Sie sind auf Seite 1von 1

NI

QO

XVI Encontro de Qumica da Regio Sul (16-SBQSul)

Rendimento da extrao do leo essencial de alecrim utilizando solventes e temperaturas diferentes.


Marilze Llian Mariano1 (IC) e Marcos Roberto da Rosa1 (PQ). E-mail: marilzelilian@hotmail.com*
1-Departamento de Qumica - Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO Guarapuava/PR Palavras Chave: leo essencial, alecrim, mtodos de extrao.

Introduo
Os leos essenciais em geral constituem matriaprima de grande importncia para a indstria cosmtica, farmacutica e alimentcia. O leo essencial do alecrim (Rosmarinus Officinalis L.) tm ao cicatrizante e antimicrobiana, por via oral diurtico, carminativo e ainda antiinflamatrio intestinal1, sendo extrado principalmente das folhas, seu leo essencial tm como principais compostos o -pineno, 1,8-cineol, cnfora e -mirceno2. O estudo dos mtodos de extrao dos leos essenciais so de suma importncia para diferenciao da extrao entre os mtodos, a considerar a quantidade de leo extrada por mtodo bem como, as propriedades dos leos obtidas em cada mtodo. O objetivo do trabalho que ser descrito a seguir inicialmente comparar a eficincia de extrao em porcentagem de leo essencial extrado do alecrim (Rosmarinus officinalis) com os mtodos soxhlet (a quente) e por imerso em solvente a frio (utilizando como solventes: etanol, ter etlico, ter de petrleo e metanol) e ainda pelo mtodo de arraste a vapor. Posteriormente.sero realizadas anlises cromatogrficas e espectroscpicas das amostras, a fim de determinar sua composio em cada mtodo.

Resultados e Discusso
A tabela1 descreve as porcentagens mdias de produto obtidos de acordo com os mtodos e solventes utilizados: Tabela1: Porcentagem mdia de produto obtido.
Solventes Etanol Metanol ter Etlico ter de Petrleo Soxhlet 26% 13% 35% 8,2% Imerso em solvente 16% 23% 12% 3%

pode ser evidenciado pelo fato de os principais componentes do leo essencial de alecrim serem apolares, ou seja, quando foi utilizado etanol e metanol que so solventes polares, provavelmente no foi extrado somente o leo essencial caracterstico da planta mas seu extrato (princpio ativo, leo essencial, amido, acares livres, dentre outros), considerando que em processos de extrao com solventes orgnicos obtm-se no somente o leo essencial mas tambm ceras, parafinas, gorduras e pigmentos3. Com relao ao mtodo de arraste a vapor, foi obtido cerca de 1% de produto em relao massa inicial de alecrim. Apesar do baixo rendimento, foi observado aspecto de leo essencial porm, o tempo de aplicao do mtodo pode ter sido insuficiente para garantir uma extrao mais eficiente, visto que o mtodo foi mantido por cerca de trs horas. De um modo geral, o mtodo a quente se mostrou mais eficiente, exceto na utilizao de metanol como solvente, o que evidencia que para os demais solventes a temperatura em que realizada a extrao mais importante e determinante na quantidade de produto final obtido, enquanto que, utilizando metanol h maior influncia no tempo em que a planta submetida extrao. A prxima etapa do trabalho consiste em identificar os principais compostos obtidos para cada mtodo e solventes, a fim de identificar qual mtodo mais eficiente para extrair os principais compostos do leo essencial de alecrim.

Concluses
O mtodo a quente apresentou maior rendimento em massa porm, como no foram obtidos somente o leo essencial em todos os mtodos, sero feitas anlises das amostras obtidas a fim de determinar os principais compostos extrados em cada mtodo, visando avaliar se os mesmos compostos foram obtidos da planta tanto nas amostras apenas de leo essencial como nas de extrato tambm.

Apesar do mtodo a quente com o extrator Soxhlet apresentar maior eficincia em termos de quantidade de produto final obtido sobre os demais mtodos, vlido ressaltar que as porcentagens de produto obtidas foram elevadas, considerando que, segundo a literatura os leos essenciais em geral, constituem entre 8 e 12% em massa da planta2. Logo, para alguns casos provavelmente no foram obtidos durante as extraes somente o leo essencial do alecrim, sendo observado um produto final de cor esverdeada que, aps evaporao do solvente tomou aspecto de p, ao contrrio do mtodo de arraste a vapor e utilizando ter de petrleo como solvente, onde o produto final obtido apresentou no somente odor caracterstico da planta como tambm o aspecto de leo. Tal fato
FURB, 13 a 15 de novembro de 2008

Agradecimentos
UNICENTRO. ---------------------------------------------------------------------1.

A. Porte, R.L.O Godoy, Alecrim (Rosmarinus officinalis L.): Propriedades antimicrobiana e qumica do leo essencial. B.CEPPA, Curitiba, v. 19,p. 193-210, jul/dez 2001. 2.. L.A.F Coelho, J.V. Oliveira, J.C. Pinto., Modelagem e simulao do processo de extrao super crtica do leo essencial de alecrim. Cinc. Tecnol. Aliment. vol. 17 n. 4 Campinas Dec. 1997. 3. Prins, C.L; Lemos, C.S.L; Freitas, S.P. Efeito do tempo de extrao sobre a composio e o rendimento do leo essencial de alecrim (Rosmarinus Officinalis)

Das könnte Ihnen auch gefallen