Sie sind auf Seite 1von 3

EXPERIMENTO 5 PREPARAO E CARACTERIZAO DO GS CLORO

1. Introduo

O gs cloro um gs toxico. detectado pelo olfato humano a concentraes de 3 ppm e a 15 ppm provoca irritao na garganta e lacrimejamento. Concentraes maiores causam danos aos pulmes e pode levar a morte. Devido a sua toxicidade o cloro foi a primeira arma qumica utilizada na 1 guerra mundial. Atualmente produzido industrialmente por dois principais mtodos: 1) Eletrlise de solues aquosas de NaCl no processo de fabricao do NaOH. 2) Na eletrlise do NaCl fundido, no processo de fabricao de sdio metlico. At a dcada de 1960 o Cl2 era um subproduto. Porm desde essa poca houve um grande aumento da demanda, principalmente pela indstria de polmeros, por exemplo, na fabricao do cloreto de polivinila (PVC). Dessa forma, o Cl2 passou a ser o principal produto dos processos descritos acima. A produo de Cl2 atingiu 35 milhes de toneladas/ano em 1994 com a ex-URSS sendo o maior produtor (43%). usado como oxidante na indstria txtil e papeleira, extensivamente na purificao de gua e em vrias outras indstrias. Objetivos: Nesta pratica o Cl2 ser preparado atravs do mtodo de Scheele e suas propriedades analisadas. LEE, J. D. Qumica inorgnica no to concisa. Traduo: Toma, H. E.; Araki, K.; Rocha, R. C. Edgard Blcher, So Paulo,1996. 2. Materiais Tubos de ensaio, pipetas volumtricas, fitas de pH, papel tornassol, balo de fundo chato ou redondo etc. 3. Reagentes HCl conc., MnO2, CCl4, Clorofrmio, Iodeto de potssio, brometo de potssio.

4. Preparao e caracterizao do Cl2 (Tem que ser realizado na capela) 1. Cuidado na realizao da prtica. Prepare bem o aparato e desenvolva o procedimento com a maior segurana possvel, pois o Cl2 bastante txico. 2. Monte o aparato mostrado na Figura 1.

Figura 1: aparato utilizado na obteno e caracterizao do Cl2. 3. Coloque no recipiente 1 2,0g de dixido de mangans (MnO2). 4. No recipiente 2, adicione 10mL de HCl concentrado. 5. No tubo 3 coloque gua. 6. No tubo 4 coloque H2SO4 concentrado.(Desnecessrio) 7. Adicione o cido clordrico ate cobrir todo MnO2. Caso a evoluo do gs esteja muito lenta, aquea o frasco levemente (80 C). 8. Na sada do tubo 4 colete o gs gerado em 4 tubos de ensaio e tampe-os com um folha de papel ou placa de petri ou vidro de relgio. 9. Aps coletar o gs em todos os tubos desmonte o aparato e reserve a gua contida no recipiente 3. (CUIDADO! Deixe na capela.) 10. Mea o pH desta gua com um fita de pH. 5. Caracterizao Colocar uma folha de papel branca atrs dos tubos e observe a cor do gs. 1. Umedecer um papel de tornassol e coloc-lo dentro de um tubo contendo gs. Deixar durante 15 minutos. Observar 2. Prender um pedao de palha de ao em um arame e aquec-la, levemente, na chama do bico de Bunsen. Introduzi-la, rapidamente, em um tubo de ensaio contendo gs. Observar e anotar. 3. Adicionar 1mL de soluo de brometo de potssio em um destes tubos. Posteriormente adicione 1mL de tetracloreto de carbono e agite. Faa o mesmo com uma soluo de iodeto de potssio. Porm neste caso no adicione tetracloreto de carbono e sim clorofrmio. 4. Lave os tubos de ensaio usados. 5. Colocar 2mL de soluo de brometo de potssio em um tubo de ensaio. Adicionar 2mL de gua de cloro. Agitar. Colocar 3mL de tetracloreto de carbono. Agitar vigorosamente e observar. 6. Em um tubo de ensaio, colocar 2mL de iodeto de potssio e juntar 2mL de gua de cloro. Agitar, observar e adicionar 2mL de clorofrmio. Agitar vigorosamente e observar. 7. Em outro tubo, colocar 2mL de iodeto de potssio e juntar 2mL de gua de cloro. Adicione umas gotas de suspenso de amido. 6. 1. 2. Questionrio Que substancias esto presentes no recipiente 3. Qual a funo do recipiente 3 e 4.

3. Escreva todas as reaes envolvidas na prtica e discuta as do item 6 e 7 da caracterizao. 4. Qual o potencial de reduo dos halognios envolvidos nestas reaes? 5. Qual o ponto de ebulio do gs Cl2. Seria possvel liquefazer o gs neste experimento ou outro similar. Como isso poderia ser feito? 6. Discuta a diferena de estados fsico dos halognios a temperatura ambiente.

Das könnte Ihnen auch gefallen