Sie sind auf Seite 1von 10

1

Curso de Extenso: Breve Histria da Trplice Fronteira Aula 7 - Paraguaios, Brasiguaios e Argentinos Micael A. Silva Uma das informaes mais comuns sobre Foz do Iguau que a cidade uma das mais multiculturais do Brasil. A imprensa local contabiliza esta diversidade tnica em mais de 70 grupos distintos. O local de origem e a poca de chegada dos imigrantes bastante varivel. Com a Colnia Militar (1889-1912), vieram os primeiros imigrantes europeus em nmero bastante reduzido, predominando argentinos e paraguaios. As informaes do Censo do IBGE de 1940, destacam 118 alemes e italianos, numa populao de pouco mais de 7 mil pessoas. Destas, pouco menos de 1,5 mil eram argentinos e paraguaios. Do governo Vargas at o incio da Ditadura Militar (1930-1964), toda a regio recebeu um grande contigente de descendentes de europeus que migraram do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para o oeste do Paran sobretudo para trabalhar na agricultura. Este fluxo migratrio deu origem a boa parte das cidades do oeste e sudoeste do estado, sendo menos impactante em Foz do Iguau que recebeu migrantes de todas as partes do pas aps 1970, para construir Itaipu. Voltando aos estrangeiros, o movimento migratrio mais importante se deu em funo da zona franca de Ciudad del Este. A partir dos anos 1980, um grande nmero de pessoas nascidas principalmente no Oriente Mdio e sia migraram para Foz do Iguau e Ciudad del Este, tema que ter um espao especfico oportunamente em nossas aulas. Neste tpico, analisaremos um fluxo migratrio maior, mais constante e transnacional, protagonizado por paraguaios, brasileiros e argentinos.

Operrios, quadro de Tarcila do Amaral (1933), representanto a diversidade tnica brasileira. [Link]

A diversidade tnica e os paraguaios em Foz do Iguau

Smbolos da diversidade tnica em Foz do Iguau: Mesquita [link] e Templo Budista [link].

O turismo a atividade econmica que mais se beneficia com a informao sobre a diversidade tnica na cidade. Aqui vivem mais de 70 povos na paz de trs naes amigas e que tem muito para mostrar (trecho de um vdeo disponivel no Youtube [Link]). Esta informao, com pequenas altraes podemos encontrar em outros videos ou propagandas tursticas. Para alm da contagem no temos muitas informaes. Algum sabe ao certo quem so estes 70 povos? Como vivem? Se esto integrados sociedade ou vivendo isolados? Quais as intenes e objetivos destas pessoas? Onde estudam os filhos? Estas pessoas de fato vivem em paz? Qual a relao com os brasileiros? Perguntas para as quais no temos pronta resposta. Comeemos pelo comeo: o primeiro fluxo migratrio de estrangeiro, no caso paraguaios, para trabalhar na extrao de recursos naturais, chefiados por empresrios argentinos no sculo XIX.

A Vila Paraguaia um dos primeiros bairros que surgiram em Foz do Iguau, e ali se misturam os idiomas, os ritmos, as tradies. Trecho de reportagem de 01/09/2012, do Paran TV. [Link].

O grupo tnico mais presente na cidade de Foz do Iguau o paraguaio. A presena de paraguaios na cidade amplamente registrada nos relatos de viagem do sculo XIX. So descritos como operrios do sistema de explorao de erva-mate e madeira. Na segunda metade do sculo XX, os imigrantes do pas vizinho na cidade brasileira da Trplice Fronteira, passaram a morar em um bairro que at hoje procura manter a tradio paraguaia e um dos mais antigos da cidade. Alm dos que vivem na Vila, existem paraguaios e principalmente descendentes em todos os espaos da cidade de Foz do Iguau. Ao analisar os estrangeiros no Paran e em Foz nos anos 1940, constatei que em todo o estado, a maior concentrao estrangeira era de paraguaios, sendo que destes 88,48% residiam em Foz do Iguau, conforme a tabela abaixo.

Embora no fossem um grupo homogneo, os paraguaios nos anos 1940 chegaram a pleitear a mudana do padre da cidade s autoridades policiais. Com as leis duras contra os alemes em razo da Segunda Guerra, a denncia do uso do idioma alemo era motivo para priso em todo o Brasil. O paraguaio Joaquim Beaniti escreveu ao Secretrio de Segurana Pblica, denunciando os religiosos alemo da cidade: Foz do Iguass 5-12-942 Ilustre Don Dr. Piloto Saudo-vos Oi na calidad de Paraguai e amigo del Brasil, lhe comunico que tiene dois Padres Alemanos ac que non h confiana neles, pois estes non fala com os paisanos dele sinon em alemano ate dentro da igreja, capas at de ter aguna aparato de radio na casa di ele desculpi os erros pois non escrivo bien o Brazileiro, Don Pilo ai crejo que meror Padre Brazileno ac. Seu creado, Joaquim Beaniti
(Carta a Valfrido Piloto. 05/12/1942. Pront. 499b, Top: 55. Subdiviso Policial de Foz do Iguau - SDP - (6), DOPS-PR, Arquivo Pblico do Paran)

Pouco menos de um ms aps a carta, o padre alemo Manuel Koenner foi preso pelo Delegado Glaucio Guiss. No possvel relacionar diretamente a priso com a carta, mas provavelmente ela contribuiu para a ao da Polcia. (Para maiores informaes sobre este fato, ver Anexo I).

Como no foi possvel analisar os censos alm de 1940, no dispomos de dados precisos sobre a continuidade da imigrao paraguaia para a cidade e o crescimento de descendentes. Minha hiptese de que o nmero de paraguaios que mudaram-se para a Foz do Iguau foi crescente at os anos 1980, e menor (mas no inexistente) a partir de ento. Um dos espaos privilegiados para analisar a presena paraguaia em Foz do Iguau so as escolas pblicas. Em anos anteriores, trabalhos de alunos de graduao indicaram um grande nmero de alunos paraguaios e maior ainda de descendentes. Sobre o aspecto educacional uma particularidade: a maior parte dos alunos recm chegados do Paraguai, incluindo filho de brasiguaios, no avanam na rede municipal de ensino por dificuldades relacionadas ao idioma. Outro espao a Casa Paraguaia Centro Social e Cultural Esportivo, tambm conhecida como Chcara Paraguaia, localizada na regio norte da cidade. Estudos recentes indicam uma relao da Casa com a poltica do pas vizinho. O professor Luiz Eduardo Catta, em um seminrio internacional na UNIOESTE em 2009, apresentou o trabalho Resistncia ou adeso: a casa paraguaia frente ditadura de Alfredo Stroessner. Foz do Iguau recebeu refugiados polticos do Paraguai durante a ditadura de Stroessner, que nem sempre passavam despercebidos. O exemplo mais acessvel no momento a delao polcia de encontros entre paraguaios contrrios poltica estabelecida naquele pas nos dois primeiros anos de ditadura, portanto em 1956. Comunico a V.S., em carter SECRETO E CONFIDENCIALMENTE, que um cidado de nacionalidade paraguaia, aqui domiciliado e que pediu que seu nome ficasse sob sigilo, troxe ao meu conhecimento o seguinte: Que, em duas casas desta cidade, indivduos de nacionalidade paraguaia e aqui residentes, pertencentes faco polticos que est na oposio em seu pas, esto fazendo reunies, conspirando e tramando uma Revoluo no Paraguai para subirem ao poder alijando do mesmo o PARTIDO COLORADO que o que est mandando. [...]
Ofcio Secreto, 2/2/1956, Pront. 499b, Top: 55. Subdiviso Policial de Foz do Iguau SDP - (6), DOPS-PR, Arquivo Pblico do Paran). [Link]

O braso da Provncia de Misiones, onde est a cidade de Puerto Iguazu [Link]

No que se refere presena paraguaia em na Provncia de Misiones, onde est a cidade de Puerto Iguazu, a explicao um pouco mais complexa pois remete ao perodo das guerras pela independncia das ex-colnias espanholas. A regio foi motivo de divergncias entre Paraguai e Argentina e teve um desfecho apenas com a concluso da Guerra da Trplice Aliana. Em boa parte da provncia argentina vivem paraguaios e descendentes, sendo que o idioma Guaran falado tando em Misiones quanto em Corrientes. Para concluir, no cotidiano iguauense possvel ver alguns dos traos culturais da imigrao paraguaia em Foz do Iguau. Alm de compartilhar o terer, nos supermercados da cidade pode-se comprar sopa paraguaia ou chipa.

Brasileiros no Paraguai, Brasiguaios e servio pblico

O pas [Paraguai] atrai imigrantes brasileiros desde a dcada de [19] 50, e hoje concentra a segunda maior comunidade de brasileiros no exterior com 300 mil emigrantes. Matria Brasileiros no Mundo - Emigrantes brasileiros no Paraguai [Link]

Se os exilados polticos paraguaios procuravam o Brasil como destino, a recproca verdadeira. Ainda na ditadura Vargas (Estado Novo, 1937-1945), encontramos um conjunto de documentos que indicam a imigrao brasileira para o Paraguai, via Foz do Iguau. No Arquivo Pblico do Paran, nos documentos da Delegacia de Ordem Poltica e Social, encontramos o seguinte dossi: Fugitivos polticos para o Paraguai (Dossi: 1022, Top. 122). Trata-se de uma investigao sobre brasileiros que teriam ido morar e trabalhar no Paraguai em razo da situao poltica no Brasil. Ao que parece, estes casos so isolados e existe a possibilidade destes fugitivos ter retornado ao Brasil com o fim do Estado Novo e a anistia. A imigrao brasileira de fato para o Paraguai comearia a partir dos anos 1950, teria seu pice nos anos 1960-70. Estes imigrantes eram atrados pelos baixos preos das terras no pas vizinho, e pela possibilidade de melhores condies de trabalho e vida.

Municpio de Santa Rita, a 70 km de Foz do Iguau, com quase 30 mil habitantes dos quais 80% so brasiguaios. [Link] Para compreender melhor estes brasileiros no Paraguai, chamados de brasiguaios, dois estudos so essenciais: a dissertao de mestrado de Marcia Anita Sprandel, Brasiguaios: conflito de identidade em fronteiras internacionais (Museu Nacional-UFRJ, 1992) e o livro, resultado da pesquisa de doutorado de Jos Lindomar Albuquerque, A dinmica das fronteiras: os brasiguaios na fronteira entre Brasil e Paraguai (Editora Annablume, 2010). Neste livro, ao analisar dados do Itamaraty e do IBGE, o autor afirma que nos anos 2000 haviam pouco mais de 450 mil brasileiros no Paraguai. Os brasiguaios no formam um grupo homogneo. Dentre eles, existem desde os grandes latifundirios (inclusive com influncia na poltica nacional [link]), passando pelos grandes comerciantes, pequenos e agricultores e comerciantes, at trabalhadores arrendatrios ou assalariados. Boa parte destas pessoas mantm seus vnculos com o Brasil, principalmente via Foz do Iguau. comum que seus filhos busquem concluir o ensino mdio e cursar ensino supeiror na parte brasileira da Trplice Fronteira. A busca por atendimento no Sistema nico de Sade (SUS), sobrecarrega a rede pblica de sade da cidade. Diante da tentativa de negar este atendimento, em 2007 o Ministrio Pblico Federal props uma ao civil pblica contra a Unio, o estado do Paran e o municpio de Foz do Iguau, com o objetivo de garantir o atendimento tanto aos brasileiros que moram no Paraguai quanto a estrangeiros em trnsito no Brasil [Link]. Nos perodos eleitorais, sobretudo quando o pleito municipal, comum os brasileiros residentes no Paraguai virem Foz do Iguau para votar e assim manter ativo seu ttulo de eleitor. Polticos iguauenses estendem suas campanhas para as fronteiras paraguaias a fim de obter votos. Nas eleies de 2012, a Polcia Federal chegou a organizar um esquema de segurana especial para impedir que polticos fornecessem transporte aos eleitores brasiguaios. [Link]

Para quem quer compreender um pouco mais sobre os brasiguaios e prefere uma leitura mais memorialista e menos acadmica, a opo ler o livro O brasiguaio don Antonio, de autoria do ex-Deputado Federal Lyrio Bertoli. Capa do livro O brasiguaio don Antonio .[Link]

Puerto Iguazu e os argentinos Voltando anlise dos estrangeiros no Paran e em Foz nos anos 1940, 49% dos argentinos radicados no estado, moravam na parte brasileira da Trplice Fronteira. Se historicamente fala-se em rivalidade entre brasileiros e argentinos, especificamente sobre a fronteira do oeste paranaense possvel encontrar relatos de viajantes denunciando os argentinos como exploradores dos recursos naturais e das pessoas, conforme vimos na Aula 2. Para compreender melhor os argentinos, sobretudo na comparao com brasileiros, recomenda-se a leitura do livro Os Argentinos, de Ariel Palcios. importante ressaltar que a regio de Misiones bastante diferente do restante do pas. Era uma regio de litgio com o Paraguai, resolvida apenas com o advento da Guerra da Trplice Aliana. Boa parte da populao nativa ainda fala o Guarani.

Em quantidade menor, os argentinos na regio de Foz do Iguau ditavam as regras econmicas, polticas e sociais at meados do sculo XX. A partir de ento, no havia mais atividade econmica capaz de atrair grandes empresrios argentinos para a regio. A hiptese mais provvel que poucos argentinos imigraram para Foz do Iguau na segunda metade do sculo XX. Nos anos 1940, boa parte dos alemes e italianos (alm dos descendentes j brasileiros) que moravam em Foz do Iguau, imigraram para a Argentina em razo da ordem brasileira de afastamento da fronteira durante a Segunda Guerra Mundial. Entre 1950-2000, o nmero de brasileiros que migraram para Puerto Iguazu e regio no pode ser desconsiderado, mas no temos um equivalente aos brasiguaios na argentina. A expresso brasitino no existe. Uma das possibilidades de analisar a presena argentina na cidade estudar a atuao do Consulado Argentino em Foz do Iguau, que atualmente est localizado na travessa Vice-Cnsul Eduardo Ramon Bianchi. Bianchi, que empresta seu nome ao logradouro, foi o representante consular da Argentina durante os anos 1940 na cidade. Um relatrio da Polcia escrito em 1943, traz algumas informaes sobre o Cnsul:

Cumpre-me tambm comunicar a V. Excia., que o Cl. Orandi [Comandante da Gendarmera] no ano translato, antes da minha chegada nesta cidade, esteve em visita ao Cap. Moacyr Lopes de Rezende, no quartel da Cia de Fronteira, onde com os membros de sua comitiva e senhoras lhe foi servido um almoo. O motivo dessa viagem prendeu-se ao fato de que Eduardo Bianchi, Cnsul Argentino nesta cidade [Foz do Iguau], elemento puramente nazista, havia se queixado ao Cl. que sua correspondncia oficial estava sendo violada. Este pormenor me foi relatado pelo Snr. Lucio P. Schiavo, Cnsul Brasileiro em Posadas. Todavia, suponho eu que essa censura clandestina estava evidentemente sendo feita em virtude da denuncia que o Snr. Schiavo tinha feito contra Eduardo Biachi de que o mesmo mantinha estreitas relaes suspeitas com o Cnsul Alemo em Posadas, acerca de remessa de dinheiro que esta possivelmente fazia a Biachi por intermdio de um dos Bancos do Rio de Janeiro Relatrio (Secreto). 15/03/1943. Pront. 499b, Top: 55. Subdiviso Policial de Foz do Iguau - SDP - (6), DOPS-PR, Arquivo Pblico do Paran. Em entrevista, o senhor Irineu Basso que era criana na poca, lembrou que o Consulado Argentino era uma importante agremiao cultural e social. Festas com a presena da pequena elite local eram constante. (Para maiores informaes ver Anexo III). De 1950 aos anos 2000, houve pouco desenvolvimento da cidade argentina da Trplice Fronteira. Alm das atividades relacionadas ao turismo e circulao de pessoas e mercadorias, a Feirinha de Puerto Iguazu passou a comercializar produtos que gradativamente atraram brasileiros e em menor nmero paraguaios.

Queijo, salame, vinho, azeitonas e alfajores so os principais produtos da Feirinha de Puerto Iguazu. [Link]

*** Em tempo 1- Os links e textos indicados tem a funo nica de auxiliar na compreenso do tema tratado. Em nenhuma hiptese representam minha opinio. Sugesto de leitura 1- Ofcio Secreto, delao de paraguaio Polcia Civil do Paran. [Link] 2- SPRANDEL, Mrcia Anita. Brasiguaios: conflito e identidade em fronteiras internacionais. Rio de Janeiro, 1992. 294p. Dissertao (Mestrado em Antropologia Social), Universidade Federal do Rio de Janeiro. 3- ALBUQUERQUE, Jos Lindomar. A dinmica das fronteiras: os brasiguaios na fronteira entre Brasil e Paraguai. So Paulo: Annablume, 2010. 4- Problema dos brasiguaios desafio para presidente que Paraguai elege domingo [link] 5- Sade: Brasiguaios: SUS: Atendimento [Link]. 6- PF refora fiscalizao para coibir transporte ilegal de brasiguaios [Link] 7- Influncia Argentina na formao social de Foz do Iguau: implicaes educacionais [Link]. 8- Fugitivos polticos para o Paraguai. [Link] In: SILVA, Micael Alvino. Vigilncia aos sditos do Eixo na parte brasileira da Trplice Fronteira (1942-1943). Dissertao de Mestrado. Universidade Estadual de Maring, 2010. 9- A DOPS e a questo argentina. [Link] In: SILVA, Micael Alvino. [...], 2010.

10

10- Congregao do Verbo Divino: padres, igreja e material blico. [Link] In: SILVA, Micael Alvino. [...], 2010. 11- PALACIOS, Ariel. Os Argentinos. So Paulo: Contexto, 2013. 12- BERTOLI, Lyrio. O brasiguaio Don Antonio. Foz do Iguau: L. Bertoli, 2010. Sugesto de Multimdia 1- Brasileiros no Mundo - emigrantes brasileiros no Paraguai. [Link] 2- Reportagem sobre a Vila Paraguaia. [Link] 3- Material de divulgao: Foz do Iguau - destino do mundo. [Link] Crdito das imagens 1- Operrios, quadro de Tarcila do Amaral (1933). [Link] 2- Foto da Mesquita em Foz do Iguau. [link] 3- Foto do Templo Budista em Foz do Iguau. [link]. 4- O braso da Provncia de Misiones. [Link] 5- Foto do Municpio de Santa Rita. [Link] 6- Capa do livro O brasiguaio don Antonio. [Link] 7- Capa do livro Os Argentinos. [Link] 8- Feirinha de Puerto Iguazu. [Link]

Das könnte Ihnen auch gefallen