Sie sind auf Seite 1von 3

DIREITOS AUTORAIS NA FOTOGRAFIA

Claudia Kelly dos Santos RESUMO Este artigo tem como pretenso expor sobre os direitos autorais na fotografia e apresentar as condies e o limite para publicao de fotos em meios jornalsticos, revistas e internet. Assim como mostrar os direitos e deveres dos fotgrafos para com a fotografia. Palavras-chave: Direitos Autorais. Uso. Fotografia. Introduo Cada vez mais comum a publicao e utilizao de fotos sem autorizao tanto do fotgrafo/autor da foto ou da pessoa que ou foi fotografada bem como ainda hoje existem fotgrafos que tm dvidas quanto a seus direitos e deveres. Assim surge a necessidade de desenvolver esse novo campo do Direito, que est envolvendo questes a cada vez mais assduas e rotineiras. 1. FUNDAMENTAO TERICA DIREITO AUTORAL O Direito Autoral nada mais que o direito que protege trabalhos publicados e no publicados tanto reas da literatura, teatro, msica e coreografias de dana, filmes, fotografias, pinturas, esculturas e outros trabalhos visuais de arte como programas de computador (softwares). Tal direito protege a expresso de ideias e faz a restrio para seus autores o direito exclusivo de reproduzir seus trabalhos.

DIREITO MORAL E DIREITO PATRIMONIAL O Direito Moral o qual este vinculado paternidade da obra, ou seja, nele que se encontra o direito de reivindicar sua autoria. Inclusive esse direito irrenuncivel posto que o autor no pode abrir mo de sua obra nem vend-la ou sequer transferi-la. J o Direito Patrimonial o que permite o autor utilizar e dispor da sua obra como melhor compreender. De tal modo, ele pode consentir que terceiros utilizem, manifestem e reproduzam sua obra, tendo uma negociao na sua forma de utilizao total ou imparcial. Essa negociao pode ser feita em carter gratuito ou no. O inventor faz direito aos direitos patrimoniais apenas durante determinado perodo, o que no ocorre com os direitos autorais, que sempre pertencero ao autor. DIREITO AUTORAL SOBRE A IMAGEM A lei de 9610 trouxe alguns requisitos e instituiu obrigaes para com a reproduo de fotografias. Antes de21 de Junho de 1998 no havia sequer uma lei que dispusesse de condies para a publicao de fotos e demais autorias. No entanto, aps essa data ficou estabelecido o limite no qual era licita a produo e reproduo de fotografias em obras, onde s seria publicada se houvesse nela a identificao do autor. Porm, ficou estabelecido tambm, de forma mais reduzida, onde a reproduo de fotografias no precisaria de autorizao: 1. Ao uso, para reproduzir provas judiciais para fins privados;

2. reproduo em um s exemplar para fins privados; 3. Ao uso para fins de imitao burlesca (pardia ou caricatura); 4. Para fins de crtica, como corolrio de outra garantia constitucional, a da livre expresso do pensamento. No que diz respeito publicao ou alteraes de fotos originais de pessoas retratadas, a autorizao deve partir de quem o fotografo retrata. Deve se solicitar autorizao, por escrito, do fotgrafo e solicitar por fim a autorizao, por escrito, da pessoa fotografada. As editoras no tm o direito de ficar com as originais (negativos), a no ser que se tenha um contrato entre as partes onde isso esteja estabelecido, pois essas pertencem ao criador da obra fotografada. No podendo este tambm vender a imagem posto que essa deva ser licenciada para publicao ou exibio. Sendo assim, o fotgrafo dever obrigatoriamente assinar um contrato com a editora autorizando a publicao de sua obra. Advm salientar, que o crdito da foto obrigatrio, no importa a mdia em que ela for publicada, seja grfica, eletrnica ou digital. Como descrito na Lei 9610/98: Art. 22. Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. Alm disso, devem ser postada em nome do autor/fotgrafo, pessoa fsica, mais o do titular dos direitos de reproduo/comercializao. Caso isso no acontea, o autor dever ingressar com uma Ao de Danos Morais. Consideraes Finais Direitos Autorais sobre a fotografia um assunto polmico na medida em que vemos exemplos na mdia, internet e meios jornalsticos. Pelo fato de a norma no ser de fato aplicada existem casos em que nem sempre a pessoa que fez o mau uso da imagem de terceiros, desrespeitando os princpios, seja punida. Porm, existem aquelas pessoas as quais por mais inocentes e sem inteno publiquem a foto em determinado veiculo de comunicao possam ser surpreendidas e constrangidas por falta de conhecimento, tambm por omisso mesmo, especialmente por quem as usam correntemente em suas publicaes. visto que as fotografias circundam e inundam todas as mdias bem como seu uso incorreto sendo aplicadas sem um critrio quanto origem tanto do autor como da pessoa ilustrada na imagem e quanto ao seu contedo. Diante disso, impretervel o combate pelo resgate dos valores ticos adormecidos.

REFERENCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE DIREITOS REPROGRFICOS ABDR. O que Direito Autoral?.Disponvel em: <http://www.abdr.org.br/cartilha.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2011. ASSOCIAO PROFISSIONAL DOS REPRTERES, FOTOGRAFOS E CINEMATOGRAFICOS DO RIO DE JANEIRO. Dvidas mais freqentes. Disponvel em: <http://arfoc.org.br/direitoautoral.asp>. Acesso em: 11 nov. 2011.

BRASIl. Constituio Federal (1988). LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998, Legislao sobre direitos autorais. Disponvel em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm>. Acesso em: 11 nov. 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen