Sie sind auf Seite 1von 45

INTRODUO:

O presente P.P.R.A. de acordo com a realidade do estabelecimento e legislao vigente, visa abranger a estrutura e o desenvolvimento do P.P.R.A. unindo as informaes colhidas, os levantamentos qualitativos e quantitativos, assim como as informaes pertinentes para a correta implementao do P.C.M.S.O da NR-07. Na estrutura do P.P.R.A. sendo abrangido o planejamento anual com: Estabelecimento de metas, prioridades e cronogramas; Estratgias e metodologias de ao; Forma de registro, manuteno e divulgao de dados; Formas de avaliao do desenvolvimento. No desenvolvimento do P.P.R.A. sero abrangidos: A antecipao e recolhimento dos riscos; Estabelecimento de prioridades e metas de avaliao e controle; Avaliao dos riscos e da exposio dos trabalhadores; Implantao de medidas de controle e avaliao da eficcia; Monitoramento da exposio aos riscos; Registro e divulgao de dados. Todos os trabalhadores interessados tiveram e tero o direito, a qualquer instante, de apresentar propostas e receber informaes a fim de assegurar a proteo aos riscos identificados na execuo do P.P.R.A. As quantificaes de agentes contidas neste programa foram realizadas no ms de janeiro de 2013, devendo ser atualizado em janeiro de 2014.

3. DADOS DO EMPREENDEDOR
Razo Social Nome de Fantasia Logradouro N. Bairro Municpio UF CEP Fone N. CNPJ N. Empregados Cdigo e descrio da natureza jurdica Grau de risco Cdigo e descrio da atividade econmica principal

Grau de Risco 03 (trs). 47.31-8-00 - Comrcio varejista de combustveis para veculos automotores.

Cdigo e descrio das atividades econmicas secundrias

Cdigos (NR-04)

45.30-7-03 - Comrcio a varejo de peas e acessrios novos para veculos automotores. 47.29-6-99 - Comrcio varejista de produtos alimentcios em geral ou especializado em produtos alimentcios no especificados anteriormente. 47.44-0-01 - Comrcio varejista de ferragens e ferramentas. 47.59-8-99 - Comrcio varejista de outros artigos de uso pessoal e domsticos no especificados anteriormente. 47.72-5-00 - Comrcio varejista de cosmticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal. 6.11-2-03 - Lanchonetes, casas de ch, de sucos e similares. 47.63-6-02 - Comrcio varejista de artigos esportivos. 46.15-0-00 - Representantes comerciais e agentes do comrcio de eletrodomsticos, mveis e artigos de uso domstico. G Comrcio, Reparao de Veculos Automotores e Motocicletas. 47 Comrcio Varejista.

4. OBJETIVOS E CAMPO DE APLICAO


Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, visando preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e consequente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. As aes do PPRA devem ser desenvolvidas no mbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participao dos trabalhadores, sendo sua abrangncia e profundidade dependentes das caractersticas dos riscos e das necessidades de controle.

5. DAS RESPONSABILIDADESNR 9 Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA.


Esta Norma Regulamentadora NR estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao do Programa de Preveno de Riscos Ambientais (NR 9), por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, visando preservao da sade e da integridade fsica dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao, e consequente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. As aes do PPRA devem ser desenvolvidas no mbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participao dos trabalhadores, sendo a sua abrangncia e profundidade dependentes das caractersticas dos riscos e das necessidades de controle. Essa NR se aplica a todas as empresas regidas pela CLT (micro, pequena, mdia e grande, seja dos setores industriais, comercirio ou de servios, da rea urbana ou rural), no importando o tipo de atividade, risco ou nmero de funcionrios. 5.1. Do empregador (item 9.4.1) Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituio. 5.2. Dos trabalhadores (Item 9.4.2) Colaborar e participar na implantao e execuo do PPRA; Seguir as orientaes recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA; Informar ao seu superior hierrquico direto ocorrncias que, a seu julgamento, Possam implicar riscos sade dos trabalhadores. OS BENEFCIOS NA INTEGRAO DO PPRA COM O PCMSO Podem ser compreendidos ao se realizar uma anlise global do ambiente de trabalho; Abaixo segue a relao de alguns desses benefcios: Garantia do bem-estar dos trabalhadores;

Maior produtividade e qualidade em funo da queda do nmero de acidentes; Reduo do nmero de processos trabalhistas de indenizao; Diminuio do absentesmo e do afastamento por motivo de doena do trabalho; Diminuio do custo de contratao e treinamento de novos funcionrios; Reduo dos custos com monitoramento ambiental atravs da adoo de medidas de controle efetivo. O fato de a empresa exibir um PPRA no significa que a mesma esteja cumprindo efetivamente com as suas responsabilidades no sentido de implantar um programa de higiene ocupacional. necessrio que se realize uma avaliao que envolva no apenas as atividades propostas no programa, como tambm a sua aplicao. Outros aspectos importantes so: nvel de participao dos funcionrios durante a sua elaborao e implementao, apoio da administrao e a forma de divulgao dos resultados. A avaliao dos objetivos e cumprimento do PPRA no pode ser caracterizada apenas pela presena do documento ou verificao do cronograma, sob pena de se aprovar um programa sem informaes que retratem a realidade do nvel de exposio dos trabalhadores aos riscos ambientais. Empresas que tem implementado sistema de gesto integrado de segurana, sade e meio ambiente, devem incluir a auditoria do PPRA a fim de verificar a eficincia da implementao do programa de higiene ocupacional. A utilizao da auditoria ir beneficiar a empresa sob vrios aspectos: Na identificao de problemas internos e na sua correo, independente da fiscalizao; Na constatao do comprometimento da administrao; Em despertar os trabalhadores para a importncia dos trabalhos de segurana, buscando uma maior participao; Assegurando que a coordenao do PPRA encontra-se comprometida com a realizao das atividades do programa;

Contribuir para a reduo dos custos, uma vez que as atividades insalubres podem gerar desperdcio, podendo ser eliminadas.

6. DETERMINAO DO NMERO DE FUNCIONRIOS E ESPECIFICAODAS FUNES:


FUNCIONRIOS CARGO Frentista Frentista Frentista Frentista Frentista Frentista Frentista Frentista Frentista Frentista Frentista Frentista Servente de Limpeza Gerente de Pista Gerente Administrativo

6.1. DEFINIO DA PROFISSIOGRAFIARAZO SOCIAL


CARGOS Frentistas FUNES Tem como atividade efetuar o abastecimento de veculos leves e caminhes com lcool, gasolina e leo diesel, e tambm checam os nveis de gua e leo dos veculos por ele estabelecidos. Realiza limpeza do local de trabalho utilizando produtos de limpeza caseiros. Coordena as atividades do posto, nos setores administrativos e de abastecimento. Atua como lder dos trabalhadores, tambm responsvel por toda a rotina de atividades do empreendimento. Atendimento de clientes em geral e servios de abastecimento de veculos e superviso dos frentistas.

Servente de Limpeza

Gerente Administrativo

Gerente de Pista

7. SUSTENTAO JURDICA DA NR 09:


A nona Norma Regulamentadora do Trabalho Urbano, (NR 09), possui a sua existncia jurdica assegurada, a nvel de legislao ordinria, atravs dos artigos 176 a 178 da CLT, abaixo transcritos: Art. 176 Os locais de trabalho devero ter ventilao natural, compatvel com o servio realizado. Pargrafo nico A ventilao artificial ser obrigatria sempre que a natural no preencha as condies de conforto trmico. Art. 177 Se as condies de ambiente se tornarem desconfortveis em virtude instalaes geradoras de frio ou de calor, ser obrigatrio o uso de VESTIMENTA ADEQUADA para o trabalho em tais condies, ou de capelas, anteparos, paredes duplas, isolamento trmico e recursos similares, de forma que os empregados fiquem protegidos contra as radiaes trmicas. Art., 178 As condies de conforto trmico dos locais de trabalho devem ser mantidas dentro dos limites fixados pelo Ministrio do Trabalho.

COMENTRIOS
O Art. 2 da CLT considera empregador as empresas, individuais ou coletivas, Que assumindo os riscos da atividade econmica, admitem, pagam salrios e dirige a prestao de servios. Equipara-se ao empregador para efeitos legais: profissionais liberais, instituies beneficentes, associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos que admitem trabalhadores como empregados. Esta NR se aplica a todas as empresas regidas pela CLT (micro, pequena, mdia e grande, seja de qualquer setor, da rea urbana ou rural), no importando o tipo de atividade, riscos ou nmero de funcionrios. O PPRA deve ser elaborado, tanto para um escritrio de contabilidade com 40 funcionrios, quanto para um posto de gasolina com 4 funcionrios.

8. EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL


EPI so ferramentas de trabalho que visam proteger a sade do trabalhador que utiliza os Produtos Fitossanitrios, reduzindo os riscos de intoxicaes decorrentes da exposio. As vias de exposio so:

A funo bsica dos EPI proteger o organismo de exposies ao produto txico, minimizando o risco. Intoxicao durante o manuseio ou a aplicao de produtos fitossanitrios considerado acidente de trabalho. O uso do EPI uma exigncia da legislao trabalhista brasileira atravs de suas Normas Regulamentadoras. O no cumprimento poder acarretar aes de responsabilidade cvel e penal, alm de multas aos infratores. 8.1. Risco O risco de intoxicao definido como a probabilidade estatstica de uma substncia qumica causar efeito txico. O Risco uma funo da toxicidade do produto e da exposio. A toxicidade a capacidade potencial de uma substncia causar efeito adverso sade. Em tese, todas as substncias so txicas e a toxicidade depende basicamente da dose e da sensibilidade do organismo exposto (quanto mais txico o produto, menor a dose necessria para causar efeitos adversos). Sabendo-se que no possvel ao usurio alterar a toxicidade do produto, a nica maneira concreta de reduzir o risco atravs da diminuio da exposio. Para reduzir a exposio, o trabalhador deve manusear os produtos com cuidado, usar equipamentos de aplicao bem calibrados e em bom estado de conservao, vestir os EPI adequados entre outras medidas preventivas.

8.2. Das obrigaes


8.2.1. Do empregador (Item 6.6) Adquirir o EPI adequado ao risco e a atividade; Exigir o seu uso; (OBS. Nesse caso, o empregador dever criar um documento termo de responsabilidade - para que o empregado assine no ato do recebimento do EPI, e durante as reposies necessrias no perodo em que permanecer na empresa. Esse documento, cujo modelo acompanha o presente trabalho, dever conter, no mnimo: Nome do empregado, data de admisso, registro, discriminao do EPI entregue-modelo, marca, certificado de aprovao, entre outras informaes). Fornecer ao trabalhador somente o EPI que possua a aprovao do rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho, no caso, CERTIFICADODE APROVAO;

Convm informar que a compra e o fornecimento de EPI sem CA ao trabalhador podem trazer srias consequncias jurdicas ao empregador. No caso de qualquer empresa que tenha conhecimento de comercializao de EPI sem CA, esta deve comunicar o fato ao MTE, citando o comerciante. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado guarda e conservao; (OBS. Nesse caso o legislador se refere ao fato de que o treinamento do trabalhador quanto ao uso do EPI deve ser realizado no ato de entrega ou em situaes a serem definidas pelo empregador, e neste caso, o treinamento dever ser registrado em formulrio especfico). Substituir imediatamente, quando extraviado ou danificado; No caso de EPI destinado proteo respiratria (EPR), segundo o Artigo 3. da Instruo Normativa n. 01/94, somente podero ser comercializados EPIS que estejam acompanhados de instrues impressas, contendo, no mnimo, as seguintes informaes: finalidade, proteo oferecida, restries, vida til, orientaes adicionais (guarda conservao e higienizao). Responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; e (OBS.: Nesse caso o empregador deve garantir meios para que ocorra com frequncia a higienizao dos EPI). Comunicar ao MTE, qualquer irregularidade observada. Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrnico.

8.2.2. Dos trabalhadores (item 6.7)


Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservao; Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; Cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado. EPIS INDICAES Caractersticas: altamente resistente a produtos qumicos, principalmente cidos, custicos e solventes. Alta resistncia mecnica a rasgo, perfurao, corte e abraso. Indicaes: Trabalhos com abastecimento, lubrificao, lavagem de veculos, outras atividades com manuseio de produtos qumicos e servios de limpeza do ambiente de trabalho. Caractersticas: resistente a produtos qumicos e protege os ps contra leses oriundas de quedas de materiais pesados e tropees. Indicaes: Trabalhos com abastecimento, motoristas e funcionrios do setor administrativo.

Caractersticas: Bota de segurana, tipo impermevel, de uso profissional, utilizadas para proteo dos ps em locais midos, lamacentos, encharcados, concentragem, ambientes que proporcionem contato com sangue, com derivados de petrleo, leos, produtos qumicos, cidos e solventes. Devem ser caladas sobre meias de algodo de cano longo, para evitar atrito com os ps, tornozelos e canelas. Indicaes: Indicada para trabalhos com umidade ou que ocorra o uso de gua, como lavagem de veculos, troca de leo e servios de limpeza do ambiente de trabalho.

Caractersticas: usada para a absoro de vapores cidos e orgnicos, provenientes de solventes de limpeza, produtos qumicos e combustveis, de tintas e adesivos que contaminam o ambiente de trabalho. Ergonmica, no incomoda nem prejudica a viso do usurio. Indicaes: indicada para frentistas e outros profissionais quando suas atividades forem realizadas prximas s bombas de abastecimento.

MSCARA COM FILTRO CONTRA VAPORES ORGNICOS


Caractersticas: ideal na proteo de usurios em trabalhos que envolvam lquido em geral, qumico, detergente, sucos, gua, sangue, orgnicos, etc. Indicaes: para profissionais que trabalham com troca de leo, lubrificao, lavagem de veculos e limpeza do ambiente de trabalho.

AVENTAL IMPERMEVEL
Caractersticas: atende o usurio contra impactos de partculas volantes multidirecionais e gotculas de lquidos qumicos, as lentes com o visor cinza e verde, so indicadas para proteo contra luminosidade intensa.

CULOS DE SEGURANA

Indicaes: frentistas, lubrificador, vigia diurno.

Alm dos EPIs acima descritos, temos vrios outros, como: Capacete de segurana: feito de material resistente para proteger a cabea do trabalhador contra leses causadas por queda de objetos, choque contra objetos suspensos e choques eltricos. Protetor Auricular: (plug e concha): sua funo proteger o sistema auditivo do trabalhador contra nveis de presso sonora superior aos nveis determinados nos anexos 1 e 2 da NR-15.

8.3. Ficha de entrega dos epis


Segue modelo de Ficha para controle de Entrega de EPIs. A mesma deve ser preenchida corretamente com os dados dos empregados, os dados do EPI a ser entregue e assinada pelo mesmo sempre que houver a troca dos equipamentos.

FICHA DE ENTREGA DOS EPIS (MODELO - FRENTE)


TERMO DE RESPONSABILIDADE PELA GUARDA E USO DE EQUIPAMENTODE PROTEO INDIVIDUAL E.P.I. IDENTIFICAO DO EMPREGADO Nome:_______________________________________ Cargo:_______________________________________ Data de Admisso: _____________________________ Recebi da empresa RAZO SOCIAL, a ttulo de emprstimo, para meu uso exclusivo e obrigatrio nas dependncias da empresa, conforme determinado na NR-6 da Portaria3.214/78, os equipamentos especificados neste termo de responsabilidade, comprometendo-me a mant-los em perfeito estado de conservao, ficando ciente de que: 1 - Recebi treinamento quanto necessidade na utilizao dos referidos EPIs, a maneira correta de us-los, guard-los e higieniz-los, bem como da minha responsabilidade quanto a seu uso conforme determinado na NR-1 da Portaria 3.214/78. 2- Se o equipamento for danificado ou inutilizado por emprego inadequado, mau uso, negligncia ou extravio, a empresa me fornecer novo equipamento e cobrar o valor deum equipamento da mesma marca ou equivalente ao da praa (pargrafo nico do artigo 462 da CLT). 3- Fico proibido de dar ou emprestar o equipamento que estiver sob minha responsabilidade, s podendo faz-lo se receber ordem por escrito da pessoa autorizada para tal fim. 4- Em caso de dano, inutilizao ou extravio do equipamento deverei comunicar imediatamente ao setor competente. 5- Terminando os servios ou no caso de resciso do contrato de trabalho, devolverei o equipamento completo e em perfeito estado de conservao, considerando-se o tempo do uso do mesmo, ao setor competente. 6- Estando os equipamentos em minha posse, estarei sujeito a inspees sem prvio aviso. 7- Fico ciente de que no utilizando o equipamento de proteo individual em servio estarei sujeito s sanes disciplinares cabveis que iro desde simples advertncias at a dispensa por justa causa nos termos do Art. 482 da C.L.T. combinado com a NR-1 e NR-6 da Portaria 3.214/78. Natal, ______ de ___________de 2013. Ciente: _______________________________________ (COLOCAR AQUI O NOME DO FUNCIONRIO)

FICHA DE ENTREGA DOS EPIS TERMO DE RESPONSABILIDADE PELA GUARDA E USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL - E.P.I. (MODELO - VERSO)
E.P.I. RECEBIDO MOVIMENTO Marca Modelo Entrega Entrega Entrega Entrega Entrega Entrega Entrega DATA ASSINATURA DO FUNCIONRIO ASSINATURA DO TECNICO EM SEGURANA

9. P.P.R.A.
Objetivos: Estabelecer medidas de controle, atenuao ou eliminao dos agentes causadores de riscos ambientais, de forma a mant-los abaixo dos limites de tolerncia, objetivando a preservao da sade e da integridade fsica e mental do coletivo dos trabalhadores, bem como a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. Esse Programa, conforme anteriormente mencionado, se aplica a todas as empresas regidas pela CLT (micro, pequena, mdia e grande, seja dos setores industriais, comercirio ou de servios, da rea urbana ou rural), no importando o tipo de atividade, risco ou nmero de trabalhadores. Reiterando, preciso considerar que o PPRA deve possuir estreita relao com o PCMSO (Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional, previsto na NR 07, o que pressupe um trabalho conjunto por parte do Engenheiro de Segurana e o Mdico do Trabalho). Estrutura: A seguir, tem-se a descrio da estrutura de funcionamento do PPRA para o estabelecimento em estudo, para os prximos doze meses, que consistir na prtica de um programa de higiene ocupacional, ou mais precisamente, da execuo das etapas de reconhecimento, avaliao e controle dos riscos ambientais. Na fase caracterizada como ANTECIPAO, dever ser estudada qualquer modificao que venha ocorrer nas instalaes, ou nos processos de trabalho, a fim de determinar a existncia de riscos potenciais, incluindo as medidas de controle para reduo ou eliminao dos mesmos. 9.1. Desenvolvimento do PPRA 9.1.1. Etapas do PPRA O Programa de Preveno de Riscos Ambientais dever incluir as seguintes etapas: a) antecipao e reconhecimento dos riscos; b) estabelecimento de prioridade e metas de avaliao e controle; c) avaliao dos riscos e da exposio dos trabalhadores ; d) implantao de medidas de controle e avaliao de sua eficcia; e) monitoramento da exposio aos riscos; f) registro e divulgao dos dados. A elaborao, implementao, acompanhamento e avaliao do PPRA podero ser feitas pelo Servio Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critrio do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

9.2. Planejamento anual, metas, prioridades e cronogramas.


Ser fornecido empresa, um cronograma de aes que devero ser desenvolvidas durante o ano, a nvel preventivo ou de controle de situaes preexistentes. Este cronograma indicar o prazo para o desenvolvimento das etapas e o cumprimento das metas do PPRA.

9.2.1. Cronograma de atividades referente ao perodo de vigncia do PPRA.


AES DO PROGRAMA Deliberao do PPRA com a diretoria Implantao de Medidas de Controle Treinamento dos FrentistasPerigos no abastecimento. Treinamento dos funcionrios em NR 17 Ergonomia Adequar ambiente de trabalho conforme a NR 17 Ergonomia Manuteno dos sistemas eltricos, bombas e tanques, com laudo e nota fiscal. Treinamento dos funcionrios em NR 06 EPIs Fazer entrega/troca de EPI coletando a assinatura dos funcionrios na ficha de EPI Treinamento dos funcionrios em NR 23 Combate a incndio Palestra sobre Acidente de Trabalho Implantao do PCMSO, conforme disposto na NR 07. Inspeo nas Unidades extintoras/Realiza o de recargas e testes. Testes de estanqueidade p/ tanques com mais de cinco anos de uso (laudo do responsvel) Atualizao do PPRA em 10/2013. Nov/13

Fev/13 Jan/13

Fev/13 Ma/13 Abr/13 Jun/13 Jul/13

Ago/13 Set/13

Out/13

X X X

X X

X X

9.5. ESTRATGIA E METODOLOGIA DE AO


ESTRATGIA Eliminar, reduzir ou controlar os riscos ambientais, tendo em vista os dados e outras informaes obtidas atravs de avaliao QUANTITATIVA do risco fsico RUDO, e do risco qumico VAPORES DE COMBUSTVEIS e discutir com a diretoria/gerncia os resultados das medies que constam no LTCAT Laudo Tcnico das Condies Ambientais do Trabalho. METODOLOGIAS DE AO. ANTECIPAO Sero efetuadas inspees rotineiras do ambiente de trabalho, e paralelamente sero avaliados mtodos ou processos de trabalhos, com a possibilidade de modificao dos j existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteo para a sua reduo ou eliminao. RECONHECIMENTO. Ser executado um reconhecimento dos riscos ambientais, atravs de visita aos locais de trabalho, entrevistas com funcionrios, e outros dados obtidos, quando das inspees de rotina a serem realizadas nos setores de trabalho da empresa. Nessa etapa, ser estabelecida a priorizao dos agentes em funo do potencial de risco de cada um, aps a identificao dos mesmos, e localizao das fontes geradoras. PRIORIDADES E METAS DE AVALIAO E CONTROLE. Sero estabelecidas prioridades e metas de avaliao de controle baseadas nos fatores de risco observadas na etapa anterior relativa a Reconhecimento pela gerncia, que contar com o auxlio tcnico do Servio de Segurana e Sade no Trabalho, contratado para dar suporte s atividades de preveno a serem implementadas nessa segunda fase, e que constaro, basicamente, das seguintes medidas: Educao sanitria e de manuteno da sade: Promover aes de conscientizao sobre higiene pessoal, manuteno da sade, especialmente quanto a preveno de doenas contagiosas e epidmicas, e sobre o mal que podem causar o lcool e o cigarro, principalmente no ambiente de trabalho; Valorizao individual; Humanizao do ambiente de trabalho; Modificar situaes que possam interferir no conforto ambiental; Preparao dos empregados para que estes sejam multiplicadores da cultura de segurana, assegurada por meio, sobretudo de palestras, que possam transformar cada trabalhador num agente de segurana; Alterar mtodos de trabalho que no que no contemplem a segurana funcional para os

empregados; Alertar os funcionrios para os produtos que possuam em sua composio bsica, elementos que possam representar perigo sua sade; Prosseguir disseminando a cultura da segurana no trabalho, principalmente, treinando os empregados sobre como esses podem ajudar a diminuir a insegurana, e de forma especial, assegurar no ambiente de trabalho um senso entre os envolvidos com o processo produtivo de cidadania e tica no trabalho.

9.3. AVALIAO DOS RISCOS E DA EXPOSIO DOS TRABALHADORES


A avaliao consiste na quantificao da exposio dos riscos identificados na fase de antecipao e reconhecimento. Sero efetuadas avaliaes dos riscos sempre que necessrio, a fim de dimensionar a exposio dos trabalhadores, e ainda subsidiar o equacionamento das medidas de controle, ou comprovar o controle da exposio ou a inexistncia de riscos ambientais. EXISTEM DOIS TIPOS DE AVALIAO: A Avaliao Quantitativa, que aquela realizada a partir de um levantamento ambiental com registros de dados medidos com equipamentos especficos; Avaliao Qualitativa, visto que nem todos os agentes ambientais podem ser avaliados quantitativamente, existe a avaliao qualitativa, onde a insalubridade caracterizada a partir de ao pericial com a inspeo do ambiente de trabalho.

9.4. MEDIDAS DE CONTROLE E AVALIAO DE SUA EFICCIA


Sero implantadas medidas de controle e avaliao de sua eficcia, visando eliminar, minimizar ou controlar os riscos ambientais quando se verificar riscos evidentes ou potenciais sade do trabalhador, ou quando os resultados das avaliaes quantitativas das exposies dos trabalhadores excederem os limites previstos na NR 15. SERO INSTITUDAS MEDIDAS DE CONTROLE AMBIENTAL, VISANDO A ELIMINAO OU O CONTROLE DOS RISCOS AMBIENTAIS, SEMPRE QUE FOREM VERIFICADAS UMA OU MAIS DAS SEGUINTES SITUAES: Identificao, na fase de antecipao, de risco potencial sade; Constatao, na fase de reconhecimento, de riscos evidentes sade; Quando os resultados das avaliaes QUANTITATIVAS, (quando couber), excederem os valores dos limites previstos na NR 15 ou, na ausncia destes, os valores de limites de exposio ocupacional adotados pela ACGIH American Conference of Governmental Industrial Hygyenists, ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociao coletiva do trabalho, desde que mais rigorosos que os critrios tcnicos estabelecidos; Quando atravs do controle mdico de sade, ficar caracterizado o nexo causal entre os danos observados na sade do trabalhador e a situao do trabalho a que este fica exposto; O programa de fornecimento de equipamentos de proteo individual de fundamental importncia execuo das etapas de preveno, alm de se tratar de uma Norma Regulamentadora (NR 06). De acordo a legislao estabelecida para os equipamentos de proteo individual, deve-se sempre lembrar que a empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco em perfeito estado, com certificado de aprovao do fabricante, C.A, nas seguintes circunstncias: Sempre que as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis, ou no oferecem completa proteo contra os riscos de acidentes de trabalho e/ou doenas profissionais; Enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; Para atender as situaes de emergncia Quando da adoo dos epis, devem ser seguidas todas as recomendaes mencionadas na NR 6, alm de sua eficcia e conforto, quando utilizados para atenuao de riscos ambientais. Algumas das recomendaes devem ser destacadas, uma vez que tratam de direitos e obrigaes por parte do empregador e dos empregados. A seguir, destacamos algumas:

9.5. MONITORAMENTO DA EXPOSIO AOS RISCOS


Sero monitoradas as exposies aos riscos, atravs de uma avaliao sistemtica e repetitiva a um determinado risco, visando introduo ou modificao de medidas de controle, sempre que necessrio. Na realidade, o monitoramento consiste numa avaliao quantitativa, sistemtica e repetitiva de um determinado risco, incluindo muitas vezes um estudo estatstico dos dados, tendo como finalidade a implementao de medidas corretivas, quando necessrio. Os dados quantitativos obtidos a partir do levantamento ambiental realizado serviro de informao, importante para que o mdico coordenador do PCMSO especifique os exames a serem realizados nos trabalhadores. Nesse aspecto, no se deve deixar de considerar que a implementao desse documento serve de base para a realizao do PCMSO Programa de Controle Mdico em Sade Ocupacional, previsto na NR 07. Cada vez mais vem se registrando um trabalho de integrao entre os profissionais do SESMT, envolvendo a Segurana e a Medicina do Trabalho.

9.6. REGISTRO E DIVULGAO DOS DADOS


O PPRA, suas alteraes e complementaes sero apresentados e discutidos no mbito do empregador e dos funcionrios, em carter de reunio, sendo sua cpia anexada a livro de atas especfico a deliberaes de Segurana e Medicina do Trabalho. O empregador se responsabilizar pela manuteno de um registro de dados estruturado, de forma a constituir um histrico tcnico e administrativo do PPRA, devendo esses registros ser mantidos por um perodo mnimo de 20 (vinte) anos, com o documento-base e as referidas alteraes e complementaes, disponveis de modo a proporcionar o imediato acesso s autoridades competentes. Trata-se de uma medida de carter administrativo ou de organizao. Entretanto, fundamenta-se em norma legal, j que este o prazo para prescries das aes pessoais conforme estabelece o Cdigo Civil Brasileiro em seu Art. 177. Os dados em questo referem-se a todas as iniciativas relativas ao histrico tcnico e administrativo do PPRA, todos os documentos, em nvel de laudos, monitoramento, registro de treinamento, entre outros, sem perder de vista a importncia em se registrar os dados relativos ao histrico Profissiogrfico de cada trabalhador, antes e depois da implementao das medidas preventivas estabelecidas no PPRA. O Posto XX providenciar para seus funcionrios, no incio da implementao das medidas contidas nesse documento, uma exposio, a ser realizada pelo autor desse documento, a fim de exemplificar com casos reais, a importncia em se cumprir com as metas de segurana e higiene ocupacional em um estabelecimento de trabalho. A referida exposio contar com mostras de vdeos envolvendo acidentes de trabalho com combustveis lquidos, devido a condies de impercia no manuseio com essas substncias, e outras situaes de risco decorrentes de procedimentos (atos) inseguros, e seus reflexos, a nvel de acidentes

de trabalho de consequncias no mbito humano e patrimonial. Na prxima tabela, encontram-se apresentados os riscos e sua correspondente padronizao atravs de cores, em conformidade com a Lei n. 6.514 de 22/12/1997, e Portaria 3.214 de 08/06/1978, que aprova as Normas Regulamentares de Segurana e Medicina do Trabalho. OBS. Com esse quadro, a empresa pode elaborar o seu mapa de riscos sobre o layout da empresa, indicando atravs de cada crculo: O grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada na tabela a seguir; O nmero de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do crculo; A especificao do agente (por exemplo: QUMICO Slica, benzeno, hexano, slica cristalina, ou ERGONMICO repetitividade, ritmo excessivo), que tambm se deve anotar dentro do crculo; A intensidade do risco, de acordo com a percepo dos trabalhadores, que deve se representada por tamanhos proporcionalmente diferentes dos crculos. OBS: preciso esclarecer que a obrigatoriedade de elaborar e afixar o mapa de riscos ambientais diz respeito somente quelas empresas obrigadas a manter a CIPA, mesmo que essa seja inoperante e no tenha condies tcnicas de elaborar o mapa de riscos.

10. RISCOS AMBIENTAIS


So considerados riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e de acidentes/mecnicos que possam trazer ou ocasionar danos sade do trabalhador nos ambientes de trabalho, em funo de sua natureza, concentrao, intensidade e tempo de exposio ao agente. Riscos fsicos Vibrao: produzida por mquinas e equipamentos especficos, com o passar do tempo e sem a devida proteo, o trabalhador poder sofrer danos nas articulaes, dores na coluna, disfuno renal e circulatria. Radiao: a ultravioleta, provocada por soldas eltricas, por exemplo, pode ocasionar leses oculares e queimaduras. As ionizantes, advindas de materiais radioativos, podem provocar anemias, leucemia e at outros tipos de cncer. Rudo: em nveis excessivos, os rudos advindos no local de trabalho, ao longo do tempo podem provocar alteraes auditivas, que vo desde a perda parcial at a surdez total. Temperaturas Extremas: Calor: Os trabalhadores expostos a atividades de fundio, siderurgia, indstrias de vidro a cu aberto e outras, so os mais propensos a problemas como insolao, intermao, cimbras e, em alguns casos, problemas com o cristalino do globo ocular, mais conhecidos como catarata.

Frio: Os casos mais comuns de doenas que se destacam pela ao do frio so as queimaduras pelo frio, gripes, inflamaes das amgdalas e da laringe, resfriados, algumas alergias, congelamento nos ps e mos e problemas circulatrios. Umidade: As atividades ou operaes executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, podero ser capazes de produzir danos sade dos trabalhadores, como frieiras e micoses, dentre outras. Riscos biolgicos So microrganismos fungos, vrus, bactrias, parasitas, bacilos , protozorios - Esses agentes biolgicos so visveis apenas ao microscpio, sendo capazes de produzir doenas, deteriorao de alimentos, mau cheiro, etc....Apresentam muita facilidade de reproduo, alm de contarem com diversos processos de transmisso. Os casos mais comuns de manifestao so: Nos ferimentos e machucaduras podem provocar infeco por ttano; Hepatite, tuberculose, micoses da pele, etc. que pode ser levados por funcionrios contaminados para o ambiente de trabalho; Diarreias causadas pela falta de asseio e higiene em ambiente de alimentao; Riscos ergonmicos A Organizao Internacional do Trabalho define ergonomia como a aplicao das cincias biolgicas humanas em conjunto com os recursos e tcnicas da engenharia para alcanar o ajustamento mtuo, ideal entre o homem e seu trabalho e cujos resultados se medem em termos de eficincia humana e bem-estar no trabalho. So exemplos de agentes ergonmicos: sono, fadiga, posio do corpo na execuo das tarefas, monotonia, ritmo e jornada de trabalho, tarefas repetitivas, mveis e ferramentas inadequados, entre outros. Riscos Qumicos: Os agentes qumicos que podem causar doenas profissionais so encontrados nas formas gasosa, lquida e slida e, quando absorvidos pelo nosso organismo, produzem, na grande maioria dos casos, reaes chamadas de venenosas ou txicas. H trs vias bsicas de penetrao dos txicos no corpo humano: Respiratria; Cutnea; Digestiva.

Um agente qumico ao ser absorvido, tanto pelas vias respiratrias, cutneas ou digestivas, pode depositar-se em qualquer rgo do corpo humano. Alguns metais como o cobre e o mercrio, podem fixar-se nos rins, criando uma insuficincia renal. Outro caso o monxido de carbono, que afeta as clulas do corao. Nas intoxicaes por chumbo, monxido de carbono, arsnico e tlio, ocorrem problemas neurolgicos. Riscos de Acidentes: So ferramentas, mquinas, equipamentos e instalaes defeituosas, capazes de causar leses nos trabalhadores, como cortes, fraturas escoriaes, queimaduras, etc. importante destacar que nem todos os produtos ou agentes aqui comentados e presentes no ambiente de trabalho iro causar, obrigatria e imediatamente prejuzos sade. Para que haja danos sade necessrio que se tenha a combinao de fatores como: tempo de exposio; predisposio individual e concentrao do agente de risco.

AVALIAO DOS RISCOS AMBIENTAIS


SETOR: Operacional/Abastecimento N de empregados expostos/sexos 11 empregados FUNO: Frentista Turno/Jornada de trabalho: Por turnos.

DESCRIO DA ATIVIDADE
Atende ao cliente, executa o abastecimento do veculo, verifica nveis de leo e sistema de arrefecimento.

