Sie sind auf Seite 1von 16

ATIVIDADE 1 VISO GERAL DA ADMINISTRAO FINANCEIRA

A Questo da Agncia Na teoria, a maioria dos administradores financeiros concordaria com a meta de maximizao de riqueza do proprietrio. Na prtica, no entanto, os administradores esto tambm preocupados com a sua riqueza pessoal, estabilidade no emprego e benefcios. Tais preocupaes podem tornar os administradores relutantes ou sem vontade de correr riscos moderados, se eles percebem que isso pode resultar na perda de seu emprego e causar prejuzo sua riqueza pessoal. A partir desse conflito entre metas pessoais, surge o chamado problema de agncia a probabilidade de que os administradores possam colocar metas pessoais frente das metas da empresa. Para minimizar o problema de agncia e contribuir para a maximizao da riqueza, os acionistas incorrem em custos de agncia. A seguir apresentado um texto descritivo de um mecanismo muito utilizado para fazer frente ao problema de agncia nas empresas. Aps a leitura, pede-se que se reflita sobre os seguintes pontos: a) b) O que levaria os proprietrios de empresas a oferecer programas de stock options para os seus funcionrios e gestores? Qual pode ser o custo de agncia de um programa de Stock options

STOCK OPTIONS Scio do patro H cada vez mais formas de ganhar parte do salrio em aes Laura Somoggi Tornar-se acionista de uma empresa est cada vez mais fcil. E ningum aqui est falando de apostar nas bolsas de valores. O caminho diferente. Os funcionrios de um nmero crescente de empresas tm disposio planos de remunerao em que parte dos seus ganhos est atrelada valorizao da empresa no mdio e no longo prazo. So programas que vo alm da distribuio dos lucros. Eles tm como objetivo criar valor para os funcionrios. So opes de compras de aes chamadas tambm de stock options, distribuio de aes ligadas a metas especficas, participao em projetos de Internet etc. As empresas esto preocupadas em alinhar os interesses dos acionistas e dos executivos, diz Felipe Rebelli, scio-gerente da diviso da consultoria em remunerao da Towers Perrin. Elas querem criar um sentimento de propriedade e comprometimento. Por qu? A guerra por talentos, as privatizaes, as fuses e principalmente a avalanche de empresas de Internet explicam esse movimento. O mercado est aquecidssimo, afirma Marcelo Buazar, diretor financeiro -administrativo da consultoria Bain & Company. uma forma de segurar os funcionrios com a promessa de lucros futuros. Dividir os resultados de curto prazo j no suficiente. Muitas das aes das pessoas s vo se refletir na empresa no futuro, diz Joo Lins, diretor de consultoria na rea de capital humano da Arthur Andersen. Os modelos de gesto e de remunerao devem fazer com que os funcionrios se sintam os donos da empresa. Segundo uma pesquisa feita pela PricewaterhouseCoopers com 76 empresas brasileiras de grande porte (com faturamento mdio de US$ 500 milhes por ano), 86% tinham algum plano de remunerao varivel. Entre os incentivos de longo prazo, 75% oferecem fundos de penso, 48% tm planos de opo de compra de aes e 10% tm programas que remuneram com outros valores pagos com base na valorizao das aes da empresa. O grande desafio das organizaes criar valor para os acionistas: minimizar riscos e maximizar dividendos, afirma Olga Colpo, scia da Price. No laboratrio farmacutico Bristol-Myers Squibb, por exemplo, todos os funcionrios so elegveis para os programas de stock options: dos executivos de primeiro escalo aos office-boys. Ns distribumos 200 opes de aes a cada trs meses, diz Jos Eduardo Lotfi, gerente de recursos humanos da Bristol. Caso a companhia no queira repartir suas aes com os empregados, h outras formas de fazer com que eles se sintam comprometidos.

COMO OS FUNCIONRIOS VIRAM ACIONISTAS H no mercado uma srie de novas modalidades de remunerao que atrelam o holerite ao desempenho da empresa: Nome Stock options (Opes de aes) Phantom stocks (Aes "fantasma") Como funciona Os funcionrios recebem opes de compra de aes da empresa no futuro. Se as aes valorizarem, eles podem exercer a opo, obtendo lucro. Se as aes desvalorizarem, eles no exercem as opes e no perdem nada. Esse modelo quase sempre adotado por empresas de capital fechado ou por aquelas que no querem oferecer as aes negociadas em bolsa. Criam uma unidade de valor que poder ser corrigida de acordo com diferentes indicadores de variao do crescimento da empresa: lucro, gerao de riqueza, etc. Aqui possvel dividir seus bnus de curto prazo: receber parte agora e o resto no futuro. O que fica para ser recebido no futuro valorizado de acordo com algum indicador de resultado da empresa. A empresa oferece um lote de aes ligado a uma meta num certo perodo. Quando os objetivos so alcanados naquele prazo, os funcionrios recebem em dinheiro o equivalente ao nmero de aes que tem - e fica sem os papis. um fundo formado por projetos de Internet. Os funcionrios recebem cotas desse fundo. Se, em alguns anos, as empresas derem certo e as aes valorizarem, eles tero altos ganhos.

Bnus diferido

Performance stocks

Equity pool

Fontes: Arthur Andersen, Hay do Brasil, PricewaterhouseCoopers, Towers Perrin A consultoria Bain & Company adotou um sistema chamado de equity pool, uma espcie de fundo formado por projetos de Internet cujas cotas so distribudas entre os consultores (estejam eles trabalhando no projeto ou no). A Bain d consultoria para muitas empresas de Internet. Ela recebe parte dos seus honorrios em aes de seus clientes e distribui entre os seus consultores. Caso a empresa digital receba mais injeo de capital de investidores ou abra seu capital e se valorize, a Bain pode vender a sua participao. Todos sairo lucrando. Silvia Ethel trabalha na Bain h um ano, nesse perodo recebeu diversas propostas para sair da empresa e se aventurar num projeto de Internet. E sempre optou por ficar. Esse sistema cria uma forte barreira financeira, diz ela. As propostas ficam menos interessantes. Isso acontece porque quem faz parte do programa no corre risco se o projeto de Internet der errado, j que no fez nenhum investimento ali. E se ele der certo, pode ganhar muito dinheiro. Esse um bom exemplo de que no apenas as empresas de capital aberto com aes negociadas em bolsa podem fazer com que seus funcionrios se sintam scios. At porque elas representam uma minoria num pas com um mercado de capitais pouco maduro, como o Brasil. O assdio das empresas de Internet realmente acelerou as inovaes nos programas salariais. As outras organizaes se planejam para conseguir segurar os seus talentos e torn-los cada vez mais comprometidos com o seu desempenho. Est havendo uma grande mudana na composio da remunerao. Segundo dados da PricewaterhouseCoopers, nas empresas da velha economia 25% da remunerao dos executivos seniors era composta por incentivos de longo prazo (50% de salrio base e mais 25% de bnus anual). Quando se trata da nova economia, essa parcela sobe para 60% (mais 40% de salrio base). No caso dos gerentes da nova economia, 45% recebem incentivos de longo prazo. E a tendncia que esse tipo de remunerao tenha um peso cada vez maior para cada vez mais nveis na empresa, afirma Rebelli.

ATIVIDADE 2 ESTRUTURA A TERMO DA TAXA DE JUROS Um amigo seu, Antonio, est trabalhando como estagirio num banco comercial. Na primeira manh de Antonio no trabalho, seu chefe lhe mostrou um grfico de curva de rendimento e perguntou que informaes o grfico passava. O telefone tocou antes que pudesse responder e ento seu chefe teve de sair s pressas para um encontro no almoo. Ansioso para causar uma boa impresso, Antonio ligou para voc na sua hora de almoo, pedindo que ajudasse antes que ele tivesse de ver seu chefe mais tarde. Para sorte de Antonio, voc estava na sua mesa de trabalho e com vontade de ajud-lo respondendo as seguintes questes. a) O que indica a curva de rendimento com tendncia de baixa sobre a taxa de juros de longo prazo versus curto prazo? b) Esse comportamento da curva racional?

Estrutura a Termo da Taxa de Juros 16/07/2012

Fonte: http://www.anbima.com.br/est_termo/CZ.asp

ATIVIDADE 3
Exerccio 1 Qual a correlao existente entre os retornos dos ativos (da base de dados da planilha Lab2.xls) TLSP4 e USIM4 entre jul/93 e jun/94 ? Exerccio 2 Qual o beta de uma carteira composta pelos ativos CESP4, BRHA4, BBAS4 e USIM4 com % iguais a 25%, 15%, 40% e 20%, respectivamente, no perodo entre jul/97 e jun/98? Exerccio 3 Suponha que em julho/98 voc estivesse desejando aplicar na bolsa de valores, especificamente nas aes Bradesco PN, Eletrobrs PNB, Petrobrs PN, Telesp PN e Vale do Rio Doce PNA. Se o investimento fosse realizado em apenas duas aes, qual seria sua opo ? Justifique. Exerccio 4

Analise os retornos do Ibovespa entre jan/95 e dez/95. Qual o valor mdio encontrado? Para uma taxa livre de risco igual a 0,5%, qual seria a equao do CAPM? Justifique.
Exerccio 5 Estime, para o ano de 1994, qual foi o risco total das aes USIM4, LIGH3, INEP4 e BBAS4. De acordo com os conceitos apresentadas pela Moderna Teoria de Portflios, deveria o investidor preocupar-se com o risco total dos ativos individuais?
Cdigos dos Ativos utilizados na planilha Risk.xls
Cdigo base 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Ativo Banespa PN Bradesco PN Brahma PN Brasil PN Cemig PN Cesp PN Eletrobras ON Eletrobras PNB Ericsson PN Inepar PN Itaubanco PN Light ON Petrobras PN Telebras ON Telebras PN Telerj PN Telesp ON Telesp PN Usiminas PN Vale Rio Doce PNA ndice Ibovespa ndice da Poupana Cdigo bolsa BESP4 BBDC4 BRHA4 BBAS4 CMIG4 CESP4 ELET3 ELET6 ERIC4 INEP4 ITAU4 LIGH3 PETR4 TELB3 TELB4 TERJ4 TLSP3 TLSP4 USIM4 VALE5 Ibovespa Poupana

ATIVIDADE 4

NOTA: Apresente claramente os clculos nas passagens mais relevantes (HP12C ou Excel)

1. Considere uma obrigao com valor de face igual a $ 1.000. Os cupons so pagos semestralmente e a taxa de juros de mercado (taxa efetiva anual de juros) igual a 12%. Quanto voc pagaria pela obrigao se: a. A taxa de cupom fosse 8% e faltassem 20 anos para o vencimento? b. A taxa de cupom fosse de 10% e faltassem 15 anos para o vencimento? 2. Uma obrigao esta sendo negociada a $ 923,14 (abaixo do par, que igual a $ 1.000). A obrigao tem prazo de 15 anos at seu vencimento e os investidores exigem retorno efetivo de 10%a.a. para aplicar nessa obrigao. Qual deve ser a taxa de cupom da obrigao, sabendo-se que os juros so pagos semestralmente? 3. Voc acaba de comprar uma obrigao recentemente emitida pela Vanguard Company. A compra foi feita pelo valor nominal de $ 1.000 e a obrigao tem prazo de cinco anos. Ela paga $ 60 de juros a cada semestre. Voc tambm esta analisando a possibilidade de comprar uma outra obrigao da Vanguard Company que rende pagamentos semestrais de juros de $ 30 e tem ainda seis anos de prazo at seu vencimento. O valor de face desta obrigao igual a $1.000. a. Qual a taxa efetiva anual da obrigao com prazo de cinco anos? b. Suponha que a taxa calculada no item (a) seja a taxa correta para avaliar a obrigao com prazo de seis anos. Quanto voc estaria disposto a pagar por essa obrigao? c. De que modo mudaria sua resposta ao item (b) se a obrigao com prazo de cinco anos pagasse $ 40 de juros a cada semestre?

ATIVIDADE 5 EXERCCIOS Risco e Retorno


1) Utilizando os dados de retorno a seguir, calcule os retornos mdios, as varincias e os desvios-padres para X e Y.
Retornos Ano 1 2 3 4 5

x 16% 4% -8% 10% 6%

32% -8% -17% 30% 18%

2) Voc tem uma carteira com $ 1.000 investidos na ao A e $ 2.000 na ao B. Se os retornos esperados destas aes forem 18% e 12%, respectivamente, qual ser o retorno esperado da carteira? 3) Voc possui uma carteira que tem 40% investidos na ao X, 35% na ao Y e 25% na ao Z. Os retornos esperados dessas trs aes so iguais a 10%, 16% e 23%, respectivamente. Qual o retorno esperado dessa carteira?

4) Com base nas informaes a seguir, calcule o retorno esperado. Calcule o retorno esperado Estado Retorno
Economia Recesso Normal Crescimento Probabilidade 10% 70% 20% Ao A -9,0% 11% 28%

5) Com base nas seguintes informaes, calcule os retornos e desvios-padres das duas aes.
Estado Economia Recesso Normal Crescimento Probabilidade 20% 60% 20% 100% Retorno Ao A 4% 8% 16% Retorno Ao B -20% 20% 60%

Ao desejar montar uma carteira composta por 60% da ao A e 40% de B, qual o retorno esperado e qual o risco incorrido? 6) Uma carteira tem 40% investidos na ao G, 40% na ao J e 20% na ao K. Os retornos esperados dessas aes so iguais a 12%, 18% e 34%, respectivamente. Qual o retorno esperado da carteira? Como voc interpreta sua resposta, considerando os riscos das aes equivalentes?

Respostas:
1) 5,6%; 8.88%; 78,80%; 11%; 22,34%; 499,00% 2) 14% 3) 15,35% 4) 12,4% 5) 8,8%; 20%; 3,9%; 25,3%;13,28%,12,41% 6) 18,8%

ATIVIDADE 6
Exerccio 1 Sua empresa est considerando dois projetos com os seguintes fluxos de caixa: Ano 0 1 2 3 4 5 a) b) c) d) Projeto A Projeto B -500 -500 167 200 180 250 160 170 100 25 100 30

Se a taxa de desconto 12%, que projeto voc faria primeiro? Qual o projeto preferido pela TIR? Calcule a taxa de desconto de intercepo na qual os VPL dos projetos so idnticos? Que mtodo voc utilizaria entre o VPL e a TIR para identificar o projeto?

Exerccio 2 Sua empresa est considerando dois projetos com os seguintes fluxos de caixa: Ano 0 1 2 3 4 5 Fluxo de Caixa -300 5000 -20000 8000 6000 3500

a)Qual o VPL do projeto com um taxa de desconto de 0 b) Qual o VPL do projeto com uma taxa de desconto que cresce para o infinito? c) Encontre todos as TIRs do projeto. Exerccio 3 Sua empresa tem que substituir uma mquina vital ao processo produtivo. Como por magia voc decidiu que a taxa de desconto correta seria 10% a.a.. Sua empresa possui duas alternativas: a) Mquina A que custa $400.000 e produz fluxos de caixa anuais de $200.000 ao final de cada um dos seis (6) anos de vida til; b) Maquina B custa $200.00, que tem apenas (2) anos de vida til. Entretanto produz um fluxo de caixa anual de $300.000 no final desses dois anos. Calcule o VEA e identifique que mquina a prefervel?

ATIVIDADE 7
Custo de Capital de Terceiros e Custo de Capital Prprio 1) Os planos de financiamento da empresa HC para o prximo ano incluem a venda de ttulos de longo prazo que sero remunerados a 12%aa. Venda de ttulos significa que a empresa est contraindo dvidas. A alquota de IR de 35%. Qual o custo de capital de terceiros lquido para a empresa? 2) O ltimo dividendo pago da Cia Cordeiro foi de $3,00 e a sua taxa de crescimento tem sido de 6%. O preo atual da ao ordinria de $36. O custo bruto de financiamento de capital de terceiros de 12%. A alquota de IR 30%. Qual o custo de capital prprio da empresa? Qual o custo lquido de capital de terceiros? 3) A Deodoro S.A. tem dvidas de $1.500.000 e consta em seu DRE despesas financeiras de $240.000. A alquota de IR de 30%. O risco para os acionistas da empresa est refletido pelo beta de 1,8. Sabendo que um investidor que queira investir em ttulos de renda fixa garantidas pelo governo federal receber 9% aa de retorno e que a Bovespa nos ltimos anos tem sido de 15%aa, responda: a) Qual o custo de capital de terceiros bruto e lquido? b) Qual o custo de capital prprio? 4) As aes da Empresa XYZ tm um beta de 1,25. O prmio por risco de mercado de 9% e as letras do tesouro esto atualmente rendendo a 5%. O dividendo pago mais recentemente foi de 3,75 e espera-se que os dividendos cresam a uma taxa de 5% aa indefinidamente. Se o valor da empresa de $39,25 milhes e esta tm 1.000.000 de aes no mercado. a) Calcule o custo de capital prprio da empresa pelo mtodo do CAPM b) Calcule o custo de capital prprio da empresa pelo mtodo do crescimento de dividendos. c) Qual a melhor estimativa do custo de capital prprio da empresa, dado que voc 2 informaes? 5) Suponha que a WB S.A. tenha acabado de pagar um dividendo de $ 1,57 por ao. A empresa pagou dividendos de $ 1,05, $ 1,19, $ 1,28 e $ 1,40 por ao nos quatro anos precedentes. Se a ao est correntemente sendo negociada a $ 62, qual a melhor estimativa do custo de capital prprio da empresa?

EXERCCIOS RESOLVIDOS
1. Se uma carteira tiver um peso positivo para cada ativo, pode o retorno esperado da carteira ser superior ao retorno do ativo, includo na carteira, que tiver o mais alto retorno ? Pode o retorno esperado da carteira ser menor do que o retorno do ativo que tiver o menor retorno esperado ? Explique.
O retorno esperado de uma carteira a mdia ponderada dos retornos esperados, multiplicados pela respectiva percentagem de cada Ativo. No exemplo, afirmou-se que todos os itens da carteira possuiam um peso positivo, ou seja uma participao na carteira superior a 0%. Nas circunstncias descritas, o retorno esperado da carteira nunca poder ser superior ao maior retorno esperado, bem como nunca poder ser inferior ao menor retorno esperado. Na realidade no contexto do exerccio, imaginando-se que todos os ativo devem estar presentes nas carteiras com participaes maiores que 0%, nunca se alcanar o valor do maior retorno esperado individualmente, bem como do menor. Hipoteticamente, imagine trs ativos com A, B e C, com taxas de retorno esperadas de Ka = 10% , Kb= 15% . Kc=20%. No h maneira de formar uma carteira com esses ativos, com participao positiva de todos (superior a 0 %), de modo que o retorno esperado seja igual ou superior a 20%, bem como menor ou igual a 10%.

2. CAPM a) Trace a linha de mercado de ttulos quando o prmio pelo risco de mercado igual a 5% e a taxa livre de risco de 7% b) Suponha que um ativo tenha beta igual a -1 e retorno esperado de 4%. Represente-o no mesmo grfico do item (a). O ttulo est sendo corretamente avaliado ? Se no estiver, explique o que acontecer neste mercado. c) Suponha que um ativo tenha beta igual a 3 e retorno esperado de 20%. Represente-o no mesmo grfico do item (a). O ttulo est sendo corretamente avaliado ? Se no estiver, explique o que acontecer neste mercado.
Preliminarmente, entendamos que um ativo est superavaliado quando o seu preo excessivamente alto, dados retorno esperado e risco. Por sua vez ser subavaliado quando o seu preo baixo. a) SML > Ki = Krf + (Km-Krf) * beta Onde (Km-Krf) o prmio pelo risco Substituindo : SML > Ki = 7% + 5%* beta

Desenha-se a linha de mercado de ttulos ( o grupo no teve dificuldades em fazer o diagrama) b) beta = -1 K esperado = 4% Substituindo na SML para clculo do Retorno Requerido Ki = 7% + 5% * (-1) assumido) = 2% (Retorno Requerido em funo do Risco

K esperado = 4% > Krequerido = 2% (Subavaliado) O ativo em anlise oferece um retorno esperado superior ao retorno requerido. Considerando que o mercado ou investidores (premissa das expectativas homogneas) esperam um retorno superior ao que seria necessrio para compensar o investidor pelo risco, esse papel torna-se uma grande oportunidade, despertando o interesse dos investidores (que tero a percepo de que o mesmo est barato). A medida que comearem a comprar (demandar), o preo do ativo tender a aumentar, e o seu retorno esperado tender a cair at que fique exatamente sobre a linha SML. Diante dessa tendncia a aumento de preo do ativo, que se afirma que o ativo estaria subavaliado. Em sntese como o seu retorno esperado alto, seu preo baixo c) beta = 3 K esperado = 20% Substituindo na SML para clculo do Retorno Requerido Ki = 7% + 5% * (3) assumido) = 22% (Retorno Requerido em funo do Risco

K esperado = 20% < Krequerido = 22% (Superavaliado) O ativo em anlise oferece um retorno esperado inferior ao retorno requerido. Considerando que o mercado ou investidores (premissa das expectativas homogneas) esperam um retorno inferior ao que seria necessrio para compensar o investidor pelo risco, esse papel torna-se uma grande "Batata quente" (sic), diminuindo o interesse dos investidores pelo ativo, e levando, eventualmente, alguns a se desfazerem de sua posies. A medida que comearem a vender (ofertar), o preo do ativo tender a cair, e o seu retorno esperado tender a subir at que fique exatamente sobre a linha SML. Diante dessa tendncia de queda do preo do ativo, que se afirma que o ativo estaria superavaliado. Em sntese como o seu retorno esperado baixo, seu preo alto.

10

Obs: quando voc tem uma situao em que o retorno esperado para um determinado papel equivalente a taxa requerida de retorno, estamos com um preo justo para o ativo. A tendncia de um mercado eficiente sempre conduzir o preo de seus ativos para um nvel de equilbrio (justo).

SML: ki = 7% + (12% - 7%)i . ki (%)


^ ki ki = 12 ^ ki kRF = 7 Subavaliao

. . .
1

SML

14%

Superavaliao

10% 2

Risco, i

3. CAPM
Os seguintes dados foram obtidos sobre a Bull Company: Varincia dos Retornos da Bull Company : 0,62662 Varincia dos Retornos da Carteira de Mercado : 0,052851 Covarincia entre os Retornos da Bull e os do mercado : 0,060701 Prmio de Risco pelo Mercado : 8,5% Retorno Esperados de letras do Tesouro : 6,6% a) Escreva a equao da linha de mercado de ttulos (5 pontos) b) Qual o retorno exigido da Bull Company (5 pontos) c) Projeta-se um retorno de 15% para os papeis da Bull Company. O seu ttulo est sendo corretamente avaliado ? Explique o que ocorrer nesse mercado. (5 pontos) d) verdadeira ou falsa a afirmao a seguir ? Por que ? " Um ttulo com risco no pode ter retorno esperado inferior taxa livre de risco, pois nenhum investidor com averso a risco, ficaria disposto a aplicar nesse ativo, em equilbrio ." (5 pontos) Resposta : Clculo do Beta b = (cov bull, m)/ var m b = 0,060701/ 0,052851 b = 1,1485 Prmio de Risco pelo Mercado = (Km- Krf) = 8,5% Taxa Livre de Risco = Krf = 6,6 % a) Linha SML Ki = 6,6 % + 8,5% x Beta b) Retorno Exigido (substituir na SML) Ki = 6,6% + 8,5% x 1,1485 Ki = 16,362 % Ki = 16,36% 11

c)

Retorno Esperado = 15 % Retorno Exigido = 16,36% O papel est superavaliado. O retorno que se est projetando, no satisfaz o retorno exigido em funo do risco assumido. A tendncia para essa ao que o preo do ttulo se reduza. Ao acontecer isso, ocorreria um aumento do retorno esperado, chegando-se ao equilbrio naquele ponto em que o retorno esperado fosse igual ao retorno exigido.

d) Existe apenas uma exceo que tornaria a resposta falsa, mas esta no ocorre na prtica ( ao menos no longo prazo). Um investidor que seja averso ao risco, nunca estar disposto a investir em ttulos que ofeream retornos inferiores a aqueles livres de risco. Ou seja , ao perceber que existe uma alternativa de investimento que oferece retorno maior com risco zero, esta, inevitavelmente, sera a escolhida. Mesmo na situao em que o prmio de risco pelo mercado seja negativa, ou seja , Km- Krf < 0 , ainda assim na hora de definir a taxa requerida, a averso ao risco levaria o investidor a optar pelo investimento livre de risco (ele assumiria um prmio de risco pelo mercado de zero). A exceo a frase citada, existe mais no plano terico. Imagine-se que exista um ttulo que possua um beta negativo. Nesse caso um investidor poderia ter interesse em adquirir esse ttulo com o propsito de reduzir o risco de sua carteira. Esse papel, com a particularidade de ser negativamente correlacionado ao mercado, funcionaria com o um espcie de seguro, protegendo parcialmente a carteira contra efeitos que atingissem todo o mercado. (obs. Revisar o MC-5, a funo das aes da empresa Collectors) Nesse caso muito particular ( diria apenas conceitual) seria possvel que um investidor estivesse interessado a pagar um preo maior por esse papel, tendo em vista o efeito que o mesmo teria na reduo do risco de sua carteira. Obs: No longo prazo no existem ttulos que tenham um beta negativo, isso pode ocorrer apenas em curtos perodos de tempo.

4 - Risco Voc recebeu as seguintes informaes a respeito dos ttulos de trs empresas, bem como do mercado como um todo: Ttulo Empresa 1 Empresa 2 Empresa 3 Mercado Ativo sem Risco Ri 0,15 0,15 0,10 0,10 0,05 i I 0,18 0,02 0,04 0,0 Corr(Ri, RM) 1,0 0,5 III Beta 1,5 II 0,5 IV

Ri = retornos mdios do ativo i i = desvio padro dos retornos de i Corr (Ri, Rm) - coeficiente de correlao entre os retornos do ativo i e o retorno da carteira de mercado Beta i = coeficiente beta do ttulo i Suponha que o capital asset pricing model e a SML sejam vlidos. a) Identifique os valores de I, II , III e IV na tabela I = 0,06 II = 2,25 III = 1 IV = 1
12

b) Faa uma avaliao do desempenho de aplicaes em cada uma das trs empresas (5 pontos) Resposta completa deveria incluir uma anlise de investimentos numa perspectiva Standalone (Risco e CV) e em Portflio (Taxa Requerida/Taxa Esperada/Subavaliado/Superavaliado ) c) O que recomenda como investimento ? Porque ? No h resposta padro, tudo depende da coerncia da anlise e dos pontos destacados na letra b). Que tipo de investidor voc ? d) Diga se afirmao a seguir verdadeira ou falsa, e porque : " A caracterstica mais importante na determinao da varincia do retorno de uma carteira bem diversificada a varincia do retorno dos ttulos individuais que a compe." Falsa, a caracterstica mais importante a covarincia (ou correlao) entre os ttulos que a compe. Quem utilizou a expresso Beta obteve aproveitamento na questo.

5. - Bonds >Um Bond com 10 anos para a maturidade, 12% ao ano de taxa de coupon (nominal), com pagamento de juros semi-anuais, com um valor de par (face) de $1000, pode ser resgatado (called) em quatro anos a um preo (call price) de $1060. O bond est sendo vendido a $1.100. (Assuma que esse bond acabou de ser emitido). a) Qual o Yield to maturity do Bond ? 5,18 % ao sem. - 10,37% ao ano (nominal) b) Qual o Current Yield do Bond ? 5,45 % ao sem. - 10,91% ao ano (nominal) c) Qual o Capital Gain ou o Loss Yield ? Capital Loss Yield = 10,37 - 10,91 = -0,54 % ao ano d) Qual o Yield to Call do Bond ? YTC = 5,07 ao semestre - YTC = 10,14 ao ano >Explicar o que risco de taxa de juros nos Bonds ? Risco de Taxa de Juros = Risco de oscilar o Preo do Bond = Risco de Ppeis de longa maturidade = no risco de reinvestimento (Renda)

13

5. BONDS
Foi comprada, ao par, uma obrigao (bond) que acaba de ser emitida pela XYZ Company, com valor de face de $1.000 e prazo de cinco anos. Esta obrigao paga juros de $60 semi-anualmente. Considera-se, tambm, a compra de uma obrigao emitida pela mesma empresa, que faz pagamentos semi-anuais de juros no valor de $30 e tem mais seis anos at seu vencimento. Esta segunda obrigao tem valor de face igual a $1.000. a) Qual a taxa efetiva anual de juros da obrigao com prazo de cinco anos ? (5 pontos) b) Suponha que a taxa calculada no item (a) seja a taxa correta para a obrigao que vence daqui a seis anos. Quanto estaria disposto a pagar por essa obrigao ? (5 pontos) c) De que maneira a sua resposta ao item (b) seria alterada se a obrigao com o prazo de cincos anos pagasse $40 de juros semi-anuais, mas ainda fosse negociada a $1000 (5 pontos) d) O que um Junk-Bond ? (5 pontos) Resposta : a) PV = -1000 ; N = 10 ; PMT = 60 e FV = 1000 >> i = ? i - 6% ao semestre i (nominal ) = 12 % ao ano Taxa Efetiva Anual ((1,06)^2 -1 ) = 0,1236 = 12,36% O problema solicita o valor da taxa efetiva anual. No mercado usualmente se trabalha com a chamada taxa nominal que seria o resultado da multiplicao da taxa semestral por dois (2). Na verdade sabe-se de antemo, sem necessidade de se realizar qualquer clculo, que bonds negociados pelo valor de par possuem um YTM equivalente a taxa de coupon. b) FV = 1000 ; N=12 ; PMT = 30 e i=6% (ao semestre) >> PV = ? PV = -748,48 Preo da Obrigao = 748,48 Aplicando a mesma taxa requerida (YTM) do bond de 5 anos para o de 6 anos possvel calcular um preo justo para este ltimo Pela lgica do exerccio, o investidor estaria exigindo o mesmo retorno para os dois ttulos da mesma empresa, provavelmente em funo dos mesmos estarem submetidos ao mesmo risco de crdito. Porm, particularmente, exigiria um taxa maior para o bond de 6 anos em funo do risco de maturidade (risco de taxa de juros). c) Calculando a nova taxa requerida (YTM) para o ttulo com 5 anos de maturidade PV = -1000 ; N=10 ; PMT = 40 e FV = 1000 >> i = ? I - 4 % ao semestre Calculando o preo para o ttulo com 6 anos de maturidade FV = 1000; N=12 ; PMT = 30 e i = 4% (ao semestre) >> PV = ? PV = -906,14 Preo da Obrigao = 906,14

d) Junk Bonds Ttulos com alto risco de default (risco de crdito) Especulatiuvos ( no geral com altos yields) Classificao de crdito a partir de BB Muitos fundos de investimento se recusam a operar com junk bonds

6.- Aes >A Whizzkids Inc. est passando por um perodo de crescimento rpido. Espera-se que os lucros e dividendos cresam a uma taxa de 18% durante os dois prximos anos, a 15% no terceiro ano e depois disso a uma taxa constante de 6%. O ltimo dividendo da Whizzkids, que acaba de ser pago, foi de $1,15. Sendo a taxa exigida de retorno de 12 %, qual preo corrente da ao? Valor da Ao = $26,95 (cuidado no incluir o Do=1,15)
14

> Qual seria o efeito de uma elevao da taxa de juros sobre o nvel geral dos preos das aes ? Por que ? - fundamente com modelos tericos Queda no nvel geral das Aes . Modelo toricos - Gordon, CAPM, Funcionamento do Mercado - oferta e demanda. 7 - STOCKS
Em Janeiro de 2000, voc est considerando comprar aes da Genetic Biology Systems (GBS), que acabou de anunciar um o lanamento de um novo tipo de milho que dever prover nitrognio para o solo e portanto dispensar a utilizao de fertilizantes. Os EPS (Lucros por ao) em 1999 foram $1.20. A companhia espera uma taxa de crescimento de 50% para 2000 e 2001, 25% para os prximos dois anos, e a partir da taxas de 10% pela perpetuidade. O payout ratio de dividendos da empresa est sendo projetado para zero em 2000 e em 2001, subindo para 20% no dois anos seguintes e ento estabilizando em 50%. A taxa livre de risco de 10%, o retorno esperado pelo mercado de 15% e o beta 1.2. Qual o verdadeiro valor das aes da GBS? Resposta : Calculando a taxa requerida CAPM : Ks = 10% + 5 x 1,2 = 16% (Taxa utilizada no desconto dos fluxos) Cuidado !!!! Para calcular o dividendo a ser pago deve-se multiplicar os EPS (lucros por aes) pelo payout de dividendos , ou seja, estimar quanto dos lucros ser distribudo como dividendos. Neste exerccio temos trs perodos de crescimento : 2000 -2001 50 % 2002- 2003 25 % 2004 10% ( nesse perodo possvel aplicar o Modelo de Gordon)

Linha do Tempo EPS (Lucro por Ao) Payout Dividendos Dividendos Ano Valores Presentes 0,00 0,00 0,432 0,465 38,65 = 2,319/(0,16-0,10) 21,346 22,24 1999 2000 2001 2002 2003 2004 1,2 1,8 0% 0 2,7 0% 0 3,375 20% 0,675 4,218 20% 0,842 4,639 50% 2,319

15

8. - Custo de Capital >A Yellowjacket Inc. est avaliando o seu custo de capital com base em diferentes combinaes de financiamento. Em consulta com o seu Banco de Investimentos, a Yellowjackets Inc. espera ser capaz de emitir novos Bonds ao par com uma taxa de coupom de 10% e emitir novas aes preferencias (americanas) que pagem $4,0 de dividendos por ao a $25 cada ao. A ao ordinria da Yellowjacket est sendo correntemente negociada por $20.00 a ao. Yellowjacket espera pagar um dividendo de $2.50 por ao no prximo ano. Analistas de mercado estimam um crescimento dos dividendos das aes da empresa numa taxa de 5% ao ano. A alquota tributria a que est submetido a Yellowjackets de 40%. Caso a Yellowjacket obtenha capital usando 20% dvida (bonds), 30% aes preferenciais, e 50% aes ordinrias, qual o custo de capital da Yellowjacket? WACC= 14,75% >No tocante a avaliao do custo do capital prprio, trs mtodos so tradicionalmente utilizados (CAPM., DCF e o Bond yield-plus-risk-premiun). Liste pelo menos duas limitaes a aplicabilidade de cada um dos trs mtodos. Ou seja, quais seriam os pontos que poderiam ser questionados numa anlise que estivesse baseada nessas metodologias. Questo Livre , sendo corrigida de acordo com a coerncia das idias
9. WACC
4. Responda as seguintes questes a) Calcule o custo mdio ponderado de capital da PC Company. O valor contbil das dvidas existentes da empresa $10 milhes. Atualmente, essas dvidas so cotadas a 90% do valor contbil, e o preo corresponde a um retorno esperado de 12%. As aes existentes, em nmero de um milho esto cotadas a $20 por ao. O retorno exigido sobre as aes de 20%. A alquota do imposto de renda de 34%. b) Comente a seguinte afirmativa : " O custo de capital depende principalmente do uso dos recursos, e no de sua fonte. (10 pontos) Resposta : a) Para clculo da estrutura de capital (pesos no clculo do WACC) Valor de Mercado $9.000.000 $20.000.000 $29.000.000 Pesos (W) 31% 69% 100% Custo Capital 12% 10%

Dividas: Aes :

WAAC = 0,31 (12%) (1-0,34) + 0,69 (20%) = 16,25 % b) O custo de capital depende fundamentalmente do risco do investimento. Quanto maior for o risco de determinado projeto ou investimento, maior ser a taxa requerida de retorno. Da que se afirma que o que influencia "principalmente" na definio do custo de capital o investimento. Isso no significa que as fontes ( ou a maneira como financiada) no sejam relevantes. Na hora de um banco oferecer um crdito, ela primeiro verifica o risco do projeto (risco de insolvncia). Quanto maior for o risco de default, maior ser a taxa requerida de retorno para oferecer o financiamento. O Acionista por sua vez ao comprar aes de um empresa estar requerendo um retorno em funo da sua percepo dos riscos do negcio. Negcio mais arriscado, maior a custo de capital. 16

Das könnte Ihnen auch gefallen