas o que perseguimos como meta neste Plano Aquarela 2020, que a EMBRATUR apresenta so setor de turismo e sociedade brasileira. uma estratgia construda a partir de dois pilares. O primeiro o posicionamento competitivo que o pas j tem hoje, como lder na Amrica Latina, para os principais mercados tursticos do mundo. Esse posicionamento resultado do trabalho realizado desde 2003, quando o Ministrio do Turismo foi criado para garantir a implementao de polticas pblicas para o setor e a EMBRATUR recebeu a misso de promover o Brasil como destino turstico no exterior. Um trabalho que trouxe tambm impactos diretos para o desenvolvimento do pas, como a entrada de

quase 6 bilhes de dlares em 2008 (nmero 132% superior ao de 2003) e a consolidao do Brasil no stimo lugar entre os pases que mais recebem eventos internacionais no mundo. O segundo o conjunto de pesquisas peridicas realizadas com visitantes estrangeiros, representantes do setor turstico no Brasil e no exterior, sondagens de imagem e acompanhamento da imprensa internacional - que nos do um diagnstico atualizado da situao competitiva do pas e de sua imagem internacional. Incorporamos tambm os estudos de importantes experincias de outros pases que realizaram Jogos Olmpicos ou Copa do Mundo, buscando adapt-las realidade brasileira. Foram esses referenciais que guiaram tambm a primeira edio do Plano Aquarela Marketing Turstico Internacional do Brasil, em 2004, e suas atualizaes anuais. Todo esse processo, que permitiu acumular avanos que posicionaram o pas como um dos principais emergentes no turismo mundial, est registrado no apndice deste documento. Com a realizao, em um curto perodo, da Copa do Mundo e dos Jogos Olmpicos, o pas ganha condies de atingir um novo patamar na sua promoo e como destino turstico global. A estratgia - metas e objetivos de marketing internacional do turismo brasileiro para 2020 - aqui apresentada um planejamento consistente e os primeiros passos para uma nova etapa da promoo do pas. tambm uma ferramenta de trabalho para construir nossos sonhos, hoje e nos prximos anos.

O turismo no mundo
Em 2008, 922 milhes de turista circularam pelo mundo. H apenas trs dcadas, esse nmero no ultrapassava 277 milhes. A evoluo dos transportes, das telecomunicaes e a globalizao da economia foram grandes impulsionadores das viagens - e fizeram o turismo se transformar em uma das atividades econmicas que mais crescem no mundo e um dos principais pilares do comrcio internacional. A renda total gerada pelo turismo internacional em 2008 alcanou US$ 1,1 trilho e respondeu por 30% de todas as exportaes de servios do mundo. Esse crescimento veio acompanhado de uma mudana expressiva nos roteiros de viagens. Regies emergentes, como a Amrica do Sul, vm despontando como destino de um nmero cada vez maior de viajantes. Em 1950, apenas 3% dos turistas dirigiam-se para fora dos 15 principais receptores (pases da Europa, Estados Unidos, Canad e Mxico). Em 1990 esse ndice chegou a 31% e em 2008 alcanou 45% das chegadas de turistas internacionais. Esse quadro, ainda em desenvolvimento, exige dos pases grande ofensiva de marketing para disputar o mercado - que deve movimentar 1,6 bilho de turistas pelo mundo em 2020, segundo a Organizao Mundial do Turismo (OMT). Essa previso foi mantida mesmo com as dificuldades vividas em 2009, ano em que a crise econmica global trouxe consequncias para o setor em praticamente todo o mundo. Mas, no perodo de julho/agosto, assim que comearam a aparecer sinais de abrandamento da crise, j se observou a desacelerao da queda no turismo internacional que se iniciara no segundo semestre de 2008.

Ainda segundo a OMT, a Amrica do Sul uma das regies que vm apresentando melhor desempenho dentro desse quadro, com previso de encerrar o ano com queda de 1%, contra uma mdia de 5% nos nmeros globais. O Brasil, destino lder nesta regio, em grande parte tem sido responsvel, historicamente, pelo crescimento e consolidao da Amrica do Sul. A realizao de megaeventos esportivos, como em outras partes do mundo, certamente consolidar essa posio e ser uma oportunidade sem precedentes para que o pas cresa, nos prximos anos, em ndices acima da mdia mundial e tambm superiores aos sul-americanos.

Projees e Cenrios para o Turismo no Brasil


Projees e Cenrios para o Turismo no Brasil Cenrios do Turismo Todas as Pginas

Pagina 1 de 2

Metodologia
A elaborao de cenrios uma das principais ferramentas auxiliares ao processo de planejamento e definio de estratgias. Considera a anlise do passado e do presente dos principais eventos econmicos e no-econmicos para reduzir as incertezas em relao ao futuro. til para orientar os gestores, pblicos e privados, a respeito das condies internas e externas que afetam a dinmica da atividade, e faz-los conscientes das variveis que afetam o desenvolvimento do turismo no Pas. Entretanto, vale ressaltar que a elaborao de cenrios um exerccio na tentativa de "previso de incertezas". Em relao construo de cenrios, existe uma srie de mtodos de anlise e um conjunto diversificado de tcnicas utilizadas, ente os quais destacam-se:

Anlise Lgica Indutiva


No utiliza nenhum algortimo matemtico e admite que as decises sejam fundamentadas em um conjunto de interrelaes e interdependncias adimensionais envolvendo variveis sociais, polticas, tecnolgicas, ambientais, e econmicas;

Anlise de Impactos de Tendncias


Baseia-se nas tcnicas de previso clssica (modelos economtricos combinados com tcnicas de distribuio de probabilidades e anlises qualitativas). Segundo Grumbach

& Marcial, a vantagem dessa anlise que ela proporciona sinergia entre os fatores qualitativos e os mtodos analticos.

Anlise de Impactos Cruzados


Tem como pressuposto a existncia de interrelaes de eventos futuros, que so quantificados e avaliados atravs do cruzamento de probabilidades. Apesar de ser bem mais flexvel do que os modelos economtricos, a subjetividade na atribuio das probabilidades aos eventos pode comprometer o processo.

Anlise de Godet
Mtodo desenvolvido por Michel Godet e constitudo por duas etapas: (i) a Construo da Base, que tem como objetivo a delimitao do sistema a ser analisado, a determinao das variveis-chave atravs da anlise estrutural e o estudo da estratgia de atores; e (ii) a Construo de Cenrios que, alm de elaborar hipteses, dever hierarquizar os cenrios. Esse o mtodo mais utilizado para elaborar cenrios que envolvem sistemas complexos. Analisando essas metodologias, decidiu-se utilizar a combinao entre os mtodos de Anlise Lgica Indutiva e Anlise de Impacto de Tendncias na construo dos cenrios do Turismo 2011-2014, por serem considerados os mais adequados para o conjunto de informaes disponveis. A combinao das duas tcnicas de anlise permite identificar e selecionar as combinaes coerentes e plausveis, delimitando o conjunto de possibilidades para o futuro do Turismo brasileiro, pra os prximos quatro anos. Assim, utilizando os conceitos de crescimento do Turismo e de competitividade turstica, e combinando as hipteses alternativas para um conjunto de incertezas crticas externas e internas, foram desenhados trs diferentes cenrios para o Turismo brasileiro nos prximos quatro anos. O primeiro cenrio combina condies externas e internas favorveis cujo resultado o crescimento acelerado do Turismo com ganhos de competitividade turstica. O segundo cenrio combina condies externas e internas moderadamente favorveis, o resultado o crescimento moderado do Turismo com pequenos ganhos de competitividade turstica. E, por ltimo, o terceiro cenrio, que combina as condies externas e internas desfavorveis, cujo resultado o crescimento inercial com problemas de competitividade. Na sequncia, so apresentadas as premissas e seu comportamento em cada um dos cenrios analisados. PREMISSAS Para a construo dos cenrios para oTurismo no Brasil no perodo 2011 a 2014 foi elencada uma srie de premissas que impactam o desenvolvimento do setor. Essas premissas devem ser acompanhadas ao longo do tempo, em um processo permanente e

sistemtico de avaliao da realidade luz do que foi antecipado, de forma a ajustar a estratgia na medida em que esta implementada. As premissas foram divididas em dois grandes grupos: condies externas ao setor de turismo e condies internas ao setor. No grupo de condies externas, encontram-se as variveis que o setor de turismo brasileiro, pblico e privado, exercem pouca ou nenhuma governana. Dentre estas, as premissas externas foram divididas em:

Dimenso Econmica Dimenso Poltica Dimenso Ambiental Dimenso Social Agenda Governamental

No grupo de condies internas, destacam-se as premissas que o setor de Turismo possui responsabilidade e influncia direta sobre as decises e, consequentemente, responsvel pelos resultados. neste contexto, as premissas foram divididas em seis grupos:

Estrutura de Mercado Governana e Investimentos Pblicos Investimentos Privados Acesso e Mobilidade Turismo Internacional Turismo Domstico

Condies Externas
Dimenso Econmica
O Turismo um setor econmico dinmico, globalizado e fortemente influenciado por diversas variveis, tais como, o nvel de renda per capita, taxa de cmbio, crescimento da economia mundial, nvel de crdito, taxa de juros, entre outras. A retomada do crescimento da economia mundial aps a crise iniciada em 2008 dever possibilitar uma expanso da economia mundial, o que ser fundamental para impulsionar o setor de Turismo. No entanto, existem ainda alguns fatores que podem inibir o ritmo de crescimento da economia mundial em um perodo ps-crise e, consequentemente, da economia brasileira. Por exemplo, um possvel aumento na taxa de juros dos Estados Unidos pode reduzir a capacidade de expanso da economia mundial e afetar negativamente a economia dos pases emergentes, como o Brasil. Em relao s finanas internacionais, a alta liquidez internacional e as baixas taxas de inflao tm possibilitado o registro de taxas de juros reais menores, reduzindo o custo de financiamento das economias emergentes e possibilitando uma tendncia de declnio nas taxas de juros internacionais. O bom desempenho das economias dos pases em desenvolvimento e as projees otimistas, em relao ao crescimento sustentado no mdio prazo, tende a aumentar o fluxo de investimentos para esses mercados nos prximos anos.

No que tange economia nacional, a continuidade das polticas macroeconmicas tem demonstrado o compromisso do pas em relao responsabilidade fiscal, estabilidade monetria e cmbio flutuante. importante destacar que o regime de cmbio flutuante permitiu o ajustamento das contas externas, o que possibilitou uma renegociao voluntria das dvida externa, com o melhoramento do seu perfil. Neste cenrio, a vulnerabilidade do pas vem se reduzindo sistematicamente, trazendo impactos importantes para as variveis que afetam diretamente o Turismo, como, por exemplo, a taxa de cmbio (US$). A valorizao da moeda nacional tem favorecido a expanso das importaes brasileiras, fator que tem sido considerado positivo para o Pas, uma vez que cerca de 70% das compras externas est diretamente vinculada indstria, correspondendo compra de matrias-primas e mquinas para a modernizao do parque industrial. Com a estabilidade macroeconmica interna e a reduo na vulnerabilidade externa, o Risco Brasil caiu significativamente e, como um dos resultados diretos, a economia brasileira obteve a classificao de investiment grade. Com a classificao, as empresas brasileiras tiveram maiores facilidades para captar recursos no mercado internacional, o que dever aumentar o ritmo de crescimento da economia nacional. No entanto, essa valorizao do real acabou afetando de maneira negativa o saldo da conta Turismo da balana de pagamentos, uma vez que a entrada de divisas menos sensvel variao na taxa de cmbio do que as despesas, como mostra o grfico a seguir. Essa menor sensibilidade da receita de divisas em relao taxa de cmbio se explica por dois motivos: primeiro, apesar do fluxo intrarregional (a Amrica Latina representa 38% do mercado emissor para o Brasil) ser muito sensvel s variaes no cmbio, o fluxo interregional, que representa 62% (principalmente Amrica do Norte e Europa), pouco sensvel; segundo, as viagens de negcios so menos sensveis variao na taxa de cmbio do que as viagens de lazer. Assim, sendo tudo o mais constante gera uma desvalorizao cambial, o que tende a aumentar a entrada de divisas, uma vez que, apesar de no afetar a vinda dos turistas europeus e norteamericanos, atrai mais turistas sul-americanos e, por conseguinte, mais divisas.

Para a dimenso econmica, foram avaliadas as seguintes premissas:

Crescimento da economia mundial; Crescente investimento estrangeiro no Brasil; Comportamento do preo do petrleo; Comportamento da taxa de juros norte-americana; Manuteno da poltica macroeconmica vigente; Comportamento da taxa de juros reais do Brasil; Comportamento da Inflao no Brasil; Comportamento da taxa de cmbio; Comportamento do Risco-pas; Evoluo do crdito ao consumidor; Taxa de crescimento da renda per capita do brasileiro; Expanso do consumo das famlias; Aumento da poupana interna do brasileiro.

Dimenso Poltica
A influncia das polticas pblicas tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento do Turismo, uma vez que, a atividade turstica necessita direta e indiretamente da estrutura institucional do estado e da infraestrutura pblica para garantir melhores resultados em termos de gerao de lucro para as empresas, emprego e renda para a economia. Ressalta-se que o crescimento econmico sustentvel depende da estabilidade poltica, que poder possibilitar a continuidade nas reformas estruturais, criando melhores condies para atrair investimentos para a economia em geral e para o setor de Turismo em particular. Desta forma, para essa dimenso, foram avaliadas as seguintes premissas:

Transio democrtica e madura 2010/2011; Ambiente de estabilidade de regras para incentivar o investimento na economia brasileira; Execuo dos programas de investimentos em infraestrutura, com vistas realizao da Copa do Mundo de Futebol FIFA em 2014 e dos XXXI Jogos Olmpicos Rio 2016; Realizao de investimentos pblicos acompanhando o desenvolvimento do setor privado; Consolidao do Brasil como liderana econmica e poltica na Amrica do Sul.

Dimenso Social
O Turismo pode ser considerado importante ferramenta de desenvolvimento social, uma vez que age como catalisador do desenvolvimento de outras atividades econmicas em seu entorno e contribui para a qualidade de vida da populao. Outro fato que merece ser destacado a capacidade do Turismo no processo de incluso social em regies com poucas alternativas de desenvolvimento. Os programas sociais executados nos ltimos anos no pas tm contribudo para a reduo do trabalho infantil, a ascenso socioeconmica das classes mais pobres e dinamizao de economias locais. O aumento da classe mdia tem efeitos sobre o consumo interno, inclusive de servios e produtos tursticos. As condies

macroeconmicas atuais contribuem para a continuidade deste quadro. Neste contexto, foram avaliadas as seguintes premissas para o perodo 2011-2014:

Manuteno dos programas de transferncia de renda; Ampliao da gerao de postos de trabalho (formais e informais); Reduo das desigualdades regionais; Reduo dos nveis de pobreza; Oferta de vagas para qualificao profissional.

Dimenso Ambiental
O agravamento dos problemas climticos em nvel mundial aumentou a discusso sobre as estratgias que devero ser adotadas para garantir a sustentabilidade do Turismo nacional, essencial na preservao dos ecossistemas, uma vez que muitas de suas atividades acontecem em ambientes ecologicamente frgeis. Alm disso, a utilizao de prticas sustentveis, alm de representarem, a longo prazo, economia de recursos, contribui para a preservao do atrativo turstico. Em relao s implicao das mudanas climticas sobre o Turismo, a publicao do documento Climate Change and Tourism - Responding to Global Challenges, da Organizao Mundial do Turismo, o reconhecimento da importncia do Turismo no processo de desenvolvimento sustentvel. Segundo o documento, as alteraes climticas podem causar impactos diretos sobre os destinos tursticos, seus nveis de competitividade e de sustentabilidade. Principalmente, em determinadas regies tursticas, onde o meio ambiente o principal recurso para a atividade. A realizao da Confederao das Naes Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentvel (Rio+20) em 2012, no Rio de Janeiro, estimular as discusses sobre o tema na mdia brasileira, o que pode influenciar padres de consumo em todo pas. Para essa dimenso, foram avaliadas as seguintes premissas:

Ampliao das polticas de proteo ambiental; Maior conscientizao sobre as consequncias do aquecimento global; Maior utilizao de prticas sustentveis pelas empresas do setor; Maior compreenso do Turismo como forma de sustentabilidade econmica da proteo ambiental; Valorizao do Turismo sustentvel.

Agenda Governamental
A carga tributria elevada aumenta os custos de produo, o que reduz a competitividade dos produtos e servios nacionais em relao aos estrangeiros. Para crescer a taxas maiores e de forma sustentvel, o governo deve procurar alternativas para reduzir o peso dos impostos sobre os produtos e servios nacionais, sem reduzir o volume dos investimentos necessrios. A reduo da carga tributrias poder aumentar a competitividade do setor de Turismo nacional. Do mesmo modo, a reforma da legislao trabalhista e a reforma previdenciria podero contribuir para reduzir os custos de produo e para a reduo da informalidade e melhoria das condies de trabalho no setor. So aes estratgicas no s para a

composio de custo como tambm para o aperfeioamento da operao das empresas de Turismo, contribuindo para o desenvolvimento do setor. Sua realizao melhorar o ambiente de negcios da economia brasileira, e o incio de um novo governo abre espao para a discusso e defesa desta agenda de reformas, que avanou pouco nos ltimos anos. Nesse contexto, foram avaliadas as seguintes premissas:

Realizao de reforma tributria; Realizao de reforma trabalhista; Realizao de reforma previdenciria.

Condies Internas
Estrutura de Mercado
O aumento da competio deve dominar o cenrio das empresas do setor de Turismo nos prximos anos. A concretizao dos investimentos pblicos para a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 e para os XXXI Jogos Olmpicos Rio 2016 vo consolidar a confiana dos investidores privados, que sero estimulados a ampliarem seus investimentos. A ocorrncia de novos atores no mercado promover uma concorrncia por preo e qualidade. Novos arranjos comerciais devem ser observados, devido ao interesse de grandes grupos estrangeiros no mercado brasileiro. Isto poder promover mudanas na estrutura de mercado tradicional observada no Brasil. Este contexto sinaliza para a necessidade de melhoria de gesto, governana corporativa e investimentos em tecnologia. A internet tende a se consolidar como canal de vendas, a partir da demanda do mercado consumidor, que possuir um papel cada vez mais ativo e independente. Para o quadrinio 2011/2014, foram avaliadas as seguintes premissas:

Crescimento do setor turstico; Aumento do papel da internet como canal de comercializao dos servios tursticos; Nvel de exigncia dos turistas, buscando melhor relao custo-benefcio; Tendncia concentrao de mercado como ameaa s pequenas e mdias empresas; Investimentos em gesto, inovao e tecnologia para aumentar a produtividade das empresas da cadeia produtiva do Turismo; Ampliao da qualificao da mo de obra em toda a cadeia produtiva do Turismo; Expanso e renovao da oferta hoteleira.

Governana e Investimentos Pblicos


A manuteno da poltica especfica para o setor de Turismo, executada atravs do Ministrio do Turismo, dever afetar positivamente a dinmica do processo de desenvolvimento turstico. O Plano Nacional de Turismo lanado em 2003 e, atualizado em 2007, definiu as diretrizes do planejamento da atividade, destacando a sua relevncia na gerao de divisas, emprego, renda e incluso social.

O Programa de Regionalizao do Turismo tem contribudo para o processo de desenvolvimento do Turismo brasileiro e deve continuar a orientar as aes de estruturao da oferta turstica. Os 65 destinos indutores podero estar sujeitos anlise conforme desempenho do seu ndice de competitividade, de forma a estimular a qualificao do produto turstico brasileiro. Os investimentos do Programa de Desenvolvimento do Turismo, Prodetur Nacional, devero suprir algumas necessidades atuais para o desenvolvimento turstico dos estados habilitados a participar do programa. Em paralelo, os megaeventos esportivos, que possuem uma grande influncia na atividade turstica, devero demandar uma nova linha de prioridade de ao para o setor pblico. Estes megaeventos sero responsveis por uma oportunidade sem precedentes em termos de cooperao institucional, tanto entre gestores pblicos quanto na integrao pblico-privada. Para essa dimenso, foram avaliadas as seguintes premissas:

Mobilizao e cooperao entre poder pblico e iniciativa privada, para a realizao da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 e dos XXXI Jogos Olmpicos Rio 2016; Garantia dos investimentos, das trs esferas de governo para viabilizar a infraestrutura necessria Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 e aos XXXI Jogos Olmpicos Rio 2016; Ao interministerial para a realizao de investimentos ligados, direta e indiretamente, ao Turismo para a realizao da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 e dos XXXI Jogos Olmpicos Rio 2016; Manuteno e acelerao dos programas de investimentos em infraestrutura; Estmulo aos processos de participao e descentralizao das polticas pblicas de Turismo e fortalecimento das instncias de governana; Monitoramento e avaliao do Plano Nacional de Turismo; Fortalecimento poltico-institucional da gesto pblica do Turismo em mbito nacional, estadual e municipal; Apoio do Congresso Nacional ao setor de Turismo; Implementao efetiva da Lei Geral do Turismo.

Investimentos Privados
A estabilidade econmica e a manuteno das regras so fatores fundamentais para a ampliao dos investimentos privados no Turismo brasileiro. O setor de Turismo brasileiro. O setor de Turismo tambm possui particularidades quanto ao financiamento e adequao das linhas de financiamento existentes. Para o quadrinio 2011/2014, foram avaliadas as seguintes premissas:

Adequao e ampliao das linhas de financiamento para o Turismo (prazo, taxas e garantias), com vistas realizao da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 e dos XXXI Jogos Olmpicos Rio 2016; Ampliao dos investimentos em hotelaria, realizados por grupos nacionais e internacionais; Ampliao da capacidade de investimento nas empresas areas nacionais, com o aumento da participao do capital estrangeiro; Ampliao dos investimentos privados nos destinos tursticos; Qualificao dos tomadores de crdito.

Acesso e Mobilidade
Uma das principais limitaes para o desenvolvimento do Turismo brasileiro diz respeito s questes de acesso e mobilidade urbana. Desta forma, o desenvolvimento do Turismo no Pas est condicionado a uma mudana na regulamentao e regulao do transporte areo internacional para o Brasil, ao crescimento no nmero de voos internacionais, melhora na regulamentao e regulao do transporte areo domstico e melhor e maior integrao da malha aeroviria e das condies das vias de acesso terrestres e aquavirias. Em relao infraestrutura, diversos investimentos relacionados mobilidade urbana e acessibilidade area, terrestre e aquaviria sero realizados, para permitir a realizao bem-sucedida da Copa em 2014, quando so esperados cerca de 500 mil turistas, apenas no ms de realizao do evento. O pas ter uma substancial melhora em termos de logstica de transporte, o que ser extremamente positivo para o Turismo. Para essa dimenso, foram avaliadas as seguintes premissas:

Execuo do PAC da mobilidade urbana para a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014; Ampliao e melhoria da infraestrutura aeroporturia e da capacidade de atendimento dos principais terminais areos do pas; Ampliao do nmero de voos internacionais para o Brasil; Ampliao da oferta de assentos e destinos pelo transporte areo domstico; Melhoria da integrao da malha aeroviria domstica; Capacidade das empresas areas brasileiras em atender a demanda futura; Fortalecimento da aviao regional; Melhoria das vias de acesso (terrestre e aquaviria) aos destinos tursticos; Melhoria da sinalizao turstica urbana e rodoviria; Gesto estratgica da informao relativa logstica de transportes para o Turismo.

Turismo Internacional
Os principais destinos emissores dentre os pases desenvolvidos ainda sofrero com os impactos da crise econmica, principalmente pela evoluo dos ndices de desemprego e da dificuldade de acesso ao crdito. Isso ter impacto nas viagens de norteamericanos e europeus ao Brasil, um destino de longa distncia e com custo ainda elevado. Os fluxos de Turismo internacional devem se intensificar com origem nos BRICs, principalmente China e ndia, alavancados por mtuos interesses comerciais. Adicionalmente, o Brasil ter um reforo espontneo de exposio na mdia por conta da realizao da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 e dos XXXI Jogos Olmpicos Rio 2016. Estes eventos podero tambm incentivar o aumento das viagens oriundas dos pases vizinhos ao Brasil, reforando o fluxo turstico intrarregional. Outro ponto a ser ressaltado o conjunto das aes do Ministrio do Turismo, que por meio da Embratur, vem realizando um consistente trabalho na promoo do destino Brasil no exterior, iniciando a trajetria necessria para a consolidao do pas como um destino turstico global. Para o quadrinio 2011/2014, foram avaliadas as seguintes premissas:

Visibilidade ampliada do Brasil na mdia internacional, ao sediar os megaeventos Jogos Militares, Rio +20, Copa das Confederaes, Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 e XXXI Jogos Olmpicos Rio 2016; Flexibilizao dos acordos bilaterais com relao entrada dos estrangeiros no pas; Facilitao dos processos de emisso de vistos; Modelo operacional verticalizado para operadoras internacionais na comercializao do destino Brasil, sem integrao com atores locais; Maior participao dos pases em desenvolvimento no mercado global de Turismo; consolidao do Mercosul como principal mercado para o Brasil; Fortalecimento da estratgia de promoo do Brasil no exterior; Consolidao do Brasil como destino para eventos internacionais.

Turismo Domstico
O mercado turstico domstico tem crescido exponencialmente, sustentando a demanda em momentos em que a conjuntura externa apresentou-se desfavorvel. Dessa forma, esse mercado consumidor vem ganhando relevncia, alvo tanto de aes comerciais da iniciativa privada como de polticas pblicas. Para essa dimenso, foram avaliadas as seguintes premissas:

Incluso de novos mercados consumidores para o setor de Turismo; Maior participao do Turismo na cesta de consumo das famlias; Aumento do nmero de viagens domsticas; Melhoria da qualidade dos produtos e destinos tursticos; Consolidao dos produtos tursticos regionais.

Proposies

Proposies Oferta Turstica Todas as Pginas

Pagina 1 de 2

Proposies por Eixos Temticos

Tendo como referncia as consideraes sobre o ambiente econmico nacional e internacional e os resultados do Turismo no Brasil, particularmente as anlises situacionais por eixos temticos, foi elencado um conjunto de propostas para o fortalecimento da atividade ao longo dos prximos quatro anos. A complexidade e interdependncia das propostas demandam, para a sua implantao, uma ao articulada dos diversos atores que interagem na realizao do Turismo no pas (entes governamentais, agentes privados e terceiro setor), cada qual na sua respectiva rea de atuao, de modo a potencializar os resultados. As propostas esto organizadas por eixos temticos, subdivididos em temas, de modo a melhor enquadrar os seus objetivos e a facilitar o processo de acompanhamento e avaliao dos resultados da sua implementao.

Quadro de Classificao das Propostas

Planejamento

Promover a atualizao do Plano Nacional de Turismo de forma democrtica e participativa; Promover aes que fortaleam a relao do Estado com a sociedade, mediante vasta e substantiva participao social na definio das polticas pblicas; Incorporar ao planejamento princpios que promovam qualidade e competitividade aos produtos e prestadores de servios tursticos; Incorporar ao planejamento, de forma transversal, princpios que promovam maior responsabilidade social no setor de Turismo, contribuindo para a valorizao da dignidade humana atravs do enfrentamento explorao sexual de crianas e adolescentes, da reduo da pobreza e da incluso social;

Incorporar ao planejamento princpios que promovam a sustentabilidade ambiental e a reduo dos impactos do Turismo no clima e no meio ambiente; Manter os atuais vetores de desenvolvimento do Turismo: promoo da igualdade de oportunidades, reduo das desigualdades sociais e regionais, gerao e distribuio de renda, gerao de trabalho e ocupao, proteo do patrimnio histrico e cultural, respeito ao meio ambiente e propiciar ao brasileiro conhecer o Brasil; Promover aes que signifiquem aportes do setor de Turismo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio, particularmente em relao erradicao da extrema pobreza e da fome, promoo da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres, sustentabilidade ambiental e ao estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento; Utilizar a metodologia de Avaliao Ambiental Estratgica como subsdio tomada de decises, disponibilizando informaes sobre os impactos ambientais das Polticas de Turismo, bem como das alternativas mitigadoras; Apoiar a elaborao, implementao e o monitoramento e avaliao das Polticas de Turismo nos mbitos estaduais, regionais e municipais.

Implementao

Fortalecer a gesto pblica federal do Turismo, garantindo apoio ao Ministrio do Turismo, assim como oramento e quadro tcnico adequado; Fortalecer a Gesto Descentralizada do Turismo, assim, como o Conselho Nacional de Turismo, o Frum de Secretrios e Dirigentes Estudais de Turismo, os colegiados estaduais e municipais de Turismo, e as instncias de governana macrorregionais e regionais; Fortalecer a integrao interministerial com interface no Turismo, por meio do Comit Interministerial de Facilitao Turstica, institudo pel Lei n 11.771/2008; Dar mais operacionalidade e objetividade s reunies do Conselho Nacional de Turismo, com o fortalecimento das Cmaras Temticas e das Categorias de Atividade; Instituir grupo estratgico para apoiar as articulaes das aes governamentais relacionadas ao Turismo frente s demandas do setor; Condicionar os repasses da verba descentralizada do MTur elaborao de poltica estadual de Turismo, existncia de rgo oficial de Turismo, organizao dos colegiados e destinao de oramento estadual para o setor; Aprimorar o modelo de governana das agncias macrorregionais de Turismo, com o objetivos de melhorar a gesto e obter maiores recursos financeiros pblicos e privados; Criar um modelo pblico-privado de governana das aes propostas para a realizao da Copa do Mundo de Futebol 2014; Estimular o envolvimento e a adeso dos atores da iniciativa privada aos programas e aes desenvolvidas pelo Ministrio do Turismo de fomento atividade.

Monitoramento e Avaliao

Acompanhar os resultados da poltica nacional do turismo nos mbitos nacional, estadual e municipal;

Fortalecer a implementao do Sistema Integrado de Gesto do Turismo como ferramenta de monitoramento e avaliao do Turismo em mbito nacional; Promover o mapeamento georreferenciado das aes do Plano Nacional de Turismo, integrando as realizaes, os investimentos pblicos e privados e os resultados nos estados, municpios e regies tursticas; Estabelecer parcerias para implementar instrumentos de monitoramento e controle dos impactos ambientais, sociais e culturais ocasionados pela atividade turstica.

Legislao

Orientar o turista quanto aos seus direitos nas relaes com os prestadores de servios tursticos; Sistematizar as legislaes correlatas aplicveis aos prestadores de servios tursticos; Regulamentao da Lei do Turismo e dos mecanismos para fiscalizao dos prestadores de servios tursticos; Articular com o congresso Nacional para a adequao e regulamentao da legislao de interesse da atividade turstica; Incentivar o cadastramento dos prestadores de servios tursticos junto ao cadastro oficial do Ministrio do Turismo - Cadastur, conforme legislao vigente; Revisar a legislao atual que limita o transporte interestadual em veculos comerciais de porte mdio; Flexibilizar a legislao para a indicao de empreendimentos tursticos privados na sinalizao rodoviria.

Relaes Institucionais

Promover a articulao entre diferentes setores da sociedade e rgos do governo com vistas ao desenvolvimento do setor, especialmente no que se refere legislao e regulamentao, poltica de iseno de vistos, e capacitao de agentes pblicos para o atendimento aos turistas; Estimular a participao do Ministrio do Turismo nos foros multilaterais, dentre outros aspectos, nas negociaes de liberalizao de servios tursticos em organismos internacionais, tais como a Organizao Mundial do Comrcio e o Mercosul; Facilitar os procedimentos de emisso de vistos de turistas estrangeiros para o Brasil; Simplificar os procedimentos de entrada de equipamentos importados para o setor de Turismo.

Informao
Estatsticas

Atuar em consonncia com os principais rgos oficiais produtores de estatsticas nacionais, visando consolidao da produo de dados sobe o Turismo;

Aprimorar e ampliar o sistema nacional de informaes sobre o Turismo; Consolidar e complementar o banco de dados sobre os indicadores do Turismo no Brasil; Implantar a Conta Satlite de Turismo no Brasil; Informatizar e integrar os instrumentos de coleta de dados entre o setor pblico e privado, como a Ficha Nacional de Registro de Hspedes, o Boletim de Ocupao Hoteleira, e a Ficha de Passageiro do Transporte em nibus Regulares; Realizar o Inventrio da Oferta Turstica no pas, de forma integrada e descentralizada, cadastrando atrativos e equipamentos tursticos.

Estudos e Pesquisas

Levantar e acompanhar a estrutura de consumo dos diversos setores vinculados cadeia produtiva do Turismo; Desenvolver estudos sobre o mercado de trabalho em Turismo; Realizar estudo detalhado dos espaos para convenes e feiras no Pas; Implantar sistema de acompanhamento de resultados da iniciativa privada; Apoiar pesquisas, produo cientfica, publicaes e intercmbios de conhecimento entre a gesto pblica e as instituies de ensino; Investir em inteligncia comercial a fim de tornar possvel transformar as estatsticas, estudos e pesquisas em informaes capazes de orientar estratgias que aumentam a competitividade das empresas e produtos tursticos nos mercados nacional e internacional; Realizar de forma padronizada pesquisas de mensurao de resultados, medindo o fluxo de turistas nos principais destinos, gasto mdio dirio, principais atividades realizadas, preo mdio e canal de compra, companhia de viagem, dentre outras informaes, com o objetivo de conhecer o perfil do turista e o reflexo econmico, ambiental e social da atividade.

Divulgao

Disseminar as informaes sobre Turismo no Brasil e sua importncia socioeconmica; Utilizar as novas mdias para divulgao das informaes sobre o Turismo.

Resultados alcanados no Turismo


O Brasil alcana um novo patamar
Entre 2005 e 2009, o Plano Aquarela - Marketing Turstico Internacional do Brasil permitiu que o Brasil alcanasse um novo patamar no mercado turstico global. Para realizar o balano desse perodo preciso considerar os objetivos pelos quais se faz um plano de marketing: vender mais (medido em nmero de turistas ou receita gerada no pas); melhorar a posio competitiva do pas frente aos concorrentes diretos; melhorar a imagem e o posicionamento, ou imagem comparativa; gerar uma posio que permita superar as crises externas e internas.

O crescimento do turismo

Recorde na entrada de divisas: De 2003 a 2008, a evoluo na entrada de divisas em dlares por meio do gasto de turistas estrangeiros foi de 132% e evidencia o sucesso de buscar turistas que fiquem mais tempo, visitem mais cidades tursticas e gastem mais em sua estada no Brasil.

Gastos de turistas estrangeiros no Brasil (2003 - 2008)

Lugar de destaque na exportao de servios


Em 2008, o turismo figurou entre os principais itens da pauta de exportao do pas, em quinto lugar. Na pauta de servios, foi o lder na gerao de receitas.

Balana de Exportao de Servios

Nmero crescente
A evoluo do nmero de turistas de 2003 a 2008 tambm apresentou crescimento positivo, de 22,2%, e deve sempre ser analisada levando em conta as condies de acessibilidade area, a situao econmica dos mercados e a posio geogrfica do Brasil, de longa distncia dos principais emissores do mundo.

Nmero de turistas estrangeiros no Brasil

A melhoria da posio competitiva do Brasil


Os concorrentes diretos do Brasil definidos inicialmente foram pases da Amrica Latina e Caribe, tendo em vista os resultados dos dados e pesquisas em 2004. No detalhe de cada um dos pases prioritrios do Plano Aquarela, o Brasil , em 2008, o destino lder em 15 pases e o segundo nos 6 restantes.

Nmero de cidades que realizaram eventos internacionais

O impacto econmico gerado para o pas com a realizao desses eventos foi atestado por pesquisa realizada em 2008 e 2009 pela EMBRATUR, por meio da Fundao Getlio Vargas. Em 36 eventos pesquisados, a pesquisa constatou que 285 dlares so o gasto mdio do turista de evento internacional no Brasil. Uma projeo realizada pela Fundao Getlio Vargas para os 254 eventos internacionais realizados no Brasil em 2008 aponta que os gastos diretos dos participantes estrangeiros deixaram no Brasil 122,6 milhes de dlares. Entre as grandes economias de turismo A Conta Satlite do Turismo 2009, estudo do WTTC - World Travel and Tourism Council,coloca o Brasil na 13 posio no ranking da economia do turismo, entre 181 pases pesquisados. O WTTC leva em conta diversos aspectos, desde as receitas e empregos gerados pelo turismo at investimentos pblicos e privados no pas.

Mais competitivo No Relatrio sobre Competitividade em Turismo do Frum Econmico Mundial, divulgado em 2009, o Brasil cresceu quatro posies em relao ao relatrio de 2008 - do 49para o 45 lugar. lder na Amrica do Sul e ocupa a segunda posio na Amrica Latina.

Melhoria da imagem comparativo do Brasil


Identidade reconhecida

posicionamento

Na pesquisa qualitativa realizada pela EMBRATUR com turistas estrangeiros em visita ao Brasil em 2009, a Marca Brasil reconhecida por 22% dos entrevistados, um ndice excepcional, levando em conta o pouco tempo de existncia.

Imagem consolidada
Na pesquisa qualitativa com turistas estrangeiros no Brasil em 2009, a imagem do pas configurada principalmente com os elementos Natureza e povo apontados como o que o Brasil tem de mais positivo. Infraestrutura e servios de qualidade aparecem j com 11% de citaes.

