Sie sind auf Seite 1von 23

www.abctutorial.kit.

net Tutorial de Photoshop


Efeitos no texto 1) EFEITO INCANDESCENTE AO TEXTO Cria um novo documento. Seleciona a ferramenta "Type Mask Tool" e escreve o teu texto. Select > Save Selection para gravares a seleo Ctrl+Alt+4 (carrega a seleo). Edit > Stroke > Width 4 pixeis. Ok Select > All (Ctrl+A) Filter > Blur > Gaussian Blur > Radius 3 Ctrl+Alt+4 (carrega a seleo novamente), e preenche a seleo com cor. 2) TEXTO EM RELEVO Comea com uma textura ou com uma cor. Selecciona a ferramenta "Type Mask Tool" e escreve o teu texto. Select > Save Selection para gravares a seleco. No deselecciones. Ctrl+J (para copiares a tua seleco para um novo layer). Filter > Blur > Gaussian Blur > Radius 2-4. Volta ao layer com a textura e selecciona Filter > Render > Lighting Effects. Usa estes valores (cima para baixo): Omni: on, 13, 25, 0, 14, 20, #channel, white is high, 20. Ok. Para dares mais contraste carrega a seleo Select > Load Selection e inverte Select > Inverse. Preenche com uma cor slida. 3) TEXTURAS OU IMAGENS DENTRO DO TEXTO. Abre a imagem com a tua textura. Selecciona tudo Ctrl+A e copia Ctrl+C. Agora clicka na tecla Delete e apaga a textura. Vai a palette "Channels" e cria um novo Channel. Digita o teu texto cria a tua imagem preto e branco. Na palette dos Channels clicka no RGB e volta para a palette dos Layers.

Carrega a tua seleco Ctrl+Alt+4 e selecciona Edit > Paste Into. Agora tens a textura dentro do texto.

4) TEXTO EM METAL Cria uma nova imagem e digita o teu texto Nos Menus de cima escolhe: Select > All Edit > Copy Layer > New Layer Edit > Paste Apaga o layer com o texto. Layer > Effects > Bevel and Emboss Style: Inner Bevel Angle: 135 Depth: 8 Blur: 13 Layer > Effects > Outer Glow Opacity: 75 Blur: 5 Intensity: 0% Filter > Stylize > Emboss Angle: 135 Height: 10 Amount: 400% Image > Adjust > Equalize Filter > Render > Difference Clouds Image > Adjust > Equalize (novamente) Filter > Artistic> Plastic Wrap Highlight: 15 Detail: 13 Smoothness: 15 Filter > Render > Difference Clouds Image > Adjust > Equalize Aplica o efeito Plastic Wrap outra vez para conseguires outras variaes.

5) TEXTO COM SOMBRA Existem dezenas de formas de criar uma sombra para o Texto. No Photoshop 5.x digita o teu texto vai a Layer > Effects e selecciona o Drop Shadow. Digita o teu texto com a cor que pretendes para sombra Selecciona tudo (Ctrl+A) e aplica o filtro Gaussian Blur

Filter > Gaussian Blur com 2.5 Agora escolhe a cor para o texto e digita o mesmo texto (com a mesma fonte e tamanho). Coloca o texto por cima da sombra com um ligeiro afastamento.

6) TEXTO COM FOGO

Abre a fotografia que vai ser utilizada para o efeito de texto. Escolhe a ferramenta Type Mask Tool. Esta Ferramenta permite-te criar uma seleo activa sem preenchimento. Clicka em qualquer parte da fotografia para colocares o texto e digita a frase ou palavra que pretendes. Faz Ok. Se o tamanho ou a posio no estiverem bem repete novamente o processo.

A ferramenta Type Mask Tool cria uma seleo no layer que estiver activo em vez de criar um novo layer. Para evitar que o texto fique colado ao fundo o melhor passar a seleco para um novo layer Copia a seleco Ctrl+C e cola-a dentro da imagem Crtl+V. Desta forma criamos automticamente um novo layer com a seleco l dentro.

Com o layer com o texto activo na palette escolhe: Layer > Effects > Bevel and Emboss. Usa as tuas prprias variaes no efeito ou utiliza s da imagem ao lado.

Como o Texto est num layer parte fazer alteraes fcil. Escolhe Image > Adjust > Hue/Saturation, activa o colorize e o preview e arrasta o triangulo do "Hue" at +4. Modifica a Saturao para +60.

