Sie sind auf Seite 1von 5

Mquina virtual

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

VirtualBox 2.0.4 no Ubuntu rodando o Fedora 10

Na cincia da computao, mquina virtual o nome dado a uma mquina, implementada atravs de software, que executa programas como um computador real. Uma mquina virtual (Virtual Machine VM) pode ser , definida como uma duplicata eficiente e isolada de uma mquina real. A IBM define uma mquina virtual como uma cpia isolada de um sistema fsico, e esta cpia est totalmente protegida. Mquinas virtuais so extremamente teis no dia a dia, pois permitem ao usurio rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa.

ndice
[esconder]

1 Histria 2 Definio 3 Tipos 4 Vantagens 5 Desvantagens 6 Segurana 7 Ver tambm 8 Referncias 9 Notas

Histria [editar]
VM ou VM/CMS, do ingls Virtual Machine/Conversational Monitor System
1 nota 1

um sistema

operativo que permite a vrios utilizadores trabalharem ao mesmo tempo como se tivessem a utilizar sozinhos o computador. O sistema foi empregue na IBM mainframes System/360, donde VM/360, em 1964 - Histria do Mainframe .
2

IBM 704

O sistema VM empregue nos mainframes, computador de grande capacidade capazes de oferecer servios de processamento a milhares de usurios atravs de milhares de terminais conectados diretamente ou atravs de uma rede. O sistema operava unicamente em modo batch (arquivo de lote). O programa de controle (CP) gere o computador e efectua todas as operaes necessrias de tal forma que cada mquina virtualreagisse e trabalhe como um computador pessoal. O utilizador tinha em frente de si unicamente: um cran, um teclado, e a caixa de ligao com mainframe.

Definio
O termo mquina virtual foi descrito na dcada de 1960 utilizando um termo de sistema operacional: uma abstrao de software que enxerga um sistema fsico (mquina real). Com o passar dos anos, o termo englobou um grande nmero de abstraes por exemplo, Java Virtual Machine JVM que no virtualiza um sistema real. Ao invs de ser uma real, isto , um computador real feito de hardware e executando um sistema operacional especfico, uma mquina virtual um computador fictcio criado por um programa de simulao. Sua memria, processador e outros recursos so virtualizados. A virtualizao a interposio do software (mquina virtual) em vrias camadas do sistema. uma forma de dividir os recursos de um computador em mltiplos ambientes de execuo. Os emuladores so mquinas virtuais que simulam computadores reais. So bastante conhecidos os emuladores de vdeo games antigos e os emuladores de microcomputadores, como o VMware, o Bochs e o VM VirtualBox, software livre da Oracle.

Tipos
As mquinas virtuais podem ser divididas em trs tipos: Tipo 1: Sistema em que o monitor implementado entre o hardware e os sistemas convidados (guest system). Tipo 2: Nele o monitor implementado como um processo de um sistema operacional real, denominado sistema anfitrio (host system). Tipos Hbridos: Os monitores de tipo 1 e 2 raramente so usados em sua forma conceitual em implementaes reais. Na prtica, vrias otimizaes so inseridas nas arquiteturas apresentadas, com o objetivo principal de melhorar o desempenho das aplicaes nos sistemas convidados. Como os pontos cruciais do desempenho dos sistemas de mquinas virtuais so as operaes de E/S, as principais otimizaes utilizadas em sistemas de produo dizem respeito a essas operaes. Outra importante categoria de mquinas virtuais so as mquinas virtuais para computadores fictcios projetados para uma finalidade especfica. Atualmente a mais importante mquina virtual desta famlia a JVM (mquina virtual Java). Existem simuladores para ela em quase todos os computadores atuais, desde computadores de grande porte at telefones celulares, o que torna as aplicaes Java extremamente portveis. Uma importante vantagem sem duvida de se escrever cdigo para uma mquina virtual a de se poder compilar o cdigo sem que seja perdida a portabilidade, melhorando-se a velocidade em relao programao interpretada, que tambm porttil, porm mais lenta, j que neste caso cada linha ser traduzida e executada em tempo de execuo, e no caso da mquina

virtual cada mnemnico da mquina virtual convertido no equivalente em linguagem de mquina (ou assembly) da mquina real.

Vantagens
Facilita o aperfeioamento e testes de novos sistemas operacionais. Possibilita a comparao de vrios sistemas operacionais utilizando o mesmo equipamento. Executa diferentes sistemas operacionais sobre o mesmo hardware, simultaneamente. Simula alteraes e falhas no hardware para testes ou reconfigurao de

um sistema operacional, provendo confiabilidade e escalabilidade para as aplicaes. Diminuio de custos com hardware. Facilidades no gerenciamento, migrao e replicao de computadores,

aplicaes ou sistemas operacionais. Confiana e disponibilidade: A falha de um software no prejudica os demais servios.

Desvantagens
Gerenciamento: Os ambientes virtuais necessitam ser, monitorados, configurados e salvos . Existem produtos que fornecem essas solues, mas esse o campo no qual esto os maiores investimentos na rea de virtualizao, justamente por se tratar de um dos maiores contratempos na implementao da virtualizao.

Desempenho: Atualmente, no existem mtodos consolidados para medir o desempenho de ambientes virtualizados. No entanto, a introduo de uma camada extra de software entre o sistema operacional e o hardware, o VMM ou hypervisor, gera um custo de processamento superior ao que se teria sem a virtualizao. Outro ponto importante de ressaltar que no se sabe exatamente quantas mquinas virtuais podem ser executadas por processador, sem que haja o prejuzo da qualidade de servio. Segurana

Embora a mquina necessite do sistema real para sua inicializao, trabalha de maneira independente como se fosse outro computador, isto requer tambm um sistema de segurana independente, ou seja, a ocorrncia de infeco por vrus na mquina virtual no afeta a mquina real.

Ver tambm
VMware VirtualBox Bochs QEMU Kernel-based Virtual Machine Virtual PC Parallels Desktop

Das könnte Ihnen auch gefallen