Sie sind auf Seite 1von 11

Conflitos regionais:

Balcs

Disciplina: Geografia C

ndice:

Introduo . 3 pg. Reflexo sobre o risco da proliferao de armas de destruio massiva 4 pg. Principais acontecimentos relacionados com o conflito nos Balcs. 5 pg. Balcs. 6 pg. A guerra dos Balcs, 1 guerra mundial e 2 guerra mundial 6 pg. Conflito dos Balcs 7 pg. Consequncias do conflito.. 7,8 pg. Situao do Kosovo 8 pg. Envolvimento da comunidade Internacional no conflito. 9 pg. A situao actual 9 pg. Concluso 10 pg. Bibliografia 11 pg.

Introduo

Neste trabalho sero abordados os conflitos existentes nos Balcs e os acontecimentos que acabaram por levar ao desmembramento da Jugoslvia entre eles esto as diversas guerras ocorridas ao longo dos anos, com especial destaque para as guerras ocorridas na dcada de 90, que foram o acontecimento mais sangrento e mais violento depois da 2 guerra mundial. Estes conflitos foram causados por tenses ticas e religiosas. As guerras s tiveram fim graas interveno das foras internacionais, que acabaram por sanar os conflitos e originar o consequente desmembramento da Jugoslvia, ficando dividida em diversos Estados independentes.

Reflexo:

Sobre o risco da proliferao de armas de destruio massiva

As armas de destruio massiva, so as chamadas armas nucleares, as armas qumicas, e as armas biolgicas que ao serem utilizadas podem provocar milhares de mortes devido ao forte impacto de destruio que podem causar, so a grande ameaa segurana e paz, provocando tenses um pouco por todo o mundo. Apenas uma pequena minoria de pases esto autorizados a desenvolver e possuir estas armas, entre eles esto: Estados Unidos, Rssia, China, Reino Unido, Frana, Israel, ndia e Paquisto. No entanto pases como o Iro e a Coreia do Norte no respeitaram o acordo internacional no que diz respeito s armas de destruio massiva e desenvolveram assim os seus programas nucleares, qumicos e biolgicos trazendo um clima de incerteza e suspeio no mundo. A proliferao de armas de destruio massiva aumentou tambm o risco de que estas armas possam vir a ser utilizadas por grupos terroristas, sendo este um perigo considervel e o qual poder aumentar. Com o aumento destas armas, o risco de surgir conflitos geopolticos aumentou, sendo os pontos mais crticos as tenses existentes entre Paquisto e ndia e entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, estes pases possuem armas nucleares o que poderia causar uma guerra sem precedentes. J no caso do Iro so desconhecidas as reais intenes, sendo que ao possuir armas nucleares pretendem dominar a regio onde se encontram e rivalizar com o seu inimigo, os Estados Unidos. Apesar de todos os tratados internacionais de no proliferao de armas de destruio massiva, o controlo do uso e do desenvolvimento das armas continua a no ser eficaz pois o nmero destas armas e de pases a desenvolve-las continua a aumentar. Portanto torna-se o maior perigo dos nos nossos dias.

Principais acontecimentos relacionados com o conflito nos Balcs:

- Guerra Servo-Blgara (1885). - Guerra dos Balcs (1912-1913) - Primeira Guerra Mundial (19141918) - Formao do Reino dos Srvios, Croatas e Eslovenos (1918). - Formao da Jugoslvia (1929). - Segunda Guerra Mundial (19391945) - Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), italianos e alemes ocuparam a Jugoslvia. - Aps a II Guerra Mundial (1939-45), a Jugoslvia tornou-se um estado comunista liderado pelo marechal Tito. - A Jugoslvia afasta-se da URSS (1948). - Morte do marechal Tito (1980). - Chegada ao poder de Milosevic (1987). - Guerra da Jugoslvia (19911995). - Guerra da Crocia (1991-1995). - Guerra da Bsnia (1992-1995). - Guerra do Kosovo (1996 1999). - Independncia da Eslovnia, da Crocia, da Macednia e da Bsnia (1991-1992). - A Jugoslvia foi oficialmente abolida e criada a Repblica da Srvia e Montenegro (2003). - Repblica da Srvia e Montenegro d origem a: Montenegro; e Srvia (2006). - Independncia do Kosovo (2008).

Balcs:
A rea dos Balcs constituda por diversas naes: Servia, Eslovnia, Montenegro, Macednia, Crocia, Kosovo, Bsnia e Herzegovina, Albnia, Bulgria, Grcia, Romnia. Esta regio apresentava um baixo nvel de vida e havia bastante insatisfao por parte da populao dos vrios pases, onde reinavam as diferenas tnicas, pois existiam diversos povos, nacionalidades, diferentes lnguas, diversas religies (catlicos, protestantes, ortodoxos e muulmanos), diferentes culturas, ou seja existiam diversas diferenas e bastantes rivalidades nestes pases vizinhos. Todas estas diferenas acabaria por ser a principal causa do conflito.

A guerra dos Balcs, 1 guerra mundial e 2 guerra mundial


Em 1912 surge a guerra dos Balcs, esta guerra envolveu vrios pases da regio. Grcia, Srvia, Montenegro e Bulgria uniram-se contra a Turquia com o objectivo de os expulsar da regio, ganhando assim territrios ao imprio Otomano. Estes conflitos nos Balcs acabariam por se agravar j na 1 guerra mundial. Aps a 1 guerra mundial, surgiu o Reino dos Srvios, Croatas e Eslovenos, (unio dos Eslavos do sul), que era constitudo por: Srvia, Crocia, Montenegro, Macednia, Eslovnia, Bsnia e Herzegovina, Kosovo. Em 1929 o Reino dos Srvios, Croatas e Eslovenos passou a designar-se Jugoslvia. Durante a 2 guerra mundial, a Jugoslvia torna-se aliada da URSS, a Jugoslvia acaba por ser invadida pela Alemanha e pela Itlia. Os povos dos Balcs acabaram por se dividirem, pois alguns (eslovenos, croatas, blgaros e albaneses) apoiavam a Alemanha, enquanto que os restantes apoiavam as foras dos Aliados, que acabam por vencer a guerra e a Jugoslvia acaba por se libertar. No decorrer da guerra o marechal Tito ganha um papel de destaque, pois acabou por ter um papel importante na libertao do seu pas. Tito impe um regime comunista na Jugoslvia com o apoio da URSS, o marechal Tito conseguiu consolidar o pas, apesar de todas as diferenas entre os povos, conseguiu reunificar toda a Jugoslvia. Em 1948, Tito afasta-se do modelo comunista da URSS, passou a adoptar um modelo comunista mais liberal, o que desagradou Estaline.

Conflito dos Balcs:


Com a morte do marechal Tito, em 1980 surgem de novo conflitos na regio, as tenses e as rivalidades renascem entre os povos da Jugoslvia, revelando-se um dio tnico que tinha sido controlado por Tito, mas com a sua morte os problemas agravam-se. Este conflito era caracterizado pelas questes tnicas mas tambm por questes polticas, econmicas e territoriais. Com a subida ao poder de Milosevic em 1987 a situao agrava-se ainda mais, poem em prtica uma poltica de limpeza tnica para a criao da Grande Srvia, instaurando-se assim uma guerra civil, onde se instala o terror, foi o perodo mais negro na histria da Europa depois da 2 guerra mundial. Calculam-se mais de 250 mil mortes na regio provocadas pelo conflito.

Consequncias do conflito:
As vrias guerras na regio: -Guerra da Jugoslvia; Guerra da Crocia; Guerra da Bsnia; Guerra do Kosovo. Que acabaram por levar ao desmembramento da Jugoslvia. Os Srvios invadiram a Crocia, Eslovnia, Kosovo e a Bsnia de forma a tentarem evitar a independncia destes povos. Aps milhares de mortes nos conflitos armados, estes pases acabam mesmo por conseguirem a sua independncia, em grande parte devido ajuda que tiveram das foras internacionais (NATO/ONU). Assim com muito custo tornam-se independentes: - A Crocia: declarou a sua independncia em 1991; - A Eslovnia: declarou a sua independncia tambm em 1991; - A Bsnia-Herzegovina: declara a sua independncia em 1992 apesar de a guerra ter s terminado em 1995; - A Macednia: Viu ser reconhecida a sua independncia em 1992; - O Kosovo obteve autonomia provisria em 1999. A Jugoslvia passa a apenas a ser constituda pela Srvia e por Montenegro. Em 2002 surge um novo estado Repblica da Srvia e Montenegro, sendo assim abolido o estado jugoslavo. No entanto este novo estado no resiste muito tempo, j que em 2006 a Repblica da Srvia e Montenegro d origem a Montenegro e Srvia. Por fim em 2008 o Kosovo obtm a sua independncia, apesar de no ser reconhecida pela Srvia.

