Sie sind auf Seite 1von 17

Economia I

Captulo I
A Economia uma cincia social que pretende estudar a conduta humana nas suas interaces colectivas, fazendo-o com distanciamento analtico, de um modo sistemtico e recorrendo a uma metodologia prpria. Ao estudar condutas humanas enquadradas numa colectividade, procura encontrar regularidades. Exige distanciamento da avaliao de circunstncia e procura afastar-se do debate estritamente ideolgico. Economia Poltica um conceito que surge, em 1615, com Antoine Montchrestien no contexto do surgimento dos Estados-nao.

Raiz etimolgica de Economia


O conceito tem origem na Grcia Antiga (oicos casa- e nomos lei/administrao) Pensava-se no s em economia domstica, isto , a administrao da casa mas tambm numa administrao num sentido mais vasto, podendo mesmo dizer-se que casa poderia compreender a prpria plis. Era necessrio assegurar que a casa pudesse funcionar. Assim, atendendo sua origem e sua actual aplicao, pode-se dizer que a Economia compreende a capacidade de responder a situaes que envolvam escolhas num contexto de escassez. Em suma, uma cincia humana e o elemento das necessidades (fins) ter de estar presente. Ao passo que tambm toma especial relevo a escassez porque s neste contexto relevante tomar decises.

Corolrios da escassez
1. virtualmente impossvel alcanar a saciedade de todas as necessidades que experimentamos. 2. Se no fosse a escassez, as escolhas que a Economia trata seriam irrelevantes (porque assim as alternativas seriam ilimitadas). 3. A escassez graduvel e relativa, uma vez que no sentida da mesma forma por todos. 4. Temos necessidades bsicas que so recorrentes e, assim, a sua satisfao no pode ser feita a ttulo definitivo (por exemplo, a alimentao). 5. Os indivduos no podem suprir as suas necessidades bsicas/primrias de sobrevivncia.

6. A superabundncia de recursos para a satisfao de uma necessidade no significa que o excedente destes recursos possa ser transferido para outras necessidades/bens. Por exemplo, o excedente de leite no satisfaz a necessidade/escassez de grafite. 7. Mesmo que dispusssemos de todos os meios adequados satisfao plena de todas as necessidades, o tempo continuaria a ser escasso.

O objecto da Economia
O tema central da Economia o estudo das decises individuais e colectivas em ambiente de escassez. Aqui tambm importa dar relevo ao grau de liberdade do agente econmico e interdependncia que se gera entre as decises que este toma. Da interdependncia de decises emerge uma ordem espontnea que, normalmente, dispensa uma supra-ordenao poltica. Assim sendo, a Economia procura determinar as razes pelas quais da interdependncia de decises livres emerge esta ordem espontnea. Nesta ordem espontnea, paralelamente ao movimento tendencialmente harmnico de paz social, temos movimentos individuais (interesses egosticos) em sentido contrrio, que visam a satisfao das suas necessidades individuais e que, por sua vez, iro contribuir para a satisfao (maioritariamente no intencional) das necessidades alheias conceito da Mo Invisvel formulado por Adam Smith.

O Institucionalismo
[finais do sculo XIX, inicio do sculo XX]

O Institucionalismo uma abordagem da pesquisa econmica que se concentra na compreenso do papel das instituies sociais na formao do comportamento econmico. O Institucionalismo diz-nos que no basta estudar os comportamentos dos indivduos, necessrio compreender o que os levou a ter estes comportamentos e como foram influenciados. O Institucionalismo v as relaes de mercado como resultado da complexa interaco de vrias instituies (por exemplo, as normas sociais e legais, empresas, Estados, () os quais afectam o comportamento dos indivduos). Assim, temos as vrias dimenses institucionais que influenciam indivduos e comportamentos individuais: tudo o que tem a ver com o Estado (incentivos/desincentivos); instituies perenes (ou quase perenes) como a Igreja, as tradies; as empresas e os contratos (tomando como exemplo as compras num supermercado, envolvem um contrato com liberdade de forma). Note-se que tudo se faz numa

Teoria Social (hbitos, tradies, religio)

Teoria Poltica/ Economia dos Dtos de Apropriao Economia 1 grau

Anlise dos custos de transaco Economia 2 grau

Economia Neoclssica/ Cincia do Contrato - Economia 3 grau

lgica de retorno. Tudo se faz com a ideia de obter retorno, nem que seja espiritual. Por exemplo, Bill Gates doa todos os seus bens sua fundao quando morrer.

A anlise econmica da racionalidade


Tem essencialmente 3 vias: Optimizao de meios; Maximizao de fins; Ambas. A racionalidade econmica essencialmente procedimental e traduz-se numa resposta diferenciada e explicvel a estmulos variveis. No valorativa. instrumental, construtivista, pensada. A Optimizao O Princpio da Optimizao foi formulado por George Stigler e traduz-se na escolha de condutas que, de entre todas as possveis, apresenta a mxima diferena entre benefcios e custos. Ou seja, Stigler perspectivou a ideia de que ns no nos movemos num jogo prconcebido. Custo de Oportunidade: valor da mais valiosa opo preterida pela escolha que foi feita. Diz respeito a todos os benefcios que deixamos de obter por sacrificarmos as opes que tinham de ser preteridas, em favor da conduta que escolhemos. Por exemplo, face s opes de presenciar a aula de Economia ou ir ao cinema, se eu optar por presenciar a aula de Economia o meu custo de oportunidade ser a ida ao cinema. Contudo, a optimizao no pode evoluir a partir de uma anlise generalizada e minuciosa de custos e benefcios; seria irracional despender o tempo que isso exigiria. Da a vantagem do raciocnio marginal que se concentra microscopicamente nos custos e vantagens de mais uma opo, de mais um bem/servio. A moeda apenas um meio de acesso a recursos e no , em si mesma, um recurso. A escola neoclssica essencialmente racionalista, pressupondo que as decises bsicas do agente econmico derivam de ponderaes atribuveis sua racionalidade, facilitando assim a produo de resultados maximizadores do bem-estar social.

Racionalidade Limitada
[Ideia de que existem condicionalismos]

um conceito da autoria de Herbert Simon que se baseia numa conduta que pretende ser racional, substituindo o objectivo da maximizao pelo da satisfao, a exigncia do ptimo pela do meramente suficiente, daquilo que basta para se poder agir. Esta ideia assenta na constatao de que o tempo limitado; um bem custoso na aquisio e anlise de informao completa e no desenvolvimento de um plano de optimizao. Assim, escolhemos um nvel de ignorncia racional e tambm agregamo-nos em grupos de diviso de trabalho e partilha de informao. A nossa natureza gregria e a nossa complementaridade poderiam atribuir-se s necessidades criadas pela racionalidade limitada. Por exemplo, se eu pretender comprar uns sapatos: - De acordo com o princpio da optimizao teria de me dirigir a todas as sapatarias possveis para contrapor os custos aos benefcios e nesta lgica estaria a fazer um uso irracional do meu tempo, j para no mencionar que iria acarretar mais custos em deslocaes. - De acordo com o princpio da racionalidade limitada, j h uma consciencializao de que o tempo limitado e custoso na aquisio da informao completa e, portanto, teria de seleccionar as sapatarias mais prximas e substituir a exigncia do ptimo pela do meramente suficiente.

Eficincia e Justia
A escassez ainda condicionante em conflitos de fundo como o que se regista entre a eficincia (objectivo quantitativo) e a justia (objectivo qualitativo). Quando se d prioridade eficincia, temos uma afectao de recursos aos seus empregos com o mximo valor relativo. O emprego de meios avaliado em termos de maximizao capacidade de obter o maior rendimento possvel a partir de um determinado conjunto de meios. Quando se d prioridade justia, cede-se importncia forma como o rendimento repartido; forma como a igualdade verificada nas comparaes intersubjectivas de resultados distribudos, independentemente da dimenso total daquele rendimento. Como consequncia da escassez temos a incompatibilidade de prossecuo simultnea dos 2 objectivos. Um uso eficiente de recursos aquele que resulta na produo dos bens e servios que mais apreciados so pela maioria das pessoas, devendo isto significar que o aumento quantitativo dos meios um passo em direco optimizao das finalidades. A distribuio justa de um resultado ineficiente pode ser injusta por no satisfazer ningum. Por exemplo, uma sentena justa pode ser ineficiente por ter sido proferida tarde demais; quando temos de renunciar aquisio dos recursos hospitalares mais sofisticados em favor da construo de estradas mais seguras.

As perguntas bsicas da deciso econmica


1. O que produzir, e quanto (e em que combinaes, e por quem, e onde)? - Crescimento da sofisticao no consumo leva constante multiplicao de necessidades secundrias ou civilizacionais que implicam inovao (torna mais patente a escassez dos meios face multiplicao das suas possibilidades de uso). - Com o progresso civilizacional o objectivo econmico deixa de ser o da mera sobrevivncia fsica e passa a ser o de uma determinada qualidade de vida. - Numa economia de mercado as respostas a estas perguntas so fornecidas pelo mecanismo dos preos. Fora da economia de mercado, tm de ser dadas por um sucedneo poltico-jurdico. - O mecanismo dos preos funda-se numa relao quantidade-preo e corresponde ao valor que os consumidores atribuem ao que buscam no mercado e ao custo que os produtores associam disponibilizao de bens e servios no mercado. 2. Como produzir (e como optimizar o modo de produzir)? - Como o enriquecimento do produtor depende do incremento da sua eficincia, este deve explorar meios alternativos para a produo dos mesmos bens, procurando o mais eficiente. - Aqui as respostas resultam da comparao de custos e benefcios (que se dificulta quando envolvem vrios produtores ou a meios que possam ferir interesses pblicos). 3. Para quem produzir e quando? - O mecanismo dos preos determina, numa economia de mercado, quem beneficia dos bens e servios produzidos (beneficiar mais aquele que tiver maior poder de compra e maior disposio de pagar). - Aqui as respostas tornam-se complexas quando se alude ao problema da sustentabilidade ambiental dos nveis presentes de produo e consumo. A resposta deve ser condicionada por critrios de justia, segurana e ordem pblica. 4. Quem decide e por que processo? - Economia de mercado: todos e ningum (todos contribuem para a formao de uma vontade colectiva mas ningum tem esse poder individualmente). - Economia mista (concorre um sector privado e um pblico): o mecanismo do mercado contrabalanado pelo poder de deliberao do Estado, levantando-se uma questo de legitimidade. - Economia dirigista (planificao central; entidade nica com poder exclusivo para responder a todas as perguntas). 5. Como confiar? - Economia mista ou dirigista: como assegurar que se seguem interesses colectivos e no individuais? - Economia de mercado: como ter a certeza de que os produtores e as organizaes no abusam do poder de mercado? - A estas questes deve responder o Direito.

Custo de oportunidade e preo relativo


Uma escolha racional na medida em que se centra numa comparao subjectiva de custos e benefcios implicados nas vrias alternativas opo utilidade ponderada. Como j foi dito, o custo de oportunidade abarca tudo aquilo que deixa de ser possvel fazer-se e obter-se para que possa alcanar-se aquilo por que se optou.

A escassez e a irreversibilidade do tempo tornam crucial a ponderao de benefcios e custos de oportunidade. O custo de oportunidade reflecte-se no preo relativo de 2 bens, que formado pelo mecanismo da oferta e da procura: Preo Absoluto (A) PR = Preo Absoluto (B)

O raciocnio marginalista
A anlise da racionalidade econmica centra-se frequentemente naquelas pequenas decises que provocam pequenos incrementos de satisfao. No racional apegarmo-nos ao custo histrico e irrecupervel de um bem ou servio (sunk cost) para com ele condicionar a conduta. Custo marginal: valor da mais valiosa alternativa preterida para se conseguir produzir ou obter mais uma unidade de um bem ou servio. Benefcio marginal: valor dessa unidade suplementar do bem ou servio escolhido. Raciocinar em termos marginais significa: - Produzir ou adquirir mais de um bem ou servio enquanto o benefcio dessa unidade extra exceder o correspondente custo de oportunidade; - Produzir ou adquirir menos quando esse custo exceder o benefcio adicional; - No produzir ou adquirir mais quando os 2 valores coincidem.

O impacto dos incentivos na conduta


[dilema justia/eficincia]

possvel condicionar a conduta de um agente econmico sem lhe retirar a sua liberdade de escolher e decidir, interferindo somente nos incentivos valor absoluto ou relativo dos ganhos e perdas esperados na sua prpria deciso; os pontos de referncia das suas escolhas e motivao para agir. Numa ptica colectiva, supe que se conhea com um mnimo de rigor a reaco dos indivduos alterao dos incentivos. Sacrifcio dos valores igualitrios: uma economia que assente na livre mecnica dos incentivos apela quilo que diferena as pessoas. Uma economia que insista numa medida de nivelamento igualitrio em nome da justia social tem de contar com uma perda de incentivos e com as respectivas consequncias (queda do nvel de actividade econmica e da capacidade de gerar riqueza).

O postulado da racionalidade

Aqui diz-se que uma deciso econmica no se basear exclusivamente no postulado da racionalidade e tentar-se-: - Optar pela via que apresentar a maior probabilidade de resultados ptimos, ao mesmo custo das demais alternativas. - Optar pela via que apresentando uma probabilidade de resultados ptimos igual s das demais alternativas, tem um custo inferior ao destas. Tenta-se racionalmente minimizar os custos ou maximizar os ganhos, ou ambos ao mesmo tempo. Tenta-se o maior benefcio lquido, procurando minimizar desperdcios. Assim, a racionalidade econmica interlaa-se com o princpio hedonstico com o mesmo esforo dos demais, tentar alcanar um nvel de satisfao mais elevado; com menor esforo dos demais alcanar o mesmo nvel de satisfao deles. O que caracterstico da eficincia econmica a minimizao de custos na produo de riqueza. Embora tambm pese a considerao da eficincia tecnolgica, j que no se evolui para uma eficincia econmica a partir de uma ineficincia tecnolgica. O conceito de racionalidade concentra-se mais no plano dos meios do que na adopo dos fins.

As limitaes temporais e oramentais


A estratgia de optimizao da satisfao de uma necessidade conflitua inevitavelmente com a actuao que requerida para se alcanar a satisfao das demais necessidades, pelo que: - Ou se estabelece a inequvoca prioridade de uma necessidade e, temporariamente, ela beneficia do exclusivo emprego de recursos, at que a sua progressiva satisfao lhe faa perder prioridade; - Ou os recursos disponveis tm que ser seleccionados e combinados para que se consiga a satisfao simultnea e proporcionada das vrias necessidades concorrentes, sendo irracional que alguma delas seja preterida, mesmo que temporariamente.
Implica a efectivao de rendimentos decrescentes ou de custos relativos crescentes

Num contexto de simultaneidade e de concorrncia entre necessidades, a afectao de recursos tende para uma posio de equilbrio (posio de nivelamento dos custos relativos associados ao emprego desses recursos). Cada agente econmico tem um conjunto de oportunidades que finito pois est delimitado por constrangimentos oramentais e temporais: se este puder reservar mais tempo e recursos para a busca de uma soluo, maior probabilidade ter de que seja optimizadora.

A vantagem das trocas


A relao intersubjectiva que se estabelece entre os agentes econmicos pressupe uma complementaridade de necessidades e uma contraposio objectiva de interesses.

As trocas econmicas, sendo livres, s tm lugar se ambas as partes envolvidas puderem aperceber-se racionalmente da existncia de vantagens recprocas. Os interesses so complementares mas apresentam valores desiguais para as partes envolvidas. A troca um compromisso e implica que cada parte transija relativamente sua posio inicial de ganho mximo isto no significa que ambas as partes ganhem o mesmo, sendo normal que ocorram variaes que ora beneficiem mais uma parte, ora beneficiem mais a outra. Contudo, isto no prejudica a validade da troca. A situao de troca corresponde de um jogo de soma positiva, no qual os beneficiados de uma das partes no implicam necessariamente prejuzos da outra. Tudo contribui para um resultado crescente, em que o total das transaces vai fazendo aumentar a utilidade total (utilidade combinada de ambas as partes) medida que se vo multiplicando. Cada famlia consumir anto mais, quanto mais produzir. Contudo, para produzir mais implica que se libertem das actividades em que so menos produtivas para que se possam concentrar naquelas em que so mais produtivas especializao para intensificar as trocas. Segundo Adam Smith, se todos ganham com as trocas e se as trocas so veculo de enriquecimento generalizado, as oportunidades de riqueza sero maiores quanto maior for a dimenso dos mercados. A subsistncia e preservao do mercado a premissa essencial para o enriquecimento generalizado.

A afectao social de recursos atravs do mecanismo dos preos


Numa economia de mercado, a actividade econmica condicionada essencialmente pelas foras que animam as trocas (sendo o mercado, lato sensu, a ocasio dessas trocas), predominando a liberdade de conformao de direitos e deveres conexos com os interesses em jogo, por recurso s formas contratuais comuns. As grandes decises de que depende a eficincia e a justia do resultado do funcionamento da economia de mercado resultaro de uma ordem espontnea que, por sua vez, se traduz no mecanismo dos preos processo de sinalizao atravs do qual as partes comunicam:

- A sua disponibilidade para trocar; - A sua adeso a valores geralmente aceites com base na negociao; - O respeito que os compradores tm pelo custo expresso na avaliao do vendedor; - A sensibilidade que os vendedores tm face s necessidades expressas na avaliao do
consumidor; - A confiana que as partes depositam no meio de pagamento comum. A iniciativa poltica que interferir no mecanismo dos preos pode gerar acentuada instabilidade na actividade econmica.

Mercado de produtos e mercado de factores produtivos


Mercado de produtos: bens e servios como produtos finais da actividade econmica organizada. So os outputs directamente empregues na satisfao de necessidades Mercado final.

Mercado de factores produtivos: bens e servios apreciados e empregues no ponto inicial de um ciclo de actividade econmica, consistindo especificamente nos inputs de terra (factores naturais e matrias-primas), trabalho e capital que as empresas coordenam e optimizam, recorrendo a um grau qualquer de sofisticao tecnolgica, tendo em vista a obteno dos meios que directamente satisfaam necessidades dos consumidores Mercado instrumental. [bens e
servios instrumentais que servem para produzir outros bens]

Entre estes 2 tipos de mercados geram-se nexos que podem ser configurados como um fluxo circular de produtos e de factores e um contrafluxo de pagamentos, entre consumidores e produtores. - Mercado dos produtos: os indivduos ou as famlias so os consumidores (pagam pelo que adquirem) e os produtores ou as empresas so os fornecedores (recebem os pagamentos monetrios daquilo que fornecem). As famlias concentram aqui as suas despesas e as empresas obtm o seu rendimento. Circuito Real (transferncias efectivas) - Mercado de factores produtivos: os indivduos ou as famlias so os fornecedores de trabalho, factores naturais e capitais (recebem remunerao correspondente aos factores produtivos que colocam no mercado) e as empresas ocupam o lugar de utentes (pagam as remuneraes). Aqui, as famlias obtm o seu rendimento e as empresas concentram as suas despesas. Os fundos aforrados perturbam a simetria do fluxo circular, sendo canalizados para o investimento em empresas e regressando s mos das famlias sob forma de crdito ao consumo. Circuito Monetrio (remunerao dos factores produtivos) Em suma, as famlias so fornecedoras de factores de produo e consumidoras de bens e servios; as empresas so produtoras de bens e servios e utentes de factores de produo. O que umas ganham o que as outras gastam, pelo que o rendimento total equivalente despesa total.

