Sie sind auf Seite 1von 5

FUNDAMENTOS DE TOXICOLOGIA

Lauro Augusto Caetano Leite

A intoxicao de um indivduo engloba diversos processos fisiopatolgicos, onde inicialmente ocorre uma interao entre um agente de natureza qumica ou biolgica e o organismo. Para que ocorra uma intoxicao h a necessidade de uma exposio a um agente txico que dever alcanar o stio-alvo. Portanto, a expresso da toxicidade de uma substncia sobre um sistema biolgico depender de diversos fatores que incluem as propriedades fsico-qumicas do agente txico, as condies de exposio e de uma srie de eventos que ocorrem dentro do organismo, ou seja, de seu comportamento toxicocintico e toxicodinmico. A toxicologia a cincia que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interaes de substncias qumicas com o organismo. Abrange uma vasta rea do conhecimento, onde atuam profissionais de diversas formaes: Qumica Toxicolgica, Toxicologia Farmacolgica, reas. Clnica, Forense, Ocupacional, Veterinria, Ambiental (Ecotoxicologia), Aplicada a Alimentos, Gentica, Analtica, Experimental e outras

Conceitos Bsicos na Toxicologia:


1) Agente Txico: uma substncia qumica ou agente fsico que ao interagir com o sistema biolgico pode causar um dano ao mesmo. A maioria das substncias consideradas como agente txico so exgenas, sem papel fisiolgico conhecido e denominadas xenobiticos. 2) Droga: toda substncia capaz de modificar ou explorar o sistema fisiolgico ou estado patolgico, utilizada com ou sem inteno de benefcio do organismo receptor. 3) Toxina: referese substncia txica produzida por um organismo vivo; 4) Veneno: Agente txico que altera ou destri as funes vitais, sendo mais

utilizado para designar substncias provenientes de animais, com funo de autodefesa ou predao (ex: veneno ofdico). 5) Xenobitico: termo usado para designar substncias qumicas estranhas ao organismo humano.

6) Toxicidade: Capacidade inerente e potencial do agente txico de provocar efeitos nocivos em organismos vivos. 7) Intoxicao: Processo patolgico causado por substncias endgenas ou exgenas, levando ao desequilbrio fisiolgico. Em sua grande maioria evidenciado por sinais e sintomas ou mediante dados laboratoriais. De acordo com o tempo de exposio ao agente pode ser classificada de diferentes maneiras: - Intoxicao Aguda: Decorre de um nico contato (dose nica/relacionado potncia da droga) ou mltiplos contatos (efeitos cumulativos) com o agente txico, num perodo de tempo aproximado de 24 horas. - Intoxicao Sobre-Aguda ou Sub-Crnica: Exposies repetidas a substncias qumicas. Denomina-se intoxicao sobre-aguda quando ocorre exposio durante um perodo menor ou igual a 1 ms. Enquanto que perodos entre 1 a 3 meses classifica-se como intoxicao sub-crnica. - Intoxicao Crnica: Efeito txico aps exposio prolongada a doses cumulativas do toxicante, num perodo prolongado, geralmente maior de 3 meses chegando at a anos. 8) Antdoto e Antagonista: So substncias capazes de neutralizar ou reduzir os efeitos de uma substncia potencialmente txica. O antdoto a substncia que se ope ao efeito txico atuando sobre o toxicante, enquanto o antagonista impede o toxicante de se ligar a seu alvo ou exerce ao oposta do agente txico. 9) Agente quelante: Frmaco usado no tratamento das intoxicaes por metais, pois se coordena com os tomos de metais tornando-os biologicamente inativos. 10) DL50 (Dose Letal 50% ou Dose Letal Mdia): Expressa o grau de toxicidade aguda de uma substncia qumica. Corresponde dose calculada em mg/Kg com ao letal em 50% dos animais utilizados para experincia. Com base na DL50 de vrias substncias, so estabelecidas classes toxicolgicas de produtos qumicos e farmacolgicos. 11) DE50 (Dose Efetiva 50%): Refere-se quantidade da substncia que necessria para produzir um efeito especfico em metade dos animais de um grupo testado.

12) Biodisponibilidade: Indica a velocidade e a extenso de absoro de uma substncia, a partir de sua curva concentrao/tempo na circulao sistmica ou de sua excreo na urina. 13) Meia-vida plasmtica: o tempo necessrio para que a concentrao plasmtica de um determinado agente seja reduzida pela metade. 14) ndice Teraputico (IT): uma comparao entre a quantidade de um agente necessria para causar um efeito teraputico e a quantidade que causa efeitos txicos. Concluindo, quanto maior o ndice teraputico de um medicamento maior sua segurana (ex: Benzodiazepnicos). Quantitativamente expresso pela seguinte expresso: IT=DL50/DE50 Exemplos de medicamentos com alto IT so os benzodiazepnicos, antiinflamatrios no esteroidais e os antibiticos. Enquanto que os antipsicticos, fenobarbital e ltio so exemplos de medicamentos com baixo ndice teraputico. 15) Fenmeno de primeira passagem: o efeito quando ocorre a biotransformao da substncia ou agente logo aps sua absoro e antes de atingir seu local de ao, sendo o fgado o principal local desta transformao. 16) Recirculao enteroheptica: consiste na reexposio absoro de uma substncia no intestino. A substncia absorvida no intestino e conduzida ao fgado atravs da circulao portal, onde excretada novamente no intestino atravs da bile e reabsorvida, fazendo com que haja um aumento no tempo de ao de uma droga. Este fato justifica o uso de doses seriadas de carvo ativado nas substncias que apresentam este mecanismo. So exemplo de substncias que sofrem recirculao enteroheptica: carbamatos, organofosforados, cido valprico, carbamazepina e antidepressivos tricclicos.

Fases da Intoxicao:
Fase I: Exposio Perodo onde o organismo entra em contato com a substncia txica. A biodisponibilidade, dose e concentrao do agente, via de exposio, freqncia de exposio e a susceptibilidade individual so importantes fatores que iro determinar se ocorrero ou no injria e manifestaes clnicas da intoxicao. Fase II: Toxicocintica nesta fase onde esto includos todos os processos envolvidos na relao entre a disponibilidade qumica e a concentrao da substncia nos diferente tecidos do organismo. Intervm nesta fase a absoro, a distribuio, o armazenamento, a biotransformao e a excreo dos agentes qumicos. Fase III: Toxicodinmica Compreende a interao entre as molculas do agente txico e os locais de ao, especficos ou no, dos rgos e, conseqentemente, o aparecimento de desequilbrio homeosttico. Nesta etapa podem ocorrer interaes entre as substncias podendo tanto aumentar como diminuir seus efeitos. Adio: quando o efeito induzido por dois ou mais compostos igual soma dos efeitos de cada agente isolado. Sinergismo: o efeito induzido por dois ou mais compostos juntos maior do que a soma dos efeitos de cada agente. Potenciao: quando um agente que primariamente desprovido de ao txica aumenta a toxicidade de um agente txico. Antagonismo: o efeito de um agente diminudo, inativado ou eliminado quando se combina com outro agente. Fase IV: Clnica a fase em que h evidncias de sinais e sintomas, ou ainda, alteraes patolgicas detectveis mediante provas diagnsticas, caracterizando os efeitos nocivos provocados pela interao do toxicante com o organismo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. Fundamentos de Toxicologia MDULO III Autor: Conceio Aparecida Turini (CCI Londrina) Tutor: Sayonara M. L. Fook Meira Braga ( CEATOX Campina Grande) Disponvel em: <http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/modIII.htm> 2. Filho AAF, Campolina D, Dias MB. Toxicologia na Prtica Clnica. Belo Horizonte: Folium, 2001. (1)1-21. 3. Itho SF. Rotina no Atendimento ao Intoxicado. 3ed. Vitoria: 2007. (1)21-30. 4. Souza EAO. Farmacologia Geral. Apostila n1. 2011. Disponvel em: <http://www.easo.com.br/Downloads/Conceitos%20e%20definicoes%20em%20Farma cologia%202011.pdf> 5. Seizi O. Fundamentos de Toxicologia. 2ed. So Paulo: Atheneu Editora, 2003. 0307.

Das könnte Ihnen auch gefallen