Sie sind auf Seite 1von 28

Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc Secretria de Biodiversidade e Florestas Maria Ceclia Wey de Brito Departamento de Florestas/Programa Nacional

de Florestas - PNF Fernando Paiva Scardua Departamento de Conservao da Biodiversidade Bralio Ferreira de Souza Dias Ncleo do Bioma Caatinga Joo Athur Soccal Seyffarth Unidade de Apoio do PNF no Nordeste Newton Duque Estrada Barcellos Projeto Conservao e Uso Sustentvel da Caatinga (MMA/PNUD/GEF/BRA/02/G31) Leonel Graa Generoso Pereira Ficha catalogrfica S474s Sena, Claudius Monte de. Sementes Florestais: Colheita, Beneficiamento e Armazenamento - Claudius Monte de Sena, Maria Auxiliadora Gariglio. __ Natal : MMA. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Departamento de Florestas. Programa Nacional de Florestas.Unidade de Apoio do PNF no Nordeste, 2008. 28p. : ; color (Guias Tcnicos, 2) Integra o Projeto Conservao e Uso Sustentvel da Caatinga (MMA/PNUD/GEF/BRA/02/ G31)

1.Sementes Florestais. : Colheita. 3.Beneficiamento. 4. Armazenamento. I. Gariglio, Maria Auxiliadora. II.Brasil. Ministrio do Meio Ambiente. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Departamento de Florestas. Unidade de Apoio do PNF no Nordeste. IV Titulo. VI. Srie. CDU 630.03

APRESENTAO
Os recursos florestais tm sofrido uma grande presso ao longo dos tempos, tanto atravs do desmatamento para fins agropecurios, como para produo de bens de origem florestal. Lenha e carvo vegetal para a produo de energia destinada a indstrias e domiclios, madeira para fabricao de mveis e utenslios, forragem, plantas medicinais e para artesanato, so apenas alguns exemplos desses produtos. Em muitas regies, estes recursos j foram explorados de tal forma que estas necessidades so supridas com matria-prima oriunda de regies cada vez mais distantes. Os plantios florestais, em pequena ou grande escala, podem ser, nos casos extremos, a nica soluo para reverter o quadro de escassez de matria-prima e de mitigao da degradao ambiental. Nestes casos as sementes florestais de boa qualidade constituem-se em insumos essenciais para a formao desses plantios. Este Guia contm informaes sobre a colheita, beneficiamento e armazenamento de sementes florestais e destina-se a todos aqueles interessados na sua produo e comercializao ou na formao de mudas para implantao de plantios com diferentes finalidades. Seu objetivo contribuir para a conservao e recuperao de ecossistemas, bem como para promover a atividade florestal como meio eficaz de gerao de renda e emprego para a populao da regio Nordeste.

INTRODUO
Duas caractersticas fazem com que as sementes florestais sejam fundamentais na formao de plantios florestais tanto para produo de bens e servios como para a recuperao de reas j degradadas: sua capacidade de distribuir a germinao no espao (pelos mecanismos de disperso) e no tempo (pelo mecanismo de dormncia). Tendo em vista o seu tamanho, geralmente pequeno, e a sua fcil conservao ao longo do tempo, seu manuseio torna-se fcil e a produo de mudas a partir das sementes Sementes de jatob pode ser realizada em regies ou pocas distintas daquelas em que as mesmas foram produzidas. Por outro lado, a colheita, o beneficiamento e a posterior comercializao da semente florestal podem significar uma fonte importante de recursos adicionais para o produtor rural, principalmente para aquele que ainda dispe de cobertura florestal na sua propriedade. importante lembrar que quem atua Implantao de sistema agroflorestal no setor de sementes e mudas fica obrigado a obedecer a legislao em vigor, em destaque a Lei N 10.711, de 5 de agosto de 2003, e o Decreto N 5.153, de 23 de julho de 2004, que a regulamenta.