A interveno do Estado nos mercados


O funcionamento do mercado vem acompanhado de ineficincias e injustias, a deteco das quais poder justificar a interveno do Estado para emendar as falhas de mercado todo o tipo de perdas de eficincia resultantes do funcionamento espontneo do mercado. A interveno estadual no funcionamento dos mercados pode assentar em 3 razes: 1. A pura e simples ignorncia das leis econmicas, traduzindo-se numa interveno irreflectida. 2. O imperativo da eficincia. 3. O imperativo da justia. A justia social [principalmente no mercado de factores produtivos] A principal razo justificativa de uma interveno pblica nos mercados deriva de consideraes de justia social. O rendimento atribudo aos participantes no jogo da economia deveria, em princpio, ser proporcional ao esforo e habilidade por eles aplicados na produo de bens e servios para os quais existisse procura no mercado. Contudo, o mercado s por si no

consegue atender s circunstncias episdicas que tornam menos gil e pronta a resposta dos produtores e dos trabalhadores s mudanas de solicitaes de consumo. Nestes termos, o Estado no deve demitir-se de balizar, ao menos nos seus limites mnimos, o resultado da livre manifestao de incentivos actividade econmica, evitando que a regra da coexistncia e de complementaridade em que o mercado se baseia destrua os seus prprios alicerces. No existe verdadeira liberdade econmica seno dentro de um determinado quadro normativo e organizativo. Um quadro que assegure justia e segurana nas trocas, promovendo ainda, sempre que o mercado falhe, a eficincia do circuito econmico. As falhas de mercado Por propsitos de eficincia:

Externalidades: possibilidade de que uma actuao econmica faa projectar


irremediavelmente efeitos, benficos ou malficos, sobre algum que no o prprio agente, interferindo no nvel de bem-estar desse algum, sem que lhe seja paga qualquer indemnizao ou sem ter de pagar qualquer compensao. Neste caso, a interveno do Estado justificar-se- para colmatar a brecha criada entre a eficincia econmica e o bem-estar colectivo (refrear o nvel de actividade; incentivar aquele que no dispe de meios para reclamar desses terceiros a contrapartida dos benefcios que lhes causa). Se no houvesse externalidades, a intensidade da oferta denotaria o custo social marginal e o ponto de convergncia de procura e oferta no mercado indicaria o ponto de maximizao de bem-estar social. A presena de externalidade perturba a coincidncia entre eficincia de mercado e bem-estar social. Portanto, as externalidades podem ser positivas e negativas. As negativas traduzem efeitos indesejados projectados sobre terceiro (p. ex, a fbrica que polui). As positivas traduzem efeitos benficos (p. ex, a construo de estradas o que, por sua vez, leva questo das seleces uma vez que o custo social ir transcender o custo individual fundamento das portagens).

Poder de mercado: permite a algum a explorao do mecanismo dos preos em proveito prprio, para l de um limite que fira um sentido mnimo de justia ou que gere desincentivos produo e s trocas. A actuao do Estado justificar-se- na estrita medida em que seja alcanvel o esvaziamento desse poder, evitando situaes abusivas, a explorao de vantagens ou desequilbrios extremos que comprometam a capacidade de o funcionamento normal do mercado assegurar a justia e a eficincia da actividade total que nele decorre. Questes de informao: assimetria informativa, risco, incerteza. Nestes casos, o Estado pode:
Produzir directamente bens, servios ou contedos informativos que se entenda serem subproduzidos pelo mercado, ou adquirir esses bens, servios ou informao a produtores privados; Criar incentivos e desincentivos a produtores privados; Impor certos padres e condutas ao sector privado.

Mecanismos de combate s falhas de mercado:

Controlo e regulao directa das quantidades produzidas; Interveno no mercado no sentido de alterao dos preos; Criao de mercado, com definio de direitos de apropriao, quotas negociveis, sistemas de compensao de benefcios e sacrifcios particulares; Aumento da informao disponvel.

Estes mecanismos traduzem-se em medidas concretas:


Eliminao de subsdios perversos que fomentam actividades geradoras de externalidades negativas; Adopo de medidas internalizadoras; Reforo da regulao jurdica do acesso a recursos comuns e da participao pblica na definio das polticas ambientais; Ponderao custo-benefcio de efeitos de longo prazo; Substituio da regulao administrativa directa e discricionria mais exposta a distores e captura por parte dos seus destinatrios pelo estabelecimento de incentivos de mercado, mais fixos e automticos; Formao de coligaes internacionais para coordenao de esforos e melhoria do acesso a fontes de financiamento. As falhas de interveno Qualquer interveno do Estado na economia tem uma legitimao controversa motivo bsico das falhas de interveno: no sendo o Estado administrado por pessoas infalveis e invariavelmente justas ou por pessoas omnipotentes e omniscientes, toda a interveno inevitavelmente contaminada por informao imperfeita, por unilateralidade e confinamento de avaliaes, por deficincias de planeamento e de execuo, por quebras de comunicao, por ocultao deliberada promovida pelos visados, por falta de vigilncia ou de responsabilizao dos executantes das medidas aprovadas, pelo jogo de corrupo, do compadrio, do nepotismo, do caciquismo. A actividade econmica colectiva dos fenmenos sociais mais complexos, e legitimamente sempre se colocar em dvida se possvel pr-se em prtica uma planificao to sofisticada que abarque e interaja eficientemente com essa complexidade, ou se h um sucedneo razovel para os incentivos que o mercado transmite a todos os participantes. Existem critrios de legalidade, de imparcialidade e de transparncia na actuao dos entes pblicos que prejudicam a sua agilidade na tomada de decises, e tornam muito onerosa, em termos de custos administrativos, a sua actividade. Alm disso, existe um grave problema de incentivos no sector pblico, j que nele as decises so tomadas por funcionrios que no so incentivados a adoptarem a diligncia que teriam se dela estivessem dependentes os seus interesses pessoais. A relao de foras entre o Estado e o mercado tende a desfavorecer sistematicamente o primeiro. Ao mesmo tempo, presencia-se uma incapacidade de interagir com o dinamismo do mercado devido falta de presso competitiva, falta de informao detalhada e a tantas outras complicaes previsveis e imprevisveis. Uma parte das falhas de interveno pode ser minimizada atravs do recurso a instrumentos muito sofisticados, seja na recolha e processamento de informaes, seja na sua aferio

emprica e reformulao permanente, seja na sua sujeio explcita a procedimentos iterativos de optimizao que se apresentam como alternativa ao funcionamento do mercado. Se, apesar disso, o problema das falhas de interveno subsiste, isso deve-se tambm subsistncia de formas de idealismo metodolgico que tendem a inculcar nos espritos a noo de que h uma via triunfante para a optimizao econmica por via poltica, em vez de tornarem claro que no possvel passar-se alm de uma escolha de graus de falha de mercado e de falha de interveno. Critrios para a interveno do Estado: 1. Antes de intervir tem de saber se a medida aumenta a eficcia que no se verificava; 2. Indagar se ir introduzir um impacto gravoso de carcter distributivo; 3. Averiguar se a medida pode ser prosseguida a um custo razovel.

O tema da Macroeconomia
A Microeconomia concentra-se no funcionamento do mercado de produtos e no mercado de factores produtivos. A Macroeconomia incide na conduta do todo da Economia, tal como esse todo se espelha em valores mdios e em valores agregados, e tal como ele se revela, seja em fenmenos que alegadamente transcendem o horizonte de eficcia de agentes econmicos individuais, seja nas correspondentes patologias. Concentra-se no estudo de questes que se prendem com as interdependncias de um valor mdio, o dos preos, com alguns valores totais, os da produo, do rendimento e do emprego. A Microeconomia encara os fenmenos econmicos a partir da base, procedendo analiticamente, enquanto a Macroeconomia encara os mesmos fenmenos j na sua manifestao combinada e final, deles fornecendo a perspectiva sinttica.

A Produtividade

[factor trabalho o mais importante]

Produtividade: quantidade de bens e servios que cada trabalhador capaz de produzir, em mdia numa unidade de tempo (o output por hora). Numa comparao instantnea, sero mais prsperos os pases e regies onde mais elevada a produtividade do trabalho. Numa comparao diacrnica, os aumentos de prosperidade, para no serem unicamente aparentes ou especulativos, resultaro essencialmente da intensificao da produtividade, alcanada atravs do progresso tecnolgico. Hoje crescentemente aceite que a forma ideal de gerar riqueza a nvel racional, de assegurar o crescimento da prosperidade de modo favorvel na comparao internacional e de modo sustentvel a nvel interno, deve colocar a nfase na garantia de condies estruturais de produtividade, na afectao de recursos ao investimento em capital humano e fsico que assegurem no apenas que o crescimento ocorrer mas tambm que mantm de reserva o potencial de crescimento futuro. A actuao estadual, sendo tradicionalmente muito absorvente de recursos, desvia para ela meios de financiamento que de outro modo estariam disponveis para o investimento directo em capital humano e fsico. Isto pode determinar quebras de produtividade, e portanto um abrandamento do progresso, ou mesmo um retrocesso, no caminho para a prosperidade. A opo pelo investimento em tecnologia, em detrimento de finalidades alternativas, revela o quanto o incremento de produtividade reclama um esforo incessante, mas frgil e de resultados incertos, de luta contra o bem escasso que o tempo.

Em suma, os critrios para o aumento da produtividade so: - Grau de aptido do trabalhador; Tecnologia aplicada; Estabilidade poltico-jurdica ou administrativa; Valorizao profissional e social da actividade em causa; Remunerao (aumentos) Path dependence: efeito de irreversibilidade que frequentemente acompanha os triunfos tecnolgicos, que faz com que a tecnologia triunfante tenda a arrebatar a totalidade do mercado, convertendo-se em standard e expulsando as tecnologias rivais. O progresso tecnolgico transporta consigo um risco estrutural.

A Fronteira de Possibilidades de Produo (FPP)


A escassez de recursos pode ser associada imagem de um universo finito, limitado por uma fronteira que agrega as possibilidades extremas das opes, uma fronteira de possibilidades de produo. Esta pretende representar simplificadamente as vrias combinaes de produo de 2 bens ou servios que so alcanveis pela aplicao mxima e ptima dos correspondentes factores de produo. A fronteira de possibilidades de produo a expresso do contnuo de combinaes de vrios bens ou servios que esto ao alcance do produtor atravs de simples reafectao de recursos disponveis. um limite mximo que pressupe a afectao total dos recursos, querendo isso significar que em toda a opo produtiva por ela representada maximizada a eficincia produtiva, verificando-se uma situao em que no possvel produzir mais de um bem sem produzir menos de outros bens para os quais seja possvel reafectar em alternativa os recursos disponveis. Nessa fronteira de possibilidades de produo, a percepo das vantagens mximas de uma determinada opo imediatamente acompanhada da medida total dos correspondentes custos de oportunidade, o que facilita a intuio de que a gesto de recursos e abusca de solues so ambos dominados por um mecanismo equilibrador. Se na fronteira de possibilidades de produo se entende ser atingvel a eficincia, esta consistir essencialmente na insusceptibilidade de aumentar o rendimento total atravs de simples transferncias de recursos entre sectores: a eficincia total estar maximizada quando todas as transferncias entre secotres j se deram e equilibraram. A fronteira de possibilidades de produo no um dado esttico nem um limite absoluto; susceptvel de expanso e retraco (capacidades inatas, formao incrementos tecnolgicos, etc.). possvel um crescimento em termos absolutos, i.e., uma expanso da fronteira de possibilidades de produo que permita solues eficientes com crescente susceptibilidade de nos aproximarem do limite de abundncia geral. A opo pela poupana e pelo investimento revelou-se mais produtiva, no sentido de ter aumentado a capacidade total e absoluta de consumo e de produo no futuro FALCIA DE COMPOSIO (o que vlido para um pode no ser vlido para todos): a poupana que benfica para um ou para alguns pode tornar-se contraproducente se praticada por todos, ou para l de certos limites. Com a prevalncia da racionalidade, a liberdade de opo pela afectao ptima de recursos no limite da eficincia, sobre a fronteira de possibilidades de produo, e a liberdade de apropriao dos recursos maximizadores e dos respectivos frutos um dos principais incentivos da actividade econmica. Estas liberdades e a legitimao dos modos de apropriao privada com elas conexas, so as razes do sucesso histrico do sistema econmico capitalista. Exemplo:

No meio do Atlntico existe uma ilha. A ilha Selvagem encontra-se totalmente isolada do resto do mundo. A populao desta ilha tem sua disposo: ananases e peixes. Os trabalhadores da ilha dispem de 60 horas semanais para trabalhar e caar/colher estes produtos necessrios sua alimentao. Sabe-se ainda que para se apanhar um conjunto de peixes demora-se 1,5 horas e para apanhar um cesto de anans demora-se 2 horas. Com base nesta situao possvel traar a fronteira de possibilidades de produo da economia. Sabemos que se se dedicarem apenas pesca, produziro 0 ananses e 40 peixes. Se s apanharem ananses produziro 30 e 0 peixes. Pontos interiores (D) curva so pontos ineficientes, pois existem recursos que poderiam ser utilizados para produzir mais. Ou seja, possvel alocar os recursos de modo a produzir mais Anans e mais Peixe. Os pontos eficientes (A e B), todos os que esto sobre a curva, representam os pontos em que qualquer alterao feita levar sempre a perder um bem. Se quiser produzir mais Anans terei que abdicar de Peixe e vice-versa. Os pontos exteriores (C) curva so precisamente os pontos impossveis, uma vez que no existe nenhuma combinao de recursos possvel que me permita produzir nesses pontos.

As rectas de preferncia
Se os pontos de eficincia so todos os da curva, temos por isso N pontos de eficincia. Como decidir qual o melhor? -nos introduzida a questo da escolha. A escolha vai depender das preferncias dos consumidores.
Como decidir qual dos pontos A, B ou C escolher? So todos pontos de eficincia. Sabemos que em autarcia (economia fechada) o ponto de produo ser igual ao ponto de consumo, e sabemos que o ponto de consumo ser influenciado pela recta das preferncias. Assim, se soubermos que nesta economia os consumidores valorizam a comida tanto como os computadores, teremos uma recta das preferncias y=x. Ou seja Anans = Peixe. A valorizao de ambas as unidades igual. Ao traar a recta vamos obter um ponto de interseco com a FPP. Esse ponto corresponde ao escolhido para a produo. nesse ponto que so produzidos os bens (nas propores desejadas pelos consumidores, neste caso 1:1) com a mxima eficincia. Se porm se soubesse que a populao valoriza o anans duas vezes mais que os peixes teramos ento uma outra recta das preferncias: Anans = 2 Peixes. Que se traduz y=2x, e que significa que para obter a mesma satisfao por um cesto de anans, a populao teria que consumir dois peixes! A recta das preferncias um dado do enunciado. Num contexto de economia fechada

O controle dos meios de pagamento


Outro dos riscos da interveno estadual relaciona-se com o fenmeno inflacionista, com a possibilidade de subida provocada no nvel geral de preos. A maior parte dos fenmenos inflacionistas mais pronunciados e persistentes tm como causa prxima o aumento da quantidade de moeda em circulao que conduz desvalorizao da moeda, afectando a sua funo de padro geral de valor dos bens, dos servios e dos factores produtivos, e perturbando-lhe o papel de intermedirio geral nas trocas. No h aumento de massa monetria onde o Estado ou as autoridades monetrias a no provoquem ou consintam e no ocorrer inflao nem presso inflacionista se a massa monetria no crescer mais rapidamente do que o volume das trocas, disponibilizando mais unidades monetrias por cada transaco.

Pode admitir-se que a prioridade de outros fins da actuao do Estado e das autoridades monetrias determine e justifique a intensificao da emisso de moeda em termos inflacionistas. Poder pr-se em dvida que seja necessrio que o Estado ou as autoridades monetrias joguem no curto prazo com essa tenso de objectivos, dedicando-se a poderosos mas delicados exerccios de sintonia entre eles.

Captulo II
Descrio e prescrio nas proposies da Economia
Coexistem no seio da Economia 2 tipos distintos de proposies: as que descrevem o mundo como ele ou tentam detectar nele uma ordem latente, podendo ser refutadas por contraprovas factuais descrio; as que visam a transformao do mundo, a formao de uma ordem positiva, podendo apenas ser contraditadas atravs de uma demonstrao da inadequao tcnica dos meios propostos, ou contestadas por quem adopte um quadro de valores diverso do proposto prescrio. O economista no se encontra habilitado a ditar solues polticas sociedade mas possui uma voz autorizada na formao da representao cultural que uma sociedade forma de si mesma. A distncia entre descrio e prescrio pode ser encurtada pela autoridade que a sociedade reconhea voz dos economistas.

Abstraco e Modelao
A forma mais rudimentar de modelao econmica aquela que procura isol-la, representando o resto da realidade de referncia como se ele fosse composto exclusivamente por dados constantes. de enorme importncia esse pequeno deslizamento ficcional que consiste em imaginar-se que, no complexo mundo da realidade econmica, possvel que um fenmeno produza os seus efeitos isoladamente, mantendo-se constante tudo o resto ceteris paribus.

O modelo do mercado concorrencial


Num modelo rudimentar que pretenda representar a concorrncia livre no mercado, podemos presumir que as partes contrapostas se movem por princpios de racionalidade em direco a finalidades maximizadoras e hedonsticas, e que o mercado em que interagem dispe de uma tal capacidade de optimizao do nvel de satisfao de necessidades que ele em larga medida dispensa qualquer interveno rectificadora externa, nomeadamente por parte do Estado.

A questo do egosmo
No modelo do mercado, presume-se que as pessoas interagem e colaboram na estrita medida em que percebem o que lhes individualmente vantajoso faz-lo; no se requer qualquer altrusmo, mas isso no significa que uma atitude altrusta seja nociva. Naquilo que se diria ser mais um afloramento da mo invisvel Smithiana, as expectativas partilhadas acerca do altrusmo acabam por redundar em benefcio para todos os envolvidos nas trocas, tanto egostas como altrustas.

Por outro lado, a motivao econmica no necessariamente nem egosta nem altrusta, mas antes no-tusta, no sentido de afigurar-se manifestamente irracional apenas a atitude daquele que propositadamente favorea o livre curso do egosmo alheio em detrimento dos seus prprios interesses. A definio de egosmo frequentemente vaga. Pouco mais se designa do que o facto de a nossa conduta individual ser teleolgica e, quando se pretende ser econmica, visar uma satisfao de desejos que so pessoais, amide exclusivos, intransmissveis e inefveis.

O papel dos preos


A concorrncia ser tanto mais eficiente e benigna quanto mais ela se cingir ao aspecto dos preos; medida que cresce o nmero de vendedores concorrentes num mercado, menos peso especfico poder cada um deles ter na formao dos preos. Ao concorrente retirado o poder de mercado, ficando ele na posio de simples receptor passivo de um nvel de preos, na posio que habitualmente designada como a de price taker. O consumidor o principal beneficiado com a guerra de preos da concorrncia, visto que para ele que o preo se apresenta como um custo, e que minimizar o custo o objectivo central da sua racionalidade; tambm ele tende a ser um price taker. A incapacidade de oposio aos preos dominantes por parte do consumidor beneficia o lado dos vendedores, os quais se vem poupados a uma presso que seria para eles potencialmente ruinosa, dada a possibilidade de essa presso agravar drasticamente os custos de formao de equilbrio nas trocas. Todos os participantes no mercado esto motivados pela presena de incentivos, os quais, transmitidos pela sinalizao dos preos, consistem essencialmente na possibilidade de se alcanar vantagens extraordinrias nas trocas realizadas no mercado e na possibilidade de haver apropriao individual dessas vantagens. A capacidade de acumular e permutar riqueza atravs da apropriao privada um incentivo adicional eficincia.

Captulo III

Das könnte Ihnen auch gefallen