Sie sind auf Seite 1von 9

1

Curso de Extenso: Breve Histria da Trplice Fronteira Aula 12 - Foz do Iguau: Educao, Histria e Futuro Micael A. Silva Educao: IDEB e plo universitrio O ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB), foi criado pelo Governo Federal em 2007, para medir alguns aspectos da qualidade das escolas e das redes de ensino. Para chegar nota da escola, calcula-se o desempenho dos estudantes e a taxa de reprovao por escola. Para medir o desempenho dos alunos, aplica-se uma prova de portugus e matemtica para alunos concluintes do ensino fundamental srie iniciais e finais (5 e 9 ano, respectivamente). At 2011, apenas as escolas pblicas eram obrigadas a fazer o teste, enquanto que a partir de 2013, as escolas privadas tambm tero de faz-lo.

Voc sabe como uma prova para 5 ano do IDEB? Clique para uma prova e gabarito (simulado)

Especialistas indicam a existncia de pontos positivos e negativos deste modelo de avaliao em larga escala. Um texto indicado para melhor compreenso deste debate o artigo Potencialidades e limites do IDEB [Link]. Trouxemos o IDEB para nossa anlise em funo de este ser um dos temas mais discutidos e debatidos em Foz do Iguau nos ltimos anos. Como no poderia ser diferente, o tema foi politizado em seus mais amplos matizes, sobretudo com o anncio de 3 escolas da cidade entre as 10 que tiraram a melhor pontuao em todo o pas s vsperas de eleies municipais. (No Paran, das 20 escolas mais pontuadas, 10 so de Foz do Iguau).

At as eleies de outubro de 2012 no faltaram elogios ento administrao, como por exemplo o artigo IDEB campeo: as 10 lies de Foz do Iguau [Link]. A ento Secretria de Educao tornou-se popular entre jornalistas e interessados em saber como a cidade atingiu to bons resultados [Link].

Propaganda poltica para a campanha municipal de 2012 em Foz do Iguau [Link]

Com a vitria da oposio nas urnas, o tema do IDEB no foi enterrado. Primeiro porque o atual prefeito tem a difcil misso de no mnimo manter o ndice das escolas, caso contrrio esta ser um artifcio para uma futura oposio (os termos destacados sero explicados adiante). Um nico vereador, Dilto Vitorassi, baseado em supostas denncias, resolveu levar adiante a empreitada de investigar possveis irregularidades no ndice obtido pela cidade. As irregularidades teriam ocorrido na aplicao das provas e nas recompensas s escolas e professores envolvidos. O relatrio da Comisso Especial da Cmara de Vereadores que investiga deve ser divulgado em 06/06/2013.

Protesto de professores em sesso da Cmara Municipal de Vereadores que investigava supostas irregularidades no IDEB. [Link]

A dificil misso da atual administrao em manter o ndice se deve ao fato de que ser necessrio manter a estrutura administrativa focada em aes em funo do IDEB. Entre estas aes, ser necessrio treinar os alunos a fazerem as provas e disponibilizar a maior parte do tempo para disciplinas de Matemtica e Portugus, em detrimento das demais.

A futura oposio algo que ainda poder ocorrer. Cumprindo o que disse aps o resultado das eleies, o atual prefeito abriu uma ampla frente de dilogo com polticos locais, de modo que possui maioria absoluta na Cmara de Vereadores. Se continuar a parceria, talvez no haja interesse em discutir a questo do IDEB. No momento em que escrevo, a questo no prioridade para os gestores pblicos, vereadores, professores e sociedade civil. Isso significa que o interesse da sociedade em compreender se os dados foram manipulados ou no, neste momento pequeno. Nosso segundo destaque para a rea da educao o ensino superior. Os primeiros anos do sculo XXI apresentam-se como um marco importante. Desde o final dos anos 1990, cogita-se a hiptese da cidade tornar-se um plo universitrio, capaz de promover o desenvolvimento regional e atrair estudantes para cursar graduao na regio. Voltando um pouco no tempo, na dcada de 1970, quando as cidades do oeste do Paran cresceream vertiginosamente, surgiu e cresceu a demanda por vagas no ensino superior, com vistas ao desenvolvimento regional. Sem incentivo federal ou estadual, os governos municipais criaram suas prprias faculdades, no caso especfico, a Faculdade de Foz do Iguau - FACISA.

Vista area da UNIOESTE campus de Foz do Iguau [Link] e mapa de uma reduo jesutica [Link]. O projeto arquitetnico est diretamente relacionado com a histria da regio, j que foi inspirado em uma reduo, cuja histria remete ao oeste do Paran Espanhol (Aulas 1 e 2).

A aprovao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB 9394/1996), foi importante por dois motivos: impediu municpios de se aventurar no ensino superior (enquanto no resolvesse todos os problemas com a a educao infantil e ensino fundamental) e ampliou a participao da iniciativa privada no ensino superior. A FACISA, aps um longo processo, passou a compor a Universidade Estadual do Oeste do Paran - UNIOESTE (1994), uma universidade multicampi, com sede em Cascavel. A UNIOESTE de Foz do Iguau uma diretoria, ligada Reitoria em Cascavel, com aes (e oramento) limitados. Criada no auge da implementao de polticas neoliberais (perodo de poucos investimentos na educao superior), a universidade no foi capaz de atender a demanda cada vez mais crescente. Os cursos da rea de cincias exatas funcionam no Parque Tecnolgico Itaipu. A iniciativa privada comeou a atuar no incio da dcada de 1990, com a criao do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguau - CESUFOZ (1992) e a Faculdades Unificadas de Foz do Iguau - UNIFOZ (1993). Aps a aprovao da LDB, foram criadas a Unio Dinmica de Faculdades Cataratas - UDC (1999), Faculdade Unio das Amricas - UNIAMRICA (2001) e a Faculdade Anglo Americano. Em 2008, o Instituto Federal do Paran - IFPR, iniciou suas atividades na cidade e atualmente oferece vagas para o ensino mdio profissionalizante e para o ensino tecnlogo superior. Em 2010, o ento presidente Lula, dando prosseguimento reforma universitria, criou a 13 nova universidade de sua gesto: a Universidade Federal da Integrao LatinoAmericana.

Projeto assinado por Oscar Niemeyer e obras no terreno da UNILA [Link]

Alm das vagas disponibilizadas por estas instituies, existem outras que trabalham com a modalidade distncia, no contempladas em nossa anlise. o caso da Universidade Aberta do Brasil, instalada nas dependncias do Parque Tecnolgico Itaipu. [Link] Neste momento, destacamos trs principais (e distintos) projetos para o ensino superior que esto em marcha na cidade.
UNILA www.unila.edu.br - Pblica UDC www.udc.edu.br - Privada, com fins lucrativos. UNIAMRICA www.uniamerica.br - Privada, sem fins lucrativos e filantrpica. - Pretende atender alunos do Brasil, Amrica Latina e outros pases. - Trar dois cursos de mestrado (MINTER) visando qualificar corpo docente e a transio para Centro Universitrio, posteriormente Universidade. - Inovao na concepo e metodologia de ensino e internacionalizao (mobilidade docente e discente).

- Disponibiliza vagas para alunos do Brasil e Amrica Latina.

- Disponibiliza vagas para alunos em geral. Atinge principalmente o pblico local e regional - Dever implementar cursos de mestrado nos prximos anos visando a transio para Universidade.

- Possui 4 programas de mestrado em avaliao na CAPES.

- Inovao em cursos e curriculo voltado para integrao regional e resoluo de problemas latinoamericanos.

- Inovao em oportunidades para estudos complementares no exterior (por adeso).

Para compor o quadro acima, utilizamos informaes pblicas que constam nos endereos eletrnicos dos sites oficiais destas instituies. O projeto da UNILA destaca-se por contar com recursos do oramento do Governo Federal e com mais de 1200 alunos e quase 400 profissionais, entre tcnicos e professores. O projeto da Nova UNIAMRICA o mais recente, tendo iniciado neste primeiro semestre de 2013.

Centenrio Iguauense: histria e futuro

Logomarca de um dos vrios projetos para comemorar o centenrio da emancipao poltica de Foz do Iguau [Link]

Em 10 de junho de 2014 ir se comemorar o centenrio da emancipao poltica de Foz do Iguau. Como costuma ocorrer em situaes assim, no ser espantoso ver um grande nmero de pessoas comentando o fato. Saudosistas traro suas boas lembranas tona. Ex-prefeitos lembraro as parte boas de suas administraes. Mais do que simplesmente lembrar, ser um momento importante para discutir as lies que podemos tirar de nossa experincia, e planejar nosso futuro. Se a histria a ao do ser humano no tempo, todos os homens e mulheres, fazem histria. Todos tambm contam suas histrias. Contar histria no significa ser historiador. No plano local existe esta confuso, j que a mdia tem dado sinais de no ter clareza desta distino. Vejamos dois exemplos recentes: 1) no programa de rdio CBN Entrevistas, o entrevistador chamou um entrevistado de historiador, contrariando o prprio entrevistado que se definia como guia de turismo [Link]; 2) no quadro Paran TV Comunidade da RPC, o jornalista qualificou um autor de livros sobre histria local como historiador [Link]. Certamente os dois entrevistados tem muita histria pra contar, mas isto no os habilita ao ofcio de historiador. Neste curso, como historiador, tentei contar uma breve histria de Foz do Iguau. Foi to geral que cada um dos sub-temas das aulas podem vir a ser uma pesquisa especfica. A ideia foi fugir da verso oficial da histria local, que contada de duas maneiras: 1) desconectada da ideia de Trplice Fronteira, e escrita por pessoas com muita histria pra contar, mas pouco rigor metodolgico; e 2) por pesquisadores da rea das cincias humanas em geral, cujos trabalhos esto amparados por pesquisas sistemticas desenvolvidas a partir de universidades, mas espalhadas principalmente pelo Brasil e Argentina. Existem muitas fontes para o estudo de histria de Foz do Iguau e da Trplice Fronteira. Contudo, faltam oportunidades e investimentos para concretizao de pesquisas e

divulgao de resultados sociedade. Talvez os projetos para o ensino superior na regio tragam novas possibilidades de pesquisa e produo histrica independente e autnoma. Tudo indica que 2014 ser o ano da histria na (e da) cidade. Em um recente programa de rdio (18/03/2013), a Rdio CBN Foz, em menos de quarenta minutos veiculou duas informaes neste sentido: Depois da mudana [construo do Centro Cvico], de acordo com o prefeito, o prdio onde hoje funciona o Instituto de Identificao deve ser transformado em um centro histrico. [link]

Sede do atual Instituto de Identificao [Link]

A proposta [de reativao da Usina So Joo no Parque Nacional] contempla quatro eixos: a recuperao de um importante patrimnio histrico do municpio, hoje degradado; a promoo do conceito de mobilidade sustentvel; dotar o parque nacional de autonomia energtica; e desenvolver a educao ambiental e o turismo tcnico-cientfico. [Link]

Foto da Usina So Joo, que acompanha o audio transcrito acima.

Ao que tudo indica, existem muitos projetos para Foz do Iguau. A palavra projeto referese ao tempo futuro. E, para pensar o futuro, nada melhor que consultar as expectativas dos adolescentes que vivem na cidade. Em 2012, um grupo de adolescentes e estudantes do Ensino Mdio do Colgio Estadual Trs Fronteiras, falaram espontaneamente de suas

dificuldades e seus sonhos em um documentrio.

Aqui mostra cinco vida de estudantes, como que a vida de cinco estudantes, e ao mesmo tempo trabalhadores, n. Documentario Cinco Vida de Estudantes [Link].

Junto com projetos de desenvolvimento local (por exemplo, a construo de um centro cvico) e regional (construo da segunda ponte, por exemplo), co-existem as espectativas e os sonhos de construir e viver em um mundo melhor. Um mundo de melhores condies para a famlia, e consequentemente para todos.

Quadrinho da Mafalda sobre o futuro [Link].

*** Em tempo Os links e textos indicados tem a funo nica de auxiliar na compreenso do tema tratado. Em nenhuma hiptese representam minha opinio. Sugesto de Multimdia 1- udio - Noticias do IDEB [Link] 2- udio - O projeto da Universidade Federal da Integrao Latino-Americana [Link] 3- udio - O projeto do Centro Universitrio Dinmica das Cataratas [Link], 4- udio - O projeto da Nova Uniamrica. [Link] 5- HQ - Compras na Trplice Fronteira [Link] 6- Vdeo - documentario cinco vida de estudantes [Link] 7- Vdeo - A regiao central: futuro [Link] Sugesto de leitura 1- IDEB: Apresentao [Link] 2- Potencialidades e limites do IDEB [Link] 3- IDEB campeo: as 10 lies de Foz do Iguau [Link] 4- CARDIN, E. G.; DEBALD, B.; SOUZA, K. R. Livro Regio & Desenvolvimento. Uniamrica, 2009. 5- Curriculo Bsico/AMOP, p. 12-16 [Link] Crdito das imagens 1- IDEB [Link] 2- Propaganda poltica para a campanha municipal de 2012 em Foz do Iguau [Link] 3- Protesto de professores em sesso da Cmara Municipal [Link] 4- Vista area da UNIOESTE campus de Foz do Iguau [Link] 5- Mapa de uma reduo jesutica [Link]. 6- Projeto assinado por Oscar Niemeyer e obras no terreno da UNILA [Link] 7- Logomarca de um projeto para comemorar o centenrio [Link] 8- Sede do atual Instituto de Identificao [Link] 9- Foto da Usina So Joo [Link] 10- Quadrinho da Mafalda sobre o futuro [Link].

Das könnte Ihnen auch gefallen