Sie sind auf Seite 1von 36

EMPREENDEDORISMO Introduo

UFRRJ - Empreendedorismo 1

O ESPRITO EMPREENDEDOR

UFRRJ - Empreendedorismo

EMPREENDEDOR Do francs entrepreneur significa aquele que assume riscos e comea algo novo. a pessoa que inicia e/ou opera um negcio para realizar uma idia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente.
UFRRJ - Empreendedorismo 3

ORIGENS DO PENSAMENTO EMPREENDEDOR (Principais linhas de pensamento) Viso dos economistas. O empreendedor era aquele que adquiria a matria-prima por um determinado preo e a revendia a um preo incerto.
UFRRJ - Empreendedorismo 4

ORIGENS DO PENSAMENTO EMPREENDEDOR (Principais linhas de pensamento) Viso dos behavioristas. Na dcada de 1950, os behavioristas foram incentivados a traar um perfil da personalidade do empreendedor.
UFRRJ - Empreendedorismo 5

ORIGENS DO PENSAMENTO EMPREENDEDOR (Principais linhas de pensamento)


Escola dos traos de personalidade.

Tem propiciado uma srie de linhas mestras para futuros empreendedores, auxiliando-os na busca por aperfeioar aspectos especficos para obterem sucesso.
UFRRJ - Empreendedorismo 6

A viso de Max Weber (1864-1920) sobre empreendedorismo freqentemente identificada com a Teoria do Carisma. No campo da Psicologia, estudos sobre empreendedor esto divididos em dois grupos: o

Um grupo cujo principal objetivo isolar a personalidade empreendedora; Outro grupo que de natureza psicolgicosocial, no qual a personalidade do empreendedor vista como decisivamente moldada por algo de fora, como influncia dos pais ou a forma como a criana foi socializada.
UFRRJ - Empreendedorismo 7

CARACTERSTICAS DO ESPRITO EMPREENDEDOR Necessidade de realizao Os empreendedores apresentam elevada necessidade de realizao em relao s pessoas da populao em geral.

UFRRJ - Empreendedorismo

CARACTERSTICAS DO ESPRITO EMPREENDEDOR Disposio para assumir riscos Preferem situaes arriscadas at o ponto em que podem exercer determinado controle pessoal sobre o resultado.

UFRRJ - Empreendedorismo

CARACTERSTICAS DO ESPRITO EMPREENDEDOR Autoconfiana Os empreendedores de sucesso so pessoas independentes que enxergam os problemas inerentes a um novo negcio, mas acreditam em suas habilidades pessoais para superar tais problemas.
UFRRJ - Empreendedorismo 10

Processo de Deciso de Empreender


Diz respeito deciso de tornar-se um empreendedor abandonando a atividade atual. Envolve:

Desejo de formao de um novo empreendimento Possibilidade de formao de um novo empreendimento Mudana no estilo atual de vida

UFRRJ - Empreendedorismo

11

Vrios fatores ambientais encorajam ou impulsionam as pessoas a iniciar novos negcios.


(Tais empreendedores so rotulados de refugiados)

1. Refugiados estrangeiros. So pessoas que encontram discriminaes ou desvantagens ao buscar emprego assalariado em outros pases e, ento, iniciam um novo negcio. 2. Refugiados corporativos. So aqueles que fogem do ambiente burocrtico das grandes e mdias empresas iniciando negcios por conta prpria. 3. Refugiados dos pais. So pessoas que abandonam a famlia para mostrar aos pais que podem fazer as coisas de maneira independente, ou seja, sozinhas.
UFRRJ - Empreendedorismo 12

4. Refugiados do lar. So aqueles que comeam o prprio negcio aps o crescimento dos filhos ou quando se sentem livres das responsabilidades da casa. 5. Refugiados feministas. Mulheres que sentem discriminaes ou restries em uma empresa e preferem iniciar um negcio que possam dirigir independentemente dos outros. 6. Refugiados sociais. So os alheios cultura que prevalece na empresa, que buscam uma atividade como empreendedores. 7. Refugiados educacionais. So pessoas que se sentem cansadas dos cursos acadmicos e decidem iniciar um novo negcio.
UFRRJ - Empreendedorismo 13

ESTILOS DE FAZER NEGCIOS


1. Empreendedor arteso: uma pessoa que inicia um negcio basicamente com habilidades tcnicas e um pequeno conhecimento da gesto de negcios. Sua abordagem quanto ao processo decisrio se caracteriza por: ter uma orientao de tempo de curto prazo, com pouco planejamento para futuro crescimento ou mudana; ser paternalista, ou seja, dirigir o negcio da forma como dirigiria sua prpria famlia; usar uma ou duas fontes de capital para abrir sua empresa; definir a estratgia de marketing em termos de preo tradicional, da qualidade e da reputao da empresa; esforar-se nas vendas basicamente por motivos pessoais.
UFRRJ - Empreendedorismo 14

ESTILOS DE FAZER NEGCIOS


2. Empreendedor oportunista. aquele que tem educao tcnica suplementada por estudo de assuntos mais amplos, como administrao, economia, legislao ou lnguas. Caracteriza-se por:

evitar o paternalismo na conduo da equipe; delegar autoridade s pessoas necessrias para o crescimento; empregar estratgias de marketing e esforos de vendas mais variados; obter capitalizao original de mais de duas fontes de dinheiro; planejar o crescimento futuro do negcio; utilizar sistemas de registro e controle, oramento apropriado, oferta precisa e pesquisa sistemtica de mercado.
UFRRJ - Empreendedorismo 15

VOC VAI TOCAR SEU PR PRPRIO NEG NEGCIO?


Os perigos mais comuns nos novos negcios so: no identificar adequadamente qual ser o novo negcio; no reconhecer apropriadamente qual ser o tipo de cliente a ser atendido; no saber escolher a forma legal de sociedade mais adequada; no planejar suficientemente bem as necessidades financeiras do novo negcio; errar na escolha do local adequado para o novo negcio; no saber administrar o andamento das operaes do novo negcio; no ter conhecimento sobre a produo de bens ou servios com padro de qualidade e de custo; desconhecer o mercado e, principalmente, a concorrncia; ter pouco domnio sobre o mercado fornecedor; no saber vender e promover os produtos/servios; no saber tratar adequadamente o cliente.
UFRRJ - Empreendedorismo 16

MAS O QUE TORNA UM NEG NEGCIO BEMBEM-SUCEDIDO?


Razes pelas quais as pessoas se engajam em negcios: forte desejo de ser seu prprio patro, de ter independncia e no receber ordens de outros, fundamentando-se apenas em seu talento pessoal; oportunidade de trabalhar naquilo que gosta; sentimento de que pode desenvolver a sua prpria iniciativa sem o guarda-chuva do padro; desejo pessoal de reconhecimento e de prestgio; poderoso impulso para acumular riqueza e oportunidade de ganhar mais que quando era simples empregado; descoberta de uma oportunidade que outros ignoraram ou subestimaram; desafio de aplicar recursos prprios e habilidades pessoais em um ambiente desconhecido.
UFRRJ - Empreendedorismo 17

AS PRINCIPAIS CARACTER CARACTERSTICAS QUE UM EMPREENDEDOR BEMBEM-SUCEDIDO DEVE POSSUIR OU DESENVOLVER SO AS SEGUINTES:
iniciativa e busca de oportunidades;

perseverana; comprometimento; busca de qualidade e eficincia; coragem para assumir riscos, mas calculados; fixao de metas objetivas; busca de informaes; planejamento e monitorao sistemticos, isto , detalhamento de planos e controles; capacidade de persuaso e de estabelecer redes de contatos pessoais; independncia, autonomia e autocontrole.
UFRRJ - Empreendedorismo 18

AL ALM DE POSSUIR AS CARACTER CARACTERSTICAS ANTERIORMENTE RELACIONADAS, PARA SER BEMBEM-SUCEDIDO, O EMPREENDEDOR PRECISA:
ter vontade de trabalhar duro;

ter habilidade de comunicao; conhecer maneiras de organizar o trabalho; ter orgulho daquilo que faz; manter boas relaes interpessoais; ser um self-starter, um autopropulsionado; assumir responsabilidades e desafios; querer assumir o encargo de tomar decises.

UFRRJ - Empreendedorismo

19

Habilidades necessrias
Tcnicas
Redao

Expresso oral Monitoramento do ambiente Administrao comercial tcnica Tecnologia Interpessoal Capacidade de ouvir Capacidade de organizar Network Estilo administrativo Treinamento (perfil de treinador) Capacidade de trabalhar em equipe
UFRRJ - Empreendedorismo 20

10

Habilidades necessrias
Administrativas
Planejamento e estabelecimento de metas Capacidade de tomar decises Relaes humanas Marketing Finanas Contabilidade Controle Negociao Network Lanamento de empreendimento Administrao do crescimento do empreendimento
UFRRJ - Empreendedorismo 21

Habilidades necessrias
Pessoais
Controle emocional e de disciplina pessoal Capacidade de conviver com riscos Busca permanente por inovao Habilidade para administrar mudanas Orientao para mudanas de paradigmas Persistncia Liderana visionria

UFRRJ - Empreendedorismo

22

11

INGREDIENTES DE UM NEGCIO BEMSUCEDIDO: Uma oportunidade de negcios de alto potencial;


Um esprito empreendedor adequadamente qualificado e motivado; Um planejamento slido e bem detalhado do negcio; Capital suficiente para bancar o start-up e manter os perodos iniciais (em geral de 12 a 24 meses) do negcio.
UFRRJ - Empreendedorismo 23

ALGUMAS LIMITA LIMITAES DE UM NOVO NEG NEGCIO:


1. Esquea o perodo de oito horas dirias de jornada, os fins de
semana e os feriados, pelo menos no decorrer de alguns meses ou, at mesmo, anos. O cio e a tranqilidade no so caractersticas de um incio de negcio. 2. Existe a possibilidade de voc perder seu investimento de capital financeiro e talvez o dinheiro de outras pessoas que tambm colaboraram com o ingresso do numerrio. 3. Provavelmente, voc no poder contar com um ganho regular ou nem mesmo com algum ganho durante o perodo inicial. 4. Voc assumir um enorme fardo de responsabilidades. Ter de tomar decises em todos os problemas que aparecerem e precisar de um profundo engajamento em todas as fases do negcio. 5. Voc ter de fazer o que gosta e mais o que no gosta para tocar seu prprio negcio. 6. Todo o seu tempo e todas as suas energias tero de ser aplicadas.
UFRRJ - Empreendedorismo 24

12

POR ONDE COMEAR?

UFRRJ - Empreendedorismo

25

O PROCESSO EMPREENDEDOR REQUER OS SEGUINTES PASSOS:


1. Identificao e desenvolvimento de uma oportunidade na forma de viso. 2. Validao e criao de um conceito de negcio e estratgias que ajudem a alcanar essa viso por meio de criao, aquisio, franquia, etc. 3. Captao dos recursos necessrios para implementar o conceito, ou seja, talentos, tecnologias, capital e crdito, equipamentos, etc. 4. Implementao do conceito empresarial ou do empreendimento para faz-lo comear a trabalhar. 5. Captura da oportunidade por meio do incio e crescimento do negcio. 6. Extenso do crescimento do negcio por meio da atividade empreendedora sustentada.

UFRRJ - Empreendedorismo

26

13

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES DE NEG NEGCIOS


Uma oportunidade o primeiro passo que impulsiona o empreendedor para o desenvolvimento de um produto ou servio que propiciar o negcio. Geralmente, a oportunidade uma lacuna detectada ao se avaliar o mercado e os produtos e servios oferecidos. A oportunidade existe quando o empreendedor consegue visualizar a realizao de seu sonho pessoal, identifica uma oportunidade para lucrar, ou uma forma de subsistncia quando em situao de desemprego, insatisfao profissional ou outros motivos.
UFRRJ - Empreendedorismo 27

QUATRO CATEGORIAS USUALMENTE SO IDENTIFICADAS COMO FONTES DE ID IDIAS PARA CRIA O DE NEG CIOS: CRIA NEG Experincia pessoal Do conhecimento adquirido de empregos atuais ou recentes, alguns empregados vem a possibilidade de modificar produtos existentes, aprimorando um servio ou reproduzindo um conceito de negcios em um local diferente.

UFRRJ - Empreendedorismo

28

14

QUATRO CATEGORIAS USUALMENTE SO IDENTIFICADAS COMO FONTES DE ID IDIAS PARA CRIA CRIAO DE NEG NEGCIOS: Hobbies s vezes, os hobbies crescem alm de sua condio de lazer e entretenimento e se tornam negcios, sendo freqentemente transformados em novos negcios por executivos de empresas, ao se aposentarem.

UFRRJ - Empreendedorismo

29

QUATRO CATEGORIAS USUALMENTE SO IDENTIFICADAS COMO FONTES DE ID IDIAS PARA CRIA O DE NEG CIOS: CRIA NEG Descoberta acidental Qualquer pessoa pode topar com uma idia til no decorrer do dia-a-dia.

UFRRJ - Empreendedorismo

30

15

QUATRO CATEGORIAS USUALMENTE SO IDENTIFICADAS COMO FONTES DE ID IDIAS PARA CRIA CRIAO DE NEG NEGCIOS: Busca deliberada Uma idia de novo negcio pode tambm emergir de uma busca deliberada de um empreendedor em perspectiva uma explorao proposital para encontrar uma nova idia.

UFRRJ - Empreendedorismo

31

-- Algumas reflexes --

O QUE FAZER ?

Nem todas as oportunidades de negcios so adequadas para o empreendedor. O empreendedor deve fazer uma introspeco para auto-avaliao, para ver se as oportunidades de negcios so compatveis com suas caractersticas pessoais.

UFRRJ - Empreendedorismo

32

16

-- Algumas reflexes --

O QUE FAZER ?

O empreendedor deve ter um objetivo maior em mente. Precisa trabalhar com uma viso de futuro, ou seja, com um quadro mental daquilo que pretende chegar a ser como referncia.

UFRRJ - Empreendedorismo

33

-- Algumas reflexes --

O QUE FAZER ?

A deciso de abrir um novo negcio deve ser uma conseqncia e no a causa desse futuro idealizado.

UFRRJ - Empreendedorismo

34

17

-- Algumas reflexes --

O QUE FAZER ?

A deciso de abrir um negcio muito mais que uma anlise de viabilidade econmica, mercadolgica ou financeira. a busca de compatibilidade entre o empreendedor e sua idia de empreender.

UFRRJ - Empreendedorismo

35

REUNINDO FORAS Seis fatores vitais para se abrir um novo negcio


(6 Cs Cs) 1. Convergncia 2. Complementaridade 3. Companheirismo 4. Confiana 5. Compreenso 6. Circunstncia
UFRRJ - Empreendedorismo 36

18

DVIDAS QUE O EMPREENDEDOR ENFRENTA QUANDO EST EST PROCURA DE ID IDIAS A RESPEITO DE UM NOVO NEG NEGCIO QUE PRETENDE INICIAR. Quais so as oportunidades e os nichos de mercado a serem explorados? Quais so os produtos/servios concorrentes que existem atualmente no mercado? Quais so os seus pontos fortes e fracos? Quais sero os produtos/servios que poderei oferecer? Quais sero os clientes? Como so eles? O que de valor para os clientes? Como criar valor para eles? Quais as vantagens competitivas do negcio? Quem so os meus fornecedores potenciais? Quem so os meus concorrentes potenciais? Quais so os riscos do negcios? Qual o potencial de desenvolvimento do negcio?
UFRRJ - Empreendedorismo 37

QUAL O NEGCIO?
Saber qual o negcio conhecer precisamente os aspectos listados a seguir: O que produzir? Como produzir? Quais produtos/servios complementares? Ob Para quem? s. con : O me c o nhe segu lhor Onde produzir? cim e ju neg c nt e Em que volume? nec ntos d ar a e io a x qu e ess oe m per i da l Por qual preo? des pree incia e que eo do nded s me Com quais caractersticas nicas? rca or com do. as Com quais vantagens competitivas?

UFRRJ - Empreendedorismo

38

19

QUAL O MERCADO
O mercado representa um conjunto de transaes em que h, de um lado, a oferta pessoas ou empresas que desejam vender bens ou servios e, de outro, a procura pessoas ou empresas que desejam comprar bens ou servios. O mercado de oferta quando os ofertantes dispem de produtos/servios em quantidade maior que a sua procura pelos compradores ou consumidores. Tendncia queda de preos. O mercado de procura quando os consumidores ou compradores querem comprar mais do que existe em termos de oferta e disponibilidade. Tendncia elevao de preos.
UFRRJ - Empreendedorismo 39

QUAL O MERCADO
Mercado consumidor o conjunto de pessoas ou organizaes que procuram por bens ou servios que uma empresa vende para satisfazer suas necessidades. O mercado concorrente composto das pessoas ou organizaes que oferecem mercadorias ou servios similares ou equivalentes queles que voc pretende colocar no mercado consumidor. Mercado fornecedor o conjunto de pessoas ou organizaes que suprem a sua empresa de insumos e servios necessrios ao seu funcionamento.
UFRRJ - Empreendedorismo 40

20

QUAL O MERCADO
O estudo do mercado, ou pesquisa de mercado, o
levantamento e a investigao dos fenmenos que ocorrem no processo de trocas e de intercmbios de mercadorias do produtor ao consumidor. mercado de fornecedores a fim de conhec-los melhor e escolher os mais adequados em virtude do preo, qualidade e condies de pagamento.

Para comprar, a empresa precisa fazer uma pesquisa de

Para vender, a empresa precisa fazer uma pesquisa de mercado de consumidores, a fim de saber onde esto localizados, onde e como compram, suas referncia quanto ao preo ou caractersticas do produto, e escolher os meios mais adequados para levar seus produtos/servios at eles.
UFRRJ - Empreendedorismo 41

QUAL O PRODUTO/SERVI PRODUTO/SERVIO


Cada produto/servio apresenta determinados componentes que so os aspectos que determinam suas caractersticas fsicas. Os principais componentes tangveis so: marca, logotipo, embalagem, qualidade e preo.
Como os preos so visualizados pelo cliente e pela empresa:
Como o cliente estima o preo

Como a empresa determina o preo


Objetivos desejados pelo cliente Grau de utilidade do produto/servio Grau de qualidade percebida Valor determinado pela empresa Nvel de servio e de atendimento Preo dos similares concorrentes

Objetivos almejados pela empresa Custos de produo e de vendas Margem de lucro pretendida Valor que o cliente atribui Restries legais quanto ao preo Preos fixados pela concorrncia

UFRRJ - Empreendedorismo

42

21

QUAL O MELHOR CAMINHO?


1. necessrio ao empreendedor saber com clareza quais so as oportunidades e quais so os riscos que o empreendimento escolhido pode oferecer. 2. A vontade de abrir um negcio geralmente surge a partir de uma das seguintes condies:

recursos financeiros excedentes ou ganhos recentes que se pretende investir; perfil de empreendedor que gosta de assumir riscos e responsabilidades; experincia profissional em determinado negcio; conhecimentos de administrao; gosto pela independncia e autonomia; e visualizao de uma necessidade ou oportunidade no mercado.
UFRRJ - Empreendedorismo 43

QUAL O MELHOR CAMINHO?


3. importante determinar antecipadamente qual ser o investimento que poder ser feito a curto e a mdio prazo e fazer tambm uma previso das possveis receitas e despesas. 4. Procurar um negcio que tenha relao com as experincias pessoais e profissionais. 5. Fazer uma anlise preliminar do mercado antes de tomar qualquer medida prtica.

UFRRJ - Empreendedorismo

44

22

QUAL O MELHOR CAMINHO?


6. Depois de iniciado o seu negcio, saber administrar corretamente o fluxo de caixa e planejar com cuidado o crescimento do negcio. 7. Sempre que possvel, procurar fazer economias para poder revert-las em benefcio do prprio negcio e do cliente.

UFRRJ - Empreendedorismo

45

A VIABILIDADE FINANCEIRA DO NEG NEGCIO


O sucesso de qualquer negcio depende de vrias decises que o empreendedor deve tomar antes de inici-lo.
Para fundamentar essas decises, o empreendedor deve elaborar um pequeno projeto que lhe sirva de guia no futuro e oriente seu processo decisrio para:

mercado e todos os aspectos que podero aumentar as chances de dar certo; reconhecer e procurar neutralizar as ameaas do mercado e todos os aspectos que podero reduzir as chances de dar certo; descobrir como criar valor para o cliente e como gerar riqueza para a empresa.
UFRRJ - Empreendedorismo 46

identificar e tentar potencializar as oportunidades do

23

A VIABILIDADE FINANCEIRA DO NEG NEGCIO


Definir o volume de atividade econmica a partir do qual a empresa se torna vivel e lucrativa depende das respostas das perguntas a seguir. Qual o volume de vendas? Quanto se pode vender? Qual o volume de compras? Quanto se pode comprar? Qual o capital inicial que dever ser investido no negcio? Quais e quantas mquinas e equipamentos sero necessrios? Quantas pessoas sero necessrias para tocar o negcio? Qual o espao fsico necessrio?

UFRRJ - Empreendedorismo

47

A VIABILIDADE FINANCEIRA DO NEG NEGCIO


A primeira etapa do estudo de viabilidade econmica a definio dos custos da empresa. Existem dois tipos de custos: custos fixos so aqueles que independem do volume de produo ou do nvel de atividade da empresa, por isso so planos e constantes. Envolvem aluguis, seguros, manuteno depreciao, salrios dos chefes, do pessoal de escritrio etc.; custos variveis so os que esto diretamente relacionados com o volume de produo ou com o nvel de atividade da empresa. Englobam custos de materiais diretos e custos de mo-de-obra direta. O ponto de equilbrio o patamar de operao da empresa em que as receitas se igualam com as despesas.
UFRRJ - Empreendedorismo 48

24

COMO DEFINIR O INVESTIMENTO INICIAL


A fixao do capital depende do ramo de negcio em que a empresa vai se engajar, isto , do produto que vai produzir ou do servio que vai prestar e do mercado que vai atender. Quanto sua propriedade, existem dois tipos de capital: capital prprio: composto dos itens do no exigvel, ou seja, o capital pertencente aos proprietrios ou acionistas da empresa; capital de terceiros: corresponde s exigibilidades da empresa, como os emprstimos, debntures e aes preferenciais (de participao limitada nos lucros da empresa).

UFRRJ - Empreendedorismo

49

QUAIS AS POTENCIALIDADES E OS RISCOS DO NEG NEGCIO


As decises podem ser tomadas dentro de trs condies ou situaes: incerteza: o tomador de deciso tem pouco ou nenhum conhecimento ou informao em que possa basear-se para atribuir probabilidade a cada estado da natureza ou a cada evento futuro. risco: o tomador de deciso tem informao suficiente para predizer os diferentes estados da natureza. Mas a qualidade dessa informao e a sua interpretao podem variar amplamente. certeza: o tomador de decises tem completo conhecimento das conseqncias ou dos resultados das vrias alternativas de cursos de ao para resolver o problema.
UFRRJ - Empreendedorismo 50

25

QUAIS AS POTENCIALIDADES E OS RISCOS DO NEG NEGCIO


Existem dois tipos de risco: risco econmico: a incerteza ou a variabilidade relativa dos resultados da empresa que depende do ramo de atividade, do tipo de operao, do tipo de servio ou produto e das caractersticas da demanda do mercado. risco financeiro: est relacionado com a remunerao do capital de terceiros e corresponde variabilidade dos retornos para o acionista ordinrio.

UFRRJ - Empreendedorismo

51

QUAIS AS POTENCIALIDADES E OS RISCOS DO NEG NEGCIO


O retorno financeiro de uma empresa o lucro. Aumentar o lucro e diminuir os custos so as duas grandes preocupaes do empreendedor. O lucro pode ser aumentado: com um volume maior de receitas; com reduo dos custos; com investimento em ativos mais rentveis, que produzam maiores receitas. Os custos podem ser reduzidos: pagando-se menos pelos itens ou servios utilizados; administrando-se os recursos com maior eficincia.
UFRRJ - Empreendedorismo 52

26

QUAIS AS POTENCIALIDADES E OS RISCOS DO NEG NEGCIO


Como otimizar as chances de sucesso Quem o cliente? Conhecer o cliente fundamental. Quais so as suas caractersticas pessoais: idade, sexo, nvel socioeconmico, grau de escolaridade, onde mora, o que faz, seus interesses pessoais, seus valores, quais seus hbitos de compra, suas necessidades, aspiraes e expectativas quanto ao que pretende comprar. Qual o produto/servio? Visualizar o produto/servio da maneira como o cliente os v. Ponha-se no lugar do comprador: imagine-se diante do produto/servio.
UFRRJ - Empreendedorismo 53

FOCALIZANDO UM NOVO NEGCIO

UFRRJ - Empreendedorismo

54

27

COMO ESCOLHER O NEG NEGCIO ADEQUADO


Algumas questes prvias:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Qual o volume de capital que voc pretende investir? Qual o retorno que voc pensa ou precisa obter? Qual a natureza das atividades de trabalho envolvida? Quais so as suas experincias profissionais? Quais so os seus objetivos? Quais so as suas atitudes e opinies a respeito de negcios? 7. Quais so as suas caractersticas de personalidade? 8. Quais so os seus conhecimentos e as habilidades? 9. Quanto tempo voc pode ficar sem um salrio mensal?
UFRRJ - Empreendedorismo 55

MAPEANDO AS OPORTUNIDADES
As oportunidades para se iniciar um novo negcio podem ser resumidas em quatro vertentes: 1. Inveno de um produto/servio que requer um novo tipo de negcio. Trata-se de fornecer aos clientes um produto/servio que no existe em seu mercado.

UFRRJ - Empreendedorismo

56

28

MAPEANDO AS OPORTUNIDADES
As oportunidades para se iniciar um novo negcio podem ser resumidas em quatro vertentes: 2. Desenvolvimento de uma nova tecnologia. Trata-se de um processo tecnicamente novo.

UFRRJ - Empreendedorismo

57

MAPEANDO AS OPORTUNIDADES
As oportunidades para se iniciar um novo negcio podem ser resumidas em quatro vertentes: 3. Desenvolvimento de um novo mercado. Trata-se de fornecer aos clientes produto/servio que no existe em seu mercado, mas que no existe em outros locais.

UFRRJ - Empreendedorismo

58

29

MAPEANDO AS OPORTUNIDADES
As oportunidades para se iniciar um novo negcio podem ser resumidas em quatro vertentes: 4. Desenvolvimento de novos benefcios. Trata-se de realizar o que j se faz no mercado, mas de maneira mais sofisticada ou com elevada qualidade.

UFRRJ - Empreendedorismo

59

AS PEQUENAS EMPRESAS POSSUEM GERALMENTE CARACTER CARACTERSTICAS QUE FACILITAM ENORMEMENTE SUA ENTRADA NO MERCADO, A SABER: propriedade e operao independentes; escopo de operaes localizado e definido; no so dominantes no seu campo de atuao; tamanho pequeno em seu mercado; pequeno investimento de capital financeiro.
UFRRJ - Empreendedorismo 60

30

CONSTRUIR UM NOVO NEG NEGCIO OU COMPRAR UM NEG NEGCIO J J EXISTENTE?


Prs
Um negcio bem-sucedido aumenta a chance de sucesso. O local j est escolhido e utilizado. Se o negcio lucrativo, voc lucrar mais cedo. O planejamento j foi realizado e facilita o futuro. A clientela j existe. Os fornecedores tambm O estoque j est disponvel e no precisa ser adquirido. O equipamento necessrio j est pronto. O financiamento s ser necessrio para a aquisio do negcio. Voc adquire a experincia do dono anterior. Os funcionrios tm experincia no negcio. Os registros podem orientar na direo do negcio.

Contras
Voc poder herdar deficincias provocadas pelo dono anterior. A imagem do negcio j foi estabelecida. Se for uma imagem fraca, ser difcil mudar. A modernizao poder ser necessria. A clientela pode no ser boa. Os fornecedores podem no ser bons. O estoque pode no ser adequado. O equipamento pode estar deteriorado. O preo de compra pode sobrecarregar o fluxo de caixa e prejudicar a lucratividade. Os precedentes j foram concedidos. Os funcionrios podem no ser os melhores. Pode ser necessria uma mudana estratgica.
61

UFRRJ - Empreendedorismo

O CICLO DE VIDA DAS EMPRESAS


1. Fase pioneira a fase inicial da organizao, quando os fundadores ou empresrios iniciam o negcio. H poucas tarefas de rotina e um enorme volume de improvisaes.

UFRRJ - Empreendedorismo

62

31

O CICLO DE VIDA DAS EMPRESAS


2. Fase de expanso: a fase em que a organizao cresce e expande as suas atividades, intensificando as suas operaes e aumentando o nmero de seus funcionrios.

UFRRJ - Empreendedorismo

63

O CICLO DE VIDA DAS EMPRESAS


3. Fase de regulamentao: com o gradativo crescimento das atividades da organizao, ela obrigada a estabelecer normas de coordenao entre os diversos departamentos ou setores que vo surgindo, bem como definir rotinas e processos de trabalho.

UFRRJ - Empreendedorismo

64

32

O CICLO DE VIDA DAS EMPRESAS


4. Fase de burocratizao: a organizao passa a necessitar de uma rede de regulamentao burocrtica, preestabelecendo todo o comportamento organizacional dentro de padres e de um sistema de regras e procedimentos, para lidar com todas as contingncias possveis relacionadas s atividades de trabalho.

UFRRJ - Empreendedorismo

65

O CICLO DE VIDA DAS EMPRESAS


5. Fase de reflexibilizao: a fase de readaptao flexibilidade, de reencontro com a capacidade inovadora perdida, por meio da introduo consciente de sistemas organizacionais flexveis.

UFRRJ - Empreendedorismo

66

33

AS OPORTUNIDADES DE NEG NEGCIO Manufatura

Converso de matrias-primas em produtos acabados, a montagem de partes em conjuntos, a fabricao de mquinas e equipamentos e o artesanato. Requer um pesado investimento inicial em instalaes para fbrica e maquinaria, pessoal especializado e grandes volumes de compras de materiais bsicos ou semiprocessados e suprimentos para possibilitar a produo.
UFRRJ - Empreendedorismo 67

AS OPORTUNIDADES DE NEG NEGCIO Atacado So intermedirios entre produtores e os varejistas ou entre produtores e a indstria, o comrcio, os profissionais liberais e os outros compradores. Toda firma atacadista precisa de trs itens:
um armazm ou depsito; um grande investimento em estoques; uma equipe de vendas.

UFRRJ - Empreendedorismo

68

34

AS OPORTUNIDADES DE NEG NEGCIO Varejo

So intermedirios nos canais de distribuio que conduzem os produtos at o consumidor final. Uma pequena firma varejista requer boa localizao, espao adequado, cartazes e um estoque inicial de mercadorias. Dependendo do tamanho do negcio, o investimento inicial pode ser relativamente baixo.
UFRRJ - Empreendedorismo 69

AS OPORTUNIDADES DE NEG NEGCIO Varejo

(Empresas varejistas que no requerem local fsico) empresas de vendas diretas: vendem diretamente aos consumidores por meio de representantes de vendas; empresas de vendas por mala-direta: promovem as mercadorias por meio de catlogos, brochuras ou outros tipos de divulgao. o chamado marketing direto; empresas com mquinas distribudas em locais pblicos: instalam mquinas em locais onde passam, regularmente, muitas pessoas; vendedores ambulantes: vendedores vo at o cliente ou trabalham em quiosques improvisados em shoppings ou em reas de boa circulao de pblico.
UFRRJ - Empreendedorismo 70

35

AS OPORTUNIDADES DE NEG NEGCIO Servio


So atividades, benefcios ou satisfaes que so oferecidas para venda ou em conexo com vendas de determinados bens. No requerem grande investimento em equipamentos e estoques. Provavelmente, a categoria de servios a que mais se beneficia com o chamado escritrio virtual, que se conecta a qualquer ponto do mundo por computador, fax e telefone. O importante compatibilizar o conhecimento do negcio com a oportunidade do mercado.
UFRRJ - Empreendedorismo 71

tica & RS dos Empreendedores

tica de Negcio

Estudo do comportamento da moral em uma situao empresarial.


vis -s i Ev AD E AD LID A G ILE

R MO

D ALI

Texto de apoio: O estudo do comportamento e da moral em uma situao empreendedora in Hisrich &Peters (2004:41) UFRRJ - Empreendedorismo 72

36

Das könnte Ihnen auch gefallen