Sie sind auf Seite 1von 2

As Leis de Movimentao Para que um sistema de movimentao de materiais seja eficiente, existem certas leis que, dentro das

possibilidades, devem ser levadas em considerao. 1) Obedincia ao fluxo das operaes Disponha a trajetria dos materiais de forma que a mesma seja a sequncia de operaes. Ou seja, utilize sempre, dentro do possvel, o arranjo tipo linear. 2) Mnima distncia Reduza as distncias e transporte pela eliminao de ziguezagues no fluxo dos materiais.

3) Mnima manipulao Reduza a frequncia de transporte manual. O transporte mecnico custa menos que as operaes manuais de carga e descarga, levantamento e armazenamento. Evite manipular os materiais tanto quanto possvel ao longo do ciclo de processamento.

4) Segurana e satisfao Leve sempre em conta a segurana dos operadores e do pessoal circulante, quando selecionar os equipamentos de transporte de materiais. 5) Padronizao Use equipamento padronizado na medida do possvel. O custo inicial mais baixo, a manuteno e mais fcil e mais barata e a utilizao desse equipamento mais variado por ser mais flexvel que equipamentos especializados. 6) Flexibilidade O valor de determinado equipamento para o usurio proporcional sua flexibilidade, isto , capacidade de satisfazer ao transporte de vrios tipos de cargas, em condies variadas de trabalho. 7) Mxima utilizao de equipamentos Mantenha o equipamento ocupado tanto quanto possvel. Evite acmulo de materiais nos terminais do ciclo de transporte. Se no puder manter o equipamento de baixo investimento, mantenha o quociente to baixo quanto possvel (1/4 considerado o ideal). 8) Mxima utilizao da gravidade- Use a gravidade sempre que possvel. Pequenos trechos motorizados de transportadores podem elevar carga a uma altura conveniente para suprir trechos longos de transportes por gravidade.

9) Mxima utilizao do espao disponvel- Use o espao vertical sempre que possvel. Empilhe cargas ou utilize suportes especiais para isso. 10) Mtodo alternativo- Faa uma previso de um mtodo alternativo de movimentao em caso de falha do meio principal de transporte. Essa alternativa pode ser bem menos eficiente que o processo principal, mas pode ser de grande valor em caso de emergncia. Exemplos: Colocao de pontos esparsos para instalao de uma talha manual; prever espao para movimentao de uma empilhadeira numa rea coberta por uma ponte rolante. 11) Menor custo total- Selecione equipamento com base em custos totais e no somente em custo inicial, custo operacional, ou de manuteno. O equipamento escolhido deve ser aquele que se apresenta o menor custo total para uma vida til razovel e a uma taxa de retorno do investimento adequada.

Das könnte Ihnen auch gefallen