Sie sind auf Seite 1von 6

Robert Rowland: Antropologia, Histria e Diferena, em articulao com alguns tpicos da UC: Culturas: Identificaes e Diferenciaes.

I constantemente argumentado na disciplina Antropolgica a precauo que se deve ter em relao ao etnocentrismo, doena cultural que faz um indivduo (erradamente) percepcionar, medir e avaliar culturas diferentes a partir das medidas e critrios da cultura a que pertence (muitas vezes categorizando como inferior ou superior o que apenas distinto). Este processo etnocntrico pode provir do fenmeno da criao e manuteno de uma identidade individual e coletiva interligada a certos aspetos culturais e sociais, que causa tambm processos de diferenciao, onde o sujeito/sociedade concreta se destacam em relao a outra, formulando conceitos e comportamentos que reagem e pretendem justificar a diferena cultural (como a falsa determinao biolgica de raa). Uma dos principais objetivos da Antropologia desconstruir a tendncia etnocntrica social, cultural e mental e os respetivos preconceitos, ao adoptar um olhar relativista sobre as culturas e abrindo oportunidades de compreenso e valorizao das diferenas entre si, o cart differentiel (desvio diferencial) e abordando assim a diversidade cultural. II O Relativismo Cultural o mtodo cientfico que serve de alternativa ao etnocentrismo: cada cultura avaliada e compreendida nos seus prprios termos, onde deixa de se exercer os critrios de avaliao da civilizao ocidental, levando ao respeito pelas diferenas culturais. Este mtodo aplicado no mtodo de investigao na Antropologia: o trabalho de campo, onde o antroplogo aprende por dentro sobre uma certa estrutura social, a sua lgica interna (e as contradies mesma), expressa atravs das suas normas, valores, crenas, etc, permanecendo por largos perodos de tempo e tentando compreender essa cultura como se fosse um membro dela, ou at melhor que estes mesmos. Robert Rowland coloca uma questo pertinente: Esta soluo metodolgica poder realmente combater o etnocentrismo? O autor responde que esta conquista no poder ser feita se apenas aprende outra maneira de ver e ser e assim uma substituio de identidades, do eu, pelo outro, sem compreender a dife renciao entre estes.

Ana Carlota Moura N60515 Turma: A-A1


1Rowland,Robert ,

1987, Antropologia, Histria e Diferena, Porto, Edies Afrontamento

A compreenso e experincia vivida de uma relao simultnea entre a identidade do antroplogo e a diferena(no etnocentrista) em relao ao outro permite uma investigao aprofundada e poissibilita a aprendizagem de uma outra cultura, realizada atravs do re-conhecimento de certos fatores equivalentes e diferenciados entre a cultura do investigador e da cultura estudada. A traduo do conhecimento adquirido necessria, pois s assim poder ser feita a transmisso do mesmo comunidade cientfica e cultural na qual o antroplogo est inserido. O antroplogo no pode limitar-se a absorver a cultura estudada. Ele tem de a traduzir. E nenhuma cultura pode ser traduzida apenas nos seus prprios termos.1 Essa traduo feita quando ele/a encontra um cdigo apropriado de traduo entre a sua cultura e a outra1. O relativismo cultural tem relevncia apenas ao ser efetuado como uma traduo entre culturas e no como uma isolao de uma cultura no seu prprio campo de significaes, que tornam cada cultura incompreensvel a todas as outras1 III, IV & V Mas para esta traduo, a antropologia, para ser possvel tem de se basear no postulado de que todos os homens so racionais.1 , que implica: Sendo a traduo inter-cultural necessria para a compreenso de outras culturas - que o empreendimento antropolgico -esta necessita da execuo da coerncia interna da parte dos dois interlocutores, quer lingustica quer conceitual. A traduo no pode ser feita sem que os membros da cultura estudada partilhem a racionalidade do antroplogo em relao s suas prticas e crenas culturais, visto que no possvel establecer um cdigo de traduo ou sequer compreender inteiramente quaisquer afirmaes se elas so contraditrias e incoerentes entre si. Partindo do pressuposto de Hollis e conjugando-lo com os factos constatados em vrias sociedades primitivas, como as crenas mgicas e rituais, que sob tal critrio se declaram irracionais, parece que a compreenso e traduo de outras culturas um objetivo distante e impossvel de alcanar. VI de esclarecer que a racionalidade exigida por Hollis a racionalidade necessria em sujeitos individuais, nas suas crenas e cultura racionais/irracionais, uma natureza humana racional e universal1. Esta medida em duas categorias: as crenas prticas e as crenas rituais, que permitem, segundo certos

Ana Carlota Moura N60515 Turma: A-A1


1Rowland,Robert ,

1987, Antropologia, Histria e Diferena, Porto, Edies Afrontamento

princpios, identificar se o indivduo que as articula ou no racional (mesmo quando as suas crenas so susceptveis incompreenso do antroplogo, como as crenas rituais). As duas categorias no existem nas culturas estudadas, so formuladas pelo antroplogo, que categoriza a informao recolhida segundo ela ser ou no assimilvel1 sua cultura, ou seja, aborda a cultura estudada de uma perspetiva etnocentrista, nas quais as distines racional/irracional so formulaes a partir de critrios da sua prpria cultura e o que esta lhe permite ou no compreender. VII Existe ento um paradoxo: o afastamento da tendncia etnocntrica levou argumentao pela necessidade do relativismo cultural, idealmente exercido no trabalho de campo antropolgico, possibilitando a compreenso interna de uma cultura alheia. No entanto, este mtodo de investigao, exige o acto de traduo, que implica em si a partilha da racionalidade (ocidental) entre o antroplogo e o nativo, que pode impossibilitar em si a compreenso de outras culturas ou causar o retorno interpretao de outras culturas segundo medidas da cultura europeia, desenvolvendo categorias respetivas (crenas prticas/rituais). VIII & IX A Cincia Natural, que estuda o mundo da natureza e atribui a este autonomia, coerncia e regularidade, influenciou a Cincia Social, atribuindo-lhes as mesmas caratersticas e explicao que os fenmenos da natureza. No entanto, Durkheim, opondo-se, argumentou que o social apenas deve ser explicado pelas leis sociais, no as da natureza, atribuindo assim s Cincias Sociais a sua autonomia, e adoptando uma metodologia positivista. Durkheim aborda os fenmenos sociais a partir de um conceito de sociedade/comunidade integrada (regular, coerente e autnoma), destituindo o indivduo e o elemento subjetivo do estudo do social, na qual a racionalidade compreendida quando referida ao todo social que necessita de ser coerente e integrado para existir. Weber partilhava com Durkheim a definio da sociedade como campo de significaes. No entanto, para Weber, estas significaes eram manifestadas por indivduos subjetivos, nos seus valores, propsitos, interesses e aces. A apreenso da realidade social a compreenso limitada aos aspectos racionais da aco do indivduo subjetivo. Esta distino exclui compreenso sociolgica o estudo do outro, do distinto, do incompreensvel, irracional (com implicaes similares ao postulado de racionalidade de Hollis).

Ana Carlota Moura N60515 Turma: A-A1


1Rowland,Robert ,

1987, Antropologia, Histria e Diferena, Porto, Edies Afrontamento

X & XI Embora um puzzle, neste caso uma sociedade, possa ser resolvido e demonstrado como um todo coerente, a descrio das partes que o compem implica o uso de termos que tambm so utilizados na descrio dos elementos que compem uma outras sociedades diferentes1 e essas formas sociais distintas em cada sociedade, descritas pelo mesmo termo (ex: parentesco, casamento, etc.) possibilitam a compreenso de uma sociedade na sua totalidade e a traduo inter-cultural de que Rowland fala.. Caso o estudo monogrfico de uma sociedade ignore por completo uma perspetiva mais abrangente de outras sociedades e das suas formas particulares, cai de novo no etnocentrismo. O esquema do puzzle impe tambm que as partes da estrutura social total so indissociveis e incompreensveis fora do seu contexto, pondo limites ou at impossibilitando a traduo inter-cultural. Surge novamente a necessidade da posio de diferenciao no discriminatria por parte do antroplogo: a partir do establecimento de campos de diferenas que se poder compreender a outra sociedade e as diferenas em relao a outras. XII & XIV Para que comparao entre sociedades e anlise das diferenciaes entre as mesmas seja efetuada, necessria uma teoria, que subjaz a respetiva regularidade, coerncia e autonomia, limitando assim o discurso sobre as vrias sociedades humanas. A comparao, feita sob a estratgia metodolgica durkheimiana, partindo de um pressuposto quase dogmtico do princpio da integrao como a essncia de toda a sociedade, exclui o modo em que essa integrao feita, pelo qual a comparao entre sociedades perde o seu sentido.1, e onde mesmo a elaborao de um conceito geral de sociedade1 no permitiria a abordagem particular s caratersticas especficas dos elementos que compem cada sociedade, pois estariam subordinados ao todo integrado. A procura de uma noo generalizada da sociedade que englobasse ambas diferenas entre sociedades e as transcendesse, abordado cada sociedade de um ponto de vista holistico (como uma totalidade em si) levou certos teoristas conceptualizao da essncia de uma sociedade, que era fundamentada em princpios extra sociais. Os fatores biolgicos extra-sociais eram, de diferentes formas, para Malinowski e Radcliffe Brown, os determinantes da vida social. Sendo estes fatores extra-sociais gerais em todas as sociedades, eles funcionavam como unificadores do campo de diferenas, sem reduzir as variaes internas que classificavam cada sociedade como um todo coerente e distinto de qualquer outra. Contudo, apenas na teoria das necessidades de Malinowski se passa a poder establecer um campo estvel de invariaes funcionais Ana Carlota Moura N60515 Turma: A-A1
1Rowland,Robert ,

1987, Antropologia, Histria e Diferena, Porto, Edies Afrontamento

necessrio ao estudo da diferenciao. Malinowski establece que, para cada Sociedade funcionar, necessita de instituies que desempenhem funes econmicas, polticas, culturais e jurdicas. As diferenciaes so estudadas na forma particular que as instituies cada Sociedade desempenham funes universais. O establecimento de estas invariaes funcionais no conceito geral de sociedade permitem, atravs de uma certa abordagem s realidades sociais, no s conhecer as diferenas que se instituem entre Sociedades mas poder efetuar a descrio e comparao destas mesmas. XV A confrontao da Histria com o tema da diferena raramente acontece na descrio e explicao do encadeamento temporal dos acontecimentos1, onde as interpretaes e parcialidades na escolha dos elementos a relatar se encontram ocultas sob o contexto dos autores e leitores. Na narrativa, a diferena acontece no mbito do anacronismo: Nela no h lugar para o outro seno como negao implcita ou explcita do mesmo, como antagonista ou parte do cenrio.1 Aps a tendncia a descartar, consciente ou inconscientemente as diferenas nos relatos histricos, a diferena passou a ser estudada na forma como se manifestava em comportamentos coletivos durante a histria, evitando assim, como a antropologia, o anacronismo, expresso temporal do etnocentrismo. Mas a anlise do contexto na dimenso socio-temporal no soluciona por completo o anacronismo e causa certas dificuldades. XVI Em relao diferena no tempo, os historiadores formularam trs solues: 1. No reconhecer diferena qualquer relevncia especfica1, onde os factos histricos, a sua seleo e narrao sofrem uma generalizao etnocntrica, como se tratassem de uma natureza humana universal1, que pode ser facilmente compreendida. 2. Cada poca teria de ser avaliada e interpretada nos seus prprios termos 1 As suas posteriores formulaes do historiador seriam ento intraduzveis para ele e para o pblico no seu contexto, como algo irredutvel e autnomo: O carcter irredutvel dessa diferena impede que ela seja articulada no interior de um discurso1 nas duas solues apresentadas. Nada mais resta ao historiador seno silenciar a viso incomunicvel que orienta a sua investigao e procurar narrar os factos tal como na realidade aconteceram1.

Ana Carlota Moura N60515 Turma: A-A1


1Rowland,Robert ,

1987, Antropologia, Histria e Diferena, Porto, Edies Afrontamento

3. A Relativizao da diferena: O processo de diferenciao em geral, como o processo histrico, engloba em si as diferenas entre pocas histricas ou realidades sociais., sendo consideradas etapas deste mesmo processo. As explicaes de fenmenos histricos pelo lugar que ocupam num processo englobante com leis prprias1, como a evoluo na antropologia neo-evolucionista e a noo de progresso e desenvolvimento na historiografia liberal do sc. XIX, permite, por um lado integrar pocas diferentes entre si num nico processo de diferenciao e abordar as particularidades, distinguindolas por certas caratersticas. Contudo, no neo-evolucionismo, a anlise de vrias sociedades sem histria, muitas vezes contemporneas, tem como consequncia a sua colocao num tempo abstrato, onde so distinguidas e ordenadas no tempo atravs de caratersticas de maior ou menor complexidade. Outra forma de primitivismo a categorizao bom selvagem (reflexo idealista do pensamento religioso, o primitivo o estado original da humanidade) e o mau selvagem (reflexo do pensamento modernizador, onde o primitivo a recua do homem ao seu estado animal). A anlise relativista torna as caratersticas de uma dada sociedade relativamente uniformizadas num nico processo que envolve outras sociedades que se diferenciam entre si. Ao conceber o processo de diferenciao entre sociedades como uma categoria global, dificulta a abordagem a uma sociedade em particular, pois esta generalizada no processo de diferenciao total. XVII A diferena, para poder ser objecto de anlise, precisa ser relativizada. Mas a relativizao da diferena impe que se establea um conceito geral que permita a descrio e a comparao dessas diferenas.1 No entanto, este conceito geral, como por exemplo, a teoria das necessidades de Malinowski ou o processo histrico na disciplina histrica, coloca as diferenas que no faam parte do processo global, em papel secundrio, ou at como acidentes, dividindo-las dos fenmenos do processo. Tanto a valorizao do contexto especfico de uma sociedade ou poca1 ou a articulao conceptual entre sociedades diferentes ou estados diferentes da mesma sociedade1 inseridos no processo histrico, que sacrifica o contexto particular onde este decorre, necessita de ser combinada atravs da gerao de um conceito geral de sociedade. O estudo da Antropologia e da Histria deve ento no s respeitar as diferenas entre sociedades, mas tambm articul-las, sem abstrair os fenmenos sociais na temporalidade.

Ana Carlota Moura N60515 Turma: A-A1


1Rowland,Robert ,

1987, Antropologia, Histria e Diferena, Porto, Edies Afrontamento

Das könnte Ihnen auch gefallen