Sie sind auf Seite 1von 7

Cursos: Engenharias Disciplina: QUMICA GERAL - Semestre: 1/2013 Professor(a): Flvia Regina de Amorim

LISTA DE REVISO QUIMICA GERAL


Esta lista de exerccios vai ajudar a rever a matria para a Avaliao Oficial 2, o que no dispensa o estudo dos contedos ministrados em aula.

Questes
1. A predominncia de ligaes inicas ocorre entre quais tipos de tomos? E a ligao covalente?
Uma ligao inica envolve foras eletrostticas que atraem ons de cargas opostas. Esse tipo de ligao geralmente ocorre entre um tomo ou agrupamento de tomos que tem tendncia a ceder eltrons e um tomo ou agrupamento de tomos que tem tendncia a receber eltrons.Geralmente ligaes inicas se formam entre um metal e um ametal. A ligao covalente consiste no compartilhamento de pares eletrnicos entre dois tomos e pode ser representada por meio da estrutura de Lewis, na qual se distribui os eltrons da camada de valncia em torno de cada tomo da ligao

2. Quando podemos esperar uma ligao metlica entre tomos?

3. Usando a tabela peridica, classifique cada uma das ligaes como sendo predominantemente inica ou covalente: OS, CaO, SiC, HI, ClO, GaF, RbBr, HLi, CsN.

4. Separe as substncias abaixo como inicas, covalentes e metlicas: Cl 2, CO2, Cu, NaBr, Al2O3, CH4, NH3, Ni, HCl, BaO.

5. Escreva as configuraes eletrnicas para H e Na. Explique por que o HCl covalente, enquanto o NaCl inico.

6. Represente a estrutura a estrutura de Lewis para as seguintes substncias: 1

a) c)

Cl2, CH4 (possuem somente ligaes simples)

b) CS2, C3H6, C2H3Cl (as molculas contm pelo menos uma dupla ligao) CO, C2H2, HCN (as molculas contm pelo menos uma tripla ligao)

7. Classifique as ligaes covalentes, dos compostos abaixo, como polares ou apolares:

aNc H b H H H H b c d HaC C O H e f H H

c Ha ObO H

H H a H C bC c H d H H

a b c d e H O N N O H

a O O

8. Qual a geometria molecular das substncias a seguir? Represente a geometria de cada molcula: F 2 , H2O, NH3, CO2 , SO3 ,CH4

9. Qual o tipo de fora de atrao intermolecular encontrada entre as molculas das substncias abaixo: a) F2 b) HCl c) HF e) CH4 f) H2O 2 d) CO2

10. Quando se ferve a gua, qual o tipo de ligao que se rompe? 11. Os pontos de ebulio dos compostos moleculares e covalentes so maiores ou menores que os compostos inicos? Pesquise e justifique.

12. Coloque em ordem crescente de ponto de ebulio as seguintes substncias: NH 3, N2, NaCl e HCl. Justifique a sua escolha com base na fora da interao intermolecular existente em cada caso.

13. Na aula prtica sobre interaes intermoleculares, foi determinado o teor de etanol em gasolina usando como referncia a norma ABNT NBR 13992. De acordo com a prtica realizada, responda as seguintes questes (caso tenha perdido a aula prtica, assista o vdeo disponvel em http://www.youtube.com/watch?v=tbd67mcBXRg e http://www.youtube.com/watch?v=nPVNzT6vXEo): a) Como foi realizado o procedimento?

b) Explique por que a gasolina no se solubiliza em solues aquosas.

c) Explique cada termo na frmula proposta para o clculo do teor de etanol. Teor de AEAC, % em volume = [(A-50) x 2] + 1, onde: A = volume final da camada aquosa, em mililitros.

d) Quem apresenta maior densidade: a gasolina ou a soluo aquosa? e) Explique o fenmeno ocorrido no experimento em termos macroscpicos (visualmente) e em termos microscpicos (interaes). 3

f) Explique qual a funo do cloreto de sdio adicionado gua na extrao do etanol presentes na gasolina.

g) Explique porque no devemos descartar a gasolina na rede coletora de esgoto. Que destino podemos dar aos resduos gerados?

14. Leia o roteiro da aula prtica sobre reaes qumicas e clculo estequiomtrico e responda as seguintes questes (vdeo que mostra a reao: http://www.youtube.com/watch?v=7_v2x7ByLic): a. O que so os coeficientes estequiomtricos de uma equao qumica?

b. O que massa molar?

c. Enuncie a lei de conservao da massa.

d. O que reagente limitante?

e. Como podemos medir experimentalmente a proporo ideal entre reagentes e produtos? f. Considerando a relao ideal encontrada entre os volumes de nitrato de chumbo e iodeto de potssio, escreva a equao qumica balanceada correspondente reao realizada.

g. Escreva a equao inica da reao qumica utilizada. h. Calcule a massa molar do KI e do Pb(NO3)2. Esta massa corresponde massa de um mol do composto, e representa uma quantidade de 6,02 x 1023 unidades de partculas do composto. Basta somar as massas atmicas de todos os tomos dos elementos presentes no composto.

i. Calcule a quantidade de matria (mols) contida em 66,2 g do composto Pb(NO3)2.

j. Determine a quantidade de matria de Kl necessria para reagir com 66,2 g de Pb(NO3)2.

k. 10,0 g de NaOH reagiram com quantidade suficiente de HCI. Quantos gramas de cloreto de sdio foram obtidos sabendo que o rendimento foi de 75%?

l. Nas estaes de tratamento de gua, eliminam-se as impurezas slidas em suspenso atravs do arraste por flculos de hidrxido de alumnio, produzido na reao representada por:

Massas atmicas (g/mol): Al = 27; S = 32; 0= 16; Ca = 40; H = 1 Na reao completa de 34,2 g de AI2(SO4)3 e 22,2 g de Ca(OH)2, obtm-se 15,6 g de AI(OH)3. Qual a massa de CaSO4 obtida nessa reao?

m.

Observe a reao descrita no item anterior. Reagindo 68,4 g de Al2(SO4)3 e 44,4 g de

Ca(OH)2, qual a massa de cada produto obtido?

n. Ainda de acordo com a mesma reao. Na reao de 171 g de Al2(SO4)3 e 148 g de Ca(OH)2 obtm-se 78 g de Al(OH)3. Qual a massa de CaSO4 produzida nessa reao?

o. Ainda de acordo com a mesma reao. Reagindo 171g de Al2(SO4)3 e 55,5g de Ca(OH)2, qual a massa de cada produto formado?

15. De acordo com os materiais estudados, responda: a) cite 2 cidos (nome e frmula) e suas aplicaes.

b) cite 2 hidrxidos (nome e frmula) e suas aplicaes.

c) cite 2 sais (nome e frmula) e suas aplicaes.

d) cite 2 xidos (nome e frmula) e suas aplicaes.

e) dentre os materiais modernos estudados, cite duas aplicaes para cada um deles.

16. O que volume molar de um gs? Como se calcula?

http://www.oocities.org/vienna/choir/9201/ligacoes_quimicas.htm

Das könnte Ihnen auch gefallen