Sie sind auf Seite 1von 2

Natureza jurdica das empresas

Para um melhor entendimento no momento de formalizar sua empresa, temos abaixo as principais naturezas jurdicas usadas no Pas. Primeiro sero mostradas as naturezas jurdicas das sociedades. Se voc no tem scio, mas deseja montar uma empresa do mesmo jeito, no final abordaremos a empresa individual.

Sociedades empresrias
Sociedade por cotas de responsabilidade limitada - Ltda. Tambm conhecida como "Ltda", a sociedade por cotas de responsabilidade limitada o tipo de sociedade empresria mais comum no Brasil. formada por dois (sempre) ou mais pessoas, que passam a ser chamados de scios. As sociedades limitadas - como tambm so chamadas as Ltda. - so regidas por um contrato social onde so qualificados os scios, a forma de operao, o capital social investido. Como este dividido em cotas, o pagamento das obrigaes contradas pela empresa limitado participao dos scios, que no respondero com seus bens particulares. Sociedade annima - S/A As sociedades annimas - conhecidas tambm como S/A ou S.A. - so sociedades empresrias em que o capital social no atribudo a uma pessoa especfica como o caso das sociedades limitadas. No caso das S/A o capital social dividido em aes, que podem se ordinrias, que permitem voto em assemblias a seus proprietrios, ou preferenciais, que do preferncia no recebimento de dividendos a seus proprietrios. Uma empresa constituda sob a forma jurdica das S/A regida pela Lei 6.404/76. As sociedades annimas sempre sero sociedades empresrias e a razo social sempre dever vir acompanhada das expresses "companhia" - somente no incio - ou "S/A". Pela sua complexidade, este tipo de sociedade recomendado para grandes empresas. Sociedade simples - S/S As sociedades simples so constitudas para a prestao de servios decorrentes de atividades intelectuais tais como: contadores, advogados, engenheiros, economistas etc. Diferentemente das sociedades do comrcio, uma S/S no registrada na Junta Comercial do Estado, mas sim num cartrio de registo civil de pessoas jurdicas. Podem ser constitudas seguindo os preceitos das sociedades Ltda. Neste caso, a responsabilidade dos scios tambm limitada. Sociedades cooperativas Assim como as S/A, as sociedades cooperativas so regidas por uma Lei especfica (5.764/71). So impostas a este tipo de sociedade uma srie de especificidades que quase a fazem no se assemelhar as outras sociedades. Podemos citar:
Variabilidade ou dispensa do capital social; Direito a apenas um voto nas deliberaes a cada participante Limitao do valor da soma das cotas do capital social

Empresa individual
Microempreendedor individual - MEI Tipo de empresa individual criada pela Lei Complementar 128/2008 que criou o microempreendedor individual, visando a trazer para a legalidade milhares de brasileiros que trabalhavam por conta prpria sem contribuir para nenhuma das esferas de governo. O trabalhador que optar por ser um MEI deve ter um faturamento anual no superior a R$ 60 mil e no ter participao em outra empresa como scio ou titular. No entanto, no so todos os trabalhadores que podem optar por este tipo de empresa, existe uma lista com as atividades que podem ser exercidas, que pode ser encontrada aqui. Empresa individual de responsabilidade limitada - EIRELI Desde 09/01/2012 est autorizada a criao da Empresa Individual de REsponsabilidade LImitada (EIRELI). Neste tipo de empresa apenas uma nica pessoa subescreve todo o valor do capital social, que obrigatoriamente integralizado, no poder ser inferior a 100 vezes o maior salrio-mnimo vigente no Pas. Desta forma, o empresrio individual no precisa responder com seus bens particulares s responsabilidades da empresa criada. Tambm obrigatrio a posposio do termo EIRELI ao nome empresarial.

Das könnte Ihnen auch gefallen