Sie sind auf Seite 1von 12

1 .

VESTIBULAR SIMULADO
GABARITO

EXTENSIVO E TERCEIRO
MANH TARDE NOITE

1 .

Vestibular Simulado
Extensivo e Terceiro - Manh, Tarde e Noite

GABARITO
MATEMTICA
01. b Resoluo: Reescrevendo a equao, temos: 2 2x(kx 4) x + 6 = 0 2 2 2kx 8x x + 6 = 0 2 (2k 1)x 8x + 6 = 0 Para que a equao no admita raiz real, seu discriminante deve ser negativo: <0 2 b 4ac < 0 2 (8) 4.(2k 1).6 < 0 64 48k + 24 < 0 11 k> 6 Sendo k um nmero inteiro, temos que k = 2; 3; 4; 5; ... (o menor valor de k 2) 02. e Resoluo: Os grficos das trs funes, no plano cartesiano, so retas e limitam um tringulo de vrtices nos pontos (0; 0). (6; 6) e (6; 6), isto :
y y=-x 6 (-6,6) (6,6) y=x y=x

Por exemplo: 2. 18 = 36 = 6. O quadrado de um nmero irracional pode ser um nmero irracional. Por exemplo:

( 7)
3

= 3 7 2 = 3 49

A diferena entre um nmero racional e um nmero irracional sempre um nmero irracional. Para que isso seja comprovado, considere x um nmero racional, y um nmero irracional e w um nmero real tal que w = x y. Como w real, certamente ou racional, ou irracional. Se w fosse um nmero racional, ento y = x w seria tambm um nmero racional, pois, neste caso, teramos a diferena entre dois nmeros racionais (x e w). Entretanto, a suposio de que w racional contraditria, uma vez que, por hiptese, y irracional. Portanto, w necessariamente um nmero irracional. 04. b Resoluo: Se 25 carros passam por A e C, e 17 passaram por A, B e C, ento 25 17 = 8 passaram apenas por A e C. Se 28 carros passam por B e C, e 17 passaram por A, B e C, ento 28 17 = 11 passaram apenas por B e C. A quantidade total de carros que saem do ponto M e chegam ao ponto P igual soma da quantidade de carros que passaram por A, B e C, com a quantidade de carros que passaram apenas por A e C, com a quantidade de carros que passaram apenas por B e C, ou seja: n = 17 + 8 + 11 = 36 05. b Resoluo: 1 6 = 1 (condio de existn x 3 x2 9 cia: x 3 e x 3) 2 2 x + 36 =1 x 3 = x 9 x x 6 = 0 x2 9 resolvendo, temos: x = 2 ou x = 3 (no convm) portanto, o conjunto soluo S = {2} 06. c Resoluo:
A 2 B 2 F C

Calculemos, primeiramente, as diagonais: AC, AE, BD, BF, CE e DF. o O ngulo CED = 30 , logo CE o 2 CE = 2 3 cos30 = 2 As diagonais AD, BE e CF so iguais a 2.2 = 4 De acordo com o enunciado, a matriz M6 dada por
1 2

0 2 2 3 4 2 3 2 2 0 2 2 3 4 2 3 2 3 2 0 2 2 3 4 M6 = 4 2 3 2 0 2 2 3 2 3 4 2 3 2 0 2 2 2 3 4 2 3 2 0

Observando que a14 = a25 = a36 = a41 = a52 = a63 = 4 em que as diferenas: |14| = |25| = |36| = 41 = 52 = 63 = 3, conclui-se que a alternativa correta c. 07. c Resoluo: sorvete artesanal 12% coquetel de frutas 100% corvina: 33% fil de peixe: 25% 08. c Resoluo:

45o (0,0)

45o x

A rea desse tringulo : b .h S= 2 12 . 6 S= S = 36 2 03. b Resoluo: A soma de dois nmeros irracionais positivos pode ser racional. Por exemplo: 2 + 3 + 2 3 = 4.

a h = 2 15 2 b 2

) (

b .h = 4 15 2 b . 2 15 = 4 15 b = 4 2 a = 2 15
2

A raiz quadrada de um nmero racional pode ser um nmero racional. Por exemplo: 25 = 5. O produto de dois nmeros irracionais distintos pode ser um nmero racional.

+ 2 = 60 + 4 = 64

a=8 2p = 2a + b = 2.8 + 4 = 20 dm

{
2

1 .

Vestibular Simulado
Extensivo e Terceiro - Manh, Tarde e Noite

GABARITO
09. a Resoluo: Determinar a distncia percorrida corresponde a determinar o comprimento do arco AB. Em 60 minutos o ponteiro d uma volta na circunferncia, isto , percorre 2r. Assim, utilizando uma proporo: 60 min 2r = 25 min x 60 2.3.4 x = 10 cm = 25 x tes etnias. Por isso, no formavam um grupo homogneo, sendo incorreto chama-los genericamente de negros ou africanos. Tal diversidade era intencional, fazendo parte dos planos portugueses por impedir a unidade e a organizao de resistncias. Letra d. III. Incorreta: O sistema vascular verificado apenas em pteridfitas, gimnospermas e angiospermas. As brifitas so avasculares IV. Correta 27. b Resoluo: O splicing alternativo consiste em uma enzima celular cortar e eliminar todos os ntrons presentes no gene (segmento de DNA), deixando apenas os xons. Se por exemplo, existirem 3 xons (A, B e C), eles podero ser montados em 6 sequncias diferentes: ABC, ACB, BAC, BCA, CAB e CBA. Cada sequncia formar um RNA mensageiro diferente e cada RNA mensageiro ser traduzido (traduo a formao de protena com auxlio dos ribossomos e RNAtransportadores) em uma protena diferente. Assim, no final da expresso gnica sero produzidas 6 protenas diferentes e no apenas uma.

BIOLOGIA
19. e Resoluo: O tubo digestivo proveniente da endoderme. 20. e Resoluo: Os lipdios armazenam muito mais energia do que protenas e carboidratos (glicdios) quando comparados. 21. d 22. c Resoluo: Todas as 4 afirmaes so verdadeiras. 23. c Resoluo: I. Falsa o T. cruzi um parasita heterxeno, isto utiliza-se de 2 hospedeiros (HI e HD) II. Verdadeira III. Falsa a doena de Chagas IV. Verdadeira o triatomdeo em questo conhecido por barbeiro V. Verdadeira 24. b Resoluo: Equinodermas e cordados apresentam em comum o fato de serem deuterostmios. 25. b Resoluo: O reino Fungi, ao qual pertencem os cogumelos composto por seres uni ou pluricelulares, eucariontes que apresentam nutrio heterotrfica por absoro. 26. d I. Correta II. Incorreta: O xilema transporta a seiva bruta ou inorgnica, da raiz para as folhas.

HISTRIA
10. d 11. b 12. c 13. a 14. c 15. b 16. a Resoluo: No sculo XVI, Nicolau Coprnico desenvolveu a concepo heliocntrica, segundo a qual o Sol o centro em torno do qual giram os planetas, contrapondo-se concepo geocntrica at ento dominante, que considerava a Terra o centro do universo. Na cosmologia de Coprnico, a Terra passou, portanto a ser considerada apenas um dos componentes do universo, regulado pelas mesmas leis que regulam os outros astros. J no tinha mais o privilgio de ser o centro do universo. Resposta, letra a. 17. e Resoluo: A resposta encontrada com uma certa facilidade no prprio texto, por exemplo: (...) a colonizao dos trpicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial (...) em proveito do comrcio Europeu. O texto mostra com clareza os aspectos mercantilistas existentes na colonizao brasileira e que foram fartamente demonstrados pelo historiador caio prado na obra histria econmica do Brasil. Resposta, letra e. 18. d Resoluo: A historiadora Ktia Mattoso afirma que os escravos pertenciam a diferen-

PORTUGUS
28. c Resoluo: Claro est que devem ser eliminadas as alternativas que situam o texto como narrativa (personagens, ao, tempo, espao e narrador no esto presentes) ou como texto dissertativo (no h a defesa de um ponto de vista), bem como deve ser excluda a alternativa que fala em metalinguagem (a linguagem discutindo a prpria linguagem). Assim, sobram as alternativas a) e c). A alternativa a), por sua vez, deve ser eliminada pela citao da ironia, ausente no texto, que , sem dvida, um retrato potico do surgimento de comunidades habitadas por cidados carentes, as favelas. 29. e Resoluo: A alternativa a), como se percebe nos trs primeiros versos, adequada. Tambm o a alternativa b), visto que a repetio da negao mesmo comum e aceita pelo portugus do Brasil (exemplo; No havia ningum.). A alternativa c) claramente correta e dispensa comentrios. Na alternativa d), o uso da palavra lar, em vez por exemplo de moradia ou casa, bem como a utilizao do diminutivo pedacinho, na expresso pedacinho de terra tm um carter afetivo.

1 .

Vestibular Simulado
Extensivo e Terceiro - Manh, Tarde e Noite

GABARITO
Dividindo-se a alternativa e) em duas afirmaes, fica patente que a primeira informao correta, mas a segunda no. E assim realmente indica causa, porm a no indica nesse caso circunstncia de lugar, visto que j aparece no texto a expresso o lugar. a funciona como elemento circunstancial de discurso, como o tipicamente oral: da que o lugar passa a se chamar / Favela. 30. a Resoluo: Com relao palavra preito, s podem ser admitidos como seus sinnimos homenagem e vassalagem. J quanto palavra redimiu (conjugao de redimir, sinnimo de remir), todas as alternativas, exceo feita a alternativa e), trazem sinnimos cabveis. 31. d Resoluo: Percebe-se com naturalidade a inadequao da alternativa d) no texto pela enunciao que indica surpresa do autor ...mas como eu podia ter perdido o Pra Pedro. como se ele escrevesse: Embora o ano de 1967 tenha sido muito produtivo na msica, de estranhar que eu no me lembre de Pra Pedro. As outras afirmaes todas so corretas. 32. b Resoluo: O Acordo Ortogrfico Decreto n. 6.583/2008 teve o incio de sua vigncia prorrogado para 2016 e ele no traz modificaes quanto acentuao do verbo pr para distingui-lo da preposio por. Assim, a preposio por, na expresso por querer no deve receber acento. 33. c Resoluo: O pronome ela se refere ao termo questo, que quem jamais causou dificuldades a pessoas inteligentes. 34. a Resoluo: A correo de cada uma das ideias se identifica literalmente no texto: I. Mas a saudade s vezes faz bem ao corao. Valoriza os sentimentos, acende as esperanas e apaga as distncias. II. Um estado interior que no depende da distncia... nem do isolamento. III. Quem tem um amigo, mesmo que um s, no importa onde se encontre, jamais sofrer de solido; poder morrer de saudade...mas no estar s!" 35. d Resoluo: No trecho, a locuo apesar de estabelece uma ressalva contra uma espcie de preconceito com relao ao fato de que as pessoas idosas j no teriam mais condies de aprender coisa alguma. Assim, entende-se que o autor elogia a atitude da senhora com quem conversara. 36. c Resoluo: Nesta questo de coeso referencial, basta correlacionar, no interior do texto, cada pronome s pessoas citadas pelo autor. 37. a Resoluo: Liberdade mostra seu preconceito em relao velhice. Segundo Walcyr Carrasco, ele tambm tinha tal preconceito dada a maneira como foi educado. (confira o 6 pargrafo). 38. e Resoluo: Conhecimentos exigidos: Noes de teoria literria Compreenso e interpretao de textos a) Incorreto. O texto fala sobre a importncia social da literatura. b) Incorreto. O texto fala como o valor artstico da literatura est atrelado sua funo social. c) Incorreto. De acordo com o texto, o declnio de uma nao diretamente proporcional ao declnio artstico dessa mesma nao. d) Incorreto. Afirmao totalmente sem sentido. e) Correto. Sem comentrios. 39. d Resoluo: Conhecimentos exigidos: Teoria literria Noes de versificao Compreenso e interpretao de textos I. Correto. Sem comentrios. II. Correto. a interpretao do soneto de Avelino de Arajo. Exemplos de acentos tnicos no texto de Gregrio de Matos: a vaidade, Fbio, nesta vida, / Rosa, que da manh lisonjeada. III. Correto. O soneto , de fato, uma forma rgida de composio potica. IV. Incorreto. No h uma funo social como tnica no texto 1. 40. d Resoluo: Conhecimentos exigidos: Teoria Literria Literatura Colonial Romantismo a) Incorreta. No sculo 16, tivemos no Brasil o Quinhentismo, manifestao artstica que no demonstrou valor esttico, que no fez transformaes do real para o ilusrio, muito menos demonstrou maior estilizao formal da linguagem. Logo, o que se produziu em tal perodo diverge totalmente do conceito de literatura proposto por Antnio Cndido. b) Incorreta. O contraste entre o efmero e o eterno uma tnica do Barroco e, no, uma exclusividade desta esttica. A religiosidade tambm foi uma temtica fundamental, por exemplo, no Romantismo. Finalmente, a exaltao da vida campestre tambm apareceu no Romantismo, porm com feies diferentes do Arcadismo. c) Incorreta. Muitos autores de nossa Literatura Colonial eram portugueses de nascena. Alm disso, Arcadismo e Barroco foram estticas surgidas primeiramente na Europa e, depois, transpostas para o Brasil. d) Correta. Aristteles estabeleceu 3 grandes gneros literrios: piconarrativo, lrico e dramtico. As peas de Anchieta, apesar de no possurem valor nem propsito literrios, enquadram-se no gnero dramtico; os poemas dos autores citados so manifestaes do gnero lrico; as epopeias mencionadas so narrativas escritas em verso, exemplares do gnero pico-narrativo. e) Incorreta. H vnculos, sim, entre a literatura e o seu contexto de produo. S para ficarmos num exemplo: o Barroco desenvolveu-se na Bahia no sculo 17, local mais desenvolvido da Colnia, o que configura uma relao diretamente proporcional entre desenvolvimento cultural e desenvolvimento econmico.

1 .

Vestibular Simulado
Extensivo e Terceiro - Manh, Tarde e Noite

GABARITO
41. d Resoluo: Conhecimentos exigidos: Romantismo brasileiro Literatura Colonial Compreenso e interpretao de textos a) Incorreto. O Romantismo brasileiro, apesar de certos traos especficos, tambm demonstrou caractersticas observveis tambm no Romantismo europeu. b) Incorreto. A natureza romntica retratada de modo diferente do que no Arcadismo, conforme bem pontua o texto. c) Incorreto. No h vnculo histrico entre Romantismo (sculo 19) e Barroco (sculo 17), apesar de algumas semelhanas entre tais estticas. d) Correto. Sem comentrios. e) Incorreto. O texto evidencia, de modo bem evidente, o vnculo entre Romantismo e independncia nacional. 42. a Resoluo: b) Gregrio canta mais de uma musa inspiradora (ngela, Ins, Floralva, Brites...) c) Cames foi o maior inspirador do poeta baiano. d) Gregrio jamais escondeu seus fracassos amorosos. e) Gregrio era intrinsecamente religioso como era extrinsecamente libertino. 43. c Resoluo: a mentalidade corrente na sociedade era de valorizar a esperteza e o oportunismo. a) Felcio finge que acredita em Gainer. b) O ingls, de olho na fortuna da viva, aceita imediatamente a proposta. d) Clemncia tem uma atitude hipcrita, pois suas palavras no condizem com suas atitudes. e) Alberto s promete a Felcio que em momento oportuno lhe contar sua histria. 44. b Resoluo: o desprezo e a humilhao que Paulo inflige a Lcia leva-o a refletir sobre suas atitudes. a) Lcia e Paulo se ressentem do julgamento da sociedade porque, intimamente, tambm eles so preconceituosos e moralistas. c) A obra narrada pelo personagem Paulo, atravs de cartas, enviadas a uma amiga, que ir publicar a histria. d) Jacinto um aproveitador da desgraa alheia. Em troca de bons lucros, administra os bens de moas perdidas. e) Quando cai nos braos de Lcia aos beijos ardentes, Paulo sabe que ela no tem culpa do que faz, se esquece de tudo e s v a mulher amada. 45. d Resoluo: a oscilao entre o divino e o humano, o esprito e a matria caracterstica essencial do barroco. a) Gregrio de Matos utilizou intensamente e reiteradamente o soneto em suas composies. b) A pea faz referncias explcitas escravido, ao trfico negreiro, europeizao da sociedade. c) Maria da Glria passou a chamar-se Lcia para poupar a famlia do vexame de ter uma filha prostituda. e) Apesar de pertencerem ambas ao Romantismo, as obras se distinguem pelo gnero e pelo tom das crticas que fazem sociedade. 48. d Resoluo: s Vm = t 3 s s = 2720 2,7 . 10 m 340 = 8 49. d Resoluo: I. Verdadeira pois, para que o mdulo da velocidade seja alterado, necessrio haver uma componente no nula da resultante das foras, cuja direo seja tangencial (paralela) ao vetor velocidade, seja para acelerar (quando no mesmo sentido da velocidade) seja para retardar (quando no sentido contrrio ao da velocidade) II. Verdadeira pois, para que a direo do vetor velocidade seja alterada e, consequentemente o movimento seja curvilneo (no retilneo), necessrio haver uma componente no nula da resultante das foras, cuja direo seja perpendicular (centrpeta) ao vetor velocidade. III. Falsa pois, o vetor velocidade ser constante em mdulo, direo e sentido somente em casos de movimentos retilneos e uniformes. Como o texto afirma que a trajetria no retilnea, isso garante que a direo e o sentido do vetor velocidade iro mudar. Nessas condies, seria possvel um movimento curvilneo e uniforme, ou seja, cujo mdulo constante, porm a direo e o sentido variam. 50. c Resoluo: muito comum encontrar em vestibulares, testes que envolvem vrios assuntos. Em alguns casos, podem at surgir temas que voc no estudou. Porm, independente disso, h certas leis fsicas que so indispensveis de serem entendidas para que seja possvel reconhecer sua presena em determinadas questes. Uma dessas a 3 Lei de Newton: para toda ao existe uma reao de igual intensidade, na mesma direo porm em sentidos opostos e, alm disso, a ao est em um corpo e a reao em outro. Assim, independente dos outros tpicos da Fsica que foram citados nas alternativas, a fora que a raquete aplica bola a mesma que a bola aplica raquete, porm em sentido contrrio.

FSICA
46. b Resoluo: s = A1 + A2 + A3 6 . 12 (12 + 8).6 s = + 10 . 12 + 2 2 s = 36 + 120 + 60 = 216 m 47. a Resoluo:
v(m/s) 8

20

100

116

t(s)

V = vo + at V = 0 + 0,4 . 20 V = 8 m/s
s = rea s =

V = vo + at 0 = 8 0,5.t t = 16 s

(116 + 80) .8 = 0,784 km 2

1 .

Vestibular Simulado
Extensivo e Terceiro - Manh, Tarde e Noite

GABARITO
51. c Resoluo: I. Verdadeiro Para resistor hmico, temos:
U
NO

56. b Resoluo: Veja as figuras.


N

a densidade demogrfica da China 2 de 137 hab/km , da Frana de 2 112 hab/km , da H olanda de 2 392 hab/km , e da Argentina de 2 13 hab/km e, portanto, como mencionado na alternativa (c), a Holanda o pas mais povoado.
L Cncer Equador Capricrnio

N O L S

II. Verdadeiro A potncia dissipada ser 4 vezes menor III. Falso A ddp a mesma em cada resistor 52. d Resoluo: En = P . t (5x100 + 1500 + 3000) W + 0,5h En = 1000 En = 2,5 kWh 53. b Resoluo: o = 4 cm p = 10 cm f = 60 cm i f i 60 f A= = = o f p 4 60 10 f p i = 4,8 cm (DIREITA) 60 . 10 f .p p = p' = 10 60 pf p = 12 cm (VIRTUAL) 54. b Resoluo: 21batidas 21 batidas f= f= 0,25 min 0,25 .60s f = 1,4 Hz

Indicao da direo Norte

Ponto V = 40 5 S

I. Falso. Pontos A e B = meridianos, C e D = paralelos. II. Correto. III. Correto. Escala do mapa 1:55.000 (1 cm no mapa = 55.000 cm no terreno ou 550 metros). Os pontos VI e VII esto separados na figura por 2 cm o que corresponde no terreno a 1.100 metros. IV. Falso. Observe a figura e lembre: quanto mais prximas as curvas de nvel mais inclinado o terreno. o V. Falso. O ponto V est a 40 Sul e tero boa iluminao os cmodos voltados para o norte. 57. e Resoluo: I. Falso. No existe mapa perfeito. II. Falso. Para saber a latitude e a longitude necessrio exatido nos paralelos e meridianos. 58. b Resoluo: Latitude a distncia de um ponto at a linha do Equador. 59. c Resoluo: Veja o esquema
GMT 15o longitude = 1 fuso Oeste Leste Horas Horas atrasadas adiantadas

61. e Resoluo: O grfico no aponta a ultrapassagem da populao do Nordeste sobre a regio Sudeste. A alternativa (a) est, portanto, errada. A regio Sul no teve sua evoluo constante. Alternativa (b) errada, portanto. O Brasil tem um comportamento de curva mais acentuado em direo ao crescimento populacional que o Sudeste, pois se trata de uma mdia nacional, que inclui regies com ndices de crescimento maiores. Errada a alternativa (c). A alternativa (d) est errada pelo mesmo motivo que a alternativa (a), j comentada. O grfico mostra que Centro-Oeste e Norte possuem nmeros absolutos prximos de populao. 62. c Resoluo: Entre 2000 e 2035, as tendncias so de reduo das taxas de natalidade e de fecundidade, levando ao estreitamento da base da pirmide etria brasileira. Uma das consequncias poder ser a reduo do nmero de jovens em idade escolar, porm, no uma reduo de investimentos, pois o Brasil precisa melhorar a qualidade de sua educao nos nveis fundamental, mdio e superior. Tambm vai ocorrer um aumento do topo da pirmide com a elevao do porcentual de idosos decorrente do crescimento da expectativa de vida, o que vai ocasionar mais gastos pblicos e privados em sade e previdncia social. 63. a Resoluo: O dia mundial sem carro uma iniciativa internacional para estimular o uso do transporte coletivo e de bicicletas. O objetivo promover a sustentabilidade e a atividade fsica com o apoio do poder pblico, das ONGs (Organizaes No Governamentais) e dos cidados. Nos ltimos anos, e evento tem tido re-

GEOGRAFIA
55. d Resoluo: a) Falso. A translao dura 365 dias e 6 horas. b) Falso. Aflio = Afastamento. Perilio = proximidade. c) Falso. Dias curtos e frios no Sul correspondem ao inverno no Hemisfrio Sul. d) Correto. d) Falso. A inclinao da Terra a mesma o ano inteiro.

74o O 5H GMT Bogot

3H GMT Caiena

60. c Resoluo: O termo povoado caracteriza a densidade demogrfica de um pas, cujo clculo se faz ao dividir a populao absoluta pela rea. Dessa forma,

1 .

Vestibular Simulado
Extensivo e Terceiro - Manh, Tarde e Noite

GABARITO
sultados pfios, principalmente nas cidades brasileiras de maior porte. Apesar de ser uma boa iniciativa, a opinio pblica deve pressionar mais os governos para investirem em transporte coletivo de qualidade e ciclovias, medidas que efetivamente poderiam reduzir a utilizao excessiva do automvel. 67. d Resoluo:
CH2 CH3 benzil metil

Outra resoluo: C . V = CV 160 . 100 = C . 400 C = 40 g . L 40 g 1 mol C= L L C = . M1 40 = . 40 1 = 1 mol . L ___________________________


Evaporao de H2O

68. e Resoluo: a) Falsa: C16H13ON2Cl b) Falsa: polinuclear c) Falsa: haleto entre outras d) Falsa: os anis aromticos so substitudos 69. d Resoluo: o GL = % em volume do etanol na soluo 500 mL 100% V = 480 mL V 96% de lcool o INPM = % em massa do etanol na soluo 92,8% de lcool + 7,2% de H2O 100,0% Nessa soluo 7,2% da massa H2O 200 g 100% mH O = 14,4 g 2 M 7,2% 70. a Resoluo:
80g H2O x = 160g 0,5L

QUMICA
64. d Resoluo: Ction trivalente tomo neutro

3+

X
e = 13 A=p+n

200 mL

100 mL

e = 10 N de Massa A = 27 3+ X A = 27 o X

Z=P N Atmico A=p+n z = p = 13 z = p = 13 A = 13 + 14 n = 14 n = 14 e = 10 e = 13 A = 27 Resoluo:

C = ? 160 g . L Com a evaporao (retirada) de gua o volume foi dividido por 2 logo a concentrao multi plicada por 2 portanto 1 passa de 160 para 320 g . L Outra resoluo: C . V = C . V 160 . 200 = C . 100 1 C = 320 g . L 71. c Resoluo: As duas afirmaes de Paolo e as duas de Cssio so verdadeiras. 72. c Resoluo: A afirmao 1 falsa pois gua lquida e gelo so a mesma substncia (H2O) e, assim, o sistema uma substncia pura, no uma mistura.

65. b
Ca M = + 2(14) + 6(16) =164g/mol Ca(NO3)2 40 1 4 2 4 3 123
28 96

x = ?%
4000 x= 24.4% 164 Resposta

100%

Soluo Inicial C = 160 g/L


300 mL H2O 100 mL diluio soluo A 400 mL

66. d Resoluo: MCOCl = 12 + 16 + 2(35,5) = 99 g/mol ou 2 1 99 g . mol


1 mol 99 g 6 x 10 23 molculas COCl2 x3 297 g x = ? molculas x = 18 . 1023 = 1,8 . 1024 molculas

160g . L

C = ?

com a adio de H2 O,o volume foi multiplicado por 4 logo a concentrao divide por 4 1 1 portanto passa de 160 g . L para 40 g . L

y = 4x .1,8.10 = 7,2 x 10 tomos Resposta

24

24

1 .

Vestibular Simulado
Extensivo e Terceiro - Manh e Tarde

GABARITO
INGLS
73. b Resoluo: The report outlined a series of recommendations aimed at reducing medical errors. 74. c Resoluo: Uma em cada trs adolescentes fica gravida, o que no significa que d luz antes dos 20. ... about one in three teenagers becomes pregnant before age 20. 75. a Resoluo: Bebs prematuros podem desenvolver determinadas deficincias (= disabilities). ... Babies born too soon face an increased risk of newborn health problems and even deaths, as well as lasting disabilities... 76. b Resoluo: so oil would need to be priced at about $ 40 a barrel to make it viable. 77. d Resoluo: ...to see that their long term use... (para ver que o uso deles a longo prazo). O adjetivo possessivo que se refere ao leo e carvo no texto ser their. Portanto a alternativa correta d. 78. d Resoluo: I. Hes been = He has been Present Perfect II. Ive met = I have met Present Perfect III. Theyve been working = They have been working. Present Perfect Continuous Tense IV. Melina has Simple Present Tense; Portanto a alternativa correta a letra d. 79. a Resoluo: I. Usa-se already (j) normalmente em frases afirmativas para mostrar que a ao j ocorreu. II. O contexto sugere o uso de never devido a pergunta Have you been there? (voc esteve l?) III. Na frase devemos usar ever (j, alguma vez) pois trata-se de uma indagao sobre pessoas que foram ou so famosas. IV. A palavra ever tambm usada depois de um adjetivo no grau superlativo na sentena afirmativa. Com isso, a alternativa correta a letra a. 80. a Resoluo: Na frase IV Mike brought a cousin of him. O pronome him (ele) um pronome obliquo. O pronome possessivo correto seria his (dele) Observe: Mike brought a cousin of his (Mike trouxe um dos primos deles) Alternativa correta a letra a. 75. c Resoluo: Questo Lexical: Alternativas falsas: Expertos ser refere aos estudiosos. Suele generar costuma gerar o que diferente de quase provoca 76. c Resoluo: A expresso adrede significa de propsito. Assim, no texto fica claro que o atropelamento foi de propsito. 77. a Resoluo: No texto h as informaes sobre o modelo do carro, a rua e a cidade em que aconteceu o fato. 78. d Resoluo: Significa que com o acidente Juan Perez ficou gravemente ferido. 79. e Resoluo: No texto possvel perceber a atitude do condutor do veculo causador do acidente aps o fato, bem como h uma descrio de alguns fatos. A palavra suceso um falso cognato e o seu significado fato, acontecimento. 80. b Resoluo: As alternativas erradas: a) transeuntes grave b) dio monoslabo c) baj aguda e) rpidamente sobresdrjula.

ESPANHOL
73. d Resoluo: Pela leitura do texto possvel constatar que muito do que h na Rede lixo e nada contribui para o desenvolvimento intelectual do indviduo. Isso se deve uma leitura muito superficial e em tempo que no possibilita a sua anlise. Sugere-se filtrar informaes. 74. b Resoluo: As alternativas falsas; O texto no diz que o conhecimento da gerao digital quase fragmentado, ele afirma que o pensamento fragmentado. Tambm, no afirma que os usurios esto capacitados para fugir da infoxicao.

1 .

Vestibular Simulado
Extensivo e Terceiro - Noite

GABARITO
INGLS
73. b Resoluo: The report outlined a series of recommendations aimed at reducing medical errors. 74. c Resoluo: Uma em cada trs adolescentes fica gravida, o que no significa que d luz antes dos 20. ... about one in three teenagers becomes pregnant before age 20. 75. a Resoluo: Bebs prematuros podem desenvolver determinadas deficincias (= disabilities). ... Babies born too soon face an increased risk of newborn health problems and even deaths, as well as lasting disabilities... 76. b Resoluo: so oil would need to be priced at about $ 40 a barrel to make it viable. 77. d Resoluo: to see that their their long term use (para ver que o uso deles a longo prazo) O adjetivo possessivo que se refere ao leo e carvo no texto ser their (deles). Portanto a alternativa correta d. 78. d Resoluo: I. Hes been = He has been Present Perfect II. Ive met = I have met Present Perfect III. Theyve been working = They have been working. Present Perfect Continuous Tense IV. Melina has Simple Present Tense; Portanto a alternativa correta a letra d. 79. a Resoluo: I. Usa-se already (j) normalmente em frases afirmativas para demonstrar que a ao j ocorreu. II. O contexto sugere o uso de never devido a pergunta Have you been there? (voc esteve l?) III. Na frase devemos usar ever (j, alguma vez) pois trata-se de uma indagao sobre pessoas que foram ou so famosas. IV. A palavra ever tambm usada depois de um adjetivo no grau superlativo na sentena afirmativa. Com isso a alternativa correta a letra a. 80. a Resoluo: Na frase IV Mike brought a cousin of him. O pronome him (ele) um pronome obliquo. O pronome possessivo correto seria his (dele) Observe Mike brought a cousin of his (Mike trouxe um dos primos deles) Alternativa correta a letra a.

ESPANHOL
73. b Resoluo: Pela leitura grfica e visual possvel comprovar que h uma crtica ao uso de photoshop ao ponto de um candidato ser convertido em um beb. 74. e Resoluo: O anjo a que se refere o texto se refere aos aspectos da natureza, sendo assim no retrata a figura do anjo celestial. 75. c Resoluo: A palavra alma vai acompanhada do artigo masculino um por tratar-se de uma palavra que comea com a tnica e este ajuste se d para evitar a cacofonia. 76. b Resoluo: Apesar de o texto falar sobre a moda dos gorros neste inverno, no texto foi utilizada tambm com o sentido metafrico, que significa estar at o pescoo, no aguentar mais. 77. c Resoluo: Esta a nica alternativa na qual possvel perceber a presena do gnero feminino pelo emprego da palavra preparada. 78. e Resoluo: Questo lexical. A palabra Uribe o sobrenome e em espaol se traduz por apellido. Sendo assim a alternativa E a correta. 79. d Resoluo: se desarroll en el Centro de Convenciones Plaza Mayor de Medelln. Por esse fragmento retirado do texto comprova-se que a pregunta da alternativa D encontra a su resposta. 80. e Resoluo: No texto comprova-se que o ex presidente Uribe participou do congresso, alm de ministros e especialistas/ estudiosos internacionais. Concurso = participao

10

Das könnte Ihnen auch gefallen