AGENTES DE RISCOS AMBIENTAIS


(1): RISCO ERGONMICO: Postura inadequada Trabalho em p (2): RISCO DE ACIDENTE: Manuseio de lquidos inflamveis. (3): RISCO QUMICO: Manuseio e abastecimento de produtos combustveis lquidos inflamveis. (4): RISCO FSICO: Rudo contnuo, com LEQ igual a 75,46 dB(A) (vide laudo) (5): RISCO BIOLGICO: Nenhuma prescrio

RISCOS SADE OU SEGURANA

(1): Lombalgias, Outros tipos de dores musculares, Agravos circulatrios; (2): Derramamento, vazamento, incndio, exploses. (3): Inalao de vapores de combustveis (Concentrao de vapores de combustveis em quantidades abaixo do LT, Conforme laudo). (4): Com o valor do LEQ de 75,46 dB (A), abaixo do LT Limite de Tolerncia estabelecido pelo Anexo I, NR 15 No h pressuposto de nocividades sade do trabalhador; (5): Nenhuma prescrio

MEDIDAS DE CONTROLE SUGERIDAS


(1): Implantar programa sobre a postura adequada de trabalho: Verificar possibilidade de alternncia de funes entre os frentistas, ou revezamento entre os funcionrios com base na demanda de atendimento ao cliente, treinar os trabalhadores sobre riscos ergonmicos e medidas de controle destes. (2): Elaborar ordens de servio proibindo uso de fsforos e demais utenslios deflagrantes de chama nas reas de risco (ptio de abastecimento); Manter os funcionrios atualizados em preveno de incndios. Priorizar o uso de bota de segurana com solado antiderrapante, Treinar todos os funcionrios sobre noes de preveno e combate a incndio. (3): Fornecer e tornar obrigatrio o uso de EPIs adequados aos riscos. No caso em estudo, o EPI indicado a mscara contra vapores orgnicos/gases cidos, com filtros qumicos base de carvo ativado. No quesito de proteo da pele, fundamental ouso de luvas de borracha ou nitrlicas, Durante o abastecimento, e creme de proteo grupo 3. (4): Nesse caso no se prescreve o uso de plug auriculares ou abafadores de rudo, Poiso LEQ (Nvel Equivalente de Rudo) igual a 75,46 dB(A), abaixo do LT Limite de Tolerncia que de 85 dB(A), Conforme fixado no Anexo I da NR 15. Com o valor obtido pode-se prescindir, inclusive, do nvel de ao. (5) Nenhuma prescrio.

MEDIDAS DE ORDEM GERAL


Acompanhamento mdico peridico e realizao de exames mdicos conforme a NR 07 .

ENQUADRAMENTO DE INSALUBRIDADE/PERICULOSIDADE
RUDO: Os nveis de rudo no excederam o limite de tolerncia da NR-15, anexo n. 1, Portaria 3214/78, Para exposio diria de 08 (oito) horas sem proteo auditiva. Portanto, est Descaracterizada a insalubridade pelo agente fsico rudo para a atividade De frentistas. Os frentistas operam, permanentemente, com produtos inflamveis, com risco acentuado, assim, Conforme artigo 193 da CLT devido o adicional de 30% do salrio base, com bem diz o enunciado Do TST que os empregados que trabalharem na bomba de combustvel Tem direito ao Adicional de periculosidade, e tambm a Smula 212 do Supremo Tribunal Federal (STF). O trabalho realizado perigosamente, em razo dos produtos inflamveis ou explosivos ter o Adicional de 30% integralmente, mesmo que trabalhado intermitentemente, pois a Lei N. 7.369/85 no dispe sobre a Proporcionalidade ao pagamento do adicional de periculosidade, alm disso, claro que neste tipo de atividade numa s frao de segundos pode, inesperadamente, existir o resultado lesivo, ou seja, No como os produtos insalubres que a integridade fsica Vai debilitando-se na medida do tempo, e sim em um nico segundo.

VAPORES DE COMBUSTVEL: Com os valores encontrados, descarta-se a possibilidade De contaminao ambiental pela presena de vapores orgnicos de hidrocarbonetos e lcool Combustvel, e anula a possibilidade de que se encontrem acima dos limites de tolerncia, tais agentes. Conforme estabelecido no LTCAT, pgina 11, na rea de abastecimento os valores para H2S, CO, E gases combustveis esto abaixo dos limites de tolerncia, onde se nota que o visor de L mostra continuamente as concentraes em **ppm de H2S, CO, O2, e mistura de gases Combustveis *LEL, 0,00 ppm. Portanto, est descaracterizada a insalubridade por agentes Qumicos Vapores de Combustveis para a atividade de frentistas e ajudantes. *A sigla LEL significa Limite inferior de exploso (Lower Explosive Limit) tambm chamado de limite Inferior De ignio: Lower Flammable Limit-LFL) -- a menor concentrao de uma substncia que pode produzirfogo ou relmpago (flash) Quando est presente uma fonte de ignio (chama, fasca, etc.).

AVALIAO DOS RISCOS AMBIENTAIS


SETOR: Administrao N de empregados expostos/sexos: 01/masculino FUNO: Gerente Administrativo Turno/Jornada de trabalho: Diurno.

DESCRIO DA ATIVIDADE
Responsvel pela execuo e providencias gerais dos trabalhos de escritrio; recepo, atendimentos de clientes e telefones, emisso, conferencia, ordenao e arquivo de documentos.

AGENTES DE RISCOS AMBIENTAIS


(1): RISCO ERGONMICO: Postura inadequada Trabalho sentado, responsabilidade; (2): RISCO DE ACIDENTE: Riscos de acidentes com combustveis lquidos em carter intermitente devido a curta permanncia na rea de risco; (3): RISCO QUMICO: Vapores de combustveis; (4): RISCO FSICO: Nenhuma prescrio; (5): RISCO BIOLGICO: Nenhuma prescrio

RISCOS SADE OU SEGURANA


(1): Lombalgias, dores musculares, Agravos circulatrios, stress fsico e mental; (2): Leses decorrentes de possveis incndios, exploses, ainda que sua permanncia em rea de risco seja intermitente (3): Intoxicao por inalao de substncias txicas (vapores de combustveis lquidos), quando em rea de risco em carter (no habitual) intermitente e; (4): Nenhuma prescrio; (5): Nenhuma prescrio;

MEDIDAS DE CONTROLE SUGERIDAS


(1): Palestra sobre ergonomia do trabalho em escritrio. Mudar o assento para uma poltrona ergonomicamente Adequada ao trabalho escriturrio. Alternar horas de trabalho sentadas com horas de atividade em outra funo, se possvel. (2): Procurar abreviar a permanncia na rea de risco, e durante longos abastecimentos. (3): Usar mscaras de proteo contra gases e vapores. (4): Nenhuma prescrio. (5) Nenhuma prescrio.

MEDIDAS DE ORDEM GERAL


Acompanhamento mdico peridico e realizao de exames mdicos conforme a NR 07 .

ENQUADRAMENTO DE INSALUBRIDADE/PERICULOSIDADE
Se o funcionrio trabalha dentro do posto de gasolina, ainda que no diretamente com as bombas, Ele tem direito ao adicional de periculosidade. Pressupe-se que o funcionrio esteja, Por boa parte do tempo, dentro da rea de risco, ou seja, no posto de gasolina, Caso em que se situam as atividades das auxiliares de escritrio e do auxiliar administrativo. Vide jurisprudncia no site do TST, que estabelece como discriminado a seguir: I - Faz jus ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, De forma intermitente, se sujeita as condies de risco. Indevido, apenas, Quando o contato d - sede forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, Sendo habitual, d-se por tempo extremamente reduzido. (Smula 364, I, do TST) importante salientar que at nas lojas de convenincias que ficam dentro do raio de risco de 1,5m A 52,5m, em proporo a listagem dos tanques de combustvel, devero perceber ao Adicional de periculosidade por ser rea de risco, conforme NR20, tabela A. Concluso: Nesse caso os funcionrios Gerentes administrativos, fazem jus incorporao de 30% De periculosidade sobre os seus vencimentos. INSALUBRIDADE POR VAPORES DE COMBUSTVEL: Com os valores encontrados, descarta-se a Possibilidade de contaminao ambiental pela presena de vapores orgnicos de hidrocarbonetos E lcool combustvel, e anula a possibilidade de que se encontrem acima dos limites de tolerncia, Tais agentes. Conforme estabelecido no LTCAT, pgina 11, na rea de abastecimento os valores Para H2S, CO, e gases combustveis esto abaixo dos limites de tolerncia, onde se nota que o visor De LCD Mostra continuamente as concentraes em**ppm de H2S, CO, O2, e mistura de gases Combustveis *LEL, em 0,00 ppm.* A sigla LEL significa Limite inferior de exploso (Lower Explosive Limit) Tambm Chamado de limite inferior de ignio: Lower Flammable Limit -LFL) - a menor concentrao De uma substncia que pode produzir Fogo ou relmpago (flash) quando est presente uma fonte de ignio (chama fasca, etc.). **1 ppm = 1 cm de gs poluente / 1.000.000 cm de ar respirvel (1% = 10.000 ppm) Concluso: De acordo com o exposto, est descaracterizada a insalubridade por agentes Qumicos Vapores de Combustveis para as atividades de Auxiliar de escritrio.

AVALIAO DOS RISCOS AMBIENTAIS


SETOR: Geral N de empregados expostos/sexos: 01/masculino FUNO: Servente de Limpeza Turno/Jornada de trabalho: Diurnos.

DESCRIO DA ATIVIDADE
Realiza limpeza do local de trabalho utilizando produtos de limpeza caseiros.

AGENTES DE RISCOS AMBIENTAIS


(1): RISCO ERGONMICO: Postura inadequada (2): RISCO DE ACIDENTE: Escorrego, tropeo, choque eltrico. (3): RISCO QUMICO: Manuseio de produtos txicos. (4): RISCO FSICO: Nenhuma prescrio (5): RISCO BIOLGICO: Bactrias, protozorios e bacilos.

RISCOS SADE OU SEGURANA


(1): Lombalgias, Outros tipos de dores musculares, Agravos circulatrios; (2): Piso molhado ou escorregadio. (3): Produtos txicos de limpeza caseiros em contato com a pele; (4): Nenhuma prescrio; (5): Contaminao na limpeza de banheiros. MEDIDAS DE CONTROLE SUGERIDAS (1): Implantar programa sobre a postura adequada de trabalho, treinar os trabalhadores sobre riscos Ergonmicos e medidas de controle destes. (2): Usar os equipamentos de Proteo Individual adequados funo. (3): Fornecer e tornar obrigatrio o uso de epis adequados aos riscos. No caso em estudo, os epis Indicados so botas de segurana de PVC, luvas nitrlicas ou de PVC cano longo, avental impermevel. (4): Nenhuma prescrio. (5): Usar os Equipamentos de Proteo indicados funo, realizar os exames mdicos peridicos Conforme PCMSO. (NR-07)

MEDIDAS DE ORDEM GERAL


Acompanhamento mdico peridico e realizao de exames mdicos conforme a NR 07 .

ENQUADRAMENTO DE INSALUBRIDADE/PERICULOSIDADE
RUDO: Os nveis de rudo no excederam o limite de tolerncia da NR-15, anexo n. 1,Portaria 3214/78, Para exposio diria de 08 (oito) horas sem proteo auditiva. Portanto, est Descaracterizada a insalubridade pelo agente fsico rudo para a atividade de frentistas. Os frentistas operam, permanentemente, com produtos inflamveis, com risco acentuado, assim, Conforme artigo 193 da CLT devido o adicional de 30% do salrio base, Com bem diz o Enunciado Do TST que os empregados que trabalharem na bomba de Combustvel tem direito ao Adicional de periculosidade, e tambm a Smula 212 do Supremo Tribunal Federal (STF). O trabalho realizado perigosamente, em razo dos produtos inflamveis ou explosivos ter o Adicional de 30% Integralmente, mesmo que trabalhado intermitentemente, Pois a Lei n. 7.369/85 no dispe sobre a Proporcionalidade ao pagamento do adicional de Periculosidade, alm disso, claro que neste tipo de Atividade Numa s frao de Segundos pode, inesperadamente, existir o resultado lesivo, ou seja, No como os produtos Insalubres que a integridade fsica vai debilitando-se na medida do tempo, E sim em um nico segundo. VAPORES DE COMBUSTVEL: Com os valores encontrados, descarta-se a possibilidade de Contaminao ambiental pela presena de vapores orgnicos de hidrocarbonetos e lcool Combustvel, E anula a possibilidade de que se encontrem acima dos limites de tolerncia, tais Agentes. Conforme estabelecido no LTCAT, Pgina 11, na rea de abastecimento os valores para H2S, CO, E gases combustveis esto abaixo dos limites De tolerncia, Onde se nota que o visor de LCD mostra continuamente as concentraes em **ppm de H2S, CO, O2, e mistura de gases Combustveis *LEL, em 0,00 ppm. Portanto, est descaracterizada a insalubridade por agentes Qumicos Vapores de Combustveis para a atividade de frentistas e ajudantes. *A sigla LEL significa Limite inferior de exploso (Lower Explosive Limit) Tambm chamado de Limite inferior de ignio: (Lower Flammable Limit-LFL) -- a menor concentrao de uma Substncia que pode produzir fogo ou relmpago (flash) Quando est presente uma fonte de Ignio (chama fasca, etc.).

13. MEDIDAS COLETIVAS DE SEGURANA


1. Manter os locais de trabalho organizados e limpos (rea de abastecimento e lojas); 2. As canaletas devem estar de acordo com a norma da ABNT NBR 13.786/19963. 3. Manter canaletas desobstrudas e limpas; 4. necessrio que a caixa separadora de gua e leo esteja sempre em perfeito funcionamento; 5. Manter em dia as anlises dos poos de monitoramento; 6. Funcionrios bem uniformizados e munidos com Equipamentos de Proteo Individual adequado; 7. Classificar os resduos slidos de acordo com a NBR 10.004 e CONAMA 275/2001; Padro das Cores Azul Papel/papelo Vermelho Plstico Verde Vidro Amarelo Metal Preto Madeira Laranja Resduos perigosos. 9. Observar posio, tipos e nmero de extintores distribudos pelo Posto Revendedor, bem como a validade do mesmo; 10. Observar iluminao de emergncia e sistema de combate a incndio se esto de acordo com a Norma do Corpo de Bombeiros local, e da NR 23 Proteo Contra Incndios; 11. Manter placas da origem do combustvel, dos preos dos produtos, avisos de Proibido Fumar e Desligar Celular etc visveis e atualizadas; 12. Devem ser mantidos atualizados o PPRA (Programa de Preveno e Riscos Ambientais), PCMSO (Programa de Controle Mdico de Sade Operacional) e o PPP (Perfil Profissiogrfico Previdencirio) 13. Manter produtos da loja de convenincia sempre bem organizados e conservados adequadamente, bem como o estoque dos mesmos; 14. Manter no posto um kit para primeiros socorros e material para conteno de derrames de combustvel; 15. Elaborar Plano de Atendimento Emergencial (PAE) com treinamentos e simulado; 16. Realizar testes de estanqueidade com a periodicidade indicada pelo rgo ambiental;

17. No so permitidos aparelhos eltricos (freezer e outros) ao lado das bombas de abastecimento e muito menos tomados eltricas junto ao piso molhado. Todas as tomadas devem estar acima do piso, a pelo menos um metro e meio e em caixas blindadas; 18. da maior importncia que seja providenciada a Licena de Operao segundo a resoluo CONAMA 273 cumprindo todas as condicionantes, se houver em, o mais rpido possvel (LAO com condicionantes no tem validade legal); 19. As bombas de abastecimento devero ser dotadas de:- Bicos de abastecimento com dispositivo de deteco de tanque cheio do veculo e corte automtico do fluxo do combustvel, para evitar forma segura o derramamento do lquido de abastecimento, Bicos de abastecimento com dispositivo de tamponagem do bocal do tanque do veculo, deforma a evitar a sada de respingos, gases e vapores no decorrer do abastecimento. 20. Instalar sinalizaes especiais quanto aos cuidados e riscos inerentes ao combustvel, ao manuseio do equipamento e especialmente sinalizao de "Inflamvel" e "Proibido Fumar"; 21. Sinalizaes especiais, de acordo com NR 26: Nome Tcnico do Produto; Palavra de Advertncia; Indicaes de Risco; Informaes para mdicos em casos de aciden tes; Instrues especiais em caso de vazamento, derrame ou fogo; Primeiros Socorros; Sinalizaes especiais, com telefones e endereos de rgos de emergncia: Polcia Civil / Militar, Defesa Civil; Emergncia Mdica. 22. Manter sistema de iluminao de emergncia. 23. Promover treinamento em preveno e combate a incndios e primeiros socorros para todos os empregados envolvidos na operao, superviso e manuteno do sistema autoservio. 24. As bombas de abastecimento devero ser dotadas de sistema de extino de incndios, abrangendo toda a rea de abastecimento, calculada em funo do ponto de abastecimento. As bombas de abastecimento devem possuir sistema de aterramento eltrico, conforme Norma Regulamentadora NR-10, com vistoria e avaliao anual da situao e eficcia do sistema. 25. Instalar sistemas de iluminao com proteo adequada, de forma a proteger contra incndios e exploses. 26. Especificar e fornecer gratuitamente os EPI - Equipamentos de Proteo Individual adequados aos riscos das atividades. Tornar obrigatrio o uso dos EPI necessrios. Responsabilizar-se pela higienizao e substituio dos EPI. 27. Elaborar e implementar o PCMSO - Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional.

28. Realizar: avaliao clnica e exames mdicos complementares, admissionais, peridicos, de

mudana de funo, retorno ao trabalho e de missionais.


29. Elaborar e implementar o PPRA - Programa de Preveno de Riscos Ambientais. 30. Instalar sistema de aterramento eltrico em: equipamentos eltricos de lavagem, quadros e

painis eltricos, pontos de descarga do caminho tanque;


31. Instalar sistema de proteo contra descargas atmosfricas, de forma a abranger todo o

estabelecimento.
32. Proteger as transmisses de fora do(s) compressores (s). 33. Instalar, nos tanques de armazenamento de inflamveis, respiradouros de presso a vcuo

ou corta-chama.
34. Os respiradouros devem ser instalados externamente s edificaes, em altura superior a

3,5 metros.
35. Os tanques de armazenamento de inflamveis devem possuir sistema de aterramento

eltrico, conforme Norma Regulamentadora NR-10, com vistoria e avaliao anual da situao e eficcia do sistema.
36. Dotar o estabelecimento de instalaes sanitrias separadas por sexo, contendo:- Conjunto

de peas dimensionadas adequadamente.


- Chuveiros com gua quente. - Instalar vestirios, observada a separao por sexo, dotados de

armrios individuais de compartimentos duplos. Devero ser fornecidos equipamentos de proteo individual (EPI), adequados funo, com C. A - Certificado de Aprovao, e ministrar treinamento quanto ao uso e conservao dos mesmos.

14. MEDIDAS GERAIS DE SEGURANA AMBIENTAL


O leo lubrificante usado: Dever ser armazenado adequadamente em tanques subterrneos de parede dupla providos de sensores de monitoramento intersticial ou em tambores metlicos at sua destinao final; Dever ser enviado empresa recuperadora devidamente licenciada pelo rgo ambiental competente, e registrada na ANP. Resduos gerados: Devero ter armazenamento e destinao final adequados, atendendo ao Artigo 51 da Lei 997/76. Esgotos sanitrios: Devero ser segregados dos demais efluentes e lanados em rede pblica coletora; ou receber tratamento no prprio local, de acordo com as Normas NBR 7229/93 e NBR 13969/97 da ABNT; ou ainda serem lanados em rios e crregos atendendo ao Artigo 18 (padro de lanamento) e Artigos 11, 12 e 13(padro de qualidade) da Lei 997/76.

15. PREVENO DE CONTRA INCNDIO


NR 23 Quanto instalao das unidades extintoras, o empregador levar em considerao o disposto na NR 23, que determina nos subitens a seguir: 23.15.1.1: Independente da rea ocupada, dever existir pelo menos dois extintores para cada pavimento;23.17.1, alneas a, b e c, que estabelecem, respectivamente: Os extintores devero ser colocados em locais de fcil visualizao, fcil acesso, e onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso;23.17.3: Dever ser pintada de vermelho uma larga rea do piso sob o extintor, a qual no poder ser obstruda de nenhuma forma. Essa rea dever possuir no mnimo 1m x 1m; e23.17.4: Os extintores no devero ter sua parte superior a mais de 1,60 m acima do piso.

Noes de Combate a Incndio


Os materiais combustveis tm caractersticas diferentes e, portanto, queimam de modos diferentes. Para melhor compreenso, so divididos em quatro classes de incndio, conforme o tipo de material:

Classe A - incndio em materiais slidos, como madeira, papel e tecido, etc. Esses materiais apresentam duas propriedades: deixam resduos quando queimados (brasas, cinzas, carvo), e queimam em superfcies e em profundidade. Classe B - incndio em lquidos inflamveis, como leo, gasolina, querosene, etc. Esses materiais apresentam duas propriedades: no deixam resduos quando queimados, e queimam somente em superfcie. Classe C - incndio em equipamentos eltricos energizados, como mquinas eltricas, quadros de fora, etc. Ao ser desligado o circuito eltrico, o incndio passa a ser de classe A. Importante: no jogue gua em fogo de classe C (material eltrico energizado), porque a gua boa condutora de eletricidade. Classe D - incndio em metais que inflamam facilmente, como alumnio em p, magnsio, carbonato de potssio etc. No jogue gua neste incndio, pois na presena da gua esses metais reagem de forma violenta. Classe K - Classificao do fogo em leo e gordura em cozinhas. Os agentes extintores da classe K controlam rapidamente o fogo, formando uma camada protetora na superfcie em chamas. Possuem efeito de resfriamento por vapor d'gua e de inertizao resultante da formao do vapor. Extinguem o fogo interrompendo a reao qumica de combusto.

Mtodos de Extino do Fogo


A maioria dos incndios comea com um pequeno foco, fcil de debelar. Conhea os mtodos de extino do fogo e evite que um incndio se transforme numa catstrofe em sua atividade econmica. Em todo incndio ocorre um reao de combusto, envolvendo quatro elementos: o combustvel, o comburente, o calor e a reao em cadeia. Os mtodos de extino do fogo consistem em atacar cada um desses elementos.

Retirada do material: Trata-se de retirar do local o material (combustvel) que est pegando fogo e
tambm outros materiais que estejam prximos s chamas.

Abafamento: Trata-se de eliminar o oxignio (comburente) da reao, por meio do abafamento do


fogo.

Resfriamento: Trata-se de diminuir a temperatura (calor) do material em chamas.

Reao em cadeia: A reao em cadeia torna a queima autossustentvel.


O calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combinam com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante.

Emprego dos Extintores:


Os extintores so agentes de extino de incndio exigidos em todas as edificaes (pequenas ou grandes), portanto, escolhemos estes equipamentos para detalhar sua utilizao. Foram criados para combate de pequenos focos de incndio. Ateno: h vrios tipos de extintores de incndio, cada um contendo uma substncia diferente e servindo para diferentes classes de incndio. Vamos conhec-los.

Extintor de p para classe ABC


extintor mais moderno no mercado, que atende a todas as classes de incndios. O p especial capaz de combater princpios de incndios em matrias slidos, lquidos inflamveis e equipamentos energizados. o extintor usado atualmente nos veculos automotivos.

Extintor com gua pressurizada


indicado para incndios de classe A (madeira, papel, tecido, matrias slidos em geral). A gua age por resfriamento e abafamento dependendo da maneira como aplicado.

Extintor com gs carbnico


Indicado para incndios de classe C (equipamentos eltricos energizados), por no ser condutor de eletricidade. Pode ser usado tambm em incndios de classe A e B.

Extintor com p qumico seco Indicado para incndio de classe B (lquidos inflamveis). Age por abafamento. Pode ser usado tambm em incndios de classes A e C.

Extintor com p qumico especial Indicado para incndios de classe D (metais inflamveis). Age por abafamento.

Orientaes de Uso do Extintor

Distribuio dos Extintores


Os aparelhos extintores de Incndio devem ser distribudos na edificao de tal modo que: Sejam instalados prximos s sadas dos ambientes (portas; acessos; escadas), na altura mxima de 1,60 metros (do piso parte superior do equipamento) e mnima de 0,10 metros. Estejam, tanto quanto possvel, equidistantes e distribudos de tal forma que o operador no percorra mais do 15, 20 ou 25 metros, dependendo do risco, para alcanar um aparelho: Em cada pavimento deve haver no mnimo duas unidades extintoras, exceto se a rea for inferior a 50m. Os extintores devem ser distribudos de modo a serem adequados extino dos tipos de incndios, dentro de sua rea de proteo, devendo ser intercalados na proporo de dois extintores para o risco predominante e um para a proteo do risco secundrio.

Recomendaes Preventivas Contra Incndio e Acidentes. Em locais com riscos especficos devem ser instalados extintores de incndio, independente da proteo geral da edificao ou rea de risco, tais como: casa de caldeira, casa de bombas, casa de fora eltrica, casa de mquinas; galeria de transmisso, incinerador, elevador (casa de mquinas), escada rolante (casa de mquinas), quadro de reduo para baixa tenso, transformadores, contineres de telefonia, gases ou lquidos combustveis ou inflamveis. No use cestos de lixo como cinzeiros. No jogue pontas de cigarro pela janela, nem as deixem sobre armrios, mesas e prateleiras. No fume ao lidar com lcool, cera, parafina, solventes ou material de limpeza emgeral. Respeite as proibies de fumar e acender fsforos em locais sinalizados. Evite o acmulo de lixo em locais no apropriados. Coloque os materiais de limpeza em recipientes prprios e identificados. No deixe os equipamentos eltricos ligados aps sua utilizao. Desconecte-os da tomada. Ao utilizar materiais inflamveis, faa-o em quantidades mnimas, armazenando-os sempre na posio vertical e na embalagem original. No improvise instalaes eltricas, nem efetue consertos em tomadas e interruptores sem que esteja familiarizado com isso. No sobrecarregue as instalaes eltricas com a utilizao de plugues T ou

Extenses. Procure um profissional com conhecimento tcnico. Verifique, antes de concluir seu trabalho, se os equipamentos eltricos esto desligados. Observe as normas de segurana ao manipular produtos inflamveis ou explosivos. Mantenha os materiais inflamveis em locais resguardados e prova de fogo.

