Sie sind auf Seite 1von 43

http://www.africafederation.net/Lunda_3.

htm

Quando tiveres sade, e estando na flor da tua idade, procure resolver todos os assuntos da tua vida: Estude at quando no houver mais ttulos por possuir; Trabalhe at quando no puderes mais; Amontoe riquezas sempre que puderes; Acumule bens (verdadeiros, eitos com honestidade) de toda a natureza; Acima de tudo no te esqueas de Deus em cada momento da tua vida. A sade madrasta e a doena um empecilho. (Hospital Geral do Lobito, 26.06.2012)

History of the United Kingdom of Lunda Tchockwe

Lunda and Luba Statesamong the larger of the Bantu states in the 15th19th century, shown with neighbouring Kazembe and some of the major trade routes. In Encyclopdia Britannica, Inc.

O REINO DA LUNDA (Aruwund) O Reino da Lunda (1050-1887), tambm conhecido como Imprio Lunda, foi uma Confederao africana pr-colonial de estados, desde

o Katanga, desde o Rio Luio at Liambeji ou Zambeze e o noroeste da Zmbia. O seu estado central ficava no actual Katanga ou a capital Imperial a famosa MUSSUMBA. O Reino da Lunda ficou dividido no sculo XIX, quando ocorreu as guerras intestinais na Corte da Famlia Real do Imprio entre o sculo XIV, XV ou XVI e por causa do tab da Soberana Lueji. O Reino dividiu-se em trs partes, sendo; - Reino Lunda Luba - Reino Lunda Ndembo - Reino Lunda Tchokwe De acordo com os EUROPEOS, os Tchokwes estabeleceram o seu prprio reino com a sua lngua e costumes, porm a verdade dos factos ocorridos, esta sendo escrito actualmente num trabalho investigativo, que os leitores tero em vossas mos nos proximos tempos. Os Chefes Lundas e o povo continuaram a viver na regio Lunda porm diminuidos de poder. O Rumo da Histria diferente, da que conhecemos nas

Universidades da Europa ou mesmo de alguns pases de Africa. No incio da era colonial (1884 - Conferncia de Berlim) o corao da terra Lunda foi dividido entre a Provincia de Angola portuguesa, o Estado Livre do Congo do rei Leopoldo II da Blgica e o noroeste da Britnica Rodsia, que viriam a tornar-se em Angola, R.C.Congo e Zmbia, respectivamente.

Mwene Dumba Watembo, Rei dos Lunda Tchokwes 1874

As Dinastias do Reino Lunda (Aruwund) Essas dinastias tm sua origem a partir do corao do prprio povo Lunda pr historico, o povo MBUNGO, e o primeiro fundador ou organizador poltico do ESTADO LUNDA, Yala Mako, ou seja Yala Yamuaka, que significa Unhas de longos anos, ttulo do poder poltico agarrado a longos anos. Yala Yamuaka, segundo a tradio oral Lunds, era irmo mais velho de Kunde, casado com a Konde (Feijo e banana) nomes originrias da lngua Lunda, aqui escritos erradamente por Europeus que no

sabiam pronnciar as lnguas Africanas, e este casal nasceu 3 filhos e uma filha de nomes; TCHINGULI, TCHINHAMA, NDODJI (Ndoji) e a LUEJI (Rweej ou Nawej). De acordo com a nossa tradio, o ttulo de poder poltico transmitido atravs de LUCANO, uma pulseira de tendo ou MUJIPA seco, de um parente morto para que o futuro Chefe tenha coragem de governar. Reza a mesma histria, Yala Yamuaka tem um outro irmo Thumba Kalunga, esse Thumba o pa de MUACANHICA, MUAMBUMBA, MUAKAHIA, MUANDUMBA e TEMBO. Num dia desse, o TCHINGULI e o TCHINHAMA, foram beber a famosa bebida hidromel, ao regresso a casa espancaram o pa deles, o velho KUNDE, criando-lhe infeces internas e ele velho, ao se sentir moribundo, zangou-se com os dois filhos e, chamou a cassula a ultima, a LUEJI (RWEEJ) e vestiu-a, o LUCANO, deu lhe o poder de governar o Estado do Reino da Lunda. Aps a morte do velho KUNDE, a LUEJI ou RWEEJ torna-se uma brilhante chefe do Estado do Reino da Lunda, a Rainha de todos os filhos do Estado, e ela vivia com uma serie de governandas, entre elas a sua prima KAMONGA LUANZE, irm da TEMBO, que a me do Ndumba Tembo ou ttulo poltico de Dumba Watembo, filho menor de Tembo LUCOQUESSA irm menor da NACAMBAMBA, irmo de YALA YAMUAKA e KUNDE. Ningum sabe ao certo em que sculo tudo isso aconteceu, so factos pr-histricos e pr coloniais ou seja antes da chegada dos EUROPEUS. A Corte Real da Rainha LUEJI ou RWEEJ, era tambm composta por vrias outras entidades do seu tempo, entre eles; Tchinguli, Tchinhama, Ndoji e toda a famlia real Lunds. Foi um Reino economicamente muito forte, com uma agricultura muito bem estruturada, trabalharam o ferro, o cobre e os tecidos, foram fortes no comrcio de escravos, marfim e artesanato.

no auge da sua governao que todo o mal acontece ao Estado do Reino Lunda, a formao do Imprio, e a decadncia do mesmo e praticamente o desmoronamento do grande pontentado de Africa.

Certo dia, os soldados trouxeram-na um ladro da tribo Tchiluba, chamado ILUNGA, e grande caador que foi apanhado quando roubava a famosa bebida hidromel, que era parte servida na Corte da Rainha LUEJI. Uma reunio da Corte foi convocada de emergncia para se decidir, da sorte do ladro. A maior parte dos membros da Corte decidiram matar o ladro, porm a Rainha LUEJI na sua qualidade de Chefe, e porque engraou-se no seu corao com o ladro, pediu aos membros da Corte, para que no o matassem, e que fosse viver no seu quintal como escravo e mo-de-obra na construo de residncias. Pedido aceite, ILUNGA passou a viver no quintal da LUEJI como seu escravo. Durante a sua estada no quintal

da Rainha, ILUNGA passa a ter relaes ntimas com a prima e a prpria Rainha Lueji. A Lueji como j tinha a pretenso de ficar com ele como seu marido, surpreendeu a Corte, convocando uma Assembleia Estadual e apresentou o ladro como seu esposo. este facto que constitui uma grande violao do tab do povo ARUWUND, que constituia em os membros da corte ou simplesmente MUANANGANAS que significa tambm proprietrios da terra ou Mwaantaangaand nunca contrairem o matrimnio com um VASSALO ou TCHILOLO. Portanto, como uma violao de um PACTO SAGRADO, os membros da Corte revoltaram-se contra a Rainha Lueji. O desmoronamento da corte da Rainha Lueji, tem lugar com a sada massiva de grandes nomes de personalidades da famlia Real ARUWUND, Tchinguli, Tchinhama, Ndodji, Thumba Kalunga (Muacanhica, Muambumba, Muakahia, Muandumba e Tembo) e um punhado de populaes inteiras descontentes com a violao do pacto sagrado. As etapas importantes do Reino da Lunda, desde YALA YAMUAKA at MUAAT YAAV, e o nascimento da palavra AIOKU KU TCHINGULI o termo AIOKU que a LUEJI usou pretendia explicar aqueles que querem ir, podem ir, etimologia da lngua tchokwe e, aqui o nascimento de uma parte de um grupo do povo aruwund, que hoje conhecemos como povo TCHOKWE (deixem ir ao Tchinguli).
Rei Mwene Kapenda Kamulemba Este Soberano Lunda Tchokwe, Celebrou o 1. Tratado de Protectorado com Portugal 1885

Mwaantaangaand do Reino da Lunda Nkonda Matit (Sculos XI ou XVI) no h preciso. Cibind Yirung (Governou entre 1600 - 1630) (TCHIPINDA ILUNGA)

Yaav I um Yirung (Governou entre 1630 - 1660) (YANVUA YA ILUNGA) Yaav II um Nawej (Governou entre 1660 - 1690) (YANVUA YA NAWEJI) Mwene Dumba Watembo, Rei dos Lunda Tchokwes, 1874 Rei Mwene Kapenda Kamulemba, 1885 Dom Mwata Jamwo Kauma, Rei da Lunda, 1928

No proximo texto falaremos de TSHIBINDA ILUNGA (Cibind Yirung), do MUAAT YAAV e do nascimento do TCHOKWE (Aioku) e as dinastias das ambas as partes, at a fundao em 1956 do ATCAR Movimento do resgate da Independncia do REINO DA LUNDA, este movimento tambm conhecido por Associao dos Tchokwes de Angola, Congo e Rodsia Britnica, fundada por Abrs Muhunga Muatchissengue Watembo e Smart Tchata, a partir do Congo Blgica.

Dom Mwata Jamwo Kauma Rei da Lunda, 1928

Soba Lunda

O Reino Lunda, que no Sc.XVII chegou a ser um dos grandes potentados Mwatinvua de Africa, e foi fundado sua no incio do Sc.XVI, por mulher Lukocheka.

Segundo a tradio lunda, Mwatinvua era descendente de Lweji, filha de Kondo grande chefe lunda, que era casada com o grande caador Luba Tyibinda Ilunga. Depois da morte de sua me, Muatinvua, submeteu vrias tribos lundas e formou um Reino, nos finais do sc. XVI. Embora fosse um Reino s e coeso em todos os aspetos e sentidos, Mwatimvua governava a metade Norte e a Rainha Lukocheka reinava na metade Sul. Tinham poderes iguais, e as decises que fossem concernentes ao Reino como um todo, eram baseadas no consenso dos dois, ajudados pelo conselho de seculos (velhos).
Era um Reino economicamente muito forte, com agricultura muito bem estruturada, e com milho, massango massambala,

trabalharam o ferro, o cobre e os tecidos, foram fortes no comrcio de escravos, marfim e tecidos.

No Sc. XVIII, uma parte do povo decidiu migrar para a regio dando Tchokw do atual ao (Kico). Moxico, povo Foi o origem

primeiro sinal de fragmentao do Reino Lunda, que talvez fruto do crescimento econmico, ou das facilidades de vida, dadas pela exuberncia do solo, foram-se entregando mais aos prazeres da vida do que aos interesses do Reino.

Depois de lutas com os Tchokw at ao fim do sculo XIX, os Tchokw sublevaram-se definitivamente, forando as barreiras de governantes lunda que os cercavam e expandiram-se rapidamente para norte e sul.

Lundas e Tchokwes

H muitos sculos atrs os Lundas e tchokwes tinham sido um povo s. Saram do mesmo ncleo, a grande diferena que os Lunda ficam no seu territrio desde sempre, os tchocwe transformam-se num grupo de extrema mobilidade que a partir do sculo XVI percorre todo o pas. So essencialmente caadores e comerciantes saindo, por isso, em busca de marfim borracha, etc. Essa extrema mobilidade no lhes permite desenvolver estruturas polticas to pesadas como era a hierarquia da Mussumba, por isso fazem aquilo que se chama a dispora Tchokue, inflectem para o sul, dividem os Nganguela ao meio. Angola tem Tchokwe em todo o territrio. No final do sculo XIX os Tchokwe regressam ao seu territrio de origem, tomam, militarmente, o poder dos Lunda e absorveram as suas instituies. Em 1885, ocorre a primeira invaso Tchokw, que munidos de armas capturaram seis mil lundas, aps Musumba, a capital do imprio, ter sido saqueada. Dois anos depois, em Janeiro de 1887, ocorre uma nova invaso Tchokw. Musumba foi incendiada e os lunda ficaram sob domnio Tchokw, at ao final do sculo XIX.

Os Tchokw estabeleceram ento o seu prprio reino com a sua lngua e costumes. Os chefes lundas e o povo continuaram a viver na regio lunda porm diminuidos de poder. A expanso dos Tchokw levou-os para alm das fronteiras de Angola, encontrando-se grandes ncleos na Repblica Democrtica do Congo e na Zmbia. Dominao Europia No incio da era colonial (1884) o corao da terra lunda foi dividido entre a Angola portuguesa, o Estado Livre do Congo do rei Leopoldo II da Blgica e o noroeste da

britnica Rodsia, que viriam a tornar-se em Angola, R.C.Congo e Zmbia, respectivamente. Em 1908, o Estado Livre do Congo deixa de ser propriedade da Coroa e torna-se colnia da Blgica, sob o nome de Congo Belga, permanecendo assim por quase 60 anos. Por sua vez, o Imprio Lunda inicialmente repartido entre o reino Portugal e o Estado Livre do Congo , encontrava-se, desde meados do sculo XIX, em decadncia, j que Cadeira de um Soba Lunda o poder do Mwant Yaav, em larga medida apoiado no comrcio de escravos, acabou por ser afetado pela abolio deste trfico. No incio do sculo XX, aps a expulso dos Tchokw que acabaram sendo vencidos pelas foras coloniais portuguesas, por volta de 1920, o Imprio Lunda j havia perdido alguns territrios e muito do seu poderio inicial. Diz-nos Manuela Palmeirim que decorrente deste contexto histrico que muitos grupos distintos a nvel lingustico se encontram frequentemente designados na literatura como povos lunda, hoje grupos inteiramente autnomos mas que, outrora, partilharam uma unidade poltica comum sob a autoridade do Mwant Yaav e que reconhecem esta ligao atravs de um corpus de tradies orais. Podem ser referidos como lunda para alm do prprio grupo a partir do qual o imprio se originou e que ficariam conhecidos na literatura por lunda do Mwant Yaav (os aruwund) os ndembu (ou lunda-ndembu), os yaka, os luvale (tambm designados por lunda-baluvale ou lwena), os imbangala (reino de Kasanje), as gentes do Luapula sob o domnio do rei Kazembe (). As variantes lingusticas

Os Lunda-Tchokw so o grupo etnolingustico predominante do nordeste de Angola, tendo-se estabelecido, em finais do sculo XIX, nas da provncias Lunda-Norte, e mas administrativas Lunda-Sul Moxico, estendendo-se, posteriormente, at ao interior da provncia Hula. Segundo Vatomene Kukanda, este grupo apresenta poucas variantes lingusticas. Na provncia da Lunda-Norte predominam o lunda, o Tcokwe (kioku), o mataba, o kakongo ou badimba e o mai. Na provncia da Lunda-Sul: o Tchokw (kioku). Em uma parte da provncia do Moxico: o lunda-luashinde, o lunda, o ndembo e o Tchokw (kioku). Noutra parte das provncias do Bi e do Kuando-Kubango: o Tcokwe (kioku). O artesanato Lunda e os desenhos na areia Apresentavam, em 1960, uma populao de 360 mil pessoas, que se espalhavam por milhares de quilmetros quadrados, no apresentando, por este fato, uma populao densa. Por tradio, so caadores savnicos, embora hoje vivam da agricultura. So tambm grandes artistas a trabalhar em ferro ou madeira. Jos Redinha revela-nos que os Tchokw constituem a parte que mais se destaca neste grupo etnolingustico e que a designao da

Lunda-Tchokw , a bem dizer, de ordem histrica, porque, na realidade, quem predomina so os Tchokw.
Mscara Lunda

Para

alm

de

hbeis

em

vrias na

espcies ou

de no

artesanato, os Tchokw (kioku) ou Quiocos (na forma aporteguesada), estando aldeia acampamento de caa, sentados volta da fogueira ou sombra de rvores frondosas, costumam passar o tempo a conversar e vo ilustrando os temas dessas conversas com desenhos na areia. Muitos desses desenhos, de acordo com Paulus Gerdes, pertencem a uma velha tradio. Referem-se a provrbios, fbulas, jogos, animais, etc. Acabam por desempenhar um papel importante na transmisso do conhecimento e da sabedoria de uma gerao para a seguinte.
Escultura Lunda

Os povos em busca de outras terras


Seculo XVI A Lngua Lunda Lunda Ruwund este povo habita hoje as Regies de Kapaa e Sanduwa (Provncia de Katanga) e Kahemba (Provncia de Bandundu). Lunda-lwa-Musokantanda habita a Provncia do Kolwezi no Congo. Lunda-lwa-Ishindi (ndembu) habita o Municpio do Alto Zambeze (Angola), Zambezi District (Zmbia). Lunda-lwa-Kazembi habita uma parte do Congo na Regio de Karinji e Luampula Province (Zmbia). Lunda-Mbwela habita na Regio de Kapompo Province (Zambia).

Lunda-Minuu

(minungo)

Alto

Zambeze

(Angola),

mais

concretamente na Regio de Kayanda. Lunda-Chisea (chissenga) habita a Regio de Mwenilunga Province (Zambia). Lunda-Nkoya - habita na Regio de Kapompo Province (Zambia). Lunda-Kawondi - habita na Regio de Kapompo Province (Zambia). Lunda-Mataba Lunda Norte, Lunda Sul (Angola) Todas essas se entendem, apesar das diferentes sotaques e o seu alfabeto nico! Estados: Estado de Kazembi, Estado de Ishindi, Estado de Kanoesha e o Estado do prprio Imperador. Este perodo foi caracterizado por uma politica de expanso e conquista, conforme a seguir se descreve: Depois da confirmao de Iluga Chibinda a cargo supremo da Lunda, esta entronizao para e alguns Lundas foi considerada nojenta e alguns Chefes da Monarquia Lunda ficaram triste e comearam dizer: Desde princpio do Imprio Lunda nunca se verificou coisa semelhante! Este Chibinda proveniente dos Lubas, posto c, feito esposo da Rainha e Rei da Lunda? Coisa nojenta! Em toda Mussumba j se lamentavam e, passada a alegria de ter uma Soberana Popular, agora punham em causa a deciso do conselho da Lunda de ter escolhido uma mulher, contra todas as tradies e costumes dos Lundas. Os grupos Lundas que habitavam o Mussumba, concentrados e alguns decidiram retiraram-se em grupos, levando consigo seus parentes que aceitavam abandonar o poder do Chibinda e dirigindo-se para reas que lhes convinha. Andaram matas e matas at atingir os rios Ndembu Mafunda e Ndembu Kakensi em katuka-onyi, onde surgiu a ideia de dirigirem-se para rea onde Quinguri e outros irmos foram. No seu corredor para o litoral onde o Quinguri fora, encontraram no

entanto, foras hostis que provocaram alterao da inteno dos Reis Ishinde, Kazembe, Ngola Kilwanje e outros, havendo ento um retrocesso para leste, indo atingindo as mediaes do rio Mukulweji. Para uma Organizao segura e tradicional, os grupos chefiados pelos Prncipes e Infantes do Rei Iyala Mwaku Matiti, comearam ungir seus Responsveis (Sobas) que iam cuidar da tradio, da cultura e do seu povo, assim feita: elegeram os seguintes Chefes: Nswana Mulopu, Ifwota Mutei, Chinunki Lukonkesha Mukanda-nkunda, Chinyemba Chalutuwa Makunku kufwa kwa Chinyemba majila hiya kubunda, Kalala I Katembu, Mweni Mpandi, Mbumba, Nyamwaana, Nyambanza, Kadya-Mpumba, Mwana-Titi, Kakwati, Mbandu, Mpumba-Nyamazembi, Chishimukulu, Sayilua, Saluseki Lwangunga Kafweku Kekumi Deyambi, Kemeshi, Kambuxi, Ishindi II, Mwadi Kamoa (filha), Mweni Dinyika, Mwanvu Walukia Menji e outros. A caravana chefiada pelos filhos do Imperador indicara o chefe Kafwana Musokantanda, filho do Mwanta Musokantanda, para proceder com a entrega de Tendal Humano da Monarquia Lunda aos chefe indicados. A partir daquele momento o chefe Kakua deixou de ser chamado Kansas, optando pelo nome Kakua Nyamayembi Kafwana Chifwanakeni. Este processo aconteceu entre meados do sculo XVI (16), segundos dados dos nossos velhos. Terminado o acto de eleio, movidos pela profunda dor disseram: estamos neste momento a passar um perodo de angstia, os Lundas esto sendo separados, quer para caminharem para a desordem, quer para entrarem na escravido e destruio; a verdade : o prprio destino est agora sendo projectado pelo modo que os Lundas que se separam venham a alcanar terras melhores e comearam espalharem-se em todas as terras; assim em Kasaa ficou o regedor Kasaa. E, Kazembe, Musokantanda, Ishindi, Kazanda, Chinunki, Ngolu Chilwanji, Kakoma Maandi, Sayilua, Nyakaseya Kanyanta, Kanyama, Nyamwana, Chipawa Chakawaa, Nyilamba,

Chinunki

Mukanda-Nkunda,

Chidata

Lukonkesha,

Chipawa

Chakawau, Fwebi Chinyanta, mais outros e algum povo fora para Mukulwenji, onde ergueu-se o seu Palcio provisrio (local de consentrao). Saam desta localidade e iam procurando outras terras para fixao, em marcha de busca de novas localidades, a cabea estava o Chefe Chidata Lukonkesha -Wa-Data-Yejima, Kambuzi(Kawewa-Sanyiyeu) e Ifwota II, so estes que tinham o poder e toda a magia, e por onde estes passavam no havia ningum que os impedia e tudo ficava sob suas demolies, at os Mbwela de Zambeze temeram dos mesmos; dando origem a diversas tribos que tomaram o nome dos rios e margens das quais se estabeleceram. O Fwembi Chinyanta foi morto no acampamento provisrio por motivos da fuga do mujimbu combinado sobre o sal-gema, pois naquela altura em toda a Regio Lunda havia carncia de sal.. Na procura de novas terras para viver, descobrem uma chana que tinha sal-gema (sal de capim) e o grupo combinou no contar nada a Luweji. Ento o Fwembi no foi rgido em manter o silncio e secretamente envia recado a Luweji dizendo que tinham descoberto uma chana de sal. A Rainha Luweji responde, criticando o mau comportamento dos seus parentes em no dizerem nada sobre a descoberta do sal. Percebendo-se do que ocorria em torno do combinado, descobriu que foi o Fwembi o traidor, Kazembi Mutanda aguardou a sua fria e depois da retirada dos demais, matou o irmo, cortou-o as mos e meteu-as na panela de feijo que cozinhava para o jantar e o seu corpo foi amarrado nas cordas e botado nas guas do rio Mukulweji, ao atir-lo nas guas, o Fwembi Chinyata disse para o seu irmo Kazembi o seguinte: me cortaste as mos e o meu corpo est sendo botado nas guas de Mukulweji, serei o dono destas e ningum atravessar o Mukulweji sem meu consentimento, pois serei feroz, o meu horror ser para todos, acalmarei quando vocs cruzarem perante a mim, dando me honra. E, do regresso dos demais procuraram dele e no o viram.

Chegada a hora dos chefes jantarem, depois de todo o jantar que foi o feijo e viram as mos de Fwembi na panela em que tinha o feijo que comiam e, estes ficaram tristes dizendo: Mutanda cheiroso de leo humano, nos fizeste comer as mos da nossa irm, ns no comemos carne humana e porque nos deste a carne do corpo dela? Levantou-se uma enorme confuso e depois do desentendimento, Ishindi, recorda da Regio que o ex-pescador de seu pai Yala Mwaku havia dito sobre as terras de Zambeze e em companhia de Ngolu Chilwanji, Chinunki, Kazanda, Kakoma, Sayilua, Chidata, Katema, Kwelendendi e outros dirigem-se para a rea de Kolwezi e atingem o kasayi para o oeste com fins de alcanar Angola, um grupo habita o Ndala onde residia o regedor Mwanvu Walukinga Meya e outro fixa-se no Dilolu. At ao nosso momento, os Lundas na Mussumba quando se aproxima a data que Fwembi foi morto, do honra, ofertando muito vveres e cabeas de gado nas guas de Mukulweji para limpar a m imagem protagonizada pelo Kazembi e ter bno para travessia do rio Mukulweji. Quando os Lundas esto dando honra a este que se transformou monstro e dono das guas do Mukulweji, ele sai das guas para fora, apresentando o corpo divido: parte superior apresenta corpo humano e a inferior apresenta corpo de peixe; nessa hora tem-se registado perdas de vidas humanas por enchente de gente que quer se aproximar para o ver., uma cerimnia de grande envergadura. Passadas pocas chuvosas e pocas de cacimbos, o Rei Ishindi convoca uma reunio extraordinria para tomada das decises de evadirem os Lunda Mbwela e os Lozes que habitavam o Zambeze, esta reunio teve lugar em Dilolu, Regio dos Sobas dos Lundas Tubungos-Tubuu: Kwelendendi, Kakamba, Muumbwa, Nyamoji e Katema Kanzenzi, mais concretamente no perodo da noite, segundo os nossos narradores.

Se

repartiram,

no

instante

indicou-se

Regedor

Chinunki

Mukandankunda, Chidata e Ifwota Mutei I, para chefiar a caravana Lunda com o destino a Zambeze e aconselhando-o no seguinte: guardar sigilo Soberano, no divulgar intenes sobre a organizao, mtodos de actuao, guardar tambm a lealdade, no aplaudir e ser f de outras tribos, ser Regedor coerente e agradvel. Em seguida iam os Chefes: Ishindi, Ngolu Chilwanji, Kazanda, Sayilua e outros, assim o poder Lunda foi ganhando expanso na Regio Leste e Zmbia. O Rei Ishinde despedindo-se com os sobas Lundas que habitavam o Dilolu disse-lhes o seguinte: Quinguri defendia a tradio Lunda e seu Reino, se a Rainha Luweji no cometesse, hoje estaramos na capital a beber e gozar das nossas terras e honrar os deuses do velho Mwaku Matiti. A Ideia do irmo Quinguri para ns foi perfeita e est bem clara Na localidade de Massibi Luau, fixa o regedor Chinda Nyitondu Kambuzi Mbaza Chimunyi - Kawewa Sanyiyeu ( homem cruel e dono das armas)., esta monarca est dividida em duas: Dilolo-Angola e na Repblica de Kahuwa e Mela. Em Kahuwa, no primeiro encontro dos Sobas Lunda ali habitados para serem enviados s novas reas para habitarem, o Rei Ishindi discursava o seguinte: tomarem as posies, pois a aflio dos que tiveram sofrendo vai acabar, no passado, os Lundas humilharam multides de tribos, mas agora ns vamos tornando famosa a nossa Regio que vai todo o Zambeze. O povo que andava com as mos na cabea agora est vendo uma luz forte, a luz dos seus Sobas vai brilhando sobre toda a Regio Leste. As guerras protagonizadas pelos nossos parentes por causa dos despojos, j no tero mais lugares aqui no Leste, eles ficaram com a Regio de (aa-Beligiki)Gago Belga (Dilolo). O nosso inimigo que nos do Kongo Democrtico. Postos em Zambeze / Kazombu, fixaram mais concretamente na rea

dominava acabou. Agora alegrem-se povo Lunda pelo que temos honrado. Recordai das regras: no comero no mesmo prato com o povo, no marcaro presena aos bitos ocorridos nas aldeias das vossas populaes, no lavarem-se ou tomar banho nas praias onde a populao banha, ao cruzarem no caminho com a populao, este prostrar diante de vocs em honra a tradio da Monarquia Lunda. Fazer isso, ns somos Lunda e no somos a mistura. E, VO antes de os chefes consagrados partirem para as sua novas terras, houve alegria e danas de chiyanda, sikinta, kamukulu, e nkaaa, exibindo seus palhaos pelos bailarinos e cantando no seguinte: chadii kumuchima chinafumukoo-oo traduzido o que residia nos coraes, hoje est desfeita. Os Sobas partiram. assim que nos foi narrada. Por motivos daquele territrio no possuir espao para acomodamento de vrios Reis, o Ngolu Chilwanji entende abandonar o local e procurar outras terras para fixao e partiu em companhia de sua famlia e de algum povo lunda que se chamava Nkoya, foram em direco a Sul seguindo o percurso do rio Kwanza e veio alcanar o Kwanza Sul, deixando aqui o seu povo e parentes e ele seguiu para o litoral sempre em procura de terras teis. No Zambeze, os Lundas chefiados pelo Rei Ishindi, comearam a combater contra os Lunda Mbwela e Lozes que habitavam o referido territrio, com fins de ocupar as referidas terras, que abrange de igual modo o Balovale-Zmbia. Estas sangrentas luntas surgiram por motivos de riquezas. Entre os Lundas de Ishindi e Lunda Mbwela. Para os Lundas de Ishindi, ( Lunda Ndembu nome originrio do rio ndembu, onde este povo havia concentrado para tomada da deciso que lhes dava sucesso nos seus planos de procura de localidades que lhes convinha e o nome de Ndembu ficou patente apenas para a sua distino), no havia razes de conflitos entre irmos, mas por os Mbwelas coligarem-se com os Lozes e levantavam argumentos de no cederem terras aos Lundas de Ishindi para fixao e beneficiarem do solo de Zambeze, e assim as guerras comearam.

Os adversrios do Rei Ishindi no ofereceram resistncia, tiveram que abandonarem certas localidades e estacionarem-se nas terras de Cassombo-Makondu-Angola, onde foram ressacados pelas foras dos sobas: guerreiro Chipawa e de Kakua Nyamayembi, ouve mortos e vrios prisioneiros feitos e servidos escravos dos Lundas de Ishindi. Os que escaparam desse assassinato, foram fixar-se em kabombu, kawoma-makoya-Zambia, Sul de Angola e alguns imigraram-se para Canada, onde os Americanos no os deixaram regressar a africa, pois estes eram bons ferreiros e foram aproveitados pela raa branca e foram gerando a raa negra em Canada at ao momento. E, o Rei Ishindi orienta os dois chefes Chipawa e Kakua Nyamayembi e seu povo afim de habitarem o territrio de Cassombo-Makondo. Ocupar a terra, desbrav-la e cultiv-la, era a preocupao principal do povo Lunda. Pelo que aos Chefes Chipawa e Kakua Nyamayembi me mais nova do Regedor Chipawa, o Rei Ishindi os tratou de Comandantes de Guerra, conhecedores de magia de guerra dos povos Africanos. Depois destas lutas entre Lundas, tiveram perodo de paz e reconciliao at ao momento. Outra populao habita as terras da Lunda Angola na margem do rio Kwango, no Chitatu, Kaungula e mais. O Soba Saluseki Sayilua fixa-se no Mwana-Kimbundu e o seu irmo partiu com o Rei Ishindi para Rodsia do Norte ( Zmbia ).Chilumbu I e Chinyama fixam-se em Chitatu / Lovwa e o Chilumbu II fixa em Kavungo Zambeze em companhia de seu Chefe maior o Rei Ishindi, Mutunda Zambeze. A Kalumbu Nkondi fixa-se no Ndala; aqui onde veio a gerar as suas filhas Kawau e Kutemba. As filhas de Kalumbu abandonaram o Ndala, indo a procura de novas localidades para viver e ergueram o seu Ptio no territrio de Soba Kameya e estendendo a sua Monarca para alm rio Lwena que abrange a rea de Lihumbu-Lya-Ngambu ou wa Ngambu o fixa a sua residncia entre Lukuse e e Lungwevungu, Dinyika fixa-se entre-os-rios Lungwevungu

Chivale,

aqui

onde

tambm

viveu

Kayombu

Kakutemba.

No Lihumbu-Lya-Ngambu onde estas personalidades da tradio Lunda perderam a fala lngua Lunda, optando a lngua Mbwela, lngua do povo que juntos compartilhavam. Um pouco tempo depois, inventaram a lngua Luvale para distanciarem-se dos Lundas e da sua fala, culminando com planos de guerra contra familiares. Depois das ocupaes das terras que cada povo lhe convinha, no sculo XVII (17), surge inveno de lnguas e culturas diferentes da originalidade Lunda, a expanso foi distanciando da progenitora Lunda, mas, para a populao local no existe a fronteira, se existe limite uma questo da diviso politica. (Felisberto M. Kazembe historiador lunda (Efulemo Ngomi falecido 2010 ) Referindo a posio Lunda, a escritora Manuela Palmeirim, escreveu, no princpio do sculo XX (20) aps a expulso dos Chokwe que acabaram sendo vencidos pelas foras colonial Portuguesas, por volta de 1920, o Imprio Lunda j havia perdido alguns territrios e muito do seu poderio inicial. decorrente deste contexto histrico que muitos grupos distintos a nvel lingustico se encontram frequentemente designados na literatura como povos Lunda hoje grupos inteiramente autnomos mas que, outrora, partilharam uma unidade politica comum sob a autoridade do Mwachiyavwa e que reconheceram esta ligao atravs de um corpus de tradies orais. Podem ser referidos como Lundas para alem do prprio grupo a partir do qual o Imprio se originou e que ficariam conhecidos na literatura por Lunda do Mwachiyavwa (aruwund) os Ndembos (ou Lunda Ndembo), os Yaka, os Luvale(designados por Lunda Luvale ou Lwena), os Imbangalas(Reino de Kasanje), as gentes do Lwampula com o domnio do Rei Kazembe(). Civilizaesafricanas.blogspot.com/2010/02/reino-de-lunda.html pag.3 /

O grupo do Rei Kazembe em direco onde fora, veio atingir a Rodsia do Norte e fixa-se nas terras de Lwampula-Zambia. Este acontecimento foi na primeira metade do sculo XVII (17); uma migrao dirigida por Mweni Mpuntu Kasou, coadjuvado de Chefe Chinhama Kamutete Kakia Nduma Chimou. Algum povo deste rei migrou-se para Moambique, Malawi, Tanzania, etc. O grupo Chokwe, segundo Vatomene Kakanda, este grupo apresenta poucas variantes lingusticas. Na Provncia da Lunda-Norte predominam o Lunda, o Chokwe, o Mataba, o Kakongo e o Mai. na Provncia da Lunda-Sul: o Chokwe. Em uma parte da Provncia do Moxico: o Lunda-lwa-Ishindi, o Lunda Minungu e o Chokwe. Noutra parte das provncias do Bi e do Kwando-Kubango: o Chokwe. Civilizaesafricanas.blogspot.com/2010/02/reino-de-lunda.html pag.4 DILOLU - Lar Lunda A regio de Dilolo, historicamente foi o primeiro Quimbo dos Lundas, pensa-se estabelecer nesta parcela o poder monrquico Lundas e tomar a peito o seu passado, embora as guerras tribais moveram o poderio Lunda nesta localidade, mas a sua histria faz f aos ritos dos seus antepassados, por isso o Dilolo Lunda. A localidade possui a extenso de 9.659 km2, a sua populao mista e estima-se em 11.580 habitantes, a maioria desse povo provem da Repblica do Congo. Katema Kanzenzi, Nchima, Kakamba, Muumbwa e Nyamoji, so os chefes Lunda que habitam a Regio. Dilolu compreende os seguintes limites: A linha do rio Luvuwa desde a confluncia sudeste dos rios das suas duas divises, na localidade de Chimudi confluncia do rio Kawanda; o curso deste sua nascente, a linha que une as nascentes dos rios Kawanda e Lwawu; o curso do rio Lwawu at ser interceptado pela linha da fronteira com a Repblica da Zaire, a linha de fronteira desde o curso do rio Lwawu /

at ao marco-22, passando pelos marcos-25, 24 e 23, a linha que une o marco-22 da fronteira do mesmo pas nascente do rio Chikalweji; a linha quebrada que junta esta confluncia s nascentes dos rios Lusweji, Mbowela e Katochi e a confluncia do rio Mavunda para rio Lwena; o corredor do rio Lwena compreendido entre as confluncias dos rios Mavunda e Chimona, o curso do rio Chimona sua nascente; a linha que junta as nascentes dos rios Chimona e Kawanda e para alm. Dilolu na outrora foi a Capital do povo Lunda Ndembo, onde habitavam as personalidades: Ishindi Kasou, Ngola Kilwanje Kasamba, Sayilua, Kanoesha, Chinunki Mukanda-Nkunda, Ntambu, Ifwota II, Chishimukulu, Kazovu, Nyamboi, Diwanyika, Kanyama, Kabuu, Njamba, Chavuma, Chibanda Sakayou, Nyakambumba, Chiyeki, Nyakuzaza, Nyamushidi, Chanyika, Nswana-Ndumba, Kapopolola, Sachiou,

Samwaala, Chibwika, Makau, Chipopu, Mulumbakanyi, Kapaa, Kamoa Lukonkesha ( descendente da gerao que deu vida a Rainha Nginga Mbandi ), Sampoku, Sandundu, Kalala, Iseki, Madata, Kamocha, Nyakahona, Chidata, Muhunda, Sachiwaya, Mweni-Yambeji, Samutela, Nteti, Ndumba Samwaala, Kalala, Ishindi Kasamba (irmo do Rei Ngola Kilwanje), Muwema, Mwana-Wuta, Mpidi, Ishima, Nyawulembi, Nyamwana, Musumba, Kalukau, Kakeki, Samayoa Mpola, (Kakua Chisamba, Nswana-aa, Kanea, Chipawa, Kawanda, Nyakulea, Kafwana Kema, Nyamayembi), Nyambanza

Chilumbu ou Chituu, Chihau, Kwelendendi, Kapondola, Chitenda Dinyika, Nyanama Ndou, Katema Kanzenzi, Nchima, Kakamba, Muumbwa e Nyamoji. ( Rei Lunda Ishindi III 2001 ) de modo similar, mais tarde quando algumas pessoas de cls descendentes da Lunda foram tomando o conhecimento da verdade, ficaram cheios de inveja e cime, usando as suas lnguas dizendo mentiras sobre os Lundas, contando o passado destes de maneiras diferente, enquanto a verdade uma e

toda a gente sabe. claro que no possvel esconder a verdade, evitando desse modo o atrofiamento do sentido do nosso passado. Os Lundas abandonam a Regio de Dilolo Seu primeiro Quimbo Os Lundas foram e so sempre Lundas, o seu objectivo principal esclarecer a verdade e transmitir o conhecimento relacionado com o passado desse povo, pois muitos vivem fora da verdadeira Lunda, optando em inventar histrias no constitudas. Falar do primeiro Quimbo dos Lundas de Ishindi Iyala e devido a morte de seu parente Fwebi Chinyata, morto pelo Rei Kazembi Mutanda em Mukulweji Congo, levantou-se uma enorme confuso entre eles e depois do Ishindi, recorda da Regio que o ex-pescador de seu pai Yala Mwaku havia dito sobre as terras de Zambeze e em companhia de Ngolu Chilwanji, Chinunki, Kazanda, Kakoma, Sayilua, Chidata, Katema, Kwelendendi e outros dirigem-se para a rea de Kolwezi e atingem o kasayi para o oeste com fins de alcanar Angola, atingindo assim a Regio de Dilolo e outro grupo foi habitar o Ndala onde o soba Mwanvu Walukinga Meya o Regedor local. A Regio do Alto Zambeze povoada de duas tribos: Lundas e Lwenas, a Lwena ocupa ilegalmente as terras desde Dilolu NanaKandundu. Os Povos pertencentes a esta raa habitavam outrora Kalunga Kameya. Pouco a pouco foi escorraado, fazendo guerra tribo lunda que ento pertencia as terras de Dilolo at ao Zambeze; de modo que a raa se estendeu at limite com a Repblica da Zmbia. A Brochura o Capitulo Nono ao Sul do Kwanza, O Moxico, Julgando que estas guerras deveram-se ao choque de interesses; do lado dos Lundas defendia a sua legitimidade e do outro, defendia para lucros pessoais. A Brochura o Capitulo Nono ao Sul do Kwanza, O Moxico, pag. 461 e 463. Relatrio Portugus: no fujo a tentao de reproduzir na ntegra pelo seu real valor:

A Histria dos Povos de Nana Kandundo, que engloba duma forma geral a de todo o Luvale, legaram-no-la o comandante de NanaKandundo, Manuel de Melo Lindo, no seu relatrio de 31 de Julho de 1907 e o capito Frederico Teixeira de Azevedo, no seu relatrio de 25 de Fevereiro de 1908. no fujo a tentao de reproduzi-la na integra pelo seu real valor: Em poca que no fcil precisar, a soba Liavongo, me da Nyakatolo, sai de Malanje donde era natural e fazendo-se acompanhar de todos os seus parentes, interna-se por esse vasto serto e vem assentar arraial nas margens do rio Lwena e prximo do soba Kakengi com quem no foi difcil relacionar-se e ate se vera esta fama sobre quem passou a exercer algum poder, devido ao arsenal blico de que ela dispunha o qual na sua maior parte era composto de espingardas e plvoras, ao passo que o dele resumia-se a dardos e flechas. Em 1855 nasce a sua Nyakatolu. Durante alguns anos de permanncia ali a soba Kavango empregou toda a sua actividade em praticar razias, nica forma porque todos os sobas nesse tempo idos enriqueciam, e assim conseguiu no s criar prestgios, mas tambm obter afeioados a quem patrocinava e escravos dos quais: alguns eram mandados vender a Kalumbu e Golungo Alto por espingardas, plvora e outras mercadorias, quando o grupo de escravos chegava ao destino, faziam leilo para no demorar, e levados de navios para os pases de destino. Fazendo da guerra um negcio lucrativo tanto para os vitoriosos como para os derrotados. Portanto a condio de escravido dessas pessoas comoveu os espritos dos Lundas e a sociabilidade de vizinhana recproca entre parentes, teve o fracasso at ao nosso momento. Este negocio segundo os narradores, veio a perder as suas vantagens a partir dos anos 1887, porque nos pases em que os levavam para os venderem, os Estados Unidos em 1888 reduziu esta actividade.

Desde o Dilolu at ao rio Luchiquinha afluente da margem direita do Zambeze e alm este rio desde a margem esquerda do seu afluente Lwizabu at margem direita do Muhako, habitavam os Lundas que tinham por sobas Katema Kanzenzi, Kwelendende, Mufwinda, Katutu e outros. Para leste desta fronteira at ao Kalombu habitavam os Lundas de Bissenge que reconheciam por seus sobas Kanoesha, Muhunda e outros. Devidas sem dvida as constantes remessas de escravos que a soba Liavongo (Kawau) enviava para os mercados j referidos, alguns sobas aqui, abandonaram o seu lar paterno. E ei-los a invadir esta regio prximo das nascentes do rio Luvuwa e quais feras insaciveis lanam-se sobre os Lundas aqum perseguem at a margem esquerda do rio Kavungo, onde assentam arraiais provisoriamente. Esta foi o primeiro golpe para a decadncia dessa desventurada tribo. Enquanto os Lundas de Mwanchiyavwa cantam hossanas pelas vitrias que haviam obtido no Lwena, pranteiam a morte do soba Liavongu que deixou por sucessora a sua filha Nyachikeka Nyakatolu, me da Nyakatolu Chisengu. Foi pouco tempo depois da morte de sua me, ela saiu das margens do rio Lwena, atravessa o chivumage e rompe as hostilidades com os Lundas que povoam a regio Dilolu, os quais no sendo importantes para lhe resistirem abandonaram libatas e seus haveres e refugiamse em terras de alm Luluwa onde alguns companheiros de infortnio j se achavam para se escaparem ao vandalismo dos de Mwanta Yavwa. Fundou ento embala no sitio do Pau ( assim que se chamavam esse lugar), um pouco ao norte do lago Dilolo e a se conservou algum tempo at que a abandonou de vez para novamente se lanar no caminho de perseguio aos infelizes Lundas que j no tentavam resistir-lhe e s procuravam pr a salvo as suas vidas, ora seguindo o

caminho dos demais ora refugiando-se alm Zambeze onde ainda hoje existem alguns. No satisfeita com a derrota que havia infligido aos Lundas de Micozo, ei-la a preparar-se, achando-se j ento na margem esquerda do Luvua do Chamatu, para chamar a contas os que vibraram o primeiro golpe contra esses os Lundas de mwanta Yavwa . se para subjugar os primeiros lhe bastava levantar a varinha do condo o chefe dos feitios para travar luta com estes era lhe indispensvel preparar-se cautelosamente, pois eram to aguerridos e ambiciosos como ela e por isso s se lanou contra eles quando pressentiu a escassez dos seus elementos blicos. Nas duas primeiras investidas que ela contra eles fez foi obrigada a retirar depois de estes lhe terem causado algumas baixas, o que porm no contribuiu para que desistisse do seu intento, alias, concorreu para nela mais se arreigar o desejo de os aniquilar e assim quando ao terceiro e ultimo ataque ela contra eles se lanou foi to corajosamente que alm de lhes causar muitas baixas, fez-lhes muitos prisioneiros, obrigando-os a refugiarem-se para o Luchiquinha onde actualmente ainda alguns existem e que tm por soba o submisso Samwaala. Se antes de travar a luta contra estes j tinha grande prestgio com a derrota que lhes infringiu conseguiu implorar o nome e a considerao em que hoje tida . O que , a ela o deve. Segundo diz o missionrio Ingls F. S. Arnot, que em 1885 esteve de passagem nesta Regio para a Garanganja e que a ele se deve a montagem da Misso Inglesa em Kalunda Lunda Leste, esta ultima contenda da Nyakatolo foi travada em 1883, data em que ela estabeleceu a sua Embala na margem esquerda do rio Kavungo. Passadas as primeiras impresses dessas lutas Sanguinrias, Nyakatolo passa a criar pequenos sobrados onde coloca os seus parentes e assim manda para: Katoji a sua irm Nyamushidi, para Lambenje, sua tia Nyamutenga, para Kalombu seu sobrinho Muyida,

para o Chimwaji, seu sobrinho Sakawumba, para a margem direita do Luvuwa do Chamatu, o seu sobrinho Njamba, para a margem esquerda deste rio a sua sobrinha Nyakawumba, (ambos prximo do Zambeze), para a margem esquerda do mesmo rio e a umas seis horas para N. seu sobrinho Sakakira pelo que passou a chamar-se soba Chamato, para Kagimini, sua sobrinha Nyakoto e para o Pozo, seu filho Chinyama. S ela queria ser o que hoje A Rainha dos Lwenas . Disse o missionrio F.S.Arnot. Conquista sobreveio a ocupao. Achando-se abandonada a regio de Dilolu e por ocupar a parte norte de toda esta regio, de acordo com a Nyakatolu, os sobas Kangamba e Katende saem da regio de Kalunga ka Meya e so eles quem ocupam estes pontos, estabelecendo-se naquela regio, Kangamba e na margem direita do Lwachi e prximo do rio Guenene Katendi que por sua vez manda os seus parentes: Nyamalapa para a nascente do rio Chikalweje, Chitundo para a margem esquerda do rio Mwande, afluente da margem direita daquele rio, Mwachisenge para a margem esquerda do Mwande e Mbumba para a margem direita do Lumbanjo e prximo do seu afluente Moji. Mais tarde morre Katendi e o seu sucessor o actual soba Katendi abandona a Embala do tio e vai fundar uma na margem esquerda do rio Luluwa C. I. Belga continuando porm os demais parentes onde presentemente se acham eles quem constituem a tribo de mbundas. A Retomada da embala de Dilolu e a diverso dos numerosos e ricos despojos, foi a origem do pomo da discrdia que surdamente comeou a lavrar entre os grupos designados. Durante o dio houve numerosas baixas de ambas as partes e os Lundas desejosos de recolherem aos lares paternos, aproveitaram a primeira indeciso do Chefe para passarem o Kasayi na margem do qual estavam acampados. Pela morte da Kavango (Kawau) entrou na Embala a Nyakatolo Nyachikeka Wamisele, a quem o destino preparava um lugar

proeminente entre as demais tribos, Sendo de temperamento irrequieto e ambiciosa por natureza e alm disso criada e educada num meio de aventuras a que sua me constantemente se lanava e do que resultou ter-lhe deixado um sobado importantssimo, no se fez esperar muito que ela procurasse alargar a sua esfera de aco. Uma das primeiras medidas que tomou foi ordenar a guerra contra os Lundas do Micozo (ndembo) que continuaram a viver nos territrios do Dilolo. Atravessou o rio Chifumaje e aps alguns combates felizes, levantou a Nganda no actual Pau, 3 horas a We. Luluwa, rio Congols, foi o refgio da maior parte dos Lundas. Novamente Nyakatolu se lana no caminho da perseguio aos infelizes Lundas que j no tentavam resistir-lhe e s procuravam pr a salvo as suas vidas, ora seguindo o caminho dos demais ora refugiando-se alm Zambeze onde ainda hoje existe, onde aguardam o dia almejado em que possam vingar-se da causadora da sua runa bem como dos seus afeioados. Mas tarde os Lwenas romperam hostilidades comos vizinhos de leste Lunda de Mwanta Yavwa, tribo esta intrusa e conquistadora, conseguiu derrot-los e obrigou-os a passar o Luchikinya onde se conservavam. A ltima contenda da Nyakatolo foi travada em 1883, data em que ela estabeleceu a sua embala na margem esquerda do rio Kavungo. Durante este perodo no permitiu ningum produzir algo de sustento, a reserva dos celeiros esta esgotando, arrastando-se com dificuldades, incapazes de suportar o peso de perseguio, estavam completamente sem perceber as razes e motivos da luta entre irmos. Cuja horror gerou fortunas fabulosas, apoderam-se (Lwena) das terras, foram feitos chefes, ergueram palcios e constituies de certas monarcas sem originalidade e sem o seu passado, pois a abominao para os Reis o praticarem a impiedade, porque com justia se estabelece o trono. Ainda a mesma Brochura fala o seguinte:

Povos oriundos dos territrios ao Sul do Lungue-bungo, onde a caa era abundantssima, passaram a viver muito dispersos aps uma guerra civil. 1850, mais ou menos, que s terminou aps a morte do soba Kanyewu-nyewu, homem cruel e de mau fundo. Apaixonado pela falecida soba, Dilunga, dilunga a mais formosa mulher do seu tempo, tomou o seu partido na ingente luta que esta moveu quele por causa da Embala de Kakenge. Alem das muitas mortes causadas pela guerra, concorreu para cair no profundo desagrado do seu povo, os pesados tributos destinados a acudir s despesas. Pouco tempo, porm durou esta paz, pois que algumas luas depois comearam a aparecer vrios pretendentes vaga Embala, pelo que mais fundo lavrou a anarquia. Um chefe de guerra de nome Dinyika Lunda do Mwanta Yavwa, por este enviado a razias os Lundas do Micozo, enriquecendo depressa com as presas feitas, tornou-se independente e sabedor dos acontecimentos por emissrios seus que por l tinha disfarados, seguiu na sua destruidora para o Sul. Ainda ao Norte do Lungue-bungo recebeu varias propostas dos principais pretendentes sucesso do Kanyewu-nyewu e de tal modo se houve nas respostas e no proceder, que conseguiu fazer-se soba e por algum tempo foi estimado por todos os sbditos. Ao seu esprito de guerreiro e s suas ambies atribuda a resoluo de destruir o poderio de Kawau, ento no auge e cuja fama se estendia j por territrios afastados. Depois de mltiplos combates e guerra racial e conquistas, tendo entregue a Embala a um Aristocrata Kambunda, ei-lo em marcha frente dos seus numerosos guerreiros Kambundas e Lundas em direco a Kalunga Kameya. A tomada da Embala de Kalunga Kameya e a diverso dos numerosos e ricos despojos, foi a origem do pomo da descordia que surdamente comeou a lavrar entre os grupos designados. Estava destinada a Embala do famigerado Jamba-ya-mina (afastado salteador de negociantes), e onde era voz pblica haver enormes riquezas, para ser a causa prxima da exploso dos dios latentes.

Houvera numerosas baixas de parte a parte, e os Lundas desejosos de recolherem aos lares paternos, aproveitaram a primeira indeciso do chefe para passarem o Kasayi (cassai), na margem do qual estavam acampados. Com essas confuses, veio a ocupao das nascentes de certos rios pelos Lundas de Mwanchiyavwa e alguns Lundas de Minungo abandonando as suas terras, foram fixar-se alm rio Cahou. E gente desta tribo que sob a direco e pela iniciativa do soba Katema, diariamente se apresentava no Posto de Dilolo, depois de ter sido montado e em cujas proximidades vivem muitos dos seus sbditos. Prosseguindo, mencionamos o que me foi relatado por historiadores Lunda e indivduos pertencentes aos povos cuja historia destacada e indico por alto, para trazer aos povos menos esclarecidos do passado dos verdadeiros Lundas que deram origem outras lnguas e cls. Relativamente aos dados transportados da Brochura o Capitulo Nono ao Sul do Kwanza/ Moxico, os aspectos j focados durante a sua narrao, no entanto, no deixa de ser interessante salientar alguma notao que pelo seu contedo se distancia dos fins das responsabilidades do nosso historiador o Prncipe Lunda Felisberto Kazembi e que demarcam o campo de aco do direito de outrem. Nyakatolu Nyachikeka Wamiseli, filha da Kutemba que sucedeu seu av Chinyama na liderana dos Lwenas; num belo dia tivera informaes atravs dos povos do Rei Kassanji Mukwau, que fazia negcios nas terras dos Lundas de Kabandamu. Contaram-lhe que os chefes destas terras estavam adquirindo bens de valores em troca de marfim com os brancos na Baixa de Kassanje. Ela a Nyakatolu, (Nyakatolu, nome cultivado pelos prprios Lwenas por esta estar de comer muito katolu - ce), percebendo-se da vida que os Lundas levavam em Kabandamu, entendeu envia s mesmas terras uma delegao encabeada pelo seu esposo Kapenda Kawilila Kumbiwa-Kavaku Senga para encontro dos sobas Kema Keshindi,

Intumba e Chitenda Dinyika Nyanzewu para apoios e ao mesmo tempo a sua delegao efectuar compras e troca de produtos necessrios, incluindo a explorao do referido local para posterior nele habitar. Enquanto no interior da chefe Lwena, morava o esprito de desestabilizao e guerra. Postos em Kabandamu, os enviados da Nyakatolu, depois de troca do mujimbu da delegao e bem recebida pelos parentes do local, efectuam o desejado conforme a vontade da mandataria. Dias passaram e do regresso a procedncia, pelo caminho descobriram locais frteis com boas matas, muito mel, muita caa e rios com muito peixe. Toda essa natureza, comoveu a posio do esposo da Nyakatolo, ganhando mais credibilidade e fora na lngua para dizer o suficiente sua cnjuge, e Kawilila Kapenda detalha-lhe o mujimbu da viagem s Lundas de Kabandamu: Nyakatolu, os Lundas dispem de boas terras com muita riqueza e porque ns estamos nos castigando vivendo nestas bruxas terras sem rendimento para as nossas vidas? achei melhor no continuarmos habitar este inferno! Ouve, pelo caminho vi boas matas e terras com muito mel e caa, peo que faas o predito aos teus parentes Lundas se possvel conceder-nos uma parte da terra para l habitarmos, pois eles vivem bem. A delegao de Soba Nyakatolu foi mais uma vez enviada com fins de a apresentar a solicitao da dispensa de terra para a Nyakatolu habitar. Kawilila Kapenda muito determinado e encheu-se com o poder de conversa com os sobas Lundas em Kabandamu, foi ter com o Soba Chitenda e disse: a vossa irm Nyakatolu deseja que lhe cedessem uma Regio nesta localidade para ela habitar. O Soba Chitenda Nyanzewu e como no devia deixar de ceder uma parte da Regio, pois a Nyakatolo irm destes, foi cedida a Regio de nyishiyi Ya-nyakalou. Assim a preocupao da princesa Portuguesa ficou resolvida, mas como a sua inteno no era de habitar a Regio preferida, levantou levando a acabo o seu programa de desestabilizao e guerras contra

parentes em Kabandamu para conquista da mesma por via da fora e no queria partilhar com ningum. Trs (3) anos evolvidas na guerra contra os seus prprios parentes e no conseguia conquistar nenhuma, conforme o seu querer; foi ter com os seus primos filhos de Malundu e Kasanje para ideias. Quando l chegou estavam tambm os portugueses e a Nyakatolu aproveita encontrar-se com os Portugueses e apresenta a estes o seu programa de guerra contra os Lundas, depois os pede ajuda de material e homens para o efeito. Os portugueses, fazendo estudo ao solicitado, encontraram que esta seria uma via rpida para penetrarem no territrio de Zambeze, abraaram o plano e considerando que com a Nyakatolu chefiando o plano, fica fcil a conquista das terras da Lunda Leste. Os portugueses, os umbundos, a prpria Nyakatolu e seus homens, trs colaboradores partiram para guerra contra os Lundas no Zambeze Lunda Leste, principiaram a ofensiva em Kabandamu assassinando o povo dos Sobas Lundas Chitenda, Nyambanza e Nyanzewu, ocorridos uns anos de guerra, os Lundas apresentando-se resistncia concentrado nas suas covas, os portugueses comearam utilizar armas pesadas: Bazucas e morteiros, at que os Sobas aqui habitados foram esforados a abandonarem as suas localidades e indo viver no Ikanda e a Nyakatolu ocupa as terras ilegalmente por ajuda dos seus aliados. Depois da ocupao de Kabandamu, foram atacar os filhos da Soberana Lukonkesha Maandi os Sobas Ndumba Samwaala e Sachiou Kapenda; munidos de seu poderio blico a Nyakatolu ganhou os combates neutralizando o segredo da magia de guerra dos Sobas Lunda e assassinando mais uma vez algum povo e os sobre viventes foram procurar outras localidades. Assim os Lwenas foram conquistando sempre novas terras no Leste dos Lundas. Depois da morte do Aristocrata Kapenda Kawilila, esposo da Nyakatolo Nyachikeka, ela contrai matrimnio com o Aristocrata Lunda Kamukanda Kamonga e o casal em 1936 gera a Nyakatolu

Chisengu, Rainhas dos Lwenas, que durante a sua vida, semeava consolo, paz e entendimento entre parentes (Lunda @ Luvale), uma mulher de extrema capacidade de governao e grande Rainha da tribo Lwena e a Ela a devo muito respeito e honra. ( Historiador Lunda Felisberto Kazembi 1989 ) Pelo ano de 1883, terminaram as guerras e tudo entrou num longo perodo de paz, em nada alterado at hoje. A liberdade, um poder de desenvolvimento da personalidade de cada cidado, circular, gerir a sua vida de forma solta. Infelizmente ainda existe algo de desentendimento sobre tribalismo, as lembranas do passado no constitui motivos de realce, pois onde habitam os homens, as contradies so frequentes. Embora isso (tribalismo), talvez seja pouco provvel e triste saber que muita gente odeia os Lundas! E gente desta tribo que sob a direco e pela iniciativa do soba Katema, diariamente se apresentava no Posto de Dilolo, depois de ter sido montado e em cujas proximidades vivem muitos dos seus sbditos. A Brochura o Capitulo Nono ao Sul do Kwanza, O Moxico A Ocupao do Alto Zambeze no se fez sem dificuldades, no da parte dos indgenas com quem sempre nos demos bem, mas sim da parte dos ingleses pela voz do Diamantina, sobre o qual exerciam o protectorado . Disse Joaquim Rodrigues Graa, que foi de Luanda Lunda, passando pelo Lwena em 1843; na sua informao dirigida ao governador de Angola, expressa no Capitulo Nono ao Sul do Kwanza, O Moxico. Acerca destes campos de aco, h a referir os nomes de alguns principais actuadores, que aqui com todo o respeito descrevo margem: - Joaquim Rodrigues Graa, que foi de Luanda Lunda, passando pelo Lwena em 1843; Ladislau Magyar, que atravessou a regio do Lwena em 1849, quando fez a penetrao do Bi at s origens do Zambeze;

Silva Porto, em 1852 ao tentar fazer a travessia de Angola contra costa, chegando a atingir o Baroze e Zambeze onde adoeceu; David Livingstone, em 1854, que foi do Alto Zambeze ao Dilolo, o explorador ingls Cameron que vindo da Lunda para Benguela, atravessou os territrios referidos, em 1875 mostrando desconhecer que os territrios eram j atravessados pelos portugueses, constatou de que o territrio de Alto Zambeze pertencia os Lundas e o norte do rio lunguevungu era pertena dos Lwenas. Os missionrios ingleses Arnot e Crawford, que andaram pelo Zambeze entre 1885 e 1890 e o major Harding, que visitou igualmente a regio, mais ou menos pelo mesmo ano. Abertos os territrios de Zambeze Lunda Leste, a infiltrao dos feirantes portugueses, no tardaram a segui-los as exploraes politicas e as cientificas; os brancos fortalecendo-se conseguiram o domnio de vastas localidades. Estas expedies de colonizao das terras do Alto Zambeze, eram geralmente organizadas pelas etnias que queriam atingir os seus interesses, protagonizando uma m repartio da terra sem primeiro somar os prejuzos que os convidados causam. Porm, tal como um filho quando adulto, j no se governa pela vontade dos pais! De seu interesse vive assim que os velhos disseram. Portanto, as vitrias dessa etnia no conduziram no entanto, a uma situao de estabilidade na Regio o seu poder rapidamente se tornou odiado pelos alguns dos seus aristocratas. A Brochura o Capitulo Nono ao Sul do Kwanza, O Moxico, Enfraquecido assim o seu poder ofensivo, sabedor do que de grave se havia passado, Nyakatolu, resolveu ocupar os territrios vagos das margens do Kasayi. Aps a morte de sua me que foi prxima, um grupo se destacou para os territrios de Kandundo (Nana Kandundo), capitaneado pelo falecido soba Mutunda Katendi. O reino de Katende dividido em cinco (5): Katendi Jaez, Katendi Mulelenga, Katendi Nyaluwendi, Katendi Mutewa e Katendi Kabinda.

Os quatro (4) sobas da Monarca Katendi habitam actualmente o Congo, prximo da fronteira de Angola, dos quais um (1) fixa em Kayanda prximo da margem do rio Nkalai . E, a partir desta poca, os portugueses asseguraram a Nyakatolu e feita Rainha no territrio de Zambeze e dando-lhe homens guardas para a proteger. Este foi o primeiro tributo dos portugueses aos Lwenas, segundo nossos narradores. Aps numerosas guerras e disputas, os adversrios dos Lundas foram desaparecendo pouco a pouco, dando tranquilidade aos legtimos que disputavam fortemente a posse das suas terras. Quem substitui uma propriedade dos seus ante passados, chama-se herdeiro, pois no herdeiro a pessoa de outra gerao, dos pais para os filhos e dos tios para os seus sobrinhos, assim que a herana ou a monarca preservada. E gente desta tribo que sob a direco e pela iniciativa do soba Katema, diariamente se apresentava no Posto de Dilolo, depois de ter sido montado e em cujas proximidades vivem muitos dos seus sbditos. Nana-Kandundu terra dos Sobas: Nyambanza Kema, Chilumbu ou Chituu, Chihau, Kwelendendi, Kapondola, Chitenda Dinyika e Nyanama Ndou. A Reunificao Inteno da Associao da Etnia Lunda e Amigos Todos os povos tm o direito de obter por meio de unio, um conhecimento profundo do seu patrimnio cultural (histria e geografia, literatura e outras manifestaes da prpria cultura). Na definio dos princpios, normas e praticas nos planos Nacional e Internacional, assim como dos meios de sensibilizao e das formas de cooperao mais propcios salvaguardar e promoo da diversidade cultural, ao processo educativo, tanto o quanto necessrio, mtodos pedaggicos tradicional, com o fim de preservar

e optimizar os mtodos culturalmente adequados para a comunicao e a transmisso dos objectivos. A Associao da Etnia Lunda e Amigos AELA, vai ao longo do tempo tentando a todo o custo suprimir o desentendimento gerado pela crise por todo o Imprio Lunda, que culminou com a expanso de seu povo. Para isso, a Organizao lana o Projecto de Reunificao, fazer compreender ao povo a sua origem, a Reunificao no est para desfazer o que j se fez, mas sim para introduzir nas mentes dos povos oriundos do Imprio Lunda, que saibam o caminho (histria) da sua origem, os seus antepassados aderir aos objectivos e ao programa de desenvolvimento social levado acabo pela Associao em todas as Regies desse povo. Assim feita, os Lundas teriam uma unidade Nacional e Internacional; com essa unidade seria fcil buscar o passado de todos esses e criar um seguro futuro cultural para a nova gerao e reviso completa das suas referncia. O conservadssimo defende que as Sociedades devem ter estrutura e que esta dever ser suficiente estvel para permitir que as pessoas saibam onde se encontrar em relao s restantes. As pessoas obtm maior felicidade como membros de uma Comunidade, membros de uma famlia, de uma Igreja, do que obter de forma individual. Os padres que deram origem ao actual progresso dos povos de origem Lunda, no devem ser mudados nem esquecidos, pois aquilo que brotou do passado deve-se dar honra para garantir a preservao do presente. - como afirmou o nosso querido e amado escritor consagrado Henrique Abranches na sua edio: Reflexes Sobre a Cultura Nacional , sito: - pois necessrio desenvolver e reunir todas estas capacidades e energias. necessrio prestar o mximo de assistncia tcnica (no sentido mais amplo), o mximo de esclarecimento, a uma confrontao a nvel nacional de todos os sectores da cultura com a

realidade objectiva e a dialctica da sua transformao, e entre si prprios. - afirmamos que necessitamos de um homem novo. Um homem novo implica profunda transformao no prprio sujeito da Histria e a sobretudo que intervm a supra-estrutura cultural e da que partir a confirmao e a consolidao de uma nova sociedade que triunfou definitivamente sobre a reaco, sobre a tentativa sempre v, mas muito nociva, de impedir o avano da Histria. - Uma linha poltica cultural justa aquela que encoraje a instituio de uma cultura nacional cientfica (revolucionria) e de raiz popular (identificada ou generalizada sensibilidade das massas) e gerada a partir do confronto das culturas regionais entre si e com a teoria do colonialismo." Pois cada povo oriundo da Lunda deve aqui: com todo o respeito descrevo margem: participao activa na reconstruo e no desenvolvimento scio econmico cultural dos povos no pas, nas reas de jurisdio, reunificar os povos e a Monarca Lunda em Angola, pois todas as comunidades lingusticas tm o direito de organizar e gerir os seus prprios programas, com vista a assegurarem o uso da sua origem em todas as funes; conforme declarao universal dos direitos lingusticos expressa no artigo 8 dos princpios gerais. Este um processo valioso para uma Etnia, que posterior poder ser proveito e exemplar das demais Etnias ou Sociedades, o louvor e outros dizeres de bem vido a este projecto, Angola ser um pas a receber estes elogios. Receber elogios porque a ideia foi dos povos Lundas em Angola. A esta gente, a consideramos descendentes Lunda, embora os seus costumes originais sofreram modificaes, isto no faz caso de afastamento da originalidade. O povo Lunda que ainda hoje preservam a sua tradicional e fala a sua lngua, cumpre os ritos da Monarquia de Mwantayavwa e defendem a sua integridade.

Em suma, a lngua Lunda (etnia Lunda) a me de outras essas tribos e lnguas que surgiram depois da expanso desse povo da Mussumba por motivos j conhecidos. Ora vejamos uma coisa interessante, os povos mencionados, antes da sua expanso da Mussumba qual a lngua que falavam? Ser que cada povo aqui citado falava a sua lngua que hoje fala? Se assim fosse, ento o Imprio no teria a denominao IMPERIO LUNDA cada lngua teria o seu Imprio e sua denominao por exemplo: Imprio Chokwe ou Imprio Luvale, mas como todos eram Lundas, chamou-se sua direco IMPRIO LUNDA. Quer dizer que todos esses so originalmente Lundas. O dio, a intriga e a falta de amor ao prximo, foi a origem de inveno de muitas lnguas, criando assim o bloqueio a lngua progenitora Lunda, atravs das suas influncias. O Poder Lunda estendeu a partir da Musumba que passa Kazombo, Kasayi, Lungwevungu a Mwisha Malundo Ambango e Kawungula e mais, que forma o Reino Lunda em globalizao, Botswana, Nambia e Zmbia, a cuja origem de Nkondi Iyala Mwaku dada a sequncia de formalidade do Reino Luweji Nkondi. Esta srie tambm analisar algumas objeces comuns sobre esse assunto e dar boas razes para acreditar que algo melhor vir. Depois de dcadas de tentativas para sarar a maldade gerada por todo o Imprio, eles (Imperadores) no conseguiram unir a expanso Lunda, a capacidade do homem consegue diagnosticar o seu senso e controlar o certo, no lgico deixar o passado a afundar sem salva historia. O que diferente neste momento entre ns e os nossos antepassados? Ora entre ns e os nossos antepassados, no h diferena, porque ns somos seus descendentes, como podem compreender os primeiros foram criados por Deus e guiados por Ele, assim como ns, somos feitos por Senhor e guiados por Ele, d-nos o poder de centralizarmos a nossa Cultura, actos e tradio em todas localidades

onde

habitada

pelos

homens

oriundos

do

Imprio

Lunda,

sociabilizando com esse povo para uma escolha que venha a dar valores Cultura e Tradio Lunda no mundo. Os nossos antepassados perderam uma parte do equilbrio da sua autoridade por vrios motivos, culminando com conflitos entre parentes. Mas a Associao da Etnia Lunda e Amigos considera esses conflitos no motivos graves para argumentos e no so casos rgidos que possam levar o povo dessa origem a no abraar a inteno da Organizao. A expanso foi multiplicando, a maioria passou a gerir os seus destinos segundo si sua vontade para agradar a seus deuses, a Organizao no probe que esse povo desse honra a seus deuses, mas o que em causa est : abraar o programa da Reunificao dos povos oriundos do Imprio Lunda assim feita, estamos buscando a sociabilidade entre parentes e esquecer o desentendimento gerado na Mussumba da Lunda, o passado j se foi, activar o que est em nossas carteiras. H um ditado bblico que diz: no tornando para onde sara, conforme aconteceu com a esposa de L, negando o progresso da sua vida e transformou-se em morro de sal naquela regio. Esta passagem revela-nos muita coisa; no regresso aos rascunhos do passado. A bagagem portada pelos lundas, a vontade da Organizao, o trabalho de cada um de, trabalhos estes que possam engrandecer o sonho de cada um. Este exemplo pode mostrar que o ser humano pode decidir e colocar o bem-estar de maioria num sentido em que as geraes vindouras podero usufruir dele o conhecimento do passado dos seus deuses. Pois ele que tem a liberdade de transmitir os seus conhecimentos, uns aos outros, sarando os seus problemas e mantendo a paz ao recinto.

So os povos os autores e primeiros responsveis do prprio desenvolvimento. Mas no o podero realizar isolados. Fases deste caminho do desenvolvimento que leva paz, so os acordos regionais entre os povos fracos a fim de se apoiarem mutuamente, as relaes mais amplas para se entre-ajudarem e as convenes mais audazes, entre uns e outros, para estabelecerem programas comuns. Finalmente, voltamo-nos para todos os homens de boa vontade, conscientes de que o caminho da paz passa pelo desenvolvimento. Estamos, portanto, perante um problema da maior importncia que requer soluo tradicional, por a compreender que este povo oriundo da gerao Lunda, seja no que se refere s novas tradies e costumes, diariamente devem considerar que o Imprio Lunda produziu estas geraes. A Associao da Etnia Lunda e Amigos, assume o papel do Agente dinamizador de projectos estratgicos para o desenvolvimento da lngua Lunda e da Reunificao dos povos que tm assento na que hoje tomei conhecimento da historia do meu povo, e minha historia, visto que sou produto deste povo, embora distante da minha realidade, por motivos alheios a minha vontade. Gostaria que os honrados historiadores de Angola e em especial os poucos historiadores Lunda lance ao mercado livros da nossa cultura para que os seus Que os nossos filhos possam ter acesso a este prato produto da nossa cultura, que a nossa existncia. A histria do povo Lunda no est sendo divulgada, por favor meus irmos Lundas faam algo para as geraes vindouras no sejam enganadas. Tenho o maior desejo de encontrar-me com os historiadores Lunda para que juntos possa beber da minha histria. Kusakilia hama hakumo012 09:36 AM

Das könnte Ihnen auch gefallen