Sistema silvopastoril implantado

COLHEITA
Escolha da rvore Matriz (ou rvore-me) Dentro de uma floresta h grandes diferenas entre as rvores de uma mesma espcie. A coleta de sementes deve ser feita de rvores selecionadas, considerando os objetivos do plantio florestal que ser formado, chamadas de rvores-me ou rvores matrizes. Caractersticas Geralmente, a rvore matriz aquela que apresenta caractersticas superiores s demais, na altura, no dimetro e na forma do tronco, no vigor da planta, no tamanho e forma da copa, na frutificao, na produo de sementes e na qualidade da madeira. No entanto, deve-se ter em mente que os critrios a serem considerados para a escolha das rvores matrizes vo depender da finalidade a ser dada s rvores produzidas com as sementes Cumaru colhidas. Por exemplo: se a finalidade plantar rvores para obteno de madeira, a altura e o dimetro do caule so caractersticas muito importantes. Porm, se o que se quer plantar rvores para produo de frutos ou sementes, devese dar maior importncia ao tamanho e forma da copa, ao volume e qualidade dos frutos produzidos. Quando o objetivo recuperar ou restaurar reas degradadas, uma seleo aleatria (amostragem) das rvores matrizes, em regies com as mesmas caractersticas daquela onde vai ser feito o plantio, o procedimento mais recomendado, pois importante que a futura floresta tenha a maior variabilidade gentica possvel. Por outro lado, no caso de espcies ameaadas de extino, deve-se colher frutos e sementes de todas as rvores encontradas, independente de suas caractersticas. Em qualquer um dos casos acima citados, sempre importante lembrar que a rvore matriz esteja livre de pragas e doenas.
Cajazeira

Importncia O bom desempenho do futuro plantio florestal depende de vrios fatores, sendo a boa qualidade da semente o primeiro deles. Para isso importante selecionar as melhores rvores de cada espcie para serem as matrizes ou mes. A rvore matriz normalmente melhor do que as demais porque herdou de seus pais aquelas caractersticas superiores. Ento, muito provvel que essa rvore tambm passe para os seus filhos, atravs das sementes, essas mesmas caractersticas. Alm disto, as condies do clima e do solo e a presena de doenas determinam a qualidade das sementes. A rvore matriz, no estando sadia ou bem nutrida, pode gerar sementes mal formadas, chochas e com pouca reserva nutricional para germinar. Assim, as mudas geradas tm grande chance de serem fracas, ocasionando insucesso no plantio definitivo, aumentando os custos de implantao e, o que pior, perde-se tempo plantando rvores que no respondero satisfatoriamente, tanto do ponto de vista econmico, Aroeira como ecolgico.

Frutos secos de angico

Jurema-preta

Cuidados na coleta de sementes florestais As rvores matrizes podem ser selecionadas em florestas naturais ou plantadas. As sementes devem ser coletadas, preferencialmente, em vrias rvores da mesma espcie, respeitando-se uma distncia mnima entre as mesmas. Sempre que possvel, deve-se colher sementes de, no mnimo, 15 rvores por espcie, com distncias que variam de 50 a 100 metros entre elas. Quando rvores de uma mesma espcie localizarem-se prximas umas das outras, ou em touceiras (aa, p.ex.), elas devem ser consideradas como um grupo (ou famlia), e deve-se colher os frutos em, no mnimo, 5 grupos com distncias que variam de 50 a 100 metros entre si, e em 3 rvores diferentes por grupo no mnimo. Em florestas plantadas deve-se colher as sementes do maior nmero de rvores possvel, na suposio de que as caractersticas superiores foram mantidas na seleo das rvores matrizes que originaram tal plantio. Angico

Fruto do cumaru

Plantio de sabi

Recomenda-se evitar a colheita de todas as sementes produzidas pelas rvores matrizes, permitindo, assim, que a espcie possa continuar disseminando-se de forma natural, alm de garantir a sobrevivncia dos animais que delas se alimentam, sem alterar o equilbrio ecolgico.

Visando acompanhar a produo de flores e frutos, cada rvore matriz deve ser identificada, colocando-se uma plaqueta com nmeros e/ou letras para identificao, e relacionada em uma ficha de acompanhamento. importante que se tenha um mapa bem simples (croquis) da rea de coleta, permitindo a qualquer pessoa encontrar a rvore matriz. Se for possvel, as rvores matrizes devem ser georreferenciadas com GPS. Aps a marcao das matrizes, devem ser feitas visitas peridicas s rvores selecionadas para anotao do perodo de incio da florao, da Marcao de matriz com GPS frutificao e do amadurecimento dos frutos. Recomenda-se que este procedimento seja repetido pelo menos uma vez por ms durante os dois primeiros anos de coleta.

Frutos verdes do sabi

Florao da barriguda

poca de colheita A poca mais recomendada para se fazer a colheita quando os frutos comeam a se abrir ou mudar a sua colorao (maturao). Frutos leves e sementes com asas (aladas), plumas ou plos (como o caso dos ips, das barrigudas e do cumaru) devem ser colhidos antes que os frutos se abram, evitando-se assim, que as sementes sejam levadas pelo vento. J no caso de frutos pesados como goiti, oiti e jatob, pode-se colh-los no cho, logo aps a sua queda, evitando-se danos causados por animais e microrganismos. Os frutos, depois de colhidos, devero receber cuidados especiais para que no sejam contaminados por Frutos maduros do cumaru insetos ou doenas que possam prejudicar a semente.

Fruto maduro do jatob

Frutos em processo de maturao da catingueira

Fruto e sementes do jatob

Formas de colheita O modo de colher a semente depende da forma e altura da rvore, do equipamento disponvel e do conhecimento tcnico do pessoal envolvido na colheita. Os mtodos mais utilizados so:

10

Colheita direta no cho Essa forma pode ser usada para frutos grandes que caem prximo copa e cujas sementes no sejam aladas. Geralmente a colheita feita quando os frutos se desprendem da rvore, seja de forma espontnea ou com a ajuda de algum. Quando possvel, recomenda-se colocar uma lona embaixo da rvore para facilitar o recolhimento dos frutos ou das sementes. Colheita direta nas rvores Geralmente o mtodo mais difcil. No entanto, o que apresenta os melhores resultados em termos de qualidade das sementes colhidas. A maneira de colher as sementes vai depender da forma e da altura da rvore, do tipo de casca, da presena de espinhos, do tipo do terreno, do equipamento disponvel e do conhecimento tcnico do pessoal envolvido na colheita. Em qualquer caso, sempre que for necessria a escalada da rvore, deve-se recorrer a uma pessoa capacitada que sempre utilizar equipamentos de segurana.

Uso de escada

Uso de podo

Coleta do umbu no cho

Os equipamentos mais utilizados para essa forma de colheita so: Peia: Consiste de uma pea de couro ou corda revestida com material disponvel (pano, borracha, etc.). Muito utilizado para a colheita de sementes de palmeiras. Podo: Ferramenta que consiste de cortador ou gancho com um cabo longo. Utilizado para a colheita em arbustos ou rvores de pequeno e mdio portes. Escadas: Pode ser confeccionada em alumnio, fibra ou madeira. Mais utilizadas em rvores retas e nas que no suportam injrias causadas pelos mtodos das esporas. Equipamento de alpinismo: Apesar de seu uso exigir treinamento de pessoal, um dos mtodos mais prticos e de fcil conduo dentro da mata. Pode ser utilizado na colheita em rvores de grande porte. Esporas: Pode ser empregado em qualquer tipo de rvore, exceto as palmeiras. Requer treinamento de pessoal. Apesar das injrias causadas pelas esporas, este um mtodo de colheita bastante praticado. Blocante ao tronco: Com ns especiais em uma corda se faz um conjunto de laos que envolvem a rvore, servindo para impulsionar os ps e dar segurana a quem usa.

11

Equipamento de alpinismo

Podo

Escadas

Esporas

BENEFICIAMENTO
Extrao das sementes

12

A forma de remoo das sementes depende do tipo de fruto. Frutos carnosos Com o uso de gua corrente e, em alguns casos, com o auxlio de uma peneira, os frutos so amassados e suas polpas so retiradas (despolpamento) e separadas das sementes que so postas a secar. Esta prtica fundamental para se evitar o ataque de insetos e o desenvolvimento de fungos e bactrias, que podem causar o apodrecimento das sementes e bastante utilizada para limpar sementes de goiti, ara, jambo, mangaba, cajarana, caj etc. Quando a polpa muito resistente, os frutos podem ficar dentro dgua por um perodo de 12 a 24 horas, sendo despolpados em seguida. Na Floresta Nacional de Nsia Floresta RN, prtica comum extrair as sementes de espcies Mangaba como o guajir e o juazeiro, colocando os Beneficiamento de sementes frutos sob uma camada de areia grossa por um perodo de aproximadamente 10 dias. Os microrganismos presentes retiram toda a polpa do fruto. Depois disto, as sementes so lavadas, secadas e armazenadas.

Frutos do juazeiro

Frutos secos Aqueles que se abrem naturalmente e liberam as sementes quando esto secos devem ser colhidos antes que isto acontea (deve-se acompanhar a mudana de colorao e incio da abertura dos frutos). Quando ocorrer a mudana de colorao, os frutos so retirados e colocados em ptio de secagem ou lonas para que completem a sua abertura, liberando as sementes. Aqui se enquadram, dentre outros, os frutos dos ips, cedro, sabi, pau-brasil e aroeira. Para os frutos secos que no se abrem naturalmente, so utilizados facas, tesouras, faces e at mesmo o machado. Para algumas espcies que apresentam esta caracterstica, como o juc, a Floresta Nacional de Nsia Floresta vem utilizando com sucesso o pilo caseiro. preciso ter bastante cuidado nesse mtodo, pois as sementes podero ser danificadas caso o esforo utilizado seja superior ao necessrio na separao da semente do fruto.

13

Fruto maduro do juc

Sementes e frutos do cumaru

Frutos do angico

Uso de faco para extrao de sementes

Frutos verdes do pau-brasil

Frutos secos da jurema-preta

Limpeza Depois de colhidas, as sementes contm materiais indesejveis (como restos de frutos, galhos, sementes chochas e de outras espcies, etc.), que devem ser removidos a fim de facilitar a secagem, o armazenamento e a semeadura. Essa limpeza aumenta a qualidade do lote de sementes, e a sua longevidade, fazendo com que ele tenha maior valor de comercializao. Para retirar aqueles materiais indesejveis, pode-se utilizar uma mquina Catao manual de sementes de sabi de ar e peneira. No entanto, essa prtica mais comum em espcies agrcolas de alto valor comercial. Para as espcies florestais, principalmente as nativas, mais comum utilizar peneiras ou fazer a catao de forma manual desses materiais.

14

Limpeza manual de sementes com utilizao de peneiras

Secagem Logo aps a colheita, as sementes ainda detm um teor de gua (umidade) bastante elevado. Alm disso, muitas sementes encontram-se aderidas ao fruto, o que dificulta sua extrao. Assim, para facilitar essa operao e, se for o caso, possibilitar o seu armazenamento, os frutos e sementes so submetidos ao processo de secagem. A semente absorve ou libera umidade dependendo das suas caractersticas, da temperatura do ambiente e da umidade do ar. importante que as sementes sequem at atingirem a umidade adequada para a espcie (que varia bastante, podendo ser de aproximadamente 5% para algumas e de 40% para outras), quando estaro prontas para serem armazenadas. Isto diminui o risco de que elas sejam atacadas por fungos e outros microrganismos ou que percam sua capacidade de germinar. Frutos ou sementes com excesso de umidade devem ser submetidos a uma prsecagem denominada de cura. Ou seja, depois de colhidos, so colocados para secagem sombra, por 2 a 5 dias, quando perdem o excesso de umidade. A forma de secagem mais utilizada no Nordeste aquela em que se colocam as sementes em ptios de secagem, sobre lonas ou outro recipiente que possibilite a exposio das mesmas durante o dia, por um perodo que varia entre 7 a 15 dias.

15

Ptio de secagem nada mais do que um terreiro, preferencialmente cimentado ou de terra batida. Do ponto de vista econmico, esta a melhor forma de secagem das sementes, uma vez que utiliza o sol e/ou o vento.
Ptio de secagem com utilizao de lona

No entanto, preciso que no perodo noturno as sementes/frutos sejam recolhidas ou cobertas, evitando-se a umidade excessiva que ocorre a noite ou mesmo as chuvas ocasionais. Outra forma de secagem a utilizao de estufa, processo artificial onde possvel controlar a temperatura e a umidade. Apesar de no depender das condies climticas, esse mtodo aumenta os custos de produo.

ARMAZENAMENTO
As sementes devero ser armazenadas quando no tiverem uso imediato. Assim, aps o beneficiamento, as sementes devem ser armazenadas adequadamente para que a sua viabilidade (germinao) se mantenha. Quanto capacidade de armazenamento, as sementes podem ser divididas em dois grupos:

16

Ortodoxas aquelas que podem ser secadas e armazenadas por um longo perodo de tempo, a baixas temperaturas, sem perder sua capacidade de germinar. Este o caso da maioria das espcies florestais tropicais. Como exemplos deste grupo esto as sementes de sabi, tamboril, juc e cumaru.

Sementes de sabi

Sementes de juc

Recalcitrantes aquelas que perdem rapidamente a sua viabilidade, no suportando secagem e armazenamento. Portanto, devem ser semeadas o mais rpido possvel. Exemplo: pau-brasil, mangaba, seringueira, mangueira e feijo bravo.

Frutos e sementes de feijo-bravo

Mangaba

Longevidade o perodo de tempo em que as sementes se mantm vivas. Para que seja o maior possvel, dentro do limite de cada espcie, necessrio fazer o seu armazenamento em condies especiais. Para as sementes ortodoxas tais condies so: baixas temperaturas e ar mais seco. Com essa prtica as sementes ortodoxas diminuem a sua respirao e absorvem menos gua, dificultando o ataque de fungos e microrganismos, comuns em condies naturais. Alm disto, o controle da temperatura e umidade j uma tima ferramenta para combater o aparecimento de insetos. A manuteno da viabilidade da semente por um maior perodo permite a sua comercializao e utilizao, mesmo fora da poca de sua produo. Para a maioria das espcies, as melhores condies para armazenamento das sementes so: temperatura baixa e umidade do ar abaixo de 65%. Acima destes valores os insetos e fungos encontram condies boas ao seu desenvolvimento, o que poder provocar danos s sementes armazenadas. O principal objetivo do armazenamento da semente nestas condies a manuteno da sua qualidade, retardando ao mximo o seu envelhecimento. Sementes de alta qualidade podem ser armazenadas por mais tempo do que as de baixa qualidade, pois mantm sua viabilidade por um perodo maior. Todas as etapas pelas quais as sementes passam antes, durante e aps a colheita, afetam o seu potencial de armazenamento. Aps a secagem e beneficiamento, aconselhvel que as sementes passem por um tratamento qumico que evite infestaes de insetos e fungos, tanto nos lotes de sementes que estiverem entrando para armazenamento, como nos j armazenados. necessrio tambm fazer a limpeza nas reas de armazenamento. As sementes podem ser armazenadas em diferentes tipos de embalagens. So usados: sacos plsticos, de papel, de lona, de aniagem, juta ou pano. Podem ser usados tambm latas de alumnio, quando bem vedadas, vidros (como os de conserva) e embalagens de plstico.
Recipientes utilizados na Cmara Seca da Flona de Nsia Floresta - RN

