Sie sind auf Seite 1von 9

A CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS QUMICOS A busca de semelhanas entre propriedades dos elementos qumicos preocupavam os cientistas desde

o incio do sculo XIX, mais a primeira classificao realmente importante s foi apresentada em 1869, pelo qumico russo Dimitri Mendeleiev. A tabela de Mendeleiev dispunha os elementos conhecidos na poca, cerca de 65 em ordem crescente de massa dos tomos, de tal forma que em cada grupo ficassem os elementos com propriedades qumicas semelhantes. Mendeleiev j sinalizava a principal utilidade de uma classificao peridica: a previso de propriedades. De fato, o trabalho do cientista russo permitia um impressionante conjunto de previses de dados a respeito de elementos desconhecidos na poca, como o silcio e o germnio previstas por Mendeleiev em 1871 e as observadas atualmente.

Propriedades do germnio Massa atmica Densidade Calor especfico Ponto de fuso Frmula do xido Densidade do xido Frmula do cloreto Ponto de ebulio do cloreto

Previses (1871) 72 5,5g/cm3 0,31 J/(C .g) Muito elevado RO2 4,7 g/cm3 RCl4 100C

Dados atuais (2008) 72,59 5,32g/cm3 0,32 J/(C . g) 937,4 C GeO2 4,70 g/cm3 GeCl4 86C

Em 1913, o fsico ingls Henry Moseley, que morreu com 28 anos de idade em um combate da Primeira Guerra Mundial, elaborou um mtodo para determinar a carga do ncleo, estabelecendo o conceito de nmero atmico. O prprio Moseley mostrou que a classificao peridica de Mendeleiev seria muito aperfeioada se os elementos qumicos fossem colocados em ordem crescente de nmero atmico. Nascia dessa maneira a atual Lei Peridica: o conjunto de propriedades de um elemento funo de seu nmero atmico.

Dimitri Mendeleiev (1834-1907)

Reproduo da primeira tabela peridica, criada por Mendeleiev.

POR QUE PERIDICA? As estaes do ano e as fases da Lua so fenmenos que se repetem regularmente, o que tpico de uma propriedade peridica. No caso dos elementos qumicos, notaremos repeties de vrias propriedades com alguma regularidade, medida que caminhamos na ordem crescente dos nmeros atmicos. A tabela que estudaremos chama-se peridica porque permite previses sobre propriedades que se repetem com alguma regularidade (propriedades peridicas).
Nmero atmico Smbolo

Gs inerte

Metal mole e reativo

Gs inerte

Metal mole e reativo

Gs inerte

Metal mole e reativo

Note que algumas propriedades aparecem com regularidade. Est a essncia da classificao peridica dos elementos.

A ESTRUTURA GERAL DA TABELA PERIDICA Observe a tabela peridica a seguir:

. lantandios
.actindios O grupo de nmeros 1-18 representa o sistema recomendado pela Iupac. Observao: Os parnteses indicam nmero de massa do istopo mais estvel.

Os elementos esto dispostos em ordem crescente de nmeros atmicos. Linhas verticais denominem-se grupos ou famlias. Elementos do mesmo grupo apresentam propriedades qumicas semelhantes. Com raras excees, todos os elementos de um grupo possuem a mesma configurao eletrnica no nvel mais externo (nvel de valncia). Veja alguns exemplos na tabela a seguir. Grupo Nvel de valncia Exemplos 1 Ns1 Li:2s1;Na:3s1 2 Ns2 Be:2s2;Mg:3s2 2 1 13 Ns np B:2s2 2p1;Al:3s2 3p1 14 Ns2 np2 C:2s2 2p2;Si:3s2 3p2 2 3 15 Ns np N:2s2 3p3;P:3s2 3p3 16 Ns2 np4 O:2s22p4;S:3s2 3p4 2 5 17 Ns np F:2s2 2p5;Cl:3s2 3p5 18 Ns2 np6 Ne:2s2 2p6;Ar:3s2 3p6 Alguns grupos recebem nomes especiais: Grupo 1: metais alcalinos (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr). Grupo 2: metais alcalino-terrosos (Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra). Grupo 16: calcognios (O, S, Se, Te, Po). Grupo 17: halognios (F, Cl, Br, I, At). Grupo 18: gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn). Cada linha horizontal denomina-se perodo. Os elementos de um mesmo perodo possuem um mesmo nmero de nveis de energia. Note que existem 7 perodos, que devem ser numerados de cima para baixo. Assim, no primeiro perodo h os elementos que possuem apenas um nvel de energia; no segundo, os elementos que possuem 2 nveis de energia, e assim por diante. Os elementos so classificados em metais, semi-metais e no-metais. Essa a classificao mais geral dos elementos qumicos e um das mais importantes. Em breve voc conhecer as profundas diferenas entre metais e os no-metais, e tambm saber por que o hidrognio e os gases nobres no participam dessa classificao.

Srie dos lantandios Srie de actindios

Os elementos so classificados em representativos, de transio e de transio interna. Essa classificao apoiada no tipo de subnvel existente no nvel de valncia (o nvel mais externo) do elemento qumico. Configurao do nvel de valncia s ou p d f Classificao do elemento qumico Representativo Transio Transio interna Posio na tabela peridica

Grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16 ,17 e 18 Grupos 3 a 12 Lantandios e actindios

Bloco s (preenchimento de orbitais s com 1 e 2 eltrons) Bloco d (preenchimento de orbitais d com 1 a 10 eltrons,ficando o orbital s com 1 e mais freqentemente 2 eltrons)

Bloco p (preenchimento de orbitais p com 1 a 6 eltrons)

(preenchimento de orbitais f com 1 a 14 eltrons)

Em condio ambiental (25C e 1 atm),a maioria das substncias simples correspondentes aos elementos da tabela est no estado slido,com exceo de : Gases:H2,N2,O2,F2,Cl2 e os gases nobres; Lquidos :Br2 e Hg. Um elemento qumico considerado radioativo quando todos seus istopos emitirem radiaes nucleares de forma espontnea. Na tabela peridica, os elementos radioativos situam-se aps o bismuto; portanto, do polnio em diante (isso significa elementos com Z > 83).

Os elementos que no existem naturalmente em nosso planeta, ou que no so encontrados por serem radioativos e desintegrarem-se muito rapidamente, so classificados como cisurnicos - que so os elementos artificiais provenientes da fisso do urnio, como o Tc - e transurnicos - que so os elementos com Z > 92.

AS PROPRIEDADES PERIDICAS Uma propriedade ser considera peridica quando apresenta o mesmo tipo de variao em todos os perodos.As principais propriedades que estudaremos em nosso curso sero: O raio atmico; A energia de ionizao; A eletronegatividade. RAIO ATMICO Voc saberia responder em que altura termina a atmosfera de nosso planeta? Isso impossvel saber, porque a atmosfera vai se rarefazendo aos poucos e de maneira no uniforme. Da mesma forma no podemos determinar com absoluta preciso onde termina a eletrosfera de um tomo, ou seja, o seu tamanho. Os cientistas, para determinar seu tamanho, atribuem um valor aproximado para o raio do tomo. Dessa forma, eles consideram dois tomos iguais como sendo duas esferas tocando-se em um ponto. O raio do tomo ser a metade da distncia entre os ncleos desses tomos. Cloro Cloro O raio atmico do cloro. A distncia entre dois ncleos vizinhos medida experimentalmente. Raio atmico do cloro = 2 = (1nm =10 m) d=0,198 nm
-9

0,198 2

nm = 0,099 nm

Na tabela peridica, o raio atmico varia da seguinte maneira: Nos grupos, aumenta de cima para baixo. Isso explicvel pelo aumento do nmero de nveis de energia. Nos perodos, aumenta da direita para a esquerda. Os tomos de um perodo possuem no mesmo nmero atmico diminui, ou seja, diminui o nmeros de prtons nos ncleos. Assim, da direita para esquerda diminui a atrao entre o ncleo e eletrosfera, fazendo com que o tomo fique cada vez maior. A variao do raio atmico na tabela peridica

ENERGIA DE IONIZAO Sabemos que o eltron, ao receber energia, pode saltar para nveis cada vez mais afastados do ncleo. Se a energia for suficiente, o eltron poder inclusive sair do tomo. Quando isso acontece, o nmero de prtons torna-se maios que o nmero de eltrons, e o tomo adquire uma carga positiva. tomos positivos so chamados de ctions, ou ons positivos, e esse processo ser chamado de ionizao.
Energia de ionizao (EI) a energia necessria para retirar um eltron de um tomo no estado gasoso.

Veja a representao de ionizao de um tomo de hidrognio: H(g)


tomo neutro e no estado gasoso

El

H+(g)
on

+ eltron

Quanto mais afastado do ncleo estiver o eltron, menor ser a atrao exercida sobre ele e, portanto, menor ser a energia necessria para retir-lo. Em sntese, os eltrons da ltima camada saem mais facilmente do que os eltrons mais prximos do ncleo. Portanto quanto maior o tomo, mais fcil ser a perda de eltrons, ou seja, menor ser a energia de ionizao. Esse raciocnio vale para os elementos de qualquer perodo ao grupo d tabela peridica.

Quanto maior o raio atmico, menor a energia de ionizao.

ELETRONEGATIVIDADE De modo geral, a eletronegatividade a capacidade que o tomo possui de atrair eltrons de outros tomos (esse conceito ser aprofundado quando estudarmos as ligaes entre tomos). Comparandose dois tomos, o menor deles tende a ser mais eletronegativo. Assim, quanto menor o tomo, maior ser a sua facilidade de atrair eltrons de outros sistemas. Variao da eletronegatividade na tabela peridica. Os gases nobres no devem ser includos nessa variao.

OUTRAS PROPRIEDADES PERIDICAS Existem muitas outras propriedades peridicas e vrias delas sero apresentadas no decorrer de nosso curso. Veja mais alguns exemplos. Ponto de fuso fuso (3370C). O tungstnio, contido no filamento das lmpadas, o metal de maior ponto de

Variao do ponto de fuso na tabela peridica.

Densidade pesa 22,6 Kg.

O elemento mais denso o smio (d= 22,6 g/cm3). Um litro de smio macio

Variao da densidade na tabela peridica.

EXERCCIOS Se necessrio, consulte uma tabela peridica para responder aos exerccios seguintes. 01. (CESGRANRIO-RJ)Na tabela peridica, os elementos esto ordenados em ordem crescente de: a) nmero de massa. b) massa atmica. c) nmero atmico. d) raio atmico. e) eletronegatividade. 02. (UF-CE) Assinale a srie que composta, respectivamente, de um halognio, um metal alcalino e um gs nobre: a) Cl,C e Na. b) F,Na e He. c) K,Cl e Al. d) B,C e O. e) C, O e N. 03. (FGV-SP) Sabendo que um elemento qumico apresenta propriedades qumicas semelhantes s do oxignio (Z=8),sua provvel configurao eletrnica ser: a) 1s2 2s2 2p6 b) 1s2 2s2 2p6 3s2 c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1 d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3 e) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4 04. (FUC-MT) Considerando os elementos X (Z=17) e Y (Z=12), podemos afirmar que : a)X metal e Y no-metal. b) X e Y so metais. c) X no-metal e Y metal. d) X e Y so no-metais. e) X e Y so semimetais. 05. (UF-MG) Comparando-se os tomos neutros de cloro e sdio, os dois elementos qumicos formadores do sal de cozinha, possvel afirmar que o cloro: a) mais denso. b) menos voltil. c) tem maior carter metlico. d) tem menor energia de ionizao. e) tem maior raio atmico. 06. (ITA-SP) A energia de ionizao do cloro representa a energia posta em jogo na reao da equao: a) Cl2() + 2 e2Cl-(g) b) Cl(g) Cl+(g) + ec) Cl(g) +e Cl-(g) + d) 2Cl (g) +2 e Cl2(g) e) Cl2(g) Cl-(g) + Cl+(g)

07. (UF-SE) Considerem as seguintes transformaes que envolvem o elemento sdio: Na(S) Na() Na(g) III Na+(g) + eI II H absoro de energia na realizao: a) b) c) d) e) Da Transformao I,somente. Da transformao II,somente. Da transformao III,somente. Das transformaes I e II,somente. Das transformaes I,II e III.

08. Dadas as configuraes fundamentais: 1s2 2s2 2p6 3s1 (I) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p2 (II) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 (III) Indique qual ser o elemento qumico: a) de maior raio atmico; b) de maior energia de ionizao; c) com propriedades qumicas semelhantes s do potssio. 09. (UF-AL) Dos elementos seguintes,ter menor energia de ionizao: a) H b) F c) Li d) Na e) Cs

10. (FUVEST-SP) Considere seguintes tomos neutros: A (18 eltrons), B (17 eltrons), C (11 eltrons) e D (2 eltrons). a) A que famlia pertencem? b) Coloque-os em ordem crescentes de suas energias de ionizao. 11.Considere essas informaes: I.Quando um tomo perde um eltron,os eltrons restantes ficam mis atrados pelo ncleo. II.Todo ction (on positivo) menor que o tomo neutro correspondente. Analisando essas informaes,conclui-se que : a) b) c) d) e) Na + maior que Na0 (neutro). Cl+ maior que Cl0 (neutro). Na+ e Cl+ devem ter o mesmo tamanho. A retirada do segundo eltron deve ser mais difcil que a retirada do primeiro. A energia necessria para retirar o segundo eltron deve ser menor que a energia necessria para retirar o primeiro eltron.

Das könnte Ihnen auch gefallen