Sie sind auf Seite 1von 99

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAO TECNOLGICA PAULA SOUZA

ESCOLA TCNICA ESTADUAL GUARACY SILVEIRA TCNICO EM DESIGN DE MVEIS


BRUNA DE PINHO SANTOS FRANCIELLE APARECIDA SOARES DOS SANTOS

VINIL
SO PAULO 2013

BRUNA DE PINHO SANTOS FRANCIELLE APARECIDA SOARES DOS SANTOS

VINIL
Trabalho apresentado no curso tcnico em Design de Mveis Escola Tcnica Estadual Guaracy Silveira para concluso do curso. Orientao: Prof Ricardo Umada.

SO PAULO 2013

Agradecemos

aos

que

enfrentam,

dia

aps

professores
dia,

rdua
que

Lembranas

tarefa

especiais

do
fazer
momentos

ensinar.

queles

abdicaram
ajudar-nos
entre as
nos

de

o
de

mnimo,
para

convencional,

con itos

ideias

que

resultaram

neste

trabalho.

RESUMO Lnguas Verncula


e Estrangeiras
Neste trabalho, descreve-se todo o processo de criao do Banco Vinil, de autoria prpria, desde sua concepo atravs de croquis at a nalizao, ambientao e peas de marketing. Projetado para reas externas, o banco vinil se apresenta como alternativa queles que tenham empatia por traos retr, que do nome, cor e forma ao mvel. PALAVRAS-CHAVE: SUSTENTABILIDADE, ENVOLVIMENTO, RETR, CORES. En este trabajo, se describe todo el proceso de criacin del Banco Vinil, de autora propria, desde su concepcion por medio de croquis hasta su nalizacin, ambientacin y piezas de marketing. Projectado para areas externas, el Banco Vinil es una alternativa a aquellos que tienen empata por caractersticas retr, que le dan nombre, color y fuerma a el mueble. PALABRAS CLAVE: SOSTENIBILIDAD, INVOLUCRAMIENTO, RETR, COLORES. In this work, we describe the entire process of creation the Banco Vinil, own authorship, from conception through the croquis until the nalization,area ambiance and marketing pieces. Designed for outdoor use, FIGURA 14 the banco Vinyl is an alternative for those who have empathy for retro features, which give name, color and shape to the tment. KEYWORDS: SUSTAINABILITY, ENGAGEMENT, RETRO, COLORS.

O8 VALOR O9
INTRO
DUO

SUMRIO

14 ME 15 MATE 16

JUSTIFICATIVA

ERGONMICA

DIDAS

10 11 12 13 17 18 19 20 21 23 25 26 31 35 37

INTRODUO VALOR CRIATIVO ESTUDO DO ESPAO PROCESSO CRIATIVO AMBIENTAO - PLANTA ARQUITETNICA JUSTIFICATIVA ERGONMICA MEDIDAS DESENHO TCNICO MATERIAIS SERVIOS ORAMENTO EXECUO CONCLUSO REFERNCIAS APNDICES

INTRODUO
Conforme os empreendimentos residenciais foram sendo verticalizados, como apontado por estudos da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimnio (Embraesp) que indicam a maioria absoluta (96,75%) das vendas de apartamentos em relao s vendas de imveis em novembro de 2011, criou-se uma nova demanda: a de um espao, afora os comuns a todos os condminos. Atravs da exigncia dessas reas, das quais pudesse fazer-se uso para ns de lazer, surgiu a varanda gourmet e, a partir dela, um novo nicho mercadolgico. Com nalidade de atender demanda de mveis cada vez mais versteis em cores assim como os espaos internos - e ditos externos - de um novo imvel, criamos o Vinil. Inspirado em formas vanguardistas e com cores retr, outra tendncia no mercado, o Vinil visa atender por meio da inovao aos mais variados pblicos que vm surgindo com a crescente segmentao da populao. A primeira parte do trabalho consistiu na pesquisa de valor criativo, seguido pela deteco de erros e melhoras projetuais e, por m, na sua execuo e ambientao.

VALOR
Dispomo-nos de dois conceitos primordiais para a criao da pea: o cubismo e as tendncias dos anos 60. Por primeiro, usamos da desfragmentao da vanguarda europeia cubista para ousar sem fugir simplicidade dos quadrilteros. Com inspiraes em Picasso, compomos os ps e sua descontinuidade, alm de usar de traos minimalistas. Aps isto, usamos de cores tendncias nos anos 60, resgatadas por duas grandes empresas de eletroportteis e eletrodomsticos. Estas do ar de descontrao e jovialidade ao banco Vinil. Por m, dos vinis dos anos 60 vem o nome da pea, que apresenta ligao com cores retr, tpicas da pop art da dcada em questo e os vazados redondos das laterais.
FIGURA 1 FIGURA 2 FIGURA 4

CRIATIVO 11

FIGURA 3
FIGURA 1 - Lanados h cinco dcadas, os vinis so os pioneiros no que se trata de mdia digital. FIGURA 2 - TV Retr LG srie 1. Tendncia, a cor laranja faz-se presena forte na televiso, que tem como conceito primeiro ligar-se a aspectos de objetos antigos. FIGURA 3 - Capa do disco da banda Velvet Underground. Forte artista da pop art, a capa assinada por Andy Warhol. FIGURA 4 - Linha Brastemp retr. A antiga linha branca da Brastemp ganhou novo desenho e cores que remetem aos anos 60.

ESTUDO
As varandas gourmet tornaram-se assim um Varanda Gourmet dos itens mais desejados por aqueles que procuram imveis e veem nela um espao para socializao e refgio, tornando-se diferencial e decisivo para que se efetive a compra ou a locao. Partindo da conveno de teor meramente estimativo que a varanda gourmet agrega em si 8% do valor de imvel, produzimos uma pesquisa com 4 apartamentos em fase de lanamento em 2013, de diversas construtoras, a m de estimar a mdia de espao til de varanda gourmet, sua recorrncia em empreendimentos imobilirios e o preo estimado para t-la como um dos agregadores da residncia. A tabela a seguir retrata a relao entre imveis Desta forma, conclumos que a o pblico-alvo do Banco Vinil o dito A e B, ou com varanda gourmet, rea til e preo, alm de ser base dos estudos de pblico-alvo e espao livre seja, com renda familiar igual ou superior a R$5100, segundo o Instituto Brasileiro de Geogra a e Estatstica (IBGE), pois a varanda gourmet ainda no mdia. um dos cmodos recorrentes nos empreendimentos imobilirios e, por isso,
apresenta pequenos espaos e alto valor de mercado.

DO ESPAO
12

PROCESSO CRIATIVO
Croquis e Projees 13

CRIATIVO 14
Croquis e Projees
A primeira etapa adotada, execuo do projeto, foi a projeo de ideias, a partir de pesquisas. Os croquis foram modi cados por motivos estticos e estruturais, at chegarmos ao banco Vinil.

PROCESSO

FIGURA 5 FIGURA 5 - Primeira projeo do Banco Vinil, j com sua forma atual. FIGURA 6 - Croqui dos antecessores aos ps atuais. FIGURA 7 - sobre sobre sobre sobre sobre sobre sobre sobre FIGURA 8 - sobre sobre sobre sobre sobre sobre sobre sobre

FIGURA 6

FIGURA 7

FIGURA 8

PROCESSO
Croquis e Projees
FIGURA 09 FIGURA 12

CRIATIVO 16

FIGURA 10 FIGURA 11

FIGURA 09
FIGURA 09 - Renderizao em Autocad FIGURA 10 - Renderizao em Sketchup + Kerkythea FIGURA 11- Renderizao em Sketchup + Kerkythea FIGURA 12 - Renderizao em Autocad FIGURA 13 - Renderizao em Sketchup + Kerkythea

FIGURA 11

FIGURA 13

FIGURA 13 FIGURA 13

JUSTIFICATIVA
ERGONMICA 18
Na primeira concepo de sua forma, na gura ao lado, o Banco Vinil ainda no contava com propores adequadas ao corpo humano: sua profundidade era pequena, assim como seu assento e sua altura do cho. A partir de anlises ergonmicas, chegou-se gura abaixo, que se adequa de maneira correta ao usurio do mvel.

