Sie sind auf Seite 1von 17

Cpia no autorizada

DEZ 2001

NBR 7549

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas


Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 / 28 andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro RJ Tel.: PABX (21) 210-3122 Fax: (21) 220-1762/220-6436 Endereo eletrnico: www.abnt.org.br

Alumnio e suas ligas - Ensaio de trao dos produtos dcteis e fundidos

Copyright 2001, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

Origem: Projeto NBR 7549:2001 ABNT/CB-35 - Comit Brasileiro do Alumnio CE - 35.000.07 - Comisso de Estudo de Terminologia NBR 7549 - Tensile test of casting and ductile products of aluminum and its alloys Descriptors: Aluminum. Aluminum alloys Esta Norma substitui a NBR 7549:1982 Vlida a partir de 30.01.2002 Palavras-chave: Alumnio. Liga de alumnio 17 pginas

Sumrio Prefcio 1 Objetivo 2 Referncias normativas 3 Definies 4 Aparelhagem 5 Execuo dos ensaios 6 Procedimento Prefcio A ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas - o Frum Nacional de Normalizao. As Normas Brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos Comits Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalizao Setorial (ABNT/ONS), so elaboradas por Comisses de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratrios e outros). Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no mbito dos ABNT/CB e ABNT/ONS, circulam para Consulta Pblica entre os associados da ABNT e demais interessados. 1 Objetivo Esta Norma especifica os mtodos para a determinao das propriedades mecnicas trao dos produtos dcteis e fundidos de alumnio e suas ligas, exceto na forma de folhas. 2 Referncias normativas As normas relacionadas a seguir contm disposies que, ao serem citadas neste texto, constituem prescries para esta Norma. As edies indicadas estavam em vigor no momento desta publicao. Como toda norma est sujeita a reviso, recomenda-se queles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a convenincia de se usarem as edies mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informao das normas em vigor em um dado momento. NBR 5891:1977 - Regras de arredondamento na numerao decimal - Procedimento NBR 6156:1983 - Mquina de ensaio de trao e compresso - Verificao - Mtodo de ensaio NBR 6599:2000 - Alumnio e suas ligas - Processos e produtos - Terminologia NBR 6834:2000 - Alumnio e suas ligas - Classificao ASTM E 83:1996 - Verification and classification of extensometers

Cpia no autorizada

NBR 7549:2001
3 Definies Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as definies das NBR 6599 e NBR 6834, e as seguintes: 3.1 corpo-de-prova: Pea de material ou produto, com forma e dimenses apropriadas, para ser submetida a ensaio. 3.1.1 cabea do corpo-de-prova: Extremidade do corpo-de-prova pela qual o mesmo fixado mquina de ensaio. 3.1.2 parte til do corpo-de-prova: Regio cilndrica ou prismtica do corpo-de-prova, com dimenses definidas, na qual so feitas as determinaes desejadas. 3.1.3 zona de concordncia: Regio na qual a cabea se une parte til do corpo-de-prova, por meio de superfcies de concordncia. 3.1.4 comprimento da parte til do corpo-de-prova: Distncia entre as zonas de concordncia. 3.2 comprimento entre marcas: Distncia entre as marcas de referncia na parte til do corpo-de-prova. 3.2.1 comprimento inicial (Lo): Comprimento entre as marcas, antes da aplicao da carga. Tambm designado "base de medida". 3.2.2 comprimento final (Lf): Comprimento entre as marcas, aps a ruptura do corpo-de-prova, medido aps recomposio da melhor maneira possvel dos dois fragmentos, de forma que seus eixos situem-se um no prolongamento do outro. 3.3 seo inicial (So): rea mdia da seo transversal reta da parte til do corpo-de-prova, antes da aplicao da carga. 3.4 seo final (Sf): rea da menor seo transversal reta da parte til do corpo-de-prova, aps a ruptura. 3.5 coeficiente de estrico (Z): Diferena entre as sees inicial e final do corpo-de-prova, expressa em percentagem da seo inicial [100(So - Sf)/So)]. 3.6 alongamento (a): Diferena entre o comprimento entre as marcas num dado instante do ensaio e o comprimento inicial. 3.6.1 alongamento percentual: Quociente entre o alongamento e o comprimento inicial, expresso em percentagem (100a/Lo). 3.6.2 alongamento percentual sob tenso (ACx): Alongamento percentual em que o comprimento entre as marcas medido no instante em que se atinge uma tenso convencional estabelecida. O alongamento percentual sob tenso deve ter sempre a indicao da respectiva tenso convencional "X" empregada. Por exemplo: AC300 representa o alongamento percentual sob tenso de 300 MPa. 3.6.3 alongamento percentual permanente (APx): Alongamento percentual, determinado aps a retirada da tenso convencional estabelecida. O alongamento percentual permanente deve ter sempre a indicao da respectiva tenso convencional "X" empregada. Por exemplo: AP300 representa o alongamento percentual permanente aps a retirada de uma tenso de 300 MPa. 3.6.4 alongamento percentual aps ruptura (A): Alongamento percentual, determinado aps a ruptura do corpo-de-prova. comumente designado alongamento aps ruptura.
NOTA - Sempre que possvel, o comprimento inicial Lo deve ser igual a 5(4So/) . Caso seja diferente, deve-se acrescentar ao smbolo A um subscrito para indicar um fator de proporcionalidade diferente de 5 ou o comprimento inicial em milmetros. Por exemplo: A10; A50 mm.

3.7 carga mxima (Fm): Maior carga suportada pelo corpo-de-prova tracionado at a ruptura. 3.8 tenso convencional (TC): Quociente da carga pela seo inicial do corpo-de-prova em qualquer instante do ensaio. comumente denominada tenso. 3.9 limite de resistncia trao (LR): Quociente da carga mxima pela rea da seo inicial (Fm /So). 3.10 limite convencional de escoamento (LEx): Tenso convencional que produz uma percentagem especificada x de alongamento no elstico, sob carga aplicada (figura 1). O valor x deve ser indicado na norma de especificao do produto. 3.10.1 limite de escoamento (LE): Quociente da carga necessria para atingir uma deformao permanente estabelecida pela seo inicial do corpo-de-prova.

Cpia no autorizada

NBR 7549:2001

Figura 1 - Diagrama tenso/alongamento, mostrando o limite convencional de escoamento Lex = R; x = om no elstico especificado 3.11 tenso de alongamento percentual sob tenso especificada (TACx): Tenso convencional que produz um alongamento percentual x com a carga aplicada (figura 2). O valor x deve ser indicado na Norma de especificao do produto.

Figura 2 - Diagrama tenso/alongamento, mostrando a tenso de alongamento percentual sob tenso especificada TACx = R; x = om 3.12 tenso de alongamento percentual permanente especificada (TAPx): Tenso convencional que produz, aps supresso da carga, um alongamento percentual permanente especificado x (figura 3). O valor x deve ser indicado na norma de especificao do produto.

Figura 3 - Diagrama tenso/alongamento, mostrando a tenso de alongamento percentual permanente especificada TAPx = R

Cpia no autorizada

NBR 7549:2001
3.13 velocidade de tensionamento (Vt): Aumento da tenso convencional suportado pelo corpo-de-prova, durante um ensaio, por unidade de tempo. 3.14 velocidade de alongamento (Va): Alongamento percentual do corpo-de-prova, durante um ensaio, por unidade de tempo. 4 Aparelhagem 4.1 Mquina de trao A mquina de trao a ser utilizada deve estar de acordo com a NBR 6156. Deve ser da classe 1,0, a menos que seja definida a utilizao da classe 0,5 pela norma de especificao do produto ensaiado. 4.2 Dispositivos para fixar os corpos-de-prova Podem ser utilizados vrios tipos de dispositivos para transmitir a carga da mquina de trao ao corpo-de-prova. A fim de assegurar que a tenso seja axial dentro do comprimento entre marcas, o eixo do corpo-de-prova deve coincidir com a linha central das cabeas da mquina de trao. Qualquer desvio deste requisito poder introduzir esforos de dobramento no includos no clculo da tenso convencional. 4.2.1 Castanhas As mquinas de trao so equipadas com castanhas normalmente satisfatrias para prender barras compridas de metais com ductilidade razovel. Entretanto, se por qualquer motivo uma castanha avanar mais do que a outra quando do seu aperto, poder ser introduzido um esforo de dobramento indesejvel. Quando da utilizao de calos atrs das castanhas, estes devem ter a mesma espessura e as faces planas e paralelas. Para a obteno de melhores resultados, todo o comprimento das castanhas deve estar apoiado nas cabeas da mquina de trao, o que exige o uso de calos adequados e compatveis com a espessura do corpo-de-prova. Para melhor fixao do corpo-de-prova, desejvel que o comprimento inteiro da face serrilhada de cada castanha esteja em contato com o mesmo. O alinhamento correto das castanhas e dos calos est ilustrado na figura 4.

Figura 4 - Castanhas com calos para corpos-de-prova planos 4.2.1.1 Os corpos-de-prova de menor comprimento para serem solicitados em tenso axial pura, uniformemente distribuda, necessitam, geralmente, ser usinados e fixados mquina de trao por dispositivos especiais (ver 4.2.2 e 4.2.3). 4.2.2 Dispositivos para fixar corpos-de-prova roscados ou com ombros As figuras 5 e 6 mostram, respectivamente e sob a forma de esquemas, dispositivos para fixar corpos-de-prova roscados e com ombros. Estes dispositivos devem ser fixados s cabeas da mquina de trao atravs de encostos esfricos bem lubrificados. A distncia entre encostos deve ser a maior possvel.

Cpia no autorizada

NBR 7549:2001

Figura 5 - Dispositivo para fixar corpos-de-prova roscados

Figura 6 - Dispositivo para fixar corpos-de-prova com ombros 4.2.3 Castanhas para chapas Para se ensaiar produtos na forma de chapas, quando da impossibilidade do uso de castanhas do tipo normal, deve-se utilizar castanhas auto-alinhantes, conforme mostrado na figura 7.

Cpia no autorizada

NBR 7549:2001

Figura 7 - Castanhas auto-alinhantes para ensaios em chapas e arames 4.2.4 Dispositivos para fixar arames Para a fixao de arames podem ser utilizadas as castanhas ilustradas nas figuras 4 e 7 ou um dispositivo de amarrao, conforme mostrado na figura 8.

Figura 8 - Dispositivo de amarrao para arames

Cpia no autorizada

NBR 7549:2001
4.3 Extensmetro

Quando for necessrio o uso de um extensmetro para medir-se o alongamento de um corpo-de-prova, o mesmo deve estar de acordo com a ASTM E 83.
NOTA - Um extensmetro da classe B1 da ASTM E 83 tem sensibilidade adequada para a maioria dos materiais.

4.4 Dispositivos para medir dimenses Micrmetros, paqumetros e quaisquer outros dispositivos utilizados para medir dimenses lineares devem ter preciso mnima igual metade da menor unidade na qual deve-se medir a referida dimenso. 5 Execuo dos ensaios 5.1 Generalidades sobre os corpos-de-prova 5.1.1 Os corpos-de-prova devem ter a seo inteira do produto, sempre que possvel. Na impossibilidade, devem ser utilizados corpos-de-prova com seo circular ou retangular. 5.1.2 Em geral, os corpos-de-prova de seo retangular devem ter a largura de 12,50 mm, de acordo com a figura 9, e, sempre que possvel, a espessura inteira do produto. Se for necessrio, podem ser utilizados corpos-de-prova reduzidos, de 6,00 mm de largura, conforme indicado na figura 9, porm os valores de alongamento obtidos de tais corpos-de-prova no so vlidos para determinar conformidade com Normas, salvo indicao explcita em contrrio.

Dimenses mm Medida Corpo-de-prova padro (largura 12,50 mm) M - Comprimento entre marcas L - Largura
1), 2) 3)

Corpo-de-prova reduzido (largura 6,00 mm) 25,00 0,10 6,00 0,05 Espessura do material 6 100 32 30 10

50,00 0,10 12,50 0,25 Espessura do material 12,5 200 57


5)

E - Espessura

R - Raio de concordncia mnimo T - Comprimento total mnimo U - Comprimento til mnimo C - Comprimento das cabeas mnimo G - Largura das cabeas aproximada
1) 2), 6) 4)

50 20

A diferena de largura entre as extremidades do comprimento til deve ser, no mximo, 0,60 mm ou 0,25 mm, respectivamente. A largura pode ser diminuda gradativamente das extremidades at o centro, com diferena mxima de 1%. Em caso de necessidade, podem ser usadas larguras L e G menores para ambos os corpos-de-prova. Em tais casos, a largura do comprimento til deve ser a maior permitida pela largura do produto ensaiado, podendo os lados do corpo-de-prova ser retos e paralelos em todo o seu comprimento. O requisito de alongamento aps ruptura no se aplica a esses corpos-de-prova mais estreitos, salvo determinao em contrrio. A dimenso E a espessura do corpo-de-prova conforme estabelecida na norma de especificao do produto, tendo valores nominais mximos de 12,50 mm e 6 mm, respectivamente. A fim de ajudar a obteno de solicitao axial no ensaio do corpo-de-prova de 6 mm de largura, o comprimento total deve ser o maior permitido pelo tamanho do produto, at 200 mm. desejvel que o comprimento das cabeas seja suficiente para que elas entrem nas castanhas numa distncia igual ou superior a dois teros do comprimento destas castanhas. Se a espessura de um corpo-de-prova de 12,50 mm de largura for maior do que 9 mm, podem ser necessrias castanhas e cabeas mais compridas. As cabeas do corpo-de-prova devem ser simtricas ao eixo do comprimento til com diferena mxima de 0,2 mm e 0,1 mm, respectivamente.
6) 5) 4) 3) 2)

Figura 9 - Corpo-de-prova de seo retangular para ensaios de trao

Cpia no autorizada

NBR 7549:2001
5.1.2.1 Podem ser utilizados corpos-de-prova com cabeas furadas para receber pinos, conforme mostrado na figura 10. A fim de se evitar cambagem quando do ensaio de materiais finos de elevada resistncia, pode ser necessrio usar chapas de reforo nas cabeas.

Medida M - Comprimento entre marcas L - Largura


1) 2) 3)

Dimenses mm 50,00 0,10 12,50 0,25 12,5 13 200 57 50 50


4), 5)

E - Espessura mxima

R - Raio de concordncia mnimo T - Comprimento total mnimo U - Comprimento til mnimo


4)

C - Comprimento das cabeas mnimo G - Largura das cabeas aproximada


4)

D - Dimetro do furo para o pino e a extremidade aproximada P - Distncia entre o pino e a extremidade aproximada F - Distncia entre o furo e a concordncia mnima
1) 4) 4)

13 40 15

A diferena de largura entre as extremidades do comprimento til deve ser, no mximo, 0,06 mm. A largura pode ser diminuda gradativamente das extremidades at o centro, com diferena mxima de 1%.
2) 3)

A dimenso E a espessura do corpo-de-prova, conforme estabelecida na norma de especificao do produto. Para alguns materiais, pode ser necessrio um raio de concordncia maior do que 13 mm. As dimenses G, D, P, F e T podem ser variadas, a fim de produzir a ruptura dentro do comprimento entre marcas. Os furos devem situar-se no eixo do comprimento til com desvio mximo de 0,05 mm.

4)

5)

Figura 10 - Corpo-de-prova de seo retangular com cabeas furadas 5.1.3 Os corpos-de-prova de seo circular devem ter o dimetro-padro de 12,50 mm (figura 11), exceto quando as dimenses do produto o tornam impossvel. Em tais casos, podem ser usados corpos-de-prova proporcionais, reduzidos, conforme indicado na figura 11, devendo-se utilizar sempre o maior valor possvel. O dimetro da parte til do corpo-de-prova deve ser, no mnimo, 4 mm para os produtos dcteis e 6 mm para os produtos fundidos, salvo quando a Norma de especificao do produto determinar o contrrio.