17

Onde armazenar As sementes florestais coletadas e beneficiadas devem ser armazenadas, de preferncia, em Cmaras Secas, onde possvel controlar a umidade e a temperatura do ar. Isto permite a conservao das sementes ortodoxas por longos perodos. Mas se voc no tiver acesso a uma destas cmaras, procure armazenar suas sementes em lugares bem secos e frios. O equipamento mnimo necessrio para o funcionamento de uma Cmara Seca consiste em: Um ou mais aparelhos de ar condicionado comum, para resfriar o ambiente a temperaturas inferiores a 18C; Um desumidificador (aparelho que retira a umidade do ar) que possibilite manter a umidade Planta baixa de uma cmara seca relativa do ar entre 55% e 65%; Um termohigrogrfo ou termohigrmetro que so aparelhos que medem e registram a temperatura e a umidade relativa do ar. Aconselha-se, ainda, construir uma antecmara que no pode ter qualquer tipo de abertura, alm da porta interna e externa. Esta antecmara serve para controlar melhor a umidade e temperatura do ar do compartimento onde as sementes esto armazenadas. A porta interna (que liga os dois compartimentos) s deve ser aberta quando a externa estiver fechada. sempre necessrio manter as reas de armazenamento limpas.
Desumidificador e ar condicionado da cmara seca da Flona de Nsia Floresta - RN

18

DORMNCIA
O que A dormncia das sementes um processo que distribui a germinao no tempo para garantir que algumas encontrem ambientes favorveis para desenvolver plantas adultas, tornando-se, assim, um mecanismo natural de sobrevivncia de algumas espcies. caracterizado pelo atraso da germinao, quando as sementes, mesmo em condies favorveis (umidade, temperatura, luz e oxignio), no germinam. Cerca de dois teros das espcies arbreas possuem algum tipo de dormncia, cujo fenmeno comum tanto em espcies de clima temperado (regies frias), quanto em plantas de clima tropical e subtropical (regies quentes). Em regies semi-ridas, por exemplo, no ocorre a germinao de algumas espcies porque um fator ambiental (insuficincia de gua) mantm a semente seca e ela no germina. Esse mecanismo impede a germinao, mas uma adaptao para a sobrevivncia das espcies a longo prazo, permitindo que as plantas germinem na estao mais propcia ao seu desenvolvimento, buscando, atravs disso, a perpetuao da espcie (garantia de que alguns indivduos se estabeleam) ou colonizao de novas reas. Superao ou quebra de dormncia Existem muitas maneiras de quebrar ou superar a dormncia das sementes, isto , fazer com que possam germinar mais rapidamente e de maneira mais uniforme. Algumas delas so: raspagem da casca (escarificao mecnica), uso de gua quente e fria, uso de cidos (escarificao qumica), etc. A tcnica mais simples e mais usada a de colocar as sementes em gua fria de 12 a 24 horas (algaroba) ou ainda 1 minuto em gua quente e 24 horas em gua fria (leucena e sabi, desde que as mesmas no sejam recm colhidas). Essas tcnicas so especficas para cada espcie e, por isto, devem ser testadas at se encontrar aquela que produz o melhor resultado nas sementes. Algumas dessas tcnicas so apresentadas na pgina 25.

19

GERMINAO
Controle de qualidade

20

Como mencionado anteriormente, as sementes tm um tempo de vida que varia de espcie para espcie e depende das condies em que se desenvolveram, foram colhidas, beneficiadas e armazenadas. Para a comercializao e produo de mudas importante saber quantas sementes daquele lote ainda conservam a sua capacidade de germinar, isto , qual a porcentagem de germinao (%G). Para se obter uma aproximao do valor da %G, pode-se utilizar o seguinte mtodo simplificado: Retirar quatro amostras, com 25 sementes cada, do lote de sementes; Preparar quatro bandejas com uma camada de areia e semear 25 sementes de cada amostra em cada bandeja; Contar, diariamente, quantas sementes germinaram em cada bandeja, at que no haja mais germinao; Tirar a mdia das sementes que germinaram nas quatro bandejas; Calcular a porcentagem de germinao, conforme exemplo a seguir.

LOTE uma determinada quantidade de sementes da mesma espcie, colhidas na mesma poca, em vrias rvores, na mesma rea ou em reas diferentes da mesma regio.

Lote de sementes de mulungu

Exemplo: Vamos calcular a porcentagem de germinao de um lote de sementes de sabi. Primeiro, coloca-se 25 sementes para germinar em cada uma das bandejas com areia. Vamos supor que na primeira bandeja germinaram 15 sementes, na segunda 17 sementes, na terceira 13 e na quarta 18. Para tirar a mdia s somar (15+17+13+18) e dividir por quatro, o que igual a 15,7. Para calcular a porcentagem de germinao s fazer uma regra de trs simples: 25 sementes representam 100% 15,7 vo representar a quantidade mdia de sementes germinadas Ento: Porcentagem de germinao = 15,7x100/25 Porcentagem de germinao = 62,8% Conclui-se, ento, que 62,8% daquelas sementes so viveis, ou seja, esto vivas. Esta porcentagem importante na hora de calcular quantas sementes devero ser semeadas para se obter a quantidade de mudas desejadas para o plantio. Desta forma, torna-se uma informao necessria no momento da comercializao das sementes, e deve estar claramente indicada no rtulo da embalagem. A comercializao das sementes, no entanto, deve atender aos padres de qualidade estabelecidos pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA), que so determinados em laboratrios de anlise de sementes credenciados ou reconhecidos por ele.

21

LEGISLAO
A Lei N 10.711, de 5 de agosto de 2003, e sua regulamentao, institui o Sistema Nacional de Sementes e Mudas (SNSM), objetivando garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicao e de reproduo vegetal produzido, comercializado e utilizado em todo o territrio nacional. O Decreto N 5.153, de 23 de julho de 2004, apresenta os dispositivos que regulamentam esta Lei. Esta Lei estabelece que todas as pessoas fsicas e jurdicas que exeram as atividades de produo, beneficiamento, embalagem, armazenamento, anlise, comrcio, importao e exportao de sementes e mudas ficam obrigadas inscrio no RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas). No entanto, ficam dispensados de inscrio no RENASEM os agricultores familiares, os assentados de reforma agrria e os indgenas que multipliquem sementes ou mudas para distribuio, troca ou comercializao entre si. Tambm ficam dispensadas de inscrio no RENASEM as organizaes constitudas exclusivamente por agricultores familiares, assentados da reforma agrria ou indgenas que multipliquem sementes ou mudas para distribuio, troca ou comercializao entre si. Tambm ficam dispensadas das exigncias de inscrio no RENASEM instituies governamentais ou no-governamentais que produzam, distribuam ou utilizem sementes e mudas com a finalidade de recomposio ou recuperao de reas de interesse ambiental, no mbito de programas de educao ou conscientizao ambiental assistidos pelo poder pblico. Estas atividades de produo, distribuio ou utilizao de sementes e mudas devem estar descaracterizadas de qualquer fim ou interesse comercial. O captulo XII do Decreto regulamentador trata especificamente das sementes e mudas das espcies florestais, nativas ou exticas, e das de interesse medicinal ou ambiental, e estabelece, entre outros, os seguintes dispositivos: O SNSM de espcies florestais, nativas e exticas, tem por finalidade disponibilizar materiais de propagao com garantia de procedncia ou identidade e de qualidade. O coletor de sementes florestais definido como a pessoa fsica ou jurdica, credenciada junto ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento para a prestao de servios de coleta de material de propagao. Assim, o Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, poder credenciar, junto ao RENASEM, pessoas fsicas ou jurdicas que atendam aos requisitos exigidos neste Regulamento para exercer as atividades de coletor de sementes.

22

Fica estabelecido tambm que as espcies florestais ficam obrigadas inscrio no RNC (Registro Nacional de Cultivares), com a finalidade de habilitao prvia para produo e comercializao de sementes e de mudas no pas. De acordo com essa Lei, o material de propagao de espcies florestais deve necessariamente ser obtido de: I - rea de Coleta de Sementes - ACS: populao de espcie vegetal, nativa ou extica, natural ou plantada, caracterizada, onde so coletadas sementes ou outro material de propagao, e que se constitui de rea Natural de Coleta de Sementes - ACS-NS, rea Natural de Coleta de Sementes com Matrizes Marcadas - ACS-NM, rea Alterada de Coleta de Sementes - ACS-AS, rea Alterada de Coleta de Sementes com Matrizes Marcadas - ACS-AM e rea de Coleta de Sementes com Matrizes Selecionadas - ACSMS; II -rea de Produo de Sementes - APS: populao vegetal, nativa ou extica, natural ou plantada, selecionada, isolada contra plen externo, onde so selecionadas matrizes, com desbaste dos indivduos indesejveis e manejo intensivo para produo de sementes, devendo ser informado o critrio de seleo individual; III - Pomar de Sementes - PS: plantao planejada, estabelecida com matrizes superiores, isolada, com delineamento de plantio e manejo adequado para a produo de sementes, e que se constitui de Pomar de Sementes por Mudas - PSM, Pomar Clonal de Sementes - PCS, Pomar Clonal para Produo de Sementes Hbridas - PCSH e Pomares de Sementes Testados - PSMt ou PCSt; Estas reas de coleta de sementes, reas de produo de sementes e os pomares de sementes, que fornecero materiais de propagao, devero ser inscritos no RENAM (Registro Nacional de reas e Matrizes), cujo cadastro dever ser periodicamente divulgado por meios eletrnicos ou, ainda, pelos demais meios previstos neste Decreto. No caso de espcies nativas, obrigatrio o registro no RENAM das matrizes das ACSNM, ACS-AM e ACS-MS.

23

REDES DE SEMENTES FLORESTAIS A Rede de Sementes Florestais da Caatinga foi oficializada em abril de 2002 por meio de um edital lanado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, com recursos do MMA/SBF/PNF. Atualmente, a Rede de Sementes Florestais da Caatinga RSFC que apoiada pelo Projeto MMA/PNUD/GEF/BRA/02/G31 Conservao e Uso Sustentvel da Caatinga e coordenada pelo Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco, tem como principais aes: - articulao institucional com entidades vinculadas questo de sementes florestais nativas de caatinga; - capacitao de tcnicos e produtores rurais; - levantamento do estado da arte sobre sementes florestais nativas da caatinga; - criao e manuteno de um banco de sementes mnimo para atendimento de demandas emergenciais.

24

Para maiores informaes: www.plantasdonordeste.org/sementes

Outras redes de sementes florestais em operao no Brasil: Rede de Sementes da Amaznia Meridional - www.ufmt.br/redesementes Rede de Sementes do Cerrado - www.sementesdocerrado.bio.br Rede Mata Atlntica de Sementes Florestais - www.geocities.com/sementesmatatlantica Rede de Sementes do Pantanal - www.dbi.ufms.br Rede de Sementes Florestais Rio-So Paulo - www.sementesriosaopaulo.sp.gov.br Rede Sementes Sul - www.sementesul.ufsc.br

Espcies mais utilizadas


A tabela abaixo apresenta informaes importantes de espcies utilizadas, para diferentes finalidades, na Regio Nordeste

Quebra de dormncia: (1) Imerso em gua quente 100C por 5 segundos; (2) Nenhum; (3) Imerso em gua a 80C at o resfriamento; (4) Secar e manter em temperatura entre 3 e 5 C; (5) Imerso em gua a temperatura ambiente por 6 horas; (6) Escarificao mecnica; (7) Imerso em gua fria por 12 a 24 horas; (8) Imerso em gua a 90C por 15 segundos; (9) Realizar o tratamento de retirada do arilo; (10) Imerso em cido sulfrico concentrado por 90 minutos; (11) Imerso em gua quente (100C) por 1, 2 ou 3 minutos; (12) Escarificar o revestimento da semente e embeb-la em gua limpa por 24 horas; (14) Imerso em cido sulfrico concentrado por 1 minuto

Referncias Bibliogrficas: 1. AGUIAR, I. B.; PINA-RODRIGUES, F. C. M. e FIGLIOLIA, M. B.; Sementes Florestais Tropicais, ABRATES, Brasileira, 1993, 350p. 2. COLLI, A.M.T.; SOUZA. L.V. Germinao de sementes de soja contaminadas pelo fungo Phakopsora parchyrhizi submetidos a diferentes tratamentos. Revista Hispeci e Lema vol 9. Bebedouro 2006 3. DRUMOND, M. A. ; OLIVEIRA, V. R. ; LIMA, M. F. ; Mimosa caesalpiniifolia: Estudos de melhoramento gentico realizados pela Embrapa Semi-rido. In: Embrapa Semi-rido e Embrapa Recursos Genticos. (Org.). Recursos genticos e melhoramento de plantas para o Nordeste do Brasil. Petrolina-PE: Embrapa Semi-rido e Embrapa Recursos Genticos, 1999. Disponvel em http://www.cpatsa.embrapa.br/catalogo/livrorg/ sabiasemiarido.pdf. Acesso em 15 de abril de 2007. 4. FLORIANO, E. P. Germinao e Dormncia de Sementes Florestais. Associao de Pesquisa, Educao e Proteo Ambiental do Noroeste do Rio Grande do Sul. Caderno Didtico n 2, 1 ed. Santa Rosa - 2004. 5. FUNVERDE. Manual de Recuperao de Fundos de Vales. Maring: Fundao Verde. Disponvel: www.funverde.org.br/projeto4.php. Acesso em 14 de maro de 2007. 6. GUIMARES, E. F. et al. rvores do Jardim Botnico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Ed. Jardim Botnico, 1993. 7. KERSTEN, R. A.; SILVA, S. M. FLorstica e Estrutura do Componente Epfico Vascular. Ed. Revista Brasil. Bot. V.25, n.3, p. 259-267, set. 2002. Disponvel em: www.scielo.br/pdf/ rbb/v25n3/a12v25n.pdf Acesso em 15 de mar 2007. 8. LORENZI, H. rvores Brasileiras: Manual de Identificao e Cultivo de Plantas Arbreas Nativas do Brasil. Vol. 1: Ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002. 9. LORENZI, H. rvores Brasileiras: Manual de Identificao e Cultivo de Plantas Arbreas Nativas do Brasil. Vol. 1: Ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 1992. Pg. 85, 141, 145, 179 e 195. 10. LORENZI, H. rvores Brasileiras: Manual de Identificao e Cultivo de Plantas Arbreas Nativas do Brasil. Vol. 2: Ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 1992. Pg. 47, 181 e 323.

11. PEREIRA, P. C.; MELO, B.; FRANZO, A. A.; ALVES, P. R. B. A cultura do tamarindeiro (Tamarindus indica L.). Disponvel em http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/tamarindo. Acesso em 15 de abril de 2007. 12. PINTO, K.M.S.; PACHECO, M.V.; MATOS, V.P.; MARQUES, M.W.C.F. Tratamentos prgerminativos em sementes de Apeiba tibourbou Aubl. In: IV JEPEX. Resumos expandidos... UFRPE, 2004, 1 CD-ROM. Disponvel em: www.ufpel.edu.br/xivcic/arquivos/CA_01416.rtf. Acesso em 08 de Abril de 2007. 13. RIZZINI, C. T. rvores e Madeiras teis do Brasil. 2. Ed. So Paulo: Ed Edgar Blcher Ltda, 1978. 14. SANTOS, R. C. O agronegcio do amendoim no Brasil. 15. SOUZA, V. C.; LORENZI, H. Botnica Sistemtica. So Paulo: Ed. Nova Odessa Instituto Plantarum, 2005.

CONTATOS: Ministrio do Meio Ambiente Secretaria de Biodiversidade e Florestas Departamento de Florestas SEPN 505, lote b, Ed. Marie Prendi Cruz 5 andar - salas 501, 503 e 507 - W3 NORTE 70730-542 Braslia/DF Fone: 61 3105-2132 www.mma.gov.br/florestas Unidade de Apoio ao Programa Nacional de Florestas no Nordeste UAP-NE Av. Alexandrino de Alencar 1399 - Tirol 59015-350 Natal/RN Fone/Fax: 84 3201-8180 e-mail: uapne@interjato.com.br Projeto Conservao e Uso Sustentvel da Caatinga MMA/PNUD/BRA/GEF/02/G31 Pa. Ministro Joo Gonalves de Souza s/n Ed. SUDENE 12 andar 50670-900 Recife/PE Fone/Fax: 81 3453-1464

Crditos Texto Claudius Monte de Sena IBAMA/Rio Grande do Norte Maria Auxiliadora Gariglio - Ministrio do Meio Ambiente/Programa Nacional de Florestas/IBAMA-RN Revisores Marco Antnio Amaral Passos Universidade Federal Rural de Pernambuco Joselma Maria de Figeira Associao Plantas do Nordeste Brbara Frana Dantas Embrapa Semi-rido Newton Duque Estrada Barcellos Ministrio do Meio Ambiente/Programa Nacional de Florestas/IBAMA-RN Reviso de Texto Anette Maria de Arajo Leal - IBAMA/PB Design Grfico Domingos Svio Gariglio Fotos Joo Vital Irwin Gross Vincius Lubambo Jorge Lima Gerda Nickel Maia Guillermo Gamarra Claudius Monte de Sena Marco Antnio Amaral Passos Acervo UAP/NE Acervo APNE Comit Editorial Maria Auxiliadora Gariglio Anette Maria de Arajo Leal Joselma Maria de Figeira

Das könnte Ihnen auch gefallen