Sie sind auf Seite 1von 2

SMULA DE AULA

N. 1 O PROBLEMA DA ESCASSEZ1
A escassez o problema econmico central de qualquer sociedade. Se no houvesse escassez, tampouco haveria a necessidade de se estudar economia. Mas, por que existe a escassez? A escassez existe porque as necessidades (e os desejos) humanas a serem satisfeitas atravs do consumo dos mais diversos tipos de bens (e servios) so infinitas e ilimitadas, ao passo que os recursos de produo (ou fatores de produo) disposio da sociedade e que so utilizados na produo dos mais diferentes tipos de bens (e servios) so finitos e limitados, ou seja, so insuficientes para se produzir o volume de bens (e servios) necessrios e desejados para satisfazer as necessidades de todas as pessoas e da sociedade como um todo. Pode-se dizer, ento, que a escassez a preocupao bsica da Cincia Econmica. Somente devido limitao dos recursos de produo (ou fatores de produo) em relao s ilimitadas necessidades (e desejos) humanas que se justifica a preocupao de utiliz-los da forma mais racional e eficiente possvel. Da dura realidade da escassez decorre a necessidade da escolha. J que no se pode produzir tudo o que as pessoas desejam, devem ser criados mecanismos que de alguma forma auxiliem as pessoas e as sociedades a decidir quais bens (e servios) sero produzidos e quais necessidades (e desejos) sero atendidas.

DIVISES BSICAS DA ECONOMIA2


Como toda cincia, a econmica passa tambm por um processo de conhecimento que vai da descrio dos fenmenos econmicos, da teorizao desses fenmenos e da sua utilizao como forma de influir nas relaes entre as variveis a ela inerentes, alterando seus efeitos sobre diversos segmentos da sociedade. FASE DA DESCRIO A fase da descrio, tambm conhecida como a Economia Descritiva, tem a caracterstica bsica de descrever o conjunto de observaes e inter-relaes que ocorrem entre as variveis econmicas. A fase descritiva relata a forma pela qual as diversas variveis se comportam na Economia, sem se preocupar em explicar como, por que e de que forma elas deveriam se comportar. Desse modo, a Economia Descritiva trata de identificar o fato econmico e a partir de levantamentos descritivos inicia-se o processo de conhecimento da realidade econmica. A Economia Descritiva procura descrever o comportamento de produtores, de consumidores, de instituies e de outros agentes que se preocupam com a tarefa de utilizar os recursos escassos, transformando-os em bens e servios que satisfaam s necessidades individuais e coletivas da sociedade. Devido heterogeneidade dos agentes econmicos e de seus comportamentos, mesmo esta fase de identificao no mundo real uma tarefa de elevada complexidade. FASE DA TEORIZAO

Transcrito, em parte, do livro Princpios de Economia, de Carlos Roberto Martins Passos e Otto Nogami, publicado pela Editora Thomson. 2 Transcrito, em parte, do livro Economia: princpios bsicos e introduo microeconomia , de Flvio Riane, publicado pela Editora Pioneira.

A teorizao dos fatos econmicos observados na fase da Economia Descritiva d origem ao processo da formao terica das relaes econmicas. Dessa forma, a Teoria Econmica procura dar um ordenamento lgico aos elementos fornecidos pela Economia Descritiva que seja capaz de ligar os fatos entre si, de forma que fique clara a cadeia de aes e reaes das diversas variveis econmicas, bem como o grau de dependncia de um fenmeno em relao ao outro. A passagem da Economia Descritiva para a Teoria Econmica se manifesta atravs desse processo de transformao das observaes em relaes lgicas, inteligentes e teis para explicar e influenciar no comportamento das variveis econmicas. O carter de cincia da Economia estabelecido quando atravs do conjunto de Teorias Econmicas se formula um arcabouo de princpios, leis, teorias e modelos, que, de forma lgica e coerente, capaz de explicar o comportamento das variveis econmicas. FASE DA POLTICA ECONMICA (a utilizao da teoria econmica) A utilizao da Teoria Econmica manifesta-se de forma diferenciada tanto por agentes individuais do sistema econmico quanto por seus elementos agregados. Do ponto de vista individual a teoria utilizada pelos agentes (econmicos) a fim de que eles possam, com base nos seus pressupostos e nas inter-relaes de suas variveis, obter parmetros que os orientem na sua tomada de deciso para a produo de mais ou novos bens e servios, bem como na sua definio de consumo. Do ponto de vista agregado, a Teoria Econmica tem o objetivo de servir Poltica Econmica necessria para o alcance de algum objetivo determinado. Uma vez definido o objetivo que se pretende alcanar, que seja, por exemplo, gerar mais renda, mais emprego, crescer o produto da economia, etc., utilizam-se, ento, as Teorias Econmicas disponveis que melhor atendam a essa meta. Portanto, atravs da Poltica Econmica que sero utilizados, de forma consistente, os princpios, as teorias, as leis e os modelos explicativos da realidade em busca do objetivo predeterminado. Nesse sentido, a Poltica Econmica uma forma de utilizao da Teoria Econmica, condicionando os agentes econmicos a se comportarem de tal modo que os seus objetivos traados sejam alcanados. Dessa forma, quando se emprega o termo Poltica Econmica Governamental, na realidade o que se est querendo dizer de que forma o governo est utilizando os instrumentais econmicos tericos a fim de condicionar, balizar e conduzir o sistema econmico em funo dos objetivos econmicos e sociais politicamente estabelecidos.

Das könnte Ihnen auch gefallen