Cpia no autorizada

NBR 7549:2001

Dimenses Medida Corpo-de-prova padro Dimetro nominal M - Comprimento entre marcas D - Dimetro
3) 1) 1), 2)

mm Corpos-de-prova reduzidos, proporcionais 9 45,00 0,09 9,00 0,10 8 54 6 30,00 0,06 6,00 0,10 6 36 4 20,00 0,04 4,00 0,05 4 24

12,50 62,50 0,10 12,50 0,25 9 75

R - Raio de concordncia mnimo U - Comprimento til mnimo


1) 4)

O comprimento entre marcas e o raio de concordncia devem ser os indicados, mas as cabeas podem ser de forma apropriada mquina de ensaio, a fim de assegurar que a carga seja aplicada axialmente (ver figura 12). Se as cabeas forem presas por castanhas, desejvel que elas entrem nas castanhas numa distncia igual ou superior a dois teros do comprimento destas castanhas. O comprimento entre marcas deve ser igual a cinco vezes o dimetro nominal. Nas normas de especificaes dos produtos, podem ser especificados outros tipos de corpo-de-prova; entretanto, se no for mantida a relao nominal de 5:1, os valores de alongamento aps ruptura podem no ser comparveis com aqueles obtidos usando o corpo-de-prova padro. O dimetro do comprimento til pode ser diminudo gradativamente das extremidades at o centro (dimenso controlante) com diferena mxima de 1%. O uso de corpos-de-prova de dimetro nominal menor do que 6 mm deve ser restrito aos casos em que o tamanho do produto a ser ensaiado no permite obter corpos-de-prova maiores ou nos casos em que as partes concordam em us-los para a aceitao do produto. Os corpos-de-prova reduzidos exigem equipamento apropriado e maior habilidade tanto na usinagem como no ensaio. A fim de acomodar um extensmetro de qualquer base de medida desejada, o comprimento til pode ser aumentado. Entretanto, as marcas para a determinao do alongamento aps ruptura devem ter o espaamento indicado.
4) 3) 2)

Figura 11 - Corpo-de-prova de seo circular para ensaios de trao 5.1.3.1 A forma das cabeas dos corpos-de-prova deve ser apropriada ao material e adaptar-se mquina de trao de modo que a carga seja aplicada axialmente. A figura 12 mostra corpos-de-prova com vrios tipos de cabea que apresentam resultados satisfatrios.

Cpia no autorizada

10

NBR 7549:2001

Dimenses mm Medida 1 M - Comprimento entre marcas D - Dimetro


2) 1)

Corpos-de-prova 2 62,50 0,10 62,50 0,10 12,50 0,25 9


3)

4 62,50 0,10

5 62,50 0,10 12,50 0,25 9 75 mnimo 255 75 mnimo 20 15 15

12,50 0,25 9 75 mnimo 155 25 aprox. 20 15 15

62,50 0,10 12,50 0,25 9 100 aprox. 140 20 aprox. 20

12,50 0,25 9 75 mnimo 140 15 aprox. 22 20 15

R - Raio de concordncia mnimo U - Comprimento til T - Comprimento total aproximado C - Comprimento das cabeas G - Dimetro das cabeas E - Comprimento do ombro e da concordncia aproximada F - Dimetro do ombro
1)

75 mnimo 145 35 aprox. 20

O comprimento entre marcas deve ser igual a cinco vezes o dimetro nominal. Nas normas de especificaes dos produtos, podem ser especificados outros tipos de corpo-de-prova; entretanto, se no for mantida a relao nominal de 5:1, os valores de alongamento aps ruptura podem no ser comparveis com aqueles obtidos usando o corpo-de-prova padro. O dimetro do comprimento til pode ser diminudo gradativamente das extremidades at o centro (dimenso controlante) com diferena mxima de 1%. desejvel que o comprimento das cabeas do corpo-de-prova n 5 seja suficiente para que elas entrem nas castanhas numa distncia igual ou superior a dois teros do comprimento destas castanhas.
3) 2)

Figura 12 - Diversos tipos de cabeas para o corpo-de-prova padro de seo circular 5.1.4 Cuidados especiais so exigidos na preparao e nos ensaios dos corpos-de-prova reduzidos, porque o efeito das variveis na usinagem (como por exemplo, o esforo aplicado na extremidade e a quantidade decalor gerada) e no ensaio (como por exemplo, a excentricidade e a marcao da base de medida) maior do que o efeito produzido no ensaio dos corpos-de-prova maiores. Com alguns tipos de produtos, especialmente peas fundidas, o resultado dos ensaios de corposde-prova reduzidos pode mostrar maior variao devido maior influncia de variaes na estrutura metalogrfica ou nas caractersticas da superfcie. A obteno de baixos valores, utilizando-se apenas corpos-de-prova reduzidos, deve ser avaliada cuidadosamente, conforme 5.7.1, a fim de certificar-se da validade dos seus resultados. 5.1.5 Embora possam ser comparados os valores do limite de resistncia trao e do limite convencional de escoamento obtidos com corpos-de-prova de dimenses diferentes, os valores do alongamento aps ruptura podem variar de acordo com o tamanho e o tipo do corpo-de-prova. Portanto, os valores do alongamento devem ser obtidos utilizando-se corposde-prova do tipo usado para estabelecer as propriedades mecnicas especificadas. 5.2 Tipo, sentido e localizao do corpo-de-prova nos produtos 5.2.1 Chapas 5.2.1.1 Para as espessuras at 12,50 mm, inclusive, devem ser utilizados corpos-de-prova de seo retangular e, para todas as outras espessuras, corpos-de-prova de seo circular. 5.2.1.2 Para as espessuras acima de 12,50 mm at 40 mm, inclusive, os corpos-de-prova devem ser extrados do meio da espessura e, para as espessuras maiores, extrados meia distncia entre o centro e a superfcie. 5.2.1.3 Para materiais no tratveis termicamente, os corpos-de-prova devem ser extrados no sentido de laminao.

Cpia no autorizada

NBR 7549:2001

11

5.2.1.4 Para materiais tratveis termicamente, os corpos-de-prova devem ser extrados no sentido transversal ao de laminao. Entretanto, se a largura da chapa for insuficiente para a extrao dos corpos-de-prova padro da seo retangular ou de 12,50 mm de dimetro, eles devem ser extrados no sentido de laminao. 5.2.2 Arames e barras 5.2.2.1 Os corpos-de-prova devem ser extrados da seo inteira do produto, sempre que possvel. A seo ao longo do comprimento til pode ser reduzida ligeiramente, a fim de assegurar que a fratura ocorra dentro do comprimento entre marcas. Nos outros casos, devem ser utilizados corpos-de-prova de seo circular, exceto no caso de produtos de seo retangular com espessura menor ou igual a 12,50 mm, quando podem ser usados corpos-de-prova de seo retangular da espessura inteira do produto. 5.2.2.2 Todo corpo-de-prova deve ser extrado no sentido longitudinal e segundo as posies assinaladas na tabela 1. 5.2.3 Perfis 5.2.3.1 Todas as vezes em que no for possvel usar corpos-de-prova da seo inteira do produto, utilizar corpos-de-prova de seo circular, exceto no caso dos perfis de espessura menor ou igual a 12,50 mm, quando podem ser usados corposde-prova de seo retangular. 5.2.3.2 Os corpos-de-prova devem ser extrados no sentido longitudinal da seo predominante do perfil, numa posio que satisfaa, da melhor maneira possvel, a prevista na tabela 1. Tabela 1- Posio do eixo dos corpos-de-prova nas barras e nos perfis Posio do eixo do corpo-de-prova em relao espessura (E) e largura (L) das barras retangulares e dos perfis ou do dimetro (D) das barras redondas Espessura At 40,0, inclusive Acima de 40,0 5.2.4 Tubos 5.2.4.1 Todos os corpos-de-prova devem ser extrados no sentido longitudinal. 5.2.4.2 Para todos os tubos, especialmente aqueles de dimetro externo nominal at 25 mm, devem ser utilizados corposde-prova da seo inteira do tubo, at o limite imposto pela mquina de ensaio. Em cada extremidade do corpo-de-prova, deve ser inserido um tampo justo, at uma profundidade suficiente para permitir que as castanhas da mquina prendam com firmeza o corpo-de-prova. Os tampes no devem alcanar a parte do corpo-de-prova na qual medido o alongamento. A figura 13 mostra uma forma apropriada de tampo, a posio dos tampes no corpo-de-prova e a posio do corpode-prova nas castanhas da mquina. 0,5 E 0,25 E Largura 0,5 L 0,25 L Dimetro 0,5 D 0,25 D

Dimetro, espessura ou largura da seo mm

NOTA - As castanhas no devem ultrapassar o limite p. O dimetro do tampo deve diminuir ligeiramente desde p at o incio da parte curvada.

Figura 13 - Tampes de metal para ensaio de corpos-de-prova tubulares, localizao correta dos tampes no corpo-de-prova e deste nas castanhas da mquina de trao 5.2.4.3 Quando for impraticvel ensaiar corpos-de-prova da seo inteira do tubo, deve-se utilizar, sempre que possvel, corpos-de-prova de 12,50 mm de largura, de acordo com a figura 15, extrados das posies indicadas na figura 14. Se isso tambm for impraticvel, devem-se extrair corpos-de-prova de seo circular. Para espessuras de parede de at 40,00 mm, inclusive, devem ser extrados corpos-de-prova da parte central da parede e, para espessuras maiores, de uma posio eqidistante do meio da parede e da superfcie externa.

Cpia no autorizada

12

NBR 7549:2001

NOTA - As bordas dos corpos-de-prova devem ser paralelas.

Figura 14 - Posio da qual se deve cortar corpos-de-prova longitudinais para o ensaio de trao de tubos de grande dimetro

Medida M - Largura entre marcas L - Largura


1) 2)

Dimenses mm 50,00 0,10 12,50 0,25


2)

E - Espessura

R - Raio de concordncia mnimo U - Comprimento til mnimo C - Comprimento das cabeas mnimo G - Largura das cabeas aproximada
1) 4) 3)

12,50 57 75 20

A diferena de largura entre as extremidades do comprimento til deve ser, no mximo, 0,06 mm. A largura pode ser diminuda gradativamente das extremidades at o centro, com diferena mxima de 1%.
2) 3)

A dimenso E a espessura da seo tubular conforme estabelecida na norma de especificao do produto.

desejvel que o comprimento das cabeas seja suficiente para que elas entrem nas castanhas numa distncia igual ou superior a dois teros do comprimento destas castanhas. castanhas e cabeas mais compridas.
4)

As cabeas devem ser simtricas ao eixo do corpo-de-prova com tolerncia de 1,00 mm.

Figura 15 - Corpo-de-prova longitudinal para tubos de grande dimetro 5.2.5 Peas forjadas entre matrizes Para espessuras maiores do que 12,50 mm, devem ser utilizados corpos-de-prova de seo circular. Para espessuras entre 8,00 mm e 12,50 mm, inclusive, devem ser utilizados corpos-de-prova de seo circular reduzidos ou retangulares. Para espessuras menores do que 8,00 mm, devem ser utilizados corpos-de-prova de seo retangular. O eixo do corpo-de-prova deve ser essencialmente paralelo direo do fluxo dos gros, salvo determinao em contrrio. Os corpos-de-prova devem ser extrados da parte central da poro predominante ou mais grossa da pea, de um prolongamento da mesma ou de peas forjadas separadamente do mesmo material. 5.2.6 Peas forjadas mo Devem ser utilizados corpos-de-prova de seo circular, extrados na direo da maior dimenso transversal, salvo determinao em contrrio. Um corpo-de-prova longitudinal deve ter o seu eixo coincidente com o eixo central da pea forjada. Para um corpo-de-prova transversal, o ponto central do seu eixo deve estar no eixo central longitudinal da pea. A distncia entre o ponto central do eixo do corpo-de-prova e a extremidade da pea forjada deve ser, no mnimo, igual metade da espessura da pea. 5.3 Corpos-de-prova para peas fundidas em areia ou coquilha Os corpos-de-prova devem ser fundidos em separado ou, se a norma de especificao do produto ou o comprador o exigir, usinados a partir da prpria pea fundida.

Cpia no autorizada

NBR 7549:2001
5.3.1 Corpos-de-prova fundidos O comprimento til de qualquer corpo-de-prova fundido em separado deve estar de acordo com a figura 11. 5.3.2 Corpos-de-prova usinados a partir de peas fundidas

13

5.3.2.1 Para espessuras acima de 12,50 mm, devem ser usados corpos-de-prova de seo circular, de acordo com a figura 11. 5.3.2.2 Para espessuras entre 8,00 mm e 12,50 mm, inclusive, podem ser usados corpos-de-prova de seo retangular, de acordo com a figura 9 ou corpos-de-prova de seo circular reduzida, de acordo com a figura 11, observando-se apenas a exceo feita em 5.1.3. 5.3.2.3 Para espessuras inferiores a 8,00 mm, devem ser usados corpos-de-prova de seo retangular, de acordo com a figura 9. 5.4 Corpos-de-prova para peas fundidas sob presso Para os ensaios em peas fundidas sob presso deve ser usado o corpo-de-prova mostrado na figura 16, salvo se a norma de especificao do produto determinar o contrrio.

Medida M - Comprimento entre marcas D - Dimetro


1)

Dimenses mm 60,00 0,10 6,00 0,10 75 75 250 125 15

R - Raio de concordncia mnimo U - Comprimento til mnimo T - Comprimento total mnimo B - Distncia entre castanhas mnima G - Dimetro das cabeas aproximado
1)

O dimetro do comprimento til pode ser diminudo gradativamente das extremidades at o centro (dimenso controlante) com diferena mxima de 0,10 mm.

Figura 16 - Corpo-de-prova padro para ensaio de peas fundidas sob presso 5.5 Corpos-de-prova para metais em p Para os ensaios de metais em p devem ser usados os corpos-de-prova mostrados nas figuras 17 e 18, salvo se a norma de especificao do produto determinar o contrrio.

Cpia no autorizada

14

NBR 7549:2001

Medidas M - Comprimento entre marcas D - Largura do meio L - Largura nas extremidades do comprimento til E - Espessura aps compactao R - Raio de concordncia U - Comprimento da metade da parte til B - Distncia entre centros T - Comprimento total G - Largura das cabeas F - Meia largura das cabeas J - Raio das extremidades NOTA - As dimenses especificadas, exceto M, so as da matriz.

Dimenses mm 25,40 0,10 5,72 0,03 5,97 0,03 5 a 6,5 25 16 81 90 8,71 0,03 4,36 0,03 4,36 0,03

Figura 17 - Corpo-de-prova padro, plano, no usinado, para metal em p - rea de compactao 2 aproximada 650 mm

Cpia no autorizada

NBR 7549:2001

15

Medidas M - Comprimento entre marcas D - Dimetro no meio do comprimento til H - Dimetro nas extremidades do comprimento entre marcas R - Raio de concordncia U - Comprimento til T - Comprimento total (da cavidade da matriz) C - Comprimento das cabeas G - Compactao at esta espessura nas extremidades L - Largura da cavidade da matriz E - Comprimento do ombro mais concordncia F - Dimetro do ombro J - Raio de concordncia nas cabeas NOTAS

Dimenses mm 30,00 0,10 6,00 0,025 D + (0,025 a 0,050) 6 32 80 12 12,50 0,10 12,50 9 8 2

1 O comprimento entre marcas e as concordncias devem corresponder s dimenses indicadas. 2 As cabeas mostradas foram projetadas para apresentar uma rea de compactao total de aproximadamente 600 mm . 3 Outras formas de cabea so aceitveis, sendo necessrias, em alguns casos, para materiais de elevada resistncia mecnica. 4 Algumas formas alternativas sugeridas incluem: - cabeas mais compridas, da mesma forma geral que o padro, para proporcionar uma rea maior para prender o corpode-prova; - ranhuras ou salincias transversais rasas, que podem ser prensadas nas cabeas para serem presas em castanhas usinadas aproximadamente. 5 As recomendaes para usinagem so as seguintes: a) usinagem grossa at 9 mm; b) tornear acabado at 6 mm com raios e conicidade; c) polir com lixa 00; d) brunir com pano-rdio.
2

Figura 18 - Corpo-de-prova padro, redondo, usinado, para metal em p - rea de compactao antes de 2 usinar 1 000 mm , aproximadamente 6 Procedimento 6.1 Medio das dimenses dos corpos-de-prova 6.1.1 A fim de determinar a rea da seo transversal de um corpo-d e-prova para o ensaio de trao, devem ser medidas as dimenses desta rea no meio do comprimento entre marcas, exceto em caso de arbitragem usando corpos-de-prova cuja menor dimenso inferior a 5,00 mm, em que devem ser medidas as dimenses no ponto de menor rea de seo. Medir e anotar as dimenses com a seguinte preciso: a) maior ou igual a 5,00 mm - o mltiplo de 0,025 mm mais prximo; b) menor que 5,00 mm at 2,50 mm, inclusive - o mltiplo de 0,01 mm mais prximo; c) menor que 2,50 mm at 0,50 mm, inclusive - o mltiplo de 0,002 mm mais prximo; d) menor que 0,50 mm - 1%, quando possvel, porm sempre at o mltiplo de 0,002 mm mais prximo, no mnimo.

Cpia no autorizada

16

NBR 7549:2001
6.1.2 O arredondamento dos valores deve ser feito de acordo com a NBR 5891. 6.1.3 Para os corpos-de-prova com superfcies speras, devido ao mtodo de fabricao, as medidas podem ser arredondadas at o mltiplo de 0,025 mm mais prximo em todas as faixas. 6.1.4 Quando o corpo-de-prova tiver a seo transversal inteira de um produto de seo assimtrica, ele deve ser determinado pesando-se um pedao do produto de comprimento 20 ou mais vezes a dimenso maior da seo, usando-se o valor da densidade do material. Determinar a massa com preciso de 0,5% ou mais. 6.2 Velocidade de ensaio 6.2.1 No caso de materiais em que a velocidade de ensaio afeta os resultados obtidos, a velocidade mxima deve ser estabelecida na norma de especificao do produto, usando-se um dos critrios indicados a seguir, em ordem crescente de preciso: a) velocidade do travesso sem carga, em milmetros por milmetro (mm.mm ) do comprimento entre marcas, por segundo; b) velocidade de separao das cabeas da mquina, em milmetros por milmetro (mm.mm ) do comprimento entre marcas, por segundo; c) tempo de ensaio, em segundos, desde o incio da aplicao da carga (ou a partir de uma determinada tenso) at o momento de ruptura, com carga mxima ou uma outra tenso especificada; d) velocidade de tensionamento, em megapascals por segundo (MPa.s ); e) velocidade de alongamento, em milmetros por milmetro (mm.mm ).
NOTA - Se no for determinado em contrrio, pode-se usar qualquer velocidade de ensaio conveniente at a metade do limite de escoamento especificado ou at um quarto do limite de resistncia trao especificado, devendo ser considerado o menor valor. Acima disso devem ser obedecidos os limites estabelecidos.
-1 -1 -1 -1

6.2.2 Na ausncia de outras indicaes, a velocidade de ensaio deve ser tal que as cargas e os alongamentos usados para a obteno dos resultados sejam indicados com preciso. Durante a determinao do limite de escoamento, a velocidade -1 de tensionamento deve ser igual ou inferior a 12 MPa.s . A velocidade pode ser aumentada aps a retirada do extensmetro, at o mximo de 0,01 mm por mm de comprimento entre marcas ou entre castanhas, para corpos-de-prova sem seo reduzida, por segundo. 6.3 Limite de escoamento O limite de escoamento pode ser determinado pelo mtodo de deslocamento de 0,2%. A aceitao ou rejeio do material pode ser decidida com base no mtodo de alongamento sob carga especificada. Nos casos de arbitragem deve prevalecer o mtodo de deslocamento. 6.3.1 Mtodo de deslocamento Para a determinao do limite de escoamento atravs deste mtodo necessria a obteno de dados (grficos ou numricos), a partir dos quais seja possvel traar um diagrama tenso/alongamento, conforme figura 1. 6.3.1.1 Delimitar, no eixo das abscissas da figura 1, o segmento 0m igual ao valor especificado do deslocamento, traar mn 1) paralelo a OA e localizar r, que a interseco de mn com a curva . Nos valores de escoamento informados, obtidos por este mtodo, o valor especificado de deslocamento usado deve ser colocado entre parnteses depois do termo limite de escoamento, da seguinte forma: Limite de escoamento (deslocamento 0,2%) = 360 MPa 6.3.2 Mtodo de deformao sob carga especificada Nos ensaios para se determinar a aceitao ou rejeio de material, cujas caractersticas de tenso/deformao so bem conhecidas de ensaios anteriores relativos a materiais similares, de onde diagramas de tenso/deformao foram traados, a deformao total correspondente tenso, na qual o deslocamento especificado ocorre, ficar dentro de limites satisfatrios. Portanto, nestes ensaios, uma deformao total especificada pode ser usada e a tenso do corpo-de-prova, quando este total de deformao alcanado, tomada como sendo o valor do limite de escoamento, conforme figura 2.
NOTA - Podem ser utilizados dispositivos automticos que determinem o limite convencional de escoamento, sem traar o diagrama tenso/deformao, desde que comprovada sua preciso.

6.4 Limite de resistncia trao O clculo do limite de resistncia trao obtido atravs da diviso da carga mxima pela seo inicial do corpo-de-prova. 6.5 Alongamento percentual aps ruptura Medir o comprimento final entre marcas (3.2.2) com preciso de 0,25 mm e calcular o alongamento percentual conforme definido em 3.6.1. Indicar tanto o alongamento percentual encontrado como o comprimento inicial entre marcas.

_________________
Se a carga cair antes que o deslocamento especificado seja alcanado, tecnicamente o material no possui limite de escoamento para este deslocamento, mas a tenso da carga mxima alcanada, antes do deslocamento especificado, pode ser informada no lugar do limite de escoamento.
1)

Cpia no autorizada

NBR 7549:2001

17

6.5.1 Se qualquer parte da ruptura ocorrer fora da metade mdia do comprimento entre marcas, numa rea puncionada ou riscada dentro do comprimento til, o valor do alongamento obtido pode no ser representativo do material. Se o alongamento medido cumprir o requisito mnimo especificado, no ser necessrio repetir o ensaio, mas deve ser anotada a posio da ruptura. Se o requisito no for cumprido, o ensaio deve ser considerado e repetido de acordo com o estabelecido em 6.7.1. 6.5.2 Quando o comprimento da parte til for muito superior ao comprimento inicial entre marcas, como no caso de corposde-prova no usinados, conveniente marcar sobre o mesmo vrios comprimentos iniciais, parcialmente sobrepostos, cobrindo toda a extenso da parte til. 6.5.3 Se a norma de especificao do produto exigir ou nos casos de arbitragem (excetuado o arame), quando o alongamento aps ruptura especificado for menor do que 3% ou quando o alongamento, determinado de acordo com 6.5, for menor do que 4%, determinar o alongamento aps ruptura de um corpo-de-prova de seo circular como segue: a) determinar o comprimento inicial entre marcas com preciso de 0,05 mm; b) aps o ensaio, retirar quaisquer fragmentos parcialmente rompidos que possam afetar a medio do comprimento final; c) recompor as duas metades quebradas da melhor maneira possvel e aplicar uma carga de compresso axial de aproximadamente 15 MPa. Se for desejado, a carga pode, ento, ser retirada com cuidado, desde que o corpo-de-prova permanea intacto; d) medir o comprimento final com preciso de 0,05 mm e calcular o alongamento percentual para o comprimento inicial de 62,5 mm at o mltiplo de 0,1% mais prximo ou para comprimentos menores, at 0,2%. 6.6 Substituio de corpos-de-prova 6.6.1 Um corpo-de-prova pode ser descartado e substitudo por um outro extrado do mesmo lote de material se: a) o corpo-de-prova tiver a superfcie mal usinada, as dimenses incorretas ou as suas propriedades alteradas por usinagem mal feita; b) o procedimento do ensaio for incorreto ou houver mau funcionamento do equipamento; c) a fratura acontecer fora da metade mdia do comprimento entre marcas e o alongamento percentual for inferior ao especificado. 6.6.2 No caso de corpos-de-prova usinados a partir de produtos dcteis ou peas fundidas, as descontinuidades consideradas indicativas de material inferior ou defeituoso, tais como trincas, rupturas, escamas e porosidades reveladas na fratura, no constituem motivos para a substituio do corpo-de-prova. 6.6.3 No caso de corpos-de-prova fundidos em separado, a presena de porosidade devida a gs indicativa de desgaseificao inadequada da fuso, que resulta em peas porosas. Esse defeito, porm, no justifica a substituio do corpo-deprova. Por outro lado, se for verificada a presena de defeitos como trincas ou incluses na fratura, o corpo-de-prova pode ser substitudo, porque tal fato no implica a existncia do mesmo defeito nas peas correspondentes. 6.7 Repetio dos ensaios 6.7.1 Se um ou mais corpos-de-prova falharem em relao aos requisitos especificados, o ensaio pode ser repetido em uma das condies estabelecidas em 6.7.1.1 a 6.7.1.3, salvo quando a norma de especificao do produto estabelecer o contrrio. 6.7.1.1 Para cada corpo-de-prova que falhar, devem ser ensaiados dois corpos-de-prova adicionais, extrados de uma regio na amostra original adjacente quela que corresponde falha. 6.7.1.2 Para cada corpo-de-prova que falhar, deve ser ensaiado um corpo-de-prova adicional, extrado da regio estabelecida em duas outras amostras obtidas do mesmo lote. 6.7.1.3 No caso de corpos-de-prova fundidos em separado, para cada corpo-de-prova que falhar devem ser ensaiados dois corpos-de-prova adicionais, representando o mesmo lote. 6.7.2 Uma falha em qualquer repetio de ensaio pode determinar a rejeio do lote. 6.7.3 Os ensaios adicionais de que trata 6.6 no constituem repeties nos termos de 6.7.1.

_________________

Das könnte Ihnen auch gefallen