Sie sind auf Seite 1von 18

9

MEDITAO APLICADA SADE


MARCELO MARCOS PIVA DEMARZO

INTRODUO
Existem evidncias crescentes, a partir de estudos observacionais e experimentais, incluindo ensaios clnicos controlados e randomizados e metanlises, de que a prtica de meditao regular pode contribuir para a preveno e tratamento de diversas doenas e de condies clnicas, principalmente crnicas no transmissveis. Esse fato est associado a dois fatores:
aumento da qualidade de vida e do estado de sade; reduo dos nveis prejudiciais de estresse.

A meditao j pode ser recomendada como terapia complementar a pessoas e pacientes de todas as idades.1-3 Este artigo busca trazer uma introduo aos principais conceitos e prticas relacionados aplicao da meditao no campo da sade e da ateno primria sade (APS), com nfase na meditao conhecida como mindfulness. Essa palavra ainda no tem traduo oficial para a lngua portuguesa no que concerne a sua utilizao na rea da sade. Para represent-la, podero ser encontradas as seguintes expresses:
ateno plena; conscincia plena; estar atento.

PROMEF SEMCAD

10
MEDITAO APLICADA SADE

OBJETIVOS
Ao final do artigo, espera-se que o leitor possa:
compreender a importncia da meditao aplicada sade; conhecer os princpios gerais que norteiam a aplicao da meditao no campo da sade e da APS, com

nfase na meditao mindfulness.

Esquema conceitual
O que meditao Um programa de meditao mindfulness aplicada sade Evidncias cientficas Por que se deve praticar e prescrever a meditao Possveis aplicaes da meditao na rea da sade e da ateno primria sade Para os pacientes e pessoas da comunidade Para estudantes e profissionais de sade Cuidados e sugestes antes de iniciar a prtica Meditao com foco na respirao

Como indicar e aplicar a meditao

Uma prtica de meditao mindfulness Como se tornar um instrutor

Caso clnico Concluso

Encontrada em diversas tradies culturais, religiosas e filosficas, como, por exemplo, no budismo, a meditao, praticada de forma secular, tem sido cada vez mais integrada na prtica clnica contempornea, principalmente na psicologia e na medicina. Embora a meditao seja praticada pelos budistas h, pelo menos, 3 mil anos e seja parte integrante do arsenal teraputico de alguns sistemas tradicionais de medicina do Oriente, apenas recentemente esforos sistemticos tm ocorrido para sua integrao nas intervenes clnicas dentro da medicina ocidental.4

Pode-se definir a meditao como uma prtica de integrao mente-corpo baseada na vivncia do momento presente, com conscincia plena e no julgadora a cada instante. Para a aquisio desse estado de conscincia dito meditativo, existem diversas tcnicas e suas variaes, nas quais a ateno da pessoa ancorada em uma palavra, som, imagem, orao ou simplesmente na prpria respirao, permitindo que a mente se estabelea no momento presente.1 Segundo Jon Kabat-Zinn, um dos responsveis pela ocidentalizao da meditao com foco na sade, a meditao a simplicidade em si mesma. Trata-se de parar e estar presente. Isso tudo.5 Cardoso e colaboradores6 trazem uma definio mais operacional da meditao, buscando uma padronizao para fins cientficos e clnicos. Esses autores definem a meditao segundo cinco parmetros:
um estado autoinduzido, autoaplicvel; um estado obtido por uma tcnica especfica, claramente definida; algum tipo de foco (ncora) utilizado para evitar o envolvimento com as sequncias de pensamento, envolve relaxamento da lgica, ou seja, um estado de no analisar, no julgar, no criar expectativa; em algum ponto do processo, instala-se um relaxamento psicofsico, com relaxamento muscular mensurvel.

sensaes ou distraes;

Um Programa de Meditao Mindfulness Aplicada Sade


Uma das primeiras aplicaes da meditao como terapia clnica no Ocidente foi feita no fim da dcada de 1970, por Jon Kabat-Zinn e colaboradores, da Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, que desenvolveram um programa de reduo do estresse em grupo, baseado na meditao mindfulness, conhecido como MBSR (sigla para a expresso em ingls mindfulness-based stress reduction).4,5 O MBSR, citado tambm na literatura como uma clnica de estresse, tem sido estudado h pelo menos 30 anos.5 Trata-se de uma forma de interveno estruturada, voltada para pessoas e para pacientes acometidos com condies clnicas associadas a nveis prejudiciais de estresse. Enraizado nas prticas budistas tibetanas, o MBSR estruturado como um programa que comporta atividades presenciais (junto a um instrutor) e a distncia, combinando tcnicas simples de meditao.5

PROMEF SEMCAD

O QUE MEDITAO

11

12
MEDITAO APLICADA SADE

A eficcia e a efetividade do MBSR foram estudadas em uma variedade de populaes,3 incluindo pessoas com diagnstico de cncer, depresso, cardiopatias, bem como em indivduos considerados saudveis e em profissionais e estudantes de sade. Alm disso, tambm foram feitos estudos em uma variedade de cenrios de sade, incluindo a APS.2 O MBSR um programa altamente estruturado ao longo de oito semanas, em que os participantes se renem semanalmente por 2,5 horas para vivncia de tcnicas de meditao.3,5 Aos participantes tambm so dadas atribuies para serem implementadas em ambiente domiciliar ou de trabalho, diariamente e com durao mdia de 45 minutos. Os participantes so instrudos no sentido de procurar incorporar a meditao em sua vida diria, fazendo com que as atividades rotineiras se tornem, de certa forma, uma prtica meditativa. As principais tcnicas de meditao utilizadas (resumidas na Figura 1) so as seguintes:

a chamada ateno plena (mindfulness) na respirao; o escaneamento corporal (tcnica relativamente similar ao relaxamento muscular progressivo); a caminhada meditativa; a ioga com ateno plena, que utilizada segundo posturas corporais consideradas leves, podendo ser realizada por indivduos com diferentes nveis de capacidade e com limitaes fsicas.

Aps a concluso do programa de oito semanas, os participantes do MBSR esto competentes para continuar meditando e praticando as tcnicas sozinhos, em seu prprio ambiente em casa ou no trabalho. Isso pode criar um efeito de sustentabilidade importante para a promoo da sade e o empoderamento dos praticantes.5

Meditao com foco na respirao MBSR Escaneamento corporal

Meditao caminhando

Ioga meditativa

Figura 1 Tcnicas meditativas ensinadas no programa de meditao mindfulness (MBSR), de oito semanas.
Fonte: Kabat-Zinn J (2003).5

13 1. Sobre as evidncias cientficas da meditao aplicada sade, assinale a alternativa correta. A) No existem evidncias cientficas consistentes sobre os efeitos benficos da meditao aplicada sade. B) Existem evidncias cientficas inconsistentes sobre os efeitos benficos da meditao aplicada sade. C) Existem poucos trabalhos cientficos sobre a meditao aplicada sade. D) Existem evidncias cientficas consistentes sobre os efeitos benficos da meditao aplicada sade. 2. Sobre as origens e definies da meditao, marque a alternativa correta. A) Pode-se dizer que a meditao tem razes no budismo e em diversas outras tradies culturais, religiosas e filosficas. B) A meditao uma prtica corporal baseada na vivncia do momento presente, com conscincia plena a cada momento. C) A meditao uma prtica mente-corpo baseada na vivncia do momento presente, com conscincia plena e julgadora a cada momento. D) Pode-se dizer que a meditao no tem razes religiosas.
Respostas no final do artigo

3. Em que parmetros Cardoso e colaboradores se baseiam para formular uma definio mais operacional da meditao? ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. 4. Sobre o programa de reduo do estresse baseado na meditao mindfulness, conhecido como MBSR, aponte a alternativa correta. A) Foi um dos primeiros a utilizar a meditao aplicada sade. B) baseado em duas tcnicas de meditao. C) desenvolvido ao longo de um ano. D) de difcil aplicao.
Resposta no final do artigo

5. Quais so as principais tcnicas de meditao utilizadas? ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................

PROMEF SEMCAD

14
MEDITAO APLICADA SADE

POR QUE SE DEVE PRATICAR E PRESCREVER A MEDITAO


Evidncias Cientficas
No campo da sade em geral, e particularmente no campo das prticas integrativas e complementares (PIC), como a meditao, fundamental o acesso s melhores evidncias cientficas para a tomada de deciso teraputica ou profiltica, visando melhoria do cuidado s pessoas e s comunidades. H, porm, algumas limitaes na tomada de deciso apenas com base nas evidncias cientficas. Uma dessas limitaes a falta de informao sobre os danos potenciais associados determinada prtica. Eventualmente, alguma prtica ou conduta com bom grau de evidncia (boa eficcia em estudos controlados) pode vir acompanhada de um dano potencial classificado como alto quando aplicada na vida real, anulando os efeitos benficos (pouca ou nenhuma efetividade).

lembrar
Para tentar minimizar esse problema, pode-se associar a classificao do grau de evidncia com o grau de dano potencial,7 a fim de recomendar ou no uma prtica. Os Quadros 1, 2 e 3 trazem exemplos de sistemas de classificao de evidncias cientficas e de danos potenciais que podem ser de grande valia para a avaliao da efetividade das PICs e da meditao no campo da sade. Os Quadros 4 e 5 trazem uma sntese de algumas indicaes relacionadas meditao, e tambm de outras PICs associadas ao grau de recomendao, conforme classificao conjunta de evidncia cientfica e dano potencial da prtica.7

lembrar
As informaes devem sempre ser submetidas avaliao e crtica do profissional responsvel pela conduta a ser seguida, frente realidade de cada situao e ao estado clnico de cada paciente.

15

CLASSIFICAO DO GRAU DE EVIDNCIA CIENTFICA


Grau A B C Caracterstica Evidncias cientficas consistentes e de boa qualidade metodolgica, orientadas para desfechos clnicos relevantes, centrados no paciente. Evidncias cientficas orientadas para desfechos clnicos centrados no paciente, mas inconsistentes e/ou de qualidade metodolgica limitada. Evidncias cientficas orientadas para a doena, ou baseadas em consensos, opinies e experincia profissional.

Fonte: Rakel (2007).7

Quadro 2

CLASSIFICAO DO DANO POTENCIAL


Nvel 1 2 3 Caracterstica Terapias com pouco ou nenhum dano potencial. Terapias com potencial para causar danos reversveis e/ou interaes adversas com outras terapias. Terapias com potencial para causar morte ou danos permanentes.

Fonte: Rakel (2007).7

Quadro 3

CLASSIFICAO CONJUNTA DOS GRAUS DE EVIDNCIA E DANO POTENCIAL A FIM DE RECOMENDAR A UTILIZAO CLNICA OU PROFILTICA DE UMA TERAPIA
Seta/Recomendao (melhor grau) (pior grau)
Fonte: Adaptado de Rakel (2007).
7

Classificao A1 A2 / B1 A3 / B2 / C1 B3 / C2 C3

PROMEF SEMCAD

Quadro 1

16
MEDITAO APLICADA SADE

Quadro 4

ALGUMAS INDICAES TERAPUTICAS DA MEDITAO E GRAUS DE RECOMENDAO, CONFORME O SISTEMA DE CLASSIFICAO PROPOSTO NO QUADRO 3
PIC Meditao Especificao Indicao teraputica* Doena de Alzheimer Esclerose mltipla Sinusite crnica HIV / aids Herpes simples (preveno de recorrncias) Hipertenso Doena arterial coronariana Arritmias Doenas cerebrovasculares Diabetes Mindfulness Refluxo gastresofgico / dispepsias Dor abdominal recorrente em crianas Fibromialgia Fadiga crnica Artrite reumatoide Lombalgia crnica Psorase Cncer de mama (reduo da fadiga) Cncer de mama (reduo do estresse e ansiedade) Pacientes terminais Abuso de substncias e dependncia do lcool
Fonte: Rakel (2007).7

Grau de recomendao (A1) (B1) (B1) (B1) (A1) (B1) (B1) (B1) (B1) (A1) (B1) (A1) (A1) (A1) (B1) (A1) (B1) (B1) (A1) (A1) (B1)

17

ALGUMAS INDICAES TERAPUTICAS DE OUTRAS PRTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E GRAUS DE RECOMENDAO, CONFORME O SISTEMA DE CLASSIFICAO PROPOSTO NO QUADRO 3
PIC Acupuntura Especificao Indicao teraputica* Enxaqueca e cefaleias tensionais (preveno) Enxaqueca e cefaleias tensionais (tratamento agudo) Infeces do trato urinrio (preveno de recorrncias) Doenas cerebrovasculares Fibromialgia Artrite reumatoide Osteoartrite Lombalgia crnica Abuso de substncias e dependncia do lcool Fitoterapia Erva de So Joo Valeriana Camomila Ginkgo biloba Equincea Gengibre
Fonte: Rakel (2007).
7

Grau de recomendao (A1) (B1) (B1) (B1) (B1) (B1) (A1) (A1) (A1) (A2) (B2) (B1) (A2) (B1) (B1)

Depresso Ansiedade Transtorno do dficit de ateno e hiperatividade Doena vascular perifrica Sinusite crnica Artrite reumatoide

Para saber mais *Para maior detalhamento e informaes, ver Rakel D. Integrative medicine. 2. ed. Philadelphia: Elsevier; 2007. e outros artigos sobre as prticas integrativas e complementares do PROMEF, mdulo 4 do ciclo 5.

PROMEF SEMCAD

Quadro 5

18
MEDITAO APLICADA SADE

Possveis Aplicaes da Meditao na rea da Sade e da Ateno Primria Sade


A meditao tem sido progressivamente utilizada e reconhecida como interveno profiltica e teraputica segura, eficaz e efetiva na rea da sade. Por exemplo, desde 2004 o sistema nacional de sade ingls National Health Service (NHS) tem apoiado o uso da meditao mindfulness associado psicoterapia para o tratamento de recorrncia em adultos com diagnstico de depresso Para saber mais Ver as diretrizes para tratamento da depresso em adultos no site http://guidance.nice.org.uk/CG90/NICEGuidance/pdf/English). Alm dos aspectos clnicos e de promoo da sade, a meditao tambm tem sido utilizada na formao e na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores em sade.2

Para os pacientes e pessoas da comunidade


Existem vrios estudos epidemiolgicos e metanlises a respeito da influncia da meditao na sade de pessoas e pacientes. Tm sido progressivamente confirmadas a eficcia e a efetividade da meditao, em especial dos tipos mindfulness e transcendental, em casos das seguintes condies, entre outras:

ansiedade; depresso; dor crnica; cncer; dependncia de substncias; agressividade; artrites; fibromialgia.

As intervenes tm sido testadas em diversos cenrios de sade, incluindo a ateno primria sade (APS), como tambm em outros equipamentos sociais, como nas penitencirias, por exemplo. Diversos resultados positivos tm sido observados em pessoas da comunidade e pacientes, tais como:1,2,4,7

melhora da aceitao da dor; melhora do manejo de situaes com alto grau de estresse (portadores de morbidades crnicas, por exemplo); diminuio dos nveis de agressividade em pacientes psiquitricos; melhora da qualidade de vida e da autoeficcia em sade para a populao em geral (promoo da sade).

Estudos com profissionais da rea da sade, incluindo equipes de APS, tm evidenciado que a prtica da meditao ou a participao em um programa de meditao pode melhorar o manejo de situaes estressantes no dia a dia de trabalho, com menor risco de desenvolvimento de burn-out (sndrome de esgotamento profissional )e melhora de indicadores de qualidade de vida associada ao trabalho. Tm sido demonstrados benefcios para a relao profissional-usurio, aprimorando a abordagem centrada na pessoa, com melhora dos nveis de empatia e, inclusive, melhora dos resultados e do prognstico dos pacientes atendidos por esses profissionais. Muitas instituies de ensino tm introduzido as prticas meditativas dentro dos currculos de graduao e ps-graduao na rea da sade, buscando tais benefcios desde o perodo de formao dos profissionais.1,2,7

6. Sobre as evidncias clnicas aplicadas s prticas integrativas e complementares (PIC), considere as seguintes afirmaes. I O acesso s melhores evidncias cientficas suficiente para a tomada de deciso teraputica ou profiltica, visando melhoria do cuidado s pessoas e s comunidades. II A associao das evidncias cientficas com o grau de dano potencial, a fim de recomendar ou no uma PIC, traz poucos benefcios. III Para tentar minimizar as limitaes do uso das evidncias cientficas para a tomada de deciso clnica, pode-se associar a classificao do grau de evidncia com o grau de dano potencial, a fim de recomendar ou no uma PIC. IV O acesso s melhores evidncias cientficas fundamental para a tomada de deciso teraputica ou profiltica, visando melhoria do cuidado s pessoas e s comunidades. Quais afirmaes esto corretas? A) B) C) D) I e III. II e III. II e IV. III e IV.

Resposta no final do artigo

PROMEF SEMCAD

Para estudantes e profissionais de sade

19

20
MEDITAO APLICADA SADE

7. Com base nos pressupostos de David Rakel quanto ao grau de evidncia cientfica, numere a segunda coluna de acordo com a primeira. 1 Grau A 2 Grau B 3 Grau C ( ) Evidncias cientficas orientadas para a doena, ou baseadas em consensos, opinies e experincia profissional. ( ) Evidncias cientficas consistentes e de boa qualidade metodolgica, orientadas para desfechos clnicos relevantes centrados no paciente. ( ) Evidncias cientficas orientadas para desfechos clnicos centrados no paciente, mas inconsistentes e/ou de qualidade metodolgica limitada.

Qual a alternativa cuja sequncia est correta? A) 3, 2, 1. B) 3, 1, 2. C) 2, 1, 3. D) 1, 3, 2. 8. Sobre as aplicaes da meditao na sade, assinale a alternativa correta. A) A meditao tem sido utilizada na educao mdica e na formao de outros profissionais de sade, mas ainda sem resultados consistentes. B) Os portadores de doena de Alzheimer podem se beneficiar da prtica de meditao regular. C) A prtica de meditao no interfere na qualidade do trabalho em equipe. D) Os portadores de patologias cerebrais no se beneficiam da prtica de meditao regular.
Respostas no final do artigo

9. Para quais condies mencionadas no artigo tem cada vez mais sido confirmada a eficcia e efetividade da meditao, em especial dos tipos mindfulness e transcendental, a partir de estudos epidemiolgicos e metanlises? ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. 10. A respeito da prtica ou participao em um programa de meditao, o que tem sido evidenciado por estudos realizados com profissionais da rea da sade, incluindo equipes de APS? ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................

lembrar
Apesar dos inmeros benefcios e da simplicidade das tcnicas meditativas, tanto profissionais quanto pacientes devem ter conscincia de que estas no substituem os tratamentos mdicos e outros profissionais da sade. Apesar de seguras, as prticas no so isentas de riscos, principalmente para os praticantes principiantes e para os portadores de condies clnicas especficas (as principais restries relativas conhecidas se referem aos portadores de esquizofrenia e epilepsia). Por isso, o praticante deve informar aos seus cuidadores que pratica ou iniciou prtica regular de meditao. recomendada a superviso por um instrutor, principalmente para os meditadores iniciantes.

Uma Prtica de Meditao Mindfulness Cuidados e sugestes antes de iniciar a prtica


Alguns cuidados e orientaes so importantes para quem pretende iniciar e manter uma prtica meditativa.1
De preferncia, encontrar um lugar silencioso e com pouca ou nenhuma distrao. Plugues de proteo Reservar tempo e espao na agenda diria para a prtica meditativa. Independentemente do tempo que se

sonora para os ouvidos podem ser utilizados em locais mais barulhentos.

pretende praticar naquela sesso (5, 10, 15, 30 minutos, etc.), recomendado o uso de um despertador que marque o fim da sesso, para que o praticante evite ficar preocupado em olhar o relgio durante a prtica. Usar roupas confortveis e adequadas para a temperatura do local. Deve-se lembrar que a temperatura corporal pode cair levemente durante a prtica meditativa. Assim, o uso de um cobertor leve pode prevenir eventuais desconfortos. Sentar ou deitar em posio que permita pouco ou nenhum desconforto durante o tempo de prtica. O uso de colchonetes, travesseiros ou almofadas recomendado. O pescoo deve estar em posio neutra e confortvel. A coluna deve estar ereta quando sentado, com ombros alinhados e mos apoiadas nas pernas para evitar desconforto na cintura escapular. Os olhos podem estar fechados ou abertos. Quando abertos, devem ficar relaxados, sem focagem especfica. Evitar refeies copiosas ou jejum muito prolongado antes das prticas. Meditar por perodos menores no comeo (5-10 minutos), aumentando o tempo da prtica progressivamente, conforme possibilidades e necessidades de cada um. Ser persistente e regular com as prticas meditativas. Melhores benefcios e progressos viro com a prtica diria e regular. Meditar em grupos e/ou ter um instrutor qualificado pode ajudar na adeso e manuteno das prticas. O uso de meditaes audioguiadas tambm pode ajudar. Escolher tcnicas e tipos de meditao que melhor se adaptem s necessidades e preferncias de cada um. Ter em mente que algum desconforto, nas costas ou nas pernas, por exemplo, pode ocorrer no comeo em iniciantes. Tentar achar uma posio mais confortvel pode ajudar nesses casos. Ter em mente que as prticas meditativas podem eventualmente trazer tona estressores ou traumas preexistentes e/ou reprimidos. O apoio de um instrutor qualificado e/ou de um profissional da sade importante nessas situaes.

PROMEF SEMCAD

COMO INDICAR E APLICAR A MEDITAO

21

22
MEDITAO APLICADA SADE

Meditao com foco na respirao


A seguir, ser apresentada uma tcnica meditativa do tipo mindfulness que utiliza como ncora a prpria respirao. segura e de simples aplicao para a populao geral e para pacientes. Tendo como base os cuidados e orientaes explicitados anteriormente, devem ser respeitados os seguintes passos:8 1. Adotando uma posio confortvel, sentado ou deitado, deve-se deixar o corpo se estabilizar na posio. Pode-se fazer uma ou duas respiraes mais profundas para trazer a ateno para o corpo, como tambm comear lentamente a observar as sensaes no corpo naquele momento (contato do corpo com o cho ou cadeira, temperatura da pele, possveis desconfortos, etc.). 2. Gradualmente, comea-se a trazer a ateno e a observao para os movimentos do corpo durante a respirao, como, por exemplo, os movimentos do trax e do abdome na inspirao e expirao do ar, ou, ainda, a sensao do ar entrando e saindo pelas narinas durante a respirao. importante seguir o fluxo natural da respirao, sem tentar alter-lo, apenas observando-o. 3. Deve-se manter, ento, a observao da respirao como ncora da ateno e da mente no momento presente, momento a momento, a cada respirao. 4. Eventualmente, se alguma distrao, pensamento, sensao ou preocupao vier tona, deve-se gentil e simplesmente apenas perceber e deixar passar, sem se prender ou julgar, voltando novamente a observao para a respirao. 5. Antes de encerrar a sesso, a ateno e a observao so trazidas novamente para as sensaes em todo o corpo naquele momento, e, lenta e gradualmente, termina-se a prtica.

Como SE Tornar um Instrutor


fundamental a manuteno de uma prtica pessoal regular de meditao para aqueles que pretendem se tornar instrutores de meditao. Diversas instituies brasileiras e internacionais oferecem cursos de formao para instrutores de meditao, em seus diversos tipos e modalidades. Alguns tm foco especfico na rea sade, como, por exemplo, o Instituto Breathworks em Manchester, Inglaterra, e o Centro de Meditao Mindfulness na Medicina de Jon Kabat-Zinn, junto Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.

11. Mesmo com os inmeros benefcios proporcionados e a simplicidade das tcnicas meditativas, que ressalva faz o autor aos profissionais e pacientes que as utilizam? ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................

23 12. Sobre os riscos da prtica meditativa, marque a alternativa correta. A) A prtica de meditao isenta de riscos. B) Algum desconforto, nas costas ou nas pernas, por exemplo, pode ocorrer em iniciantes nas prticas meditativas. C) Nenhum desconforto tem sido relatado nas prticas. D) Muitos tipos de desconforto tm sido relatados pelas pesquisas cientficas.
Resposta no final do artigo

13. Cite, com base no artigo, cinco cuidados e orientaes importantes para quem pretende iniciar e manter uma prtica meditativa. ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. 14. Sobre a formao do instrutor de meditao, aponte a alternativa correta. A) Para se tornar um instrutor de meditao, fundamental a manuteno de uma prtica pessoal regular de meditao. B) Existem poucos centros de formao de instrutores. C) No existem centros formadores no Brasil. D) Para se tornar um instrutor de meditao, no fundamental a manuteno de uma prtica pessoal regular de meditao.
Resposta no final do artigo

Caso Clnico
Pessoa de 65 anos, do sexo feminino, dona de casa, portadora de hipertenso arterial sistmica, em uso regular de diurtico, com presso arterial mdia de 144x86mmHg, chega ao consultrio relatando que iniciou prtica regular de meditao em grupo. 15. A paciente pergunta ao mdico da famlia se deveria ou no continuar no grupo. Qual deveria ser a recomendao? .................................................................................................................................................. .................................................................................................................................................. .................................................................................................................................................. ..................................................................................................................................................
Resposta no final do artigo

PROMEF SEMCAD

24
MEDITAO APLICADA SADE

CONCLUSO
A aplicao da meditao no campo da sade e na APS tem grande potencial para melhorar o estado de sade e o bem-estar da populao em geral e de pacientes, particularmente os portadores de condies crnicas. Os mdicos de famlia e comunidade e as equipes de sade da famlia deveriam incorporar a meditao em seus planos e projetos teraputicos, constituindo-se efetivamente em importantes agentes desencadeadores dessa terapia complementar efetiva e promotora de sade no Brasil. Para saber mais Sites especializados em meditao mindfulness e sade: www.breathworks-mindfulness.org.uk (Instituto Breathworks, Inglaterra) e www.umassmed.edu/cfm (Centro de Meditao Mindfulness na Medicina, Universidade de Massachusetts, Estados Unidos). Reportagens sobre meditao e sade: http://www.istoe.com.br/reportagens/51821_O+PODER+DA+MEDITACAO+PARTE+1 (textos e entrevistas sobre meditao, medicina e sade) e http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/10/meditacao-reduz-ansiedade-e-o-estresse-e-auxilia-na-cura-de-doencas.html (textos e entrevistas sobre meditao, medicina e sade).

respostas s atividades e comentrios


Atividade 1 Resposta: D Comentrio: Existem evidncias cientficas consistentes sobre os efeitos benficos da meditao aplicada sade, por exemplo, no diabetes e na hipertenso. Atividade 2 Resposta: A Comentrio: A meditao uma prtica mente-corpo baseada na conscincia plena no julgadora, que tem razes no budismo e em diversas outras tradies culturais, religiosas e filosficas. Atividade 4 Resposta: A Comentrio: O programa conhecido como MBSR desenvolve quatro tcnicas simples de meditao mindfulness, e foi um dos primeiros a utilizar a meditao aplicada sade no ocidente.

25 Atividade 6 Resposta: D Comentrio: A associao da classificao do grau de evidncia cientfica com o grau de dano potencial uma das possibilidades para tentar minimizar as limitaes do uso das evidncias cientficas para tomada de deciso clnica. No campo da sade em geral, e particularmente no campo das PICs, como a meditao, fundamental o acesso s melhores evidncias cientficas para a tomada de deciso teraputica ou profiltica, visando melhoria do cuidado s pessoas e s comunidades. Atividade 7 Resposta: B Atividade 8 Resposta: B Comentrio: A meditao tem sido utilizada com bons resultados na formao em sade e para a melhoria da qualidade de vida associada ao trabalho. Os portadores de patologias cerebrais podem se beneficiar da prtica de meditao regular, como, por exemplo, aqueles pacientes com doena de Alzheimer e sequelados de acidentes cerebrovasculares. Atividade 12 Resposta: B Comentrio: A prtica de meditao no isenta de riscos. Existem restries relativas para a prtica de meditao em portadores de esquizofrenia e epilepsia, por exemplo, e algum desconforto pode ocorrer. Atividade 14 Resposta: A Comentrio: Para se tornar um instrutor de meditao, fundamental a manuteno de uma prtica pessoal regular de meditao. Existem vrios centros formadores, inclusive no Brasil. Atividade 15 Resposta: O mdico deveria, nesse caso, recomendar e reforar a prtica meditativa, j que h evidncias com bom grau de recomendao para a prtica regular de meditao em pacientes hipertensos. O mdico deve orientar a pessoa, tambm, para continuar seguindo o tratamento prescrito para a hipertenso, mas com controle mais regular dos seus nveis pressricos, a fim de acompanhar a resposta cardiovascular prtica meditativa.

PROMEF SEMCAD

26
MEDITAO APLICADA SADE

Referncias
1. Fortney L, Bonus K. Recommending meditation. In: Rakel D. Integrative medicine. Philadelphia: Elsevier; 2007. p. 1051-64. 2. Campayo JG. La prctica del estar atento (mindfulness) en medicina. Impacto en pacientes y profesionales. Atenc Prim. 2008;40(7):363-6. 3. Chiesa A, Serretti A. Mindfulness-based stress reduction for stress management in healthy people: a review and meta-analysis. J Altern Complement Med. 2009 May;15(5):1-8. 4. Salmon P, Sephton S, Weissbecker I, Hoover K, Ulmer C,Studts JL. Mindfulness meditation in clinical practice. Cogn Behavioral Pract. 2004 Oct;11(4):434-46. 5. Kabat-Zinn J. Mindfulness-based stress reduction (MBSR). Construct Hum Sci. 2003;8:73-107. 6. Cardoso R, Souza E, Camano L. Meditao em sade: definio, operacionalizao e tcnica. In: Rossi AM, Quick JC, Perrew PL. Stress e qualidade de vida no trabalho: o positivo e o negativo. So Paulo: Atlas; 2009. p. 163-86. 7. Rakel D. Integrative medicine. 2. ed. Rio de Janeiro : Elsevier; 2007. 8. Burch V. Living well with pain & illness: the mindful way to free yourself from suffering. London : Piatkus Books; 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen