Sie sind auf Seite 1von 6

Projeto Monhocrio Professor Perodo Pblico alvo:

Problematizao:
Soluo eficaz para reciclagem de lixo orgnico, a compostagem domstica uma prtica de mltiplos benefcios. Primeiro, pelo impacto positivo ao meio ambiente, ao reduzir em at 75% o volume de resduos orgnicos depositado nos aterros sanitrios. Segundo, porque possibilita a fabricao de fertilizantes nutritivos para uso em hortas, vasos e jardins a custo zero. Praticamente todo o resto de alimentos pode ser transformado em composto. Cascas de frutas, legumes e ovos, borra de caf, saquinhos de ch, podas de jardinagem, guardanapos de papel e palitos de fsforo so alguns exemplos.

Objetivos Gerais:
Mostrar solues para tornar nossos hbitos sustentveis quanto aos resduos produzidos em nosso dia a dia; Conscientizar aos alunos que existe alternativas para os resduos orgnicos; Reconhecer as formas de reciclagem e reaproveitamento do lixo orgnico domstico; Compreender as diferenas entre lixo orgnico e inorgnico; Reconhecer o potencial orgnico dos restos de alimentos descartados; Aprender a reduzir a quantidade de resduos que de outra forma seriam depositados no aterro sanitrio; Produzir composto que poder ser utilizado no jardim e horta como fertilizante natural do solo.

Metodologia:
Cabe primeiramente esclarecer que o Projeto ser dividido em quatro etapas: 1- Apresentao do Projeto e levantamento de conhecimentos prvios; 2- Confeco de uma Composteira com minhocrio; 3- Reaproveitamento de alimentos e restos de vegetais; 4- Acompanhamento da decomposio da substncia orgnica; 5- Fechamento do Projeto com plantio de mudas.

Apresentao do Projeto e levantamento de conhecimentos prvios.


Sero usadas duas aulas, que tem objetivo de inicializar o projeto, de maneira a sensibilizar os estudantes em relao ao tema proposto. Em sala de aula sero relacionados os tipos e origens do lixo descartado em nosso dia a dia, como embalagens plsticas ou de papelo, restos de comida, como cascas de frutas ou legumes, restos de verduras, sobras de alimentos, etc. Posteriormente ser relacionado em uma tabela os diversos tipos e a possvel reciclagem do mesmo. Explicar quais os tipos de decomposio que os produtos podem ter, como incinerao, compostagem, etc., e quais os destinos para os mesmos, saber diferenciar um lixo de um aterro sanitrio. Aps a confeco da composteira, explicar aos alunos como e por quem a degradao dos alimentos feita e o resultado dessa degradao (liberao de hidratos de carbono, lipdios, vitaminas, microminerais, dentre outros). Nesse caso, a degradao dos alimentos feita principalmente pelas Minhocas provenientes do hmus, porm no deve descartar a presena de microorganismos decompositores.

Composteira.
Os Materiais para serem compostados: - folhas verdes - ervas daninhas - restos de vegetais (crus) e frutas - restos de relva cortada - borras de caf - sacos de ch - casca de ovos (esmagada)* - po* - flores* - folhas secas - restos de relva cortada secos - palha - resduos resultantes de cortes e podas do jardim - papel* - serradura* *Estes materiais devem ser utilizados em quantidades limitadas porque decompem lentamente. Material necessrio da composteira a) Caixa com tampa essas caixas organizadoras de plstico servem, mas se for possvel optar por caixas de madeira melhor, embora requeiram alguns cuidados extras (a madeira no pode ser tratada com certos produtos txicos); b) Garfo/ancinho de jardim; c) Folhas secas; d) Punhado de terra qualquer e algumas minhocas.

2- Local Sem sol, protegido da chuva e no estar diretamente no solo. 3- Folhas secas, terra e minhocas Juntar folhas secas (o suficiente para formar uma cama no fundo da caixa e para cobertura), um punhado de terra e algumas minhocas. A terra ser importante como abrigo para as minhocas nessa fase inicial, visto que nem todas apreciam resduos muito frescos, e tambm para controlar o processo de fermentao que pode acontecer. Esses ingredientes iniciais garantem a inoculao do ambiente com microorganismos que tambm so importantes no processo de decomposio da matria orgnica, alm das minhocas. Ou seja, reproduzimos em pequena escala as condies ambientais para que o nosso lixo seja transformado em novos nutrientes. 4- Restos de comida Despejar o material orgnico e por cima espalhe o restante da terra (no precisa cobrir totalmente). Por fim, mantenha toda pilha sempre coberta com folhas secas, pois isso ajuda a regular a umidade e a manter o microclima adequado para os microorganismos . 5- Manuteno Formar pilhas com os restos vegetais em vez de espalhar tudo pela caixa. A cada semana revirar o contedo com cuidado quanto menos pertubar as minhocas, melhor, e verificar a umidade. Se estiver muito seco, adicione gua ou terra seca para acerto A regulagem da umidade na caixa crucial para o bom funcionamento do sistema. Se a quantidade dos restos depositados diariamente for grande bem provvel que seja necessrio drenar o chorume (liquido originado da decomposio da matria orgnica), bastando para isso fazer um pequeno furo no fundo da caixa e colocar algum recipiente para apar-lo. 6- Possveis problemas a) Mau cheiro: pode ser indicativo de excesso de umidade e/ou falta de oxignio; b) Minhocas fugindo da caixa: pode ser que a situao no esteja favorvel para elas. Verificar se a massa de matria orgnica depositada que eventualmente tenha entrado em processo de fermentao no est muito grande, pois a temperatura pode se elevar muito, nesse caso espalhar um pouco pela caixa, se necessrio colocar um pouco de terra comum seca. 7- O que colocar na caixa Pode-se colocar no minhocrio sem restries: a) restos de verduras, legumes, cascas de frutas, erva de chimarro, sach de ch, palitos de fsforo; Em pequenas quantidades: b) cinzas, borra de caf; Colocar raramente: guardanapos de papel. No pode ser colocado na caixa: carnes, laticnios, restos de comida salgada ou gorduras. 8- Quando a caixa encher Se o composto no estiver em ponto de ser retirado/colhido, deixe essa caixa em repouso, retire parte das minhocas e inicie outra. 9- Colheita de hmus O composto orgnico ou hmus estar pronto quando estiver com cheiro agradvel de terra, e ao pegarmos na mo percebemos que no gruda, limpando facilmente os dedos.

Fechamento do Projeto com plantio de mudas.


Para o fechamento do projeto ser feito o plantio de mudas. O composto proveniente da composteira deve ser misturado a uma quantidade de terra (na proporo de 1 para 3, ou seja, 100 gramas de composto para 300 gramas de terra) em pequenos vasos.

Avaliao:
Ilustrao dos materiais usados e da construo do minhocrio. Relatrio do processo desenvolvido com a respectiva concluso

Bibliografia. BARREIRA, Luciana Pranzetti, Arlindo Philippi JUNIOR & RODRIGUES, Mario Sergio. Usinas de Compostagem: Avaliao da Qualidade dos Compostos e Processos de Produo. Disponivel em <http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/iswa2005/usinas.pdf> Acessado em 11/08/10

IBGE. Cuidando do Lixo. Disponvel em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/gari/cuidando.html> Acessado em 10/07/11 IBGE. Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico. Disponvel em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/lixo_coletado/lixo_coletado109.shtm> Acessado em 10/07/11 IBGE. Indicadores de Desenvolvimento Sustentvel. Disponvel em <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/04112004ids.shtm> Acessado em 10/07/11 IBUSP. Materiais no reciclveis. Disponvel em <http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/naoreciclaveis.htm> Acessado em 10/07/11 USP. Banco de dados de Biomassa no Brasil. Disponvel em <http://infoener.iee.usp.br/scripts/biomassa/br_residuos.asp > Acessado em 10/07/11 LIXO.COM.BR. Compostagem.Disponvel em <http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=254&id=147&option=com_content&task=view> Acessado em 10/07/11 MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE. Gesto Integrada de Residuos. Disponivel em <http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=36&idConteudo=1996> Acessado em 10/07/11. Reportagem do Jornal UOL na seo Casa e Mveis Disponvel em <http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimasnoticias/redacao/2010/03/23/reaproveite-o-lixo-organico-como-adubo-com-a-compostagem-domestica.jhtm> Acessado em 04/07/11

I- FAZENDO UM MINHOCRIO NA ESCOLA MATERIAIS 1 garrafa PET (2 litros) transparente, areia, terra esterco (pequena quantidade), um pouco de gua saco de lixo preto minhocas de diversos tamanhos (no mximo 5 o ou 6).

COMO MONTAR Pegue a garrafa e corte o gargalo. V dispondo em camadas, de 2 cm aproximadamente na seguinte ordem terra (no fundo da garrafa, 2 cm), em seguida de areia (2cm), esterco (2cm), novamente a terra e assim sucessivamente. A ltima camada dever ser de esterco. (chamaremos de substrato esta combinao) Coloque as minhocas sobre o substrato e observe que em poucos minutos elas iro se esconder no meio deste substrato. Em seguida, coloque cuidadosamente o equivalente a meio copo de gua no centro da garrafa (no deixar escorrer no canto para no desmanchar as camadas). Por ltimo cubra toda volta da garrafa com o plstico preto (no cobrir em cima).

MANUTENO Deixe o minhocrio num canto da sala de aula ou em casa. No pode receber sol diretamente, porm, deve haver luminosidade. Sempre que necessrio molhar com meio copo de gua (cuidado para no encharcar). Para observar o que est acontecendo, basta baixar o plstico. Mas importante coloca-lo novamente na posio original, para permitir o desenvolvimento normal das minhocas. Site: http://www.aipa.org.br/ea-relato-2-minhocario.htm

II - CONFECO DE UM MINHOCRIO Materiais necessrios para cada minhocrio: Uma garrafa pet de 2 litros e uma menor de gua mineral Brita ou pedrinhas,

terra, saco de lixo preto, minhocas. PROCEDIMENTOS: Corte a garrafa pet tirando o bocal. No fundo da garrafa pet coloque brita (no h necessidade de furar o fundo da pet). Sobre a brita coloque a garrafa menor (com gua e tampa) dentro da garrafa pet. Ao redor, despeje a terra e largue as minhocas. Aps terminar, utilize um saco de lixo escuro para envolver a garrafa, pois as minhocas no so acostumadas com claridade. No necessrio molhar, pois a garrafinha com gua fornece umidade para a terra, a no ser que seja uma regio de excessivo calor, molhe de vez em quando, podendo colocar alguns lixos orgnicos sobre a terra para alimento das minhocas.

Depois de dias, ao tirar o saco de volta da garrafa poderemos observar os caminhos das minhocas bem definidos. Volte a cobris com o saco de lixo evitando a luz para as minhocas. III- CONFECO DE MINI-HORTINHAS COM GARRAFAS PET Materiais necessrios: garrafas pet, tesoura, terra, mudinhas ou sementes. PROCEDIMENTOS:

Deite a garrafa pet e corte um dos lados da barriga da garrafa, sem atingir o fundo nem a boca da garrafa. Faa pequenos furinhos no fundo e coloque terra. Em seguida, plante as sementes ou as mudas e s cultivar com cuidado. Como suporte podemos usar caixas de ovos para que no fiquem diretamente no cho e, de tempos em tempos, estes suportes podero ser substitudos, pois podem apodrecer com a umidade que escorre do excesso da gua pelos furinhos da garrafa.

Fonte Projeto Apoema - Educao Ambiental www.apoema.com.br III- CONFECO DE UM MINHOCRIO

MATERIAIS NECESSRIOS Uma garrafa plstica (PET) grande Uma garrafa plstica (PET) mais estreita (opcional) Tesoura gua Folhas secas Capim Cascalho Terra Vegetal

Areia Um grande pedao de plstico grosso e opaco (ex.: um saco preto de lixo)

PASSO A PASSO 1. Prepare o viveiro: Lave garrafa mais larga e corte seu topo, transformando-a numa espcie de "grande copo". Caso tenha a segunda garrafa (mais estreita), lave-a tambm e encha-a at a metade com gua, colocando-a dentro da primeira (que j est cortada). Isso ajuda a refrescar o viveiro e torna-o mais firme. 2. Prepare o "ninho" das minhocas : Coloque uma camada de cascalho no vo entre as duas garrafas (caso no possua a garrafa menor, coloque simplesmente no fundo da garrafa cortada). Depois, v colocando alternadamente sobre o cascalho - em camadas de aproximadamente dois centmetros cada - a terra vegetal e a areia, comeando pela terra. Quando o viveiro estiver quase cheio, acrescente uma camada espessa de folhas mortas e capim. 3. Preparao didtica: repare como as camadas de areia e terra vegetal formam um claro-escuro. Numere estas camadas para, no final da experincia, observar o que mudou. Faa um desenho do que v. 4. Minhocas: coloque algumas minhocas sobre a camada de folhas mortas. Espere que penetrem na terra. Lave bem as mos aps a operao. 5. Cubra o viveiro: minhocas esto acostumadas a viver dentro da terra. Para imitar o ambiente escuro, cubra o viveiro com um pedao de plstico preto ou tecido grosso escuro, que no deixe passar luz. 6. Manuteno: Coloque o viveiro em local fresco e protegido. A terra deve ficar mida, mas no encharcada, pois as minhocas morreriam afogadas. Deixe o recipiente assim, coberto e em local protegido, por duas semanas. 7. Final: Aps as duas semanas, traga o viveiro para dentro de casa (ou da classe) e retire o plstico que o envolve. Compare o que estiver vendo, com o desenho que feito antes de colocar as minhocas. A mudana mostra como as minhocas revolveram a terra. Mas no deixe o viveiro de minhocas dentro de casa por mais de um ou dois dias. Devolva estes animais ao local onde os pegou.

Fonte: http://www.aipa.org.br/concurso_magisterio.htm#materiais Estudantes de Magistrio da Escola Estadual Lucdio Mota Navarro

Das könnte Ihnen auch gefallen