Sie sind auf Seite 1von 3

Os espaos scio-ocupacionais do assistente social

Os espaos scio-ocupacionais do assistente social


Sob a hegemonia das finanas e na busca incessante da produo de super lucros, aquelas estratgias vm incidindo radicalmente no universo do trabalho e dos direitos.As medidas para superao da crise sustentam-se no aprofundamento da explorao e expropriao dos produtores diretos, com a ampliao da extrao do trabalho excedente e a expanso do monoplio da propriedade territorial, comprometendo simultaneamente recursos naturais necessrios preservao da vida e os direitos sociais e humanos das maiorias. O bem-estar social tende a ser transferido ao foro privado dos indivduos e famlias, dependente do trabalho voluntrio ou dos rendimentos familiares dos diferentes segmentos sociais na aquisio de bens e servios mercantis, restando ao Estado, preferencialmente, a responsabilidade no alvio da pobreza extrema. O consenso de classe alimentado pela mdia, pelas iniciativas empresariais no marco da re-estruturao produtiva e da responsabilidade social, pela ampla re-estruturao gerencial do Estado brasileiro, condensada na contrarreforma do Estado (BEHRING, 2003) e correspondentes polticas sociais. As alteraes verificadas nos espaos ocupacionais do assistente social tm razes nesses processos sociais, historicamente datados, expressando tanto a dinmica da acumulao, sob a prevalncia de interesses rentistas, quanto a composio do poder poltico e a correlao de foras no seu mbito, capturando os Estado Nacionais, com resultados regressivos no mbito da conquista e usufruto dos direitos para o universo dos trabalhadores.

Assistente social, trabalhador assalariado O assistente social no Brasil majoritariamente um funcionrio pblico, que atua predominantemente na formulao, planejamento e execuo de polticas sociais com destaque s polticas de sade, assistncia social, educao, habitao, entre outras. O segundo maior empregador so empresas privadas com 13,19% (o mesmo ndice que as instituies federais), seguido do Terceiro Setor, com 6,81% (englobando Organizaes No Governamentais (ONGs), Associaes, Cooperativas, entre outras que viabilizam a chamada responsabilidade social). A jornada de trabalho predominante de 40 horas, abrangendo 50,70% dos assistentes sociais, seguida da jornada de 30 horas (28,65%). A carga de mais de 40 horas ocupa o terceiro lugar. As maiores frequncias incidem nas reas de: assistncia (35,45%), criana e adolescente (25,12%), sade (16,67%) idoso (7,08%), direitos humanos (6,57%), mulher (4,23%), portador de deficincia (1,41%).
O propsito deste segmento indicar elementos para uma anlise do trabalho do assistente social, que considere suas particularidades e focalize as tensas relaes entre

projeto tico-poltico profissional e estatuto assalariado, como ncleo irradiador da argumentao. Um desafio romper as unilateralidades presentes nas leituras do trabalho do assistente social com vieses ora fatalistas, ora messinicos, tal como se constata no cotidiano profissional (IAMAMOTO, 1992). O exerccio profissional tem sido abordado em sua dimenso de trabalho concreto, til: em seu valor de uso social, como uma atividade programtica e de realizao que persegue finalidades e orienta-se por conhecimentos e princpios ticos, requisitando suportes materiais e conhecimentos para sua efetivao. A diviso do trabalho e a propriedade so expresses idnticas: o que a primeira enuncia em relao atividade do homem, a segunda enuncia em relao ao produto dessa atividade.

A metamorfose dos espaos ocupacionais do assistente social A primeira proposta que norteia os princpios da seguridade social na Carta Constitucional de 1988 aposta no avano da democracia, fundada na participao e do controle popular; na universalizao dos direitos e, em consequncia, da cobertura e do atendimento das polticas sociais; na garantia da gratuidade no acesso aos servios; na integralidade das aes voltadas defesa da cidadania de todos na perspectiva da igualdade. Um exemplo atual encontra-se na difuso das Redes de Parcerias Social e nos Fundos de Solidariedade na contramar de toda a legislao que considera a assistncia social como direito no contributivo do cidado, assegurado pelo Estado. Na contracorrente dos direitos sociais, essas iniciativas potenciam tradicionais marcas da assistncia social no Brasil: clientelismo, fragmentao institucional ausncia de mecanismos de participao e controle popular, opacidade entre o pblico e o privado etc. Nesse sentido, necessrio reassumir os trabalhos de base de educao, mobilizao e organizao popular , organicamente integrados aos movimentos sociais e s instncias de organizao poltica dos segmentos e grupos sociais subalternos, o que parece ter sido parcialmente submerso do debate profissional ante o refluxo dos movimentos sociais e dos processos massivos de organizao sindical e social, a partir da dcada de noventa. Os espaos ocupacionais: exigncias para sua anlise O desafio dos textos que se seguem salientar o trabalho do assistente social em espaos ocupacionais de natureza diferentes particularizando as competncias e atribuies profissionais nesses espaos; e o seu significado social no processo de reproduo das relaes sociais, ante as profundas transformaes que se operam na organizao e consumo do trabalho e nas relaes entre o Estado e a sociedade civil com

a radicalizao neoliberal. radicalizao neoliberal.

Das könnte Ihnen auch gefallen