Sie sind auf Seite 1von 19

1 UNIDADE DIDTICA III NOVA ORDEM MUNDIAL E RELAES

INTERNACIONAIS

1. NOES BSICAS DE RELAES INTERNACIONAIS As Relaes Internacionais (RI ou ainda chamada de Relaes Exteriores) visam ao estudo sistemtico das relaes polticas, econmicas e sociais entre diferentes pases, cujos reflexos transcendam as fronteiras de um Estado, isto , tenham como foco o sistema internacional. Entre os atores internacionais com influncia nas RI, destacam-se os Estados, as empresas transnacionais, as organizaes internacionais e as organizaes no-governamentais. As RI podem ser focadas tanto na poltica externa de determinado Estado, quanto no conjunto estrutural das interaes entre os atores internacionais. As Relaes Internacionais surgem como um domnio terico da Cincia Poltica no ps 1 Guerra Mundial. Escolas para o estudo exclusivo dessa disciplina so criadas no Reino Unido e nos EUA, refletindo o interesse desses pases no entendimento das causas da guerra e em sua preveno. Posteriormente, desenvolver-se-iam estudos focados na ao estratgica dos Estados, no intuito de conservarem e ampliarem seu poder, tendo como elemento emprico de anlise a ao diplomtica e blica. Esses fatores ganham relevncia devido ao contexto histrico vivido durante a Guerra Fria. Os tericos mais eminentes no perodo so os norte-americanos. As teorias polticas clssicas concentraram seu interesse sobre as relaes internas dos Estados, estabelecidas entre governantes e a sociedade em geral. O estudo das relaes internacionais, ou seja, das relaes estabelecidas entre os Estados, muito mais recente. A preocupao com sistema internacional de Estados foi estimulada pela constituio progressiva de uma economia integrada, de mbito mundial. As transformaes na produo e na circulao de mercadorias tpicas do

2 sculo XVIII e XIX poca da Revoluo Industrial aumentaram a relevncia desses estudos. O vasto campo de estudo das relaes internacionais no definido de forma consensual. Diferentes autores encaram de modo divergente e muitas vezes conflitante o objeto das relaes internacionais.

1.1. ESCOLA IDEALISTA OU LIBERALISTA Oriunda do pensamento iluminista, a escola idealista enfatiza a comunidade de normas, regras e ideias que sustenta o sistema de Estados. Sua fonte a noo de direito natural que aplicada ao sistema internacional e implica na definio da justia como arcabouo das relaes entre os Estados. De certa forma, os ecos da viso rousseauniana do contrato social ressurgem aqui em um contexto especfico. Essa tradio, que se desenvolveu e se reforou no mundo anglo-saxo como uma reao moral aos horrores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), forneceu os parmetros para a escola idealista. Ainda hoje, a escola idealista assenta-se sobre a ideia iluminista ancestral da possibilidade de uma sociedade perfeita. Essa meta moral condiciona o carter francamente reformista dos autores, que se preocuparam em adaptar o sistema internacional s exigncias do direito e da justia. Os clebres "Quatorze Pontos", do presidente americano Woodrow Wilson a proposta de uma paz sem vencidos ou vencedores ao final da Primeira Guerra Mundial, bem como nos princpios fundadores da Liga das Naes, de 1920, inscreveram-se como exemplos da influncia idealista na diplomacia do sculo XX. At certo ponto a "poltica do apaziguamento" de Chamberlain e Deladier que multiplicou as concesses na v esperana de acalmar o belicismo de Hitler - foi tributria dessa corrente de ideias.

3 1.2. ESCOLA REALISTA A segunda tradio enfatiza no a comunidade ideolgica do sistema internacional, mas seu potencial conflitivo. As razes desse estilo encontram-se essencialmente em Maquiavel e Hobbes. Maquiavel sublinhou a importncia da fora na prtica poltica liberta de constrangimentos morais e conferiu legitimidade aos interesses do soberano. Em seu pensamento, os fins condicionam os meios. O ingls Hobbes, como o italiano Maquiavel, nutria profundo pessimismo em relao natureza humana. Ele reala uma ideia que se tornou a fonte da argumentao bsica da escola realista: a ausncia de um poder soberano e imperativo nas relaes internacionais. No plano acadmico, a escola realista desenvolveu-se como reao aos melanclicos e trgicos fracassos da "poltica do apaziguamento" conduzida na Europa do entreguerras. Substituindo a meta moral do sistema internacional pela anlise das condies objetivas que determinam o comportamento dos Estados, os pensadores realistas ancoraram sua argumentao nas noes de anarquia inerente ao sistema e da tendncia ao equilbrio de poder como contraponto a essa anarquia. Entenda-se anarquia no como caos, mas a ausncia de uma autoridade poltica central acima dos Estados, pois a nenhum Estado cabe o direito de ordenar, bem como os demais no tm obrigao de obedecer. As divergncias entre os autores realistas a respeito dos condicionantes do comportamento dos Estados originaram a corrente neo-realista, tambm conhecida como realismo estrutural. Contrariamente aos realistas que tentam definir o comportamento dos Estados pela nsia de poder, os neo-realistas preferiram identificar a busca da segurana como causa ltima da prtica poltica no sistema internacional.

4 1.3. ESCOLA RADICAL A terceira tradio tem razes mais recentes, situadas no pensamento marxista. Karl Marx no produziu uma teoria do sistema internacional, mas da histria da revoluo social. Ao contrrio das tradies citadas anteriormente, no a cooperao ou o conflito entre os Estados o seu objeto, mas o conflito entre as classes sociais. O Estado um elemento marginal no pensamento marxista, e o comportamento dos Estados, quando enfocado, surge apenas como veculo para interesses econmicos, polticos ou ideolgicos de outros atores (classes scio-econmicas, corporaes industriais e financeiras etc.). Contudo, principalmente por meio de Lnin, a tradio marxista forjou um pensamento sobre as relaes internacionais, classificado como escola radical ou neomarxista. O Liberalismo/Idealismo e o Realismo consolidaram-se ao longo das dcadas do sec. XX, como as principais correntes tericas nos estudos internacionais. Ambas as correntes derivariam novos debates, a partir da reviso de seus conceitos em novos quadros analticos. Nos anos 1980, originar-se-iam dessas discusses as correntes neorrealista e neoliberal.

1.4. SISTEMA INTERNACIONAL E O EQUILBRIO DE PODER A poltica externa consiste no conjunto de posturas, prticas e iniciativas do Estado relacionadas com o ambiente poltico que o envolve: o sistema internacional de Estados. Raymond Aron, em Paz e Guerra entre as Naes (MAGNOLI, 2009), define o sistema internacional como "o conjunto constitudo pelas unidades polticas que mantm relaes regulares entre si e que so suscetveis de entrar numa guerra geral". Os sistemas internacionais so constitudos, portando, de unidades separadas - isto , Estados soberanos - que se encontram integradas pelas relaes de independncia.

5 Tomando como ponto de partida o esquema das relaes internacionais, podemos dizer que as unidades polticas so rivais por que so autnomas em ltima anlise, elas s podem contar consigo mesmas. No ambiente de anarquia do sistema internacional, cada uma das unidades polticas componentes almeja sua segurana particular e, para increment-la, acumula meios e recursos de poder. O resultado da atitude de cada unidade poltica o aprofundamento da sensao de insegurana das demais que reagem, no sentido de recobrar sua segurana, ampliando seu prprio poder. O equilbrio de poder no se constitui o alvo da atividade de qualquer componente do sistema, mas emerge eventualmente da combinao das suas iniciativas particulares.Essa anarquia fornece certo grau de estabilidade provisria para o prprio sistema internacional. A estabilidade assegurada pelo equilbrio de poder entre as principais potncias. Em primeiro lugar, a estrutura do sistema envolve a considerao dos seus limites. Por muito tempo a distncia geogrfica funcionou como fator determinante na delimitao dos sistemas: entidades polticas muito distantes no podiam manter relaes interativas regulares. O sistema das cidades gregas na antiguidade - ancorado na rivalidade entre Atenas e Esparta, chegou a abranger, no mximo, o imprio persa. Contudo, o domnio macednio ampliou a unidade poltica e acumulou recursos econmicos e militares que permitiram empreendimentos distantes, dilatando os limites do sistema. A premissa de interdependncia poltica das entidades tambm funcionou como fator de delimitao espacial. As relaes estabelecidas entre as potncias mercantis europeias e as colnias no Novo Mundo, ou as relaes entre as potncias industriais do sculo XIX e suas colnias asiticas e africanas, embora regulares e constantes, no exprimem um sistema mundial, em funo da ausncia de soberania dos territrios subordinados. Em segundo lugar, a estrutura do sistema depende da configurao da relao de foras. Os sistemas organizam-se em torno das grandes potncias, ou seja, dos Estados que dispem dos meios para exercer uma influncia significativa sobre todos

6 os demais. Apenas as entidades polticas cujo poder levado em conta pelas principais so participantes integrais de um sistema de Estados. A configurao da relao de foras dos sistemas influi decisivamente sobre os padres de aliana, tenso e conflito que dinamizam. No sculo XIX, aps a derrota de Napoleo Bonaparte, constituiu-se um sistema europeu baseado na convivncia de cinco potncias: Gr-Bretanha, Frana, Prssia, Rssia e ustria-Hungria. O Congresso de Viena, de 1815, estabilizou as relaes entre elas pela constituio da chamada Santa Aliana. O Sistema de Metternich, como ficou conhecido, refletia o equilbrio de poder entre as potncias do Velho Mundo. O sistema de Estados europeus do sculo XIX representa um exemplo clssico de sistema multipolar ou pluripolar. Esse equilbrio, que perdurou por praticamente um sculo, comeou a ser erodido pela unificao alem de 1871, que gerou novas tenses em funo do aumento do poderio da Alemanha e da insegurana que ele provocou entre as demais potncias do sistema. Alm disso, no final do sculo, a emergncia dos Estados Unidos e do Japo como potncias internacionais comeou a provocar o alargamento dos limites do sistema, que tendia a se globalizar. A Primeira Guerra Mundial e as crises do entreguerras destruram definitivamente o sistema multipolar europeu do sculo XIX. A Segunda Guerra Mundial (1939-45) originou um sistema internacional de caractersticas completamente diferentes. A expresso Guerra Fria referencia-se nesse novo sistema, de abrangncia mundial, alicerado sobre o equilbrio entre as duas superpotncias termonucleares. Na segunda metade do sculo XX, a bipolaridade de poder estruturou as relaes entre os Estados e definiu os padres de conflito e cooperao em escala global. A partir do fim da Guerra Fria, podemos destacar que a complexidade da agenda internacional nos coloca diante de questionamentos sobre a permanncia do Estado e da permanncia da hierarquia atual na ordem internacional. O surgimento de novos atores capazes de contrariar a consolidada noo de soberania estatal e os problemas sistmicos relacionados a temas como meio ambiente, ONGs, blocos econmicos

7 regionais, empresas multinacionais, crise econmica global, terrorismo, crime organizado, fontes energticas, alimento e gua, desarmamento nuclear, entre outros todos eles permeando a estrutura estatal e fugindo do controle dos governos, nos levam a incertezas quanto definio e antecipao do ambiente futuro das relaes internacionais.

2. O MUNDO BIPOLAR E O FIM DA VELHA ORDEM MUNDIAL O arranjo de poder na relao entre os pases mudou completamente com o fim da 2 Guerra Mundial. As tradicionais potncias imperialistas europeias, Alemanha, Frana e Inglaterra, estavam combalidas ao final do conflito. O esforo de guerra causara uma reduo na produo de alimentos e bens de consumo. Os setores estratgicos de seus parques industriais e redes de infra-estrutura estavam parcialmente destrudos. A maneira como ocorreu o desfecho do conflito tambm no favoreceu as potncias da Europa Ocidental. Ao final, Estados Unidos e Unio Sovitica se afirmaram como novas potncias emergentes que viriam a se tornar os dois grandes polos de poder das relaes internacionais no ps-2 Guerra. Logo, as rivalidades e conflitos de interesse surgidos entre ambas dariam incio chamada Guerra Fria, um conflito de fundo ideolgico, poltico e econmico entre as duas superpotncias, que disputavam reas de influncia com o intuito de alcanar a hegemonia planetria. A Guerra Fria durou pouco mais de 40 anos, nos quais foram deflagrados inmeros conflitos e guerras em nome das disputas ideolgicas entre capitalistas e socialistas. Com o objetivo de dissuadir seu oponente, ambas superpotncias protagonizaram uma corrida armamentista sem propores na histria, que teve como desdobramentos a expanso do arsenal nuclear e a corrida aeroespacial. Conflitos como a Guerra da Coreia, a Revoluo Cubana, a crise dos msseis em Cuba, a Guerra do Vietn e a boa parte das guerras civis relacionadas descolonizao africana e

8 asitica so consequncias da estrutura de relaes delineadas na Guerra Fria, a maioria com desdobramentos at os dias atuais. Os arranjos de poder nas relaes entre Estados que se configuraram nesse perodo constituram o que se denominou uma ordem mundial bipolar, pois as duas superpotncias comandavam seus respectivos blocos de poder e disputavam reas para serem incorporadas. Este ordenamento de poder chegou ao fim em 1991, com o desmembramento da URSS e a crise total do socialismo real. So muitos os fatores que contriburam para o fim da Unio Sovitica. Internamente, dentre outros, destacam-se: 1) A estrutura burocrtica estabelecida desde os tempos de Stalin, que criou uma classe poltica privilegiada; 2) A produo insuficiente de bens de consumo; 3) As questes polticas e tnicas internas, j que no havia democracia e a prpria constituio do pas se dera a partir da imposio do domnio russo sobre os demais povos integrantes das repblicas. Relacionados situao externa e estagnao da economia nos anos 70 e 80 ocorreram: 1) A dificuldade de incentivar a inovao na maioria dos setores da economia; 2) A incapacidade de produzir com padres razoveis de eficincia, fazendo com que o pas no acompanhasse os avanos capitalistas da 3 Revoluo Industrial; 3) Os elevados gastos militares decorrentes da corrida armamentista.

3. O DEBATE SOBRE AS NOVAS POLARIDADES Sob certos aspectos, a velha ordem mundial apresentava estrutura claramente definida. Havia dois grandes blocos de poder, associados s ideologias antagnicas. Os diversos pases podiam se posicionar em trs campos: bloco capitalista, bloco socialista ou no-alinhados. Portanto, apesar de toda a tenso vivida no perodo, a maior parte dos analistas classifica a Guerra Fria como um momento de relativa estabilidade na estrutura das relaes internacionais.

9 A nova ordem mundial, que se configura a partir da derrocada da URSS, se constitui um arranjo recente, em definio. Um perodo de transio a um ordenamento que ainda se constri. Contudo, algumas afirmaes j se consolidam nas anlises acerca do tema. Por exemplo, as comparaes entre velha e nova ordem tendem a situar esta ltima como um momento de maior instabilidade na estruturao das relaes de poder entre pases. Um dos principais temas das anlises acerca da nova ordem a definio da distribuio do poder planetrio a partir da noo de polos. Que mecanismo substitui a bipolaridade predominante na Guerra Fria? Diferentes verses tm sido elaboradas com o intuito de responder a esta questo, o que impossibilita a existncia de um consenso sobre o assunto. Identificar os polos de poder significa analisar quais pases tm a capacidade de influncia nas prticas polticas e econmicas em escala global. Porm, to importante quanto definir as polaridades que se impem na atualidade compreender os principais processos que se delineiam na conjuntura vigente. Uma das principais caractersticas da nova ordem a substituio do domnio das questes ideolgicas e militares pela hegemonia das questes econmicas, mesmo que outros temas difusos ganhem relevncia no momento atual. Enquanto na Guerra Fria a definio das potncias se dava sobretudo pelo vigor de seu poderio blico, na nova ordem, a economia o principal alicerce das tentativas de definio das novas polaridades. Assim, o grau de desenvolvimento econmico, tecnolgico e social assume um papel importante na definio dos novos polos de poder. Um exemplo da preponderncia de fatores econmicos na determinao das polaridades atuais est nas definies que identificam a existncia de uma trade composta por EUA, Japo e Alemanha. Estes dois ltimos apresentaram um grande crescimento econmico at a recesso dos anos 1990, em boa parte devido aos planos norte-americanos de reconstruo econmica. A quantidade de capital injetado e a presena das empresas norte-americanas contriburam para elevar novamente a economia de ambos, e tambm para a manuteno do crescimento estadunidense.

10 Estes dois pases eram, at 2008, respectivamente, a segunda e a terceira maior economia do mundo. Ambos possuem um grande poder de influncia em suas respectivas regies. A Alemanha exerce um papel de liderana poltica e econmica na Unio Europeia ainda que no o faa de forma isolada, o mesmo ocorrendo com o Japo, em relao sia. Contudo, nenhum dos dois pases, ao contrrio dos EUA, apresenta um destacado poder poltico ou militar em escala mundial vide o fato de nenhum dos dois possuir assento no Conselho de Segurana da ONU e at pouco tempo no possurem o direito de consolidar uma estrutura militar a altura de seu potencial econmico. Com a sada de cena do debate ideolgico, abriu-se um espao para que novas questes fossem colocadas nas disputas de poder nas relaes internacionais. Temas como direitos humanos, democracia, meio ambiente, gerao de energia, segurana e comrcio internacional adquirem grande relevncia na atual agenda e passam a influenciar com maior vigor o jogo de poder das relaes entre Estados. A globalizao e o crescimento dos pases emergentes alteram a geografia da produo de bens capitalista e exigem um rearranjo da dinmica da produo e distribuio de energia. Igualmente, o alto crescimento do volume de produo em um mundo de matriz energtica calcada em recursos no-renovveis, torna a disputa pelo controle destes recursos mais intensa. Neste contexto, a segurana energtica assume um papel relevante na agenda internacional e se relaciona a conflitos recentes como os do Afeganisto, da Gergia e a Guerra do Iraque. A noo de ordem mundial se refere s estruturas de relaes internacionais, e sabe-se que o processo de globalizao vem afetando o modo como se posiciona o Estado na sociedade capitalista. Observa-se a elevao do poder de organismos internacionais, ONGs e grandes corporaes multinacionais, estas ltimas sendo consideradas os principais atores da globalizao. A prpria expanso da circulao dos fluxos por redes que se dispersam pelos mais variados cantos do globo relativiza o poder de controle e determinao do Estado sobre o seu territrio. Embora seja primordial identificar o papel dos referidos processos e atores no jogo de poder que se

11 configura na atualidade, no se pode cair no alarmismo de que estes substituem os Estados em seu protagonismo na dinmica das relaes internacionais. Uma caracterstica marcante do atual perodo a existncia de apenas uma grande potncia de presena e influncia efetivamente global. Os Estados Unidos so considerados por muitos analistas o maior imprio da histria, por ter alcanado uma supremacia incomparvel nos campos econmico, militar, poltico e mesmo cultural. Hoje, os Estados Unidos controlam bases militares ao redor do mundo e possuem um oramento militar que beira a metade de todo gasto mundial com o setor. O pas possui as principais universidades e o que mais registram patentes, sede da maior parte das grandes multinacionais, exerce enorme influncia sobre o sistema financeiro e o comrcio de commodities. A indstria cultural norte-americana complementa a estrutura de dominao aqui delineada, sendo responsvel por uma alta fatia da produo de filmes, programas de televiso, produo musical etc. Considerados em conjunto, estes aspectos traduzem uma hbil estratgia de controle hegemnico que ocorre por meio das armas, da inovao tecnolgica e da influncia sobre os hbitos. Entretanto, a prpria hegemonia estatal norte-americana no se mostra suficiente e eficaz contra a ao de alguns atores no estatais, que exercem papel perturbador no sistema poltico internacional. A partir do fim da bipolaridade, esses atores passaram de coadjuvantes da guerra ideolgica para protagonistas no desequilbrio mundial. A ao de grupos terroristas, do crime organizado e do narcotrfico, at ento contidos e submetidos pela guerra ideolgica travada pelas superpotncias durante a Guerra Fria, tornaram-se ameaas estabilidade mundial, desafiando o poder estatal que se viu incapaz de impedir suas aes em um conflito assimtrico, para o qual o Estado no estava e ainda no est preparado. Isso no significa que esses atores sejam novos no sistema internacional. O que novo o resultado de sua ao. Se antes possuam capacidade para desestabilizar algum Estado ou alguma regio definida, atualmente sua ao exerce influncia em todo o sistema poltico internacional.

12 Mais recentemente, os atentados de 11 de setembro de 2001 desafiaram diretamente o poder da hiperpotncia e contriburam para a alterao de algumas caractersticas da nova ordem. As causas dos atentados se associam: 1) aos efeitos do processo de globalizao sobre as reas perifricas, que geram situaes de opresso poltica, econmica e cultural; 2) s aes imperialistas dos Estados Unidos no Oriente Mdio; e 3) estrutura interna de poder dos pases dessa regio, altamente complexa e conflituosa. A resposta norte-americana se deu com base no predomnio de medidas unilaterais, que se estenderam do campo militar ao poltico e econmico, mesclada com algumas aes baseadas no multilateralismo e na busca de parcerias usualmente reduzidas esfera retrica. O evento de 11 de setembro de 2001 no alterou a relao de poder entre as potncias, mas influiu sobre as novas posies e prioridades destas, em especial da potncia hegemnica. De fato, o que se sucedeu aos atentados foi o maior exerccio do poder pelos Estados Unidos nos mais diversos aspectos das relaes internacionais. Outro aspecto singular da nova ordem mundial, portanto, a ascenso do terrorismo globalizado como um dos principais temas da agenda internacional. Neste ponto, mais uma vez, o grande marco foi o atentado terrorista de 2001, que consolidou o grupo terrorista denominado Al-Qaeda como o grande inimigo de algumas das principais potncias capitalistas. As relaes estabelecidas na globalizao possibilitam a organizao do terrorismo internacional nos moldes atuais, pois este est diretamente associado s condies de financiamento geradas pelos parasos fiscais, crescente desigualdade social e s questes relacionadas dominao econmica, poltica e cultural. Contudo, um olhar restrito escala global no identifica as peculiaridades das sociedades onde tal fenmeno se desenvolve. Em consequncia da ascenso do terrorismo internacional, surge uma peculiaridade que a caracterizao de novos padres de conflitos que no se estabelecem entre Estados. So bons exemplos a invaso do Afeganisto e as incurses no norte do Paquisto realizadas pelos Estados Unidos, bem como os

13 conflitos Israel-Palestina e Israel-Hezbolah. Nesses casos, os Estados envolvidos declaram combater ameaas sua segurana nacional causadas por grupos terroristas. Nos ltimos anos, observa-se ainda a emergncia de novas potncias que passam a rivalizar nos mais variados aspectos com as j consolidadas. Certamente, o pas mais destacado dos chamados emergentes a China, que apresenta h mais de duas dcadas o maior crescimento econmico mundial e possui no momento o terceiro maior PIB (produto interno bruto) do mundo. O grupo se completa com Brasil, Mxico, ndia, Coreia do Sul, os Tigres Asiticos e a frica do Sul. Estes pases representam a principal fronteira de expanso do capital multinacional na disputa por mercados e esto bastante integrados s redes produtivas dos pases desenvolvidos. Tal percepo os torna atores com maior poder no cenrio internacional. Por isso, o grupo tem se movimentado com o intuito de reorganizar as relaes de poder presentes nos grandes organismos internacionais como ONU, Organizao Mundial do Comrcio e Banco Mundial. justamente neste contexto que muitos analistas indicam a existncia do conflito Norte x Sul, que substitui o que se chamava na Guerra Fria de conflito Leste (ocidente capitalista) x Oeste (oriente socialista). O Norte compreende os pases desenvolvidos, que procuram manter as estruturas polticas e econmicas desiguais, e o Sul representa os pases subdesenvolvidos, includos os emergentes, que buscam reduzir as diferenas que persistem em relao aos pases mais ricos. A maior parte das anlises acerca das polaridades da nova ordem varia entre defini-la como unipolar ou multipolar. A tese da unipolaridade considera os Estados Unidos uma superpotncia com ampla superioridade frente aos demais pases e concorrentes, destacando aspectos do campo poltico e militar. A ideia da multipolaridade enfatiza a emergncia de novas potncias que vem alterando o equilbrio de poder global. H ainda argumentos que buscam integrar os dois anteriores e que caracterizam a nova ordem como: unipolar no campo militar e multipolar no

14 campo econmico, uma multipolaridade com desequilbrio de poder ou ainda uma unipolaridade que caminha para a multipolaridade.

4. A FORMAO DOS BLOCOS ECONMICOS E DE PODER O fim da disputa ideolgica entre capitalismo e socialismo tornou mais visveis as questes que se configuravam nas escalas regional e nacional. Da mesma forma, as aspiraes econmicas passaram a predominar nos espaos de discusses entre Estados. Associado a isso, observa-se, nas ltimas dcadas, o fenmeno de formao de blocos de pases com diversas finalidades, uma tendncia da atual fase de desenvolvimento capitalista. Esses blocos podem se estruturar regionalmente, como acontece com o MERCOSUL e a Unio Europeia, ou a partir da defesa de interesses comuns, como ocorre com o G-8 e os G-20's. A formao dos blocos econmicos regionais um processo que se relaciona s necessidades de expanso de mercados e acumulao de capitais, bem como a uma estratgia de melhor insero internacional dos pases. A Unio Europeia, mais antigo e desenvolvido bloco regional, um exemplo claro do que ocorre. Sua origem remonta dcada de 1950, e se associa a um projeto de reinsero poltica e de retomada econmica das potncias do continente, que haviam perdido a hegemonia para EUA e URSS. Liberar as barreiras dos pases membros do bloco significava facilitar as trocas entre empresas e estimular o crescimento econmico. A liderana norte-americana e japonesa nas inovaes relacionadas revoluo informacional nos anos 1970/80 tornou mais urgente o processo de integrao europeu, que deslanchou a partir da assinatura do acordo que deu origem ao Mercado Comum Europeu, em 1986. Esse processo de integrao, que chegou atual Unio Europeia, representa uma reestruturao do poder dos Estados e, principalmente, uma alterao na relao do Estado com suas fronteiras. Exemplifica tambm a dinmica de contradies presentes na histria do sistema capitalista, pois a tendncia formao de blocos

15 econmicos regionais, que visa expandir, garantir e controlar mercados, intensificou-se no maior perodo de expanso do neoliberalismo, que prega, paradoxalmente, a liberalizao total das trocas comerciais. Deve-se analisar a formao da Unio Europeia e dos demais blocos - como um projeto econmico e de poder. Os blocos regionais facilitam a integrao econmica e a circulao de bens nos territrios por eles abrangidos, traduzindo-se numa nova estratgia de insero no mbito das relaes internacionais contemporneas. Alm dos blocos regionais, observa-se a tendncia da poltica internacional atual da formao de blocos com grupos de pases com interesses comuns. Um exemplo disso o chamado G-8 (o Grupo dos Sete e a Rssia, antigo G-7 mais um). O G-8 um grupo internacional que rene os sete pases mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, mais a Rssia. Todos os pases integrantes do G-8 se dizem naes democrticas. Integram esse Grupo: EUA, Frana, Canad, Alemanha, Itlia, Japo, Reino Unido e a Rssia. Os objetivos do G-8 tm evoludo ao longo dos anos, levando em considerao novas necessidades e conjunturas polticas. Esse frum, que originalmente girava essencialmente em torno do ajuste das polticas econmicas de curto prazo entre os pases participantes, adotou uma perspectiva mais geral e mais estrutural, acrescentando sua agenda um grande nmero de questes polticas e sociais, particularmente na rea da segurana mundial, do desenvolvimento sustentvel e da sade mundial. O carter informal do grupo permitiu-lhe evoluir sem deixar de ser eficiente e adequado s necessidades. De suas discusses, so expedidas as diretrizes que seus membros implementaro nas diversas reas das relaes internacionais e no mbito das demais organizaes supranacionais (relaes bilaterais, relaes entre blocos regionais, OMC, Banco Mundial, FMI, ONU etc). O Grupo dos 20 maiores pases em desenvolvimento (emergentes) um grupo de pases em desenvolvimento, criado em 20 de agosto de 2003, como uma tentativa de formar um bloco que defendesse os interesses dos seus integrantes nas negociaes frente aos pases desenvolvidos, configurando-se como um instrumento na contenda do chamado conflito Norte x Sul. composto pelos pases com forte

16 economia agrcola, que concentra sua atuao em agricultura, que o tema central da Agenda de Desenvolvimento de Doha. A rodada de Doha das negociaes da OMC visa a diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo. As conversaes centram-se nas divergncias entre os pases desenvolvidos e os maiores pases em desenvolvimento (representados pelo G-20). Os subsdios agrcolas so o principal tema de controvrsia nas negociaes. O G-20 tem uma vasta e equilibrada representao geogrfica, sendo em 2009 integrado por 23 membros: 5 da frica (frica do Sul, Egito, Nigria, Tanznia e Zimbbue), 6 da sia (China, Filipinas, ndia, Indonsia, Paquisto e Tailndia) e 12 da Amrica Latina (Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Cuba, Equador, Guatemala, Mxico, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Desde a sua constituio, o G-20 gerou grande interesse, criou expectativas e recebeu tambm crticas vindas de diferentes setores. O Grupo dedica-se a intensas consultas tcnicas e polticas, visando a injetar dinamismo nas negociaes relacionadas ao comrcio agrcola. A legitimidade do Grupo deve-se s seguintes razes: - importncia dos seus membros na produo e comrcio agrcolas, representando quase 60% da populao mundial, 70% da populao rural em todo o mundo e 26% das exportaes agrcolas mundiais; - sua capacidade de traduzir os interesses dos pases em desenvolvimento em propostas concretas e consistentes; e - sua habilidade em coordenar seus membros e interagir com outros grupos na OMC. O outro G-20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, um grupo formado pelos ministros de finanas e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a Unio Europeia. Foi criado em 1999, aps as sucessivas crises financeiras da dcada de 1990. Visa a favorecer a negociao internacional, integrando o princpio de um dilogo ampliado, levando em conta o peso econmico crescente de alguns pases, que juntos compreendem 85% do produto nacional bruto

17 mundial, 80% do comrcio mundial (incluindo o comrcio intra-UE) e dois teros da populao mundial. O Grupo dos 20 foi proposto como um novo frum para cooperao e consulta nas matrias pertinentes ao sistema financeiro internacional. Estuda, revisa e promove a discusso entre os principais pases industriais e emergentes. O objetivo primrio do G-20 discutir e desenvolver polticas de promoo do crescimento sustentado da economia global, com base na poltica econmica neoliberal, visando: - a eliminao de restries no movimento de capital internacional; - desregulamentao; - condies de mercado de trabalho flexveis; - privatizao; - garantia de direitos de propriedade intelectual e outros; - criao de um clima de negcios que favorea a realizao de investimentos estrangeiros diretos; - liberalizao do comrcio global. Em deciso tomada em setembro de 2009, o G-20 (maiores economias) passar a ser o foro principal da cooperao econmica mundial, em substituio ao G-8. A palavra BRIC foi criada em novembro de 2001, pelo economista Jim O'Neill, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs, para designar, no relatrio "Building Better Global Economic Brics", os quatro principais pases emergentes do mundo: Brasil, Rssia, ndia e China. Usando as ltimas projees demogrficas e modelos de acumulao de capital e de produtividade, Goldman Sachs mapeou as economias dos pases BRICs at 2050. A concluso do relatrio que esse grupo de pases pode tornar-se a maior fora na economia mundial, superando as economias dos pases do G-6 (EUA, Japo, Alemanha, Reino Unido, Frana e Itlia) em termos de valor do PIB. Alm da importncia econmica, os BRIC tenderiam a aumentar sua influncia poltica e militar sobre o resto do mundo. O estudo ressalta, no entanto, que cada um dos quatro enfrenta desafios diferentes para manter o crescimento na faixa desejvel. Por isso,

18 existe uma boa probabilidade das previses no se concretizarem, por polticas inadequadas, simplesmente por m sorte ou ainda por erros nas projees e falhas do prprio modelo matemtico adotado. Mas se os BRICs chegarem pelo menos perto das previses, as implicaes para a economia mundial sero grandes e mudanas podem ocorrer mais rapidamente do que se imagina. De acordo com o estudo, o grupo dever concentrar mais de 40% da populao mundial e um PIB de mais de 85 trilhes de dlares. Atualmente os BRICs no formam um bloco poltico, uma aliana de comrcio formal e uma aliana militar, mas constituram uma aliana atravs de vrios tratados de comrcio e cooperao assinados em 2002. Em 2009, os BRICs so os pases que enfrentam em melhores condies a crise econmica mundial iniciada, em 2008. Estabelecido em junho de 2003, o IBAS um mecanismo de coordenao entre trs pases emergentes, trs democracias multitnicas e multiculturais, que esto determinados a redefinir seu lugar na comunidade de naes, a unir voz em temas globais e a contribuir para a construo de uma nova arquitetura internacional. Nesse movimento, abre-se igualmente a projetos concretos de cooperao e parceria com pases com menor grau de desenvolvimento. O IBAS foi formalizado pela Declarao de Braslia, que apresenta, como principais fatores de aproximao entre ndia, Brasil e frica do Sul, as credenciais democrticas, a condio de naes em desenvolvimento e a capacidade comum de atuao em escala global. O status de potncias mdias, a necessidade de corrigir desigualdades sociais internas e a existncia de parques industriais consolidados so frequentemente apontados como outros elementos que alimentam convergncias entre os membros do Frum.

19 REFERNCIA BIBLIOGRFICA BARBOSA, R. A. (2002). Os EUA ps 11 de setembro: implicaes para a ordem mundial e para o Brasil. Revista Brasileira de Poltica Internacional, jan-jul, vol 45, n 001, Braslia. Artigo. p. 72-91. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v45n1/a03 v45n1.pdf.>. Acesso em: 05 de mar. de 2009. CHOMSKY, Noam. 11 de Setembro. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2002. DUPAS, G. e LAFER, C. A nova configurao mundial de poder . So Paulo: Ed. Paz e Terra, 2008. FIORI, J. L. Mudanas estruturais e crise de liderana no sistema mundial. Economia poltica internacional: anlise estratgica, n 7, out/dez 2005. Artigo. Disponvel em: <http://www.eco.unicamp.br/asp-scripts/boletim_ceri/boletim/ /boletim7/01_fiori.pdf> Acesso em: 05 de mar. de 2009. HAESBAERT, R.; PORTO-GONALVES, C. W. A nova (des)ordem mundial. So Paulo: Unesp, 2006. HARDT, M. e NEGRI, A. Imprio. Rio de Janeiro: Record, 2001. MAGNOLI, Demtrio. Teoria das Relaes Internacionais. Artigo. Disponvel em: http://www.cefetsp.br/edu/eso/geografia/relacaointernacional.html. Acesso em: 16 de out. de 2009. MELLO, J. M. C. de. A contra-revoluo liberal conservadora e a tradio crtica latino-americana. Um prlogo em homenagem a Celso Furtado. Revista Economia e sociedade, Campinas, 159-164, dez.1997. MOREIRA, Joo Carlos; SENE, Eustquio. Mundo contemporneo: economia e geopoltica. In: ______.Geografia: volume nico. So Paulo: Scipione, 2008. RUDZIT, G. ONU, ordem internacional e terrorismo. Revista de Economia e Relaes Internacionais, v. 4, n7, jul.2005. Artigo. p. 57-68. Disponvel em: <http://www.faap.br/revista_faap/rel_internacionais/pdf/revista_economia_07.pdf.>. Acesso em: 05 de mar. de 2009. SANTOS, Julio Csar Borges dos. Introduo ao internacionais. 1 edio. Rio de Janeiro: Corifeu, 2008. estudo das relaes

Das könnte Ihnen auch gefallen