Sie sind auf Seite 1von 6

NOES INTRODUTRIAS DO DIREITO TRIBUTRIO CONCEITO DE TRIBUTO toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa

a exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. o oposto do contrato, onde o devedor assume a obrigao espontaneamente, tributo imposto por Lei.

MULTA: aplicada por um ato ilcito.

TRIBUTO: ato lcito.

ESPCIE TRIBUTRIA IMPOSTOS: caracterstica bsica, hiptese de incidncia desvinculada de ao estatal.O fato gerador a conduta(ao) do contribuinte. TAXA: o fato gerador a atividade do estado diretamente ligada ao contribuinte, a atuao do estado. CONTRIBUIO DE MELHORIA: parece com a taxa por ser uma atuao do poder pblico, porem indiretamente ligada ao contribuinte, serve para obras pblicas. EMPRSTIMO COMPULSRIO: um tributo, definido pela Constituio Federal de 1988.A caracterstica bsica que o diferencia dos outros tributos sua natureza restituvel.Tem finalidade prevista na Constituio Federal: Calamidade Pblica;Guerra Externa; Investimento Pblico Urgente; Investimento Pblico dde Relevante Interesse Nacional. CONTRIBUIES ESPECIAIS: destinam-se ao produto da arrecadao excepcional, com as finalidades: Social em Geral; Custeio da Seguridade Social; Custeio da Interveno no Domnio Econmico; Intervir nos Interesses de Classes Profissionais ou Econmica.

SNTESE DOS CRITRIOS DE DIFERENCIAO

H demonstrao atravs de tabela, de quais tributos podem ser usados para fins da gesto pblica, tabela esta prevista na Constituio Federal.

COMPETENCIA TRIBUTRIA aptido para instituir tributos. COMPETENCIA DA UNIO: os tributos de competncia da Federao esto distribudos na Constituio Federal art.145 a 154, bastante extensa e compete os impostos mais importantes. COMPETENCIA DOS ESTADOS: definida pela Constituio Federal art. 145 ll a 155 lll, o de maior destaque o ICMS. COMPETENCIA DOS MUNICIPIOS: tambm definido na Constituio Federal art. 145ll a 156 lll, o ISS o mais importante. COMPETENCIA DO DISTRITO FEDERAL: em especial a ele compete todos os tributos estaduais e municipais.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTARIOS PRINCIPO DA ESTRITA LEGALIDADE TRIBUTARIA: vedado aumento ou instituio de tributos sem Lei que o estabelea, onde deve constar, a base de clculo, a sujeio passiva, a alquota. A Lei Complementar pode instituir: Emprstimos Compulsrios, Imposto residual da Unio, Nova fonte de Custeio da Seguridade Social, Imposto Federal Extraordinrio de Guerra.O princpio da legalidade tributria no absoluto, h excees. PRINCIPIO DA IRRETROATIVIDADE: a Lei tributria s pode produzir efeito para o futuro, conforme Constituio Federal.A irretroatividade s abrange a lei que aumenta ou institui o tributo.O Cdigo Tributrio Nacional prev situaes que abrange a lei da retroatividade, s pode gozar deste beneficio quem no praticou ato fraudulento ou inadimplncia.(Art.106,CTN) PRINCIPIO DA ANTERIORIDADE: veda a cobrana de tributos no mesmo perodo de instituio ou promulgao da lei..A Emenda 42 da Constituio Federal criou aregra da anterioridade mnima, que institui a cobrnaa do imposto 90 dias aps ser criado, mas no absoluto, h excees. PRINCIPIO DA IGUALDADE TRIBUTARIA: veda tratamento desigual de contribuintes com situaes equivalentes.

Estes so os principio mais relevantes, existem outros princpios, como: capacidade contributiva, progressividade, vedao ao confisco, impessoalidade

OBRIGAES E CREDITO TRIBUTARIO

OBRIGAO PRINCIPAL ACESSRIA OBRIGAES ACESSRIAS: estabelece dever instrumental de interesse da fiscalizao. OBRIGAO PRINCIPAL: pagamento de tributos . FATO GERADOR: a situao definida em lei que uma vez ocorrida, torna devido o tributo. SUJEITO ATIVO: o credor do tributo, ou seja, a Pessoa jurdica definida em lei que tem o direito de cobrar o tributo. SUJEITO PASSIVO:o devedor da obrigao tributaria, pode assumir a condio de contribuinte e responsvel.Como contribuinte ele o que realiza o fato gerador, conhecido na constituio como sujeio passiva direta. RESPONSABILIDADE TRIBUTARIA: a legislao pode atribuir a obrigao de pagamento do tributo a uma terceira pessoa, que em principio no realiza o fato gerador, mas de algum modo indiretamente ligado a ele, este um caso de responsabilidade tributria ou sujeio passiva indireta. estabelecida por convenincia de fiscalizao, um exemplo de responsabilidade tributaria a reteno na fonte.(Art.128,CTN) EFICACIA DE CONVENES PARTICULARES:a sujeio passiva direta ou indireta estabelecida por lei, e no pode ser alterada. (Art. 123,CNT) CREDITO TRIBUTARIO E LANAMENTO:lanamento o ato administrativo que constitui o credito, ou seja, constata a ocorrncia do fato gerador, delimita a base de calculo do tributo nos termos da lei, aplica a alquota do tributo a esta base de clculo, identifica o sujeito passivo e a efetiva constituio e cobrana do crdito.(Art. 142,CNT). o lanamento tributrio que institui o crdito tributrio, ou seja, sem ele no h possibilidade do contribuinte ser considerado sonegador e, responder por crime tributrio, o lanamento pode ser provisrio e definitivo. LANAMENTO PROVISRIO: o sujeito a recurso ou impugnao do sujeito passivo.

LANAMENTO DEFINITIVO: o j julgado no mbito administrativo. MODALIDADES DE LANAMENTO LANAMENTO DE OFCIO:o grau do sujeito passivo zero, pois o crdito constitudo exclusivamente pela autoridade fazendria. LANAMENTO POR HOMOLOGAO: tem participao quase que integral do contribuinte, o prprio quem constata a obrigao pelo fato gerador e promove o pagamento, que fica sujeito a posterior homologao do poder pblico, que a conferncia do valor pago. LANAMENTO POR DECLARAO: o contribuinte presta as informaes e a autoridade fazendria a partir da, calcula o valor do tributo e encaminha para cobrana.Este lanamento no usado atualmente, o mais usado por homologao, por ser fcil para o poder pblico impor a obrigao do clculo ao prprio contribuinte, do que promover o clculo por ofcio.O Cdigo Tributrio Nacional apenas prev as modalidades cabveis no Direito Brasileiro, mas a aplicao decidida em Lei. SUSPENSO EXTINO E ESCLUSO DO CRDITO TRIBUTRIO Uma vez constitudo o crdito ele se torna exigvel, ou seja, deve ser pago, ou pode ser inscrito na Divida Ativa ou Execuo Fiscal, em ltimo caso Penhora de Bens e leilo.Mas a exigibilidade tributaria pode ser suspensa em casos previsto no Cdigo Tributrio Nacional. HIPTESE DE EXTINO: a normal e desejvel pela autoridade fazendria o pagamento. Outra modalidade de extino a compensao, o que ocorre quando o contribuinte e poder pblico promove um encontro de contas e a conseqente extino da dvida.outra hiptese a decadncia, ou seja, a perda do direito de efetuar o lanamento tributrio pelo decurso de um prazo.Outra hiptese de extino a Prescrio, perda do direito de ao da cobrana judicial do crdito tributrio.H tambm a excluso do credito tributrio, e a mais importante a iseno do credito tributrio. PAGAMENTO INDEVIDO E REPETIO DE INDEBITO: quando o contribuinte aplica uma alquota equivocadamente, e tem o direito de recuperar o tributo pago a maior ou indevido.Est sujeito a prazo que de 5 anos.pode ser feito por restituio do valor ou compensao, o que mais rpido, pois a restituio est sujeita a precatrios.

HIPTESES DE INCIDENCIA DOS IMPOSTOS INCIDENTES SOBRE A ATIVIDADE EMPRESARIAL ISS: de competncia municipal, e so definidos por uma Lei Federal, a Lei Complementar n116/2003 que prev uma lista de servios tributveis.Existem alguns servios discriminados nesta lei que no so considerados servios.Ex.:Locao;pelo Cdigo Civil no uma prestao de servio, mas o Anexo I da L.C prev como servio, o que gera vrios questionamentos por parte dos contribuintes. ICMS: o imposto sobre operaes relativas a circulao de mercadorias e sobre a prestao de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao; o imposto de maior relevncia no Estado Brasileiro, pois o que tem maior arrecadao.Pode ser seletivo, com alquotas entre 7% e 25%, mas na maior parte dos casos a alquota de 18%. IPI: da competncia da Unio e tem duas hipteses de incidncia:venda de produtos industrializados e importao de produtos industrializados.Tambm seletivo, suas alquotas so variveis conforme Dec.4.542/2002, e variam de 0% a 330%, a seletividade obrigatria pelo Art.153 da Constituio Federal. No Brasil temos a tributao do consumo dividida em:ISS,ICMS e IPI.Nos paises europeus e alguns da Amrica Latina no existe essa diviso, pois h um imposto nico o IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Outro exemplo de grande carga tributaria no Brasil so os automveis, pois tem a maior carga tributaria entre os fabricantes de automveis.Estes impostos podem chegar a 27% do valor do automvel. O ICMS e o IPI no so cumulativos, ou seja, incidem apenas sobre o valor agregado da operao, e tambm permite o aproveitamento de credito. IRPJ: um dos tributos mais complexos, porque alem da legislao ser bastante extensa, atinge vrios regimes, que podem ser aplicados na Pessoa Fsica e Pessoa Jurdica, e se desdobra sobre a renda do LUCRO PRESUMIDO,REAL ou ARBITRADO. Lucro Presumido: uma modalidade simplificada, onde o imposto calculado pelo percentual da receita bruta, facultativo e os percentuais variam de acordo com a atividade exercida. Lucro Arbitrado: uma modalidade excepcional, e surge sempre que caracterizada imprestabilidade ou fraude na escriturao contbil.

Lucro Real: obrigatrio para Pessoa Jurdica que aufiram receita bruta igual ou superior a R$48.000.000,00, exceto instituies financeiras, que so obrigadas a esta modalidade independente da receita bruta auferida. Alm de saber o que receita importante saber o reconhecimento adequado da receita bruta da Pessoa Jurdica.As duas formas desse reconhecimento so: REGIME DE CAIXA e REGIME DE COMPETENCIA. Regime de caixa:a receita s reconhecida quando o valor da venda/servio ingressa no caixa da empresa. Regime de competncia:a receita reconhecida no momento que surge o direito ao recebimento. No Lucro Presumido pode-se optar pelo regime, no Lucro Real o regime de competncia obrigatrio. No Lucro Real no so todas as despesas que podes ser dedutveis, apenas as normais e usuais.Ex.: luz, gua, material de uso e consumo. A alquota base do IRPJ de 15%, podendo ser adicionada em 10% dependendo da receita.

Das könnte Ihnen auch gefallen