Fig. 1 - geoaverm.blogspot.com

Fig. 2 - nl.wikipedia.org

- Na fig. 1 observamos a Jugoslvia reunificada ainda antes da morte de Tito, na fig. 2 verificamos j as fronteiras dos ex-pases da Jugoslvia delineadas aps os conflitos/guerras ocorridas, tornando-se j estados independentes. A Jugoslvia dava assim lugar a: Eslovnia, Crocia, Bsnia e Herzegovina, Srvia, Kosovo, Montenegro e Macednia.

Situao do Kosovo:
O Kosovo obtm a sua independncia a 17 de Fevereiro de 2008, separando-se assim da Srvia. Esta independncia tem causado bastante polmica, porque no foi reconhecida por diversos pases como por exemplo a Srvia, que no aceita esta separao considerando-a um acto ilegal e imoral, pases como a Espanha, Rssia, Grcia, Chipre, a Romnia, a Bulgria e a Eslovquia tambm no reconhecem a independncia do Kosovo porque nos seus pases existem tambm movimentos separatistas. No entanto pases importantes como: EUA, Gr-Bretanha, Alemanha, Frana e Portugal mostram todo o seu apoio ao Kosovo. O Kosovo o pas da ex-Jugoslvia menos desenvolvido e que apresenta maiores dificuldades econmicas. Em termos polticos existem tambm bastante instabilidade e onde o descontentamento popular tem aumentado nos ltimos anos.

Envolvimento da comunidade Internacional no conflito:

A comunidade internacional (ONU, NATO, Unio Europeia) tentou envolver-se na resoluo do conflito com o objectivo de evitar a prolongao e alastramento do conflito nos Balcs. Estas organizaes tentaram a negociao da paz, pois a destruio, os milhares de mortos e falta de abastecimento de bens de primeira necessidade estava a tornar a situao insustentvel. As tentativas de negociaes de paz no surgiram efeito, por isso as foras internacionais (NATO) entrou em territrio jugoslavo com o fim de garantir a paz na regio, para isso organizou vrias aces militares. Em 1995 acaba por se chegar a um acordo em Dayton nos EUA, este acordo tinha vrias condies:- Previa o desarmamento das foras militares de todos os pases envolvidos;- Libertao dos prisioneiros de guerra; - Encerramento dos campos de concentrao; - Realizao de eleies livres; - Manuteno das foras militares da NATO no territrio com o fim de garantir a paz e a segurana da populao.

O conselho de Segurana da ONU decidiu criar um Tribunal Internacional (Haia), para julgar todos os crimes de guerra que ocorreram na Jugoslvia. O antigo presidente Milosevic foi considerado o grande responsvel pelos crimes de guerra, foram tambm acusados vrias figuras importantes do estado e diversos generais. Estes meios para julgar estes criminosos acabaram por no ter muita eficincia, pois acabaram por no ter meios suficientes para deter todos os responsveis destes crimes.

A situao actual:
- Passado mais de 10 anos do conflito, a situao continua dramtica na regio, encontrandose ainda um elevado nmero de refugiados, cerca de 1 milho. A Srvia neste momento o pas da Europa com maior nmero de refugiados e deslocados causados pela guerra. Apesar de tudo foram desenvolvidos vrios compromissos de desenvolvimento e de cooperao entre os diversos pases da ex-Jugoslvia, mas que apresentam ainda poucos resultados. A situao dos Balcs neste momento aparenta tranquilidade, sendo que a qualquer momento os conflitos podero regressar com normalidade numa das regies mais conturbadas do planeta. Nos ltimos anos as repblicas da ex-Jugoslvia vivem perodo de turbulncia e podem ser palco de revoltas populares.

Concluso

Aps a realizao deste trabalho podemos concluir que nesta regio dos Balcs tem se verificado diversos conflitos ao longo dos anos provocados pelas diferenas tnicas e religiosas que provocam constantes alteraes nas fronteiras dos pases da regio, sendo a interveno das foras internacionais fundamental para a resoluo dos problemas. As rivalidades entre estes pases mantm-se at aos dias de hoje, esto ainda muito presentes as marcas das guerras nas localidades e nas populaes, sendo que a qualquer momento os conflitos podem renascer com facilidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen