Sie sind auf Seite 1von 57

Resultantes de um sistema de foras

Objetivos da aula
Discutir o conceito do momento de uma fora e mostrar como calcul-lo em duas e trs dimenses. Fornecer um mtodo para determinao do momento de uma fora em relao a um eixo especfico. Definir o momento de binrio. Apresentar mtodos para a determinao das resultantes de sistemas de foras no concorrentes. Mostrar como converter uma carga distribuda simples em uma fora resultante e seu ponto de aplicao.
slide 1

Momento de uma fora


Quando uma fora no central aplicada a um corpo, ela produzir uma tendncia de rotao do corpo em torno de um ponto que no est na linha de ao da fora. Essa tendncia de rotao algumas vezes chamada de torque, mas normalmente denominada momento de uma fora, ou simplesmente momento.

slide 2

Intensidade
A intensidade do momento MO = Fd onde d o brao do momento ou distncia perpendicular do eixo no ponto O at a linha de ao da fora. As unidades da intensidade do momento (fora vezes a distncia) so N m ou lb ft.

Direo
A direo de MO definida pelo seu eixo do momento, o qual perpendicular ao plano que contm a fora F e seu brao de momento d.
slide 3

Momento resultante

O momento resultante nessa figura :

slide 4

Produto vetorial
O produto vetorial de dois vetores A e B produz o vetor C, que escrito: C =Ax B A intensidade de C definida como o produto das intensidades de A e B vezes o seno do ngulo entre eles (0 180). Logo, C = AB sen . Para conhecer a direo e a intensidade de C, podemos escrever: C = A B = (AB sen ) uC

slide 5

Propriedades do produto vetorial


A propriedade comutativa no vlida; ou seja, A x B B x A. Em vez disso, A x B = B x A

slide 6

Se o produto vetorial for multiplicado por um escalar a, ele obedece propriedade associativa; a (A x B) = (aA) x B = A x (aB) = (A x B) a O produto vetorial tambm obedece propriedade distributiva da adio, A (B + D) = (A B) + (A D) Na forma cartesiana pode ser escrito como:

slide 7

Momento de uma fora formulao vetorial

MO = r F

Intensidade
MO = r F sen

Direo
A direo e o sentido do momento so determinados pela regra da mo direita do produto vetorial.
slide 8

Princpio da transmissibilidade
Podemos usar qualquer vetor posio r medido do ponto O a qualquer ponto sobre a linha de ao da fora F (porque?) . Assim,

slide 9

Formulao cartesiana
Se estabelecermos os eixos coordenados x, y, z, ento o vetor posio r e a fora F podem ser expressos como vetores cartesianos:

Se o determinante for expandido, temos: MO = (ryFz rzFy) i (rxFz rzFx) j + (rxFy ryFx) k
slide 10

O significado fsico dessas trs componentes do momento se torna evidente ao analisar a Figura:

MO = (ryFz rzFy) i (rxFz rzFx) j + (rxFy ryFx) k

slide 11

Momento resultante de um sistema de foras

Essa resultante pode ser escrita simbolicamente como:

slide 12

O princpio dos momentos


Como F = F1 + F2, temos: MO = r F = r (F1 + F2) = r F1 + r F2
O princpio dos momentos afirma que o momento de uma fora em relao a um ponto igual soma dos momentos das componentes da fora em relao ao mesmo ponto.

Para os problemas bidimensionais: M O = F xy F yx


slide 13

Pontos importantes
O momento de uma fora cria a tendncia de um corpo girar em torno de um eixo passando por um ponto especfico O. Usando a regra da mo direita, o sentido da rotao indicado pela curva dos dedos, e o polegar direcionado ao longo do eixo do momento, ou linha de ao do momento. A intensidade do momento determinada atravs de MO = Fd, onde d chamado o brao do momento, que representa a distncia perpendicular ou mais curta do ponto O linha de ao da fora.

slide 14

Pontos importantes
Em trs dimenses, o produto vetorial usado para determinar o momento, ou seja, MO = r F. Lembre-se de que r est direcionado do ponto O a qualquer ponto sobre a linha de ao de F. O princpio dos momentos afirma que o momento de uma fora em relao a um ponto igual soma dos momentos das componentes da fora em relao ao mesmo ponto.

slide 15

Momento de uma fora respeito de um eixo especifico


Na figura, para determinar o efeito de rotao, apenas a componente y do momento necessria, e o momento total produzido no importante. Para determinar essa componente, podemos usar uma anlise escalar ou vetorial.
slide 16

Anlise escalar
A intensidade do momento : M0 = Fr sen My = j MO = j (r F) Essa combinao chamada de produto escalar triplo.

Anlise vetorial

Em geral para qualquer direo a se obtm:

slide 17

Pontos importantes
O momento de uma fora em relao a um eixo especificado pode ser determinado desde que a distncia perpendicular a partir da linha de ao da fora at o eixo possa ser determinada. Ma = Fda. Se usarmos a anlise vetorial, Ma = ua (r F), onde ua define a direo do eixo e r definido a partir de qualquer ponto sobre o eixo at qualquer ponto sobre a linha de ao da fora. Se Ma calculado como um escalar negativo, ento o sentido da direo de Ma oposto a ua.

slide 18

Momento de um binrio
Um binrio definido como duas foras paralelas que tm a mesma intensidade, mas direes opostas, e so separadas por uma distncia perpendicular d.

slide 19

Momento de um binrio
Por exemplo, os vetores posio rA e rB esto direcionados do ponto O para os pontos A e B situados na linha de ao de F e F. Portanto, o momento do binrio em relao a O M = rB F + rA F = (rB rA) F Entretanto, como rB = rA + r ou r = rB rA, teremos que M=rF

slide 20

Formulao escalar
O momento de um binrio M definido como tendo uma intensidade de: M = Fd

Binrios equivalentes

slide 21

Momento de binrio resultante


Considere os momentos binrios M1 e M2 agindo sobre o tubo na figura.

Podemos unir suas origens em qualquer ponto arbitrrio e encontrar o momento binrio resultante, MR = M1 + M2, como mostra a figura ao lado: Se mais de dois momentos de binrio agem sobre o corpo, podemos generalizar esse conceito e escrever a resultante vetorial como: MR = (r F)
slide 22

Pontos importantes
Um momento de binrio produzido por duas foras no colineares que so iguais em intensidade, mas com direes opostas. Seu efeito produzir rotao pura, ou tendncia de rotao em uma direo especfica. Um momento de binrio um vetor livre e, consequentemente, causa o mesmo efeito rotacional em um corpo, independentemente de onde o momento de binrio aplicado ao corpo. Em trs dimenses, o momento de binrio geralmente determinado usando a formulao vetorial, M = r F, onde r direcionado a partir de qualquer ponto sobre a linha de ao de uma das foras at qualquer ponto sobre a linha de ao da outra fora F. Um momento de binrio resultante simplesmente a soma vetorial de todos os momentos de binrio do sistema.
slide 23

Simplificao de um sistema de foras e binrios


Um sistema equivalente se os efeitos externos que ele produz sobre um corpo so iguais aos causados pelo sistema de foras e momentos binrios originais. Nesse contexto, os efeitos externos de um sistema se referem ao movimento de rotao e translao do corpo se este estiver livre para se mover, ou se refere s foras reativas nos suportes se o corpo mantido fixo.

E se a fora F for perpendicular?


slide 24

Simplificao de um sistema de foras e binrios


Se F for aplicado perpendicularmente ao basto, como na Figura (a), ento podemos aplicar um par de foras F e F iguais e opostas no ponto B (b). A fora F agora aplicada em B, e as outras duas foras, F em A e F em B, formam um binrio que produz o momento de binrio M = Fd (c). (a) (b)

(c)

slide 25

Podemos generalizar esse mtodo de reduzir um sistema de foras e binrios a uma fora resultante FR equivalente agindo no ponto O e um momento de binrio resultante (MR)O (decorrente do deslocamento das foras na figura b) usando as duas equaes a seguir: FR = F (MR)O = MO + M

slide 26

No caso bidimensional, essas equaes vetoriais se reduzem s trs equaes escalares a seguir:

(FR)x = Fx (FR)y = Fy (MR)O = MO + M

slide 27

Sistema de foras e momentos binrios


Em este exemplo, a fora resultante determinada pela soma vetorial de suas duas componentes: (FR)x e (FR)y

slide 28

Procedimentos para anlise


Estabelea os eixos coordenados com a origem localizada no ponto O e o eixo tendo uma orientao selecionada. Somatria das foras Se o sistema de foras for coplanar, decomponha cada fora em suas componentes x e y. Se uma componente estiver direcionada ao longo do eixo positivo x ou y, ela representa um escalar positivo; enquanto se estiver direcionada ao longo do eixo negativo x ou y, ela um escalar negativo. Em trs dimenses, represente cada fora como um vetor cartesiano antes de somar as foras.

slide 29

Procedimentos para anlise


Somatria dos momentos Ao determinar os momentos de um sistema de foras coplanares em relao ao ponto O, normalmente vantajoso usar o princpio dos momentos, ou seja, determinar os momentos das componentes de cada fora, em vez do momento da prpria fora. Em trs dimenses, use o produto vetorial para determinar o momento de cada fora em relao ao ponto O. Aqui, os vetores posio se estendem de O at qualquer ponto sobre a linha de ao de cada fora.

slide 30

Simplificaes adicionais de um sistema da foras e binrios


Sistema de foras concorrentes O sistema equivalente pode ser representado por uma nica fora resultante agindo em O.

slide 31

Sistema de foras coplanares Sistema de foras no concorrentes A distncia d pode ser determinada atravs da equao escalar: (MR)O = FRd = MO ou d = (MR)O/FR

slide 32

Sistema de foras paralelas


A distncia d ao longo do eixo perpendicular b a partir do ponto O requer: (MR)O = FRd = MO ou d = MO/FR

slide 33

Somatria dos momentos O momento da fora resultante em relao ao ponto O igual soma de todos os momentos de binrio no sistema mais os momentos de todas as foras no sistema em relao a O. Essa condio de momento usada para encontrar a posio da fora resultante em relao ao ponto O.

slide 34

Reduo a um torsor
A combinao de uma fora resultante FR e um momento de binrio colinear M|| tender a transladar e girar o corpo em relao ao seu eixo. Esta combinao chamada torsor. Veja que em geral o momento resultante no paralelo a FR, mas ele pode ser decomposto e sua componente perpendicular cancelada por um deslocamento da FR.

slide 35

Cargas distribudas
So cargas distribudas: a presso do vento sobre a superfcie de um cartaz de propaganda, a presso da gua dentro de um tanque, o peso da areia sobre o piso de uma caixa de armazenamento.

slide 36

Intensidade da fora resultante


A intensidade de dF determinada pela rea diferencial em cinza dA abaixo da curva de carregamento. Para o comprimento inteiro L,

Portanto, a intensidade da fora resultante igual rea total A sob o diagrama de carregamento.

slide 37

Posio da fora resultante


Aplicando a equao (MR)O = MO a posio da linha de ao da fora resultante pode ser obtida igualando os momentos da fora resultante e da distribuda em relao ao ponto O. Como dF produz um momento dF x = x W(x) dx em relao a O ento

A fora resultante tem uma linha de ao que passa pelo centroide C (centro geomtrico) da rea sob o diagrama de carregamento.
slide 38

Pontos importantes
As cargas distribudas coplanares so definidas usando-se uma funo de carga w = w(x) que indica a intensidade do carregamento ao longo da extenso de um membro. Essa intensidade medida em N/m. Os efeitos externos causados por uma carga distribuda coplanar atuando sobre um corpo podem ser representados por uma nica fora resultante. Essa fora resultante equivalente rea sob o diagrama de carga e tem uma linha de ao que passa pelo centroide ou centro geomtrico dessa rea.

slide 39

Exemplo 1:
O cabo do martelo est sujeito a uma fora de 1000 N. Qual o momento respeito do ponto A?

slide 40

Exemplo 1:

slide 41

Exemplo 2:
Qual o ngulo da fora F (entre 0o e 180o) que produz o momento mximo e mnimo respeito do ponto A? Quais os valores desses momentos mximo e mnimo?

slide 42

Exemplo 2:

slide 43

Exemplo 2:

slide 44

Exemplo 3:
O conjunto da figura est sujeito a uma fora de 80N aplicada no ponto C. Determine o momento dessa fora respeito do ponto A

slide 45

Exemplo 3:

slide 46

Exemplo 4:
Dois binrios atuam na estrutura da figura. Se d=1,2 m determine o momento de binrio resultante. Calcule o resultado decompondo cada fora em componentes x e y e a) encontrando o momento de cada binrio e b) somando os momentos de todas as componentes de fora em relao ao ponto A

slide 47

Exemplo 4:

slide 48

Exemplo 5:
Substituir o sistema de foras atuando na trelia da figura por uma fora e um momento de binrio resultante agindo no ponto C

slide 49

Exemplo 5:

slide 50

Exemplo 5:

slide 51

Exemplo 6:
Substituir o sistema de foras e os binrios atuando na estrutura da figura por uma fora resultante equivalente e especifique onde a linha de ao da resultante intercepta o membro BC medida a partir de B

slide 52

Exemplo 6:

slide 53

Exemplo 7:
Substituir o carregamento distribudo por uma fora resultante equivalente e especifique sua posio na viga medindo a partir de A

slide 54

Exemplo 7:

slide 55

Exerccio 1:
Determine a direo (0< <180) da fora F que produz o momento mximo em torno do ponto A. calcule o valor desse momento.

Exerccio 2:
Determine a intensidade necessria da fora F se o momento de binrio resultante sobre a viga deve ser zero
slide 56

Exerccio 3:
Substitua o sistema de foras e momentos de binrio que agem sobre o bloco retangular por um torsor. Especifique a intensidade da fora e o momento de binrio do torsor e a posio onde a linha de ao intercepta o plano x-y

Exerccio 4:
Substitua o carregamento distribudo por uma fora resultante equivalente e especifique sua posio na viga, medindo a partir do ponto A
slide 57

Das könnte Ihnen auch gefallen