Sie sind auf Seite 1von 14

SOBRE OS EXU Exu Caveira Voc encontrar o Caveira sob o nome de Gad na bblia, ele tem manifestao silenciosa

e seu nome sumrio :Sergulath, quando cantar um ponto para esse Exu, voc invoca esse nome e ter vibrao. Um esprito bom nem sempre necessrio sua incorporao, Voc sentir essa vibrao quando seguir sua intuio. Lembre-se o resultado dos trabalhos so melhores do que o conhecimento. Sua oferenda deve ser colocada no meio do cemitrio na cruz mestre, lembre-se para o bem. Ele muito bom para cura, pois logo atrs da cruz mestre rege a divindade da morte e da vida. O Exu Caveira possuidor de grandes poderes; favorece-nos e ensina-nos as artimanhas da guerra, a fim de vencermos os nossos inimigos. Deve-se reverenci-lo quando entrar no cemitrio. Sarava ao Omulu Rei! (O dono dos cemitrios). Sarava ao Exu Caveira (O encarregado de zelar pelos cemitrios) . auxiliar direto de Omulu Rei. Comanda 7 (sete) Exus, que indicamos abaixo, alm de supervisionar os trabalhos de Exu do Cheiro, que comanda 49 (quarenta e nove) Exus: Exu Tat Caveira Exu Brasa Exu Pemba Exu Mar Exu Carangola Exu Arranca-Tco Exu Pago Exus da linhagem do Caveira Tat Caveira, Joo Caveira, Caveirinha, Rosa Caveira, Dr. Caveira (7 Caveiras), QuebraOsso

Exu 7 Capas o Ex da hora da passagem; responsvel pelo corte do cordo fludico no momento da morte. Vindo pela linha de divindades da mata.

Exu Corcunda o ancestral que rege dentro do cemitrio fazendo seja malefcios e curas. Pode dentro da evoluo vir como Tata ou ainda uma alma em crescimento. Expecialista em criar situaes de desengano mdico.

Exu 7 covas um esprito que de extrema violncia. Causador de todo tipo de malefcios e acompanhado tambm pelos 9 anjos da solido.

Exu Mr o Exu do Buio [Ibicuim]. Ancestral da riqueza, luxria, orgias e da alta sociedade. Sua analogia encontrada na etimologia de Baalzevuth, que em hebraico significa 'Senhor das moscas'. Quando ofertado as moscas antes da decomposio da carne e do animal sacrificado as moscas se apresentam em grande quantidade.

Exu das Matas um ancestral quase caboclo. Bom nas curas e limpezas das energias dos kiumbas. Suas manifestaes se d com a quebra dos galhos das rvores. Sua oferendas consite em frutas doces. Na ordem dos comandados do Exu Kalunga, ocupa este Exu o nono lugar. A ele foi designado o trabalho nas matas, sendo esta a razo do seu nome nos diversos cultos da Magia Negra. A este Exu solicita-se a proteo, quando uma pessoa amada foi para longe e desejamos a sua volta. Os trabalhos devem ser feitos em lugares onde exista abundncia de rvores, ou seja, nas matas.

Exu do Lodo

o mesmo que Exu Nangu da nao Keto. Este ancestral o que devastou recentemente com lama uma regio no outro lado do mundo. Provoca catstrofes naturais como lamaais devastando tudo que encontra pela frente.

Exu Marab Tem conhecimento profundo de todos os planetas Ele tem poder em cima de todas as mulheres e meninas. o fiscal das encruzilhadas onde nenhum outro Exu recebe sua oferenda sem antes ele analisar e aprovar. Marab tambm responde dentro do cemitrio e dependendo da evoluao tem caractersticas de caboclo. Quem carrega esse ancestral tem caractersticas benficas e dificilmente aprecia a prtica de malefcios. Fala e escreve perfeitamente o francs. Quando incorpora num mdium, usa o nome de seu companheiro Exu Mangueira. Sua apresentao a de um perfeito cavalheiro. Aprecia bebidas finas e os melhores charutos.

Exu Mangueira um ancestral africano, porm egpcio e revela segredos e desvela mistrios. Com as caractersticas tribais de cabelos pretos, muito alto e silencioso. Sua apresentao idntica a de seu companheiro Marab. Fala e escreve corretamente o francs. A nica particularidade que possui o fato de expelir odor de enxofre na sua incorporao. Aprecia bons vinhos e timos charutos. Esta entidade, uma vez invocada, jamais aceita ordens terrenas e, para se retirar, necessrio recorrer-se entidades superiores que atendam o seu pedido. No final dos trabalhos de Kimbanda, pedimos a esta entidade que proteja o nosso Terreiro.

Exu Morcego o Exu da morte, cura e vida. ancestral do ar que desceu do cu para decapitar os primeiros homens maias feitos em madeira. Seu assentamento leva ferradura e ouro. Ele representa o arcano 13 do tar e guardio do umbral. o ancestral que trs consigo o ritual da morte das paixes terrenas onde o homem sai da roda de sansara e entra na vida, ou seja em direo a luz.

tambm o ancestral que aprisiona as pessoas apegadas as paixes terrenas e somente sai das cavernas quando realiza as verdades espirituais da vida. Sua oferendas so realizadas em cemitrios e pntanos. Este ancestral tem o poder de transmitir ou curar, distncia, qualquer espcie de molstia. Os trabalhos so efetuados na hora grande, isto , meia-noite e, geralmente, na Magia Negra, onde so utilizados animais. Aps o sacrifcio esses animais esto sujeitos a contrarem, a raiva (hidrofobia), quando a finalidade desses trabalhos feita com o propsito de enloque-cer algum oponente. A sua apresentao a de um enorme morcego. o dcimo primeiro comandado de Exu Kalunga.

Exu Omolu Dono e Senhor dos Cemitrios Que tem como auxiliar Sergulath [Exu Caveira] e Hael [Exu da Meia Noite] Sua oferendas so postas na parte de trs da cruz mestre dos cemitrios, oferendando primeiro ao Caveira ou Hael na cruz mestre e na entrada para Exu Porteira. Seguindo o comando de Caveira: Tat Caveira, Braza, Pemba, Mar, Carangola, Arranca Toco e Bucons. Seguindo o comando de Exu Meia Noite: Exu Mirim, Pimenta, Mal, 7 Montanhas, Ganga, Kaminalo e Quiromb. Este um ornograma das falanges de Exus que trabalham sob as ordens de Omolu Na cruz mestre do cemitrio a outra face de Exu Rei.

Exu Pedra Negra um ancestral quase caboclo. Muito cultuado na Umbanda e na Kimbanda dos caboclos.Tambm se manifesta como encantado. Trabalha muito para o bem e em limpezas espirituais.Numa encruzilhada de sem calamento colocar oferenda bem no meio da rua uma vela acesa atrs da outra e depois vir derramando a cachaa ao lado das velas pedindo dinheiro.

Exu Quebra Galho

um ancestral que 6 meses masculino e 6 meses feminino. Especialista em unies homossexuais e orgias. Aceita a oferenda em locais onde o 'verde' est mais florido. o segundo comandado do Exu Kalunga. Possui vrios poderes, principalmente nas matas. A sua presena logo sentida pelos estalos dos galhos. Tambm exerce forte domnio sobre as mulheres, incitando-as prostituio. a entidade mais solicitada neste particular. Os trabalhos para separao ou amarrao, so feitos num boneco de madeira tosca e entregue a esse poderoso Exu.

Exu Tiriri um ancestral que tem poder de provocar chuvas de granizo e o mais rpido dos ancestrais. Excelente para negcios rpidos e sobretudo as naturezas do comportamento humano. Quem tem esse ancestral tem o dom de ser bom negociante com bons lucros.i companheiro do Tranca-Ruas, porquanto possui idnticas foras em seu comando. Sua apresentao de um homem preto, cuja pele corroda pela bexiga (peste), bem visvel. Grandemente evocado para os trabalhos a serem despachados nas encruzilhadas, nos campos, nos rios e as vezes nos cemitrios, embora no esteja em sua jurisdio (pois o mesmo pertence Linha de Kavungo), o mesmo atendido porquanto as Linhas, Falanges, Sub-Falanges do mal tm entre si acordos neste sentido.

Exu Tranca Tudo um ancestral das orgias sexuais e negcios relacionados ao comrcio sexual. Trabalha com unies sexuais dentro dos feitios direcionados ao amor. Trs dinheiro com facilidade desde quando bem ofertado. A fora deste Exu est em conceder, quando solicitado, todo e qualquer tipo de festa. A sua oferenda galo preto, farinha misturada ao azeite de dend, ovos cozidos e cachaa, podendo a oferenda ser depositada em qualquer lugar, que sempre recebida com grande alegria. Sua apresentao na forma de uma anozinho preto, cujos olhos se assemelham aos das aves noturnas, tais como a coruja, o mocho e outras. o dcimo quinto comandado de Exu Kalunga.

Exu Tranca Rua das Almas a segunda pessoa de Exu Mr, sendo a sua posio idntica do Exu Marab, com a mais alta responsabilidade no Reino dos Exus. A ele est designada guarda das entradas e de recintos onde se pratica a alta magia, conhecido, tambm, na gloriosa Umbanda, por Elio. Em todas as reunies espirituais o Exu Tranca-Rua mantm proteo, com a sua guarda de choque, contra os kiumbas, que procuram deturpar o bom andamento dos trabalhos. Assim sendo, sentimo-nos na obrigao de saudar esta ancestralidade em primeiro plano ao darmos incio aos trabalhos de Kimbanda, para que o ambiente sinta a sua proteo. Existem vrios ancestrais que se apresentam como Exus Tranca-Ruas, porm os mais conhecidos so: Tranca-Ruas das Almas e Tranca-Rua de Embar.

Exu Gira Mundo Na classificao dos comandados por Exu Kalunga, ocupa este Exu o oitavo lugar. Exerce toda sorte de influncia na atividade humana, principalmente sobre os espritos desencarnados, que ainda no compreenderam o seu estado atual. Esses espritos so enviados por Exu Gira Mundo, para perturbar criaturas humanas, que os mdicos da terra declaram obssediadas. Exu 7 Poeiras Esta entidade apresenta-se em forma de "Duende", com roupagem na cor cinza escuro. Tem o poder de fazer com que as pessoas vejam toda a espcie de animais, e a sua guarda tambm para as estradas, becos e caminhos nas matas. a stima entidade comandada por Kalunga. Exu Tranca Rua do cruzeiro a segunda pessoa de Mr, sendo a sua posio idntica do Marab, com a mais responsabilidade no Reino dos Mavambos. A ele est designado guarda das entradas e de recintos onde se pratica a alta magia. conhecido, tambm, na gloriosa Umbanda, por Elio. Em todas as reunies espirituais o Tranca-Rua mantm proteo, com a sua guarda de choque, contra kiumbas, que procuram deturpar o bom andamento dos trabalhos. Assim sendo, sentimo-nos na obrigao de saudar esta

entidade em primeiro plano ao darmos incio aos trabalhos de Umbanda, para que o ambiente sinta a sua proteo. E tem vrias entidades que se apresentam como Mavambo Tranca Ruas, porm os mais conhecidos so: Tranca-Ruas das almas e Tranca-Ruas de Emba. Na vibrao de cruzeiro ele aceita oferendas idnticas ao do Rei das 7 encruzilhadas.

Exu Brasa

O segundo comandado de Exu Caveira. Possui completo domnio sobre o fogo e a plvora. grandemente invocado na prtica da Magia Negra

Exu Pimenta

o segundo comandado de Exu da Meio-Noite. Grande conhecedor da liga dos metais e da qumica em geral Apresenta-se como um verdadeiro Mago, envolvido por um camada de vapores qumicos. Sua presena notada pelo forte cheiro da pimenta. Bebe cachaa at as bebidas mais finas.

Exu 7 Pembas e Exu Pemba o terceiro comandado de Exu Caveira. Sua apresentao a de um verdadeiro Mago, trabalha quase que exclusivamente na Magia Negra. Suas especialidades so transmitir doenas venreas e facilitar amores clandestinos.

Exu 7 Portas ou 7 Chaves

A apresentao deste Exu na forma de uma nuvem enfumaada, de cor cinza-preto. o encarregado de vigiar tudo o que est fechado chave. Quando solicitado, capaz de abrir qualquer fechadura ou segredo de cofre. o dcimo terceiro comandado de Exu Kalunga.

Exu Ventania Exu dos Ventos ou Exu Ventania o primeiro comandado do Exu Kalunga. Possui enorme fora sobre os ventos ou tempestades de qualquer natureza, tais como: granizo, maremoto, terremoto, etc. Sua apresentao na forma de um esprito negro, e sua conformao corprea perfeita, isto , envolta numa nuvem de fumaa negra. Na parte dos ps os mesmos no aparecem, apresenta a forma de um funil, semelhante aos ciclones e furaces. O Exu dos Ventos trabalha, principalmente, com vboras, sapos e toda sorte de animais peonhentos. Pega filhos da Deusa dos ventos e do caboclo Ubirajara, pois tambm conhecido como 7 Ventanias.

Exu Mal o terceiro comandado de Exu da Meia-Noite. Comanda uma poderosa Falange de Exus sendo muito invocado na prtica de bruxarias em trabalhos realizados no Ritual de kimbanda dos Caboclos. Apresenta-se na forma de um Preto-Velho, e em suas manifestaes exala forte odor de enxofre. Fuma cachimbo ou charuto, e seu curiador vinho ou marafo.

Exu Mirim o primeiro comandado de Exu da Meia-Noite. Sua apresentao na forma de uma criana endiabrada, misturando-se em trabalhos ou festas, dedicados exclusivamente aos Ibejis, causando transtornos aos chefes de Terreiros. A sua atuao em trabalhos malficos produz efeitos aterrorizantes, os quais nenhum outro Exu poder desmanchar nem deles participar, pois, segundo a lei frrea da Kimbanda, eles so invulnerveis por serem consideradas normais as traquinagens dos Exus mirins. Assim, somente eles prprios podem desmanchar os seus trabalhos malficos, aos quais consideram brincadeira. A nica maneira de se abrandar a fria dos Exus Mirins, presente-los com brinquedos e doces, anulando, desta forma, suas aes nefastas. O Exu Mirim e sua poderosa Falange apreciam todas as guloseimas. Seu curiador guaran e licores aucarados.

Exu da Meia-Noite Esta entidade auxiliar direto de Exu Omulu (ou Omo-Ilu), ou ainda Omulu Rei. Comanda sete Exus e ainda supervisiona os trabalhos de Exu Meramael, que conhecido na Kimbanda como "Exu Curado". O Exu da Meia-Noite (Hael) , tambm, encarregado de ensinar e decifrar quaisquer idiomas ou caracteres. Apresenta-se na forma de "daimon", com vestimenta quase idntica, no dispensando o uso da capa preta e sendo reconhecido por seus olhos de fogo e ps de cabra. Da sua preferncia em trabalhar na "hora grande" (meia-noite), surgiu o seu nome. Por esta razo, todos os Centros e Tendas espritas costumam esperar, no mnimo cinco minutos aps a meia-noite, para encerrar os seus trabalhos, devido a ronda que esse poderoso Exu faz nessa determinada hora.

Exu das 7 Montanhas o quarto comandado de Exu da Meia-Noite. Na Magia Negra a sua jurisdio de trabalhos est nas guas dos rios, das cachoeiras, e oriundas dos morros e montanhas Sua apresentao com roupagem de cor esverdeada, semelhante do lodo. Sua presena notada pelo forte cheiro de podrido. Aprecia um bom charuto e sua bebida cachaa ou vinho tinto.

Exu Ganga o quinto comandado de Exu da Meia-Noite. Possui alto poder malfico. Seus trabalhos so feitos exclusivamente nos cemitrios, tanto para o bem quanto para o mal, podendo o mesmo curar ou matar, conforme solicitao. Apresenta-se com roupagem cinza e preta, sendo sua presena notada pelo forte cheiro de carne podre.

Exu Kaminalo o sexto comandado de Exu da Meia-Noite. Seus trabalhos so quase idnticos aos de seu companheiro Exu Ganga, havendo diferena apenas na sua apresentao quanto roupagem; aparece com traje de cor vermelho vivo. O Exu Kaminalo comanda a Kimbanda Mossurubi, sendo seus despachos, tambm, feitos exclusivamente nos cemitrios.

Exu Quiromb o stimo comandado de Exu da Mea-Noite. Seus trabalhos so idnticos aos do Exu Mirim (Serguth), porm, sua preferncia est em induzir mocinhas prostituio.

Apresenta-se em forma feminina, para melhor resultado de seus trabalhos, embora possa modificar-se para o sexo oposto. muito invocado na Magia Negra por homens sem escrpulos, a fim de obter o amor pecaminoso e arrastar para a lama jovens inocentes. Seu curiador sangue de galinha. Gosta de adornos e. de cores berrantes.

Exu Curado Esta poderosa entidade pertence Linha de Omulu, mas supervisionada por Exu da Meia-Nolte (Hael). Profundo conhecedor de todas as doenas humanas, receita remdios com invulgar sabedoria, principalmente plantas medicinais e ervas. Somente ao Exu Curado devemos recorrer em casos de doenas, porquanto jamais se engana nos diagnsticos e nas receitas. Apresenta-se na forma humana, pretendendo, s vezes, passar por Preto-Velho. Fuma cachimbo e charuto, e seu curiador marafo com mel de abelha.

Exu dos Rios Tambm, como Exu Veludo, recebe as ordens diretas de Exu Rei das Sete Encruzilhadas. Sua jurisdio est nas beiras dos rios e riachos, onde a sua morada. Todos os trabalhos efetuados nessa redondeza devem ser oferecidos a esta entidade. A sua apresentao de Caboclo, mas logo reconhecido pelas suas vestimentas de penas negras como um ndio.

Exu Veludo Esta entidade assistente direta de Exu Rei das Sete Encruzilhadas), a terceira manifestao de Sua Alteza, o Maioral. Possui vibrante fora mgica. Sua evocao muito apreciada na Kimbanda e, principalmente, na "Magia Negra", pois, tem suas foras sempre prontas para proteger aos que recorrem sua proteo. Sua apresentao a do mais fino cavalheiro, ricamente vestido num belo traje com gola de veludo, e um fino cachecol da mais pura seda de cor vermelha; tambm usa uma capa de veludo preta, forrada de cetim vermelho. Aprecia os melhores charutos, gostando de examinar os mesmos antes de se servir. Quanto bebida, prefere o conhaque, exigindo que o mesmo lhe seja servido numa pequena bandeja. Extremamente forte nas limpezas das casas religiosas e de estabelecimentos comerciais.

Exu das 7 Cachoeiras Este ancestral muito conhecido nas casas religiosas de Kimbanda. Trabalha nas cachoeiras e responsvel pelos grandes abalos ssmicos. Aprecia charuto preto, e sua oferenda preferida galinha d'angola, recheada com farofa no azeite-de-dend. o quarto comandado de Exu Kalunga.

Exu 7 Cruzes Este ancestral responsvel pelo zelo na entrada dos cemitrios, e para receber todos os espritos dos suicidas e facnoras que aqui na terra cometeram, as maiores atrocidades. A esse Exu entregue os pedidos, quando se deseja que alguma pessoa tenha morte violenta. Embora o Exu das 7 Cruzes no faa parte integrante da Linha de Omulu, o mesmo tem o poder de transportar os espritos ou pessoas para onde quizer.

Exu Pago o stimo comandado de Exu Caveira. Esta entidade muito solicitada na prtica da Magia Negra, pois, sua fora e modalidade de trabalho fazem com que a dvida seja acentuada no setor amoroso, provocando separaes ou unies ilcitas. No um Exu de evoluo.

Exu Tronqueira Este Exu o encarregado da guarda das estradas, dos caminhos e da proteo das casas religiosas de Kimbandas e de Umbanda. Tem, tambm, o poder de fazer as pessoas trocarem o dia pela noite, principalmente os jogadores e as garotas de programas... o sexto comandado de Exu Kalunga.

Exu 7 Pedras um Agente Mgico Universal, pois a ele deve ser solicitado toda a espcie de ajuda sobre a Alta Magia, encarregado que dos "Taros Adivinhatrios", dos "Signos Zodiacais" e "Calendrios Esotricos". Tem este Exu o poder de transmitir, quando solicitado, todo e qualquer assunto referente sua jurisdio. o dcimo comandado do Exu Kalunga.

Exu dos Cemitrios Embora no pertencendo Linha de Omulu, trabalha este Exu, ativamente, nos cemitrios. Tem grande poder de ressuscitar os mortos, e a sua irradiao (tanto para o bem como para o mal), pode curar ou transmitir a "Peste da Varola". O Exu dos Cemitrios apresenta-se envolto num manto preto e vermelho, com listas horizontais. Pois, embora trazendo a pele bexigosa, a mesma no negra. conhecido, tambm, por Exu Coquinho do Inferno. o dcimo segundo comandado de Exu Kalunga.

Exu 7 Sombras Tem este Exu o poder de tornar invisveis pessoas e objetos, como tambm retornar ao seu primitivismo. Grandemente solicitado na Magia Negra, trabalha como caboclo na Kimbanda dos caboclos kimbandeiros, nos trabalhos de desmanchar malefcios. Apresenta-se na forma de ano. Aprecia suco de folhas com acar e cachimbo de barro, com timo fumo. Gosta de comer formigas. As oferendas devem ser postas perto de formigueiros, de preferncia na sombra. o dcimo quarto comandado de Exu Kalunga.

Exu Capa Preta As atribuies deste Exu consistem em fiscalizar todos os caminhos, provocar a desarmonia entre os membros de um Terreiro e derrubar o seu chefe. Apresenta-se envolto numa capa preta, da o seu nome. Sua oferenda preferida carne crua, de preferncia carne de porco; como bebida, cachaa. Grandemente evocado na Kim-banda, possui grande poder malfico, do estilo de faca de dois gumes, isto , trabalha tanto para o bem como para o mal, conforme for solicitado. o dcimo stimo comandado de Exu Kalunga. muito solicitado para resolver problemas judiciais. Trabalha com Caboclo Cobra Coral na Kimbanda dos caboclos kimbandeiros.

Exu Marab Este Exu tem grande poder sobre os fenmenos astrais, principalmente nas fases da lua. Esta entidade no deve ser invocada na fora da lua, pois, se o mdium no tiver a prtica necessria, estar sujeito a ficar desequilibrado. Sua fora atinge a vrios setores, e aceita qualquer trabalho, tanto para curar como para matar. Alm do mais,

pode irradiar fluidos provocadores do sono em vigias, causando grandes perturbaes o dcimo oitavo comandado de Exu Kalunga.

Exu Tata Caveira o primeiro comandado de Exu Caveira, e apresenta-se na forma de seu chefe. um ancestral que trabalha mais para o mal, tendo facilidade em corromper todos aqueles que fazem uso de bebidas alcolicas, drogas, entorpecentes etc. Entretanto ele como alma de chefe kimbandeiro pode curar e revelar os segredos dentro da feitiaria.

Exu Carangola o quinto comandado de Exu Caveira. Muito invocado na Magia Negra, porquanto o mesmo comanda os rituais e ritmos Kabalsticos, fazendo com que as pessoas dancem e dem gargalhadas histricas. Aprecia bebidas cidas, no desprezando a cachaa. Seus despachos podem ser feitos nos cemitrios ou nas encruzilhadas.

Exu Arranca Toco o sexto comandado do Exu Caveira. No devemos confundi-lo com o "Caboclo Arranca-Toco", da Linha de Oxssi. O Exu Arranca-Toco possui fora sobrenatural sobre as riquezas, podendo facilitar a descoberta de tesouros enterrados a quem solicitar os seus trabalhos.

Exu do Cheiro Esta uma poderosa entidade, pertencente Linha de Omulu, porm, supervisionada por Exu Caveira. Apresenta-se na forma de uma criatura humana, coberta por uma camada fludica. Em suas manifestaes, conforme o trabalho, exala bom ou mau cheiro. Sua bebida bebida feita de essncias de plantas aro-mticas; no aceita a cachaa, de forma alguma. A bebida africana 'marula' excelente para agrad-lo. Os feitios deste ancestral so fceis de surtir efeito pelo fato de ser pelo aroma sua manifestao. Comanda uma poderosa Falange de 49 Exus. Seu lugar preferido para os "trabalhos" em jardins, ou lugares onde existam flores campestres.

Exu Lalu Venervel ancestral, como etimologicamente. Desperta a estrela apagada em pessoas de talento. timo para oferendas para o bem e progresso nas finanas e progresses artsticas. Tambm trabalha com vigor em cemitrios desmanchando malefcios criado por pessoas de inveja. Proveniente do Ijex.

Exu Agb Ancestral que trabalha na Kimbanda Nag e protetor de terreiros como Exu Tronqueira. invocado em final de oferendas.

Exu Xorok Durante seis meses o Exu e seis meses Nkosi Mavambo [Ogum]. rei do ouro e da magia e trs aos seus adeptos muito dinheiro quando bem cultuado e fundamentado. Trabalha resppondendo muito bem na kimbanda Nag.

Das könnte Ihnen auch gefallen