Escolhe Filter > Render > Lighting Effects. Posiciona um nico spotlight apontado para cima e o raio a apanhar todo o texto. Troca a cor do spotlight para amarelo torrado e faz Ok. o Resultado identico ao que aparece na 1 pgina.

7) TEXTO CROMADO

Cria uma nova imagem com um azul escuro como background. Cria um novo layer e faz uma seleco que apanhe a metade de baixo do layer. Preenche com um gradiente de preto para cinzento. Inverte a seleco (Ctrl+Shift+I) e preenche com um gradiente de cinzento para branco. Selecciona tudo (Ctrl+A) e faz um Cut a imagem (Ctrl+X) para ficar na memria. Escolhe a ferramenta "Type Mask Tool" e digita o teu texto. Grava a tua seleco. Select > Save Selection. Preenche a tua seleco com um gradiente de Branco para Preto Agora escolhe Select > Modify > Contract > 2 pixeis e cola a imagem que cortas-te no passo n 2 (Ctrl+V). Se pressionares a tecla "V" podes mover a textura para o teu gosto.

8) TEXTO COM TEXTURA COLORIDA

Cria uma nova imagem RGB com o tamanho 500x500 Pixeis. Cria Outra imagem RGB com o mesmo tamanho (500x500)

Na 2 Imagem escolhe a ferramenta Radial Gradient Tool. Na janela das opes (lado direito) escolhe "Spectrum", na caixa de cima em vez de "Normal" escolhe "Difference". Comea a sobrepor varios gradientes na imagem. Alterna com Linear e Diamond (no te esqueas de estar no modo "Difference") Selecciona tudo Ctrl+A e copia Ctrl+C Volta para a 1 imagem que criaste. Com a ferramenta "Type Mask Tool" cria o texto. Nota que quanto maior for o texto melhor ir ficar. Assim que tiveres digitado o texto vai aos menus em cima e escolhe: Edit > Paste Into. Desta forma passaste a textura que criaste na 2 imagem para dentro do texto da 1 imagem.

Podes experimentar com diferentes fontes e gradientes para conseguires outros resultados. Efeitos para textura
1) LOGOTIPO EM BACKGROUND

Abre a imagem com o logotipo, verifica se existe mais algum layer e se for o caso faz Flatten Image. Layer > Flatten Image. Filter > Stylize > Emboss. Experimenta 2 para "Height" e 75 para "Amount". Ok Tranforma o teu logotipo mais escuro ou mais claro. Selecciona Image > Adjust > Brightness/Contrast. Neste caso movemos a barra para 80 para ficar mais claro. Se quiseres acrescentar um pouco de gro a imagem selecciona Filter > Noise > Add Noise. Verifica se o "Monochrome" est activo. Agora Duplica a altura do "Canvas Size" Image > Canvas Size > Ok. Duplica o layer com o logotipo Layer > Duplicate Layer e move para cima do logotipo original. Para dares uma tonalidade ao teu logotipo selecciona Image > Adjust > Hue/Saturation (Ctrl+U) e joga com as barras horizontais, mas 1 verifica se a imagem est Flatten Layer > Flatten Image. Depois de encontrares a tonalidade certa grava a tua imagem como Gif ou Jpeg. Agora coloca a imagem na tua pgina Html para veres o efeito no background. <body background="logotipo.gif>
2) PARECENDO FOLHA ANTIGA

Vamos comear por criar um documento com 1024 pixeis de largura e 200 de altura. Para background vamos aplicar uma cor castanha e como textura utilizamos uma j existente, (podes arranjar vrias texturas na Internet). Duplicamos o layer da Textura e o do topo chama-mos (Inner Edge) e de baixo de (Outer Edge).

Abre a palette dos Canais (Channels) cria um novo canal com o nome "Fat". Depois escolhe um pincel grosso e desenha uma linha irregular de cima para baixo. Usa a Ferramenta Paintbrush e pinta todo o lado esquerda at a linha. Duplica o layer "Fat" e chama a cpia de "Skinny". Aplica o "Maximum Filter" (Filter, Other) com um radius entre 4 e 8 pixeis. (no te preocupes que isto j vai fazer sentido).

A Seguinte serie de passos precisam de ser aplicadas tanto para o canal "Fat" como para o "Skinner". Vamos descrever os passos para o "Fat" e depois repete-os para o Skinner (confuso!?) no, vais ver que fcil. Aplica o filtro "Scater" Filter > Brush Strokes > Scater com um spray Radius de 10 e Smoothness de 5. Depois Filter > Blur > Blur More Agora precisamos de ajustar os meios tons Image > Adjust > Levels (v a imagem de cima com os valores.)

O Resultado deve ser este.


Agora que temos os Canis "Fat" e Skinner" correctos vamos voltar a pallete dos Layers. Primeiro desliga o layer do topo "Inner Edge" (com um click no olho que aparece do seu lado esquerdo). Selecciona o Layer "Outer Edge" e carrega a seleo do canal Fat Select > Load Selection. Faz "Delete" e retira a seleco. Vamos dar um pouco de luz ao restante contedo do layer "Outer Edge". Image > Adjust > Curves

O Resultado agora este. Vamos por fim dar um pouco mais de contraste ao criar uma sombra. Duplica o Layer "Outer Edge" e d o nome de "Outer Shadow" coloca-o por baixo do layer " Outer Edge". Activa a "Preserve Layer Transparency" e preenche o layer Outer Shadow com preto (clicka na tecla "D" e depois faz "Delete") Desactiva a "Preserve Layer Transparency" e aplica um Gaussian Blur entre 5 a 8 de Radius.

Agora muito melhor. Torna visivel o layer "Inner Edge" e selecciona-o. Carrega a seleco do "Skinny Channel" Delete e retira a seleco. Repete os passos 5 (mas agora neste layer) para criar uma sombra usa um Gaussian Blur entre 1 e 2.

1. Esferas

Cria um novo layer. Usa a ferramenta "Circle Marquee" para fazer uma seleco circular (pressiona a tecla Shift para um circulo perfeito). Escolhe as cores pr-definidas (D). Inverte (X) Preto para background e branco para foreground. Dois cliques na ferramenta "Gradient" e escolhe background to Foreground, tipo radial. Depois mantm o boto esquerdo do rato pressionado e traa uma diagonal da direita para a esquerda de cima para baixo.

Mais Esferas
Repete o passo 1 para criares mais esferas. A medida que criares mais esferas tem em ateno o tamanho de cada uma.

Sombras
Cria um novo Layer abaixo do layer da esfera. Este layer vai fazer as sombras. Ctrl+Clique no layer da esfera (seleciona a esfera) mas verifica se o novo layer o activo. Preenche a seleco com preto. Remove a seleco (Ctrl+D) Gaussian Blur: Radius 3-4 Ajusta a opacidade para 70% Move a sombra para uma distncia apropriada (para a esquerda e para baixo) Ctrl+Clique no layer da esfera. Inverte a seleco (Ctrl+Shift+I) Delete. Repete o passo 3 para criares mais sombras para as outras esferas.

Cores

Cria um novo layer por baixo dos outros (apenas acima do layer Background). Enquanto pressionas a tecla Shift, Ctrl+Clique em todos os layeres que contm as esferas (no as sombras) at teres uma grande seleco que engloba as formas de todas as esferas. Preenche a seleco com preto (Edit > Fill > Black) e remove a seleco (Ctrl+D). Edit > Transform > Scale e redimensiona para 70% do tamanho. Move o layer para a posio correcta na imagem. Gaussian Blur: Radius 6 Ajusta a opacidade para 70%

Escolhe um layer com uma esfera. Ctrl+U (chama a janela "Hue/Saturation). Clicka em "Colorize" e arrastar o "Hue" para a esquerda cerca de 125 (a esfera fica azul). Cliqua no Ok. Repete para todas as esferas.

Cria um novo layer e coloca-o no topo. Troca a ferramenta "Gradient" para Linear. Traa uma diagonal de baixo para cima e da direita para a esquerda. Ctrl+U e Colorize. Escolhe uam cor (nesta caso usamos o vermelho) Muda no layer o efeito Normal para Soft Light.

Aprende a isolar uma imagem de um background e coloc-la noutra imagem.

O comando "Extract" uma das 3 novas ferramentas introduzidas no Photoshop 5.5 que permite, de uma forma simples e rpida extrair imagens dos backgrounds. A ferramenta "Magnetic Lasso" pode ser utilizada para seleccionar objectos com um bom contraste com o fundo, mas para selecionar reas como cabelo, plo de animais ou relva O "Extract" a ferramenta perfeita. Para alm de isolar a imagem do fundo cria um novo layer o que permite move-la para uma outra imagem.

1. Ferramentas

Image > Extract (Alt+Ctrl+X) Na caixa de dilogo do Image Extract surgem 6 ferramentas que vamos utilizar para selecionar a imagem. Edge Highlighter: a mais utilizada pois permite desenhar o contorno da seleco que queremos manter. Fill: premite pintar rpidamente uma parte da imagem que queremos manter. Eraser Tool: apaga o excesso de contorno criado pela (Edge Highlighter). Eyedropper: selecciona uma cor que queremos manter (seleccionar "Force Foreground") Zoom: permite aumentar uma rea de trabalho. Hand: funciona combinada com o "Zoom" para navergar pela imagem.

2. Abrir Imagem

Abre uma imagem que necessite de extrair o Background Nesta Imagem vamos extrair o Gorila do Fundo mas 1 o melhor duplicar o layer (Layer > Duplicate Layer) para termos uma cpia de segurana. Image > Extract (Alt+Ctrl+X)

3. Janela Extract

Uma nova janela lanada com as ferramentas do lado esquerdo e as opes do lado direito (a imagem aparece no meio). Tool Options: Escolhemos um pincel tamanho 11 (points), Highlight: Green, Fill: Blue. Extraction: O Smooth permite limpar alguns pixeis perdidos na extrao e o Force Foreground til quando o fundo similar imagem o que torna dificil definir o contorno. Selecciona Force Foreground e muda a cor para uma Seguinte do contorno da imagem a extrair (usa o Eyedropper). Para a nossa imagem seleccionamos o Force Foreground e um Smooth 93. No te esqueas que o Undo aqui no funciona. preciso utilizar a ferramenta "Eraser" para apagar os enganos.

4. Highlight

Escolhe a Ferramenta Edge Highlighter e pinta o contorno da imagem que queres extrair. (Podes alternar o tamanho do Pincel.) Tem a certeza que fazes um contorno completo (fechado) critico para o proximo passo.

5. Paint Bucket

Escolhe a ferramenta "Fill" e clicka dentro do contorno criado.


6. Preview

Depois de preencheres area da imagem que pretendes manter, clicka no "Preview" para visualizares a imagem extraida. Faz Ok.
7. Abrir a imagem com outro fundo

Abre a imagem que pretendes utilizar como fundo para a imagem extraida. Tm em ateno a luzes o sol e o ngulo das sombras para obteres uma imagem realista.

Tambm importante verificar se as duas imagens tm a mesma resoluo.


8. Posicionamento

Arrasta o layer da imagem extraida (Gorila) com a ferramenta "Move" (V) para cima da nova imagem e posiciona-a no enquadramento da imagem.

Lightning Effect
Cria um novo documento no formato RGB (tamanho 500x500 pixeis). Verifica se as cores so preto e branco (branco em foreground) Pressiona o rato sobre a ferramenta "Gradient" e escolha a "Reflected Gradient Tool" Traa uma linha de cima para baixo. Filter > Render > Different Clounds Image > Adjust > Auto Levels Image > Adjust > Invert

Image > Adjust > Hue/Saturation Hue: 230 Saturation: 90 Lightness: 0 Filter > Render > Lens Flare Aplica algumas reas iluminadas para dar realismo imagem.

3D Transform
1. Novo documento

Cria um novo documento no formato RGB (tamanho 400x400 pixeis) Escolhe a ferramenta "Type" e escreve "3D" com 150 pixies de tamanho. Escolhe a cor

2. Render

Faz Render ao layer. Layer > Type > Render Layer

3. Opes do 3d Transform

Escolhe o filtro 3d Transform Filter > Render > 3D Transform Do lado direita da janela clicka em options. Escolhe "high" para a resoluo e para o anti-aliasing.

4. 3D Transform

aqui que comea a emoo. A caixa de dilogo simples e permite-te envolver o texto com um rectngulo, uma esfera ou um cilindro.

5. Desenha a esfera

Selecciona a esfera e desenha um circulo. Usa a ferramenta Direct Selection para moveres o circulo de modo a que o texto fique no centro.

6. Track Ball

Escolhe a ferramenta "Track Ball" e clicka e arrasta a Wireframe. Introduz os seguintes valores: Camera Field of View: 36 Camera Dolly: 50

7. Panning

Isto apenas uma animao para te mostrar como podes fazer "Pan" para o texto ficar envolvido com a esfera.

8. Desenha um circulo

Cria um novo layer. Escolhe a ferramenta "Elliptical Marquee" e com a tecla Shift pressionada desenha um circulo a bater com a meia lua que vs na imagem. No Layer com o texto 3D e apaga tudo excepto a palavra 3D mas no deselecciones o circulo.

9. Gradiente

Escolhe a ferramenta "Radial Gradient" carrega na tecla "D" e na tecla "X" (passas a ter as default colors e o branco como foreground). Traa uma diagonal como na imagem de cima. Caso te enganes faz Ctrl+Z e volta a fazer de novo. Passa o layer com o circulo para baixo do layer do texto.

10.Criar a sombra

Cria um novo layer. Mantm a tecla "Ctrl" pressionada, vai a palette dos layers e d um click no layer do texto. (fazes uma seleco ao texto). Agora sem removeres a seleco d um click no novo layer (sem a tecla Ctrl pressionada) preenche com preto. Passa o novo layer para baixo do layer do texto e faz "Ctrl+D". Carrega na tecla "V" (Move) e com as teclas das setas move ligeiramente para a esquerda e para baixo.

11.Free Transform

Selecciona o layer com a sombra e pressiona as teclas e escolhe no menu Edit > Transform > Distort Podes manipular os pontos do rectangulo livremente at ficares com uma sombra mais realista.

12.Bevel

E porque no um efeito de relevo? Do menu escolhe Layer > Effects > Bevel and Emboss. Highlight: Mode: Screen Highlight Color: White Opacity: 100% Shadow: Multiply cor: branco Opacity - 75% Style - Inner Bevel Angle - 48 Depth - 16 Up Blur 13

13.Hue/Saturation

Selecciona o layer com a esfera. Do menu escolhe Image > Adjust > Hue/Saturation Activa o colorize. Hue: 43 Saturation: 88 Lightness: -2

14.Sombra para a esfera

j consegues fazer este passo sozinho? Dica: os passos so muito proximos daqueles que usamos para criar a sombra s letras. Rola com isso!!

Sombra em Perspectiva

Cria um novo documento no formato RGB (tamanho 150x150 pixeis), white background Cria um novo layer e com a ferramenta "Elliptical Marquee" desenha um circulo.

Com a ferramenta "Radial Gradient" preenche o circulo (branco e preto) traando uma diagonal do canto superior esquerdo para canto inferior direito.

Duplica o layer e nomeia o novo layer como " Shadow". Preenche o circulo do layer shadow com preto .

Edit > Transform > Distort. Agarra a ala do meio no topo, e arrasta-a para a direita e para baixo.

Filter > Blur > Gaussian Blur . Escolhe 3 para o "Radius".

Selecciona o layer shadow. Layer > Add Layer Mask > Reveal all (isto cria uma mscara para o layer). Escolhe a Ferramenta "Linear Gradient" (branco como foreground e preto como background)

Traa uma linha da direita para a esquerda como mostra a figura

Com a Ferramenta Gradient cria o teu background.

Cantos Arredondados.
Existem vrias maneiras de criar interfaces com os cantos arredondados. Este tutorial aborda uma das formas.

Cria um novo documento e acede a pallete dos canais ("Channels"). Cria um novo canal e desenha um circulo branco. (ver imagem em cima)

Cria os restantes circulos com o mesmo tamanho e coloca-os nos cantos do rectangulo.

Com a ferramenta Marquee preenche com branco de modo a ficares apenas com um rectangulo arredondado. Dica: Faz vrias seleces apartir do topo dos circulos.

Clicka na palette dos Canis em RGB e volta para a palette dos Layers. Carrega o novo canal Ctrl+Alt+4 e preenche com um cor ou gradiente.

Para fazeres um boto escolhe no menu Select > Modify > Contract > 5 pixeis, depois Select > Modify > Feather > 2 pixeis. Preenche com o mesmo gradiente mas no sentido inverso. Escreve o teu texto.

Experimenta com circulos de diferentes tamanhos. Prenche os circulos com preto ou branco dependendo da forma final que pretendes.

Das könnte Ihnen auch gefallen