Sie sind auf Seite 1von 12

MANUTENO EM CONTROLE-REMOTO (CR) (Por Joo Gomes) Este artigo foi escrito pelo meu grande amigo e tcnico

de eletrnica Joo Gomes. Ele d curso de conserto e recuperao de controle-remoto no "Curso Aladim". um grande tcnico nesta rea e trabalha em loja de vendas e consertos de CR na regio da Sta Efignia. Vale a pena acompanhar este artigo muito bem elaborado por ele: O controle-remoto (CR) formado por duas partes: Transmissor e Receptor. O transmissor usado para emitir luz infravermelha contendo os sinais de controle para o TV ou outro aparelho. O receptor fica no aparelho e ao receber o infravermelho, decodifica os sinais e os envia ao CI micro para controlar a funo escolhida. Veja abaixo:

Ferramentas usadas para trabalhar com CR Como abrir um CR Partes de um CR Manta de contatos Como limpar um CR O cristal do CR Teste do cristal do CR O LED infravermelho ou infrared Como testar o LED infrared A placa de circuito impresso do CR ROTEIRO PARA CONSERTO E RECUPERAO DE CR CONTROLE-REMOTO UNIVERSAL FERRAMENTAS 1 Lupa ou lente de aumento 2 Pina 3 Alicate de desencapar fios 4 Alicate de bico

5 Alicate de corte 6 Chave de fenda pequena 7 Chave phillips pequena 8 Ponta fina 9 Tesoura 10 Sugador de solda 11 Agulha 12 Faquinha ou canivete

Alm dessas tambm ferro de solda de 25 ou 30 W ponta bem fina, escova de dentes velha, pedao de camiseta velha (malha), cola super bonder ou pegamil, tintas condutivas. COMO ABRIR UM CR Tirar os parafusos (se tiver) com chave de fenda ou Phillips, fazer uma toro para abrir uma fenda no gabinete, de preferncia na regio do porta-pilhas. Aps coloque uma lmina de madeira na fenda produzida (pode ser parte de um pregador de roupas) e passe pela fenda at destravar o gabinete e abrir o controle. O motivo de ser usada a madeira que ela no danifica a caixa do CR. Veja a sequncia abaixo:

No conveniente destravar a caixa do controle usando chave de fenda. Esta prtica pode amassar a caixa. Clique aqui para ver uma caixa amassada pelo uso de uma chave de fenda de forma errada. PARTES DE UM CR

1 Tampa traseira; 2 Tampa da frente; 3 Placa de circuito impresso; 4 Tampa das pilhas; 5 Boto de avano e retrocesso do VCR; 6 Manta (ou tapete) de contatos de grafite. MANTA DE CONTATOS Este componente varia em formato e tamanho dependendo do modelo do CR. um tapete de borracha com as teclas para as funes. Embaixo das teclas h um contato de grafite. Abaixo vemos alguns tipos de manta usado nos CRs:

Para saber se uma manta tem condutividade, use o mitter em X10. Coloque as duas pontas (vm e pr) no mesmo contato, o mais distantes possvel. Se o ponteiro deflexionar, o contato est bom. Se no, o contato j est gasto. Clique aqui para ver o teste. TESTE DA MANTA DO CR

COMO LIMPAR UM CR Limpar a placa usando lcool isoproplico com uma escova de dentes de cerdas macias. Aps passe um tecido de malha (pedao de camiseta velha) umedecido no lcool mencionado. O motivo da manta que ela no solta plos na placa do CR. Lavar a manta de contatos com detergente e gua, usando a escova de dentes para tirar toda a oleosidade e sujeira. Secar com um pano, mas sem esfreg-lo na manta. Apenas coloque a manta sobre o pano e dobre-o at ela

secar. Lavar a carcaa do CR usando sabo ou detergente neutro, usando a escova para tirar os resduos que ficam nas cavidades onde se encaixa a manta, tomando o cuidado de no quebrar as partes frgeis. Veja abaixo como se limpa a manta:

OBS : USAR SEMPRE DETERGENTE OU SABO NEUTRO. As manchas de fitas adesivas saem com lcool isoproplico ou removedor sem cheiro. Molhe o pano e passe sobre a mancha. Clique aqui para ver uma manta com uma oleosidade geralmente causada pelo contato com os dedos. Por isto conveniente proteger o controle com uma capinha. O CRISTAL DO CR feito internamente por duas lminas de quartzo. Atravs da frequncia do cristal, o CI gera o sinal de controle para o aparelho. O cristal pode ter 2 ou 3 terminais. Veja os cristais de dois terminais:

Relao dos cristais mais usados em CR: Com 2 terminais: 455 KHz (o mais usado), 393 KHz, 400 KHz, 420 KHz, 425 KHz, 429 KHz, 432 KHz, 440 KHz, 480 KHz, 485 KHz. Com 3 terminais: 455 KHz, 2 MHz, 3,14 MHz, 3,45 MHz,3,52 MHz, 3,64 MHz, 4 MHz, 8 MHz.Veja abaixo os cristais de 3 terminais:

A diferena das freqncias ser notada atravs do som que o controle emite bem perto de um rdio AM prximo da faixa dos 1000 KHz ou num receptor preparado para testar CR. Obs: Pode-se trocar um cristal de 3 terminais por um de 2 na falta do modelo original. A diferena est que o cristal de 3 terminais possui 2 capacitores internos (geralmente de 100 pF). No cristal de 2 terminais, estes capacitores so montados fora dele. Portanto, para trocar o de 3 pelo de dois deve se colocar os capacitores de 100 pF entre cada terminal extremo e o terra. TESTE DO CRISTAL DO CR Se o cristal apresentar defeito o CR no funcionar. O defeito mais comum do cristal a quebra de seus terminais interna ou externamente, causado geralmente por pancada (o usurio costuma deixar cair o controle no cho). A melhor soluo para test-lo fazer a troca por um novo com a mesma frequncia. Se no for possvel a troca na hora, monte um testador de cristal como visto abaixo:

Pegue uma placa de CR boa, tire o cristal original e ligue duas garras jacar nas trilhas correspondentes. Coloque as garras no cristal suspeito, alimente a placa e com um pedao de manta aperte os contatos. Se a placa de CR emitir som , o cristal est bom. Tambm como opo pode se colocar um LED comum no lugar do infrared para ver se o mesmo d as piscadas quando apertamos os contatos com o pedao de manta. Clique aqui para ver como devem ser pressionados os contatos da placa usando pedao de manta.

APERTAR OS CONTATOS COM UM PEDAO DE MANTA

LED INFRARED Funciona da mesma forma que o LED comum, porm emite uma luz infravermelha (invisvel). Ateno para a posio dos terminais e a colocao destes componentes na placa. Abaixo vemos o aspecto fsico de alguns tipos de LED infrared:

A cor da cpsula no quer dizer nada na hora da substituio deste componente. TESTE DO LED INFRARED Podemos usar a escala de X1 do multitester e verificar se no teste do componente nos dois sentidos o ponteiro s deflexiona num sentido. Se deflexionar nos dois sentidos ou em nenhum ele est queimado. Tambm podemos troc-lo por um

LED comum ou ento montar um testador de infrared com uma placa boa de CR. Veja abaixo:

A PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO DO CR Alguns CRs usam componentes (diodos, transstores, CI , resistores e capacitores) comuns. Porm os mais modernos usam os minsculos componentes SMD. H tambm os controles que tm um fotodiodo junto com os LEDs. Estes tipos so chamados de copiadores porque podem copiar o cdigo de outros controles. A placa possui trilhas normais de cobre, trilhas feitas de grafite e os contatos feitos de grafite. Veja abaixo alguns exemplos:

ROTEIRO PARA CONSERTO E RECUPERAO DE CR Em primeiro lugar teste as pilhas e verifique o estado do porta-pilhas. s vezes o usurio deixa as pilhas no CR por vrios anos e as mesmas acabam vazando e corroendo completamente as lminas do porta-pilhas. Clique aqui para ver dois tipos de corroso do porta pilhas. Se ocorreu o vazamento das pilhas abra o controle e verifique se no houve o enferrujamento (oxidao) dos contatos metlicos internos e das trilhas. Se no ocorreu a oxidao das trilhas, apenas dos contatos metlicos ainda d para recuperar o CR. Se as trilhas oxidaram no mais o que fazer. Clique aqui para ver como pode ocorrer a oxidao da placa.

Se no ocorreu o vazamento das pilhas e estas esto boas, abra o controle conforme j explicado, teste os contatos da manta em primeiro lugar. Abaixo temos uma relao de defeitos que ocorrem na manta e a maneira de elimin-los: a. Mais comuns oleosidade e sujeira, isolando a manta: Correo Lavar a manta e limpar a placa; b.Sem condutividade nos contatos de grafite: Correo Trocar a manta se tiver outra ou usar tinta condutiva (grafite ou prata); Clique aqui para ver as tintas usadas para recuperar a manta. OBS Antes de usar tinta condutiva, a manta dever estar limpa e seca. Passar um pano (malha) molhado com lcool isoprollico nos contatos para uma melhor aderncia da tinta. Tambm podemos recuperar uma tecla sem condutividade cortando a rodinha de grafite de uma outra manta e colando sob a tecla danificada. Para isto usamos uma cola tipo Super bonder ou Pegamil (apenas uma minscula gotinha) e a manta a ser recuperada deve estar limpa e com o contato a ser recuperado lixado com lixa de unha. Se a manta est normal, antes de mais nada troque ou teste o cristal. Se o cristal est bom, abaixo relacionamos os defeitos mais comuns que podem ocorrer na placa de circuito impresso: a. Mais comuns LED infrared queimado ou cristal quebrado: Correo Trocar peas defeituosas; b. Solda fria no p do LED: Correo Ressoldar; c. Solda fria nos terminais do CI da placa, principalmente se for do tipo SMD: Correo Ressoldar os terminais do CI. Clique aqui para ver um CI SMD ressoldado; d. Trilhas interrompidas devido a cortes, trincos e corroso: Correo Reconstituir com solda, usar fio bem fino para emenda ou tinta prata condutiva; Clique aqui para ver algumas placas com trilhas recuperadas com tinta prata. Tambm vemos a manta recuperada com tinta condutiva; e. Curtos nas soldas: Correo Eliminar com sugador e refazer a solda; f. Pontes interrompidas: Correo Refazer com tinta condutiva prata; g. Curto nos contatos: Correo Limpar com lcool isoproplico; h. Sem condutividade ou condutividade muito fraca nas ligaes: Correo Refazer pontos fracos com tinta condutiva prata. (tinta grafite no serve); TINTAS PARA RECUPERAR CR

Das könnte Ihnen auch gefallen