FIGURA 15

Houve alteraes na altura da almofada, pela proporcionalidade, na largura total do mvel, a m de aumentar a versatilidade, na distncia entre os ps, devido sustentao, na altura geral, tambm devido versatilidade, e na angulao, devido meta de envolver ao mximo quem nele se senta.

FIGURA 14

Comparaes antropomtricas
As medidas do Vinil foram estabelecidas a partir do livro Dimensionamento Humano para Espaos Interiores, Panero e Zelnik, A tabela a seguir, extrada do livro supracitado, xam medidas ergomtricas.

MEDIDAS 19

Desta forma, as medidas estipuladas para Vinil atendem s exigncias da ergonomia, como detalhado na tabela a seguir.

FIGURA 15

FIGURA 16

FIGURA 16

FIGURA 16 Demonstrao da adaptao de uma pessoa adulta ao mvel, de forma confortvel.

Crditos a Michelle H. Kamijo.

MATERIAIS
Os materiais escolhidos tm, obrigatoriamente, que atender a funes estticas e estruturais.

Listagem e Justicativa 21
|| COURO NAVAL
O couro naval, dentre todos os couros sintticos, o mais aconselhvel a estofamentos, por no se tornarem pegajosos quando midos. Por isso, apresenta custo x benefcio considervel e tornou-se a escolha mais vivel funo que exerce no Vinil.

|| MDF (Medium Density Fiberboard)


O MDF tambm apresenta benefcio maior que seu custo e, por isso, compe a estrutura superior do Vinil. Segundo o arquiteto Antonio Franco em entrevista concedida a Daniella Grinbergas, do site casa.com.br, o MDF mostra-se como um material que facilita trabalhos, desde que esses no exijam trabalhos como alto-relevo. A escolha da chapa de MDF de 18 mm se deu pela segurana que esse confere, visto que o mvel tem como nalidade funcional a sustentao de duas pessoas sentadas, e a frmica aplicada em fbrica, a otimizao do trabalho em marcenaria, alm da preveno das bolhas provenientes da sua aplicao manual. A chapa revestida por resina metamnica, conhecida popularmente por Frmica, que amigvel ao meio ambiente pois certi cado pelo FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal) e usa pigmentos totalmente orgnicos.

|| METALON
Tambm conhecido por tubo quadrado metlico, vendido em polegada e foi escolhido pela alta resistncia e pelo vantajoso custo x benefcio. Por ser resistente corroso devido sua composio ser totalmente ferrosa, adequado e indicado para locais nos quais estar exposto umidade, chuva e outras intempries. || FUNDO FOSFATIZANTE
Largamente usado em servios automotivos, o fundo fosfatizante usado para dar a aderncia necessria tinta na superfcie da frmica.

FIGURA 15

MATERIAIS Quantidades 22
|| METAL
Plani cando o estofado e dispondo-o em vrias partes, as quais posteriormente sero costuradas, obtm-se o mostrado ao lado (FIGURA 9).

|| MADEIRA
Plani cando a estrutura de madeira do mvel e dispondo-a em vrias partes, as quais posteriormente sero unidas para formar uma s pea, obtm-se a gura ao lado (FIGURA 10).

|| METAL
Desconstruindo as pernas e sua barra intermediria e juntando-as como uma s, obtm-se o mostrado ao lado (FIGURA 11).

|| TINTA/ FUNDO FOSFATIZANTE


Uma lata de tinta para paredes de 18 L pinta, em mdia, 350 m. Desta forma, aproximadamente 0,05 L (50 mL) pintaro 1 m. FIGURA 19

Listagem

SERVIOS
23

O clculo oramental tambm inclui servios, dos quais precisvamos dispor a m de obter o resultado mais prximo ao projetado em computador. Todos foram contratados e, antes da execuo do servio, foi levantada a viabilidade projetual, a m de minimizar os riscos de discrepncias entre o projeto e o Vinil, j executado.

|| PREO DA MO-DE-OBRA DIRETA (MOD)


De acordo com circular emitido pelo sindicato dos marceneiros, um marceneiro tem como piso salarial R$1016,00. Considerando que se trabalha 8 horas por dia, por 22 dias por ms, tem-se que o valor da hora trabalhada o quociente da diviso do piso salarial pelas horas que se trabalha por ms, ou seja, R$5,77. Tomando como padro a mesma quantidade de horas trabalhadas por ms, e os pisos salariais divulgados em circulares dos sindicatos de metalrgicos e tapeceiros, tm-se, respectivamente, R$5,66 e R$5,68 por hora trabalhada.

|| MARCENARIA | Pintura || SERRALHERIA || TAPEARIA

ORAMENTO
U n i t r i o
O oramento baseia-se em preos de lojas virtuais, as quais foram consultadas entre os meses de maio e junho. Os preos dos servios, por sua vez, so baseadas nos valores cobrados pelos prestadores dos servios citados para a confeco do mvel. vlido frizar, como exposto em porcentagem a ser usada que alguns produtos foram usados em quantidade n ma.

2 5

O custo total do mvel de R$830,45. A taxa mdia de desperdcio de 42,54%.

ORAMENTO
As tabelas a seguir, baseada na produo em srie de 90 peas, demonstra quo vivel a produo do Banco Vinil em uma linha de produo. O custo, comparado ao da produo unitria, 36% menor.

PRODUO e m s r i e 2 6

EXECUO Marcenaria e
Pintura
A parte superior do banco vinil composto por 4 peas diferentes de chapa de MDF. Os braos so chanfrados, de modo a formarem um ngulo de 120 em relao ao assento. Depois do corte de todas as peas, estas foram unidas. Por m, foi feito o crculo vazado nos braos, com raio igual a 14 cm. A tinta escolhida para pintura da frmica foi a Ltex. Devido pequena rea, foi usada a tinta em galo de 3,6L, base dgua, composio amigvel ao meio ambiente. Antes da pintura, a resina melamnica foi lixada e aplicada sobre ela o Fundo Spray Premium Multiuso, para preparao de superfcie. As cores foram obtidas a partir da mistura do ltex com corantes ocre e laranja.

27

EXECUO Serralheria e
Tapearia 2 9
SERRALHERIA

Foi cortado um bloco em espuma 23 (densidade) de dimenses 5 x 50 x 115,78 (em cm) e depois foi feito o chanfrado em ngulo de 60 (suplementar aos 120 que restaram). Aps isso, a espuma foi revestida de courino em bege e todas suas partes foram unidas.

CONCLUSO
Consideraes Finais 31

CONCLUSO Econsideraes
n a i s

3 4

REFERNCIAS Webgraa 35
RAMBAUSKE, Ana Maria. TEORIA DA COR DECORAO E DESIGN DE INTERIORES. Disponvel em: < http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Cor/teoria-da-cor.pdf>. Acesso em 13 abr. 2013, 20h00min; GALERIA DE FOTOS: INSPIRE-SE EM IMAGENS PARA DECORAR A REA EXTERNA CASA E JARDIM GALERIA DE FOTOS. Disponvel em<http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF88 017-16770,00-VARANDA+GOURMET.html#fotogaleria=3>. Acesso em 13 abr. 2013, 20h44min; CHAPAS DE MADEIRA: UM RAIO X DOS MATERIAIS MAIS USADOS NA CONFECO DE MVEIS. Disponvel em: <http://casa.abril.com.br/materia/chapas-de-madeira-um-raio-x-d os-materiais-mais-usados-na-confeccao-de-moveis>. Acesso em 13 abr. 2013, 20h45min; CRIE UMA VARANDA GOURMET EM CASA, MESMO COM POUCO Disponvel em: ESPAO. <http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2013 /02/08/mesmo-em-poucos-m-e-possivel-projetar-uma-varanda-go urmet-veja-como.htm>. Acesso em 13 abr. 2013, 20h46 min; VARANDAS GOURMET SE TRANSFORMAM EM ESPAOS DE CONVVIO E LAZER; VEJA PROJETOS. Disponvel em: <http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/2013/01/31/va randas-gourmet-se-transformam-em-espacos-de-convivio-e-lazer-v eja-os-projetos.htm>. Acesso em 13 abr. 2013, 20h47min;

COSTURANDO COURO, POR GISELLE DA GERGELIM. Disponvel em: <http://www.superziper.com/2009/02/costurando-couro-por-gisel e.html>. Acesso em 13 abr. 2013, 20h47min; DECORVIVA! INSPIRAO NO TOM DA DECORAO: UMA COZINHA (E SUA DONA) AINDA MAIS FELIZ!. Disponvel em: <http://www.decorviva.com.br/2011/12/uma-cozinha-e-sua-donaainda-mais-feliz.html>. Acesso em 13 abr. 2013, 20h48min; TIPOS DE TINTAS PARA USO EM FRMICAS. Disponvel em: <http://www.dixonverse.com/que-tipos-de-tinta-para-uso-em-for mica-tops.html>. Acesso em 13 abr. 2013, 20h49min; NOVEMBRO BATE RECORDE DE NOVOS IMVEIS EM SP EXAME.COM. Disponvel em: < http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/novembrobate-recorde-de-novos-imoveis-em-sp>. Acesso em 21 abr. 2013, 20h01min; VARANDA GOURMET: A QUERIDINHA DOS LANAMENTOS IMOBILIRIOS. Disponvel em: < http://blog.plusimoveis.com.br/2012/04/02/varanda-gourmet-a-qu eridinha-dos-lancamentos-imobiliarios/>. Acesso em 21 abr. 2013, 20h06min; CLASSE C TER 113 MILHES DE BRASILEIROS EM 2013. Disponvel em <http://noticias.r7.com/economia/noticias/classe-c-tera-113-milho es-de-brasileiros-em-2014-20100810.html>. Acesso em 26 abr. 2013, 21h19min;

REFERNCIAS B i b l i o g r a a e
Webgraa
BIBLIOGRAFIA: DIMENSIONAMENTO HUMANO PARA ESPAOS INTERIORES. PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Espanha. GG: 2013; RETRO HOME. SORRELL, Katherine. Londres. Merrell Publishers-id: 2012;

36

WEBGRAFIA:
QUARTO PASSO - A ESCOLA DA TINTA (A BASE DE SOLVENTE OU GUA). Disponvel em: <http://www.americancolors.com.br/index.php?option=com_cont ent&view=article&id=11&Itemid=106>. Acesso em 14 jun. 2013, 17h56 min; A FORMICA A FAVOR DA SUSTENTABILIDADE DO PLANETA. Disponvel e m : <http://revistaecoturismo.com.br/turismo-sustentabilidade/a-formi ca%C2%AE-a-favor-da-sustentabilidade-do-planeta/>. Acesso em 14 jun. 2013, 17h57min;

LINHA Continuao
Criativa 37

LINHA Continuao
Criativa 38

APNDICE I d e n t i d a d e
V i s u a l

3 9

Logo, palheta de cores e carto de visitas. A escolha das cores faz meno s usadas no mvel e s variaes do bege. A forma redonda representa metades de crculos, que quando juntos se assemelham a um Vinil.

APNDICE Pesquisa de
Opinio

41

APNDICE Pesquisa de
Opinio

41

Das könnte Ihnen auch gefallen