Sie sind auf Seite 1von 17

ANLISE SWOT

Gesto Empresarial

ANLISE SWOT
Talvez voc no tenha pensado sobre isto, mas s vezes necessrio reconsiderar as estratgias de negcios, para avaliar nossa posio e os prospectos de nossos produtos ou empresas em relao ao mercado. s vezes necessrio analisar novas idias e propostas e o sentimento o de como se fssemos um comandante no meio do campo de batalha e isto necessrio para avaliarmos o terreno para as batalhas que esto por vir, ponderar sobre posies vantajosas e desvantajosas, estimar as foras e pontos fortes do oponente. A aplicao da anlise Swot lhe permite sistematizar todas as informaes disponveis e obter uma leitura transparente do campo de batalha, de modo a poder tomar uma deciso balanceada.

O SIGNIFICADO
Criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicada por numerosos acadmicos, a SWOT Analysis estuda a competitividade de uma organizao segundo quatro variveis: Strengths (foras), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaas). Seguem alguns exemplos de assuntos para a aplicao da anlise SWOT: . A empresa (sua posio no mercado, viabilidade comercial, etc...) . Um mtodo de distribuio . Uma marca ou produto . Uma idia de negcio . Estratgias para penetrar em um novo mercado ou o lanamento de um novo produto . Uma oportunidade de expanso do negcio . A escolha de um parceiro potencial . A escolha de um fornecedor . Uma estimativa de oportunidades de investimento.

OBJETIVO E BENEFCIOS
O objetivo da SWOT definir estratgias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaas. BENEFCIOS Simplicidade: Pode ser conduzida sem treinamento ou habilidades tcnicas extensivas; Custos Menores: Sua simplicidade elimina a necessidade e as despesas envolvidas no treinamento formal; Flexibilidade: Pode ser desempenhada com ou sem sistema de informaes de marketing; Integrao: Habilidade de integrar e sintetizar tipos diversos de informaes, quantitativas e qualitativas, de vrias reas da empresa; Colaborao: Tem a habilidade de estimular a colaborao entre as reas funcionais da empresa que so interdependentes, mas com pouco contato entre si.

MATRIZ SWOT

Converso

FORAS

OPORTUNIDADES

Combinao

Combinao

FRAQUEZAS

AMEAAS

Minimizar / Evitar

Minimizar / Evitar

Avaliao das foras e fraquezas da empresa envolve perceber alm dos seus produtos atuais. O gerente deve tambm avaliar os processos gerenciais da empresa que so importantes para atender s necessidades dos consumidores. Isso envolve oferecer solues para os problemas dos consumidores, em vez de produtos especficos

MODELO DE MAPA MENTAL

MODELO DE MAPA MENTAL

DEFINIO
Foras (Strenghts) Correspondem aos recursos e capacidades da empresa que podem ser combinados para gerar vantagens competitivas em relao a seus competidores.
Exemplo: Marcas de Produtos Conceito da Empresa Participao de Mercado Vantagens de Custos Localizao Fontes Exclusivas de Matria Prima Grau de Controle sobre a Rede de Distribuio

DEFINIO
Fraquezas (Weaknesses) Os pontos mais vulnerveis da empresa em comparao com os mesmos pontos de competidores atuais ou em potencial:

Pouca Fora da Marca Baixo conceito junto ao Mercado Custos Elevados Localizao No Favorvel Falta de Acesso a fontes de Matrias Primas Pouco controle sobre a rede de distribuio

DEFINIO
Oportunidades (Opportunities) (Oliveira, 1991, p. 64) "So foras ambientais incontrolveis pela empresa, que podem favorecer a sua ao estratgica, desde que conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto durarem". O estmulo ao incio do levantamento das oportunidades pode ser atravs de questes como as que seguem:
Onde esto as chances nossa frente? Quais so as tendncias interessantes? Oportunidades teis podem surgir de situaes como: Necessidades no satisfeitas do consumidor; Pontos no atendidos pelo concorrente; Mercados no explorados.

DEFINIO
Ameaas (Threats) (Oliveira, 1991, p. 64) "So foras ambientais incontrolveis pela empresa, que criam obstculos sua ao estratgica, mas podero ou no ser evitadas, desde que conhecidas em tempo hbil". Existem algumas questes-chave, como a seguir sugeridas:

Que obstculos a empresa encontra? Que seus competidores esto fazendo? H alguma mudana no padro de consumo de seus clientes? As mudanas de tecnologia esto ameaando sua posio? A empresa apresenta problemas financeiros?

TCNICA SWOT

As informaes devem ser recentes e isentas; As fontes devem ser idneas e desprovidas de vis; Todos os participantes devem conhecer os conceitos envolvidos; Pode ser desejvel incluir as vises de pessoas de fora da organizao; Pode-se utilizar pesquisas, etc; brainstorming, focus groups, entrevistas,

Deve sempre estar baseado nas percepes dos consumidores, no nas percepes dos gerentes; Deve servir como catalisador para estruturar a gerao das estratgias de marketing que produziro os resultados desejados.

TCNICA SWOT Cont.


A comparao entre pontos fortes e fracos junto com as oportunidades de mercado e ameaas lhe permitir responder as seguintes questes: 1. Como posso tirar vantagem das novas oportunidades, utilizando meus pontos fortes? 2. Quais pontos Fracos posso melhorar? 3. Com quais pontos fortes possvel neutralizar as ameaas? 4. Quais ameaas, aliadas s fraquezas, preciso temer mais? Respostas a estas idias, bem como novas idias e planos que apaream durante o seu trabalho podem ser includas nos sub tpicos. Ento, qualquer detalhe importante, idia ou perspectiva no escapar sua ateno.

CRUZANDO AS INFORMAES
O cruzamento entre os quatro quadrantes de anlise prov uma moldura onde a empresa pode desenvolver melhor suas vantagens competitivas "casando" Oportunidades e Foras, por exemplo. No caso do cruzamento entre Oportunidades e Fraquezas, pode-se estabelecer as bases para modificaes no ambiente interno, de modo a poder aproveitar melhor as Oportunidades.

O cruzamento entre Ameaas e Foras, pode representar a possibilidade de se investir na modificao do Ambiente, de modo a torn-lo favorvel empresa (no tarefa fcil de ser conseguida). Se no cruzamento entre Ameaas e Fraquezas estiverem situaes de alta relevncia para a empresa, provavelmente trata-se de ocasio para modificaes profundas na empresa, incluindo sua manuteno no prprio negcio.

CONCLUSO
Logo, aps ter realizado uma Anlise SWOT voc ser capaz de observar as vantagens e os pontos fracos de sua organizao de maneira mais transparente, bem como sua situao perante o mercado. O Uso da tcnica Anlise SWOT, ir lhe ajudar a estruturar a informao disponvel da sua companhia ou um produto no mercado, bem como ter uma boa viso de sua situao atual e do desenvolvimento de seus prospectos.

CONCLUSO

OBRIGADO.
CONTATO: patricia.ribeiro@etep.edu.br Profa. Patrcia Dias Ribeiro

Das könnte Ihnen auch gefallen