Sie sind auf Seite 1von 44

PODER JUDICIRIO

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA

CARTILHA Da pessoa presa


2 eDIO - 2012

PODER JUDICIRIO

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA

CARTILHA Da pessoa presa

2 eDIO - 2012

Cartilha da Pessoa Presa

SEGUE-ME
Presidirio, busca-me na solido da tua cela e eu te levarei no caminho da recuperao e da Paz. Estou encostado a ti. Procura-me com o corao daquele salteador condenado, a quem perdoei todos os crimes pela fora do arrependimento a esperana da salvao. Chama por mim. Ouvirei o teu clamor. Tomarei nas minhas, tuas mos armadas e farei de ti um trabalhador pacfico da terra. Segue-me. *** Estou ao teu lado, sou tua sombra. Abrirei os crceres do teu esprito, encherei de luz, no s tua cela escura, seno, tambm, a cela escura do teu entendimento. Segue-me. *** Jovem, eu te livrarei do vcio e do fracasso. Da droga destruidora e te farei direito, pelos caminhos entortados. Segue-me. Cora Coralina (1889-1985) Poetisa Goiana

www.cnj.jus.br

2012 Conselho Nacional de Justia Presidente Corregedora Nacional de Justia Conselheiros Secretrio-Geral Diretor-Geral Ministro Ayres Britto Ministro Francisco Cndido de Melo Falco Neto Ministro Carlos Alberto Reis de Paula Jos Roberto Neves Amorim Fernando da Costa Tourinho Neto Ney Jos de Freitas Jos Guilherme Vasi Werner Silvio Ferreira da Rocha Jos Lcio Munhoz Wellington Cabral Saraiva Gilberto Valente Martins Jefferson Lus Kravchychyn Jorge Hlio Chaves de Oliveira Marcelo Rossi Nobre Bruno Dantas Nascimento Francisco Alves Junior Miguel Augusto Fonseca de Campos EXPEDIENTE Assessoria de Comunicao Social do CNJ Maria Deusirene Divanir Jnior Marcelo Gomes  presente cartilha foi inspirada nas cartilhas da A Defensoria Pblica do Estado da Bahia e da Defensoria Pblica do Estado do Acre

Produo Reviso Arte e Design Contedo

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

SUMRIO SEGUE-ME APRESENTAO APENADO OU PRESO PROVISRIO? DEVERES DO PRESO DIREITOS DO PRESO REGIMES DE CUMPRIMENTO DE PENA BENEFCIOS PROGRESSO DE REGIME 1. Progresso para o REGIME SEMIABERTO 1.1. Trabalho externo 1.2. Frequncia em curso profissionalizante, ensino mdio ou superior 1.3. Sadas Temporrias 2. Progresso para o regime aberto 3. Remio da Pena 4. Livramento condicional 5. Permisso de sada (art. 120 da LEP) 6. Indulto e Comutao de Pena DISCIPLINA 7. Das Faltas Graves 8. Data-base para benefcios CONCEITO AS SANES Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) Quer Saber Mais? ANEXOS FORMULRIO PARA HABEAS CORPUS MODELO DE PETIO FRAES PARA BENEFCIOS CRIME COMUM - RU PRIMRIO CRIME COMUM REINCIDENTE CRIME HEDIONDO - PRIMRIO CRIME HEDIONDO - REINCIDENTE CRIME COMUM + CRIME HEDIONDO RU PRIMRIO CRIME COMUM + CRIME HEDIONDO RU REINCIDENTE ANOTAES IMPORTANTES 5 9 11 11 12 16 17 17 17 19 19 19 20 21 21 22 22 23 23 24 24 24 24 25 26 26 28 29 29 29 29 29 29 29 35
7

www.cnj.jus.br

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

APRESENTAO
O Conselho Nacional de Justia, pelo Projeto Comear de Novo, busca reconstruir o caminho da cidadania e promover aes de reinsero social de presos, egressos do sistema carcerrio e de cumpridores de medidas e penas alternativas. A pessoa condenada tem a obrigao de cumprir sua pena de acordo com as condies impostas na sentena. Caso isso no ocorra, pode sofrer sanes e perder benefcios, como veremos adiante. Entretanto, mesmo na condio de cumpridor de pena, possui direitos, principalmente aqueles inerentes pessoa natural, como direito vida, sade, dignidade, etc. Esta cartilha vai auxili-lo a entender quais so seus direitos, deveres e garantias. As dvidas podem ser esclarecidas com o Juiz responsvel pela execuo penal, Promotor de Justia ou Defensor Pblico que inspeciona ou atende em sua unidade prisional.

www.cnj.jus.br

10

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

APENADO OU PRESO PROVISRIO?


O apenado o indivduo que j foi condenado. Portanto, j possui sentena condenatria contra a qual no cabem mais recursos, ou seja, a deciso transitou em julgado. O preso provisrio aquele que ainda no possui condenao definitiva, mas se encontra preso em razo de flagrante, priso temporria ou preventiva. Na unidade prisional, o preso provisrio dever sempre ser colocado em celas diferentes das dos presos j condenados definitivamente.

DEVERES DO PRESO
A Lei de Execues Penais (art. 39) estabeleceu 10 deveres para o preso, condenado ou provisrio. Alm disso, o condenado tem a obrigao de cumprir a pena de acordo com as condies impostas na sentena. So seus deveres:  omportamento disciplinado e cumprimento fiel da sentena. C Obedincia ao servidor e respeito a qualquer pessoa com quem deva  relacionar-se. Urbanidade e respeito no trato com os demais condenados.  Conduta oposta aos movimentos individuais ou coletivos de fuga ou  de subverso ordem ou disciplina. Execuo dos trabalhos, das tarefas e das ordens recebidas.  Submisso sano disciplinar imposta.  Indenizao vtima ou aos seus sucessores.  Indenizao ao Estado, quando possvel, das despesas realizadas com  a sua manuteno, mediante desconto proporcional da remunerao do trabalho. Higiene pessoal e asseio da cela ou alojamento.  Conservao dos objetos de uso pessoal. 
www.cnj.jus.br 11

DIREITOS DO PRESO
Com a condenao, o apenado perde o direito de permanecer, por certo perodo disposto na sentena, em liberdade e sofre outras restries previstas em lei ou decorrentes da sentena. No entanto, importante lembrar que, mesmo recolhido(a) em sua cela, voc no deixa de ser sujeito de direitos, especialmente os inerentes pessoa natural. Saiba mais sobre seus direitos: ASSISTNCIA MATERIAL Consiste no fornecimento de alimentao, roupas, instalaes adequadas, entre outros. Caso voc esteja doente e necessite de alimentao diferenciada, a direo da unidade prisional dever providenci-la, de acordo com a prescrio mdica. O mesmo deve acontecer com a presa que est amamentando. No caso das instalaes, direito do preso, no mnimo, possuir um colcho e lenis para dormir. Objetos de higiene pessoal, como escovas de dente, creme dental, sabonete, etc (kit higiene) devem ser entregues a voc rotineiramente. Cada apenado tem o direito de possuir o prprio kit higiene e este no deve faltar. ASSISTNCIA SADE seu direito a assistncia por profissionais da rea da sade: mdicos, enfermeiros, dentistas, psiclogos, nutricionistas, entre outros. Quando voc necessitar de atendimento na rea da sade e no houver o profissional na unidade prisional, dever ser encaminhado para outro local, aps autorizao da direo. ASSISTNCIA JURDICA O Estado tem o dever de oferecer assistncia jurdica integral e gratuita a todo preso que dela necessitar. Alm disso, direito do preso o atendimento jurdico (pela Defensoria Pblica ou por advogado constitudo,) em sala reservada.
12 Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

ASSISTNCIA EDUCACIONAL A Constituio Federal estabelece que a educao um direito de todos. Isso no deve ser diferente com a pessoa presa. Alis, a educao uma das melhores formas de se reinserir o preso na sociedade, assim como formar cidados conscientes. Sendo o ensino fundamental no pas obrigatrio e gratuito, deve ele existir em todas as unidades prisionais e atender o maior nmero possvel de apenados. ASSISTNCIA RELIGIOSA Todos os presos possuem liberdade de culto, assim como o direito de que tais cultos aconteam dentro da prpria unidade. A unidade prisional deve possuir local adequado para a prtica de qualquer culto, sem distino de religio, credo e conscincia. ASSISTNCIA SOCIAL Consiste no auxlio ao preso e sua famlia, para a soluo de problemas relacionados obteno de benefcios da previdncia social, documentos pessoais, orientao e amparo em problemas dentro da unidade prisional. O trabalho realizado pela assistncia social importante para que se restabelea o retorno pacfico e ordenado do preso sociedade. AUXLIO-RECLUSO O que o auxlio-recluso? um benefcio previdencirio, ou seja, um valor pago pela Previdncia Social exclusivamente aos dependentes (esposa, companheira e filhos) da pessoa recolhida priso, desde que obedecidos certos requisitos previstos em lei. Quem tem direito a esse auxlio-recluso? Se voc est preso(a) e, por ocasio de sua priso, trabalhava com vnculo empregatcio (com carteira assinada) ou contribua como autnomo(a) para o INSS, provavelmente sua famlia ter direito a esse valor.

13

Alm disso, se voc for trabalhador (a) rural a prova desta condio pode ser feita, por exemplo, por meio do registro na associao ou sindicato de trabalhadores rurais e testemunhas. Agora, ateno: o auxlio-recluso uma forma de proteo sua famlia/dependentes, por meio do pagamento de um valor mensal que possa ajudar a suprir financeiramente suas necessidades. Se voc, mesmo preso(a), estiver recebendo seu salrio pela empresa ou estiver recebendo outros benefcios da Previdncia Social como auxlio-doena, aposentadoria ou abono de permanncia em servio, no ter direito ao pagamento do auxlio-recluso. Outra coisa importante: a Constituio Federal (lei maior do nosso Pas) diz que o auxlio-recluso para a pessoa presa de baixa renda. Qual o valor do AUXLIO-RECLUSO? O valor do auxlio-recluso aquele a que voc teria direito se fosse aposentado(a) por invalidez por ocasio da priso. PROCURE O(A) DEFENSOR(A) PBLICO(A) OU O(A) ASSISTENTE SOCIAL QUE ATENDE EM SUA UNIDADE PRISIONAL PARA TIRAR SUAS DVIDAS, SABER ONDE SUA FAMLIA DEVE IR PARA RECEBER ESSE BENEFCIO E QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSRIOS. FIQUE ATENTO!! Se voc estiver no regime aberto ou em liberdade condicional no ter direito ao auxlio-recluso; mas, se estiver em regime fechado ou semiaberto, ou ainda se a priso for apenas provisria, sua famlia poder , sim, buscar esse direito. A famlia do preso pode, tambm, ligar para o n. 135 (Central de atendimento do INSS) ou procurar a agncia do INSS, quando sero fornecidas as informaes sobre requisitos e documentos necessrios obteno do benefcio.
14 Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

DIREITO A VISITAS A visita da famlia nos presdios de grande importncia para a pessoa presa, pois fortalece seus vnculos afetivos e auxilia no processo de ressocializao. Em cada comarca o juiz pode estabelecer regras especiais, tais como limitaes entrada de crianas e adolescentes, entrada somente em datas especiais etc. VISITA NTIMA O preso poder receber visita ntima de seu companheira(o) ou cnjuge em dias determinados e em local reservado, desde que tal pessoa esteja devidamente registrada e autorizada pela rea de segurana e disciplina. Esses encontros ntimos estaro sempre condicionados ao comportamento do(a) preso(a), segurana do presdio e s condies da unidade prisional, sem perder de vista a preservao da sade das pessoas envolvidas e a defesa da famlia. A suspenso dessas visitas poder ocorrer quando houver problemas de ordem moral ou se colocar em risco a segurana do estabelecimento e disciplina dos presos. ATESTADO DE PENA A CUMPRIR O preso receber o atestado de pena a cumprir nos seguintes prazos, conforme Resoluo n. 113 do CNJ: I  - no prazo de sessenta dias, a contar da data do incio da execuo da pena privativa de liberdade; II  - no prazo de sessenta dias, a contar da data do reincio do cumprimento da pena privativa de liberdade; e III  - para o apenado que j esteja cumprindo pena privativa de liberdade, at o ltimo dia til do ms de janeiro de cada ano.
www.cnj.jus.br 15

REGIMES DE CUMPRIMENTO DE PENA


Regime Fechado Se voc est cumprindo a pena no regime fechado poder ter direito aos seguintes benefcios legais: Progresso para o regime semiaberto Remio da Pena Livramento Condicional Permisso de Sada Indulto Comutao de Pena Leia mais na prxima seo! Regime Semiaberto Voc poder ter direito aos seguintes benefcios legais: Progresso para o regime aberto Remio da Pena Livramento Condicional Indulto Comutao de Pena Permisso de Sada Sadas temporrias Trabalho Externo Frequncia em curso profissionalizante, ensino mdio ou superior Regime Aberto O regime aberto baseia-se na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado. Quando estiver neste regime, voc poder ter direito a: Livramento condicional Indulto Comutao de Pena

16

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

BENEFCIOS
PROGRESSO DE REGIME o direito de passar de um regime mais severo para outro. A concesso depende do cumprimento de requisitos objetivos (tempo de cumprimento de pena) e subjetivo (mrito). Os requisitos so diferentes para quem cometeu, ou no, crime hediondo. Confira: 1. Progresso para o REGIME SEMIABERTO Se voc cumprir os requisitos que lhe deem o direito de passar para o regime semiaberto pode trabalhar fora da unidade prisional onde se encontra. Tambm ter direito a fazer cursos supletivos ou profissionalizantes, ou frequentar escolas ou faculdades. Os requisitos so diferentes para quem cometeu ou no crime hediondo. Confira: Condies para quem cometeu CRIMES NO HEDIONDOS: Cumprimento de 1/6 (um sexto) da pena no regime anterior.  Para voc saber o quanto isso equivale em anos, basta dividir o tempo da pena por seis.  or exemplo, se voc foi sentenciado a cumprir 9 anos no P regime fechado, pode ter direito de requerer a progresso para o semiaberto depois de cumprir 1 ano e seis meses. (total da pena) 9 x (proporo do tempo a ser cumprido) 9 x 1 : 6 = 1, 5 (tempo a ser cumprido - 1 ano e 6 meses) Bom comportamento atestado pelo(a) diretor(a) da Unidade.  FIQUE ATENTO!! Se voc foi condenado por crime hediondo e este ocorreu ANTES de 29 de maro de 2007 tambm pode ser beneficiado com o semiaberto depois de cumprir 1/6 da pena.
www.cnj.jus.br 17

Condies para quem cometeu CRIMES HEDIONDOS: Se voc primrio e seu crime foi cometido a partir de 29 de  maro de 2007 precisar cumprir 2/5 (dois quintos) da pena para pleitear a progresso para o semiaberto. se voc,por exemplo, foi sentenciado a cumprir 18 anos no regime fechado, divida esse tempo por cinco e depois multiplique por dois. (total da pena) 18 x (proporo do tempo a ser cumprido) 18 x 2 : 5 = 7,2 (tempo a ser cumprido - 7 anos, 2 meses e 12 dias)  u seja, pode ter direito de requerer a progresso para o O semiaberto depois de cumprir 7 anos, 2 meses e 12 dias.  e voc reincidente, s pode ser beneficiado depois de cumprir S 3/5 (trs quintos) da pena. O clculo da mesma forma: divida o tempo da pena por cinco e o resultado multiplique por trs. (total da pena) 18 x (proporo do tempo a ser cumprido) 18 x 3 : 5 = 10,8 (tempo a ser cumprido -10 anos, 9 meses e 18 dias) Bom comportamento atestado pelo (a) diretor (a) da Unidade.  MUITA ATENO Atualmente, em razo da Smula Vinculante de n. 26 do STF, o juiz pode exigir, no cumprimento de pena por crime hediondo, ou equiparado, que (a) o preso (a) se submeta a um exame criminolgico.

18

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

1.1 Trabalho externo Como o regime semiaberto permite o trabalho externo durante o dia, voc poder apresentar carta com proposta de emprego na unidade prisional que estiver recolhido(a). A Casa providenciar a visita do(a) assistente social no local do emprego apontado, fazendo um relatrio que ser enviado Vara de Execues Penais, quando o(a) juiz(a) decidir sobre a concesso da sada. Para que voc seja beneficiado com o TRABALHO EXTERNO necessrio que tenha cumprido, no mnimo, 1/6 (um sexto) da pena. 1.2 Frequncia em curso profissionalizante, ensino mdio ou superior Estudar em escola pblica ou privada tambm um direito de quem est no regime semiaberto e as horas de aula contam para a remio da pena. necessrio estar matriculado em curso reconhecido. Tambm neste caso voc precisa ter cumprido 1/6 (um sexto) da pena. 1.3 Sadas Temporrias Neste regime voc tem a possibilidade da concesso de cinco sadas por ano, pelo perodo de at sete dias, cada, em perodos predeterminados pelo(a) juiz(a) da Vara de Execues. Para pleitear esse benefcio preciso atender s seguintes exigncias: Se voc primrio precisa ter cumprido 1/6 (um sexto) da pena.   e voc for reincidente (tiver cometido novo crime aps ser S condenado, ou antes de completados 5 anos do cumprimento do crime anterior), precisar cumprir 1/4 (um quarto) da pena.  om comportamento carcerrio atestado pelo(a) diretor(a) da B Unidade. Intervalo de 45 dias entre uma sada e outra. 
www.cnj.jus.br 19

FIQUE ATENTO!! Voc perder o direito sada se no retornar no dia indicado ou se atrasar por ocasio do retorno. Neste caso, passar a ser considerado(a) evadido(a) e ter cometido falta grave, perdendo o tempo remido. 2. Progresso para o regime aberto No Regime Aberto voc pode sair para trabalhar, estudar, conviver com os familiares, durante todo o dia, devendo retornar no horrio indicado. Mas ficar recolhido(a) na unidade prisional nos finais de semana (sbado e domingo) e nos feriados. Para passar do semiaberto para o aberto as condies so as seguintes: Condies para quem cometeu CRIMES NO HEDIONDOS: Cumprimento de 1/6 (um sexto) da pena no regime semiaberto  (ver como calcular na pgina 17). Bom comportamento atestado pelo diretor da Unidade.   cumprimento de 1/6 cabvel ainda se voc foi condenado O por crimes hediondos praticados ANTES de 29/3/2007. Condies para quem cometeu CRIMES HEDIONDOS:  e voc cometeu o crime a partir de 29 de maro de 2007 e S primrio precisar ter cumprido 2/5 (dois quintos) da pena.  e for reincidente, cumprir 3/5 (trs quintos) da pena (ver como S calcular na pgina 18). Bom comportamento atestado pelo(a) diretor(a) da Unidade 

20

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

3. Remio da Pena Remio um instituto que permite diminuir, pelo trabalho, pelo estudo, e por atividades artstico-culturais, parte da pena. Veja como contado o tempo para reduo da pena:  Para cada trs (3) dias de trabalho remido, ou seja, reduzido  um (1) dia de pena 1 (um) dia de pena a cada 12 (doze) horas de frequncia  escolar atividade de ensino fundamental, mdio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificao profissional divididas, no mnimo, em 3 (trs) dias. Cabe direo da unidade prisional encaminhar, mensalmente, ao juzo da Vara de Execues Penais informaes sobre os presos que estejam trabalhando ou estudando, com a informao sobre os dias efetivamente trabalhados/estudados. A remio um benefcio e ser concedida pelo Juiz da Vara de Execues Penais. Veja como fazer o pedido na seo modelos (pgina 28). MUITA ATENO!!! A Lei n. 12.433/2011 prev que o juiz poder revogar, no caso de falta grave, at 1/3 do tempo remido.

4. Livramento condicional a possibilidade que voc tem de cumprir em liberdade o tempo restante da pena a que foi condenado(a), desde que cumpra as condies impostas pelo (a) juiz(a) da Vara de Execues Penais na sentena que concede a liberdade condicional. Confira quais so as exigncias:  e voc primrio e tinha bons antecedentes, ou seja, no responde S a outros processos, precisa ter cumprido 1/3 (um tero) da pena.  e voc for reincidente (tiver cometido novo crime aps ser S condenado, ou antes de completados 5 anos do cumprimento do
www.cnj.jus.br 21

crime anterior) ou possuir maus antecedentes, precisar cumprir metade da pena para ser beneficiado com a liberdade condicional.  e voc cometeu crime hediondo ter que cumprir 2/3 (dois S teros) da pena, desde que no tenha sido condenado (a) no perodo de 5 anos pelo mesmo crime. (total da pena) 18 x (proporo do tempo a ser cumprido) 18 x 2 : 3 = 12 (tempo a ser cumprido -12 anos) B  om comportamento carcerrio atestado pelo diretor da Unidade. MUITA ATENO!!! Se voc for beneficiado com o Livramento Condicional e cometer novo crime durante a vigncia do livramento, este ser REVOGADO, com as seguintes consequncias: a) Perda da liberdade. b) Perda do tempo que passou em liberdade. c) Impossibilidade de novo livramento at que tenha cumprido TOTALMENTE esta pena. 5. Permisso de sada (art. 120 da LEP) A Lei de Execuo Penal permite a sua sada, mediante escolta, desde que concedida devidamente pelo diretor do estabelecimento onde se encontra, apenas em caso de falecimento ou doena grave do cnjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmo ou quando houver necessidade de tratamento mdico. 6. Indulto e Comutao de Pena O indulto o perdo total e extino da pena. O mais conhecido o indulto de natal. A comutao a reduo da pena, calculada sobre o que resta de pena a ser cumprida. Ambos so concedidos pelo Presidente da Repblica, anualmente, por meio de um decreto. No decreto, o Presidente diz quais so os requisitos para o preso ser beneficiado com o indulto ou comutao.
22 Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

DISCIPLINA
A disciplina um ato de colaborao com as regras a que voc deve se submeter, com o respeito aos agentes e autoridades. As faltas disciplinares so classificadas em leves, mdias e graves e podem dificultar ou impossibilitar a obteno dos benefcios. As faltas leves e mdias e as consequncias de pratic-las so fixadas de acordo com as regras do estabelecimento penal e do Estado da Federao em que voc est. 7. Das Faltas Graves Como voc j viu nesta cartilha, as faltas graves provocam a perda de benefcios, inclusive do tempo que foi remido, a partir do trabalho ou do estudo, para a reduo da pena. Veja quais so as faltas graves previstas no art. 50 da Lei de Execues Penais. Comete falta grave o(a) interno(a) que: I ncitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a  disciplina. Fugir.   ossuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade P fsica de outrem. Provocar acidente de trabalho.  Descumprir, no regime aberto, as condies impostas.   o observar os deveres previstos nos itens 2 (Obedincia ao servidor e N respeito a qualquer pessoa com quem deva relacionar-se) e 5 (Execuo dos trabalhos, das tarefas e das ordens recebidas) do art. 39.  iver em sua posse, utilizar ou fornecer aparelho telefnico, de rdio T ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo. Praticar ato previsto como crime doloso. 
www.cnj.jus.br 23

8. Data-base para benefcios CONCEITO o termo/marco inicial para contagem do tempo para que seja possvel o benefcio. O termo/marco inicial o incio de cumprimento de pena. Haver alterao nos casos de intercorrncia durante o cumprimento da pena. Ex.: recaptura, progresso ou regresso de regime. AS SANES As sanes para faltas graves podem ser a advertncia verbal, a repreenso, a suspenso ou restrio de direitos, o isolamento na prpria cela ou em local adequado e, nos casos graves, a incluso em Regime Disciplinar Diferenciado(RDD).

Regime Disciplinar Diferenciado (RDD)


O que RDD? um conjunto de regras rgidas que orienta o cumprimento da pena privativa de liberdade (quanto ao ru j condenado) ou a custdia do preso provisrio. Quem estar sujeito ao RDD? O(a) preso(a) que pratica fato definido como crime doloso, ocasionando subverso da ordem ou disciplina interna. Tambm estar sujeito quem apresente alto risco para ordem e segurana do estabelecimento penal ou da sociedade; e aquele sobre quem recaia fundada suspeita de envolvimento ou participao, a qualquer ttulo, em organizao criminosa, quadrilha ou bando.

24

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

Quem determina o regime disciplinar diferenciado? Se voc praticou algum dos atos citados na pergunta anterior, a sua incluso no RDD dever ser requerida pelo diretor da Unidade, ou outra autoridade administrativa, a(o) juiz(a) competente, que ter 15 dias para prolatar (decidir judicialmente). Antes de decidir o(a) juiz(a) dever ouvir o Ministrio Pblico e a defesa (defensor(a) pblico(a) ou advogado(a)). Quais as consequncias do RDD? Se voc for includo(a) no RDD, ser recolhido(a) em cela individual; s ter direito a visitas semanais de apenas duas pessoas, com durao de somente duas horas, e o banho de sol ser reduzido para apenas duas horas dirias. O RDD ter durao de 360 dias. A transferncia para penitenciria de segurana mxima federal A incluso de preso em estabelecimento penal federal de segurana mxima ser excepcional e por prazo determinado, como dia a Lei n 11.671/08, regulamentada pelo Decreto 6.877/09. O perodo de permanncia no poder ser superior a 360 (trezentos e sessenta) dias, renovvel, excepcionalmente, quando solicitado motivadamente pelo juzo de origem, observados os requisitos da transferncia. So legitimados para requerer o processo de transferncia, cujo incio se d com a admissibilidade pelo juiz da origem da necessidade da transferncia do preso para estabelecimento penal federal de segurana mxima, a autoridade administrativa, o Ministrio Pblico e o prprio preso;

Quer Saber Mais?


A Defensoria Pblica do Estado poder tirar outras dvidas. A assistncia judiciria prestada pela Defensoria gratuita. Procure saber quais os dias de atendimentos da Defensoria Pblica na sua unidade. Fale com o(a) defensor(a). um DIREITO seu e ningum pode lhe proibir.
www.cnj.jus.br 25

ANEXOS
FORMULRIO PARA HABEAS CORPUS O formulrio para impetrao de habeas corpus apresenta-se apenas como sugesto, j que esse remdio jurdico dispensa formalidades.

26

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

www.cnj.jus.br

27

O preenchimento dos campos pode ser feito pelo prprio preso ou por qualquer outra pessoa, em relao s informaes que tiver ou souber, podendo deixar em branco os campos sobre os quais no se sabe a informao. Modelo de Petio
MM. Juiz, Aps anlise dos autos, _______________________ abaixo assinado, vem presena de Vossa Excelncia requerer o seguinte: ( ) Progresso para o regime semi-aberto; ( ) Progresso para o regime aberto; ( ) Livramento Condicional; ( ) Confeco de conta de liquidao de pena; ( ) Certido carcerria; ( ) Extino da punibilidade: Motivo: Cumprimento da pena ( ) Oficiar; ( ) Indulto; ( ) Comutao da pena; ( ) Reiterar pedido de folhas__________; ( ) Reconsiderao de deciso de folhas____________; ( ) Relaxamento da priso; ( ) Remio de pena; ( ) Liberdade provisria; ( ) Outros; OBS:_________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________ ___________,________de ________de 20_______ _____________________________________________ Requerente

28

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

FRAES PARA BENEFCIOS


CRIME COMUM - RU PRIMRIO
1/6 PROGRESSO DE REGIME 1/6 SERVIO EXTERNO 1/6- SADA TEMPORRIA 1/3 LIVRAMENTO CONDICIONAL 1/6 = PROGRESSO DE REGIME = SADA TEMPORRIA = LIVRAMENTO CONDICIONAL

CRIME COMUM REINCIDENTE

CRIME HEDIONDO - PRIMRIO

2/5 = PROGRESSO DE REGIME 2/5 = SADA TEMPORRIA (se j progredido de regime) 2/3 = LIVRAMENTO CONDICIONAL

CRIME HEDIONDO - REINCIDENTE 3/5 = PROGRESSO DE REGIME 3/5 DO HEDIONDO SADA TEMPORRIA ( se j progredido de regime) NO H LIVRAMENTO CONDICIONAL CRIME COMUM + CRIME HEDIONDO RU PRIMRIO
1/6 DO COMUM + 2/5 DO HEDIONDO - PROGRESSO DE REGIME. 2/3 DO CRIME HEDIONDO + 1/3 DO NO HEDIONDO = LIVRAMENTO CONDICIONAL

CRIME COMUM + CRIME HEDIONDO RU REINCIDENTE 3/5 DO HEDIONDO + 1/6 DO NO HEDIONDO PROGRESSO DE REGIME. 3/5 DO HEDIONDO + 1/6 DO NO HEDIONDO SADA TEMPORRIA ( se j progredido de regime) 2/3 DO CRIME HEDIONDO + DO NO HEDIONDO desde que a reincidncia seja no no hediondo = LIVRAMENTO CONDICIONAL REINCIDENTE ESPECFICO + NO HEDIONDO = CUMPRIR TOTAL DO HEDIONDO + 1/3 DO NO HEDIONDO (P) = LIVRAMENTO CONDICIONAL TOTAL DO HEDIONDO + DO NO HEDIONDO (R) = LIVRAMENTO CONDICIONAL
www.cnj.jus.br 29

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO ACRE


Endereo: Rua Custdio Freire, 26 - Centro - Rio Branco - AC - CEP 69.909-460 Telefones: (68) 3223-8317 (68) 3223-8317 / 3223-0745 / 3223-3222-6954 / 3223-4304 Fax: (68) 3223-0318 Site: www.defensoria.ac.gov.br E-mail: defensoria.geral@ac.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS


Endereo: Avenida Comendador Leo, 555 Bairro do Poo Macei AL - CEP 57.025-000 Telefones: (82) 3315-2783 (82) 3315-2783 / (82) 3315-2784 (82) 3315-2784 / 2785 Fax: (82) 3315-2784 (82) 3315-2784 Site: www.defensoria.al.gov.br E-mail: defensoria@defensoria.al.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO AMAP


Endereo: Rua Eliezer Levy Centro Macap AP - CEP 68.906-130 Telefones: (96) 3131-2750 (96) 3131-2750 / 3131-2760 (gabinete) Fax: (96) 3131-2789 Site: www.amapa.gov.br/estrutura-gov/defensoria.htm E-mail: defensoria.publica@bol. com.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO AMAZONAS


Endereo: Rua 24 de maio, 321 Centro Manaus - AM - CEP 69.010-080 Telefones: (92) 32332087 (92) 32332087 / (92) 3633-2955 (92) 3633-2955 / (92) 3642-0110 (92) 3642-0110 (gabinete) Fax: (92) 3234-3097 Site: www.defensoria.am.gov.br E-mail: gabinete@defensoria.am.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DA BAHIA


Endereo: Av. Manoel Dias da Silva, 831 - Salvador BA - CEP 41.830-001 Telefones: (71) 3117-6973 (71) 3117-6973 / (71) 3117-6923 (71) 3117-6923 (gabinete) Fax: (71) 3117-6968 Site: www.defensoria.ba.gov.br E-mail: gabinete@dpe.ba.gov.br

30

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

DEFENSORIA PBLICA GERAL DO ESTADO DO CEAR


Av. Pinto Bandeira, 1111, Luciano Cavalcante Fortaleza CE - CEP 60811-370 Telefones: (85) 3101.3424 Fax: (85) 3101.3428 Site: www.defensoria.ce.gov.br E-mail: gabinete@defensoria.ce.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO DISTRITO FEDERAL


Endereo: SCS - Quadra 04 Bloco A - Ed. Zarife 6 andar Braslia DF - CEP 70.300-944 Telefones: (61) 3905-6770 (61) 3905-6770 / 3905-6758 / 3225-1964 / 3905-6617 Fax: (61) 3905-6664 / 3905-6603 Site: www.defensoria.df.gov.br E-mail: diretoria.defensoria@gmail.com

DEFENSORIA PBLICA GERAL DO ESTADO DO ESPRITO SANTO


Endereo: Rua Pedro Palcio, 60 Ed. Joo XXIII - 2 andar Cidade Alta Vitria ES - CEP 29.015-160 Telefones: (27) 3222-1744 (27) 3222-1744 / (27) 3222-4249 (27) 3222-4249 Fax: (27) 3223-2781 Site: www.defensoria.es.gov.br E-mail: defensoria@es.gov.br, defensorgeral@dp.es.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO MARANHO


Endereo: Rua da Estrela, 421 Praia Grande Centro Histrico So Lus MA - CEP 65010-200 Telefones: (98) 3221-1343 (98) 3221-1343 Fax: (98) 3231-0958 Site: www.dpe.ma.gov.br E-mail: aflaviasampaio@uol.com.br, judpema@hotmail.com

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO


Endereo: Rua 06, quadra 11, setor A, Centro Poltico Administrativo, CEP 78050-970 - Cuiab - MT CEP: 78.050-970 Telefones: (65) 3613-3403 (65) 3613-3403 Fax: (65) 3613-3402 Site: www.dp.mt.gov.br E-mail: gabinete@dp.mt.gov.br

www.cnj.jus.br

31

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL


Corregedor-Geral: Maria Rita Barbato Meneghelli Endereo: Parque dos Poderes - Bloco 04 Jardim Veraneio Campo Grande MS - CEP 79.031-902 Telefones: (67) 3318-2502 (67) 3318-2502 / (67) 3318-2558 (67) 3318-2558 (gabinete) Fax: (67) 3318-2524 Site: www.defensoria.ms.gov.br E-mail: gabinete.dpge@hotmail.com

DEFENSORIA PBLICA GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS


Endereo: Rua Paracatu, 304 11 andar Barro Preto Belo Horizonte - CEP 30180-090 Telefones: (31) 3349-9640 (31) 3349-9639 Fax: (31) 3349-9636 / 3349-9577 Site: www.defensoriapublica.mg.gov.br E-mail: gabinete@defensoria.mg.gov.br, subdefensoria@defensoria.mg.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO PARAN


Endereo: Avenida Alameda Cabral, 184 Centro Curitiba PR - CEP 80.410-900 Telefones: (41) 3219-7352 (41) 3219-7352 / 7315 Fax: (41) 3219-7373 Site: www.pr.gov.br/dpp E-mail: dpp@pr.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DA PARABA


Endereo: Parque Slon de Lucena, 300 Centro Joo Pessoa PB - CEP 58.013-130 Telefones: (83) 3221-5448 (83) 3221-5448 / 6320/ 6327 (gabinete) Fax: (83) 3221-6315 Site: www.defensoria.pb.gov.br E-mail: defensor@defensoria.pb.gov.br, cpd@defensoria.pb.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO PAR


Endereo: Travessa Padre Prudncio, 154 - Bairro do Comrcio Belm PA - CEP 66.019-080 Telefones: (91) 3201-2713 (91) 3201-2713 / 2697 Fax: (91) 3201-2732 Celular: (91) 99413013 (91) 99413013 Site: www.defensoria.pa.gov.br E-mail: dppara@defensoria.pa.gov.br , belem@email.prodepa.gov.br

32

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO


Endereo: Rua Marques Amorim, 127 - Boa Vista Recife PE - CEP 50.070-330 Telefones: (81) 3182-3701 (81) 3182-3701 Fax: (81) 3182-3748 Site: www.defensoria.pe.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO PIAU


Endereo: Rua Nogueira Tapety, 138 - Bairro dos Noivos - Teresina PI - CEP 64.046-020 Telefones: (86) 3232-0350 (86) 3232-0350 / (86) 3233-7407 (86) 3233-7407 Fax: (86) 3235-7527 Site: www.defensoria.pi.gov.br E-mail: defensoriapublica@defensoria.pi.gov.br

DEFENSORIA PBLICA GERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Endereo: Avenida Marechal Cmara, 314 2 andar Centro Rio de Janeiro - RJ - CEP 20.020-080 Telefones: (21) 2332-6354 (21) 2332-6354 / 6355 / 6357 / 6190 Fax: (21) 2332-6217 Site: www.dpge.rj.gov.br E-mail: dpgerj@dpge.rj.gov.br, gabinete@dpge.rj.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE


Endereo: Avenida Tavares de Lira Ribeira Natal RN - CEP 59.010-200 Telefones: (84) 3232-7451 (84) 3232-7451 / 7459 Fax: (84) 3232-7451 (84) 3232-7451 E-mail: defensoriapublica@rn.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


Endereo: Rua 7 de Setembro, 666 - 6 andar Centro Porto Alegre RS - CEP 90.010-190 Telefones: (51) 3211-2233 (51) 3211-2233 - ramal 2023 ou 2027 Fax: (51) 3211-2233 (51) 3211-2233 - ramal 2021 Site: www.dpe.rs.gov.br E-mail: gabinete@dpe.rs.gov.br, corregedoria@dpe.rs.gov.br , defensorageral@dpe.rs.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE RONDNIA


Endereo: Av. 7 de setembro , 1342 Centro - Porto Velho RO - CEP 76.801-096 Telefones: (69) 3216-5051 (69) 3216-5051 (gabinete) / (69)3216-5053 (69)3216-5053 Fax: (69) 3216-5052 Celular: (69) 8417-6565 (69) 8417-6565 Site: www.defensoria.ro.gov.br E-mail: reneeabdelno@hotmail.com
www.cnj.jus.br 33

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE RORAIMA


Endereo: Avenida Sebastio Diniz, n 1165 - Centro Boa Vista - RR - CEP 69.301-040 Telefones: (95) 2121-4776 (95) 2121-4776 Fax: (95) 2121-4776 (95) 2121-4776 Celular: (95) 9959-4240 (95) 9959-4240 Site: www.defensoria.rr.gov.br E-mail: dpe_rr@click21.com.br, oleno@click21.com.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE SERGIPE


Endereo: Av. Baro de Maruim, 20 - Praa da Bandeira - Centro - Aracaj - SE - CEP 49.015-020 Telefones: (79) 3179-7446 (79) 3179-7446 / 7454 Fax: (79) 3179-7446 Site: www.defensoria.se.gov.br E-mail: elber.batalha@governo.de.gov.br, almo.batalha@ defensoria.se.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE SO PAULO


Endereo: Rua Boa Vista , 103 - So Paulo SP - CEP 01.014-001 Telefones: (11) 3105-5799 (11) 3105-5799 - Ramal 282 Fax: (11) 3105-2003 Site: www.defensoria.sp.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS


Endereo: Quadra 104 Sul, Av. LO 1, conj. 4, lote 9 - 1 e 2 pisos - Centro - Palmas - TO - CEP 77.020-020 Telefones: (63) 3218-6736 (63) 3218-6736 Fax: (63) 3218-6739 Site: www.defensoria.to.gov.br E-mail: gabinete@defensoria.to.gov.br

34

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

ANOTAES IMPORTANTES
Sugerimos que aqui voc faa as suas anotaes sobre o cumprimento da sua pena, data em que voc teve contato com o seu(sua) defensor(a) pblico(a) e orientaes recebidas neste contato.
Data Anotao Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

www.cnj.jus.br

35

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

36

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

www.cnj.jus.br

37

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

38

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

www.cnj.jus.br

39

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

40

Conselho Nacional de Justia

Cartilha da Pessoa Presa

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

www.cnj.jus.br

41

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

Data Anotao

Defensor

42

Conselho Nacional de Justia

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA

Das könnte Ihnen auch gefallen