Sie sind auf Seite 1von 7

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N 14 A Cadeia de Valor e a Logstica


Objetivo da Aula
Conhecer o conceito de Cadeia de Valor, suas vantagens e compreender qual a participao da Logstica nesse conceito to inovador.

Introduo
Vantagens competitivas vm sendo agregadas ao longo de toda a cadeia de suprimento. Melhorias contnuas devem ser buscadas em todos os elementos da cadeia, reduzindo-se os custos, melhorando-se a qualidade dos produtos e o nvel de servio para os clientes finais. Um elemento que possibilita uma anlise sistematizada do processo chamado de cadeia de valor. Os elementos da cadeia de suprimento vo desde o fornecedor da matriaprima destinada fabricao de um produto, at o consumidor final, passando pela manufatura, centros de distribuio, atacadistas (quando h) e varejistas. Para atuarem de forma integrada e com sucesso na cadeia de suprimentos, as empresas, alm de implementarem um controle de qualidade adequado, devem priorizar a reduo de seus custos para serem competitivas em um mercado to globalizado. Na aula anterior, estudamos o conceito das flexibilidades logsticas. Nesta aula, aprofundaremos nossos conhecimentos sobre a cadeia de Valor.

Faculdade On-Line UVB

Logstica e Distribuio

85

Aula 14 - A Cadeia de Valor e a Logstica

Anotaes do Aluno

uvb

1. A Cadeia de Valor
O conceito da cadeia de valor foi desenvolvido por Michael Porter, professor da Harvard Business School, e , atualmente, um dos pilares do moderno Gerenciamento da Cadeia de Suprimento. Segundo Michael Porter, a cadeia de valor o conjunto de atividades realizadas por uma empresa que cria valor e aumenta a sua capacidade competitiva. Podem ser divididas em atividades primrias, como logstica, fabricao, marketing, vendas, servios ps-venda, e em atividades secundarias, como infra-estrutura da empresa, recursos humanos, tecnologia e compras.

2. O valor
Em um ambiente competitivo, valor o montante que os compradores esto dispostos a pagar por aquilo que uma empresa ou indivduo lhes fornece (PORTER,1989). Um bom exemplo de uma gua sendo vendida em um engarrafamento gigantesco, em um dia de calor insuportvel. O que poderia ser gratuito em sua casa passa a ter um alto valor. O valor no medido pelo custo final, mas pela receita total, resultante do preo que a empresa estabelece para o produto, em razo do mercado e do nmero de unidades que ela possa vender. A margem de lucro dar-se- quando a soma dos custos envolvidos na gerao do produto for menor do que o valor que ela consegue estabelecer para ele. Essa margem, normalmente, dividida, no em partes iguais, entre varejista, fabricante, fornecedores, transportadoras, intermedirios e todos os participantes da cadeia de suprimento. A meta de uma empresa competitiva deve ser aumentar ao mximo o valor agregado de seus produtos e, ao mesmo tempo, minimizar seus custos globais na cadeia de suprimento.

Faculdade On-Line UVB

86

Aula 14 - A Cadeia de Valor e a Logstica

Logstica e Distribuio

Anotaes do Aluno

uvb

3. As Atividades de Valor
As atividades de valor so formadas pelos processos fsico-operacionais que a empresa utiliza para criar um produto com certo valor de mercado. Cada atividade de valor usa diversos insumos, como recursos humanos, materiais, tecnologia, informao, entre outros, podendo gerar ativos financeiros, como estoques e contas a receber, e passivos, como contas a pagar. A cadeia de suprimento formada por uma seqncia de cadeias de valor e as atividades de valor so os elementos-chave da vantagem competitiva. A cadeia de valor no um conjunto de atividades independentes, mas um sistema de atividades interdependentes. A cadeia de valor completa muito extensa, pois envolve a manufatura, seus fornecedores, outros fornecedores nos segmentos anteriores do processo, varejistas, bem como outros agentes eventuais, como atacadistas, representantes e distribuidores. Ainda se observa, em muitos casos, que cada empresa da cadeia de valor tenta tirar o mximo de vantagem para si, ignorando os possveis efeitos sobre os demais co-participantes. Este quadro, retirado do site do Banco do Brasil, serve como ilustrao para nosso estudo:

Faculdade On-Line UVB

87

Aula 14 - A Cadeia de Valor e a Logstica

Logstica e Distribuio

Anotaes do Aluno

uvb

AGREGANDO A VISO DE CADEIA DE VALOR Trabalhar com a viso de cadeia de valor significa considerar todas as atividades de produo e entrega, que agregam valor a produtos e servios at o consumidor final. A cadeia de valor abrange a cadeia produtiva (matria-prima at produto/servio), a cadeia de distribuio (produto/servio at o consumidor final), bem como todos os elementos de influncia direta e indireta no descritos na forma de atividade (como governo, cooperativas e instituies financeiras, entre outros). Considerando que uma das principais metas de qualquer empreendimento o crescimento da rentabilidade, a cadeia de valor deve ser gerenciada, identificando atividades que no adicionam valor para evitar dispndios desnecessrios e procurando a melhoria contnua do produto, em todas as etapas. A anlise da cadeia de valor um grande diferencial competitivo. Depois que a cadeia de valor totalmente articulada, decises estratgicas fundamentais tornam-se mais ntidas. As decises de investimentos podem ser vistas de uma perspectiva do seu impacto na cadeia global. Construir uma vantagem competitiva sustentvel exige conhecimento de todos os atores envolvidos e dos estgios-chave que podem conduzir ao sucesso. Essa a viso de cadeia de valor, assim com o DRS.

Faculdade On-Line UVB

88

Aula 14 - A Cadeia de Valor e a Logstica

Logstica e Distribuio

Anotaes do Aluno

uvb

4. Participao da Logstica na Cadeia de Valor


A cadeia de valor deve ser trabalhada de forma sistemtica e contnua, visando melhoria da competitividade de toda a cadeia de suprimento no mercado. O processo no pra por a e podem-se conseguir redues adicionais nos custos das atividades de valor, medida que o grupo de empresas que formam a cadeia de valor for aumentando sua participao no mercado e investindo em novas expanses. Grande parte das medidas que servem para melhorar a cadeia de valor depende de um bom desempenho das atividades logsticas. Deixando de tratar somente das operaes logsticas clssicas, a Logstica, hoje, passa a agir no campo estratgico, atuando, fortemente, na concepo, planejamento, implementao e execuo dos projetos estratgicos das empresas. Como exemplo dessas medidas, podem-se citar: Implantao de um sistema ECR ou Efficient Consumer Response, com reabastecimento das lojas do varejista diretamente pelo produtor, com uso de EDI; Parcerias com fornecedores de matria-prima e de componentes da indstria, visando otimizao e conseqente reduo nos custos finais; Entre outras.

5. EDI e ECR
a. EDI, ou Electronic Data Interchange uma troca automatizada, de um computador para outro, de informaes de negcios estruturadas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo com um padro reconhecido internacionalmente. Turban e colaboradores consideram que o uso primrio do EDI transferir transaes de negcio repetitivas, tais como encomendas, faturas, aprovaes de crdito e notificaes de envio. Isso significa que o EDI, hoje, contrariamente ao que muitos acreditam, no implica comunicao em
Faculdade On-Line UVB

89

Aula 14 - A Cadeia de Valor e a Logstica

Logstica e Distribuio

Anotaes do Aluno

uvb
tempo real. O EDI , sem dvida, um potencializador para a comunicao de negcios efetiva e eficiente entre as organizaes. Goldfarb e Prescod mencionam os benefcios subseqentes, comparados a no ter quaisquer comunicaes eletrnicas com os parceiros de negcio: maior celeridade nas encomendas; melhor controle do inventrio; menor flutuao financeira; informao completa e em tempo real sobre encomendas e inventrio para tomada de deciso mais apoiada; reduo de custos de introduo manual dos dados e menos erros. As vantagens so to grandes que no subsiste nenhuma dvida se a comunicao eletrnica ou no algo a atingir, a questo reside em qual tipo de soluo mais adequada para o negcio e a qual preo. b. ECR ou Efficiet Consumer Response (Resposta Eficiente ao Consumidor) surgiu nos Estados Unidos, em 1992, e foi, posteriormente, disseminada em outros pases. Nessa filosofia, busca-se maior integrao entre as empresas, e o foco na eficincia da cadeia de suprimento toda, ao invs da eficincia individual das partes, possibilitando, assim, reduzir os custos totais do sistema, dos estoques, e ainda disponibilizar produtos mais frescos, de melhor qualidade e com preos menores para o consumidor final.

Sntese
Nesta aula, vimos como muitas empresas tm se utilizado do conceito da cadeia de valor para o aprimoramento de suas atividades logsticas e, como conseqncia, tm conseguido atender seus clientes de maneira mais eficiente e eficaz. Na prxima aula, aprofundaremos o conceito do ECR e suas implicaes. At l!

Faculdade On-Line UVB

90

Aula 14 - A Cadeia de Valor e a Logstica

Logstica e Distribuio

Anotaes do Aluno

uvb

Referncias Bsicas
BALLOU, Ronald H. Logstica Empresarial. So Paulo: Atlas, 1993. NOVAES, Antonio Galvo N. ; ALVARENGA, Antonio Carlos. Logstica Aplicada: suprimento e distribuio fsica. So Paulo: Pioneira, 1994. VALENTE, M. G. Gerenciamento de transportes e frotas. So Paulo: Pioneira, 1997.

Referncias Complementares
CHING, Hong Yuh. Gesto de estoques na cadeia de logstica integrada. So Paulo: Atlas, 2001. DIAS, Marco Aurlio P. Transportes e distribuio fsica. So Paulo: Atlas, 1987. http://www.bb.com.br.

Faculdade On-Line UVB

91

Aula 14 - A Cadeia de Valor e a Logstica

Logstica e Distribuio

Das könnte Ihnen auch gefallen