Evoluo positiva da imagem na mdia


O trabalho realizado pelo Programa de Relaes Pblicas da EMBRATUR com a imprensa internacional trouxe avano na qualidade das informaes sobre o Brasil divulgadas na mdia estrangeira, alm de uma grande diversificao de destinos que foram motivo de reportagens realizadas por jornalistas convidados para visitar o Brasil. A anlise realizada pelo Monitor Brasil, ferramenta de monitoramento online da mdia em dez pases, mostra que Economia, Cultura e Turismo so os elementos retratados de forma mais positiva.

Posio diante de crises


O trabalho de planejamento consistente do Ministrio do Turismo nos ltimos anos, com o Plano Nacional de Turismo e o Plano Aquarela, permitiu que o Brasil tenha hoje uma situao que o favoreceu frente recente crise mundial. A melhoria econmica do pas nos ltimos anos gerou um importante aumento do turismo interno. Um segundo elemento a diversificao dos mercados emissores de turismo para o Brasil. A evoluo de 2004 a 2008 mostra a potencializao dos mercados de proximidade da Amrica do Sul, o que os coloca em uma melhor posio frente crise econmica mundial. Comparado com seus competidores diretos, o Brasil tem a maior diversificao de mercados emissores, o que gera menor dependncia no caso de crises especficas nas diferentes regies ou nas crises mundiais. Com esses objetivos alcanados, o Ministrio do Turismo, por meio da EMBRATUR, inicia uma nova etapa de atualizao do Plano Aquarela para o perodo 2010-2020, incorporando a responsabilidade de mostrar o Brasil para o mundo durante a grande oportunidade da Copa do Mundo de Futebol em 2014, os Jogos Olmpicos em 2016, e de potencializar para o turismo os enormes ganhos de imagem nos anos seguintes.

Situao Atual por Eixos Temticos

Situao Atual por Eixos Temticos

Desenvolvimento do Turismo - Fomento Todas as Pginas

Pagina 1 de 2 Considerando o estgio atual do Turismo no Pas, tendo como referncia os resultados apresentados, foram diagnosticados os principais desafios e entraves ao desenvolvimento da atividade para os prximos anos. Estes pontos so descritos a seguir, e devem ser tratados de forma a garantir a continuidade e a melhoria dos avanos conquistados. Os temas referidos esto agrupados por eixos temticos, com o objetivo de facilitar a compreenso, e permitir abordagens especficas e articuladas. importante ressaltar que os eixos esto relacionados entre si e devem ser entendidos de forma abrangente e complementar, para a otimizao dos resultados pretendidos.

Planejamento e Gesto
A proposta de gesto descentralizada e compartilhada vem fomentando a consolidao de uma rede em prol do Turismo em todo o territrio nacional, envolvendo o poder pblico nas trs esferas do governo, a iniciativa privada e o terceiro setor. Esse modelo, iniciado em 2003, foi regulamentado com a aprovao da Lei do Turismo (Lei n 11.771 / 2008) que instituiu o Sistema Nacional de Turismo. Este sistema formado por um ncleo estratgico de mbito nacional composto pelo Ministrio do Turismo, pelo Conselho Nacional de Turismo - CNT e pelo Frum Nacional de Secretrios e Dirigentes Estaduais de Turismo - Fornatur, e por uma rede de gesto descentralizada composta pelas Instncias de Governana Macrorregionais, os rgos Estaduais de Turismo, os Fruns e Conselhos Estaduais de Turismo, as Instncias de Governana Regionais, os rgos Municipais de Turismo e os Colegiados Municipais de Turismo.

Entendida como uma estratgia necessria para implementar a Poltica e o Plano Nacional de Turismo, a gesto descentralizada tem permitido somar esforos, recursos e reunir talentos em favor da atividade turstica, envolvendo, direta e indiretamente, instituies pblicas e privadas, vinculadas ao setor em todo o Pas. No obstante os resultados e avanos decorrentes da descentralizao e da participao propostas, ainda so necessrios esforos para promover a integrao ente as diferentes esferas de governo e entre os setores pblico e privado. Do ponto de vista dos processos de gesto, compartilhar e alinhar aes repercutem positivamente no planejamento, na articulao e na avaliao dos resultados almejados. Ainda que se tenha institucionalizado uma rede de cooperao por meio de colegiados organizados, envolvendo representaes governamentais e da sociedade civil, nos mbitos federal, estadual, municipal, regional e macrorregional, a participao destas instncias no processo de gesto ainda requer ajustes, em funo dos diferentes nveis de articulao e organizao local, tanto do poder pblico quanto dos diferentes segmentos da iniciativa privada e das organizaes sociais.

O processo de descentralizao um processo de transferncias sucessivas, pelo qual a capacidade de deciso e de recursos perpassa gradativamente os escales governamentais e chega at a base, podendo ocorrer de maneiras diferentes, e isso depende do grau de articulao e maturidade dos atores sociais. uma tarefa complexa da construo da democracia e requer mudanas de concepes de gesto no s dos agentes pblicos, mas do prprio cidado, rompendo uma tradio de imposio das aes do estado e do no reconhecimento como agente atuante na poltica. Para a consolidao do Sistema Nacional do Turismo, ser necessrio aperfeioar a interlocuo e a qualificao dessa rede, a partir de um processo coordenado pelo Ncleo Estratgico Nacional, com desdobramentos para as regies, estados e municpios. Este processo deve estabelecer as conexes, rotinas e critrios para a evoluo dessas prticas, considerando as especificidades de cada grupo social e gerando intervenes adequadas a cada situao. Registra-se tambm a carncia de referenciais de planejamento e gesto para o Turismo nestas diversas escalas. Poucos Estados e Municpios possuem polticas ou planos setoriais de turismo, e mesmo os oramentos, quando existem, so pouco expressivos para fazer frente s demandas. O setor apresenta tambm carncias no que se refere profissionalizao para a gesto, particularmente no nvel gerencial, tanto no mbito governamental quanto no setor privado. Em mbito nacional, o Conselho Nacional de Turismo vem consolidando seu papel como colegiado representativo, buscando ampliar sua autonomia e proatividade nas pautas do Turismo nacional. No entanto, as entidades que compem o Conselho ainda carecem de uma maior articulao por afinidades e de organizao por categorias de atividades, de modo a tratar de forma integrada as questes relativas aos diversos segmentos do Turismo. O fortalecimento e a qualificao dos colegiados tem se configurado como atividade sistemtica do Ministrio do Turismo, no sentido de avanar com novas propostas na formatao institucional, em que o conhecimento assume um papel preponderante. Nos ltimos anos, tem sido contnuo o apoio aos fruns e conselhos estaduais de turismo, para que se fortaleam e constituam legados de gesto independentes, com capacidade de superar os perodos de alternncias e descontinuidades de governo. No nvel macrorregional, vm sendo organizadas agncias de desenvolvimento para uma ao focada na estruturao e promoo dos produtos tursticos, particularmente queles cujas reas de abrangncia extrapolam os territrios estaduais. Alm de limitaes operacionais em algumas agncias e de indefinies quanto a sua autonomia e manuteno, se recente tambm de uma articulao mais estreita e permanente com os respectivos rgos Estaduais de Turismo e com o Fornatur. As instncias de governana regional, apesar de uma significativa evoluo nos ltimos anos, ainda no esto organizadas em sua totalidade, de modo a constiturem uma interlocuo eficiente nas regies tursticas, o que dificulta a estruturao da oferta turstica. J os colegiados municipais tm apresentado uma organizao insipiente e uma participao limitada, deixando uma lacuna que coloca em risco a abrangncia da rede e a perenidade no processo de gesto local do Turismo.

A expectativa que a proposta de gesto descentralizada funcione como uma rede nacional, em que fique clara a participao e a responsabilidade de cada nvel, com as suas respectivas parcerias. Trata-se de um grande desafio que impe uma permanente atuao para o fortalecimento e a integrao entre todos os atores que formam esta rede de gesto do Turismo. No mbito das relaes institucionais internacionais, destacam-se os entraves ao desenvolvimento da atividade turstica entre pases vizinhos, e os controles e imposies burocrticas, tais como a obteno de vistos e a imposio de taxas. Para fazer frente a tais desafios, o Ministrio do Turismo vem aprimorando sua atuao em fruns organismos internacionais, em negociaes de acordos de cooperao internacional e na realizao de estudos de prospeco e difuso de melhores prticas internacionais, para subsidiar a elaborao de polticas nacionais. No que se refere regulamentao, o carter multifacetado do Turismo um fator de dificuldade. Em sua evoluo, a atividade foi regulamentada por um complexo conjunto de normas que dispe sobre seu funcionamento e operao. Contudo, sem uma sistemtica que integre ou articule essas normas, a regulamentao passa a ser um arcabouo de difcil entendimento e aplicao. A aprovao da Lei do Turismo constitui um marco importante, ao propiciar Poltica Nacional de Turismo a institucionalidade desejada, assim como ao Sistema Nacional de Turismo. Falta ainda avanar em seus decretos regulamentadores, viabilizando a totalidade de sua operacionalizao, em como seus desdobramentos para as Unidades da Federao e Municpios. Diversos aspectos peculiares ao funcionamento do Turismo ainda devem ser considerados no mbito da regulamentao da atividade, tais como aqueles relativos ao trabalho temporrio, controle de qualidade dos servios prestados, defesa dos interesses do consumidor, a intermediao na prestao dos servios pelos agentes de viagens etc. Por fim, o maior desafio para os prximos anos a preparao do Pas para sediar a Copa do Mundo de Futebol FIFA, em 2014, e os Jogos Olmpicos, no rio de Janeiro, em 2016, eventos que exigem um planejamento estruturado de aes, que tem sido articulado pelo governo federal, envolvendo diversos setores governamentais. Os trabalhos so liderados pelo Grupo Executivo da Copa, composto por cinco ministrio, ente os quais o Ministrio do Turismo. Neste contexto, o Ministrio do Turismo vem planejando investimentos e aes, primeiramente por meio do levantamento das principais demandas, de forma particularizada para cada uma das cidades-sede. Em complemento a este trabalho, o MTur articula-se com outros pases buscando a troca de experincias sobre a organizao de megaeventos esportivos. Para o sucesso destas iniciativas, fundamental a articulao, de forma institucionalizada, dos rgos governamentais e das representaes da sociedade civil, no planejamento, coordenao e acompanhamento das aes a serem empreendidas, buscando potencializar os recursos demandados para os dois eventos. Para tanto, considera-se que colegiados fortalecidos, onde interagem estes diversos atores, constituem os ambientes propcios que devem permitir uma maior visibilidade, transparncia e participao no planejamento das aes.

Informao
A dificuldade de obteno de dados produzidos e organizados de forma sistemtica e contnua no um problema exclusivo do setor turstico, mas, especificamente, para esta atividade, so imprescindveis informaes que subsidiem as decises. Por se tratar de uma atividade relativamente recente, este fato agravado pela falta de referncia conceitual. Alm disso, trata-se de uma atividade econmica que no se define pela produo, mas pelo consumo, o que impe grandes limitaes na obteno de dados pelos mtodos estatsticos tradicionais. Grandes avanos vm sendo obtidos com relao produo de estudos e pesquisas sobre o setor, o que tem propiciado maior efetividade nos processos de gesto. Mas ainda existem lacunas para um conhecimento mais aprofundado da atividade e seus impactos. A continuidade dos esforos para a produo de informaes sobre a oferta e demanda turstica, que possibilite apurar a dimenso da atividade, bem como mensurar seus impactos econmicos e sociais, essencial para a estruturao e implementao de um sistema nacional de estatsticas de Turismo, ferramenta estratgica para orientar a tomada de decises do setor pblico e da iniciativa privada. A produo e a disseminao de informaes baseadas em pesquisas contnuas e confiveis proporcionam o surgimento de uma nova cultura, facilitando a profissionalizao e otimizando a aplicao dos recursos pblicos e privados. Para tanto, os estudos e pesquisas, que vm sendo permanentemente elaborados, configuram importante avano

para a consolidao deste sistema. O processo de gerao, sistematizao e disseminao destas informaes demanda constante aprimoramento e, portanto, este tema deve ser sempre priorizado. A existncia de um sistema que defina as bases para a coleta, sistematizao, tratamento e disseminao dos dados indispensvel para a garantia da validade e comparabilidade dos dados nas instncias administrativas internacional, nacional, estadual, regional e municipal. Os dados e informaes provenientes deste sistema so elementos fundamentais ao acompanhamento das metas do Plano Nacional de Turismo e para o atendimento s disposies da Lei Geral do Turismo. Especificamente em relao sistematizao de informaes sobre a oferta turstica, fundamental progredir na implementao do inventrio. Alm disso, necessrio investir na padronizao dos dados de demanda e fluxos tursticos domsticos, de forma que se possa avanar, efetivamente, no aprimoramento do sistema nacional de informaes sobre e para o Turismo. O Cadastro de Prestadores de Servios Tursticos Cadastur do Ministrio do Turismo tambm se insere no mbito das iniciativas que visam prover o mercado e o governo de informaes confiveis. Apesar dos grandes avanos obtidos, o aprimoramento das metodologias de aferio ainda significa um desafio. A exemplo do que acontece em outros pases, que tm polticas de fronteira semelhantes, deve-se evoluir na uniformizao das informaes e nos mtodos de coleta, de modo que os servios de imigrao possam ser utilizados tambm como fontes preciosas de informaes, contribuindo com dados sobre o mercado em geral e com pesquisas sobre emissivo e receptivo, consolidadas e reconhecidas internacionalmente. Tambm as limitaes relativas comunicao e disseminao das informaes constituem um gargalo para o desenvolvimento das aes, tanto dos setores governamentais quanto dos agentes privados. No que tange disseminao dos dados, pode-se destacar o portal do Ministrio do Turismo na internet, que desde seu desenvolvimento, passou por diversos aprimoramentos que possibilitaram uma busca mais rpida e objetiva das informaes disponveis. No entanto, no existe ainda uma ferramenta que possibilite o envio automtico de informaes a usurios cadastrados, o que limita seus alcance e sua eficcia como ferramenta de apoio tomada de deciso para os gestores pblicos e privados. Como se trata de uma atividade multifacetada, a produo e disseminao de informaes e dados sobre o Turismo sugere uma interao com instituies acadmicas, de pesquisa e de produo de dados e registros estatsticos das mais diversas reas do conhecimento. Isto impe uma articulao complexa que ainda no tem sido fomentada em toda a amplitude demandada, de modo a consolidar uma verdadeira plataforma interinstitucional. A perspectiva de implementao efetiva da metodologia das Contas Satlites do Turismo no Brasil, de acordo com a recomendao da OMT, impe a consolidao desta plataforma interinstitucional como condio essencial para que o Pas possa produzir indicadores de resultados e impactos da atividade, de forma a integrar-se a um sistema que propicie a comparabilidade no mercado internacional.

Estruturao da Oferta Turstica


A dimenso e diversidade do territrio brasileiro so de tal ordem que a estruturao e organizao da oferta turstica do pas constituem um dos maiores desafios para a gesto e o desenvolvimento sustentvel da atividade. A estruturao da oferta turstica pode ser potencializada se considerada em sua dimenso regional, onde diversos municpios se integram e se complementam na prestao de servios aos turistas, agregando valor aos territrios. Tendo este princpio como referncia, o Ministrio do Turismo criou e vem implementando o Programa de Regionalizao do Turismo, pelo qual os municpios so incentivados a um trabalho conjunto de estruturao e promoo, no qual cada peculiaridade local pode ser contemplada, valorizada e integrada num mercado mais abrangente. No mbito deste Programa, o MTur vem realizando em conjunto com Estados e Municpios, o mapeamento turstico do Pas, para identificar as regies e roteiros que devem ser objeto do ordenamento, estruturao, gesto, qualificao e promoo, com viso de curto, mdio e longo prazos. Em 2006, foram identificadas 200 regies tursticas, envolvendo 3.819 municpios. Em funo de adequaes e reordenamento, processo habitual que reflete a prpria dinmica da atividade, o mapa atual apresenta 276 regies tursticas, envolvendo 3.635 municpios/distritos. Em funo da diversidade de destinos tursticos do Pas, o Ministrio optou por uma estratgia de priorizao, que permitisse foco e potencializao dos recursos disponveis. Para isso, foi definido o conceito de destino indutor, que aquele capaz de induzir o desenvolvimento regional. A seleo dos destinos indutores considerou os 87 roteiros apresentados no 2 Salo do Turismo em 2006, as avaliaes e valoraes do

Plano de Marketing Turstico Internacional - Plano Aquarela e do Plano de Marketing Turstico Nacional - Plano Cores do Brasil, alm de outros estudos e investigaes sobre investimentos do governo federal e sobre as potencialidades desses destinos. Como resultado foram selecionados 65 destinos considerados indutores. Esses destinos, presentes em todas as Unidades Federadas, vm recebendo investimentos tcnicos e financeiros do MTur com o objetivo de aprimor-los, e suas experincias e prticas exitosas devem ser multiplicadas. A ao ministerial junto aos 65 destinos indutores se d em trs frentes: diagnstico, fortalecimento da governana e aprimoramento da gesto local. O diagnstico compreende o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turstico Regional, que tem por objetivo monitorar anualmente a evoluo do grau de competitividade dos destinos. O diagnstico considera em 13 dimenses todos os aspectos relevantes para a estruturao adequada de um destino turstico. No fortalecimento da governana, so realizadas aes de capacitao e fortalecimento das lideranas locais, fomentando a interrelao com as respectivas Regies Tursticas. Estas vertentes se complementam oferecendo os subsdios bsicos para a gesto local dos destinos indutores. O foco nos 65 destinos indutores no significa, no entanto, que os demais destinos tursticos brasileiros no devam ser apoiados na sua estruturao, qualificao e apoio comercializao. Estados, Municpios, e o prprio Ministrio do Turismo, tambm atuam no apoio consolidao dos demais destinos. O foco nos destinos indutores busca acelerar o processo de qualificao, de modo a promover um efeito indutor regional, buscando potencializar a permanente qualificao dos destinos tursticos brasileiros.

Os resultados alcanados pelo Programa de Regionalizao do Turismo so apresentados anualmente no Salo do Turismo, uma das estratgias de mobilizao, promoo e comercializao dos roteiros tursticos. O evento resulta de um esforo conjunto do poder pblico e da iniciativa privada, e constitui um marco no desenvolvimento da atividade turstica no pas, gerando resultados e abrindo perspectivas de desenvolvimento socioeconmico para as regies tursticas.No 4 Salo do Turismo, realizado em 2009 no Anhembi, em So Paulo, foram apresentados 337 roteiros, com nfase em 87 que agrupam 359 municpios de 116 regies tursticas. Ainda no que diz respeito estruturao da oferta, a segmentao turstica precisa ser desenvolvida de forma a aproximar a oferta da demanda e dos novos nichos de mercado. A identificao e conceituao dos segmentos mais expressivos da oferta turstica nacional so referncias para o planejamento e para a promoo nos mercados nacional e internacional. A ao ministerial avanou na articulao estratgica, junto ao mercado e ao poder pblico com atuao em assuntos que afetam segmentos especficos em todo o territrio nacional, como o caso da cabotagem para o turismo nutico e da formalizao de servios temporrios para o turismo de eventos. Estes esforos so importantes, tanto para a consolidao dos produtos existentes, quanto para a criao de novos produtos que possam ampliar e diversificar a oferta turstica brasileira. No obstante todas as limitaes, o Brasil possui hoje um conjunto de produtos e segmentos diversificado, possibilitando expandir a oferta e sua comercializao para um mercado de consumo ampliado e diverso. Mas ainda h muito a avanar neste processo de segmentao, particularmente no que se refere aos segmentos de estruturao mais recente e que tem um grande potencial de crescimento, devido no s as caractersticas e peculiaridades da oferta de novos produtos no Brasil, como ao surgimento de importantes nichos de consumo, tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional. H que se considerar tambm a acessibilidade para pessoas com deficincia, no s porque constituem um mercado em expanso, mas tambm pela dimenso da incluso e do respeito s diferenas, que pode ser potencializada e deve ser valorizada por um modelo de desenvolvimento do Turismo que se prope includente. Ainda no mbito da estruturao dos produtos tursticos, deve haver uma ateno especial com a perspectiva da incluso da produo local como fator de sustentabilidade, particularmente em territrios fragilizados economicamente. No considerar a produo local no desenvolvimento do Turismo pode consolidar casos graves de excluso social que devem ser evitados. Em termos de produo associada ao Turismo, o Ministrio do Turismo iniciou um processo de mudana na abordagem desta produo em relao ao turismo. Inicialmente, trabalhou-se junto produo propriamente dita, na sua estruturao, buscando o aperfeioamento e estimulando a sua qualidade, o que acabava por fugir ao escopo da ao do MTur. Atualmente, o enfoque recai na comercializao, visando formas de inserir a produo associada e o Turismo de base comunitria devem ser compreendidos como uma alternativa estratgica de valorizao e qualificao dos destinos, com grande impacto para o desenvolvimento local e que contribuem para a promoo da diversificao da oferta turstica.

Turismo no Brasil

Turismo no Brasil Prestao de Servios Tursticos Todas as Pginas

Pagina 1 de 2 A partir do esforo empreendido pelo governo federal em parceria com a iniciativa privada, da prioridade dada ao setor e da implementao da Poltica Nacional de Turismo, a atividade vem alcanando nmeros crescentes nos ltimos anos. A execuo dos programas e aes, aliada eficiente execuo oramentria, fizeram frente a conjunturas desfavorveis, a exemplo da falncia da empresa area Varig ou dos momentos mais graves da crise financeira internacional, propiciando condies favorveis de crescimento da atividade. Os resultados, medidos por meio de indicadores diretos e indiretos relacionados gerao de empregos, fluxos tursticos domsticos e entrada de divisas estrangeiras, registram os avanos do setor. Para tal, contribuiu a implementao do modelo de Gesto Descentralizada e Compartilhada, a estruturao da oferta turstica a partir do modelo proposto pelo Programa de Regionalizao, a realizao de cinco edies do Salo do Turismo, a reviso da legislao turstica com a promulgao da Lei do Turismo, a qualificao profissional e o desenvolvimento do novo sistema de cadastramento de prestadores de servios tursticos. Alm disso, o aumento do crdito para o setor, a ampliao das campanhas de incentivo s viagens domsticas, o redirecionamento das estratgias de promoo internacional com destaque para a diversidade natural e cultural do Pas e, mais recentemente, a captao dos dois principais megaeventos esportivos

internacionais, a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olmpicos de 2016, representam conquistas significativas. A seguir, so apresentados os principais resultados do Turismo no Brasil nos ltimos anos, com vistas a constituir um painel de referncias para as projees de comportamento da atividade no futuro e para as anlises dos diversos aspectos que demandam encaminhamentos e intervenes que propiciaro o alcance dos objetivos estabelecidos.

Mercado de Trabalho - Gerao de Emprego e Renda


Segundo a OMT, o Turismo responsvel pela gerao de 6% a 8% do total de empregos no mundo. Alm disto, uma das atividades econmicas que demanda o menor investimento para a gerao de trabalho. Segundo pesquisa da Fundao Instituto de Pesquisa Econmica - FIPE, a hotelaria, um segmento intensivo em mo de obra e com grande participao na atividade turstica, demanda cerca de R$ 16.198,60 do valor de produo da atividade para a gerao de uma unidade de emprego. Valor este bem menor do que o demandado por outros setores econmicos, tais como indstria txtil (R$ 27.435,20), construo civil (R$ 28.033,00) e siderurgia (R$ 68.205,90). A dimenso econmica do Turismo pode ser avaliada por meio da metodologia de Contas Satlites do Turismo, conforme recomendao da OMT, que delimita os setores da economia relacionados ao setor. Estes setores, denominados Atividades Caractersticas do Turismo (ACTs), constituem a base para a avaliao do mercado de trabalho do Turismo, a partir dos dados da Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS), do Ministrio do Trabalho e Emprego, que registram as ocupaes formais no Pas. De acordo com metodologia da OMT e os dados da RAIS, o mercado formal de trabalho nas Atividades Caractersticas do Turismo (ACTs), no Brasil, passou de 1,71 milhes de pessoas empregadas, em 2002, para 2,27 milhes de pessoas empregadas em 2008, o que representa um crescimento da ordem de 32,70% em seis anos. No ano de 2008, este nmero correspondeu a 5,76% do total de empregos formais acumulados no Pas.

Tomando como referncia o nmero de empregos gerados no mercado formal, pode-se chegar a uma aproximao para o nmero total de ocupaes formais e informais, considerando estudos que indicam uma relao de dois empregos informais para cada emprego formal. O nmero de ocupaes formais e informais nas ACTs refere-se meta dos Planos Nacionais de Turismo 2003/2007 e 2007/2010, relativa gerao de empregos e ocupaes no Turismo. Os nmeros do estoque das ocupaes formais e informais do Turismo esto apresentados no grfico a seguir:

A meta do Plano Nacional de Turismo refere-se ao nmero de ocupaes formais e informais geradas em cada ano, conforme os dados apresentados no grfico a seguir. Observa-se que no ano de 2008 forma geradas 457,41 mil ocupaes, formais e informais, nas Atividades Caractersticas do Turismo em todo o Brasil.

A dimenso do mercado de trabalho do Turismo pode ser aferida, com maior preciso, por meio de estudos que vm sendo realizados pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada - IPEA, em parceria com o MTur. Com esses estudos, o Brasil tem se destacado nas discusses internacionais sobre a metodologia das contas satlites. No entanto, sua utilizao ainda limitada, em razo da falta de correspondncia com o

clculo empregado em outros pases. Por este motivo, o conceito no adotado para a meta do PNT relativa gerao de ocupao no Turismo. A metodologia internacionalmente adotada, que corresponde aos indicadores apresentados nos Grficos acima, identifica o total de pessoas ocupadas nas ACTs, sem levar em considerao o percentual desses trabalhadores que prestam servios somente a residentes e no a turistas. Por meio do referido estudo, a metodologia do IPEA adota o percentual de trabalhadores que atendem exclusivamente a turistas. Por sua especificidade, a metodologia acaba sendo mais precisa para dimensionar a real evoluo do setor e a importncia socieconmica da atividade. As ACTs consideradas so Alojamento, Transportes, Alimentao, Agncia de Viagem, Aluguel de Transportes, Auxiliar de Transportes, Cultura e Lazer. A distoro mais evidente nas atividades Alimentao e Cultura e Lazer, nas quais apenas uma pequena parcela do total de ocupados est associada demanda de turistas. Os estudos elaborados pelo IPEA, com o apoio do MTur, indicam, tambm, que a proporo da ocupao formal e informal varia sensivelmente nas ACTs e que quando consideradas em seu conjunto, cada emprego formal corresponde a 1,3 ocupaes informais. Essa relao foi obtida com base nos dados da PNAD de 2008. Em decorrncia desta atualizao, e maior preciso da relao entre as ocupaes formais e informais do Turismo, prope-se, a partir do ano 2010, um ajuste no conceito deste indicador utilizado como meta do PNT 2007/2010 e tambm para as projees respectivas dos cenrios neste trabalho. Assim, a partir deste ano, a relao entre empregos formais e empregos informais passa a ser de 1 para 1,3. Espera-se que esta relao possa ser reduzida nos prximos anos, mas optou-se por mant-la neste patamar, considerando tambm que o aumento total de ocupaes ser equivalente, transferindo empregos informais para formais no decorrer do perodo.

Uma das carncias relacionadas ao mercado de trabalho em Turismo est vinculada eficincia e efetividade da qualificao profissional, que tem grande impacto na qualidade dos servios prestados e na ampliao e valorizao das ocupaes em

Turismo. Essa carncia est relacionada limitao de informaes sobre a mo de obra de Turismo no Brasil, tanto no que se refere limitao de informaes sobre a mo de obra de Turismo no Brasil, tanto no que se refere demanda, quanto oferta de qualificao. Neste sentido, o Ministrio do Turismo tem como desafio o mapeamento permanente destas informaes, de modo a atuar de forma integrada com as instituies que atuam no setor, com foco nas demandas do mercado. Os poucos dados disponveis sobre a qualificao profissional em Turismo no Brasil resultam dos registros das aes empreendidas pelo Ministrio do Turismo, por meio de parcerias com instituies especializadas e dos cursos oferecidos pelo Servio Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, apresentados nos quadros a seguir. importante considerar que este nmero no retrata a totalidade de qualificaes realizadas para o Turismo no Pas, considerando a existncia de outras instituies que atuam nesta rea, inclusive cursos superiores. Tambm no esto contabilizados os resultados do Programa Prximo Passo - Plano Setorial de Qualificao - PLANSEQ, realizado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego com o apoio do MTur, que inclui o setor para a qualificao e preparao para insero no mercado de trabalho dos beneficirios do Programa Bolsa-Famlia.

Somados os nmeros dos quadros acima, foram qualificadas pelas duas instituies, ao longo de sete anos, 1.307,805 pessoas, o que corresponde a expressivos 57,61% do total de empregados formais nas Atividades Caractersticas do Turismo no Pas, em 2008. No obstante o montante e o crescimento do nmero de profissionais qualificados pelos programas referidos, ainda h muito a avanar frente carncia do setor, em termos da oferta de qualificao objetivamente demandada pelo mercado e adequada s suas condies. As instituies que atuam na qualificao para o Turismo carecem de um trabalho mais integrado, de modo a potencializar os resultados das suas aes. Os agentes privados tambm tm uma importncia estratgica na efetividade desses resultados, no que se refere valorizao do profissional qualificado e no reconhecimento dessa qualificao como fator de competitividade. importante destacar ainda que aes implementadas para atenuar a sazonalidade dos fluxos tursticos, como investimentos em centros de convenes, programas promocionais para perodos de baixa ocupao, etc., exercem, indiretamente, impacto positivo na efetividade da qualificao profissional, por permitirem maior fixao da mo de obra.

Mercado Interno - Fluxos Tursticos Domsticos


O aumento da renda mdia e do consumo das famlias e a emergncia de uma nova classe mdia no Brasil constituem uma oportunidade mpar de fortalecimento deste mercado e de reconhecimento do Turismo como importante fator de desenvolvimento

econmico e social. No momento em que novos produtos entram, a cada dia, na pauta de consumo dos brasileiros, as viagens podem e devem ser includas neste rol, potencializando o consumo domstico e aquecendo a economia. As informaes relativas s viagens domsticas so aferidas por meio de pesquisa amostral domiciliar realizada sob encomenda do Ministrio do Turismo. As viagens domsticas referem-se s viagens realizadas pelos brasileiros no Pas, individualmente ou em grupo, com pelo menos um pernoite no destino, excluindo deste nmero as viagens rotineiras, assim denominadas aqueles deslocamentos realizados mais de dez vezes ao ano para um mesmo destino. Nas viagens domsticas so utilizados diferentes tipos de meios de hospedagem (hotis, pousadas, resorts, campings, casas de parentes e amigos, etc.), de meios de transporte (avio, automvel, nibus, etc.) e por diferentes motivaes (lazer, negcios, visita a parentes, etc.). As viagens domsticas no Brasil vm crescendo nos ltimos anos. Os nmeros apresentam uma expanso de 12,5% de 2005 a 2007, quando foram realizadas em torno de 156 milhes de viagens domsticas. Considerando a taxa de permanncia mdia de 8,5 dias, conforme aferida pela pesquisa amostral domiciliar, foram gerados 1,33 bilhes de pernoites no ano de 2007, em todo o pas. Ainda de acordo com a referida pesquisa, o gasto mdio por dia realizado pelos turistas foi de R$ 58,60 em 2007, o que permite estimar um montante de R$ 9,14 bilhes mobilizados pelo mercado de Turismo domstico no Brasil naquele ano.

A grande maioria dos turistas se utiliza de casas de parentes e amigos nos locais visitados (56,3%). No que se refere aos meios de hospedagem, a utilizao de servios tursticos (hotis, pousadas, campings e resorts) correspondem a 30,8% do total de viagens realizadas. Quanto aos meios de transportes utilizados, do total de viagens domsticas realizadas, 45,1% foram feitas em veculos particulares, 11,3% em avio, e 30,4% em nibus.

Uma importante informao sobre o mercado interno refere-se predominncia dos deslocamentos realizados no interior dos prprios Estados em quase todas as Unidades da Federao, exceo do Distrito Federal, Esprito Santo, Gois e Mato Grosso do Sul. Este percentual de fluxos intraestaduais varia de 29,8%, em Tocantins, a 87,4% no Rio Grande do Sul. No que se refere aos fluxos interestaduais, So Paulo o estado que mais recebe turistas (27,2% do total de todo o Pas), tambm o maior emissor de turistas domsticos para outros estados (30,4% do total de todo o Pas). Alm das viagens domsticas, realizado no Brasil um grande nmero de viagens rotineiras, assim definidas aquelas com uma frequncia superior a 10 viagens por ano para um mesmo destino. Em 2007, foram realizadas 146,2 milhes de viagens rotineiras em todo o Pas. Somadas s viagens domsticas, este nmero chega a um total de 302,2 milhes de viagens realizadas por brasileiros pelo Pas, em 2007. Um indicador importante sobre os fluxos no mercado interno do Turismo refere-se aos desembarques em voos nacionais, dado aferido de acordo com os registros regulares da Infraero. Em 2009, o desembarque de passageiros de voos nacionais foi de 55,85 milhes, 14,68% acima do verificado no ano anterior, quando o nmero de passageiros desembarcados foi de 48,7 milhes. O crescimento dos desembarques domsticos entre 2002 e 2009 foi da ordem de 70%, traduzindo o excelente desempenho do setor da aviao civil no mercado interno.

O desempenho do setor areo no mercado domstico foi influenciado pela queda no preo dos bilhetes areos, o que propiciou a popularizao deste meio de transporte nos ltimos anos no Brasil. Pelo Yield Tarifa, que corresponde ao valor mdio que cada passageiro paga por quilmetro voado nas companhias areas nacionais, em valores atualizados pelo IPCA, observa-se uma significativa reduo, ainda que se considere que esta tambm poderia ser resultado de uma maior quilometragem voada. Quando considerado o preo mdio do bilhete areo, observa-se uma reduo, entre os anos de 2002 a 2009, da ordem de 25,55%, conforme mostra o quadro a seguir:

Outro indicador relativo ao mercado domstico de viagens refere-se ao nmero de assentos-quilmetros oferecidos e assentos-quilmetros pagos, de acordo com os dados que so disponibilizados nos Anurios Estatsticos da Agncia Nacional da Aviao Civil - Anac. Essas variveis representam, em linhas gerais, a oferta e a demanda por transporte areo de passageiros no pas. Comparando a 2008, em 2009 houve um crescimento de 15,9% no nmero de assentos oferecidos por quilmetro e de 17,39% no nmero de assentos pagos. Entre 2003 e 2009, houve um crescimento superior a 100% nos assentos-quilmetros pagos no trfego, o que reflete o bom desempenho do setor no perodo. Ainda de acordo com os nmeros apresentados, no houve reduo significativa na oferta de assentos ente 2005 e 2006, o que revela que a sada da Varig em 2005 pouco impactou o mercado domstico, sendo a oferta substituda pelas demais empresas areas brasileiras.

A relao entre os assentos-quilmetros ofertados e os assentos-quilmetros pagos traduz uma ocupao mdia das aeronaves. No trfego domstico, o aproveitamento

teve um aumento de 2002 at 2006, passando de 56,80% para 71,1%, porm, diminuiu a partir de 2007 para 68,0%. Em 2008, reduziu para 65,9%, esboando leve recuperao em 2009, com 66,75%. Esta taxa mdia de ocupao indica um mercado interno aquecido para o transporte areo no Pas.

Outro indicador importante relativo aos fluxos de turistas domsticos refere-se aos transportes rodovirios coletivos regulares. O transporte rodovirio coletivos regulares. O transporte rodovirio de passageiros, no Brasil responsvel por uma movimentao superior a 140 milhes de usurios/ano, segundo a Agncia Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. O grau de importncia desse servio pode ser medido quando se observa que o transporte rodovirio por nibus a principal modalidade na movimentao coletiva de usurios nas viagens de mbito interestadual. Sua participao na economia brasileira expressiva, com um faturamento anual superior a R$ 2,5 bilhes, e utiliza 13.400 nibus, conforme informado no Anurio Estatstico da ANTT. No entanto, o transporte rodovirio vem perdendo mercado. O Plano Nacional de Turismo 2007-2010 adota como indicador, relacionado meta de viagens domsticas, os desembarques de passageiros para percursos acima de 75 km, considerada uma distncia que, em mdia, implica em pernoite no local visitado, enquadrando deste modo o passageiro como turista. Em 2007, ltimo ano com informao disponibilizada pelo Anurio da ANTT, o nmero total de desembarques na categoria analisada foi de 61,57 milhes de passageiros, dando continuidade a uma queda que acumula uma perda de 13% desde 2002. O grfico a seguir apresenta os nmeros de desembarques de passageiros em transportes rodovirios desta categoria.

Em relao ao transporte turstico, o setor opera hoje com uma demanda que corresponde a 20% da demanda registrada em 1985, de acordo com estudo realizado pela Cmara Brasileira de Turismo da Confederao Nacional de Comrcio. Estes dados sinalizam para a necessidade de especial ateno a este segmento dos transportes, que representam uma importante alternativa para as viagens domsticas, particularmente para as curtas distncias e as viagens de mais baixo custo que, alm de constiturem uma parcela importante do mercado de consumo, apresentam um grande potencial de crescimento com a entrada de novos grupos de consumidores no Turismo. No que se refere ao uso do transporte individual, de acordo com os dados da Associao Nacional de Fabricantes de Veculos Automotores - Anfavea, apresentados no grfico abaixo, o licenciamento de veculos individuais cresceu 80% entre os anos de 2002 e 2008. O aumento da frota de veculos individuais contribui para o crescimento dos fluxos tursticos no mercado interno, particularmente para os deslocamentos curtos e as viagens rotineiras. Este dado revela um potencial de expanso das viagens domsticas por duas vias: pela maior mobilidade dos brasileiros, particularmente no que se refere s viagens de curta distncia, e pelo aumento de consumo da populao, que abre novos nichos de mercado para o Turismo interno.

Os dados relativos ao crescimento dos desembarques domsticos j apresentados e os dados do grfico acima, relativos aos licenciamentos de veculos particulares (automveis), explicam, em parte, a perda de posio dos transportes coletivos rodovirios de passageiros, um comportamento divergente ao crescimento do Turismo no Pas nos ltimos anos. Outro indicador relacionado aos fluxos tursticos domsticos refere-se ao nmero de veculos alugados por turistas no pas. Este nmero aferido com base nos registros da Abla - Associao Brasileira de Locadoras de Automveis, que apura a parcela do perfil do mercado de Turismo na frota do setor de locao de automveis (n total da frota x(% turismo de lazer + % turismo de negcios). Desde o ano de 2002 at 2008, observase o crescimento desse indicador em torno de 96,61%. Em 2008, houve um aumento de 12,44% no nmero de veculos alugados para turistas, quando comparado ao ano anterior, conforme grfico a seguir:

importante destacar que, exceo dos nmeros relativos ao transporte coletivo rodovirio de passageiros, todos os demais indicadores relacionados aos fluxos de turistas domsticos (viagens domsticas, desembarques areos, assentos ofertados e

pagos, veculos licenciados e veculos locados para turismo) apresentam um excelente desempenho. As viagens domsticas cresceram em torno de 12,5% entre 2005 e 2007, e os demais indicadores relacionados aos fluxos domsticos apontam para um crescimento igual ou superior a 10% ao ano, entre 2002 e 2008. Uma informao relacionada aos fluxos tursticos domsticos refere-se aos investimentos realizados anualmente pelo Ministrio do Turismo em promoo interna. Estes recursos aumentaram 155,94%, nos ltimos cinco anos, atingindo a cifra de R$ 58 milhes, em 2009.

Mercado Externo- Entrada de Divisas Estrangeiras


O resultado da receita cambial turstica nos ltimos anos aponta para o fortalecimento da atividade no mercado internacional. De acordo com os dados do Banco Central, em 2009 o Brasil registrou uma receita cambial turstica de US$ 5,30 bilhes. Apesar de inferior ao mximo histrico registrado em 2008, esse valor representa um crescimento de 165% se comparado ao ano de 2002 (US$ 2 bilhes). No mesmo perodo, o crescimento da receita turstica mundial foi de66%.

Mesmo com o crescimento da receita, o saldo apresenta, desde 2005, um dficit crescente, em funo da estabilidade econmica e da valorizao do real em relao ao dlar, o que motivou muitos brasileiros a realizar viagens ao exterior. O saldo cambial lquido do Turismo, que apresentou resultados positivos em 2003 e 2004, aps mais de 10 anos com saldos negativos, apresentou dficit de US$ 5,59 bilhes, em 2009. A gerao de divisas pelo Turismo est diretamente relacionada entrada de turistas estrangeiros no Pas, bem como a sua permanncia e aos gastos realizados. Esta chegada de turistas estrangeiros, depois de apresentar um crescimento superior a 40% entre os anos de 2003 e 2005, chegando a 5,36 milhes, apresenta uma tendncia estabilizao, com nmeros pouco superiores a 5 milhes desde ento. Sobre esse resultado, ho de ser considerados os impactos causados pelo encerramento das operaes da companhia area Varig, pela pandemia de Influenza A (H1N1) e pela crise financeira internacional, que mesmo tendo seus efeitos atenuados em funo das medidas anticclicas, adotadas pelo governo federal, afetou consideravelmente importantes mercados emissores internacionais para o Brasil. Tomando o ano de 2002 como referncia, o crescimento at 2008 foi da ordem de 33,6%. no mesmo perodo, o crescimento do Turismo internacional no mundo foi da ordem de 31,0%.

Chegada de Turistas no Brasil (em milhes)

Dos turistas estrangeiros que o Brasil recebeu em 2008, 73% chegaram ao pas por via area. O Pas registrou cerca de 6,48 milhes de passageiros desembarcados de voos internacionais em 2009. Esses nmeros tm mantido, assim como a entrada de turistas estrangeiros, certa estabilidade desde 2004. Se considerada a srie de 2002 a 2009, o crescimento de 39,95% no perodo. O ano de 2009 registrou uma pequena queda, inferior a 1%, em relao a 2008. importante esclarecer que estes desembarques internacionais incluem, alm dos turistas estrangeiros, tambm brasileiros voltando do exterior.

Outro indicador relativo ao mercado internacional do Turismo refere-se ao nmero de assentos-quilmetros oferecidos e assentos-quilmetros pagos, relativos s operaes internacionais de empresas areas brasileiras, de acordo com os dados disponibilizados nos Anurios Estatsticos da Anac, apresentados no grfico a seguir:

No mercado internacional, analisando apenas as empresas brasileiras, houve variao no nmero de assentos-quilmetros oferecidos ao longo dos anos. Em 2006, influenciado pela sada de operao da Varig, houve uma diminuio expressiva da ordem de 36,70% no nmero de assentos-quilmetros ofertados. Este patamar se manteve baixo tambm durante o ano de 2007. Entretanto, aps esse perodo, houve aumento gradativo do nmero de assentos oferecidos. importante destacar, no entanto, que mesmo com a recuperao gradativa, em 2009 ainda no havia sido recuperada a oferta disponvel em 2005, no obstante a tendncia de recuperao no incio de 2010. considerando a expanso da economia brasileira e mundial no perodo, o aumento do emissivo internacional brasileiro e da demanda internacional, evidencia-se a limitao

importante representada pela oferta area no desenvolvimento do receptivo internacional brasileiro no perodo. Por outro lado, o Brasil possui hoje mais frequncias semanais com destinos internacionais. Segundo dados da Anac, em 2003 eram 563 frequncias semanais regulares para 26 pases. Em 2009 este nmero cresceu para 933 voos semanais para 30 pases. Embora a oferta de assentos disponveis em 2006 no tenha sido recuperada, aumento o nmero de companhias areas internacionais no mercado brasileiro, o que possibilitou o aumento da conectividade do pas. A ocupao mdia das aeronaves brasileiras em voos internacionais pode ser obtida pela relao entre os assentos-quilmetros ofertados e os assentos quilmetros-pagos. No perodo que vai de 2002 a 2009, esta ocupao, de acordo com o grfico a seguir, oscilou de 75,8% em 2005 a 65,0% em 2007. Os anos de 2008 e 2009 apontam para uma melhora nesta ocupao, girando em torno do patamar de 70,0%. A exceo de 2007, nos demais anos o setor apresenta um desempenho operacional melhor do que o mercado domstico, com uma taxa de ocupao bastante competitiva.

Um fator que influencia positivamente e sinaliza para a expanso do mercado internacional do Turismo no Brasil refere-se realizao de eventos internacionais no Pas. Nos ltimos anos, o Brasil galgou posies no ranking da Internacional Congress and Convention Association - ICCA relativo aos maiores captadores de eventos no mundo. O Pas passou da 19 posio em 2003 para a 7 posio em 2008, quando foram realizados 254 eventos internacionais. Alm deste crescimento no nmero de eventos captados, importante destacar que, a cada ano, um nmero maior de cidades tursticas brasileiras se insere no rol de hospedeiras de eventos internacionais, indicando uma desconcentrao na oferta de destinos qualificados para o turismo de negcios. O pice desse processo de captao de eventos internacionais se deu com a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpada de 2016, alm de eventos conexos, que colocam o Pas em destaque no cenrio mundial e abrem grandes perspectivas para o desenvolvimento do Turismo brasileiro.

Tambm pode ser observado, o crescimento nos investimentos em promoo externa, que visaram reposicionar a imagem do destino turstico Brasil no mercado internacional, a partir das diretrizes do plano de marketing internacional - Plano Aquarela - e do esforo de inserir o Brasil dentre os maiores destinos de realizao de eventos internacionais. Em 2009, foram investidos U$ 39,87 milhes em promoo externa do Turismo brasileiro, uma retrao se comparado aos anos anteriores. Esta retrao ocorreu em funo do maior contingenciamento de recursos oramentrios, uma consequncia da crise financeira internacional. O oramento do ano de 2010 reverte essa queda e sinaliza com a disponibilidade recorde de U$ 98 milhes.

Turismo no Brasil

Prestadores de Servios Tursticos


A prestao de servios tursticos no Brasil se desenvolveu de maneira informal em decorrncia das dificuldades burocrticas inerentes ao processo de formalizao empresarial. Com uma grande parcela destes prestadores de servios composta por organizaes familiares e de pequeno porte, o Turismo brasileiro ainda uma atividade que opera com grande participao do mercado informal. Um objetivo permanente, como parte do processo de qualificao desses servios, a atrao de um nmero cada vez maior desses agentes tursticos para a formalidade. A anlise do processo de formalizao pode auxiliar no diagnstico das dificuldades da atividade e contribuir para a proposio de aes que atuem no enfrentamento deste gargalo. Em face das limitaes de informaes sistematizadas sobre o mercado turstico no Brasil, buscou-se trabalhar com os dados de registros do Sistema de Cadastro de Prestadores de Servios Tursticos - Cadastur, do Ministrio do Turismo, alm dos registros da Relao Anual de Informaes Sociais - Rais, do Ministrio do Trabalho e emprego relativos a hotis e agncias de viagem. Estes registros traduzem uma expanso e maior formalizao da atividade nos ltimos anos. O cadastro no Ministrio do Turismo se tornou obrigatrio com a aprovao da Lei do Turismo, Lei n 11.771/08, constituindo-se num forte indutor ao processo de formalizao. Os nmeros retratam a quantidade de cadastros em situao regular no Cadastur no encerramento de cada ano. So regulares aqueles em situaes de cadastro "inicial", "renovao" e "anlise de alterao". Em 2009, existiam 36.846 prestadores de servios cadastrados em situao regular, o que representa um aumento de 6,1% comparado a 2008.

Uma informao relevante sobre o processo de formalizao da atividade refere-se ao nmero de novos cadastros regulares dos prestadores de servios tursticos por ano, ou seja, cadastros oriundos somente da situao "cadastro inicial". Conforme observa-se no grfico a seguir, em mdia oito mil novos cadastros a cada ano so somados ao Sistema.

Novos Cadastros de Prestadores de Servios Tursticos (unidade)

O universo de registros da Rais abrange todas as atividades regulares, tendo, neste sentido, uma cobertura maior que o Cadastur. Na sequncia, so apresentados os registros da Rais, relativos a duas importantes categorias de prestadores de servios que atendem predominantemente a turistas: alojamentos e agentes de viagem.A partir dos registros da Rais (grupo 551 da CNAE), possvel observar, como mostra o quadro a seguir, um contnuo aumento do nmero de estabelecimentos hoteleiros e outros tipos de alojamentos temporrios formalizados no Brasil. No perodo de 2002 a 2008, o crescimento foi de 31,01%.

As agncias de viagem formam um enorme contingente de micro e pequenas empresas que, segundo o Sebrae, movimenta mais de R$ 60 bilhes por ano no Brasil. De 2003 a 2008, foram criadas 2.927 agncias de viagem em todo o Pas, de acordo com os dados da Rais.

Agncias de Viagem e Operadores de Turismo (unidade)

A formalizao das atividades um caminho eficiente para se avanar no processo de qualificao dos servios tursticos. Isso pode ser estimulado, no s por meio de campanhas de sensibilizao junto aos agentes tursticos, mas tambm por meio de aes de incentivo relacionadas simplificao dos procedimentos normativos e regulamentares, para os quais so particularmente sensveis as pequenas e mdias empresas, que predominam no universo de prestadores de servios tursticos no Pas.

Resultados registrados pela Iniciativa Privada


Os estudos realizados junto iniciativa privada confirmam que o setor de Turismo no Brasil comea a atingir a maturidade econmica, com a ampliao da participao no mercado internacional e um crescimento setorial acima das taxas de crescimento geral da economia. As empresas relacionadas ao Turismo vm, de modo geral, registrando desempenho satisfatrio nos ltimos anos. Estes resultados, apresentados a seguir, revelam que, para estes ramos e para o universo que eles representam, a atividade turstica no Pas vem se fortalecendo e se consolidando como um importante segmento gerador de negcios e de empregos diretos e indiretos.

A Pesquisa Anual de Conjuntura Econmica do Turismo - Pacet, realizada pela Fundao Getlio Vargas (FGV), mostra que desde 2004, ano em que a pesquisa foi iniciada, os resultados foram positivos para as atividades relacionadas ao Turismo, conforme apresentado a seguir, por segmento pesquisado:

Agncias de Viagens
As mais elevadas variaes mdias do faturamento foram verificadas em anos alternados, ou seja, 2004, 2006, 2008 e 2010 (neste caso, previso). Os dois percentuais mais elevados ocorreram em 2008 e 2004 (25,6% e 20,1%, respectivamente), enquanto que os menores crescimentos (em realidade, quedas do faturamento) foram detectados em 2009 e 2007 (-4,7% e -1,8%, respectivamente). No que concerne aos postos de trabalho, verificou-se igualmente alternncia, apresentando maiores aumentos nos anos pares e menores nos mpares, acompanhando o desempenho do faturamento apurado pelas Pacet. Cabe destacar que com relao a emprego, as variaes so menos amplas, sendo observado apenas um declnio na srie histrica, ainda que nfimo (-1,6% em 2009).

Feiras e Eventos

A srie de variao mdia do faturamento iniciou em 2004 com crescimento mnimo de 5,7%, o qual foi registrando incremento at atingir o mximo de 27,3% em 2006; a partir de ento, constataram-se aumentos menos amplos, embora positivos. As variaes mdias dos postos de trabalho foram menos intensas, acusando tnues declnios (-1,0%) em 2005 e 2007 e percentual mximo em 2006 (+19,6%).

Locadoras de Automveis
Tal ramo tem apresentado evoluo anual bastante satisfatria, com elevados percentuais apurados principalmente no quinqunio 2004/2008. Ainda que o ano de 2009 tenha sido influenciado negativamente pela crise financeira internacional, ainda assim constatou-se ligeiro crescimento (1,7%), antevendo-se alguma recuperao para o corrente ano. Quanto ao contingente de pessoal, verificaram-se tambm resultados satisfatrios, embora as variaes mdias sejam de menor proporo.

Meios de Hospedagem
Mais um ramo cujo desempenho tem sido considerado bastante favorvel, registrando elevao do faturamento na faixa compreendida entre 12,0% e 23,5% no perodo 2004/2008. Em relao ao observado em 2009 e ao vislumbrado para 2010, os incrementos so menos amplos, mas igualmente positivos (2,9% e 7,6%, respectivamente). Acompanhando o comportamento geral, as variaes do quadro de pessoal so menos intensas, tendo acusado maiores percentuais no binio 2004/2005 (pouco mais de 10%) e decrscimo somente em 2009 (-2,7%).

Operadoras
A expanso do montante auferido em 2004 e 2008 (+47,0% e +47,1% do que nos anos imediatamente anteriores, respectivamente) superou os prognsticos mais otimistas, sendo que exceo de 2009 (+2,9%) os demais anos apresentaram variao mdia entre 11,1% e 18,5%. O aquecimento dos negcios estimulou os empresrios em geral a realizarem contrataes adicionais de pessoal ao longo de todos esses anos, mais fortemente no binio 2004/2005 (+28,5% e +21,4%, respectivamente).

Transporte Areo
Mais um ramo do Turismo a apresentar notvel evoluo tanto em termos de faturamento quanto a postos de trabalho. A srie histrica iniciada em 2005 revelou crescimento at 2008 (desde 21,5% at atingir 30,1%), declinando drasticamente em 2009 (ainda assim positivo em 1,2%), detectando-se perspectiva de expanso de 21,2% no ano em curso. No que se refere a emprego, observaram-se maiores elevaes percentuais nos anos de 2006 e 2007 (34,9% e 59,3%, respectivamente), bastante superiores s do faturamento (22,8% em cada um desses anos).

Transporte Rodovirio
Trata-se do segmento que apresenta a srie mais curte, iniciada em 2007, cujos incrementos percentuais so os mais modestos: no que diz respeito ao faturamento, a variao mdia atingiu um mximo em 2008 (+12,6%) e um mnimo em 2009 (+2,6%);

quanto aos postos de trabalho, o maior e o menor valor foram detectados igualmente em 2008 e 2009 (+3,5% e -0,2%, respectivamente).

Turismo Receptivo
Trata-se do ramo que apresentou maior instabilidade em termos de evoluo da srie histrica da Pacet. No que concerne a faturamento, os binios 2004/2005 e 2007/2008 registraram resultados satisfatrios, mas 2006 (-4,2%) e principalmente 2009 (-29,4%) frustaram as expectativas empresariais. O nvel de emprego tambm apresentou flutuaes, cabendo destacar a pondervel queda apurada em 2009 (-24,1%), quando o segmento foi mais atingido pela crise financeira internacional. Os empresrios, de modo geral, manifestam otimismo em relao ao montante a ser auferido (+17,9%) que, caso venha a se confirmar, induzir a contratao de mo de obra adicional (prevista em 11,0%). No que concernem aos resultados do ano de 2009, os empresrios afirmaram que houve estabilidade no faturamento quando comparado a 2008, influenciado pela crise econmica mundial e pela gripe H1N1. Vale ressaltar que o crescimento mdio das atividades caractersticas do Turismo em 2009 alcanou 1,1%, impulsionado principalmente pelos segmentos eventos e feiras. O crescimento da atividade turstica teve reflexo positivo sobre o quadro de pessoal, o qual elevou-se de 2008 para 2009. Assim, essa atividade foi grande contratante, aumentando seu efetivo de pessoal em 7,0%, com destaque para as companhias areas (+17,9%) e operadoras de turismo (+12,3%) e feiras (8,3%).

Oramento, Crdito e Investimentos


Desde a criao do Ministrio do Turismo e a reativao do Conselho Nacional de Turismo, em 2003, a atividade vem ganhando o devido reconhecimento como um importante vetor de desenvolvimento socioeconmico. Institucionalmente, isto se reflete na credibilidade que o Ministrio do Turismo tem obtido na formulao e implementao das polticas pblicas para o setor, no mbito de um processo aberto e democrtico decorrente de uma proposta de gesto descentralizada. A elaborao do Plano Nacional de Turismo, em suas duas edies 2003/2007 e 2007/2010, contou com a ampla participao dos setores representativos e foi precedida de momentos de reflexo, no mbito do ministrio do Turismo e do conselho Nacional de Turismo, sobre as perspectivas para o desenvolvimento da atividade. A prioridade dada ao Turismo pelo governo federal se reflete nos oramentos anuais e sua execuo. No perodo de janeiro de 2003 a dezembro de 2009, o Ministrio do Turismo aplicou, em apoio s atividades, aes e projetos do setor, o valor correspondente a R$ 9,2 bilhes, incluindo recursos de programao e emendas parlamentares. Considerando os limites autorizados anualmente, conforme decretos de programao financeira, desde a sua criao o Ministrio tem procedido a execuo de quase 100% do limite disponibilizado, o que enfatiza o seu compromisso frente ao setor.

No perodo de 2003 a 2009, os investimentos do Ministrio do Turismo, em infraestrutura turstica, foram da ordem de R$ 5,82 bilhes, sem considerar a contrapartida federal do Programa de Desenvolvimento do Turismo Nacional Prodetur. De 2007 a 2009, o Ministrio do Turismo repassou para estados e municpios recursos do Oramento Geral da Unio da ordem de R$ 620 milhes para fazer frente s contrapartidas do PRODETUR. Nas reas de promoo e apoio comercializao, foram investidos R$ 196,57 milhes entre 2004 a 2009 em promoo interna e US$ 263,24 milhes em promoo externa. Outro indicador da expanso do Turismo nacional e de sua posio cada vez mais significativa na economia brasileira o crescimento do volume de crdito destinado ao setor. Tomando como referncia os valores concedidos por instituies financeiras oficiais (Banco Nacional do Desenvolvimento - BNDES, Banco do Brasil - BB, CAIXA, Banco da Amaznia - Basa e Banco do Nordeste - BNB), observa-se um crescimento da ordem de 400% desde 2003, ano da criao do Ministrio do Turismo. Em 2009, o valor dos financiamentos concedidos pelas instituies financeiras federais chegou a R$ 5,58 bilhes, um aumento de 55,5% se comparado ao ano anterior.

Financiamentos concedidos para o Turismo (R$ bilhes)

O financiamento ao consumidor final tambm constitui outro relevante insumo para o desenvolvimento do Turismo. Os bancos oficiais vm desenvolvendo novos produtos e servios financeiros em que o crdito oferecido ao turista, de forma desburocratizada, com grande aceitao pelos consumidores e com impactos positivos na comercializao de produtos no mercado interno. O nmero disponvel relativo ao crdito ao consumidor refere-se unicamente ao valor das autorizaes do Carto Turismo CAIXA, com recorte dos segmentos especficos do Turismo.

Observa-se um crescimento contnuo do valor das autorizaes do Carto Turismo CAIXA desde sua criao. No perodo de 2006 a 2009, esse crescimento foi de 100,88%, ou seja, em trs anos o valor dobrou. Em 2009, o valor chegou a 118,98 milhes, o que corresponde a um aumento de 23,64% quando comparado ao ano anterior. O montante de recursos governamentais e de financiamento concedidos pelas instituies oficiais de crdito iniciativa privada, para a produo e o consumo, tem sido um grande alavancador do desenvolvimento do turismo interno do Pas.

Copa do Mundo e Compromissos Assumidos


A escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014, assim como a Copa das Confederaes em 2013, e a realizao da Olimpada no Rio de Janeiro em 2016 so grandes desafios e oportunidades excepcionais para o desenvolvimento do Turismo brasileiro. Trata-se dos maiores eventos esportivos do mundo, com forte apelo miditico e significativa capacidade de gerao de emprego e renda para os setores envolvidos, direta e indiretamente, em sua realizao, principalmente queles vinculados ao Turismo. O legado, porm, deve ultrapassar a promoo dos atrativos tursticos nacionais, bem como a melhoria da infraestrutura e a qualidade dos servios tursticos. Para tanto, preciso criar as condies necessrias para que tais eventos sejam capazes de consolidar o Brasil como um dos principais destinos tursticos mundiais. Considerando a data limite para concluso das reformas e construes necessrias, a preparao para estes eventos antecipa e prioriza os investimentos no desenvolvimento da infraestrutura bsica turstica. Diversos acordos e compromissos vm sendo assumidor por entes governamentais e instituies privadas no sentido de priorizar os investimentos necessrios a sua realizao. O quadro a seguir ilustra a prioridade e foi elaborado a partir da Matriz de Responsabilidade celebrada entre Unio, Estados e Municpios para viabilizar os recursos e aes necessrios realizao desses eventos. Os investimentos apresentados referem-se aos compromissos assumidos para os temas "mobilidade urbana" e "estdios/arenas", cujos recursos esto divididos em privado, municipal, estadual e federal. Alm destes, esto previstos tambm investimentos em portos, aeroportos, infraestrutura turstica e segurana.

De acordo com a Matriz, os recursos privados so da ordem de R$ 333 milhes, sendo de responsabilidade dos clubes brasileiros de futebol profissional que so proprietrios de estdios a serem utilizados. Os investimentos municipais sero de R$ 1,48 bilhes, os estaduais de R$ 3,99 bilhes, e os federais de R$ 11,36 bilhes, totalizando mais de R$ 17,17 bilhes. Alm dos compromissos assumidos de acordo com a Matriz de Responsabilidades, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social - BNDES lanou programa especfico de financiamento para a Copa do Mundo de 2014 destinado ao setor de hospedagem, com recursos da ordem de R$ 1,0 bilho. importante destacar que outras

reas tambm podem ser objeto de financiamentos concedidos pelo BNDES em temas como desenvolvimento tecnolgico, segurana pblica, energia e infraestrutura aeroporturia. A preparao para a realizao dos dois eventos referidos constitui, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade, no s para a consolidao e reconhecimento do Turismo como importante fator de desenvolvimento socioeconmico para o Pas, mas tambm para a construo de um novo patamar de qualidade dos territrios e da rede de cidades no Brasil, particularmente no que se refere acessibilidade e mobilidade urbana.

Das könnte Ihnen auch gefallen