Sie sind auf Seite 1von 24

Exerccios de Histria do Brasil Perodo Colonial sobre Perodo do Acar com Gabarito

1) (Vunesp-2003) O Brasil foi dividido em quinze quinhes, por uma srie de linhas paralelas ao equador que iam do litoral ao meridiano de Tordesilhas, sendo os quinhes entregues () [a] um grupo diversificado, no qual havia gente da pequena nobreza, burocratas e comerciantes, tendo em comum suas ligaes com a Coroa. (B. Fausto, Histria do Brasil.) No texto, o historiador refere-se s A) cmaras setoriais. B) sesmarias. C) colnias de povoamento. D) capitanias hereditrias. E) controladorias.

5) (UNIFESP-2003) Com relao economia do acar e da pecuria no nordeste durante o perodo colonial, correto afirmar que: A) por serem as duas atividades essenciais e complementares, portanto as mais permanentes, foram as que mais usaram escravos. B) a primeira, tecnologicamente mais complexa, recorria escravido, e a segunda, tecnologicamente mais simples, ao trabalho livre. C) a tcnica era rudimentar em ambas, na agricultura por causa da escravido, e na criao de animais por atender ao mercado interno. D) tanto em uma quanto em outra, desenvolveram-se formas mistas e sofisticadas de trabalho livre e de trabalho compulsrio. E) por serem diferentes e independentes uma da outra, no se pode estabelecer qualquer tentativa de comparao entre ambas.

2) (UEL-1996) A poltica econmica do mercantilismo explica, no Brasil Colnia, a: a) decadncia da economia de subsistncia no Nordeste. b) introduo do trabalho assalariado na agricultura. c) prtica econmica da substituio de importaes. d) implementao da indstria txtil no Sudeste. e) implantao da empresa agrcola aucareira.

3) (UFSCar-2001) Sobre a economia e a sociedade do Brasil no perodo colonial, correto relacionar A) economia diversificada de subsistncia, grande propriedade agrcola e mo-de-obra livre. B) produo para o mercado interno, policultura e explorao da mo-de-obra indgena no litoral. C) capitalismo industrial, exportao de matrias-primas e explorao do trabalho escravo temporrio. D) produo de manufaturados, pequenas unidades agrcolas e explorao do trabalho servil. E) capitalismo comercial, latifndio monocultor exportador e explorao da mo-de-obra escrava.

6) (Mack-2005) Entre as funes desempenhadas pela Igreja Catlica no perodo colonial, destaca-se: a) o incentivo escravizao dos nativos, pelos colonos, por meio da qualificao de todos os ndios como criaturas sem alma. b) a tentativa de restringir a utilizao de mo-de-obra escrava indgena, apenas aos servios agrcolas nas reas de extrao do ouro e da prata. c) a orientao da educao indgena, no sentido de estimular a formao, na colnia, de uma elite intelectual catlica. d) a imposio dos princpios cristos por meio da catequese, favorecendo o avano do processo colonizador. e) a promoo da plena alfabetizao com a converso de todos os ndios e negros f catlica.

7) (UFMG-1994) Leia os versos. "Seiscentas peas barganhei - Que pechincha! - no Senegal A carne rija, os msculos de ao, Boa liga do melhor metal. Em troca dei s aguardente, Contas, lato - um peso morto! Eu ganho oitocentos por cento Se a metade chegar ao porto". (Heinrich HEINE,, APUD BOSI, Alfredo. DIALTICA DA COLONIZAO. So Paulo: Cia. das Letras, 1992). a) IDENTIFIQUE a atividade a que se referem esses versos. b) Cada uma das estrofes desenvolve uma idia central. IDENTIFIQUE essas idias.

4) (UNICAMP-2003) Em 1694, tropas comandadas pelo paulista Domingos Jorge Velho destruram o quilombo de Palmares, que havia se formado desde o incio do sculo XVII. Poucos sobreviveram ao ataque final, refugiando-se nas matas da Serra da Barriga sob a liderana de Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695, depois de resistir por quase dois anos. a) O que foi o quilombo de Palmares? b) Alm de realizar ataques a quilombos, que outros interesses tinham os paulistas em suas expedies pelos sertes? c) Explique por que o dia da morte de Zumbi considerado o "dia nacional da conscincia negra".

8) (Fuvest-2000) No que diz respeito combinao entre capital, tecnologia e organizao, a lavoura aucareira

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

implantada pelos portugueses no Brasil seguiu um modelo empregado anteriormente a) no Norte da frica e no Caribe. b) no Mediterrneo e nas ilhas africanas do Atlntico. c) no sul da Itlia e em So Domingos. d) em Chipre e em Cuba. e) na Pennsula Ibrica e nas colnias holandesas.

9) (Vunesp-2003) No Brasil, costumam dizer que para os escravos so necessrios trs PPP, a saber, pau, po e pano. E, posto que comecem mal, principiando pelo castigo que o pau, contudo, prouvera a Deus que to abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes o castigo. (Andr Joo Antonil, Cultura e opulncia do Brasil por suas drogas e minas, 1711) a) Qual a crtica ao sistema escravista feita pelo autor do trecho apresentado? b) Indique dois motivos que explicam a introduo da escravido negra na poro americana do Imprio portugus.

10) (UFSCar-2003) Observe os versos da cano. (...) Mesmo depois de abolida a escravido Negra a mo de quem faz a limpeza Lavando a roupa encardida, esfregando o cho Negra a mo, a mo da pureza Negra a vida consumida ao p do fogo Negra a mo nos preparando a mesa Limpando as manchas do mundo com gua e sabo (...) ta branco sujo (Gilberto Gil, A mo da limpeza) a) Que origens histricas desencadearam a realidade descrita na letra de msica apresentada? b) Que elementos da atual realidade brasileira esto presentes nessa letra de msica?

pendores, exps h muito, arrebatando-lhes para longe todos os elementos degradados, as sries mais antigas daqueles ltimos rebentos das montanhas (...), dispondo-se em cenrios em que ressalta, predominantemente, o aspecto atormentado das paisagens. (...) Dissociam-na [a terra] nos veres queimosos; degradam-na [a terra] nos invernos torrenciais. (CUNHA, Euclides da. Os sertes. Ed. crtica org. por Walnice N. Galvo. So Paulo: tica, 1998. p. 26.) Com base nos textos, assinale a alternativa que apresenta a compreenso dos autores sobre o serto. a) Para Anchieta o serto o lugar do mal, onde o demnio fica espreita pronto para atacar, enquanto para Euclides uma terra atormentada e martirizada em sua essncia. b) Para Euclides o serto a confirmao da descrio idlica de Caminha, enquanto para Anchieta o purgatrio, onde jamais a palavra de Deus frutificar. c) Tanto para o jesuta quanto para o escritor o serto o espao do sertanejo fraco, que foge da luta contra a fria dos elementos da natureza. d) Tanto para o jesuta quanto para o escritor o serto o lugar da promessa de riqueza, que pode redimir os males da sociedade brasileira. e) Para Euclides o serto o espao do encontro harmonioso entre o homem e a natureza, enquanto para Anchieta o lugar das delcias do paraso cristo.

11) (UEL-2003) Nos textos a seguir, o jesuta Jos de Anchieta e o escritor Euclides da Cunha apresentam imagens inusitadas do serto brasileiro. O mal se espalha nos matos ou se esconde nas furnas e nos pntanos, de onde sai noite sob as espcies da cobra e do rato, do morcego e da sanguessuga. Mas o perigo mortal se d quando tais foras, ainda exteriores, penetram na alma dos homens. (Jos de Anchieta citado por CHAU, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2000. p. 66.) uma paragem impressionadora. As condies estruturais da terra l se vincularam violncia mxima dos agentes exteriores para o desenho dos relevos estupendos. O regime torrencial dos climas excessivos, sobrevindo de sbito, depois das insolaes demoradas, e embatendo naqueles

12) (UEL-2003) A escravido marcou profundamente as relaes inter-raciais no tecido social do Brasil e dos Estados Unidos. Sobre as relaes inter-raciais na atualidade, correto afirmar: a) No Brasil, os negros sofrem segregao e restries legais formalizadas na limitao da escolha de moradias e do acesso a locais pblicos. b) Nos Estados Unidos, existe uma harmoniosa convivncia entre negros e brancos nos diversos espaos pblicos. c) Os conceitos e categorias elaborados para analisar e descrever as relaes sociais entre negros e brancos devem ser os mesmos para os dois pases. d) No Brasil a tese da democracia racial est consolidada, sendo que o preconceito e a discriminao racial restringem-se ao passado colonial. e) As diferenas entre negros e brancos, que estruturam a sociedade brasileira, so alimentadas pelas desigualdades de classes e pelos preconceitos raciais. 13) (FGV-2003) Os escravos so as mos e os ps do senhor de engenho, porque sem eles no possvel fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente. ANTONIL, Cultura e opulncia do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982, p. 89. Assinale a alternativa correta: A) A escravizao dos negros africanos permitiu que os ndios deixassem de ser escravizados durante o perodo colonial. B) O trabalho manual era visto como degradante pelos senhores brancos, e a escravido, uma forma de lhes garantir uma vida honrada no continente americano.

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

C) Apesar dos vultosos lucros obtidos com o trfico, a adoo da escravido de africanos explica-se pela melhor adequao dos negros rotina do trabalho colonial. D) Extremamente difundida na Regio Nordeste, a escravido teve um papel secundrio e marginal na explorao das minas de metais e pedras preciosas no interior do Brasil. E) Diante das condies de vida dos escravos, os jesutas criticaram duramente a escravido dos negros africanos, o que provocou diversos conflitos no perodo colonial.

14) (FGV-2003) Durante a poca Moderna, o sistema de plantation: A) propagou-se pela Europa Ocidental e caracterizou-se pela pequena explorao agrcola, pelo trabalho assalariado e pela produo em pequena escala de gneros alimentcios. B) disseminou-se pelo continente africano e caracterizavase pela prtica do escambo entre os conquistadores europeus e as tribos nativas. C) instalou-se no continente americano e tinha como caractersticas o latifndio, a escravido e a produo em larga escala de matrias-primas e gneros tropicais. D) foi uma particularidade da Amrica de colonizao ibrica e caracterizava-se pela grande propriedade agrcola, escravido e produo de manufaturados. E) foi uma especificidade da Amrica anglo-sax e tinha como caractersticas a pequena propriedade, o trabalho familiar e o desenvolvimento do mercado interno colonial.

B) facilitou a busca de metais nobres, principal objetivo dos colonizadores, em virtude da falta de habilidade dos africanos na procura e localizao de minas e no manejo dos instrumentos de minerao. C) ofereceu mercado para os produtos primrios das colnias, como se pode notar no crescimento intenso do consumo no sul dos Estados Unidos, onde se utilizava mode-obra escrava. D) garantiu acumulao de capital nas metrpoles, em virtude dos ganhos obtidos no trfico, que envolvia desde a aquisio de negros na frica at sua venda para o trabalho escravo na Amrica. E) impediu a escravizao do ndio e assegurou a persistncia de grandes comunidades indgenas, como se pode notar nas regies dos antigos Imprios Inca, Maia e Asteca, que se mantiveram intocadas pelo espanhol.

15) (FGV-2004) Comparando a produo canavieira extrao mineradora no Brasil colonial, podemos afirmar que: a) A primeira caracterizou-se pela utilizao da mo-deobra escrava, enquanto a segunda baseou-se fundamentalmente no trabalho assalariado. b) A primeira esteve voltada para o mercado interno colonial e a segunda articulou-se aos circuitos do mercado mundial. c) A primeira desenvolveu-se principalmente nas reas do interior, enquanto a segunda estabeleceu-se principalmente nas reas prximas ao litoral. d) A primeira esteve vinculada s estruturas do Antigo Sistema Colonial, enquanto a segunda pde desenvolver- se independentemente do controle metropolitano. e) A primeira desenvolveu-se numa sociedade de carter rural e a segunda promoveu o aparecimento de uma sociedade de carter fortemente urbano.

17) (Mack-2005) O trabalho da Companhia de Jesus foi um dos elementos que contribuiu para colonizao do territrio brasileiro.Sobre a participao dos padres jesutas nesse processo, assinale a alternativa correta. a) Os jesutas destacaram-se na ocupao da regio norte do territrio brasileiro, que assumiu, no sculo XVII, o papel de rea central do pacto colonial. b) Os jesutas, atravs de sua ao missionria, colaboraram para a consolidao do controle da Coroa Portuguesa sobre as reas coloniais. c) Graas atuao do Marqus de Pombal, e por meio da aliana do Estado com a Companhia de Jesus, foram criadas as condies polticas para a ao dos jesutas. d) Os ndios, os jesutas e os bandeirantes coexistiram de forma harmnica, consolidando e ampliando a dominao portuguesa sobre os territrios do Paraguai e do Uruguai. e) A catequese converteu o indgena em mo-de-obra disponvel e majoritria, na agricultura de exportao, durante todo o perodo colonial.

18) (UFSCar-2005) O principal porto da Capital [de Pernambuco], que o mais nomeado e freqentado de navios que todos os mais do Brasil, (...) est ali uma povoao de 200 vizinhos, com uma freguesia do Corpo Santo, de quem so os mareantes mui devotos, e muitas vendas e tabernas, e os passos do acar, que so umas lojas grandes, onde se recolhem os caixes at se embarcarem nos navios.
(Frei Vicente do Salvador, Histria do Brasil 1500-627.)

16) (PUC-SP-2005) A utilizao de escravos negros africanos teve papel bastante importante na colonizao das Amricas porque A) diminuiu a produtividade na agricultura, dada a baixa capacidade de trabalho dos africanos, implicando declnio da lavoura aucareira, como se pode notar no Nordeste brasileiro e no Caribe.

O texto refere-se ao povoado de Recife. A partir do texto, correto afirmar que um aspecto histrico que explica a condio do povoado na poca foi A) o investimento feito pelos franceses na sua urbanizao. B) a concorrncia econmica com So Vicente, o que justifica seu baixo ndice de populao. C) a relao que mantinha com o interior do pas, sendo o principal entreposto do comrcio interno da produo de subsistncia. D) o fato de ser prspero economicamente por conta da produo de acar para exportao.

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

E) a presena da Igreja catlica, estimulando romarias e peregrinaes de devotos. 19) (UNIFESP-2005) Se abraarmos alguns costumes deste gentio, os quais no so contra nossa f catlica, nem so ritos dedicados a dolos, como cantar cantigas de Nosso Senhor em sua lngua e isto para os atrair a deixarem os outros costumes essenciais.
(Manuel da Nbrega, em carta de 1552.)

Com base no texto, pode-se afirmar que A) os jesutas, em sua catequese, no se limitaram a aprender as lnguas nativas para cristianizar os indgenas. B) a proposta do autor no poderia, por suas concesses aos indgenas, ser aceita pela ordem dos jesutas. C) os mtodos propostos pelos jesutas no poderiam, por seu carter manipulador, serem aceitos pelos indgenas. D) os jesutas experimentaram os mais variados mtodos para alcanar seu objetivo, que era explorar os indgenas. E) os jesutas, depois da morte de Jos de Anchieta, abandonaram seus escrpulos no sentido de corromper os indgenas.

21) (UNIFESP-2004) De acordo com um estudo recente, na Bahia, entre 1680 e 1797, de 160 filhas nascidas em 53 famlias de destaque, mais de 77% foram enviadas a conventos, 5% permaneceram solteiras e apenas 14 se casaram. Tendo em vista que, no perodo colonial, mesmo entre pessoas livres, a populao masculina era maior que a feminina, esses dados sugerem que A) os senhores-de-engenho no deixavam suas filhas casarem com pessoas de nvel social e econmico inferior. B) entre as mulheres ricas, a devoo religiosa era mais intensa e fervorosa do que entre as mulheres pobres. C) os homens brancos preferiam manter sua liberdade sexual a se submeterem ao despotismo dos senhores-deengenho. D) a vida na colnia era to insuportvel para as mulheres que elas preferiam vestir o hbito de freiras na Metrpole. E) a sociedade colonial se pautava por padres morais que privilegiavam o sexo e a beleza e no o status e a riqueza.

20) (UFV-2005) Em 1807, o naturalista prussiano Alexander Von Humboldt afirmou que, na Espanha, o fato de no se possuir ascendentes judeus ou rabes constitua uma espcie de ttulo de nobreza, enquanto na Amrica a cor da pele (mais ou menos branca) indicava a posio social do indivduo. Essas prticas discriminatrias tm longnquas razes histricas, que remetem reconquista da Pennsula Ibrica e colonizao da Amrica. A partir dessas informaes, leia atentamente os itens abaixo. I. Na reconquista da Pennsula Ibrica, processo que antecedeu expanso ultramarina, os cristos promoveram a expulso ou subordinao de grupos tnicos mouros e judeus. II. As aes dos tribunais da Inquisio tinham por objetivo deter o avano do protestantismo, mas estimularam tambm as discriminaes contra os no-cristos. III. O envolvimento de judeus e muulmanos na conquista e colonizao do Novo Mundo eliminou as prticas discriminatrias contra estes povos no continente europeu. IV. A colonizao da Amrica no criou barreiras ascenso social dos no-espanhis, o que fica evidenciado pela forte mestiagem desde o incio da conquista do continente. V. A preponderncia do fator religioso na reconquista da Pennsula Ibrica promoveu uma maior homogeneizao da populao do que na Amrica portuguesa e espanhola. Esto CORRETOS apenas os itens: a) II, III e IV. b) I, IV e V. c) I, III e IV. d) II, III e V. e) I, II e V.

22) (Mack-2004) Em 1585, os colonos de So Vicente, So Paulo e Santos enviaram uma petio ao capito-mor de So Vicente na qual solicitaram uma autorizao para organizar uma expedio de guerra contra uma tribo indgena, justificando (...) que Sua Merc com a gente desta dita capitania faa guerra campal aos ndios denominados carijs, os quais a tm h muitos anos merecida por terem mortos de quarenta anos a esta parte mais de cento e cinqenta homens brancos (...). O contexto no qual essa petio foi elaborada nos permite afirmar que: a) a utilizao da mo-de-obra indgena se fazia necessria nesse momento pela falta de braos africanos, j que essa regio era uma importante fonte de renda para a Metrpole. b) a escravido indgena foi a soluo adotada principalmente nas reas mais prsperas, como Pernambuco e Bahia, onde a exportao aucareira exigia um elevado contingente humano para a realizao do trabalho. c) no ocorreram conflitos intertribais entre os nativos, o que dificultava a ao das expedies de apresamento indgena, que constantemente enfrentavam o perigo e a morte para realizar a captura de mo-de-obra. d) para descumprir as ordens, vindas da Coroa, de proibio escravizao dos nativos, os colonos alegavam motivos relacionados a sua segurana pessoal e moralizao dos costumes, haja vista os inmeros casamentos mistos realizados nessa regio. e) a escravido indgena foi usada em toda a colnia, como soluo econmica secundria para a falta ou escassez de escravos africanos, mas fracassou, dentro do contexto de explorao colonial, como soluo principal para o problema da mo-de-obra.

23) (UNIFESP-2005) Se abraarmos alguns costumes deste gentio, os quais no so contra nossa f catlica, nem so ritos dedicados a dolos, como cantar cantigas de Nosso

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Senhor em sua lngua e isto para os atrair a deixarem os outros costumes essenciais.
(Manuel da Nbrega, em carta de 1552.)

Com base no texto, pode-se afirmar que A) os jesutas, em sua catequese, no se limitaram a aprender as lnguas nativas para cristianizar os indgenas. B) a proposta do autor no poderia, por suas concesses aos indgenas, ser aceita pela ordem dos jesutas. C) os mtodos propostos pelos jesutas no poderiam, por seu carter manipulador, serem aceitos pelos indgenas. D) os jesutas experimentaram os mais variados mtodos para alcanar seu objetivo, que era explorar os indgenas. E) os jesutas, depois da morte de Jos de Anchieta, abandonaram seus escrpulos no sentido de corromper os indgenas.

24) (Mack-2004) Em 1585, os colonos de So Vicente, So Paulo e Santos enviaram uma petio ao capito-mor de So Vicente na qual solicitaram uma autorizao para organizar uma expedio de guerra contra uma tribo indgena, justificando (...) que Sua Merc com a gente desta dita capitania faa guerra campal aos ndios denominados carijs, os quais a tm h muitos anos merecida por terem mortos de quarenta anos a esta parte mais de cento e cinqenta homens brancos (...). O contexto no qual essa petio foi elaborada nos permite afirmar que: a) a utilizao da mo-de-obra indgena se fazia necessria nesse momento pela falta de braos africanos, j que essa regio era uma importante fonte de renda para a Metrpole. b) a escravido indgena foi a soluo adotada principalmente nas reas mais prsperas, como Pernambuco e Bahia, onde a exportao aucareira exigia um elevado contingente humano para a realizao do trabalho. c) no ocorreram conflitos intertribais entre os nativos, o que dificultava a ao das expedies de apresamento indgena, que constantemente enfrentavam o perigo e a morte para realizar a captura de mo-de-obra. d) para descumprir as ordens, vindas da Coroa, de proibio escravizao dos nativos, os colonos alegavam motivos relacionados a sua segurana pessoal e moralizao dos costumes, haja vista os inmeros casamentos mistos realizados nessa regio. e) a escravido indgena foi usada em toda a colnia, como soluo econmica secundria para a falta ou escassez de escravos africanos, mas fracassou, dentro do contexto de explorao colonial, como soluo principal para o problema da mo-de-obra.

mas tambm no transporte e distribuio desse produto nos mercados europeus, acentuadamente no sculo XVII, correto afirmar que: a) com a Unio Ibrica (1580-1640), os holandeses desejavam conquistar militarmente o litoral nordestino para obter postos estratgicos na luta contra a Espanha. b) a ocupao de Salvador, em 1624, por tropas flamengas, foi um sucesso, do ponto de vista militar, para diminuir o poderio de Filipe II, rei da Espanha. c) a criao da Companhia das ndias Ocidentais foi responsvel pela conquista do litoral ocidental da frica, do nordeste brasileiro e das Antilhas, visando obter mo-deobra para as lavouras antilhanas. d) o domnio holands, no nordeste brasileiro, buscava garantir o abastecimento de acar, controlando a principal regio produtora, pois foi graas ao capital flamengo, que a empresa aucareira pode ser instalada na colnia. e) a Companhia das ndias Ocidentais, em 1634, na luta pela conquista do litoral nordestino, prope a proteo das propriedades brasileiras submetidas custdia holandesa, porm, em troca, os brasileiros no poderiam manter sua liberdade religiosa.

26) (FUVEST-2007)

25) (Mack-2004) (...) o nmero de refinarias, na Holanda, passara de 3 ou 4 (1595) para 29 (1622), das quais 25 encontravam-se em Amsterd, que se transformara no grande centro de refino e distribuio do acar na Europa. Elza Nadai e Joana Neves A respeito do aumento de interesse, por parte dos holandeses, no apenas na refinao do acar brasileiro,

Este quadro, pintado por Franz Post por volta de 1660, pode ser corretamente relacionado a) iniciativa pioneira dos holandeses de construo dos primeiros engenhos no Nordeste. b) riqueza do acar, alvo principal do interesse dos holandeses no Nordeste. c) condio especial dispensada pelos holandeses aos escravos africanos. d) ao incio da exportao do acar para a Europa por determinao de Maurcio de Nassau. e) ao incentivo vinda de holandeses para a constituio de pequenas propriedades rurais.

27) (FUVEST-2007) No Brasil, os escravos 1. trabalhavam tanto no campo quanto na cidade, em atividades econmicas variadas.

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

2. sofriam castigos fsicos, em praa pblica, determinados por seus senhores. 3. resistiam de diversas formas, seja praticando o suicdio, seja organizando rebelies. 4. tinham a mesma cultura e religio, j que eram todos provenientes de Angola. 5. estavam proibidos pela legislao de efetuar pagamento por sua alforria. Das afirmaes acima, so verdadeiras apenas a) 1, 2 e 4. b) 3, 4 e 5. c) 1, 3 e 5. d) 1, 2 e 3. e) 2, 3 e 5.

e) orientar a produo agrcola conforme as exigncias da populao colonial, evitando por esse meio crises de abastecimento de alimentos nos centros urbanos. 30) (ESPM-2007) Numa economia como a brasileira particularmente em sua primeira fase preciso distinguir dois setores bem diferentes da produo. O primeiro dos grandes produtos de exportao, o outro das atividades acessrias cujo fim manter em funcionamento aquela economia de exportao. So sobretudo as que se destinam a fornecer os meios de subsistncia populao empregada nesta ltima.
(Caio Prado Jr. Histria Econmica do Brasil)

28) (ENEM-2007) A identidade negra no surge da tomada de conscincia de uma diferena de pigmentao ou de uma diferena biolgica entre populaes negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histrico que comea com o descobrimento, no sculo XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho s relaes mercantilistas com a frica, ao trfico negreiro, escravido e, enfim, colonizao do continente africano e de seus povos.
K. Munanga. Algumas consideraes sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educao: reflexes e experincias. Braslia: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

Assinale a alternativa que traga, respectivamente, um produto de exportao e uma atividade acessria ou de subsistncia praticadas no Brasil colonial: a) Acar e borracha. b) Acar e mandioca. c) Acar e soja. d) Caf e borracha. e) Caf e soja.

Com relao ao assunto tratado no texto acima, correto afirmar que a) a colonizao da frica pelos europeus foi simultnea ao descobrimento desse continente. b) a existncia de lucrativo comrcio na frica levou os portugueses a desenvolverem esse continente. c) o surgimento do trfico negreiro foi posterior ao incio da escravido no Brasil. d) a explorao da frica decorreu do movimento de expanso europia do incio da Idade Moderna. e) a colonizao da frica antecedeu as relaes comerciais entre esse continente e a Europa.

31) (UNIFESP-2007) No minha inteno que no haja escravos... ns s queremos os lcitos, e defendemos (proibimos) os ilcitos. Essa posio do jesuta Antnio Vieira, na segunda metade do sculo XVII, a) aceita a escravido negra mas condena a indgena. b) admite a escravido apenas em caso de guerra justa. c) apia a proibio da escravido aos que se convertem ao cristianismo. d) restringe a escravido ao trabalho estritamente necessrio. e) conserva o mesmo ponto de vista tradicional sobre a escravido em geral.

29) (Mack-2007) Fundamental para a estruturao do sistema colonial portugus na Idade Moderna, o chamado exclusivo colonial visava, sobretudo a a) estimular nas colnias uma poltica de industrializao que permitisse Metrpole concorrer com suas rivais industrializadas. b) reservar a grupos ou a companhias privilegiadas ou mesmo ao Estado o comrcio externo das colnias, tanto o de importao quanto o de exportao. c) restringir a tarefa de doutrinao dos indgenas americanos exclusivamente aos membros da Companhia de Jesus, assegurando, dessa forma, o poder real entre os povos nativos. d) impedir, nas colnias, o acesso de fidalgos mazombos a cargos administrativos importantes, reservados a fidalgos reinis.

32) (UNIFESP-2007) ... todos os gneros produzidos junto ao mar podiam conduzir- se para a Europa facilmente e os do serto, pelo contrrio, nunca chegariam a portos onde os embarcassem, ou, se chegassem, seria com despesas tais que aos lavradores no faria conta larg-los pelo preo por que se vendessem os da Marinha. Estes foram os motivos de antepor a povoao da costa do serto. (Frei Gaspar da Madre de Deus, em 1797.) O texto mostra a) o desconhecimento dos colonos das desvantagens de se ocupar o interior. b) o carter litorneo da colonizao portuguesa da Amrica. c) o que quela altura ainda poucos sabiam sobre as desvantagens do serto. d) o contraste entre o povoamento do nordeste e o do sudeste. e) o estranhamento do autor sobre o que se passava na regio das Minas.

33) (VUNESP-2008) H uma encruzilhada de trs estradas sob a minha cruz de estrelas azuis: trs caminhos se cruzam

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

um branco, um verde e um preto trs hastes da grande cruz/ E o branco que veio do norte, e o verde que veio da terra, e o preto que veio do leste derivam, num novo caminho, completam a cruz/ unidos num s, fundidos num vrtice.(Guilherme de Almeida, Raa.) Nessa viso potica da histria do povo brasileiro, o autor a) refere-se ao domnio europeu e condio subalterna dos africanos na formao da nacionalidade. b) trata dos seus trs grupos tnicos, presentes desde a colonizao, mesclados numa sntese nacional. c) critica o papel desempenhado pelos jesutas sobre portugueses, ndios e negros na poca colonial. d) expressa idias e formas estticas do movimento romntico do sculo XIX, que enaltecia a cultura negra. e) elogia o movimento nacionalista que resultou na implantao de regimes polticos autoritrios no Brasil. 34) (UFPR-2009) Sobre a ocupao holandesa do nordeste brasileiro em 1630, correto afirmar: a) Os holandeses exploravam e financiavam a indstria aucareira brasileira mesmo antes da ocupao do nordeste. b) A principal instituio europia contrria aos objetivos expansionistas dos holandeses no Brasil foi a poderosa Companhia das ndias Ocidentais. c) A ocupao holandesa encontrou sua mais persistente oposio entre os senhores de engenho da regio. d) Maurcio de Nassau, governador do territrio ocupado pelos holandeses, restringiu a liberdade religiosa e selou uma vigorosa aliana com a Igreja Catlica. e) O domnio holands no nordeste do Brasil agravou o crnico problema da agricultura de subsistncia na colnia, pois todos os recursos naturais e humanos foram direcionados produo de acar. 35) (Mack-2009) Na historiografia brasileira, encontramos um debate que procura responder seguinte questo: tendo em vista sua estrutura geral, poderamos classificar o Brasil-colnia como um exemplo tardio de Feudalismo? Analisando a estrutura colonial brasileira, podemos refutar a hiptese de Brasil feudal, considerando que a) a produo colonial, embora agrcola, visava ao abastecimento do mercado externo, obedecendo lgica do Capitalismo Comercial. b) o controle poltico das Capitanias Hereditrias esteve, exclusivamente, nas mos dos donatrios, oriundos da alta nobreza portuguesa. c) o progresso da colnia assentava-se sobre a servido coletiva imposta a ndios e africanos. d) a economia colonial desenvolveu um comrcio interno insignificante, sobretudo durante o ciclo da minerao. e) a sociedade colonial era, juridicamente, classificada como estamental, tendo em vista a impossibilidade legal de libertao de escravos. 36) (UFMG-1997) O interesse dos mercadores dos PasesBaixos pelo Brasil foi um fato que antecedeu de muito os ataques empreendidos pela Companhia das ndias Ocidentais, em 1624 contra a Bahia e, em 1630, contra Pernambuco. Estes ataques explicam-se por aquele interesse(...). Faz-se, pois, necessrio recuar um pouco no

tempo, para uma perspectiva melhor dos acontecimentos que na segunda e terceira dcadas de 1600 se desenrolam em nosso pas. (MELLO, J. A. Gonsalves de. O domnio holands na Bahia e no Nordeste. In: HOLANDA, S. B.. de (dir.). Histria Geral da Civilizaoo Brasileira. So Paulo: Difel, 1981. t. I, v. 1, p. 235.) CITE a forma de participaoo dos mercadores dos PasesBaixos no comrcio do acar anterior ao domnio holands no nordeste aucareiro.

37) (Vunesp-1996) "0 ser senhor de engenho, diz o cronista, ttulo a que muitos aspiram porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos." (Antonil - CULTURA E OPULNCIA DO BRASIL). Considerando o perodo colonial brasileiro, comente a afirmao apresentada.

38) (Fuvest-2000) Ocupaes dos vereadores de Salvador, Bahia, 1680 1729 Ocupao Senhores de engenho Lavradores de cana Comerciantes proprietrios de terra Profissionais proprietrios de terra [ setor acareiro] Comerciantes Profissionais Pecuaristas e plantadores de fumo No identificados (S. B. Schwartz, Cia das Letras, 1995) O conjunto de dados da tabela acima mostra que um grupo exerceu o controle da Cmara Municipal de Salvador, ou seja, que um grupo governou a vila durante o perodo, haja vista a funo desta instituio na colnia. Trata-se do grupo formado pelos a) senhores de engenho e comerciantes. b) senhores de engenho e lavradores de cana. c) homens ligados s atividades econmicas urbanas. d) burgueses, pelos no identificados e por lavradores de cana. e) proprietrios de terra em geral. N 132 33 35 8 12 7 9 24

39) (FGV-2002) O espao fechado e o calor do clima, a juntar ao nmero de pessoas que iam no barco, to cheio que cada um de ns mal tinha espao para se virar, quase nos sufocavam. Esta situao fazia-nos transpirar muito, e

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

pouco depois o ar ficava imprprio para respirar, com uma srie de cheiros repugnantes, e atingia os escravos como uma doena, da qual muitos morriam. ( Relato do escravo Olaudah Equiano. Apud ILIFFE, J., Os africanos. Histria dum continente. Lisboa, Terramar, 1999, p. 179.) A respeito do trfico negreiro, correto afirmar: A. Foi praticado exclusivamente pelos portugueses que obtiveram o direito de asiento, ou seja, direito ao fornecimento de escravos s plantaes tropicais e s minas da Amrica espanhola e anglo-sax. B. Tornou-se uma atividade extraordinariamente lucrativa e decisiva no processo de acumulao primitiva de capitais que levou ao surgimento da sociedade industrial. C. Foi combatido pelos holandeses poca de sua instalao em Pernambuco, o que provocou a revolta da populao luso-brasileira em meados do sculo XVII. D. Tornou-se alvo de divergncias entre dominicanos, que defendiam o trfico e a escravido dos africanos, e os jesutas, contrrios tanto ao trfico quanto escravido. E. O aperfeioamento do transporte registrado no sculo XIX visava diminuir a mortandade dos escravos durante a travessia do Atlntico, atenuava as crticas ao trfico e ainda ampliava a margem de lucros.

homem com a natureza, conquista do solo para habitao e cultura, estradas e edifcios, canaviais e cafezais, a casa do senhor e a senzala dos escravos, igrejas e escolas, alfndegas e correios, telgrafos e caminhos de ferro, academias e hospitais, tudo, absolutamente tudo, que existe no pas, como resultado do trabalho manual, como emprego de capital, como acumulao de riqueza, no passa de um doao gratuita da raa que trabalha que faz trabalhar. (NABUCO, Joaquim. Minha formao. Braslia: Editora UnB, 1981. p. 28-29.) Com base no texto do integrante do parlamento no Brasil Imprio e nos conhecimentos sobre o trabalho escravo, correto afirmar: a) Apesar de defender a instituio permanente da escravido, Joaquim Nabuco destaca a presena fundamental da mode-obra livre no contexto do desenvolvimento econmico do Brasil Imprio. b) Para o estadista, o fim da escravido abalaria de forma irreversvel a produo agrcola e o comrcio no Imprio. c) O parlamentar enftico em suas opinies sobre a relevncia que teve o trabalho escravo para a economia e a sociedade brasileiras. d) A persistncia da escravido no Brasil por trs sculos resulta da submisso dos africanos e da ausncia de lutas contra o rigor do cativeiro. e) A condio de grande proprietrio, desfrutada por Joaquim Nabuco, reflete-se em sua viso contrria ao reconhecimento da contribuio do negro para a cultura nacional.

40) (Fuvest-2003) Ao longo do sculo 17, vegetais americanos como a batata-doce, o milho, a mandioca, o anans e o caju penetraram no continente africano. Isso deve ser entendido como a) parte do aumento do trfico negreiro, que estreitou as relaes entre a Amrica Portuguesa e a frica e fez do sistema sul-atlntico o mais importante do Imprio Portugus. b) indcio do alinhamento crescente de Portugal com a Inglaterra, que pressupunha a consolidao da penetrao comercial no interior da frica. c) fruto de uma poltica sistemtica de Portugal no sentido de anular a influncia asitica e consolidar a americana no interior de seu imprio. d) imposio da diplomacia adotada pela dinastia dos Braganas, que desejava ampliar a influncia portuguesa no interior da frica, regio controlada por comerciantes espanhis. e) alternativa encontrada pelo comrcio portugus, j que os franceses controlavam as antigas possesses portuguesas no Oriente e no esturio do Prata.

42) (UNICAMP-2004) No sculo XVII, o Rio de Janeiro era um dos principais plos econmicos do Imprio Ultramarino Portugus. Na segunda metade do sculo, a regio era grande produtora e exportadora de acar e consumidora de escravos, sendo que seus comerciantes atuavam intensamente no trfico negreiro com a frica e no acesso prata das zonas espanholas na Amrica, atravs do rio da Prata. A despeito de tudo, seus moradores viviam oprimidos com as pesadas taxaes que eram obrigados a pagar para a manuteno das tropas de defesa. (Adaptado de Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, O Imprio em apuros: notas para o estudo das alteraes ultramarinas e das prticas polticas no Imprio Colonial Portugus. Sculos XVII e XVIII, em Jnia Ferreira Furtado (org.), Dilogos Ocenicos. Minas Gerais e as novas abordagens para uma histria do Imprio Ultramarino Portugus. Belo Horizonte/So Paulo: UFMG/Humanitas, 2001, p. 207). a) Identifique os principais plos que demarcam a extenso territorial do Imprio Ultramarino Portugus no sculo XVII. b) Quais atividades desenvolvidas na Amrica Portuguesa sustentaram sua importncia econmica durante o sculo XVII? c) Explique de que maneira o fisco era um problema na Amrica Portuguesa.

41) (UEL-2003) H trezentos anos que o africano tem sido o principal instrumento da ocupao e da manuteno do nosso territrio pelo europeu, e que os seus descendentes se misturam com o nosso povo. Onde ele no chegou ainda, o pas apresenta o aspecto com que surpreendeu aos seus primeiros descobridores. Tudo o que significa luta do

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

43) (Mack-2005) Em 1555, um dos mais importantes lderes do protestantismo francs, o Almirante Coligny, enviou uma expedio Amrica. Em novembro desse mesmo ano, sob o comando de Nicholas Durand de Villegaignon, a expedio chegou ao atual Estado do Rio de Janeiro, onde construiu o forte Coligny e fundou uma colnia denominada Frana Antrtica. Destaca-se, entre as razes que motivaram a fundao dessa colnia, a: a) disputa pela posse das lavouras aucareiras implantadas no territrio brasileiro. b) luta pelo controle do porto de Paraty, por onde era exportada a produo de ouro. c) retaliao aos catlicos pelo massacre de protestantes na Noite de So Bartolomeu. d) disputa pela hegemonia do comrcio de pau-brasil para a manufatura txtil. e) necessidade de ampliar o controle territorial francs at a foz do Rio da Prata. 44) (FGV-2005) Alguns moradores daqueles distritos, por temerem os danos que recebiam e segurarem as suas casas, famlias e lavouras dos males que os negros do Palmares lhes causavam, tinham com elas secreta confederao, dando-lhes armas, plvora e balas, roupas, fazendas da Europa e regalos de Portugal, pelo ouro, prata e dinheiro que traziam do que roubavam, e alguns vveres dos que nos seus campos colhiam, sem ateno s gravssimas penas em que incorriam, porque o perigo presente os fazia esquecer do castigo futuro...
ROCHA PITA, S. da Histria da Amrica Portuguesa, Belo Horizonte: Itatiaia/Edusp, 1976, p. 215.

46) (UFMG-2005) Analise este quadro:

Evoluo do nmero de engenhos de acar em cada Capitania Capitania


Par, Maranho Rio Grande Paraba Itamarac Pernambuco Sergipe Bahia Ilhus Porto Seguro Esprito Santo Rio de Janeiro So Vicente, Santo Amaro Total Cear,

1570
1 23 18 8 5 1 4 60

1583
66 33 3 1 6 3 6 118

1612
1 12 10 99 1 50 5 1 8 14 201

1629
24 18 150 80 4 8 60 350

FONTE: BETHENCOURT, Francisco; CHAUDUHURI, Kirti. Histria da expanso portuguesa. Lisboa: Crculo de Leitores, 1998. p. 316.

Essa uma das mais antigas descries sobre o Quilombo dos Palmares, publicada em 1730 e elaborada por um lusobrasileiro que acompanhou, de Salvador, a sua destruio ao final do sculo XVII. a) Apresente uma definio para quilombo. b) Analise as relaes de Palmares com a sociedade colonial.

45) (Vunesp-2005) A cana-de-acar comeou a ser cultivada igualmente em So Vicente e em Pernambuco, estendendo-se depois Bahia e ao Maranho a sua cultura, que onde logrou xito medocre como em So Vicente ou mximo como em Pernambuco, no Recncavo e no Maranho trouxe em conseqncia uma sociedade e um gnero de vida de tendncias mais ou menos aristocrticas e escravocratas.
(Gilberto Freyre, Casa-Grande e Senzala.)

A partir dessas informaes sobre a evoluo do nmero de engenhos aucareiros no Brasil, entre 1570 e 1629, CORRETO afirmar que A) a expulso dos holandeses da Bahia provocou a retrao da produo aucareira nessa Capitania. B) a invaso holandesa no Nordeste aucareiro destruiu a base produtiva instalada pelos portugueses na regio. C) a substituio do trabalho escravo indgena pelo africano no alterou a produo de acar na regio de So Paulo. D) a expanso da rea aucareira em Pernambuco ocorreu, de forma significativa, durante o perodo da Unio Ibrica.

Tendo por base as afirmaes do autor, a) cite um motivo do maior sucesso da explorao da cana-de-acar em Pernambuco do que em So Vicente. b) Explique por que o autor definiu o gnero de vida da sociedade constituda pela cultura da cana-deacar como apresentando tendncias mais ou menos aristocrticas.

47) (UFRJ-2005) [O Brasil era] a morada da pobreza, o bero da preguia, o teatro dos vcios. (VILHENA, Lus dos Santos. A Bahia no sculo XVIII. Bahia: Itapu, 1969.) A avaliao acima, feita por um portugus do final do sculo XVIII, aponta alguns traos da sociedade do Brasil colonial, permitindo inferir que, ao lado dos ricos proprietrios de terra, existiam grupos marginalizados. A) Indique dois grupos sociais que constituam os marginalizados da sociedade colonial. B) Descreva o papel desempenhado pelos grandes proprietrios de terra na vida poltica e administrativa do Brasil colonial.

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

48) (UNIFESP-2004) Estima-se que, no fim do perodo colonial, cerca de 42% da populao negra ou mulata era constituda por africanos ou afro-brasileiros livres ou libertos. Sobre esse expressivo contingente, correto afirmar que A) era o responsvel pela criao de gado e pela indstria do couro destinada exportao. B) vivia, em sua maior parte, em quilombos, que tanto marcaram a paisagem social da poca. C) possua todos os direitos, inclusive o de participar das Cmaras e das irmandades leigas. D) tinha uma situao ambgua, pois no estava livre de recair, arbitrariamente, na escravido. E) formava a mo-de-obra livre assalariada nas pequenas propriedades que abasteciam as cidades.

d) a habilidade dos africanos em atividades como a criao de animais e a agricultura era uma das vantagens oferecidas, apesar de os africanos serem menos resistentes s epidemias. e) a utilizao dos escravos africanos permitia aumentar o lucro gerado pelo trfico intercontinental, apesar de os africanos resistirem dominao, organizando-se em quilombos.

51) (VUNESP-2006) Leia os textos seguintes. Texto n- 1: Etnocentrismo: tendncia para considerar a cultura de seu prprio povo como a medida para todas as outras.
(Novo Dicionrio Aurlio.)

49) (Mack-2004) Folga, nego, branco no vem c; Se vier, o diabo h de levar. Samba, nego, branco no vem c; Se vier, pau h de levar. Cantiga de Quilombo, dana folclrica alagoana Sobre a utilizao do trabalho escravo, podemos afirmar que: a) a submisso dos indgenas foi eficiente, pois eles no ofereciam resistncia dominao, j que eram familiarizados com o meio ambiente. b) a escravizao dos indgenas no foi satisfatria, pela oposio das ordens religiosas, apesar do apoio da legislao oficial utilizao desses indivduos. c) a Igreja catlica condenava a imposio da escravido aos africanos e estimulava as fugas, em protesto contra as prticas cruis. d) a habilidade dos africanos em atividades como a criao de animais e a agricultura era uma das vantagens oferecidas, apesar de os africanos serem menos resistentes s epidemias. e) a utilizao dos escravos africanos permitia aumentar o lucro gerado pelo trfico intercontinental, apesar de os africanos resistirem dominao, organizando-se em quilombos.

Texto n- 2: [Os ndios] no tem f, nem lei, nem rei (...). so mui desumanos e cruis, (...) so mui desonestos e dados sensualidade (...). Todos comem carne humana e tm-na pela melhor iguaria de quantas pode haver (...). Vivem mui descansados, no tm cuidado de cousa alguma se no de comer e beber e matar gente.
(Pero de Magalhes Gandavo. Tratado da Terra do Brasil, sculo XVI.)

a) O texto n- 2 pode ser considerado etnocntrico? Justifique sua resposta. b) Comente algumas das conseqncias, para as populaes indgenas, da chegada dos portugueses Amrica.

50) (Mack-2004) Folga, nego, branco no vem c; Se vier, o diabo h de levar. Samba, nego, branco no vem c; Se vier, pau h de levar. Cantiga de Quilombo, dana folclrica alagoana Sobre a utilizao do trabalho escravo, podemos afirmar que: a) a submisso dos indgenas foi eficiente, pois eles no ofereciam resistncia dominao, j que eram familiarizados com o meio ambiente. b) a escravizao dos indgenas no foi satisfatria, pela oposio das ordens religiosas, apesar do apoio da legislao oficial utilizao desses indivduos. c) a Igreja catlica condenava a imposio da escravido aos africanos e estimulava as fugas, em protesto contra as prticas cruis.

52) (VUNESP-2006) Efetivamente, ocorriam casamentos mesmo entre os escravos. preciso lembrar que a Igreja incumbia os senhores de manter seus cativos na religio catlica, responsabilizando-os pelo acesso aos sacramentos e ritos de culto. Dessa forma, o casamento era no s forma de aculturao, mas tambm de estabilidade nos plantis, desestimulando fugas e mesmo as alforrias, revertendo sempre no interesse do prprio senhor. Como exemplo, no Serro Frio, Francisca da Silva de Oliveira, a conhecida Chica da Silva, casava sistematicamente seus escravos. Em 30 de julho de 1765, na matriz de Santo Antnio do Tejuco, casaram-se seus escravos Joaquim Pardo e Gertrudes Crioula. (Jnia Ferreira Furtado, Cultura e sociedade no Brasil colnia.) Assim, para os senhores de escravos, permitir e incentivar o casamento dos seus escravos significava A) se contrapor aos interesses da Igreja Catlica, que defendia os rituais religiosos apenas aos homens livres. B) ampliar, de maneira substancial, as ocorrncias de alforrias das crianas nascidas desses casamentos. C) resgatar as tradies culturais e religiosas dos povos africanos, garantindo o casamento entre pessoas da mesma etnia. D) ter escravos disciplinados para o trabalho e menos propensos aos atos de rebeldia contra a escravido.

10 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

E) evitar as unies entre africanos e colonizadores brancos, em nome do projeto de embranquecimento do Brasil.

apresentava maior grau de concentrao da propriedade de escravos. Justifique a sua resposta.

53) (UFRJ-2005) Reconhecem-se todos obedientes a um que se chama o Ganga Zumba, que quer dizer senhor grande; a este tm por seu Rei e Senhor [...] todos os que chegam a sua presena pem logo o joelho no cho e batem as palmas das mos em sinal de seu reconhecimento e protestao de sua excelncia; [ a cidade de Macaco] est fortificada por u cerco de pau-a-pique [...] e pela parte de fora toda se semeia de armadilhas de ferro e de covas to ardilosas que perigar nelas a maior vigilncia; ocupa esta cidade dilatado espao, formado de mais de 1.500 casas. Fonte: adaptado de SILVA, Leonardo Dantas. Alguns documentos para a histria da escravido. Recife, Editora Massangana, 1988, p. 29. Esse documento, escrito na poca do quilombo de Palmares, descreve aspectos fundamentais de sua organizao. a) Identifique, no documento, duas caractersticas de Palmares que tambm eram observadas nos grandes quilombos americanos. b) Cite dois exemplos de ocupao estrangeira da Amrica Portuguesa ao longo do perodo de existncia do quilombo de Palmares.

55) (UNICAMP-2007) 2) Se eu pudesse alguma coisa com Deus, lhe rogaria quisesse dar muita geada anualmente nas terras de serra acima, onde se faz o acar; porque a cultura da cana tem sido muito prejudicial aos povos: 1-) porque tem abandonado ou diminudo a cultura do milho e do feijo e a criao dos porcos; estes gneros tm encarecido, assim como a cultura de trigo, e do algodo e azeite de mamona; 2-) porque tem introduzido muita escravatura, o que empobrece os lavradores, corrompe os contumes e leva ao desprezo pelo trabalho de enxada; 3-) porque tem devastado as belas matas e reduzido a taperas muitas herdades; 4-) porque rouba muitos braos agricultura, que se empregam no carreto dos africanos; 5-) porque exige grande nmero de bestas muares que no procriam e que consomem muito milho; 6-) porque diminuiria a feitura da cachaa, que to prejudicial do moral e fsico dos moradores do campo. (Adaptado de Jos Bonifcio de Andrada e Silva [1763-1838], Projetos para o Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 181, 182.)

Retome o texto 2 da coletnea, escrito por Jos Bonifcio de Andrada e Silva. a) Identifique dois aspectos negativos da cultura da canade-acar mencionados no texto. b) A Assemblia Constituinte, qual Jos Bonifcio encaminhou seus projetos sobre a escravido, foi dissolvida em novembro de 1823 por D. Pedro I, que promulgou uma Constituio em maro de 1824. Essa carta outorgada 54) (UFRJ-2005) Distribuio (%) da propriedade escrava de instituiu o Poder Moderador. De que maneira o Poder acordo com a faixa de tamanho de plantel de escravos Moderador levou centralizao da Monarquia? Bahia (1816-1817) e Jamaica (1832) c) Aponte dois fatores que contriburam para a abolio da Faixas de tamanho de Bahia Jamaica escravido no Brasil. plantel (n de (1816 1817) (1832) escravos) Proprietrios Escravos 56) (UFTM-2007) No processo de colonizao da Amrica, durante a Idade Moderna, De 1 a 9 83.6 36.3 69.1 8.7 a) foram adotados, fundamentalmente, princpios liberais, De 10 a 49 13.8 34.2 18.7 como o monoplio 15.8 de comrcio e o sistema de porto nico. organizou suas colnias em capitanias De 50 a 99 2.1 20.1 4.6 b) a Espanha14.0 hereditrias, concedendo-lhes grande autonomia 100 ou mais 0.5 9.4 7.6 administrativa. 61.5 formas compulsrias de trabalho, como a 100.0 100.0 100.0 c) utilizaram-se 100.0 mita e a encomienda , alm da escravido de ndios e Fonte: SCHWARTZ, Stuart. Segredos internos. negros. So Paulo, Companhia das Letras, 1988, p. 374. d) a Inglaterra desenvolveu uma colonizao de explorao na Nova Inglaterra, seguindo os moldes da Amrica A tabela acima estabelece o perfil de concentrao da portuguesa. propriedade de escravos no recncavo da Bahia e na e) prevaleceu o modelo de sociedade vigente na Europa, Jamaica na primeira metade do sculo XIX. Ela mostra, por separando-se com absoluta rigidez os brancos dos no exemplo, que 34,2% dos cativos baianos pertenciam a brancos. senhores cujas fazendas possuam de 10 a 49 escravos, e que os donos de cativos dessa faixa de plantel representavam 13,8% do total de escravocratas baianos no perodo em questo. Considerando a tabela, indique qual das duas sociedades escravistas - a baiana ou a jamaicana 57) (UFTM-2007) (...) outros tipos de negociao iam pouco a pouco se tornando parte do sistema escravista, que ao Proprietrios Escravos

11 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

longo dos sculos assumiu formas diversas, mudando junto com a sociedade brasileira. Assim, se legalmente os escravos no tinham nenhum direito, podendo seus senhores conden-los morte ou vend-los quando bem entendessem, por meio da constante resistncia opresso eles foram estabelecendo limites a esta e construindo um senso comum, segundo o qual algumas atitudes, como separar famlias (...) ou aplicar castigos brutais (...) passaram a no ser aceitas pelo conjunto da sociedade. Por outro lado, no sculo XIX j eram muitas as crticas com relao ao uso do trabalho escravo (...). Apesar de muitas rebelies terem sido planejadas na regio das minas, principalmente no incio do sculo XVIII, as que chegaram mais longe aconteceram no Recncavo Baiano (...) no incio do sculo XIX.
(Marina de Mello e Souza, frica e Brasil Africano)

para o mercado europeu. Pesquisas mais recentes afirmam que no se pode exagerar a importncia da plantation e do mercado externo na estrutura da produo colonial.
Fonte: FRAGOSO, Joo e FLORENTINO, Manolo. O Arcasmo como Projeto. Rio de Janeiro: Diadorim, 1993, pp. 15-31.

De acordo com a autora, as formas de resistncia dos escravos a) limitaram-se regio nordestina, com os quilombos, no perodo colonial. b) no conseguiram apoio de outros setores da sociedade, mesmo no sculo XIX. c) encontraram sua maior expresso nas rebelies nas reas mineradoras. d) dependeram apenas da boa vontade dos senhores em aceitar suas reivindicaes. e) no se restringiram violncia, chegando at negociao com os senhores.

Com base no fragmento acima, considere as seguintes afirmativas: I. Os grandes traficantes de escravos, que viviam no Brasil, estavam entre os mais ricos da Colnia e tambm compravam terras. II. O retorno lquido de uma plantation era geralmente inferior ao lucro obtido com o trfico de africanos. III. O projeto colonizador no visava lucros, mas criar um sistema hierrquico de poder e de acumulao de terras. Marque o correto: a) Somente I e III so verdadeiras. b) Somente II e III so falsas. c) Somente I e II so verdadeiras. d) I, II e III so verdadeiras.

58) (VUNESP-2007) A idia exposta neste livro diferente e relativamente simples: a colonizao portuguesa, fundada no escravismo, deu lugar a um espao econmico e social bipolar, englobando uma zona de produo escravista situada no litoral da Amrica do Sul e uma zona de reproduo de escravos centrada em Angola.
(Luis Felipe de Alencastro, O trato dos viventes.)

A partir do texto, pode-se concluir que a) as duas regies de colonizao no Atlntico Sul eram independentes, unidas somente pela subordinao metrpole. b) a presena dos colonizadores portugueses assegurou a produo agroexportadora no continente africano, do sculo XVI ao XVIII. c) as duas regies unidas pelo oceano formaram um s sistema de explorao colonial criado pelos portugueses nos sculos XVI e XVII. d) a Coroa portuguesa privilegiava a poro africana, isto , a reproduo de escravos, dentro do imprio colonial, nos sculos XVI e XVII. e) nossa histria no coincide com o nosso territrio colonial, isto , a colnia portuguesa da Amrica do Sul era simples prolongamento da Europa. 59) (UECE-2007) Caio Prado Jr. procurou mostrar que a estrutura colonial (latifndio, monocultura, escravismo) surgiu por causa dos interesses da Metrpole em ter uma rea que produzia artigos tropicais que seriam exportados

60) (FUVEST-2008) Com relao ao perodo colonial, tanto na Amrica Portuguesa quanto na Amrica Espanhola, considere as seguintes afirmaes: 1. a mo-de-obra escrava africana, empregada nas atividades econmicas, era a predominante. 2. as Coroas controlavam as economias por intermdio de monoplios e privilgios. 3. os nascidos nas Amricas no sofriam restries para ascender nas administraes civis e religiosas. 4. a alta hierarquia da Igreja Catlica mantinha fortes laos polticos com as Coroas. 5. as rebelies manifestavam as insatisfaes polticas de diferentes grupos sociais. Das afirmaes acima, so verdadeiras apenas a) 1, 2 e 3 b) 1, 3 e 4 c) 2, 3 e 5 d) 2, 4 e 5 e) 3, 4 e 5 61) (Mack-2007) Talvez a mais importante de todas as influncias e a menos estudada seja a que derivou no propriamente da tradio africana, mas das condies sociais criadas com o sistema escravista. A existncia de dominadores e dominados numa relao de senhores e escravos propiciou situaes particulares especficas, marcando a mentalidade nacional. Um dos efeitos mais tpicos dessa situao foi a desmoralizao do trabalho. O trabalho que se dignifica, medida que se resume no esforo do homem para dominar a natureza na luta pela sobrevivncia, corrompe-se com o regime da escravido, quando se torna resultado de opresso, de explorao. Emlia Viotti da Costa - Da senzala colnia Partindo do texto, podemos corretamente afirmar que a) o sistema escravista que vigorou no Brasil ao longo de mais de trs sculos, por se sustentar sobre uma relao de dominao, associou depreciativamente a noo de trabalho de sujeio e aviltamento social, isto , condio escrava.

12 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) a introduo, nas lavouras brasil e iras, de africanos que desconheciam o trabalho levou-o desmoralizao, transformando o, de esforo para dominar a natureza, em mera luta pela sobrevivncia. c) a escravido foi o nico regime possvel nos sculos coloniais, pois o trabalho dignificante era impraticvel em uma natureza hostil como a que encontraram os portugueses no Brasil. d) a relao entre senhores e escravos, no Brasil colonial, se exprimia, quanto ao trabalho, num conflito entre duas concepes: a de trabalho como esforo para dominar a natureza (viso dos senhores) e a de trabalho como luta pela sobrevivncia (viso dos escravos). e) a tradio africana, que considerava o trabalho como funo exclusiva de escravos, provocou sua desmoralizao, sobretudo numa sociedade como a colonial brasileira.

62) (VUNESP-2008) Os sertes A Serra do Mar tem um notvel perfil em nossa histria. A prumo sobre o Atlntico desdobra-se como a cortina de baluarte desmedido. De encontro s suas escarpas embatia, fraglima, a nsia guerreira dos Cavendish e dos Fenton. No alto, volvendo o olhar em cheio para os chapades, o forasteiro sentia-se em segurana. Estava sobre ameias intransponveis que o punham do mesmo passo a cavaleiro do invasor e da metrpole. Transposta a montanha arqueada como a precinta de pedra de um continente era um isolador tnico e um isolador histrico. Anulava o apego irreprimvel ao litoral, que se exercia ao norte; reduzia-o a estreita faixa de mangues e restingas, ante a qual se amorteciam todas as cobias, e alteava, sobranceira s frotas, intangvel no recesso das matas, a atrao misteriosa das minas... Ainda mais o seu relevo especial torna-a um condensador de primeira ordem, no precipitar a evaporao ocenica. Os rios que se derivam pelas suas vertentes nascem de algum modo no mar. Rolam as guas num sentido oposto costa. Entranham-se no interior, correndo em cheio para os sertes. Do ao forasteiro a sugesto irresistvel das entradas. A terra atrai o homem; chama-o para o seio fecundo; encanta-o pelo aspecto formosssimo; arrebata-o, afinal, irresistivelmente, na correnteza dos rios. Da o traado eloqentssimo do Tiet, diretriz preponderante nesse domnio do solo. Enquanto no S. Francisco, no Parnaba, no Amazonas, e em todos os cursos dgua da borda oriental, o acesso para o interior seguia ao arrepio das correntes, ou embatia nas cachoeiras que tombam dos socalcos dos planaltos, ele levava os sertanistas, sem uma remada, para o rio Grande e da ao Paran e ao Paranaba. Era a penetrao em Minas, em Gois, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso, no Brasil inteiro. Segundo estas linhas de menor resistncia, que definem os lineamentos mais claros da expanso colonial, no se opunham, como ao norte, renteando o passo s bandeiras, a esterilidade da terra, a barreira intangvel dos descampados brutos.

Assim fcil mostrar como esta distino de ordem fsica esclarece as anomalias e contrastes entre os sucessos nos dous pontos do pas, sobretudo no perodo agudo da crise colonial, no sculo XVII. Enquanto o domnio holands, centralizando-se em Pernambuco, reagia por toda a costa oriental, da Bahia ao Maranho, e se travavam recontros memorveis em que, solidrias, enterreiravam o inimigo comum as nossas trs raas formadoras, o sulista, absolutamente alheio quela agitao, revelava, na rebeldia aos decretos da metrpole, completo divrcio com aqueles lutadores. Era quase um inimigo to perigoso quanto o batavo. Um povo estranho de mestios levantadios, expandindo outras tendncias, norteado por outros destinos, pisando, resoluto, em demanda de outros rumos, bulas e alvars entibiadores. Volvia-se em luta aberta com a corte portuguesa, numa reao tenaz contra os jesutas. Estes, olvidando o holands e dirigindo-se, com Ruiz de Montoya a Madrie Daz Tao a Roma, apontavam-no como inimigo mais srio. De feito, enquanto em Pernambuco as tropas de van Schkoppe preparavam o governo de Nassau, em So Paulo se arquitetava o drama sombrio de Guara. E quando a restaurao em Portugal veio alentar em toda a linha a repulsa ao invasor, congregando de novo os combatentes exaustos, os sulistas frisaram ainda mais esta separao de destinos, aproveitando-se do mesmo fato para estadearem a autonomia franca, no reinado de um minuto de Amador Bueno. No temos contraste maior na nossa histria. Est nele a sua feio verdadeiramente nacional. Fora disto mal a vislumbramos nas cortes espetaculosas dos governadores, na Bahia, onde imperava a Companhia de Jesus com o privilgio da conquista das almas, eufemismo casustico disfarando o monoplio do brao indgena.
(EUCLIDES DA CUNHA. Os sertes. Edio crtica de Walnice Nogueira Galvo. 2 ed. So Paulo: Editora tica, 2001, p. 81-82.)

Segundo o texto de Euclides da Cunha, houve duas colonizaes portuguesas no Brasil, diferentes e contrastantes. Escreva sobre as diferenas apresentadas pelo texto entre a colonizao do norte e a do sul, no que se refere relao dos colonos com a metrpole portuguesa. 63) (UFSCar-2008) A gravura ilustra diferentes fases da produo do acar no Brasil colonial.

13 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) Identifique essas fases. b) Escreva sobre o papel exercido pela produo aucareira na organizao econmica e social da Colnia. 64) (Mack-2008) A escravido moderna, aquela que se inaugurou no sculo XVI, aps os descobrimentos, uma instituio diretamente relacionada com o sistema colonial. A escravido do negro foi a frmula encontrada pelos colonizadores para explorar as terras descobertas. Durante mais de trs sculos utilizaram eles o trabalho escravo com maior ou menor intensidade, em quase toda a faixa colonial. (Emlia Viotti da Costa, Da senzala colnia) Esto entre as circunstncias e os fatores histricos que explicam, no caso brasileiro, a instituio da escravido mencionada acima, EXCETO a) a importncia econmica que representava, desde o incio do sculo XV, o comrcio de escravos africanos como fonte de lucros aos comerciantes metropolitanos, bem como indiretamente prpria Coroa portuguesa. b) a mansido dos trabalhadores africanos, afeitos, havia muito, condio escrava nas selvas africanas, onde tribos subjugavam outras por meio das guerras. c) a inexistncia, em Portugal, de contingentes suficientemente numerosos de trabalhadores livres, que se dispusessem a emigrar para a Amrica, onde trabalhassem em regime de semidependncia ou como trabalhadores assalariados. d) a inexistncia ento, quer nos princpios religiosos catlicos, quer na legislao da Metrpole, de qualquer proibio escravizao de africanos, tanto diretamente aprisionados como comprados a chefes tribais na frica. e) o carter essencialmente mercantilista da explorao colonial, que favorecia o emprego de uma mo-de-obra igualmente interessante enquanto mercadoria ao comrcio metropolitano. 65) (FUVEST-2009) O Brasil ainda no conseguiu extinguir o trabalho em condies de escravido, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situao. Com relao a tal modalidade de explorao do ser humano, analise as afirmaes abaixo.

I. As relaes entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dvidas feitas pelos trabalhadores nos armazns dos empregadores, aumentando a dependncia financeira para com eles. II. Geralmente, os trabalhadores so atrados de regies distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salrios, mas as situaes de trabalho envolvem condies insalubres e extenuantes. III. A persistncia do trabalho escravo ou semi-escravo no Brasil, no obstante a legislao que o probe, explica-se pela intensa competitividade do mercado globalizado. Est correto o que se afirma em a) I, somente. b) II, somente. c) I e II, somente. d) II e III, somente e) I, II e III. 66) (FUVEST-2009) A criao, em territrio brasileiro, de gado e de muares (mulas e burros), na poca da colonizao portuguesa, caracterizou-se por a) ser independente das demais atividades econmicas voltadas para a exportao. b) ser responsvel pelo surgimento de uma nova classe de proprietrios que se opunham escravido. c) ter estimulado a exportao de carne para a metrpole e a importao de escravos africanos. d) ter-se desenvolvido, em funo do mercado interno, em diferentes reas no interior da colnia. e) ter realizado os projetos da Coroa portuguesa para intensificar o povoamento do interior da colnia. 67) (UFSCar-2009) Analise os dados da tabela e responda. Proprietrios de terra agrcolas em So Paulo e Santana do Parnaba Domingos da Rocha Francisco de Camargo Marcelinho de Camargo Jernimo Bueno Pedro Vaz de Barros Salvador Jorge Velho Maria Bueno Amador Bueno de Veiga (John Monteiro, Negros da terra. 1994) a) Qual a explicao histrica para a diferena entre o nmero de indgenas e de escravos de origem africana nessas propriedades agrcolas? b) O que estabelecia a regulamentao portuguesa colonial no Brasil referente escravido indgena? 68) (VUNESP-2009) Esta Capitania [do Rio de Janeiro] tem um rio muito largo e fermoso; divide-se dentro em muitas

Trabalhadores nas proprie ndios 92 58 124 55 47 81 54 92

Escravos de or 24 16 14 11 24 20 25 45

14 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

partes, e quantas terras esto ao longo dele se podem aproveitar, assim para roas de mantimentos como para cana-de-acar e algodo (...) E por tempo ho de se fazer nelas grandes fazendas: e os que l forem viver com esta esperana no se acharo enganados (Pro de Magalhes Gndavo. Histria da Provncia de Santa Cruz ou Tratado da Terra do Brasil, 1576. O texto refere-se a) ao projeto da administrao portuguesa de transferir a capital da Colnia de Salvador para o Rio de Janeiro. b) incompetncia da elite econmica e poltica da metrpole portuguesa, que desconhece as possibilidades de crescimento econmico da Colnia. c) ao perigo de fragmentao poltica da Colnia do Brasil caso o territrio permanea despovoado na sua faixa litornea. d) necessidade de ocupao econmica da Colnia, tendo em vista a ameaa representada pela Inglaterra e pela Espanha. e) ao vnculo entre o povoamento de regies da Colnia do Brasil e as atividades econmicas de subsistncia e de exportao. 69) (VUNESP-2009) Leia os seguintes trechos do poema Vozes d frica, escrito por Castro Alves em 1868, e assinale a alternativa que os interpreta corretamente. Deus! Deus! Onde ests que no respondes? (...) H dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde ento corre o infinito... (...) Hoje em meu sangue a Amrica se nutre Condor que transformara-se em abutre, Ave da escravido (...) Basta, Senhor! De teu potente brao Role atravs dos astros e do espao Perdo pra os crimes meus! ... H dois mil anos... eu soluo um grito... (...) a) O poeta procura convencer a Igreja catlica e os cristos brasileiros dos malefcios econmicos da escravido. b) Castro Alves defendeu os postulados da filosofia positivista e da literatura realista, justificando a escravido. c) O continente americano figura no poema como a ptria da liberdade e da felicidade do povo africano. d) Abolicionista, Castro Alves leu em praa pblica do Rio de Janeiro o poema Vozes d frica para comemorar a Lei urea. e) Castro Alves incorpora no poema o mito bblico da nao do povo africano, cumprido atravs de milnios pela maldio da escravido. 70) (FUVEST-2010) Os primeiros jesutas chegaram Bahia com o governador-geral Tom de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regies da colnia, permanecendo at sua expulso, pelo governo de Portugal, em 1759.

Sobre as aes dos jesutas nesse perodo, correto afirmar que a) criaram escolas de arte que foram responsveis pelo desenvolvimento do barroco mineiro. b) defenderam os princpios humanistas e lutaram pelo reconhecimento dos direitos civis dos nativos. c) foram responsveis pela educao dos filhos dos colonos, por meio da criao de colgios secundrios e escolas de ler e escrever. d) causaram constantes atritos com os colonos por defenderem, esses religiosos, a preservao das culturas indgenas. e) formularam acordos polticos e diplomticos que garantiram a incorporao da regio amaznica ao domnio portugus. 71) (UFMG-1994) Nos textos seguintes, Gilberto Freyre descreve, respectivamente, a rotina de uma senhora de engenho, dona de casa ortodoxamente patriarcal, e a rotina de um novo tipo de mulher, surgida nos meados do sculo XIX. "...levantando-se cedo a fim de dar andamento aos servios, ver se partir a lenha, se fazer o fogo na cozinha, se matar a galinha mais gorda para a canja; a fim de dar ordem ao jantar (...) e dirigir as costuras das mucamas e molecas, que tambm remendavam, cerziam, remontavam, alinhavavam a roupa da casa, fabricavam sabo, vela, vinho, licor, doce, gelia. Mas tudo deveria ser fiscalizado pela iai branca, que s vezes no tirava o chicote da mo." "...acordando tarde por ter ido ao teatro ou a algum baile; lendo romance; olhando a rua da janela ou da varanda; levando duas horas no toucador (...) outras tantas horas no piano, estudando a lio de msica; e ainda outras na lio de francs ou de dana. Muito menos devoo religiosa do que antigamente. O mdico de famlia mais poderoso que o confessor. O teatro seduzindo as senhoras elegantes mais que a igreja. O prprio baile mascarado atraindo senhoras de sobrado". (FREYRE, Gilberto. SOBRADOS E MUCAMBOS. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1968. t.1, p.109-110). a) INDIQUE trs mudanas ocorridas na estrutura scioeconmica do Brasil, na segunda metade do sculo XIX, que explicam as transformaes ocorridas no papel feminino. b) DESCREVA a condio de cidadania da mulher no perodo primrio-exportador. 72) (PUC-SP-2002) O que o canavial sim aprende do mar: o avanar em linha rasteira da onda; o espraiar-se minucioso, de lquido, alagando cova a cova onde se alonga. O que o canavial no aprende do mar: o desmedido do derramar-se da cana; o comedimento do latifndio do mar, que menos lastradamente se derrama. Joo Cabral de Melo Neto, O mar e o canavial, in A educao pela pedra.Antologia potica. Rio de Janeiro, Jos Olympio Editora, 1989, p. 9

15 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Joo Cabral, recifense, relacionou, no fragmento de poema acima, mar e canavial. A associao considera semelhanas e diferenas entre eles e pode ser compreendida se considerarmos que a) o avanar em linha rasteira do canavial uma meno expanso da produo aucareira na regio Nordeste e especialmente no Estado de Pernambuco iniciada no perodo colonial e encerrada no Imprio. b) o mar e as praias de Pernambuco sempre foram, ao lado da cana, as nicas fontes de riqueza da regio Nordeste, desde o perodo colonial at os dias de hoje. c) o desmedido do derramar -se da cana uma referncia crtica organizao da produo aucareira em latifndios, unidades produtoras de grande porte. d) as lavouras de cana sempre estiveram localizadas no interior de Pernambuco, distantes do litoral, e a relao com o mar para mostrar a totalidade geogrfica do Estado. e) alagando cova a cova onde se alonga uma sugesto de que o plantio da cana, assim como o mar, provocou, ao longo de sua histria, muitas mortes.

extrema facilidade e tambm contra os portugueses, se estes alguma vez quisessem aparecer por ali, fortificou o lugar da melhor maneira que pde. Andr Thevet, As singularidades da Frana Antrtica, 1556. Tendo por base o texto, indique: a) A qual regio brasileira o autor se refere e por que afirma ter sido por ns descoberta? b) Quais foram os resultados do estabelecimento da Frana Antrtica?

75) (UNICAMP-2004) A respeito da Independncia na Bahia, o historiador Joo Jos Reis afirmou o seguinte: Os escravos no testemunharam passivamente a Independncia. Muitos chegaram a acreditar, s vezes de maneira organizada, que lhes cabia um melhor papel no palco poltico. Os sinais desse projeto dos negros so claros. Em abril de 1823, dona Maria Brbara Garcez Pinto informava seu marido em Portugal, em uma pitoresca linguagem: A crioulada fez requerimentos para serem livres. Em outras palavras, os escravos negros nascidos no Brasil (crioulos) ousavam pedir, organizadamente, a liberdade! (Adaptado de O Jogo Duro do Dois de Julho: o Partido Negro na Independncia da Bahia, em Joo Jos Reis e Eduardo Silva, Negociao e Conflito. A resistncia negra no Brasil escravista. So Paulo: Cia das Letras, 1988, p. 92). a) A partir do texto, como se pode questionar o esteretipo do escravo ignorante? b) Identifique dois motivos pelos quais a atuao dos escravos despertava temor entre os senhores. c) De que maneira esse enunciado problematiza a verso tradicional da Independncia do Brasil? 76) (FGV-2004) No Brasil colonial, a denominao ladino referia-se: a) Ao judeu que manteve sua religio durante a ocupao do Nordeste pelos holandeses. b) Aos escravos africanos considerados aculturados sociedade colonial. c) Ao cristo-novo que se dedicava ao trfico negreiro entre a frica e a Amrica. d) Aos portugueses autorizados a praticar o comrcio na Amrica espanhola. e) Aos africanos alforriados que habitavam os principais ncleos urbanos coloniais. 77) (UNICAMP-2005) O termo feitor foi utilizado em Portugal e no Brasil colonial para designar diversas ocupaes. Na poca da expanso martima portuguesa, as feitorias espalhadas pela costa africana e, depois, pelas ndias e pelo Brasil tinham feitores na direo dos entrepostos com funo mercantil, militar, diplomtica. No Brasil, porm, o sistema de feitorias teve menor significado

73) (Mack-2002) ... Que diferena entre as duas humanidades. Uma tranqila, onde o homem dono de todos os seus atos; outra, uma sociedade em exploso, onde preciso um aparato, um sistema repressivo para manter a ordem e a paz. Orlando Villas Boas O texto compara as humanidades europia e indgena. Sobre esse encontro, no momento do descobrimento do Brasil, NO podemos afirmar que: a) na convivncia coletiva e igualitria das ocas, as famlias indgenas participavam, atravs do escambo, do extrativismo de pau-brasil que, nos primeiros trinta anos, constituiu-se na nica atividade econmica na colnia. b) ao substituir o escambo pela agricultura, os portugueses passaram a escravizar os indgenas, cuja reao foi imediata. c) a destribalizao, a expropriao territorial e a desorganizao das instituies tribais foram utilizadas para submeter os nativos. d) a resistncia indgena sempre ocorreu, mas foi neutralizada pela superioridade militar do homem branco. e) as guerras justas e a proteo dos jesutas foram instrumentos eficazes para a preservao cultural e fsica das tribos brasileiras. 74) (Fuvest-2004) Depois de permanecermos ali pelo espao de dois meses, durante os quais procedemos ao exame de todas as ilhas e stios da terra firme, batizou-se toda a regio circunvizinha, que fora por ns descoberta, de Frana Antrtica. (...) Em seguida, o senhor de Villegagnon, para se garantir contra possveis ataques de selvagens, que se ofendiam com

16 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

do que nas outras conquistas, ficando o termo feitor muito associado administrao de empresas agrcolas.
(Adaptado de Ronaldo Vainfas (org.), Dicionrio do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2000, p. 222).

a) Indique caractersticas do sistema de feitorias empreendido por Portugal. b) Qual a produo agrcola predominante no Brasil entre os sculos XVI e XVII? Quais as funes desempenhadas pelo feitor nessas empresas agrcolas?

78) (UNICAMP-2005) Um dos maiores problemas nos estudos histricos no Brasil acerca da escravido seu relativo desconhecimento da histria e da cultura africanas. A, a histria do Congo tem muitas lies a dar, quer para os interessados no estudo da frica, quer para os estudiosos da escravido e da cultura negra na dispora colonial. Afinal, a regio do Congo-Angola foi daquelas que mais forneceram africanos para o Brasil, especialmente para o Sudeste, posio assumida no sculo XVII e consolidada na virada do sculo XVIII para o XIX.
(Adaptado de Ronaldo Vainfas e Marina de Mello e Sousa, Catolizao e poder no tempo do trfico: o reino do Congo da converso coroada ao movimento Antoniano, sculos XV-XVIII, Tempo. n. 6, 1998, p. 95-6).

80) (ETEs-2007) Na histria do Brasil, a presena ou a proximidade de rios, riachos, fontes e igaraps favoreceu, em determinada regio, o desenvolvimento de um importante tipo de explorao econmica, tcnica ou processo de produo. Pode-se considerar como exemplo a) a prtica do garimpo, no Vale do Rio Amazonas, e o contrabando do ouro para as terras do sul. b) a substituio do pilo de mo pelo monjolo movido a gua, na produo aucareira do Vale do Rio Tiet. c) a utilizao do engenho movido a gua, mais produtivo do que o engenho movido a trao animal, no serto nordestino. d) a criao de gado, no Vale do Rio So Francisco, para abastecimento da regio de produo aucareira. e) o cultivo da seringueira, a produo da borracha e o seu transporte no Vale do Rio Paraba.

a) O que foi a dispora colonial citada no texto acima? b) Identifique duas influncias africanas no Brasil atual. c) Nomeie e explique, no Brasil atual, uma decorrncia da prtica da escravido negra.

81) (UNIFESP-2007) Em Roma antiga, e no Brasil colonial e monrquico, os escravos eram numerosos e empregados nas mais diversas atividades. Compare a escravido nessas duas sociedades, mostrando suas a) semelhanas. b) diferenas.

79) (PUC - MG-2007) O padre jesuta Antonil (Joo Antnio Andreoni), autor do livro Cultura e Opulncia do Brasil por suas Drogas e Minas, publicado em Lisboa (1710), afirma com severidade os problemas colocados pelo deslocamento do eixo produtivo colonial do nordeste para o sudeste. Em sua crtica, menciona os danos causados pela descoberta do ouro nas Minas Gerais e os desdobramentos polticos desse processo. Sobre esse deslocamento da rea de produo aucareira para a minerao, assinale a afirmativa CORRETA. a) A economia do acar, mesmo aps a descoberta do ouro, continuou a ser a principal receita brasileira no final do sculo XVIII, j que garantia a economia exportadora. b) A minerao, pelo seu valor agregado, possibilitou o financiamento de parte da produo do acar nordestino, encalhado pela concorrncia comercial do acar das Antilhas. c) Diamantes, ouro e pedras, atravs do sucesso da economia mineradora, se tornaram os principais produtos das exportaes brasileiras durante os sculos XVII e XVIII. d) A populao escrava da regio das minas era procedente do estoque de escravos do nordeste, visto que a diminuio da produo aucareira elevou o preo do cativo.

82) (UNIFESP-2007) Embora o Brasil continue sendo o maior produtor mundial de cana-de-acar e de caf, sua economia hoje no mais gira, essencialmente, em torno do primeiro produto, como no sculo XVII, nem em torno do segundo, como no perodo transcorrido entre 1840 e 1930. Indique a) os fatores responsveis pelo fim do ciclo histrico da cana-de-acar e do caf. b) as semelhanas e diferenas na estrutura de produo das duas culturas.

83) (UFRJ-2008) Em meados do sculo XVI, mais da metade das receitas ultramarinas da monarquia portuguesa vinham do Estado da ndia. Cem anos depois, esse cenrio mudava por completo. Em 1656, numa consulta ao Conselho da Fazenda da Coroa, lia-se a seguinte passagem: A ndia estava reduzida a seis praas sem proveito religioso ou econmico. (...) O Brasil era a principal substncia da coroa e Angola, os nervos das fbricas brasileiras. (Adaptado de HESPANHA, Antnio M. (coord). Histria de Portugal O Antigo Regime. Lisboa: Editora Estampa, s/d.) Identifique duas mudanas nas bases econmicas do imprio luso ocorridas aps as transformaes assinaladas no documento. 84) (UFSCar-2008) A forte e atual presena de usos e costumes dos iorubs na Bahia deve-se

17 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) sua chegada no ltimo ciclo do trfico dos escravos na regio, no fim do sculo XVI e incio do XVII. b) vitria dos portugueses sobre os holandeses no Golfo da Guin, de onde vieram para o Brasil numerosos escravos embarcados no forte So Jorge da Mina. c) ao controle pelos portugueses da costa do Congo, onde obtinham um grande nmero de escravos, trocados por barras de ferro. d) presena numerosa desse povo em Angola, onde era realizado o comrcio entre a frica e a Bahia, envolvendo escravos e o tabaco. e) resistncia cultural desses descendentes de escravos oriundos de classe social elevada e de sacerdotes firmemente ligados aos preceitos religiosos africanos. 85) (FUVEST-2008) O estabelecimento dos franceses na Baa de Guanabara, em 1555, um entre outros episdios que ilustram as relaes entre a Frana e as terras americanas pertencentes Coroa lusitana, durante os trs primeiros sculos da colonizao. a) Explique o que levou os franceses a se estabelecerem pela primeira vez nessas terras. b) Cite e caracterize uma outra tentativa francesa de ocupao na Amrica Portuguesa. 86) (PASUSP-2009) Trabalho escravo ou escravido por dvida uma forma de escravido que consiste na privao da liberdade de uma pessoa (ou grupo), que fica obrigada a trabalhar para pagar uma dvida que o empregador alega ter sido contrada no momento da contratao. Essa forma de escravido j existia no Brasil, quando era preponderante a escravido de negros africanos que os transformava legalmente em propriedade dos seus senhores. As leis abolicionistas no se referiram escravido por dvida. Na atualidade, pelo artigo 149 do Cdigo Penal Brasileiro, o conceito de reduo de pessoas condio de escravos foi ampliado de modo a incluir tambm os casos de situao degradante e de jornadas de trabalho excessivas.
Adaptado de Neide Estergi. A luta contra o trabalho escravo, 2007.

87) (UNICAMP-2001) Uma jogadora de vlei do Brasil nas Olimpadas de Sidney fez esta declarao imprensa: Agora vamos pegar as cubanas, aquelas negas, e vamos ganhar delas (O Estado de S. Paulo, 27/09/2000). Ainda segundo o jornal: A coordenadora do Programa dos Direitos Humanos do Instituto da Mulher Negra classifica as palavras da atacante como preconceituosas e alerta as autoridades para erradicarem esse tipo de comportamento, combatendo o racismo. a) Compare os processos de colonizao ocorridos em Cuba e no Brasil, apontando suas semelhanas. b) Qual a atividade econmica predominante em Cuba e no Nordeste brasileiro durante a colonizao e suas relaes com o comrcio internacional? c) Qual a condio social dos negros no Brasil depois do fim da escravido?

88) (UNICAMP-2000) Leia os trechos abaixo: O portugus entrou em contato ntimo e freqente com a populao de cor. Mais do que nenhum povo da Europa, cedia com docilidade ao prestgio comunicativo dos costumes, da linguagem e das seitas dos indgenas e negros. Americanizava-se ou africanizava-se, conforme fosse preciso. (Adaptado de Srgio Buarque de Holanda, Razes do Brasil). Simetria: (do grego symmetria, justa proporo) S. m. 1. Correspondncia em grandeza, forma e posio relativa de partes situadas em lados opostos (...) (Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa, 1986) a) Cite elementos culinrios, lingsticos e musicais da cultura brasileira que revelem a adoo de costumes negros e indgenas por parte do branco europeu. b) Voc concordaria com a afirmao de que houve uma relao de simetria entre a cultura branca e a dos negros e ndios durante o perodo colonial? Sim ou no? Justifique.

Com base no texto, considere as afirmaes abaixo: I. O escravo africano era propriedade de seus senhores no perodo anterior Abolio. II. O trabalho escravo foi extinto, em todas as suas formas, com a Lei urea. III. A escravido de negros africanos no a nica modalidade de trabalho escravo na histria do Brasil. IV. A privao da liberdade de uma pessoa, sob a alegao de dvida contrada no momento do contrato de trabalho, no uma modalidade de escravido. V. As jornadas excessivas e a situao degradante de trabalho so consideradas formas de escravido pela legislao brasileira atual. So corretas apenas as afirmaes a) I, II e IV b) I, III e V c) I, IV e V d) II, III e IV e) III, IV e V

1) Resposta: D Aps trinta anos de uma postura de relativo pouco caso em relao nova terra, a monarquia lusitana, por um conjunto de razes, comea a encar-la com outros olhos. No texto do enunciado, o autor refere-se diviso do territrio brasileiro em capitanias hereditrias, em 1534, como medida de viabilizao do projeto colonizador.

2) Resposta: E 3) Resposta: E 4) Foi o maior e mais importante quilombo (reduto de resistncia escravido, formado fundamentalmente por negros que fugiam dos latifndios escravistas).

18 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Dentro do chamado bandeirismo de contrato, os bandeirantes tambm se dedicaram a destruir tribos indgenas que se opunham, no serto nordestino, ao avano da pecuria. Em outros ciclos bandeirsticos, havia o apresamento de ndios e a busca de minerais preciosos. Porque a luta de Zumbi representa o episdio maior da resistncia negra contra a escravido. Por essa razo, a data de sua morte em combate resgatada, hoje, pela conscincia dos afro-descendentes brasileiros, como forma de defender a plena igualdade racial.

10) Origem remota: a adoo do trabalho escravo no Brasil Colnia, prolongando-o at quase ao final do Perodo Imperial. Origem recente: a no-integrao do negro na sociedade de classes e sua conseqente marginalizao no seio da populao brasileira. A presena dos negros em atividades subalternas e mal remuneradas geralmente em condies de subemprego e relacionadas com o trabalho braal.

11) Resposta: A 5) Resposta: B 6) Resposta: D 7) o comrcio de escravos A primeira estrofe refere-se as caractersticas fsicas dos negros; a Segunda refere-se o que era dado como pagamento em troca dos escravos e o transporte desta mode-obra, como muitas vezes perdia-se vrios nesta viagem. 8) Resposta: B 9) A crtica de Antonil no chega ao ponto de propor a abolio do sistema escravista. Mesmo assim, podemos ressaltar no autor uma dimenso que ao mesmo tempo humanitria e utilitria. Humanitria porque mostra-se sensvel aos maus tratos sofridos pelos escravos. Utilitria porque, afinal, seu texto no tem os escravos como pblico, mas os seus proprietrios. No texto, notvel como recomenda aos proprietrios que no destruam a sua fonte de riqueza, que o trabalho dos escravos. No existe unanimidade entre os especialistas sobre esta questo. Destacam-se, entre outros, os seguintes argumentos: Havia uma demanda de braos para a lavoura canavieira, afirma-se que os indgenas, semi-sedentrios, estavam dispersos e no exerciam uma atividade sistemtica agrcola; O trfico de escravos africanos se constitua em uma fonte adicional de renda para a metrpole; Os colonos europeus deslocavam-se para a colnia como empresrios, a disponibilidade de terras seria um obstculo utilizao do trabalho assalariado, da lanar mo de formas de trabalho compulsrio como a escravido; J havia experincias anteriores de escravido africana nas ilhas do Atlntico, o que tornava a mesma como uma alternativa plausvel para a agricultura na Amrica portuguesa. 12) Resposta: E 13) Resposta: B A adoo generalizada do regime de trabalho escravo no Brasil colonial viabilizou a economia exportadora de produtos primrios, enriqueceu a camada senhorial e, ao mesmo tempo, degradou o trabalho manual. Os senhores consideravam o trabalho braal como coisa vil, desonrosa, inferior, negativa, porque era realizado por escravos. E, como a maioria dos escravos eram negros, o trabalho era visto como coisa de preto.

14) Resposta: C O conceito de plantation, h muito tempo ausente dos vestibulares, reaparece bem definido na alternativa C, em que se enumeram as caractersticas do empreendimento agrcola colonial, enquadrado nas regras do Pacto Colonial.

15) Resposta: E 16) Resposta: D 17) Resposta: B 18) Resposta: D 19) Resposta: A 20) Resposta: E 21) Resposta: A 22) Resposta: E 23) Alternativa: A

19 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

24) Alternativa: E 25) Alternativa: D 26) Alternativa: B 27) Alternativa: D 28) Alternativa: D 29) Alternativa: B 30) Alternativa: B 31) Alternativa: A 32) Alternativa: B 33) Alternativa: B 34) Alternativa: A 35) Alternativa: A 36) Os holandeses comercializavam o acar brasileiro na Europa e forneceram todo o capital necessrio para estruturar esta produo, alm de fornecer a mo-de-obra para o mesmo. 37) O texto refere-se ao status social que derivava da estrutura econmica baseada no acar que no perodo colonial foi a maior fonte de riqueza e de poder , os homens que eram donos de engenhos de acar possuam grande prestgio junto aos demais. 38) Resposta: E 39) Resposta: B 40) Resposta: A 41) Resposta: C 42) a) Brasil e ndias. b) A produo de acar e o trfico negreiro. c) A opresso fiscal foi responsvel por vrios movimentos de contestao ao Pacto Colonial portugus. 43) Resposta: B 44) a) Quilombo era uma comunidade formada por negros fugitivos.

b) At Zumbi assumir a liderana, os negros palmarinos mantiveram um pequeno comrcio com os fazendeiros que viviam prximos Serra da Barriga. Zumbi organizou uma guerrilha revolucionria que ameaava a ordem escravista colonial. Por isso, os senhores de engenho e as autoridades lusas contrataram a Bandeira de Domingos Jorge Velho para destruir o temido quilombo.

45) a) Tendo por base as afirmaes de Gilberto Freyre, impossvel saber os motivos do xito da produo de acar em Pernambuco ou seu fracasso em So Vicente. Levando em considerao os conhecimentos histricos, sabe-se que o fator fundamental o geogrfico. Enquanto a capitania de Pernambuco estava mais prxima do Reino e em sua zona da mata existiam extensas manchas de massap (terra propcia ao cultivo da cana-de-acar), na Baixada Santista havia um vasto manguezal (reas alagadias, imprpria para o cultivo da cana). Alm disso, era muito difcil ocupar as terras frteis do planalto paulista devido Serra do Mar, na poca considerada uma muralha quase intransponvel. b) Os grandes proprietrios rurais, especialmente os senhores de engenho, eram donos de muitos escravos, de capitais vultosos e de vastos recursos tcnicos. Todo esse poder e essa imensa riqueza permitiam ao empresrio colonial um exagerado comportamento ostentatrio. Esse gnero de vida era caracterstico da nobreza europia. Por isso, chamamos a camada dominante colonial das reas agroexportadoras de aristocracia agrria.

46) Resposta: D 47) a) Dois dentre os grupos sociais: vadios judeus ciganos escravos prostitutas libertos ou forros homens livres pobres b) Os grandes proprietrios de terra, por controlarem os cargos preponderantes na vida administrativa local, votavam e podiam votar nas Cmaras Municipais.

48) Resposta: D 49) Resposta: E 50) Alternativa: E 51) a) Sem dvida, o texto de Pero de Magalhes Gandavo um claro exemplo de etnocentrismo porque utiliza os elementos da cultura europia para condenar os brasilndios

20 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

como ateus, anrquicos, desumanos, cruis, antropfagos, desonestos e preguiosos. b) A colonizao portuguesa foi uma verdadeira catstrofe para as comunidades tribais. Elas foram dizimadas pelas doenas trazidas pelos europeus e pela imposio do trabalho compulsrio, alm do processo de aculturao realizado pelos missionrios catlicos.

58) Alternativa: C 59) Alternativa: C 60) Alternativa: D A questo exigia do aluno um conhecimento geral sobre as caractersticas econmicas, sociais e polticas na Amrica portuguesa e espanhola. Como a criao de monoplios comerciais, pacto colnia na Amrica portuguesa e regime de porto nico na Amrica espanhola, seguida de uma rigidez fiscal que despertou inmeras revoltas alm da forte influncia da Igreja junto a estrutura de Estado, muitas vezes realizando suas funes.

52) Alternativa: D 53) a) O candidato poder identificar no documento em questo a autoridade poltica legtima e centralizada, sistemas de defesa, a grande extenso do quilombo e, por ltimo, a sua alta densidade populacional. b) O candidato poder mencionar a invaso do Maranho por tropas francesas e de Salvador por soldados holandeses, que igualmente conquistaram parte substantiva do nordeste brasileiro.

61) Alternativa: A 62) O texto de Euclides da Cunha destaca a ao empreendida contra os invasores holandeses pelos combatentes do Nordeste, leais corte dos Braganas, instalada em Lisboa com a Restaurao, em 1640. Por contraste, os bandeirantes (sulistas) so apresentados como um povo de mestios levantadios, que no obedeciam s leis reais, vivendo em luta aberta com a Corte portuguesa, ao ponto de defenderem a franca autonomia. Por isso, o autor considera o paulista um inimigo to perigoso quanto o batavo. importante frisar que a recente historiografia brasileira no confirma as afirmaes de Euclides: nem sempre os nordestinos foram leais a Lisboa, e a Guerra dos Mascates, sem dvida, serve como exemplo de rebeldia; alm disso, muitas vezes os bandeirantes contemporizaram com as autoridades lusas. 63) a) A gravura de um tpico engenho do perodo colonial no Brasil ilustra as fases de transformao da cana (matriaprima) em acar (produto agroindustrial). Observam-se o canavial, o engenho propriamente dito com a moenda, as fornalhas e oficinas, a casa de purgar e at o carro de boi, imprescindvel ao transporte da cana e do acar. b) A economia aucareira baseava-se nos latifndios monocultores exportadores, movidos pelo trabalho escravo, configurando o chamado sistema agrrio de plantation. Nesse espao floresceu uma sociedade aristocratizada patriarcal, conservadora e autoritria, rigidamente estratificada e concentradora da renda. 64) Alternativa: B 65) Alternativa: C 66) Alternativa: D 67) a) Devido pobreza de grande parte da sociedade bandeirante, a mo-de-obra disponvel na Capitania de So Paulo, durante todo o perodo colonial, era predominantemente indgena: os paulistas no tinham

54) O candidato dever indicar ter sido a Jamaica, pois ali prevaleciam grandes propriedades de cativos: 7.6 % dos proprietrios tinham plantis com mais de 100 escravos, o que representava 61,5% da populao cativa da ilha. Em contrapartida, apenas 0.5% dos proprietrios baianos possuam plantis dessa envergadura, os quais congregavam 9.4% da populao escrava.

55) a) O candidato deve atentar para as informaes do texto e identificar dois aspectos negativos da cultura da cana de acar, tais como a diminuio da cultura de gneros alimentcios, ampliao da escravido, desmatamento, entre outros. A questo, portanto, exige apenas a leitura cuidadosa do candidato. b) Essa questo faz parte do contedo clssico da histria poltica do Imprio no Brasil (1822-1889). O candidato precisa identificar no Poder Moderador atribuies que fortaleceram a centralizao da Monarquia, como o direito de dissolver, convocar ou adiar a Cmara, sancionar decretos, nomear senadores e ministros de Estado, suspender magistrados, perdoar ou abrandar penas impostas e conceder anistia. Pelo Poder Moderador, portanto, o monarca tinha o direito de intervir nos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. c) Essa questo tambm muito trabalhada nos materiais didticos e o candidato deve apenas apontar dois fatores que levaram abolio da escravido; por exemplo: revoltas e fugas de escravos, campanhas abolicionistas, aes dos escravos na justia para requerer sua liberdade, presso da Inglaterra e legislao emancipacionista.

56) Alternativa: E 57) Alternativa: E

21 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

recursos financeiros de monta para a compra de elevado nmero de escravos negros. b) A partir de 1572, a Coroa Portuguesa publicou vrias Leis que proibiam a escravizao de ndios, a no ser em Guerra Justa, isto , poderiam ser escravizados os grupos indgenas que atacassem o colonizador. Portanto, at a administrao do Marqus de Pombal (1750/1777), que proibiu rigorosamente qualquer possibilidade de escravizao do nativo, os colonos lusos sempre tiveram uma brecha legal para tornar cativo o gentio. 68) Alternativa: E 69) Alternativa: E 70) Alternativa: C 71) a vida urbana era muito mais intensa, a imigrao que aos poucos diminua a utilizao da mo-de-obra escrava, o caf tronava-se o grande base da economia brasileira, e muitos fazendeiros optavam a viver nas cidades. Era um papel de submisso em relao ao marido e de vida domstica. 72) Resposta: C 73) Resposta: E 74) a) O autor se refere colnia francesa fundada por Nicolau Durand de Villegaignon, em 1555, no litoral do Rio de Janeiro. Como os colonizadores no encontraram outros europeus na Baa de Guanabara, afirmavam que essa terra fora por ns descoberta. b) As autoridades portuguesas determinaram a destruio da Frana Antrtica. Durante a luta contra os invasores, Estcio de S, em 1565, fundou o povoado de So Sebastio do Rio de Janeiro, com o propsito de garantir a posse da terra.

77) a) Por meio do sistema de feitorias, a metrpole restringiu sua ao ao mbito mercantil, procurando estabelecer contatos comerciais com as populaes nativas. Estas lhe forneciam mercadorias de elevado valor no mercado europeu, em troca de produtos de baixo valor ou do pagamento em moedas. b) Nos dois sculos iniciais de nossa Histria, a produo agrcola predominante foi a da cana-de-acar, que se organizou no sistema de plantation. Nesse tipo de empresa agrcola, o feitor era o principal representante do grande proprietrio. Ele gerenciava todo o sistema produtivo, isto , era responsvel pela organizao do trabalho escravo, o plantio e todas as etapas da produo do acar. 78) a) A dispora colonial ou dispora africana, como tambm conhecida foi o processo de disperso de milhes de africanos negros, transferidos de suas regies de origem para as colnias da Amrica, por meio do trfico negreiro. b) Entre diversas influncias da frica negra no Brasil atual, destacam-se as de carter religioso particularmente a prtica do candombl e a culinria, com muitas comidas originrias da frica sub-saariana. c) A mais evidente decorrncia da escravido africana a desvalorizao da populao negra e mestia. Realizada de maneira sutil e no oficial e por isso mesmo difcil de ser combatida tal desvalorizao fez com que os descendentes dos escravos negros fossem relegados a segundo plano, em termos econmicos, sociais, polticos e culturais.

79) Alternativa: A 80) Alternativa: D 81) Na Roma Antiga ou no Brasil Colnia, a escravido varivel, dependendo do momento histrico. Por exemplo, na Roma Monrquica as condies para tornar-se escravo diferem do momento da fase imperial. a) Semelhanas entre a escravido na Roma Antiga e no Brasil Colonial: em ambos, a escravido era uma forma de trabalho compulsrio na qual os escravos ficavam sujeitos a um senhor. Os escravos eram igualmente utilizados para trabalhos domsticos ou outras atividades ligadas produo ou prestao de servios. Eram igualmente objeto de um importante comrcio, de tal forma que, tanto na Roma Antiga como no Brasil Colonial, pode-se afirmar a existncia de um mercado de escravos. Ainda sob determinadas circunstncias, os escravos poderiam dispor de recursos prprios e, com os mesmos, poder comprar a sua alforria (liberdade). Tanto na Roma Antiga como no Brasil Colonial, existiram formas variadas de resistncia escravido, entre as quais revoltas de escravos como a de Esprtaco, na Roma Antiga, e a do Quilombo dos Palmares, no Brasil Colonial.

75) a) A partir da formao de uma estrutura organizacional entre os negros, os quais pleiteavam participao poltica atravs de requerimentos visando inclusive liberdade. b) Porque a rebeldia entre os negros geraria uma ruptura nas relaes de trabalho reinantes e sua sublevao questionaria o status quo vigente, o qual inclua a propriedade das terras. c) A verso tradicional da Independncia do Brasil subestima a participao popular no processo. J o texto explicita que at mesmo os escravos estiveram envolvidos no movimento da Independncia. 76) Resposta: B

22 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) Diferenas entre a escravido na Roma Antiga e no Brasil Colonial: na Roma Antiga, sob certas circunstncias e em determinado perodo, um romano poderia ser reduzido condio de escravo. Entretanto, a forma mais comum de obteno de escravos eram os povos derrotados em guerra, tanto que, a partir do momento em que diminuram as conquistas territoriais, diminuiu igualmente o ingresso de escravos. No Brasil Colonial, tivemos a escravido indgena em certas regies, mas predominou a escravido africana. O trfico de escravos foi um fator de enriquecimento para a Metrpole (componente importante do Antigo Sistema Colonial). A extino do trabalho escravo na Roma Antiga associa-se ao processo de crise e colapso do Imprio Romano, que d lugar no perodo subseqente a outra forma de trabalho compulsrio, que foi a servido: o servo pagava com o seu trabalho o direito de viver nas terras do senhor. A extino da escravido, por sua vez, no se deu ao trmino do Perodo Colonial no Brasil. A escravido perdurou at fins do sculo XIX, depois de um longo processo de transformaes econmicas, polticas e sociais, que a tornaram antieconmica. Pelo menos em teoria, os ex-escravos passaram condio de homens livres. Outra questo importante encontra-se no fato de que, na Antiguidade, na maioria dos casos, no havia diferenas tnicas entre senhores e escravos, sendo que, no Brasil, foram escravizados os negros e indgenas, diferentes etnicamente dos senhores brancos.

o seu principal mercado consumidor nos Estados Unidos, desenvolvendo-se no sculo XIX dentro das idias de Diviso Internacional do Trabalho, sob a perspectiva do capitalismo comercial. Segundo uma certa interpretao, o caf ajudou a desenvolver a industrializao, ao produzir uma infra-estrutura de estradas de ferro e portos, gerando, ainda, uma nova elite empresarial que bateria de frente com o Imprio centralizador, defendendo a Repblica Federativa e sendo capaz de transformar o Estado em promotor de seus interesses. No final do sculo XIX houve o desenvolvimento do trabalho livre na cafeicultura, com a entrada de imigrantes, provocando a monetarizao da economia.

83) O candidato dever indicar que a partir de meados do sculo XVII o imprio portugus passou a depender cada vez mais da produo escravista brasileira e do trfico de cativos africanos. 84) Alternativa: E 85) a) O grupo de franceses que aportou no litoral carioca em meados do sculo XVI, liderado por Nicolau Durand de Villegaignon, constitua-se de refugiados, perseguidos por questes religiosas, que pretendiam estabelecer uma colnia de povoamento, denominada Frana Antrtica. Dali, acabaram sendo expulsos, aps longa resistncia, por foras luso-brasileiras, a mando do governador geral Mem de S. b) Em princpios do sculo XVII, outro grupo francs tentou estabelecer-se na Amrica portuguesa, desta feita no Maranho. L construram um forte em torno do qual se fundou um povoado denominado So Lus (em homenagem ao rei da Frana, Lus IX), dando incio criao do que denominaram Frana Equinocial. 86) Alternativa: B 87) a) Tanto Cuba como o Brasil constituram-se como colnias, integrantes do antigo sistema colonial da poca mercantilista, cuja finalidade era complementar a economia da metrpole sob o regime de monoplios. b) No perodo da colonizao predominou a agroindstria do acar. Ambas as economias estavam voltadas para o mercado externo e foram organizadas para complementar a economia das respectivas metrpoles sob um regime de monoplio. c) De uma maneira geral, a condio social dos negros depois do fim da escravido foi de marginalizao econmica, social e poltica. A chegada e a incorporao dos imigrantes europeus no mercado de trabalho acentuaram os contrastes de desigualdade e marginalizao.

82) a) Considerando a economia brasileira como cclica, a fase aucareira teve o seu auge entre 1532 e 1654. O fim desse perodo foi motivado pelo incio da produo de acar nas Antilhas pelos holandeses, anteriormente expulsos de Pernambuco e tambm posteriormente, no incio do sculo XIX, pela produo do acar de beterraba. Em relao ao caf, o fim do ciclo est relacionado Crise Mundial de 1929 e Grande Depresso dos anos 1930, que resultaram na diminuio da compra do caf brasileiro. Acrescente-se a isso um aumento, desde os fins do sculo XIX e incio do XX, de outros produtores de caf, provocando maior concorrncia com o caf do Brasil. Observa-se, ainda, o colapso da poltica de valorizao do caf, que resultou em superproduo com estoques invendveis. b) Entre as semelhanas na produo do caf e do acar podemos observar a utilizao da mo-de-obra escrava, a presena do latifndio e da monocultura, sendo os produtos destinados ao mercado externo. Tanto na produo aucareira como na produo cafeeira destaca-se a presena de um elevado investimento inicial, gerando grande concentrao social da renda. Segundo certa perspectiva, tanto o acar como o caf inibiram o desenvolvimento industrial. Quanto s diferenas, o acar tinha sua regio de predomnio localizada no Nordeste, e o caf, no Sudeste. A produo aucareira destinava-se Europa, atendendo a exigncias do Antigo Sistema Colonial. O caf encontrava

88) a) Podemos destacar, entre outros: Culinria: mandioca, milho (indgenas); azeite de dend, vrios pratos da culinria baiana, vatap, acaraj, caruru (africanos).

23 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Lingsticos: muitas palavras no vocabulrio da lngua portuguesa falada no Brasil: nomes prprios, toponmicos, nomes da flora e da fauna, sufixos como "guau", "mirim" (indgenas); nomes de pratos da culinria baiana, toponmicos; nomes de quilombos, mucama, moleque, batuque cafun (africanos). Musicais: h muitos ritmos e instrumentos que foram incorporados e caracterizam a msica no Brasil, nos quais so comuns elementos indgenas e africanos, por exemplo: cateret, maraca (indgenas); maracatu, berimbau (africanos). b) No. Alis, cabe perguntar se alguma vez existiu na histria alguma relao de simetria entre culturas. No caso referido notvel a assimetria na medida em que existiu uma relao de poder, de dominao da cultura dos brancos europeus sobre as demais culturas. As demais culturas puderam ocupar alguns espaos desde que no colocassem em questo o predomnio da cultura branca europia.

24 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen