Sie sind auf Seite 1von 10

TRIBUNAL DE JUSTIA

ESTADO DE SO PAULO
9 CMARA DE DIREITO CRIMINAL

Registro: 2013.0000119750

ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao n 0006291-77.2010.8.26.0127, da Comarca de Carapicuba, em que apelante JOHELITON MENEZES DA ROCHA, apelado MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE SO PAULO.

ACORDAM, em 9 Cmara de Direito Criminal do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "Negaram provimento ao recurso. V. U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo.

julgamento

teve

participao

dos

Exmo.

Desembargadores OTVIO HENRIQUE (Presidente sem voto), SOUZA NERY E ROBERTO MIDOLLA. So Paulo, 7 de maro de 2013.

SRGIO COELHO RELATOR Assinatura Eletrnica

TRIBUNAL DE JUSTIA
ESTADO DE SO PAULO
9 CMARA DE DIREITO CRIMINAL

VOTO N 17946 APELAO N 0006291-77.2010.8.26.0127 COMARCA: CARPICUBA 1 VARA CRIMINAL

APELANTE: JOHELITON MENEZES DA ROCHA APELADO: MINISTRIO PBLICO

Apelao. Trfico de drogas. Absolvio por insuficincia probatria. Impossibilidade. Autoria e materialidade comprovadas. Conjunto probatrio robusto, suficiente para sustentar a condenao por trfico. Penas e regime prisional que no comportam alterao. Recurso defensivo no provido.

Pela r. sentena de fls. 190/196, cujo relatrio fica adotado, Joheliton Menezes da Rocha foi condenado s penas de 6 (seis) anos e 3 (trs) meses de recluso, em regime inicial fechado, e pagamento de 625 (seiscentos e vinte e cinco) dias-multa, no piso mnimo, como incurso no artigo 33, caput, Lei n 11.343/06.

Inconformado,

apela

sentenciado,

buscando

absolvio por insuficincia probatria. Subsidiariamente, pugna pela reduo da reprimenda imposta, mediante aplicao da benesse prevista no 4, do artigo 33, da referida Lei de Drogas (fls. 208/217).

O contrarrazes

recurso (fls.

foi

regularmente

processado, a

com douta

226/228),

manifestando-se

Procuradoria Geral de Justia pelo no provimento do apelo (fls. 240/245).

Este o relatrio.

Apelao n 0006291-77.2010.8.26.0127 Carapicuba 2

TRIBUNAL DE JUSTIA
ESTADO DE SO PAULO
9 CMARA DE DIREITO CRIMINAL

No obstante o dedicado esforo da combativa Defesa, a r. sentena apelada examinou corretamente a prova e decidiu acertadamente ao reconhecer a responsabilidade do apelante pelo crime de trfico de drogas descrito na pea acusatria.

Realmente,

ficou

bem

comprovado

que,

nas

circunstncias de tempo e lugar descritas na denncia, o acusado Joheliton Menezes da Rocha trazia consigo e tinha em depsito, para fins de trfico, 9.300 (nove mil e trezentas) pores de cocana, com peso lquido de 8,755kg (oito quilogramas e setecentos e cinquenta e cinco gramas), sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar.

Segundo o apurado, policiais civis da DISE de Diadema receberam denncia annima dando conta de que as drogas comercializadas em duas favelas daquela comarca eram

armazenadas na cidade de Carapicuba. A denncia informava, ainda, o endereo do local. Diante de tais informaes,

investigadores se dirigiram ao local indicado, e, j no porto do imvel, os policiais pelos sentiram forte mas cheiro ningum de os entorpecente. atendeu, e

Chamaram

moradores,

constataram que, aparentemente, no havia ningum no interior do imvel. Diante da real possibilidade de haver entorpecentes no interior da residncia, adentraram no imvel, que estava

destrancado, e, no quarto, encontraram um saco plstico contendo 4.950 (quatro mil novecentos e cinquenta) pores de cocana em p, alm de outro saco plstico cheio de embalagens vazias,

Apelao n 0006291-77.2010.8.26.0127 Carapicuba 3

TRIBUNAL DE JUSTIA
ESTADO DE SO PAULO
9 CMARA DE DIREITO CRIMINAL

similares quelas que embalavam a droga encontrada. Os policiais ainda estavam no interior da casa quando perceberam que algum estava entrando no local, surpreendendo, assim, o apelante Joheliton, que acabava de chegar residncia trazendo consigo uma sacola plstica, contendo 4.350 (quatro mil, trezentos e cinquenta) pores de cocana, que estavam embaladas de forma idntica quelas encontradas na residncia. Em revista pela casa, os policiais ainda encontraram onze folhas de caderno contendo anotaes tpicas do trfico de entorpecentes. Questionado, o acusado informou aos policiais que a droga realmente lhe pertencia, e que a venda era realizada por outra pessoa que apanhava o entorpecente naquele mesmo local. O ru informou ainda que a cocana foi entregue por um indivduo que atendia pelo nome de Eric, bem como declinou as alcunhas de outros agentes ligados ao trfico de drogas. Por fim, o acusado indicou outro endereo onde poderiam ser encontrados mais entorpecentes. Nesse local, todavia, os policiais civis no encontraram drogas, mas, somente, outros nove sacos plsticos contendo embalagens para entorpecente, iguais quelas apreendidas na residncia do ru.

Assim resumidos os fatos, importa assinalar que, embora silente em solo policial (fls. 10/11), o ru negou em Juzo a acusao de trfico (fl. 117). Disse que no morava no local, e que deu carona a um amigo, de nome Eric, que trabalhava com computadores, o qual tinha que pegar seu carro na cidade de Carapicuba e fazer uma entrega na residncia onde se deram os fatos. Afirmou que Eric permaneceu no carro, pois havia se

Apelao n 0006291-77.2010.8.26.0127 Carapicuba 4

TRIBUNAL DE JUSTIA
ESTADO DE SO PAULO
9 CMARA DE DIREITO CRIMINAL

desentendido com o comprador dos objetos, de modo que ele prprio foi fazer a entrega da sacola e acabou sendo abordado pelos policiais. Disse que no verificou o que tinha no interior da sacola, no imaginando que houvesse drogas. Negou que tenha assumido a propriedade do entorpecente apreendido ou indicado aos policiais qualquer local onde houvesse mais drogas; negou, tambm, o fornecimento de nomes e alcunhas de traficantes.

A verso do ru, contudo, alm de inverossmil e de escassa credibilidade, ficou isolada nos autos, em aberto conflito com a realidade probatria.

Ora, os informes prestados pelos policiais civis que procederam priso em flagrante do acusado e apreenso do entorpecente (fls. 03/04, 06/07 e CD acostado fl. 134) e pelo investigador de polcia que participou das buscas no endereo indicado pelo ru (fls. 08/09 e CD acostado fl. 134), acrescidos do auto de exibio e apreenso (fls. 17/19), das cpias dos papis com anotaes do trfico (fls. 21/31), das fotografias de fls. 39/41 e do laudo de exame qumico toxicolgico (fls. 62/64), servem como prova cabal da materialidade delitiva e tambm se constituem em importantes elementos de prova para a definio da autoria e formao do juzo de culpabilidade.

Registre-se que os policiais civis Carlos Eduardo da Silva, Willian Ferreira da Silva e Eder Donizete Rosa deram plena conta do ocorrido, confirmando os fatos acima reproduzidos e, consequentemente, o quadro de trfico de drogas envolvendo o

Apelao n 0006291-77.2010.8.26.0127 Carapicuba 5

TRIBUNAL DE JUSTIA
ESTADO DE SO PAULO
9 CMARA DE DIREITO CRIMINAL

apelante (fls. 03/04, 06/09 e CD acostado fl. 134).

No cabe falar em flagrante forjado, onde so criadas provas de um delito inexistente, para incriminar pessoa inocente. Tampouco h razo para se duvidar da veracidade dos relatos dos policiais, que merecem f at prova em contrrio, assim como o de qualquer pessoa idnea. Ora, a presuno juris tantum de que os policiais agiram escorreitamente no exerccio de suas funes no ficou sequer arranhada. Releva notar, ainda, por relevante, que a jurisprudncia dominante tem se inclinado para admitir que os testemunhos de policiais, quanto aos atos de diligncia, priso e apreenso, devem merecer credibilidade desde que no evidenciada m-f ou abuso de poder por parte dos agentes do Poder Pblico, o que no se verifica na hiptese dos autos, tanto assim que nada se comprovou a respeito.

O fato de o policial Eder no ter participado da priso do acusado e da apreenso do entorpecente no descaracteriza a prova. Ora, ficou claro desde o incio que tal agente participou apenas da diligncia efetuada no endereo indicado pelo ru, local em que foram apreendidas mais embalagens plsticas apropriadas para embalar entorpecente.

A defesa menciona, ainda, nas razes do recurso (fl. 211), que o ru disse no interrogatrio que seu amigo Eric estava num veculo tipo Zafira, de cor prata, informao que teria sido corroborada pelos policiais. Ocorre que, em momento algum de seu interrogatrio, o acusado fez tal afirmao. Ao contrrio, o

Apelao n 0006291-77.2010.8.26.0127 Carapicuba 6

TRIBUNAL DE JUSTIA
ESTADO DE SO PAULO
9 CMARA DE DIREITO CRIMINAL

apelante disse que Eric estava com ele, em seu carro, pois havia lhe pedido uma carona (fl. 117). Alm disso, os policiais Carlos e Willan, quando questionados em Juzo a respeito de terem visto outro veculo estacionado na rua, responderam negativamente, afirmando que apenas o automvel do ru - Ford-Ka, tambm apreendido (fl. 18) -, estava estacionado na via pblica no momento em que saram da residncia do acusado (CD acostado fl. 134).

Atente-se, ademais, que as declaraes de fls. 106/110 so meramente abonatrias. J os relatos da testemunha Selma Moreira Oliveira, ouvida apenas em solo policial (fls. 158/159), dois meses aps a data dos fatos, desatendendo diversas intimaes anteriores, no merecem credibilidade, porquanto visivelmente orquestrada para beneficiar o ru. Tais informes, no entanto, no possuem o condo de desautorizar as palavras dos policiais, que, conforme j mencionado, possuem credibilidade, mxime porque se harmonizam com o conjunto probatrio.

Importa assinalar, neste passo, que na rotina judiciria so constantes os depoimentos policiais dando conta de que a priso de traficantes s foi possvel porque tiveram informaes e notcias annimas do envolvimento do agente no crime. O caso dos autos no foge regra, no podendo o Juiz criminal ignorar esse aspecto, nem perder de vista que a atuao do traficante quase sempre sigilosa, e que, bem por isso, a investigao policial depende muito de informaes annimas, provindas de pessoas que tm fundado receio de se envolver. Alis, no raras vezes, o

Apelao n 0006291-77.2010.8.26.0127 Carapicuba 7

TRIBUNAL DE JUSTIA
ESTADO DE SO PAULO
9 CMARA DE DIREITO CRIMINAL

informante chega a ser identificado, porm, por razes mais do que bvias, solicita ao agente policial que sua identidade permanea no anonimato. No caso em tela, ademais, no h como negar que as denncias annimas tinham foros de verdade, tanto que

culminaram com a apreenso de enorme quantidade de cocana, que, no fosse a bem sucedida ao policial, certamente seria vendida a infelizes usurios e dependentes qumicos de Diadema e regio. oportuno referir, ainda, que o art. 5, 3, do Cdigo de Processo Penal, estabelece que Qualquer pessoa do povo que
tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao publica poder, verbalmente ou por escrito,

comunic-la autoridade policial (grifei).

No demasiado enfatizar, tambm, em consonncia com o melhor entendimento jurisprudencial, que o crime de trfico de drogas, alm de ser de mera conduta, de ao mltipla e contedo variado, no havendo que se falar na prtica de atos de mercancia para a sua configurao. Neste sentido: No
indispensvel a prova efetiva do trfico para a formao de um juzo de certeza, pois tal convencimento pode resultar satisfatoriamente comprovado pelo conjunto de indcios e

circunstncias que cercam o agente envolvido. (RT 729/542). Para a caracterizao se torna o do fato trfico de que o de entorpecente, no foi

irrelevante

infrator

colhido no prprio ato da venda da mercadoria proibida. Ademais, esse delito de carter permanente, consumando-se com a deteno do txico pelo agente para comercializao.

(RT

714/357).

crime que

de no

trfico haja

de

entorpecentes de txico,

mas

configurado

ainda

venda

evidenciada somente a posse do produto destinado a consumo

Apelao n 0006291-77.2010.8.26.0127 Carapicuba 8

TRIBUNAL DE JUSTIA
ESTADO DE SO PAULO
9 CMARA DE DIREITO CRIMINAL

de outrem. Configurando crime de perigo abstrato, o trfico no exige efetiva oferta da droga a terceiro, pois o bem jurdico tutelado a sade pblica. condenvel a simples possibilidade de distribuio (gratuita ou onerosa) do

entorpecente. (RT 776/663).

Nessa conjuntura, bem de ver que o desfecho condenatrio era mesmo de rigor. De fato, tendo em vista a enorme quantidade de cocana apreendida, droga causadora de

dependncia qumica rpida e danos irreversveis, em pores individuais, prontas para a venda, e as circunstncias da apreenso, bem esclarecidas nos depoimentos dos policiais, alm da falta de comprovao de atividade lcita exercida pelo ru, que inclusive mencionou em Juzo estar desempregado (CD acostado fl. 134), no deixam dvida de que o apelante estava efetivamente envolvido com o trfico de drogas.

As penas foram bem individualizadas e justificadas e no comportam alterao. A bsica foi corretamente fixada acima do mnimo legal, na frao de (um quarto), o que, a meu ver, se mostra adequado e condizente com o princpio da suficincia da resposta penal, tendo em vista a quantidade e a natureza do entorpecente apreendido, luz do que dita o artigo 42, da Lei n 11.343/06. A propsito, que consagra a jurisprudncia do Pretrio Excelso: Ao fixar a pena dentre os limites mnimo e
mximo estabelecidos no preceito secundrio do tipo do trfico, pode o Juiz majorar a pena a partir da conjugao da espcie de substncia apreendida com outros elementos, como a quantidade ou mesmo a qualidade do entorpecente

Apelao n 0006291-77.2010.8.26.0127 Carapicuba 9

TRIBUNAL DE JUSTIA
ESTADO DE SO PAULO
9 CMARA DE DIREITO CRIMINAL

apreendido (HC n 94.655-1/MS, 1 T., Rel. Min. Crmen Lcia,

j. 19.8.2008).

Para que no fique sem registro, cumpre observar que no caso em tela descabe a aplicao da benesse prevista no 4, do artigo 33, da referida Lei de Drogas, que, como sabido, tem por objetivo beneficiar somente o traficante eventual, e no aquele que exerce atividade criminosa e faz do trfico o seu meio de vida, como o caso do apelante, efetivamente comprometido com o hediondo comrcio de drogas. Releva notar, neste passo, por oportuno, que a pena do tipo a que consta do art. 33, caput, sendo a figura do 4 de aplicao excepcional, por tcnica legislativa e poltica criminal, que, como j se disse, no tem aplicao na hiptese dos autos.

Por fim, em se tratando de crime equiparado a hediondo, o regime inicial fechado decorre de disposio legal expressa, e, no caso dos autos, o que convm, efetivamente, para coibir a infrao praticada pelo ru.

Ante o exposto, nego provimento ao recurso, mantendo, na ntegra, a r. sentena monocrtica. SRGIO COELHO Relator
(Assinatura Eletrnica)

Apelao n 0006291-77.2010.8.26.0127 Carapicuba 10

Das könnte Ihnen auch gefallen