Sie sind auf Seite 1von 7

APOSTILA DE SISTEMAS DIGITAIS ALBINO

PROF. JADIR

ASSOCIAO DE MEMRIAS
1) OBJETIVO: Viabilizar a organizao de vrios chips de memrias (RAMs ou ROMs) para obtermos um circuito equivalente a uma memria com maior capacidade e que venha a atender uma determinada exigncia do circuito. 2) DEFINIO: As associaes de memrias podem ser de trs tipos: horizontal, vertical e hbrida. A partir de agora vamos verificar como possvel associar as memrias atravs destas 3 maneiras, porm bom lembrar que, o processo de associao o mesmo para memrias ROMs ou RAMs. A nica diferena que na RAM vo existir os terminais de entrada de dados e tambm o terminal de controle WE (write-enable) que habilita ou a escrita ou a leitura da memria RAM. Com essa excesso a associao se torna identica para ambas as memrias.

HORIZONTAL A melhor maneira de entender as associaes atravs de exemplos, ento vamos supor que desejamos transformar memrias de dimenso 16 x 2 em uma memria de dimenso 16 x 4. Como cada chip da memria 16 x 2 possui 32 bits e desejamos uma memria de 64 bits (16 x 4), precisamos ento de 2 memrias. Neste tipo de associao (horizontal), devemos interligar as entradas de endereo afins e os sinais de controle (CS e WE). Evidentemente que se houver o terminal WE porque a memria uma RAM, caso contrrio trata-se de uma ROM. J os pinos de sada de dados e entrada (caso seja do tipo RAM), devem permanecer separados conforme a figura representativa da prxima pgina.

OBSERVAO: SEMPRE QUE HOUVER A NECESSIDADE DE SE AUMENTAR SOMENTE A QUANTIDADE DE BITS POR ENDEREO, A ASSOCIAO A SER APLICADA DO TIPO HORIZONTAL A PARTIR DE MEMRIAS DE 16 x 2 TRANSFORMAR EM 16 x 4:
1

APOSTILA DE SISTEMAS DIGITAIS ALBINO

PROF. JADIR

O exemplo acima, foi desenvolvido com memrias da famlia ROM, caso houvesse a necessidade de se construir essa mesma associao com memrias RAMs, bastaria deixar seus terminais de entrada de dados separados sem interlig-los entre s, exatamente como os terminais de sada de dados. VERTICAL Para entendermos o tipo de associao vertical, vamos transformar memrias de dimenso 16 x 2 em uma memria de dimenso 32 x 2. Como cada chip da memria 16 x 2 possui 32 bits e desejamos uma memria de 64 bits (32 x 2), precisamos ento de 2 memrias. Neste tipo de associao (vertical), devemos interligar as entradas de endereo e os pinos de entrada e sada de dados afins, e os sinais de controle WE, caso seja RAM. O circuito equivalente vai precisar de 5 linhas de endereo para permitir o acesso 64 (que igual a 2 5) locaes. Alm disso, como os pinos de entrada e sada so interligados, para no causar danos nos chips devemos garantir que s um deles est ativo, enquanto o outro em tri-state (flutuao). Isto pode ser obtido garantindo que a cada instante s uma das entradas CS assume 0, ou seja chip ativo. O artifcio de ativar um CS de cada vez depende do tamanho da associao, mas normalmente isto feito atravs de portas inversoras ou decodificadores ou demultiplexadores. OBSERVAO: SEMPRE QUE HOUVER A NECESSIDADE DE SE AUMENTAR SOMENTE A QUANTIDADE DE ENDEREOS, A ASSOCIAO A SER APLICADA DO TIPO VERTICAL. A PARTIR DE MEMRIAS DE 16 x 2 TRANSFORMAR EM 32 x 2:
2

APOSTILA DE SISTEMAS DIGITAIS ALBINO

PROF. JADIR

O exemplo acima, foi desenvolvido com memrias da famlia ROM, caso houvesse a necessidade de se construir essa mesma associao com memrias RAMs, bastaria deixar seus terminais de entrada de dados curto-circuitados (interligados entre s) exatamente como os terminais de sada de dados. Vamos exemplificar agora um aumento considervel na quantidade de endereos (associao vertical), ou seja, pretende-se transformar memrias de dimenso 16 x 4 em 64 x 4. Repare que 16 x 4 contm um total de 64 bits, enquanto que 64 x 4 contm um total de 256 bits, ou seja, 4 vezes maior, portanto necessitaremos de 4 memrias de 16 x 4. Precisaremos tambm de 6 bits para enderear 64 locaes enquanto que as memrias usadas para a associao contm apenas 4 terminais para endereos. Isto significa que precisaremos de mais dois terminais. Estes dois terminais a mais para endereamento sero ligados nas variveis de seleo de um DEMUX de tal maneira que conforme a combinao de entrada das variaveis de seleo, poderemos habilitar uma de cada vez dentre as 4 memrias associadas, conforme a figura da prxima pgina. A representao das ligaes dos terminais no necessrio ser feita um a um conforme fizemos at agora, pois permitido simbolizar as ligaes atravs de uma seta que representa um conjunto de bits agrupados, conforme mostrado abaixo:

A PARTIR DE MEMRIAS DE 16 x 4 TRANSFORMAR EM 64 X 4:


3

APOSTILA DE SISTEMAS DIGITAIS ALBINO

PROF. JADIR

Observe que agora temos 6 terminais para endereos (A 0 at A5), onde o A4 e o A5 esto acoplados nas variveis de seleo do Demux, e dessa maneira, possvel a cada combinao binria habilitar uma de cada vez as 4 memrias de dimenso 16 x 4, resultando desta maneira numa nica memria de 64 x 4.

HBRIDA Para entendermos o tipo de associao hbrida, vamos transformar memrias de dimenso 16 x 2 em uma memria de dimenso 32 x 4. Como cada chip da memria 16 x 2 possui 32 bits e desejamos uma memria de 128 bits (32 x 4), precisamos ento de 4 memrias. Neste tipo de associao (hbrida), temos uma mistura das duas associaes anteriores (horizontal e vertical). Em primeiro lugar fazemos uma associao horizontal que atenda o objetivo e em seguida executamos uma associao vertical. Vamos ao exemplo: Para transformar 16 x 2 em 32 x 4, primeiramente criamos uma associao horizontal com duas memrias gerando como se fosse uma nica de dimenso 32 x 2. Essa operao repetimos duas vezes, ou seja, geramos dois blocos associados de dimenses de 32 x 2. O prximo passo o agrupamento destes dois blocos numa associao vertical, de tal maneira que passamos a obter a representao de uma nica memria de dimenso 32 x 4. OBSERVAO: SEMPRE QUE HOUVER A NECESSIDADE DE SE AUMENTAR TANTO A QUANTIDADE DE ENDEREOS COMO A DE BITS POR ENDEREO, A ASSOCIAO A SER APLICADA DO TIPO BBRIDA. A PARTIR DE MEMRIAS DE 16 x 2 TRANSFORMAR EM 32 x 4:

APOSTILA DE SISTEMAS DIGITAIS ALBINO

PROF. JADIR

OBSERVAO: importante lembrar que o mtodo de associao igual tanto para a ROM quanto para a RAM, porm no caso da RAM existem os terminais de entrada de dados que devem ser tratados da mesma maneira que os terminais de sada de dados (curto-circuitados entre s ou independentes).

EXERCCIOS:

APOSTILA DE SISTEMAS DIGITAIS ALBINO

PROF. JADIR

1) A partir de memrias RAMs de dimenses 256 x 4, implemente um sistema de 256 x 12, podendo utilizar subsistemas (portas lgicas, mux e/ou demux) se necessrio.

2) A partir de memrias ROMs de dimenses 512 x 8, implemente um sistema de 2K x 8, podendo utilizar subsistemas (portas lgicas, mux e/ou demux) se necessrio.

3) A partir de memrias ROMs de dimenses 128 x 1, implemente um sistema de 512 x 2, podendo utilizar subsistemas (portas lgicas, mux e/ou demux) se necessrio.

APOSTILA DE SISTEMAS DIGITAIS ALBINO

PROF. JADIR

4) A partir de memrias ROMs de dimenses 256 x 4, implemente um sistema de 1K x 1, podendo utilizar subsistemas (portas lgicas, mux e/ou demux) se necessrio.

PARA TREINAR A partir de memrias RAMs de dimenses 256 x 4 transforme-as em: a) 1K x 4 b) 512 x 12 c) 1K x 8

Das könnte Ihnen auch gefallen