Sie sind auf Seite 1von 2

2 FASE X EXAME DE ORDEM UNIFICADO - DIREITO CIVIL EXERCCIO 01 BLOCO DE QUESTES 01

Programao dos exerccios Data do pedido pelo professor em aula Entrega pelo aluno (www.lfg.com.br/areadoaluno) Correo pelos professores 09/05/2013 17/05/2013 19/05/2013

Questo 01 - Joo contrata voc como advogado (a) a fim de represent-lo em determinada demanda judicial. Os termos so ajustados por contrato escrito, assinado por duas testemunhas, fixando-se o pagamento de 1/3 dos honorrios em caso de revogao do mandato antes da sentena; 2/3, em caso de revogao aps a sentena; e integral no caso de autos findos. O trabalho realizado com zelo e proficincia, e o juzo julga procedente em parte o pedido autoral, compensando-se as despesas e os honorrios de sucumbncia. Na fase de cumprimento de sentena, o autor vem a bito, deixando seus sucessores de constitu-lo como advogado. Considerando que voc atuou exclusivamente naquele processo, entende que faz jus ao recebimento dos honorrios contratuais. Com base no cenrio acima, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso. a) Em tal hiptese, qual medida judicial voc poder tomar a fim de receber os honorrios contratuais? b) Qual dever ser o procedimento adotado a fim de receber os honorrios contratuais? Questo 02 Carla Sintra e Rubens Lee escolhem, como regime de bens de seu casamento, aquele da participao final nos aqestos. Carla era devedora de vrios credores, em decorrncia de obrigaes surgidas antes do casamento. O casal acaba por se separar judicialmente, aps 5 anos de matrimnio. Na qualidade de um dos credores, justifique, juridicamente, a possibilidade de penhora de bens de Carla para a satisfao dos seus crditos. Questo 03 Svio, caseiro da residncia de campo de propriedade de Romrio, foi citado como nico Ru em ao movida por Zetti, na qual este (Zetti) alega ser o legtimo proprietrio. Ocorre que Svio, como j dito, no proprietrio do imvel, sendo apenas caseiro contratado por Romrio. Diante dessa situao, como advogado consultado por Svio, pergunta-se:
Direito Civil X Exame Unificado OAB - FGV

a) Qual o instituto processual adequado a ser utilizado por Svio para a correo do polo passivo da demanda? Indique o fundamento legal. b) Qual o prazo para a apresentao da medida? Indique o fundamento legal.

Questo 04. Maria, funcionria de uma empresa transnacional, foi transferida para trabalhar em outro pas e, por isso, celebrou contrato de compra e venda de seu apartamento com Joo, prevendo que Maria poderia resolver o contrato no prazo de um ano, desde que pagasse o preo recebido pelo imvel e reembolsasse as despesas que Joo tivesse com ele. O referido contrato de compra e venda foi devidamente levado ao registro de imveis com atribuio para tal. Nesse perodo, Joo vendeu o apartamento para Mrio, que tinha conhecimento de que ainda estava no prazo de Maria retomar o imvel e l foi residir com sua esposa. Contudo, Maria retornou ao Brasil antes do perodo de um ano estipulado e, ao ter cincia de que o novo proprietrio do apartamento era Mrio, notificou-o de que desejaria retomar o imvel, com o pagamento do valor do imvel mais as despesas realizadas. Mrio, porm, recusou o recebimento das quantias, afirmando que o contrato sujeito clusula resolutiva foi pactuado com Joo, no vinculando a terceiros. Responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso. a) Assiste razo a Mrio?
b) Qual dever ser o procedimento adotado por Maria a partir da recusa de Mrio em receber a quantia?

Direito Civil X Exame Unificado OAB - FGV

Das könnte Ihnen auch gefallen