Sie sind auf Seite 1von 2

Boletim Operrio 233

eps

Caxias do Sul, 21 de junho de 2013.

A Republica Edio 219 26 de setembro de 1901. Capa Telegramas Rio, 26 Greve Rebentou uma greve na fbrica de tecidos de Bangu onde os operrios nacionais, portugueses, polacos, alemes e ingleses esto em atitude agressiva contra os seus companheiros italianos. Seguiu a li o Doutor Chefe de Polcia e o Secretrio da Legao Italiana que vai conferenciar com o Chefe dos Operrios Italianos.

A Repblica Ed. 199 Curitiba, 2 de setembro de 1901. Pgina 2 ltima Hora Rio, 2 Disturbios Os disturbios que se deram com as companhias de bonds S. Cristovam e Carris Urbanos foram sem importncia. Os cocheiros pretendiam fazer greve.

A Greve Conferncia O Doutor Chefe de Polcia teve uma importante conferncia com os Diretores das Companhias de bonds, a propsito do comeo de greve dos cocheiros de bonds. O motivo da greve dos operrios da Fbrica Bangu, foi o assassinato do operrio brasileiro Emygdio Barbosa, praticado pelo italiano Garibaldi Ramalei. Os demais operrios so solidrios com os brasileiros, e pedem a expulso dos operrios italianos. Alguns operrios brasileiros lamentando o fato ocorrido, esperam vingar-se. Durante a noite passada Bangu apresentava o aspceto de uma praa de guerra, guarnecida de foras de cavalaria e infantaria. A populao acha-se sobressaltada.

Boletim Operrio http://boletimoperario.yolasite.com operario.boletim@gmail.com Our purpose is to motivate the social research and stimulate the exchange relation associated to the collection and production of information about the history of the Brazilian Workers Movement. Workers Bulletin ------- Year V ------ N 233 -----Friday ------- 06/21/2013 -------- Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brazil

A Repblica Edio 221 28 de setembro de 1901 Capa Curitiba Rio, 28. A greve de Bangu Contra a expectativa geral continuaram ontem as desordens, que pareciam terminadas, entre os operrios da fbrica de tecidos do Bangu, os trabalhadores brasileiros impediram a entrada no estabelecimento, dos operrios italianos, avisado o Doutor Chefe de Polcia para l seguiu acompanhado de fora. Ao regressar a noite deixou os animos serenados. A Repblica Edio 225 Capa Curitiba, 4 de outubro de 1901. Telegramas Recife, 4 Greve Os Operrios da Estrada de Ferro desta capital a So Francisco, arrendada h pouco, pelo governo a Great Werstern, declararam-se ontem em greve geral, pedindo o aumento dos seus ordenados. A direo da estrada resiste a imposio do seu pessoal, declarando-lhe que, para atendelo, seria preciso elevar as tarifas, o que j no comporta o estado da lavoura da zona percorrida pela linha ferrea. No se tendo conformado os trabalhadores da estrada com a resoluo da companhia, foi suspenso o trafego. A Repblica Ed. 227 Curitiba, 7 de outubro de 1901. Capa A Greve em Pernambuco Recife, 7 Parece terminada a greve dos operrios da Estrada de Ferro do Recife a S. Francisco, arrendada pelo governo da Unio, a companhia Great Western.

A Repblica Ed.228 Pgina 2 Curitiba, 8 de outubro de 1901. Recife, 8. - Est finda a greve que houve, por alguns dias, entre os operrios da estrada de ferro desta capital S. Francisco. O trafeto vai ser imediatamente restabelecido. A Republica Ed. 233 Capa Curitiba, 15 de outubro de 1901. Pelos Estados Pernambuco - A diretoria do centro dos Operrios publicou declarao afirmando que a greve dos colegas da Estrada de Ferro S. Francisco obedece unicamente a um sentimento de revolta provocado pela atitude da superintendncia da estrada. Os operrios grevistas da estrada de Ferro S. Francisco continuam a respeitar a ordem, reclamando contudo ainda pelos seus direitos. A Republica Ed. 254 Curitiba, 9 de novembro de 1901. Capa Rio, 9 - Abandonaram ontem o trabalho mantendo-se em atitude pacifica os operrios da Fbrica Confiana. A Republica Ed. 262 Curitiba, 20 de novembro de 1901. Pgina 2 Ultima Hora Telegramas - Rio, 20 Boato de Greve - Consta ao Paiz que a polcia exerce vigilncia toda noite em vista dos boatos que correm de que rebentar uma grande greve. A Republica Curitiba, 26 d enovembro de 1901. Edio 267 Capa Rio, 26. - Deu-se ontem nova greve dos operrios da Fbrica de Tecidos Confiana. Os grevistas abandonaram o trabalho no meio de enorme algazarra e apedrejaram a casa da fbrica. Depois de se acharem na rua tentaram arrombar um porto havendo troca de tiros entre a fora de polcia e os grevistas, existindo, entre os ltimos, alguns feridos. Continuando amotinados apedrejaram a polcia, sendo por esta, restabelecida a ordem. Entre os operrios descobriu-se muita gente estranha a fbrica.
i

A Repblica Edio 268 Curitiba, 27 de novembro de 1901. Capa Rio, 27 - Greve Continua a greve dos operrios da Fbrica Confiana. Os Grevistas porm se mantem em atitude pacfica.

A Repblica Ed. 274 Curitiba, 4 de dezembro de 1901. Capa Rio, 4 Greve - Terminou em fim a greve dos operrios de tecidos denominada Confiana. ACESSE

http://www.youtube.com/watch?feat ure=player_embedded&v=EyejpPmZ Xn0

Informativo Semanal Anarquista Weekly Anarchist Newsletter

Das könnte Ihnen auch gefallen