ERGONOMIA A ergonomia, ou human factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expresses pelas quais conhecida nos Estados Unidos da Amrica, a disciplina cientfica relacionada ao entendimento das interaes entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e tambm a profisso que aplica teoria, princpios, dados e mtodos para projetar a fim de aperfeioar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. As questes de posturas no trabalho so tratadas por algumas empresas, gerentes, trabalhadores, profissionais da sade e do esporte, principalmente como um problema de carter individual, incorrendo no vis de que a correo destas por parte do indivduo minimizaria/ eliminaria o risco. O mobilirio ajustvel utilizado indistintamente como medida de adequao de postura, ficando a critrio do usurio o nus do seu ajuste e a adequao da postura. As intervenes na maioria das vezes passam por medidas educativas e de orientaes posturais que no so suficientes para o enfrentamento individual e coletivo desta problemtica. Dados da bibliografia nacional e internacional apontam para a associao de vrios agravos sade relacionados manuteno de posturas fixas, tais como: Leses por Esforos Repetitivos/ Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), distrbios vasculares perifricos, relacionados ao sistema digestrio, alteraes neurosensoriais, etc. Os dados sobre os atendimentos a trabalhadores de diversos ramos de atividades nos Centros de Referncia em Sade do Trabalhador no Municpio de So Paulo indicam que houve um aumento de casos de LER/DORT na dcada de noventa, constituindo uma das principais demandas. Nos ltimos anos, com o risco de desemprego, a introduo de novas tecnologias e mudanas organizacionais, constata-se que esta demanda tem outra caracterstica: trabalhadores com LER/DORT em estgios mais avanados. Sabe-se que estes distrbios so decorrentes de diversos fatores, no sendo exclusivo o fator biomecnico, mais especificamente as questes de postura. Identifica-se a organizao do trabalho como um dos principais fatores na determinao das posturas no trabalho, na escolha dos equipamentos/ ferramentas/ mquinas/ mobilirio, concepo do trabalho e tempo de exposio, que contribuem para o desenvolvimento das LER/DORT, (NATIONAL RESEARCH COUNCIL1998, NIOSH 2000, MINISTRIO DA SADE, 2001), bem como os distrbios j citados. Tambm importante ressaltar que a populao acometida por estes agravos jovem, nos estgios mais avanados, com sequelas fsicas e psicolgicas, limitaes e impedimentos permanentes para a realizao das atividades cotidianas e do trabalho. O alto ndice de desemprego e as novas formas de reestruturao produtiva tm propiciado no Municpio de So Paulo a criao de atividades de comrcio, cabeleireiros, manicures, clnicas de esttica, servios de assessoria e suporte de informtica, bares, restaurantes, entre outros, o que vem contribuindo para o aumento do tempo de manuteno na postura em p e sentada. A frequncia do trabalho envolvendo o uso de microeletrnica tem contribudo para a manuteno da postura sentada mais fixa junto ao computador. A permanncia das posturas fixas (sentado ou em p) durante a jornada de trabalho tambm contribui para a diminuio do tempo de alternncia postural. As posturas so impostas e a concepo e a organizao do trabalho determinam a

possibilidade ou no de variar as posturas e ter autonomia sobre elas. Parte-se do princpio que no existe uma postura nica adequada, alm disto, esta terminologia embute uma valorao negativa ou positiva sobre uma atitude/ comportamento individual e descarta os diversos aspectos que envolvem o trabalho. Frequentemente, a adoo destas medidas ocorre de maneira compulsria, sem discriminar os trabalhadores que j portam alguma patologia relacionada ou no ao trabalho. Na concepo e aplicao das intervenes comumente se desconsideram as alternncias posturais e de movimentos nas tarefas. Esses aspectos podem contribuir para agravar e/ ou propiciar o aparecimento de agravos sade.

16.1. Postura adequada para quem trabalha com computador Na postura sentada, h alto grau de estabilidade do equilbrio do corpo, indicada para longos perodos de trabalho, possibilidade de evitar posies foradas do corpo, consumo de energia reduzido, alvio da circulao sangunea, facilidade de preciso e uso de ambos os ps para controles, possibilita grande aplicao de fora ou movimentao dos controles pedais. indicada para o trabalho fino e com tarefas visuais de exatido, para trabalho de preciso em indstria, para a escrita ou para trabalho industrial leve, trabalho manual pesado, ou medianamente pesado, como o embalar. Porm O campo de viso limitado e pode haver dificuldade para alcanar dispositivos de controle manual. Portanto, nesta posio, necessrio que se sigam estas recomendaes: A) Deve-se evitar permanecer prolongadamente na posio sentada; B) Deve garantir ngulo com tronco- coxa entre 100 a 110; C) Deve-se proporcionar ngulo em torno de 90 a 120 entre as coxas e pernas; D) Os braos na posio vertical devem alinhar-se ao tronco, formando um ngulo de 90a 110 com os antebraos; E) Deve-se garantir espao suficiente sob a mesa para as pernas; F) Os ps devem estar apoiados no cho e/ou superfcie de apoio, sem flexo forada das pernas; G) A cadeira, a mesa e acessrios devem ser ajustveis s caractersticas antropomtricas, anatmicas e s tarefas desenvolvidas.

16.2. Postura adequada para quem trabalha em p A posio em p, apresenta a vantagem de liberar os braos e ps para tarefas produtivas, permitindo grande mobilidade desses membros e, alm disso, tem um ponto de referncia relativamente fixo no assento. Na posio em p, alm da dificuldade de usar os prprios ps para o trabalho, frequentemente necessita-se tambm do apoio das mos e braos para manter a postura e fica mais difcil manter um ponto de referncia. A postura em p indicada para mobilidade de alcance e controles de displays e monitores; quando no so necessrios controles manuais precisos; na impossibilidade de oferecer ao operador sentado um espao para as pernas; para controlar um painel grande com grande acessos visuais a sua volta e quando controles pediosos no so necessrios, alm de v/ na v, ou liga / desliga. No entanto, a tenso muscular permanentemente desenvolvida para manter o equilbrio em p dificulta a execuo de tarefas de preciso e ser mais penosa quando o trabalhador tiver que associar posturas antinaturais, tais como: braos acima dos ombros, inclinao ou toro de tronco ou de outros segmentos corporais. A escolha da postura em p s est justificada nas seguintes condies j definidas no Manual de Aplicao da Norma Regulamentadora- NR-17: A tarefa exige deslocamentos contnuos como no caso de carteiros e rondantes; A tarefa exige manipulao de cargas com peso igual ou superior a 4,5 kg; A tarefa exige alcances amplos frequentes para cima, para frente ou para baixo; no entanto, deve-se tentar reduzir a amplitude desses alcances para que se possa trabalhar sentado; A tarefa exige operaes frequentes em vrios locais de trabalho, fisicamente separados; A tarefa exige a aplicao de foras para baixo, como em empacotamento.

16.3. Alternncia entre ficar em p, sentar e andar. Normalmente quando ocorre desconforto pela compresso articular, tenso ligamentar, contrao muscular contnua ou ocluso circulatria, uma nova postura procurada. Se uma articulao esteve em uma posio durante um longo tempo, a pessoa se movimenta e estica a articulao e os msculos. Posturas habituais sem alteraes posicionais podem levar leso tecidual, Limitao de movimento ou deformidade. As tarefas que devam ser desenvolvidas durante longos perodos na posio de p devem ser alternadas com outras que possam executar sentados;
Os operadores devem ter tambm a oportunidade de se sentarem durante as paradas

no trabalho (por exemplo, operadores de mquinas ou vendedores de lojas). Um assento do tipo pedestal ou uma estao de trabalho sentada/ de p dever ser fornecido ao operador para que ele possa variar a postura durante a atividade. Um assento tipo pedestal pode ser utilizado para a postura de p. Um assento pedestal consiste em num banco de altura ajustvel (65 a 85 cm), e est inclinado entre 15 a30 graus. Isto permite a assuno de posturas semi-apoiadas, que alivia o estresse sobre as pernas. Mas no deve ser usado por longos perodos e s se adapta s atividades realizadas em p, nas quais no se exige muita fora nos movimentos. O cho deve oferecer atrito suficiente para evitar que o banco deslize. 17. POSIO DA GERNCIA QUANTO AO PRESENTE LEVANTAMENTO: Uma vez conscientes, a gerncia, e demais funcionrios, a respeito dos diversos tipos de agentes presentes nos setores de trabalho, de acordo com o que demonstrado no presente levantamento, o estabelecimento, como um todo, continuar somando esforos na preveno contra acidentes de trabalho e/ou doenas profissionais. 18. CONCLUSES fundamental divulgar e fazer cumprir o Programa de Preveno de Riscos Ambientais seja atravs da fiscalizao do cumprimento do Programa, ou assessorando as demais gerncias e supervisores em questes tcnicas relativas s medidas administrativas a serem tomadas, dirigindo ateno especial aos setores de maior risco definidos a partir de levantamento de riscos ambientais. As recomendaes propostas visam amenizar riscos de acidentes, atravs de medidas de proteo, criando um ambiente adequado, contribuindo para melhoria da qualidade e produtividade no trabalho, despertando o comprometimento de todos com a organizao, preveno e segurana, bem como, o cumprimento da legislao vigente. de responsabilidade da direo da empresa de reduzir e / ou eliminar os agentes agressivos descritos e de aplicao das normas recomendadas pela ABNT, NFPA e Legislaes municipais, estaduais e federais.

Das könnte Ihnen auch gefallen