Sie sind auf Seite 1von 3

205

SOUZA, Marcelo Lopes. Mudar a Cidade Uma Introduo Crtica ao Planejamento e Gesto Urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. Valquria Soares de Moura Graduada no Curso de Geografia da Faculdade de Cincias Integradas do Pontal FACIP Universidade Federal de Uberlndia UFU valquiriamouraufu@hotmail.com Marcelo Lopes de Souza professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o Ncleo de Pesquisas sobre Desenvolvimento Scio-Espacial (NuPeD), vinculado ao Departamento de Geografia. Foi pesquisador visitante nas universidades de Tbingen (Alemanha) e Londres, alm de pesquisador e professor visitante na Universidade Tcnica de Berlim. Bacharel e mestre em Geografia (UFRJ) e especialista em Sociologia Urbana (UERJ), doutorou-se em Geografia (tendo como rea complementar Cincia Poltica) na Universidade de Tbingen. Paralelamente s suas atividades de pesquisa e docncia, tem assessorado movimentos sociais e prefeituras em temas relacionados com estratgias e instrumentos de transformao das cidades. autor de dezenas de artigos e captulos de livros, publicados no Brasil e no exterior, alm de sete outros livros. Trs de seus quatro ltimos livros, O desafio metropolitano (com o qual foi um dos agraciados com o Prmio Jabuti em 2001, na categoria Cincias Humanas e Educao), Mudar a cidade, ABC do Desenvolvimento Urbano e A Priso e a gora foram tambm publicados pela Bertrand Brasil. Na obra Mudar a Cidade Uma Introduo Crtica ao Planejamento e Gesto Urbanos, o autor prope a seus leitores uma reflexo sobre a questo urbana no Brasil, os problemas urbanos que s crescem e precisam de opes estratgicas. Souza tambm ressalta o fracasso da justia social, acreditando que logo se resultar na reproduo de misria no futuro e por isso, importante a urgncia de diversos segmentos da sociedade atuar em conjunto para mudar a cidade. No Captulo 1 a autor aponta que os principais problemas para sistematizar o planejamento urbano so a seleo e a classificao/tipologizao. Mais adiante ele fala das dificuldades de construir tal tipologia e seus critrios pois, a classificao/tipologizao
Revista Eletrnica Geoaraguaia. Barra do Garas-MT. v2, n.2, p 205 - 207. agosto/dezembro. 2012.

206

ainda mais problemtica que a seleo. Vrios pares de oposio podem ser utilizados e de fato, encontram emprego neste livro: planejamento (e gesto), no-participativo versus participativo, regulatrio versus ps regulatrio etc. (SOUZA, 2003 p.118). O captulo 2 consiste em uma elaborao de planos para a cidade ideal que se preocupa essencialmente com o traado urbanstico, com as densidades de ocupao e com o uso do solo (TAYLOR, 1998 apud SOUZA, 2003). Neste captulo o autor ainda ressalta o termo urbanismo modernista, cujo, acredita-se ser um resultado de uma tentativa de melhor adaptar as cidades era industrial e, por tabela, s necessidades do capitalismo, sendo assim, a idia-fora central do planejamento fsico-territorial. No 3 captulo da obra Souza (2003), traz uma reviso da ortodoxia regulatria sobre o planejamento sistmico e o enfoque racional. O planejamento sistmico substantivo e compreende a realidade estruturada em sistemas, j o enfoque racional procedual, onde o debate no gira em torno do objeto, mas sim do mtodo. O 4 captulo da obra compreende As Perspectivas Mercadfilas: os ataques conservadores contra o planejamento regulatrio. Neste ponto o autor explica baseando em Brindley et al. (1989), que o planejamento mercadfilo aborda trs subtipos onde todos trs rompem com o esprito regulatrio ainda francamente hegemnico nos anos 70, na medida em que deixam de tentar domesticar ou disciplinar o capital para, pelo contrario, melhor ajustarem-se aos seus interesses, inclusive mediatos. O New Urbanism 5 captulo da obra, um termo que surgiu nos Estados Unidos no fim da dcada de 80. Procura reintegrar componentes da vida moderna em bairros de uso misto compactos, adaptados aos pedestres, unidos pelo sistema de trfego bem como, ser uma alternativa aos suburbs, forma de assentamento de baixa densidade tpica do entorno das grandes cidades americanas. O 6 captulo intitulado Desenvolvimento Urbano Sustentvel e Planejamento ecolgico: avano, resistncia e retrocesso, de acordo com Souza (2003, p.146) tal termo no um enfoque homogneo e menos ainda uma teoria. Sua idia-fora central est no binmio modernizao com sustentabilidade ecolgica das cidades. O 7 captulo tem o objetivo de tratar do Planejamento comunicativo/colaborativo. De acordo com Habernas (1981 apud SOUZA, 2003, p. 149), possvel, dentro do contexto do agir comunicativo o processo de oferecimento e crtica de razes para a aceitao ou rejeio de demandas particulares (particular claims) chegar-se a acordos voluntrios em nome da cooperao. Colaborao se fundamenta em canais de dilogo, superao de preconceito, harmonia e justia social entre diferentes grupos de interesses.
Revista Eletrnica Geoaraguaia. Barra do Garas-MT. v2, n.2, p 205 - 207. agosto/dezembro. 2012.

207

O Planejamento Rawlsiano: novos estmulos e velhas ambigidades cap. 8 possui Shean Mc Connel como fonte de inspirao filosfica. Mc Connel apresenta uma teoria de planejamento, a qual segundo Souza (2003) acaba justificando certas desigualdades socioeconmicas e pressupe uma subestimao da extenso em que essas desigualdades sabotam o exerccio da liberdade. No captulo 9, Souza (2003) explica que foi no momento da mobilizao pela reforma urbana, o chamado Movimento Nacional pela Reforma Urbana Entre Meados e Fim da Dcada de 80 que a concepo de reforma urbana amadureceu. Esta por sua vez, diferenciase, claramente, de simples intervenes urbansticas, mais preocupadas com a funcionalidade, a esttica e a ordem que com a justia social, no obstante ela conter uma bvia e essencial dimenso espacial. Mais adiante o autor tambm destaca o plano diretor, aprovado pela Cmara Municipal, que obrigatrio. O captulo 10 traz pelo autor Souza (2003) o titulo de Planejamento e Gesto Urbanos Crticos Vistos a Partir de uma Perspectiva Autonomista, este por sua vez, dividido em dois subcaptulos onde, o primeiro trata da filosofia poltica de Cornelius Castoriades e a idia de autonomia e, o segundo do planejamento e a gesto das cidades luz do princpio de defesa da autonomia individual e coletiva. Em E Fora dos Ambientes Profissionais? penltimo captulo da obra Souza (2003) destaca o legado dos ativismos e movimentos sociais urbanos brasileiros e assim, retoma algumas anlises contidas em seus trabalhos anteriores sintetizando este tal legado na conscientizao e a conquista de direitos sociais; na politizao das cidades e por fim, na criao de uma margem de manobra para a humanizao do urbano. Por fim, o captulo 12 intitulado Uma Tipologia das Abordagens Atuais do Planejamento e da Gesto Urbanos: quadro sintico, Souza (2003) faz uma sntese sobre a forma de uma tipologia, tipos de planejamento mencionados no decorrer da obra.
Recebido para publicao em 06/06/2012 Aceito para publicao em 09/08/2012

Revista Eletrnica Geoaraguaia. Barra do Garas-MT. v2, n.2, p 205 - 207. agosto/dezembro. 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen