Sie sind auf Seite 1von 8

UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gesto e Economia

CURSO LIVRE DE ECONOMIA


Comrcio e Moeda Exerccios

1. Indique se as seguintes afirmaes so verdadeiras ou falsas, justificando os casos em que as considere falsas. a) Na fase da troca directa simples, a quase totalidade da produo destinava-se a autoconsumo. b) Falar de moeda-mercadoria falar de troca directa. c) Moeda-papel a mesma coisa que papel-moeda. d) Os depsitos ordem nos bancos constituem moeda. e) A desmaterializao da moeda traduz-se numa aumento das trocas. f) A inflao no atinge igualmente todas as pessoas. g) Para que haja inflao, basta que o preo dos bens essenciais aumente. h) A adopo do euro trouxe mais vantagens que inconvenientes. 2. Indique qual das hipteses de resposta correcta face a cada uma das questes formuladas. 2.1. A distribuio a actividade econmica que: A. est mais ligada aos consumidores. B. est mais prxima dos produtores. C. estabelece a ligao entre produtores e consumidores. D. vende os bens aos consumidores. 2.2. A distribuio a actividade que estabelece a ligao entre: A. a produo e o comrcio. B. os transportes e o comrcio. C. a produo e o consumo. D. os transportes e o consumo. 2.3. Um circuito de distribuio curto caracteriza-se por: A. no intervirem intermedirios. B. intervirem apenas dois intermedirios. C. intervir uma diversidade de intermedirios. D. no intervirem intermedirios primrios. 2.4. Em qualquer circuito de distribuio h interveno de grossistas e retalhistas. A afirmao : A. verdadeira, pois a distribuio do produto garantida por ambos os intermedirios. B. falsa, pois h circuitos de distribuio em que no h interveno de nenhum intermedirio. C. verdadeira, pois em qualquer circuito de distribuio tem de haver pelo menos um intermedirio. D. falsa, pois quando h grossistas no circuito no h necessidade de interveno dos retalhistas.

2.5. exemplo de comrcio integrado: A. as feiras. B. o comrcio ambulante. C. o comrcio electrnico. D. o franchising. 2.6. Constitui uma caracterstica do comrcio integrado: A. todos os pontos de venda estarem integrados. B. todos os pontos de venda se identificarem pela mesma insgnia. C. todos os pontos de venda terem polticas de gesto diferenciadas. D. todos os pontos de venda terem a mesma dimenso. 2.7. Moeda pode ser definida como: A. dinheiro sob a forma de moedas e notas. B. notas, moedas e depsitos bancrios. C. um bem aceite por todos como intermedirio nas trocas. D. dinheiro. 2.8. Quando pagamos uma camisola, no valor de 70 euros, a moeda est a desempenhar as funes de: A. reserva de valor e unidade de conta. B. meio de pagamento e moeda escritural. C. moeda electrnica e unidade de conta. D. unidade de conta e meio de pagamento. 2.9. Quando se constitui um depsito a prazo, a moeda desempenha a funo de: A. meio de pagamento. B. moeda escritural. C. reserva de valor. D. unidade de conta. 2.10. O papel moeda distingue-se da moeda papel por ser uma moeda: A. fiduciria e inconvertvel. B. fiduciria e convertvel. C. de curso forado e representativa. D. de curso forado e metlica. 2.11. Os cheques constituem uma forma de moeda escritural. Esta afirmao : A. falsa, porque os cheques so moeda divisionria. B. falsa, porque os cheques no so moeda. C. verdadeira, porque os cheques so moeda papel. D. verdadeira, porque os cheques so convertveis. 2.12. Os preos em geral subiro: A. se houver um aumento da procura. B. se houver um aumento da oferta. C. se houver uma diminuio da procura.

D. se houver uma diminuio dos custos de produo. 2.13. Na formao do preo de um bem, intervm um conjunto de factores, nomeadamente: A. o valor da moeda. B. o preo dos bens essenciais. C. o preo dos bens substituveis. D. o valor de uso do bem. 2.14. Num determinado pas, o preo do cabaz, em 2006, foi de 300 euros e em 2007 foi de 330 euros. O IPC de 2007, relativamente a 2006, foi de: A. 110 B. 90 C. 1,1 D. 9,0 2.15. No pas X, em 2006, registou-se uma taxa de inflao mdia anual de 10%, o que significa que: A. o preo de todos os bens e servios subiu 10%. B. a taxa de variao mdia, nos ltimos 12 meses, do preo dos bens e servios foi de 10%. C. a taxa de variao dos preos dos bens e servios, em 2006, foi de 10%, quando comparada com a mesma taxa em 2005. D. o preo dos produtos energticos subiu, em 2006, em mdia 10%. 2.16. Num determinado pas, a taxa de inflao homloga foi de 4% em Fevereiro de 2006. Isto significa que: A. a variao do preo de todos os bens foi de 4% em 2006. B. os preos variaram, em mdia, 4% ao longo do ano de 2006. C. os preos subiram, em mdia, 4% no ms de Fevereiro de 2006. D. os preos subiram, em mdia, 4% em Fevereiro de 2006 relativamente a Fevereiro de 2005. 2.17. Num processo inflacionista verifica-se a depreciao da moeda. A afirmao : A. verdadeira, pois os consumidores compram menos. B. verdadeira, pois a inflao reduz a quantidade de bens que determinado salrio pode adquirir. C. falsa, pois a inflao faz aumentar o valor da moeda. D. falsa, pois a subida dos preos significa a subida do valor aquisitivo da moeda. 2.18. Verifica-se uma melhoria do nvel de vida quando: A. h uma subida do custo de vida. B. h uma aumento do rendimento. C. o aumento do custo de vida inferior ao aumento do rendimento. D. o rendimento acompanha o custo de vida.

3.

A distribuio uma actividade global, dinmica e multifacetada que se manifesta das mais diferentes formas no dia-a-dia de todas as pessoas, tentando permanentemente interpretar as suas necessidades e satisfazer os seus desejos. A distribuio precisamente o conjunto das actividades que colocam esses produtos ou servios disposio das pessoas para que estas possam adquiri-los ou utiliz-los de acordo com as suas exigncias e necessidades. (Jos Antnio Rousseau) 3.1. Explique, com base no texto, a importncia da distribuio na actividade econmica. 3.2. Indique as actividades que compem a distribuio. 3.3. D uma noo de circuito de distribuio. 3.4. Indique os vrios intermedirios presentes num circuito de distribuio longo.

4. O primeiro hipermercado do mundo surgiu na regio de Paris, a 15 de Junho de 1963. Como ficava localizado num cruzamento entre vrias ruas, chamaram-lhe Carrefour. Em 1982, esta loja tinha aumentado a sua rea de 2500 m2 para 6600 m2, as caixas de sada de 18 para 40, o efectivo de pessoal de 105 para 300 e multiplicou a sua facturao anula 38 vezes. Mas, o aspecto mais revolucionrio do hipermercado no ter sido a sua dimenso pois os grandes armazns tambm so gigantescos nem a frmula de livre servio. Tero sido, porventura, os preos, na medida em que muitos consumidores, atrados por estes, comearam a frequentar o hipermercado para fazer economias e, ainda hoje, mais do que nunca, continuam a faz-lo por esta razo. (Jos Antnio Rousseau) 4.1. Refira o circuito de distribuio associado ao hipermercado. 4.2. Caracterize o tipo de comrcio e o mtodo de distribuio referido no texto. 4.3. Comente o ltimo pargrafo do texto. 5. A prtica da venda ambulante em Portugal e na Europa remonta Idade Mdia, constituindo uma das primeiras formas de comrcio que se mantm, at hoje, com poucas alteraes. Em Portugal, nos concelhos rurais do interior que se verifica uma maior ocorrncia de feiras, que constituem importantes ncleos de abastecimento das populaes afastadas dos centros urbanos. Desempenham muitas vezes tambm funes recreativas, ligadas a festas e a eventos culturais ou religiosos. (GEPE) 5.1. Caracterize o tipo de comrcio a que o texto se refere. 5.2. Refira outros tipos de comrcio para alm do mencionado no texto. 6. No decurso dos ltimos anos a paisagem do comrcio a retalho, em Portugal, mudou profundamente, tanto no sector alimentar como no no alimentar. O aparecimento das grandes superfcies no alimentar e a introduo de cadeias estrangeiras no no alimentar, atravs de acordos de franchising, em diferentes subsectores, permitiram

diversificar os aprovisionamentos e entrar num processo de modernizao. (Margarida Melo) 6.1. Apresente o conceito de comrcio integrado. 6.2. Caracterize franchising. 6.3. Indique dois outros exemplos que pode assumir o comrcio integrado, para alm dos referidos no texto. 6.4. Refira, com base no texto, os factores que estiveram na base da mudana operada no comrcio a retalho, em Portugal. 7. Investir no comrcio electrnico, e mais especificamente na venda atravs da Internet, significa uma abertura a novas possibilidades de desenvolvimento e adaptao s novas condies de funcionamento da economia. O comrcio electrnico refora a concorrncia, dado que a Internet permite aos consumidores a comparao dos preos quer ao nvel nacional quer internacional. (GEPE) 7.1. Identifique o mtodo de vendas a que o texto se refere. 7.2. Explique duas vantagens para o consumidor decorrentes do recurso compra pela internet. 8. A moeda mercadoria solucionou os principais inconvenientes da troca directa, ainda que muitas delas fossem imperfeitas como elemento de troca, no exigindo todos os requisitos da moeda. Assim, embora a utilizao das primeiras moedas mercadoria tenha sido um passo importante, novos instrumentos passaram a ser exigidos, o que levou os povos mais desenvolvidos da Antiguidade a instituir sistemas monetrios baseados em metais. Paralelamente evoluo do metabolismo, desenvolveu-se o embrio do sistema bancrio, estando na origem do papel moeda. (J. Rossetti) 8.1. Explicite o sentido da afirmao sublinhada no texto. 8.2. Indique trs das vantagens apresentadas pelo uso dos metais como moeda. 8.3. Caracterize o papel moeda. 9. Como sabemos, as trocas feitas entre os diferentes indivduos nem sempre se fizeram com interveno da moeda. As dificuldades deste tipo de troca seriam menores se porventura existisse um terceiro bem que pudesse servir de intermedirio nas trocas, o qual assumiu na sua origem a forma de bens de uso geral, como as peles ou os cereais. Mas, rapidamente, as mercadorias preferidas pelos indivduos para servirem como moeda foram os metais preciosos, a prata e o ouro. (Joo de Sousa Andrade) 9.1. Distinga os tipos de troca implcitos no texto. 9.2. Apresente dois dos inconvenientes da troca sem interveno da moeda. 9.3. Explique a importncia do uso de peles ou cereais como moeda. 9.4. Justifique a preferncia dos indivduos pelos metais preciosos como moeda.

10. As primeiras moedas metlicas surgiram no sc. VII a.C. na Ldia (sia Menor), por causa do comrcio martimo. De facto, para a moeda desempenhar as suas funes preciso que circule e que seja aceite por todos. 10.1. Exponha as razes que levaram ao surgimento da moeda metlica. 10.2. Justifique o segundo perodo do texto. 11. Pela reforma monetria de 1911 foi criado o escudo-ouro que corresponde a 1,8065 gramas de ouro. Desta forma, uma libra-ouro equivalia a 4,50 escudos-ouro. Pela reforma monetria de 1931, as notas do Banco de Portugal poderiam ser convertidas em ouro ou divisas-ouro (libra inglesa). Mas este novo padro no chegou a ser aplicado, devido inconvertibilidade, quase de imediato, da libra inglesa. (Alfredo de Sousa) 11.1. Distinga cada um dos tipos de moeda a que o texto se refere. 11.2. D uma noo de moeda escritural. 12. Desde 1 de Janeiro de 1999 que a Europa tem uma nova moeda: o euro. Nessa data, o euro substitui as moedas nacionais de onze pases, a que se veio juntar a Grcia, em 2001. A introduo de uma moeda nica trouxe enormes benefcios tanto para os consumidores como para as empresas. Existem tambm benefcios para as pessoas que viajam, pois ao deslocarem-se dentro da rea do euro no necessitam de trocar dinheiro, ou pagar comisses cambiais. Mas, para adoptar o euro, os pases tiveram de satisfazer um determinado nmero de critrios econmicos, conhecidos como critrios de Maastricht. (CIDJD) 12.1. Apresente, com base no texto, dois dos benefcios para os consumidores decorrentes da adopo do euro. 12.2. Explicite o conceito de rea do euro, referido no texto. 12.3. Exponha dois dos critrios de Maastricht. 13. Em Fevereiro de 2007, a taxa de variao homloga do IPC situou-se em 2,4%, duas dcimas de ponto percentual (p.p.) inferior ao nvel observado no ms anterior. Excluindo os produtos energticos, a taxa de variao do IPC total ter-se-ia situado em 2,5%, valor justificado pelo comportamento dos produtos alimentares no transformados, em particular pelos produtos hortcolas (24,7%). A classe dos produtos alimentares e bebidas no alcolicas foi a que apresentou a contribuio mais significativa para a formao da taxa de variao homloga. A nica contribuio negativa verificou-se ao nvel das comunicaes. As restantes classes contriburam com sinal positivo para a formao da taxa de variao homloga. 13.1. Distinga taxa de variao homloga de taxa de variao mdia nos ltimos 12 meses. 13.2. Apresente, com base no texto, o conceito de inflao subjacente.

13.3. Justifique, com base no texto, a diminuio, em Fevereiro de 2007, da taxa de variao homloga do IPC. 14. Nos nossos dias, a inflao pode parecer natural e inevitvel, mas de facto no o . No sculo XIX, houve longos perodos nos quais os preos caram. Mas o que acontece quando os preos sobem que cada euro compra menos bens e servios do que anteriormente. (Gregory Mankiw) 14.1. Diga como se designa o fenmeno da queda generalizada dos preos. 14.2. Explique, com base no texto, o impacto da inflao sobre o poder de compra. 15. Considere os seguintes valores referentes a uma dada economia. Anos 2006 2007 Valor do cabaz (u.m.) 750 800

15.1. Calcule o valor do IPC em 2007. 15.2. Interprete o valor obtido na questo anterior. 15.3. Determine a taxa de inflao em 2007, a partir do IPC 16. Observe o seguinte quadro, referente ao ndice Harmonizado de Preos no Consumidor. Taxa de variao mdia (%) 2003 2004 2005 Zona euro 2,1 2,1 2,2 Portugal 3,3 2,5 2,1 16.1. Justifique a introduo do ndice Harmonizado de Preos no Consumidor. 16.2. Explicite o significado da expresso taxa de variao mdia do IHPC. 16.3. Apresente, com base nos valores do quadro, a evoluo do IHPC em Portugal, face Zona euro.

Das könnte Ihnen auch gefallen