Sie sind auf Seite 1von 31

Direito Administrativo

Prof. Mrcio Freitas

CONTEDO DA AULA
Poderes Administrativos.

Prof. Mrcio Freitas

CONCEITO:

O conjunto de prerrogativas de direito pblico que a ordem jurdica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins.
(Jos dos Santos Carvalho Filho)

Prof. Mrcio Freitas

PODERES ADMINISTRATIVOS:

Ento, at por isso, pode-se enumerar duas caractersticas que lhe so peculiares, ou seja, tais poderes so irrenunciveis e devem ser obrigatoriamente exercidos. Por isso diz que, enquanto o particular quando titular de uma prerrogativa tem a faculdade de exerc-la, o administrador tem o poder-dever de agir.
Prof. Mrcio Freitas

PODERES ADMINISTRATIVOS:

Quando se utiliza desses poderes de forma normal dizse que h o uso do poder. Porm, o uso indevido, anormal, ilegtimo, configura o abuso de poder. Assim, abuso de poder , conforme lio de Carvalho Filho a conduta ilegtima do administrador, quando atua fora dos objetivos expressa e implicitamente traados na lei.
Prof. Mrcio Freitas

PODERES ADMINISTRATIVOS ABUSO DE PUDER

O abuso de poder pode se constatado sob duas vertentes ou espcies, sendo: o excesso de poder e o desvio de poder.

Prof. Mrcio Freitas

PODERES ADMINISTRATIVOS ABUSO DE PUDER

O excesso de poder ocorre quando o agente atua fora dos limites da competncia que lhe foi atribuda. J o desvio de poder ocorre quando o agente, muito embora seja competente, atua em descompasso com a finalidade estabelecida em lei para a prtica de certo ato.

Prof. Mrcio Freitas

PODERES ADMINISTRATIVOS ABUSO DE PUDER

Tanto quando h excesso ou desvio de poder diz-se que ocorreu abuso de poder, o que configura ilcito administrativo, alm de ilcito penal tipificado na Lei n 4.898/65 (abuso de autoridade), alm de ser ato de improbidade administrativa, conforme art. 11, inc. I, da Lei n 8.429/92.

Ademais, como ressaltado, se dever atuar, tambm haver abuso de poder quando o agente deixar de praticar o ato, ou seja, ficar inerte, omisso.
Prof. Mrcio Freitas

PODERES ADMINISTRATIVOS ABUSO DE PUDER

Com efeito, o abuso de poder conduta, omissiva ou comissiva, que afronta os princpios da legalidade, finalidade, moralidade, dentre outros, sujeitando-se, pois, ao controle administrativo (autotutela) ou judicial (mandado de segurana, por exemplo). Outrossim, ao mesmo tempo que so conferidos poderes, tambm so fixados deveres, restries, aos agentes pblicos, tal com o dever de probidade, o dever de prestar contas, o dever de eficincia, dentre outros.
Prof. Mrcio Freitas

PODERES ADMINISTRATIVOS:

De modo geral, a doutrina destaca a existncia de diversos poderes administrativos, de modo que possvel enquadr-los nas seguintes modalidades ou espcies: a) Poder Discricionrio/Vinculado; b) Poder Regulamentar; c) Poder Hierrquico; d) Poder Disciplinar; e) Poder de Polcia.
Prof. Mrcio Freitas

PODER DISCRICIONRIO:

Configura-se o poder discricionrio quando a lei no traa todos os parmetros para atuao do agente pblico, cabendo-lhe avaliar a convenincia e oportunidade de se realizar determinado ato em atendimento ao interesse pblico.

Prof. Mrcio Freitas

PODER DISCRICIONRIO:

Na discricionariedade h margem para valorao da conduta, ou seja, valorar quais as condies e o melhor momento para realizar a conduta. Que dizer, o poder para decidir o que conveniente, oportuno para a Administrao Pblica na conduo do interesse coletivo. importante destacar que a convenincia diz respeito s condies para se praticar o ato. J a oportunidade, por outro lado, refere-se ao momento em que o ato deve ser praticado. Prof. Mrcio Freitas

PODER DISCRICIONRIO:

A discricionariedade reside no campo da aplicao da norma, de forma que permite ao administrador, dentro da margem legal, observando a oportunidade e convenincia, ponderar os interesses concorrentes dando prevalncia ao que melhor atenda o fim perseguido.

Prof. Mrcio Freitas

PODER VINCULADO:

Por outro lado, o Poder vinculado ou regrado quando a lei define todos os elementos e requisitos necessrios prtica de ato, no havendo qualquer margem de liberdade para atuao do administrador, devendo realizar o que exatamente estabelece a lei, quando e como ela determina.

Prof. Mrcio Freitas

PODER REGULAMENTAR:

O Poder regulamentar a prerrogativa conferida Administrao Pblica de editar atos normativos de carter abstrato e geral visando dar aplicabilidade lei. exemplo de este poder os decretos e regulamentos, conforme prev o art. 84, incisos IV e VI, da CF/88, que por simetria aplica-se a todas as esferas federativas.

Prof. Mrcio Freitas

PODER HIERARQUICO:

Poder Hierrquico o poder que decorre da organizao hierrquica da Administrao Pblica, ou seja, da relao de subordinao existente entre os vrios rgos e agentes. Trata-se de relao de subordinao entre os vrios rgos e agentes componentes de uma estrutura administrativa.

Prof. Mrcio Freitas

PODER HIERARQUICO:

No se deve, no entanto, confundir subordinao com vinculao administrativa. A subordinao decorre do poder hierrquico, a vinculao resulta do poder de superviso ministerial (tutela) sobre a entidade vinculada e exercida nos limites legais, no retirando a autonomia administrativa da entidade, sendo controle apenas de finalidade, de resultado, ou seja, dos fins da entidade.
Prof. Mrcio Freitas

PODER DISCIPLINAR:

O poder disciplinar a faculdade conferida Administrao Pblica no sentido de punir no mbito interno os ilcitos funcionais de seus agentes, bem como de outras pessoas sujeitas disciplina da Administrao.

O poder disciplinar o poder de controlar e fiscalizar no mbito interno o exerccio dessas funes, de modo a responsabilizar o agente pelos ilcitos cometidos, aplicando penalidades.
Prof. Mrcio Freitas

PODER DISCIPLINAR:

Observe, portanto, que o poder disciplinar pode incidir sobre agentes pblicos (regime disciplinar) ou mesmo sobre pessoas particulares que mantenham vnculo com a Administrao (alunos em escola pblica, detentos, contratados etc). No entanto, se no houver nenhum vnculo com a Administrao, no poder incidir o poder disciplinar.
Prof. Mrcio Freitas

PODER DE POLCIA:

Esse poder tem por fundamento, no princpio da predominncia do interesse pblico sobre o particular, que d a Administrao posio de supremacia sobre os administrados, na medida em que a Administrao dispe de prerrogativas especiais para a consecuo de seus fins. O poder de polcia pode ser visto numa acepo ampla ou numa acepo restrita.
Prof. Mrcio Freitas

PODER DE POLCIA:

Em sentido amplo compreende toda a atividade estatal de condicionar, restringir, direitos individuais em prol do interesse coletivo. Assim, compreenderia, por exemplo, a atividade legislativa, isto , a criao de leis restritiva de direitos. Em sentido estrito corresponde atividade administrativa que impe restries atividade, liberdade e propriedade, por meio de intervenes abstratas ou concretas da Administrao Pblica, sendo denominado de polcia administrativa.

Prof. Mrcio Freitas

PODER DE POLCIA:

Com efeito, o poder de polcia pode ser preventivo ou repressivo. preventivo quando destina a evitar condutas que violem o interesse da coletividade. repressivo quando destinado a combater ilcitos que redundem em afronta ao interesse pblico.

Prof. Mrcio Freitas

PODER DE POLCIA:

Nesse sentido, distingue-se a polcia administrativa, que incide sobre bens, atividades ou direitos, da polcia judiciria que atua sobre pessoas, voltada ao combate de ilcitos criminais. Assim, o poder de polcia goza dos seguintes atributos especficos: a Discricionariedade, a Autoexecutoriedade e a Coercibilidade - (DAC).
Prof. Mrcio Freitas

PODER DE POLCIA: (ATRIBUTOS)

A discricionariedade deve ser entendida no sentido de que cabe Administrao definir quando e onde exercitar seu poder de fiscalizao e controle, ou seja, a oportunidade e convenincia de exercer o poder de polcia, aplicando as sanes e os meios necessrios proteo do interesse pblico.

Prof. Mrcio Freitas

PODER DE POLCIA: (ATRIBUTOS)

A autoexecutoridade a prerrogativa conferida Administrao para decidir e executar diretamente suas decises, por seus prprios meios, sem interveno do Poder Judicirio. Ou seja, a Administrao para praticar seus atos condizentes com o poder de polcia no necessita de autorizao judicial, de modo que por si mesma pode execut-los.
Prof. Mrcio Freitas

PODER DE POLCIA: (ATRIBUTOS)

A coercibilidade o atributo que confere Administrao poder de impor obrigaes ou condutas aos particulares, de forma a exigir seu cumprimento, sob pena de a Administrao fazer-se cumprir pelo uso da fora.

Prof. Mrcio Freitas

PODER DE POLCIA:

Pode o poder de polcia ser delegado? preciso ter cuidado, pois pode-se ver que a resposta positiva, desde que a delegao ocorra por fora de lei, por exemplo nas Autarquias.

Agora, a delegao poder ocorrer para pessoa jurdica de direito privado? E para particulares?

Prof. Mrcio Freitas

PODER DE POLCIA:

Em recente deciso o STJ passou a entender que o poder de polcia, que atualmente desmembrado em quatro atividades, qual seja: legislao, consentimento, fiscalizao e sano, poder ser delegado pessoa jurdica de direito privado, integrante da Administrao Pblica, no tocante s atividades de consentimento e fiscalizao.

Prof. Mrcio Freitas

PODER DE POLCIA:

Significa dizer que, para o STJ, as atividades de consentimento (tal como expedio de alvar, carteira de motorista, dentre outras) e de fiscalizao (fiscalizao de trnsito, postura, obras, sanitria etc) podem ser delegadas s entidades de direito privado integrantes da Administrao Pblica. No entanto, conforme entendimento do STJ no poder ser delegado atividades de legislao e aplicao de sanes, por se caracterizar como atividades intrnsecas do campo administrativo.
Prof. Mrcio Freitas

PODER DE POLCIA:

Ademais, vale destacar que a Lei n 9.873/99 estabelece prazo prescricional de cinco anos para o exerccio de ao punitiva pela Administrao Pblica Federal direta e indireta, no exerccio do poder de polcia, conforme determina o art. 1:
Art. 1: Prescreve em cinco anos a ao punitiva da Administrao Pblica Federal, direta e indireta, no exerccio do poder de polcia, objetivando apurar infrao legislao em vigor, contados da data da prtica do ato ou, no caso de infrao permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado. Prof. Mrcio Freitas

EXERCCIOS

Prof. Mrcio Freitas

Das könnte Ihnen auch gefallen