Sie sind auf Seite 1von 71

COLIGAO TODA FORA PARA CAMPINAS - PSB / PSDB / DEM / PPS / PSC / PHS / PCdoB / PTdoB - CNPJ: 15.946.

703/0001-84

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

APRESENTAO
Campinas minha cidade, como tambm de cada cidado que ama esta cidade, luta para viver com bem estar ao lado de sua famlia e construir a grandeza de Campinas. Entrei para a vida poltica da cidade com 27 anos, j faz 20 anos. Campinas elegeu-me trs vezes Vereador (duas vezes o mais votado) e duas vezes Deputado Estadual (em 2006 o mais votado). Em 2010, fui eleito Deputado Federal, novamente na condio de candidato mais votado da cidade. Posso dizer que todo esse caminho que percorri me deu a oportunidade de adquirir conhecimentos e construir um pensamento sobre a cidade e a respeito das pessoas que aqui vivem, cuja marca a imensa capacidade de empreender e construir sua cidadania com a tenacidade e a garra que caracterizam os fortes. So 20 anos me preparando para esse momento: ser Prefeito de nossa cidade. Sinto-me pronto para a tarefa. Somo o sentimento de solidariedade que me orienta na vida experincia adquirida conhecer a cidade com o olhar prximo de um vereador; enxergar suas potencialidades a partir de So Paulo como Deputado Estadual e, finalmente, contemplar seus desafios e a fora do trabalho de nossa gente desde Braslia. Eu quero ser prefeito para apoiar as pessoas, gerar oportunidades para que cuidem de suas famlia, criem os seus filhos, realizem os seus sonhos, enfim, vivam melhor, com mais qualidade de vida e mais felizes. E para isso, temos que cuidar que a cidade recupere seu rumo e sua vocao para o desenvolvimento econmico, social e ambiental. Em 2008 j alertava em minha campanha que a administrao municipal precisava ser conduzida com rigor, sem desperdcios e honrando cada centavo arrecadado dos contribuintes. Todos ns assistimos perplexos ao triste momento que viveu nossa cidade. A populao de Campinas experimentou forte revolta, vergonha e indignao. E se h alguma lio a tirar desse episdio que no h maneira de governar Campinas que no seja com lisura, transparncia e honestidade. Campinas provou que no tolera a corrupo e que, se no est imune a essa praga, sabe reagir com determinao quando acontecem escndalos. Foi um processo traumtico, humilhante e doloroso. Agora hora de superar o trauma e seguir em frente! Quero usar toda a minha capacidade e experincia poltica para realizar um governo ntegro e decente, pautado pela defesa intransigente dos mais elevados valores ticos e morais. Todos ns temos o dever de combater a corrupo em todas as suas formas. Para isso vou realizar um governo transparente, com prestao de contas pblicas e diariamente, abrindo totalmente os gastos pblicos para serem acompanhados pela internet. Seremos firmes no combate corrupo.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Vou compor uma equipe eficaz e competente para administrar nossa cidade. Entendo que um bom prefeito tem que saber fazer, mas a vida ensinou-me que tambm preciso saber ouvir. por isso que desde j, no curso da campanha, vou instituir um rgo chamado Conselho da Cidadania, unindo pessoas de todas as classes sociais, com representatividade na comunidade, experientes em reas temticas de polticas pblicas e que amam Campinas, para darem suas contribuies a fim de concretizar um governo de participao da comunidade. Esta mesma forma de gesto pretendo levar adiante na administrao da cidade, concretizando, portanto, um perfil democrtico, incluindo a todos os cidados na oportunidade de decidir. Conheo Campinas nos seus detalhes, sinto os problemas e as necessidades de cada bairro. Em nossa administrao, vamos interagir de perto com a populao, por meio do Programa Governo Presente. Eu e meu secretariado iremos s ruas, para ouvir o que as pessoas tm a dizer sobre as necessidades da regio onde vivem. Juntos, o prefeito e a populao, vamos definir com acerto as aes da Prefeitura e executar os servios com qualidade e competncia. Nas prximas pginas voc poder conhecer as diretrizes e algumas aes que orientam nosso Programa de Governo. Sua construo ocorre a partir do documento registrado na Justia Eleitoral em julho ltimo. quele documento, juntou-se a reflexo de diversos grupos de estudos, centenas de voluntrios e a contribuio de dezenas de entidades representativas de bairros, de classes, sindicatos, organizaes no governamentais, OSCIPs, enfim, toda a sociedade civil organizada. Insisto, entretanto, que est longe de ser uma obra acabada, pois felizmente Campinas uma cidade dinmica, aberta e participativa. Este Programa de Governo , sobretudo, uma obra coletiva, permanentemente aberta a todos aqueles que, assim como eu, querem contribuir para uma Campinas mais humana e desenvolvida em todos os seus aspectos.

Jonas Donizette

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

CAMPINAS SEMPRE PLANEJOU O FUTURO


Depois de um perodo catico, de confuso administrativa e poltica, novas alternativas se abrem para Campinas com as eleies deste ano. preciso lembrar que Campinas uma cidade histrica, com tradio de pioneirismo. No sculo 19 comandou a ocupao do planalto paulista com a cultura do caf, participou da Guerra do Paraguai, do movimento republicano e formou grandes lideranas polticas e culturais. No sculo 20, manteve-se como cidade de vanguarda, comeando por ser referncia em cincias e servios mdicos. Na dcada de 1970, com a Unicamp e a PUC-Campinas, era tambm a cidade dos estudantes. Seus dirigentes, porm, j planejavam o futuro. A Prefeitura, apoiada na intelectualidade de suas universidades, e na qualificao e energia de sua fora de trabalho, entre outras iniciativas, criou a Ciatec, o polo de Cincia e Tecnologia que promoveu o encontro da cincia com a indstria, desenvolveu uma poltica bem-sucedida de atrair empresas modernas para a regio. Produziu o que veio a ser, nos dias de hoje, o mais moderno ncleo da indstria de alta tecnologia no pas. Com essa indstria, que se compe de empresas nacionais e multinacionais e tambm se desenvolvendo muito nas reas de servios e comrcio, a cidade atingiu o 3 PIB per capita dentre as 15 maiores cidades com mais de um milho de habitantes e sua populao possui hoje o 12 poder aquisitivo do pas. Nesses 40 anos aconteceu em Campinas, como em outras grandes cidades, uma exploso populacional, fruto do deslocamento macio de populaes do campo para a cidade, fazendo parte do processo de urbanizao acelerada da sociedade nacional. Em 2010 sua populao era de 1 milho e 80 mil pessoas. Mas o fluxo migratrio estendeu-se estendido alm da rea de Campinas, transformando tambm as cidades vizinhas, produzindo uma nova realidade, uma populao de mais de 2 milhes e meio de pessoas que passaram a interagir numa dinmica urbana intermunicipal, a Regio Metropolitana de Campinas. O crescimento da economia do pas, na ltima dcada, tambm se refletiu na regio de Campinas, com a elevao dos ndices de emprego e renda da populao, produzindo um surto de progresso ainda mais vigoroso. Dessa dinmica resultaram importantes benefcios para a comunidade, mas tambm problemas, entre os quais avulta o do adensamento do nmero de automveis que, no momento atual, sufoca o sistema de trnsito e dificulta a mobilidade urbana em Campinas e regio, isso sem contar a carga de CO emitida pela frota. Em consequncia, cresceram exponencialmente as demandas materiais e sociais. Campinas e a regio no seu entorno foram submetidas a estmulos de crescimento desordenado produzindo situaes de crise quanto ocupao do solo e urbanizao, saneamento bsico e transportes, sade e educao, principalmente.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

A LIDERANA ATROPELADA
Nos ltimos 15 anos, a liderana poltica e executiva de Campinas, expressa pela Prefeitura e Cmara Municipal, viu-se atropelada pelas crescentes demandas, perdeu a iniciativa, a capacidade de planejamento e antecipao dos caminhos de desenvolvimento do municpio. A mquina administrativa da Prefeitura foi modernizada aqum do possvel e do necessrio. Os planos estratgicos elaborados no foram cumpridos e as decises polticas prevaleceram sobre as orientaes tcnicas, tudo de forma a comprometer qualquer planejamento do futuro e limitando a gesto do presente a dar respostas tpicas aos problemas, ao sabor das presses de interesses minoritrios. A crise de 2011 resultou num caos administrativo. Agravaram-se ainda mais os problemas da cidade. A populao sentiu que Campinas estava abandonada. Os primeiros passos da nova administrao tero que ser de recuperao dos servios pblicos. E, mais que isso, ser o momento de resgatar os avanos perdidos pela nossa cidade pioneira.

PLANEJAR 20 ANOS FRENTE

A recuperao do dinamismo da ao pblica exigir grandes esforos da nova administrao. Mas planejar a cidade no apenas resolver os problemas de hoje, trabalhar mirando o futuro. Em 2010, o municpio superou 1 milho de habitantes. Tome-se por hiptese que a populao continue a crescer taxa atual de 1% ao ano. Neste caso, em 20 anos, Campinas atingiria uma populao de cerca de 1 milho e 250 mil pessoas. Haveria em torno de mais 60 mil novas famlias, para as quais seriam necessrias 60 mil novas casas. Teramos pelo menos mais 60 mil crianas em idade escolar, demandando novas creches, escolas, merenda e suas estruturas de prdios, equipamentos e pessoal. Supondo que cada famlia tivesse um automvel, seriam mais 60 mil veculos no trnsito. Toda essa nova populao a consumir mais energia eltrica e gua, gerando esgotos e lixo, demandando maior coleta, deslocando-se pelas vias de transporte, sem contar inmeros outros servios que seriam diretamente impactados. Por outro lado, mesmo que o crescimento populacional venha a se estabilizar ou a declinar, ainda assim h toda uma reformulao conceitual de planejamento das aes pblicas e de ordenamento urbano que no podem mais ser adiadas. Para isso, assim como os nossos dirigentes fizeram no passado, o futuro ter que ser antecipado e criadas as condies para que as metas sejam alcanadas.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

A hora de decidir como ser a Campinas nos prximos anos e no horizonte de duas dcadas agora, sob pena de ser mantido o inaceitvel jugo de decises imediatistas, interesseiras, as quais consideram apenas o dia presente, sem cuidar do futuro da cidade, arriscando lanar a comunidade no caos e, pior, levar Campinas a perder suas conquistas econmicas e sociais. Para tanto, subordinado poltica ambiental municipal, vamos elaborar um Plano Estratgico: Campinas, a cidade que queremos. Esta ser uma tarefa de um Instituto de Planejamento a ser criado, tendo como ponto de partida o conjunto dos Planos Locais, a ampla participao de entidades e cidados e o necessrio suporte tcnico, a fim de serem estabelecidos os eixos e as condies da Campinas do futuro.

GOVERNAR PARA AS PESSOAS


A primeira condio para planejar o futuro definir em benefcio de quem promover o desenvolvimento. Governar para as pessoas estabelecer o bem-estar da maioria como meta final de todas as polticas, obras e aes do poder pblico. Para isso, o gestor/planejador e sua equipe tero que partir do estudo e avaliao dos problemas concretos da populao e, em seguida, desenvolver polticas pblicas de longo prazo que deem respostas s demandas. So condies necessrias para isso, que se instale em Campinas uma administrao focada em: 1. Modernizao. Um governo com uma nova viso poltica, que modernize os mtodos da administrao, dotando a Prefeitura de tecnologia atualizada, que traga para suas fileiras os quadros tcnicos necessrios para o planejamento do futuro e as aes do presente. Metas. Que trabalhe com metas e indicadores de avaliao para conhecer o alcance e o resultado das aes, que adote novos padres de relacionamento, de motivao, de recompensa de seus funcionrios, estimulando o mrito, combatendo a acomodao e o desempenho insuficiente. Profissionalizao. Que promova a profissionalizao da administrao pblica. Estimule a qualificao do funcionalismo atravs de cursos e novos mtodos de trabalho. Introduza novas tecnologias, informatize todas as reas da administrao.

2.

3.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

4.

Transparncia. Que eleja a transparncia como lei maior da administrao, abrindo completamente para a sociedade todos seus atos, todas as contas e oferecendo ao cidado facilidade de acesso tanto para atender a suas demandas como para conhecer e participar das decises da administrao. O poder pblico deve estar prximo do cidado e interagir com ele, pautado por uma agenda de interesse pblico capaz de fazer frente s presses fisiolgicas. Alm disso, fortalecer os mecanismos de participao e de controle social das polticas pblicas por meio dos Conselhos Municipais, dos processos de Conferncias, das consultas pblicas e do uso de tecnologias da informao, como forma de democratizar e dar transparncia administrao pblica. Honestidade. Que seja um governo honesto, revelando seus atos atravs da transparncia, criando sistemas de controle, no deixando espao algum para que a corrupo prospere. Inovao, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Que seja um governo que introduza e perenize condies reais de liderana dos processos de inovao a partir de polticas pblicas que aproximem o setor pblico, o segmento de pesquisas e o setor privado, de forma a estimular o empreendedorismo inovador, fixando e delineando os fundamentos de sustentabilidade. Vamos criar o ambiente apropriado para que essa energia da sociedade se manifeste, de forma a assegurar um desempenho econmico e social que melhore a qualidade de vida de todos, sem comprometer a preservao dos recursos naturais.

5.

6.

MODERNIZAR A MQUINA PBLICA


O objetivo da nova administrao recuperar o aparelho de governo da Prefeitura comeando por preservar as empresas pblicas e todo o patrimnio pblico construdo pelo Povo de Campinas. O que vemos hoje uma mquina pblica com processos de gesto ultrapassados e recursos defasados. O modelo atual, de se agregar de forma estanque atividades e competncias est esgotado. Tal modelo, de origem remota, precisa ser superado nas limitaes que o caracterizam, eis que nos assuntos de mltiplas competncias, sucumbe a ao s escaramuas burocrticas ou, quando no, pior, aos conflitos de interesses de grupos poltico-burocrticos.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Um novo desenho que traga agilidade e eficcia se impe como uma ao urgente, para que surja uma nova mquina pblica, adequada s exigncias impostas pelo novo milnio, valendo-se das inovaes tecnolgicas e instigando o segmento de pesquisa a gerar solues s demandas da mquina pblica ainda no contempladas. A mquina pblica ser modernizada, com forte impacto na melhoria do atendimento ao cidado. Ser criado o Programa Cidado Digital, para facilitar o acesso pela populao e para atender as demandas por melhorias. Atravs desse programa, o Servio 156 ter atendimento via internet e via celular e ser responsvel pelo contato eletrnico da administrao com o cidado. A exemplo de programa semelhante j em uso no Rio de Janeiro, o cidado poder, a qualquer tempo, enviar mensagens de SMS para o Cidado Digital, com suas demandas e anexando, inclusive, fotos. Assim, com o estmulo participao do cidado, teremos uma cidade melhor cuidada e o servio agilizado. A seu tempo, a Prefeitura tambm poder emitir SMS aos cidados, avisando-os da data de sua consulta mdica, do envio do Remdio em Casa, do andamento do seu protocolado, etc., ampliando a eficcia do atendimento. O Cidado Digital um novo conceito de relacionamento entre a mquina pblica e o cidado e ter carter permanente, comportando frequentes expanses de servios medida que as novas tecnologias se tornem acessveis. Assim, num horizonte no muito distante, agregando-se as ferramentas do Geoprocessamento, a pgina da Prefeitura poder comportar inclusive que os cidados resolvam, de dentro de suas casas ou at de seus smartphones, assuntos mais complexos que hoje ainda so ofertados apenas nos balces de atendimento presencial. o caso, por exemplo, de concesso de alvars para novas obras, reformas, ou mesmo de funcionamento de estabelecimentos. O que hoje feito pelo protocolado de diversos requerimentos, poder ser baixado do site da Prefeitura, preenchido e, a seguir, digitalizado e reenviado ao prprio site, agilizando processos e trazendo conforto ao cidado. Com sua base digital e tecnolgica modernizada, a Prefeitura tambm atuar de maneira digital, eliminando etapas burocrticas e montanhas de papel, trazendo economia aos cofres pblicos. Outro conceito novo que ser adotado na Gesto Pblica a criao de Cmaras Multidisciplinares, para tratar de assuntos que exijam a participao de diversas secretarias em sua resoluo. o caso, s para se usar um nico exemplo, das aes voltadas aos jovens e crianas, onde, secretarias como Educao, Cultura e Assistncia Social, principalmente, tm que ser coordenadas para se atingir os objetivos propostos pelos programas especficos dessas reas. Nesse sentido, portanto, a Cmara Multidisciplinar atuar para concatenar os esforos das reas e, com ateno exclusiva ao assunto, traar a poltica pblica necessria para responder a demanda de maneira a evitar sobreposies, somar esforos, dividir tarefas e solucionar a questo.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

NCLEO DE ESTUDOS ESTRATGICOS MUNICIPAIS


Campinas o 3 maior polo de pesquisas e desenvolvimento do Brasil, responsvel por ao menos 15% de toda produo cientfica nacional e abriga a UNICAMP, universidade que a maior produtora de patentes no pas. Em nossa cidade vive um dos mais expressivos contingentes de mentes inteligentes, cientficas e intelectuais que h no Pas. Elas atuam no parque de alta tecnologia e nas universidades, produzindo novas tecnologias de ponta e pessoas aptas para as mais variadas atividades profissionais. Esse conjunto pode representar muito mais para Campinas, desde que as aes oriundas desse ambiente sejam articuladas e integradas com o setor privado e com os setores pblicos federal, estadual e local. A Prefeitura precisa agregar esse grande capital humano que vive na cidade para planejar aes fundadas nas vocaes naturais e histricas de Campinas, tendo por meta o desenvolvimento humano, o desenvolvimento econmico e a sustentabilidade.

NCLEO DE CONSTRUO DE SISTEMAS DE INDICADORES


Ser organizado o Ncleo de Construo de Sistemas de Indicadores para avaliao de mudanas, com o objetivo de gerar processos de monitoramento institucional e de acompanhamento da execuo e da qualidade da realidade de cada programa, projeto, obra e servio municipal, de acordo com os objetivos, metas e resultados traados pelo Plano de Governo, como tambm queles que se fizerem necessrios ao longo da trajetria de governo. Tais indicadores tero como objetivo a transformao de seus mtodos tradicionais para outros fundamentados na filosofia de integrao entre as diversas polticas sociais, estas voltadas s aes/intervenes territoriais e para segmentos com caractersticas similares. Nos procedimentos pblicos h extrema complexidade, derivada da falta de sinergia entre os organismos envolvidos e o formalismo exigido pelo extenso e minucioso regramento de leis, decretos, regulamentos, etc. e o organismo proposto ir contribuir para o aprimoramento dos procedimentos, e tornando mais instantneo ou concomitante a ao/soluo necessria no momento da ocorrncia do problema, de forma a ser consistente e adequada. Acrescente-se que a viso proporcionada pelos indicadores constitui-se em uma importante e indispensvel ferramenta para a tomada de decises estratgicas a partir da melhor compreenso dos processos internos.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Aprimoram-se, alm dos processos, os mecanismos de controle dos gestores sobre a estrutura da administrao pblica, as relaes e a percepo subjetiva e coletiva dos desafios que uma metrpole apresenta.

NCLEO DE ELABORAO DE PROJETOS E CAPTAO DE RECURSOS


O Governo do Estado e a Unio tm dotao de recursos oramentrios destinados a serem investidos em Campinas, embora alguns tenham tentado iludir a populao afirmando que esses recursos vinham por meros laos de amizade. Esses investimentos so aportados por disposio legal e em funo do que a cidade representa na vida do estado e do Brasil. Uma cidade com o peso poltico e econmico de Campinas precisa ser respeitada pelo que agrega ao Estado e a Unio em termos de sua capacidade de gerao de riqueza e pela fora de trabalho de seus cidados. Mas, para exigir o investimento das outras esferas do poder, precisa capacitar-se para tal. Como Deputado Estadual e depois como Deputado Federal, pude perceber que muitas vezes recursos do oramento estadual ou do Tesouro da Unio, alm das vrias emendas parlamentares que eu e outros colegas apresentamos para beneficiar Campinas, acabavam retardados ou at mesmo caducavam sem liberao por conta de despreparo da prpria Prefeitura. Impe-se, portanto, que a Administrao Municipal se torne capaz de buscar esses investimentos. Para tanto, uma rea especfica ser estruturada de forma institucional para orientar a elaborao de projetos cuja finalidade seja a de captar recursos de financiamento de organizaes federais, estaduais, agncias no-governamentais e de outros agentes financiadores nacionais e internacionais. A nova administrao organizar e manter cadastro de instituies nacionais e internacionais que mantenham linhas de financiamento a projetos, bem como todos os requisitos exigidos para a habilitao ao crdito e a forma de prestao de contas. As atividades estaro disponveis para todos os rgos municipais, s organizaes no-governamentais e entidades do terceiro setor, com vistas ao financiamento de projetos ambientais, sociais, educacionais, de apoio infncia, adolescncia, famlia, s pessoas com deficincia, entre outros.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

COMBATE AO USO DE CRACK


Campinas no pode ignorar e no pode omitir-se ante um dos grandes flagelos de nossos dias que o uso de drogas, destacando-se a o crack, droga que possui caractersticas devastadoras sobre seus usurios, eis que gera rapidamente alto grau de dependncia, conduzindo suas vtimas a condies de vida subumanas, destruindo essas vidas e arrastando para o mesmo vale de sofrimentos os familiares. Tal a rapidez com que se amplia o nmero de usurios e tal a complexidade das aes exigidas para o enfrentamento dessa situao que todos os poderes pblicos o federal, o estadual e o municipal devero estar unidos para a ao. Campinas, em parceria com o Governo Federal, ir desenvolver o Programa Crack, Possvel Vencer!, com o objetivo de executar uma poltica de amplo espectro para combater o uso de crack, a partir do desenvolvimento de polticas pblicas de orientao populao; capacitao de profissionais; ampliao da oferta de tratamento e ateno aos usurios, alm do enfrentamento ao trfico de drogas. Tais aes exigiro uma perfeita sinergia das reas de Sade, Assistncia Social, Educao, Cooperao em Assuntos da Segurana Pblica, Assuntos Jurdicos, entre outras, razo pela qual ser coordenada pela Cmara Multidisciplinar.

RECURSOS HUMANOS E GESTO


Nossa cidade tem um quadro de servidores municipais dedicados e competentes. Investir na valorizao e capacitao permanente do quadro, garantir condies dignas de trabalho e suprir a demanda de novos servidores por meio de concursos pblicos criar as bases para uma prefeitura mais eficiente e com melhor qualidade de atendimento populao. Mas esse quadro sofre com as limitaes da estrutura organizacional atual. preciso reformular e consolidar as normas, ritos, instncias e prazos processuais municipais, tendo como meta a agilidade e a eficincia da prestao de servios ao cidado. Do mesmo modo, temos que equipar e estruturar as Administraes Regionais e Subprefeituras, inclusive com a ampliao de alada de deciso, para poderem executar os servios que lhes cabe e, delegando competncias, reduzir a tramitao burocrtica. preciso tambm aperfeioar a logstica dos servios municipais, aprimorando os controles de estoques para reduzir perdas por vencimento de prazos e otimizar o abastecimento dos organismos municipais.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Vamos ampliar a utilizao dos preges eletrnicos para combater as fraudes nos processos de compras da Prefeitura, dando a eles maior transparncia para o acompanhamento pelo cidado e instaurar sistemas de auditoria e acompanhamento interno. Daremos nfase regionalizao e descentralizao dos servios municipais, levando a Prefeitura at o cidado. Todos esses objetivos devero ser alcanados com o uso intensivo de tecnologia. A Prefeitura precisa de uma nova governana e utilizar a tecnologia de informao como ponto de partida para atingir um novo patamar de qualidade. Com informtica e internet usadas de maneira intensiva, um governo eletrnico a ferramenta ideal para a populao acompanhar a transparncia nos gastos pblicos, aperfeioar a administrao tributria e facilitar a vida do cidado, colocando os principais servios da administrao ao alcance de um clique. Acrescente-se, ainda, que tais ferramentas refletiro diretamente na melhoria da qualidade dos servios em geral e, em especial, nos de Sade e de Educao. No basta, entretanto, adotar novas tecnologias ou reformular a governana sem tambm investir na qualificao do servidor municipal. Vamos criar a Escola de Administrao Pblica Municipal, com o objetivo de promover o treinamento e a formao dos novos servidores, a atualizao e reciclagem dos servidores e gestores pblicos, visando melhorar a produtividade e a eficincia na prestao de servios ao cidado.

TRS EIXOS
Nosso Programa de Governo prev que a gesto municipal se desenvolva em trs grandes eixos: Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Econmico, Desenvolvimento com Preservao dos Recursos Naturais.

EIXO 1 DESENVOLVIMENTO HUMANO


EDUCAO DE QUALIDADE
Um governo voltado para as pessoas e para o futuro tem como prioridade o compromisso com a educao. Esse um pensamento que deve envolver todas as foras vivas da cidade.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Para assegurarmos um ensino de qualidade, inclusivo e universal precisaremos unir as famlias, empresas, entidades representativas, sindicatos, universidades e rgos de classe num efetivo esforo para garantir as condies necessrias para o desenvolvimento das crianas, jovens e adolescentes de Campinas. S as naes que educam estruturam-se para um desenvolvimento slido, perene e irreversvel. Apesar de termos que preparar nossos jovens para o mercado de trabalho, esta no pode ser a finalidade nica do processo educacional, o qual deve constituir a oportunidade de um jovem ser instrumentado para construir sua vida, para realizar-se, tanto no campo material quanto no imaterial, adquirir e desenvolver atributos que lhe permitam equacionar-se racional e emocionalmente. A sociedade, por meio de seus poderes pblicos, e no seu prprio interesse, deve oferecer vagas nas escolas em nmero suficiente para que nenhuma criana fique fora da escola. Essa escola, que abrigue indistintamente a todos, deve primar pela qualidade do ensino e ser esmerada nas condies nas quais o processo educacional se desenvolve, tanto para alunos, quanto para professores. Essa escola, para ser mais que uma mera formadora de mo-de-obra, ainda que atualssima em termos de mercado, precisa proporcionar a seus alunos: Domnio da leitura e da escrita. Capacidade de fazer clculos e de resolver problemas. Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situaes. Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social. Receber criticamente os meios de comunicao. Capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informao acumulada. Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

A escola deve, ainda, estabelecer uma relao com o aluno que leve ao engajamento deste, motivando-o a ser questionador, a buscar as informaes,a construir sua opinio, a estruturar seu pensamento, a estabelecer seus objetivos e a organizar sua estratgia para conquistar suas metas. O dirigente escolar deve ser dotado de habilidades multidisciplinares, as quais possibilitem percepes e vises exigidas pela escola contempornea.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Outro requisito est na valorizao de dirigentes, de professores, dos professores adjuntos e dos substitutos e na organizao de ciclos de capacitao, atualizao e complementao para todos. Tambm vetor nesse sistema a adequao e compatibilizao entre as atribuies estatutrias dos cargos e as funes exercidas. Assim, para que no haja nenhuma criana fora da escola, para que a escola pblica tenha melhor qualidade, precisamos: Implementar proposta pedaggica slida e avanada. Expandir gradativamente o nmero de vagas em creches at o completo atendimento da demanda. Ampliar a implantao de Naves Me, reavaliando o formato de administrao de forma a equacionar os conflitos hoje existentes. Ampliar gradativamente as creches com regime de perodo integral at que esse seja o regime de toda a rede. Valorizar as monitoras. Reorganizar, a partir da nomenclatura de diviso de faixas etrias das diretrizes do MEC, os atuais agrupamentos de crianas na pr-escola. Construir novos prdios, expandindo a oferta de vagas na pr-escola para crianas de 4 a 5 anos, visando atender totalidade dessa populao at 2016. Implantar os Ncleos da Esperana que reuniro no mesmo espao: creche, escola de ensino fundamental, com atendimento do 1. a 5. ano, quadra poliesportiva, campo de futebol, vestirios e piscina. E, ainda: Oferece aos estudantes salas multiuso para reforo escolar, informtica, msica, teatro e prticas esportivas como jud, futebol e natao. Dispem de cerca de 250 vagas de educao infantil e 700 vagas no Ensino Fundamental. Aulas do ensino infantil: das 7h00 s 17h00, com cinco refeies dirias. Aulas do ensino fundamental: das 7h00 s 16h00, com quatro refeies dirias. Gerao, na rea de educao, de pelo menos 125 empregos diretos, distribudos nas atividades prprias do funcionamento do complexo de ensino. Elaborar o Plano Municipal de Educao, orientado pelo PNE, estabelecendo a poltica municipal de educao, criando critrios pedaggicos e administrativos para a pr-escola. Melhorar a qualidade do ensino nas escolas municipais do ensino fundamental. Introduzir nas escolas municipais aulas para estimular o convvio harmnico,respeitoso e igualitrio entre os gneros e com as diversidades socioculturais.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Construir prtica de avaliaes constantes e de cumprimento de metas pr-estabelecidas em todos os nveis de ensino. Promover a mais ampla integrao da Secretaria Municipal da Educao e das atividades educacionais com as demais secretarias municipais. Assegurar a reorientao curricular e reviso peridica dos Regimentos Internos, para adequao realidade. Assegurar gesto democrtica nas unidades educacionais com autonomia e poder de deciso. Integrar escolas e comunidade, com nfase na diversidade do saber. Fortalecer os Conselhos de Escola, para estimular a participao ativa da comunidade no mbito escolar. Assegurar meio de transporte s populaes em idade escolar que dele no dispem. Implantar o Programa de Integrao Famlia Escola pelo qual o professor visita, pelo menos uma vez ao ano, a casa de seus alunos. Criar equipe multidisciplinar para realizar: a) estudos e pesquisas; b) censo escolar; c) projetos especficos; d) pesquisas qualitativas sobre os diversos aspectos do Projeto Educacional; e) anlise, publicao e divulgao populao dos resultados obtidos, de forma transparente e acessvel; Criao de Apoio Escolar para os alunos com dificuldades na aprendizagem, fora da carga horria normal. Intensificar programas de alfabetizao de adultos com vistas erradicao do analfabetismo. Desenvolver aes interligadas, baseadas no conceito de autocuidado, como forma de valorizao da vida e modalidade de educao para a vida, implementando programas de: Educao Educao Educao Educao Educao e e e e e Meio-Ambiente Trnsito Sade Responsabilidade Social tica

Integrar as escolas municipais em perodo complementar, tendente integralidade, nos Polos de Cultura da Secretaria de Cultura, visando ao desenvolvimento vocacional em artes cnicas, msica, dana, pintura, escultura, fotografia, cinema, televiso e literatura, entre outros. Realizar em integrao com a Secretaria de Cultura, Festivais Anuais Culturais Interescolares, com participao das escolas municipais, estaduais e particulares. Implantar na rede escolar do municpio, em perodo complementar, tendente integralidade, em parceria com a Secretaria de Esportes, Ncleos Desportivos para a formao de equipes de futebol, vlei, basquete, futebol de salo, handball, atletismo, ciclismo, ginstica de solo, ginstica olmpica, natao, entre outros.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Realizar em integrao com a Secretaria de Esportes, Campeonatos Anuais Desportivos Interescolares, com participao das escolas municipais, estaduais e particulares. Realizar Maratonas Anuais Interescolares Intelectuais de matemtica, portugus, literatura, poesia, etc., com participao dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. Instalao de carteiras escolares inclusivas para atender s necessidades de pessoas com deficincias. Melhoria do acolhimento ao aluno com necessidades especiais por meio da prestao de suporte tcnico e de incentivo qualificao e ao permanente aperfeioamento aos monitores, professores e orientadores pedaggicos. Garantir que a merenda escolar seja de boa qualidade e que atenda s necessidades nutricionais dos alunos. Aprimorar e intensificar as aes educacionais visando a incluso digital. Ajustar os horrios de entradas e sadas nas escolas para aumentar a eficincia da Ronda Escolar. Criar unidade exclusiva para dar manuteno nas escolas municipais (Lei n. 8.247). Participar do IDESP e do SARESP. Reviso dos currculos e do material didtico e pedaggico, juntamente com uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal da Educao. Anlise dos Resultados de Avaliao - Detectar escolas com problemas, diagnosticar e estabelecer metas de recuperao, ouvindo os profissionais das mesmas e construir um plano de ao com a participao efetiva de toda a equipe da unidade educacional. Sistema de Avaliao Formativa - Com provas centralizadas online para identificar os alunos que no esto acompanhando o currculo. Avaliao da relao que se estabelece no processo ensinoaprendizagem, considerando trs nveis: 1. Educacional analisar se os objetivos da Escola esto em consonncia com as aes internas e as externas de impacto na comunidade. 2. Curricular analisar a efetividade das experincias previstas pela Escola, a adequao de seu Projeto Pedaggico e Planejamento, das estratgias, dos procedimentos e dos materiais de apoio utilizados, do desempenho dos educadores e de toda a equipe. 3. Da Aprendizagem analisar o desempenho e a proficincia dos educandos em termos de conhecimento, competncias, habilidades e atitudes desenvolvidas durante o processo educacional. Aprimorar vnculos da rede com as Licenciaturas. Promover a integrao com a rede estadual, por um lado, e com outras secretarias municipais, por outro, no sentido de viabilizar reas e construir novas escolas em reas invadidas e aquelas objeto do programa Minha Casa Minha Vida. Aumentar gradualmente a jornada escolar no Ensino Fundamental, a fim de estar apta para jornada de 7 horas do Plano Nacional de Educao.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Organizar ouvidorias escolares nas regionais da Secretaria. Divulgar melhor e dar maior transparncia ao Conselho do Fundeb. Organizar sistema de controle de qualidade das atividades terceirizadas. Disponibilizar os dados do Sistema de gesto para o uso direto das escolas e dos diretores, assim como para gestores e demais secretarias. Trabalhar em parceria com o governo federal para ultimar a implantao do campus do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo. Em parceria com o Governo do Estado, ampliar o nmero de Fatecs em Campinas. Implantar cursos agrcolas visando formar mo-de-obra especializada para a rea, em especial para o segmento de flores e frutas. Ofertar cursos profissionalizantes e treinamentos operacionais na periferia, desenvolvidos pelo Ceprocamp, atuando em conjunto com entidades sociais, para atender demandas especficas e em sintonia com o perfil das regies. Implantar Programa de Formao de Cuidadores de Idosos e Acamados, em convnio com as Secretarias de Sade e Assistncia Social. Gerenciar o ensino profissionalizante de forma a articular os cursos ofertados, evitando a sobreposio e garantindo a profissionalizao de acordo com as demandas do mercado de trabalho. Fortalecer a Fumec como instrumento poltico-pedaggico de alfabetizao com vistas erradicao do analfabetismo, com nfase na classe trabalhadora imigrante. Alm disso, a Escola Digital uma imposio do presente e para atend-la vamos: Fomentar as atividades de insero das TICs (Tecnologias de Informao e Comunicao) no ensino digital na rede pblica de Ensino Fundamental e Mdio criando, na Internet, o Portal Municipal Livro Livre. Desenvolver mecanismos (softwares) digitais interativos e amigveis, que possibilitem aos alunos pleno aproveitamento no uso do novo instrumento de ensino. Garantir livre acesso aos professores interessados em inovar em ensino + aprendizagem com tcnicas digitais. Adotar mecanismos de acesso ao Portal a partir das salas de aula digitais, das salas de estudo nas escolas e/ou da prpria residncia dos alunos. Avanar com a dinmica de contribuies participativas, transformando o Portal Municipal Livro Livre, gradativamente, numa construo coletiva pelos gestores, professores e alunos.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

PROGRAMA SADE AGORA


SADE
Campinas sempre foi uma cidade referncia em sade. O municpio conta hoje com uma ampla e expressiva rede de servios de sade, de reconhecida importncia para o SUS. Mesmo assim, essa rede apresenta um conjunto significativo de deficincias que devem ser superadas para que possa responder adequadamente as exigncias advindas das necessidades de sade da nossa populao. Recuperar a rede existente, adequar o nmero de unidades realidade de cada regio e investir permanentemente na qualificao dos servios prestados pelo SUS constituem-se em nossos compromissos de governo. Nessa perspectiva, ser dado destaque especial para a valorizao dos servidores e para o fortalecimento da ateno primria a sade. Um grande esforo ser feito visando reforar a articulao com os governos Federal e Estadual; aprofundar as parcerias com as universidades; e, aprimorar o relacionamento com o setor privado na complementaridade da ateno sade. 1. Fortalecer a Ateno Primria Sade. Estimular o desenvolvimento intersetorial de aes e atividades de promoo da sade com a participao da sociedade. Implantar novas UBS (Unidades Bsicas de Sade) em reas que apresentaram maior crescimento populacional. Priorizar as reas de maior vulnerabilidade social no processo de organizao e implantao de novas equipes de sade da famlia. Melhorar a ambincia e a infraestrutura, fsica e tecnolgica, das UBS. Qualificar os processos de gesto da APS (Ateno Primria Sade) e gerenciais das UBS. Redimensionar as equipes de sade e aprimorar os mecanismos de fixao, incentivo e valorizao de profissionais. Qualificar os processos de trabalho das UBS a partir da implantao de Linhas de Cuidado voltadas s patologias de maior prevalncia HAS (hipertenso arterial sistmica), DM (diabetes mellitus), DAC (doena arterial coronariana), Neoplasias, Hepatites, etc. Qualificar o cuidado aos portadores de transtornos mentais nas UBS. Completar com urgncia o quadro de mdicos e profissionais da sade em todas as unidades bsicas de sade. Estabelecer novos mecanismos de articulao e ordenao da APS com ambulatrios de especialidades e hospitais. Aprimorar os mecanismos de segurana das UBS.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

2. Reestruturar os servios de urgncia e emergncia. Implantar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de carter metropolitano, na regio de Aparecidinha (em andamento); da UPA na regio do Carlos Loureno e do PS Centro, em local adequado. Integrar a Rede de Urgncia e Emergncia APS. Ampliar os leitos de retaguarda Urgncia e Emergncia. Analisar a viabilidade junto a outros municpios da RMC quanto ao processo de metropolizao do SAMU. 3. Reorganizar os servios especializados ambulatoriais e hospitalares. Estabelecer novos mecanismos de articulao dos ambulatrios de especialidades e hospitais com a APS. Desenvolver protocolos assistenciais em todos os servios de especialidades. Viabilizar o pleno funcionamento do Complexo Hospitalar Ouro Verde. Implantar em parceria com a Secretaria de Estado da Sade e com as Universidades dois AMEs (Ambulatrio Mdico de Especialidades). Redimensionar e qualificar os Servios de Ateno Domiciliar. 4. Adequar as equipes de ateno primria visando garantir o cuidado em sade mental. Garantir o funcionamento de pelo menos um CAPS AD III (lcool e drogas) em cada distrito. Garantir o pleno funcionamento de CAPS infantil e CAPS adulto em cada distrito. Ampliar o nmero de leitos em Hospitais Gerais para psiquiatria infantil, desintoxicao AD e outros transtornos mentais. Apoiar a abertura de novos servios residenciais teraputicos. Criar unidade de acolhimento transitrio para crianas e adultos. Valorizar os Centros de Convivncia e os Projetos de Trabalho e Gerao de Renda no processo de implementao da poltica de Sade Mental. Estabelecer articulao intersetorial para fortalecer a poltica voltada s pessoas em situao de rua e moradores de rua. Repor psiquiatras no SAMU. Alocar plantonista de psiquiatria no perodo diurno nos OS do Mrio Gatti e do Ouro Verde, compondo a carga horria deste profissional com interconsultas nos distritos para apoiar a AB e outros servios como hospitais gerais, maternidades, etc. Redefinir os processos de gesto e da estrutura da Coordenao Municipal de Sade Mental. Fortalecer o Colegiado Municipal de Sade Mental. Aprimorar a parceria com o S.S. Cndido Ferreira. Ampliar as parcerias com as Universidades buscando a contribuio

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

dessas instituies para a qualificao do cuidado ofertado. Melhorar a interlocuo com as comnidades teraputicas e aprimoramento do processo de regulao da ateno ofertada por essas instituies. 5. Aprimorar a Assistncia Farmacutica Garantir acesso aos usurios aos medicamentos padronizados. Criar e ampliar a participao dos farmacuticos nas atividades clnicas. Criar o Programa Remdio em Casa, para beneficiar os pacientes portadores de doenas crnicas, os quais recebero seus medicamentos diretamente em casa. Estabelecer mecanismos de articulao com o Poder Judicirio, Secretaria de Estado da Sade e Ministrio da Sade para equacionar as questes relativas judicializao. 6. Aprimorar os processos de apoio logstico. Informatizar completamente a rede SUS favorecendo o acesso a marcao de consultas e exames; o encaminhamento a internaes; a dispensao de medicamentos e a utilizao de pronturios eletrnicos. Modernizar e ampliar das Tecnologias de Informao e Comunicao. Melhorar o Transporte Sanitrio. Aprimorar os processos de manuteno preventiva, corretiva predial e de equipamentos. 7. Fortalecer os processos de gesto e as estruturas e mecanismos gerenciais da SMS. Participar efetivamente nos processos de organizao metropolitana do SUS. Aprimorar a estrutura organizacional. Melhorar os processos de trabalho e inovao dos instrumentos das reas gerenciais. Adequar as polticas para a fixao do pessoal de sade nos locais para os quais foram contratados. Dividir o Distrito Sul em dois: Sul e Suleste Aprimorar os mecanismos de regulao, avaliao e controle. Investir permanente no desenvolvimento dos profissionais da sade. Garantir a autonomia financeira para o Fundo Municipal da Sade. OUTRAS AES: Construir o Instituto da Mulher para dar ateno especial sade da mulher. Obter a ampliao dos repasses de recursos junto ao Governo do Estado. Realizar Mutires de Cirurgias.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Criar a Ouvidoria da Sade, para receber e monitorar as reclamaes dos usurios do sistema. Credenciar a Regio Metropolitana de Campinas junto ao Ministrio da Sade para ampliar as verbas regionais. Implantar o Carto SUS Metropolitano. Ampliar o nmero de leitos nos Hospitais Dr. Mario Gatti e Ouro Verde. Ampliar o nmero de leitos em UTIs para adequar aos padres da Organizao Mundial da Sade. Solucionar a questo do convnio com o Cndido Ferreira. Buscar junto s universidades a criao de cursos adequados de acordo com as necessidades do SUS. Quanto ao tratamento de usurios de drogas: a) Fortalecer convnio com comunidades teraputicas; b) Ampliar a oferta de tratamento para dependentes do crack e outras drogas; Criar campanhas de conscientizao sobre a importncia dos hbitos e da alimentao saudveis, entre outras medidas. Assegurar aos muncipes o atendimento cirrgico de alta complexidade em instituies sediadas na cidade. Aumentar a frequncia dos mutires de sade. Ampliar e aprimorar o atendimento domiciliar aos acamados, principalmente idosos e doentes crnicos. Implantar o Programa Sade na Escola, preventivo e curativo com assistncias odontolgica, oftalmolgica, auditiva, dficit de ateno, entre outras. Criar o Programa de Sade da Populao Negra, com nfase para prevenir a ocorrncia de infarto, hipertenso, diabetes, anemia falciforme, entre outras, eis que provadamente tm maior ocorrncia nas pessoas da raa negra.

SADE BUCAL

PROGRAMA DE ORIENTAO PARA A SADE BUCAL


Instituir o Programa de Orientao para a Sade Bucal, consistente em palestras e atividades em escolas, canteiros de obras, empresas, etc., a fim de conscientizar a populao, principalmente quela em idade escolar, sobre a importncia da higiene bucal e os procedimentos corretos de escovao. Ensinar os movimentos corretos para a escovao dos dentes, o como passar o fio dental e a quantidade de creme dental que deve ser utilizada. Formar parceria com as Faculdades de Odontologia do Municpio para que estudantes participem do Programa. Distribuir gratuitamente, em toda a rede escolar, kit contendo escova de dentes infantil, fio dental e creme dental.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Incentivar s empresas em geral a incluso na cesta bsica do kit para a sade bucal, contendo escovas dentais infantis e adultas, fio dental e creme dental. Criar poltica de incentivo fiscal para os cirurgies-dentistas que realizem tratamento odontolgico de carter social e gratuito populao de baixa renda. Organizar e realizar Mutires de Sade Bucal.

SEGURANA PBLICA E DEFESA CIVIL


PROGRAMA CIDADE SEGURA
Como todo grande municpio, Campinas tem problemas na rea de segurana pblica. E a Prefeitura deve estar atenta e participar do esforo de prover segurana aos cidados. Assim, vamos expandir as reas urbanas sob vigilncia por cmeras de vdeo e aprimorar a informatizao dos sistemas de monitorao remota. Devemos trabalhar em articulao com o Conselho Municipal de Segurana e Consegs, para unir todas as polcias e a Guarda Municipal. Promover com urgncia o aumento da Ronda Escolar feita pela Guarda Municipal, alm de se adotar medidas administrativas municipaisem locais de grande nmero de ocorrncias criminosas tendo como pano de fundo a bebida alcolica e o trfico de entorpecentes. Assim, vamos atuar para: Atrair mais recursos do Governo do Estado para: Ampliar os efetivos das polcias civil e militar; Investir em equipamentos e pessoal para a polcia cientfica; Apoiar organismos de inteligncia Adquirir equipamentos e viaturas.

Garantir terreno para a construo da 2 Delegacia Seccional de Polcia com apoio do Governo do Estado Apoiar e ampliar o Projeto Vizinhana Solidria, ao comunitria tendente a inibir invaso, furtos e roubos em residncias. Criar o Programa Cidade Segura, articulando as polcias militar, civil e guarda municipal, para criar rondas permanentes nos bairros, com ateno s residncias. Recuperar o sistema de videomonitoramento com a expanso para um total de 700 cmeras, promovendo-se tambm a integrao do sistema com a segurana pblica do Estado. Aplicar o sistema de vdeomonitoramento como ferramenta para coibir furtos e roubos de veculos e residncias.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Em parceira com o governo estadual, instalar pontos de leitura eletrnica nas principais vias de acesso para detectar veculos com documentao irregular, furtados ou roubados, inclusive com a disponibilizao de informaes on line para os rgos da Segurana Pblica. Traar planos de ao de acordo com o mapa de vulnerabilidade, uso da ferramenta de geoprocessamento e utilizao de dados georreferenciados fornecidos mediante convnio com rgos federais como o INPE, com vistas a planejar aes de policiamento e aplicao de polticas pblicas. Realizar concurso para ampliar efetivo da Guarda Municipal. Reorganizar e descentralizar a Guarda Municipal aproximando-a do cidado e tornando-a efetivamente comunitria. Construir novo prdio para a Academia da Guarda Municipal em local apropriado s suas operaes e atividades, contendo instalaes de salas de aulas, stand de tiro e pista para treinos com viaturas. Aprimorar o processo de Instruo de Tiro, ttico e tcnico, a fim de que cada guarda municipal tenha oportunidade de treino com pelo menos 120 tiros/ano. Instituir a substituio peridica dos EPIs Equipamentos de Proteo Individual, em decorrncia da perda de eficcia. Organizar patrulhamento de duplas de guardas municipais a p, com apoio de viaturas. Sair da atuao reativa para um modelo preventivo-cientfico, com integraocom os demais rgos, na aplicao da boa tcnica e no trabalho de inteligncia. Implementar aes de preveno, baseando-se no conceito e filosofia de Polcia Comunitria, buscando a defesa dos cidados, com respeito absoluto aos Direitos Humanos. Institucionalizar medidas de preveno primria violncia urbana. Promover campanhas educativas antidrogas e de difuso de procedimentos para conteno da violncia nas escolas municipais, com a orientao participativa dos agentes de segurana pertinentes. Ampliar o efetivo Ambiental da Guarda Municipal e dotar a unidade de tecnologias e equipamentos para ampliar a eficcia da fiscalizao. Ateno especial rea central da cidade, combinando o videomonitoramento com aes conjuntas da polcia civil, polcia militar, Guarda Municipal, Secretaria de Assistncia Social e a fiscalizao da Setec, para enfrentar o trfico de drogas e os problemas sociais dele decorrentes. Instalar uma unidade do Corpo de Bombeiros na regio do Ouro Verde. Instalar uma unidade do Corpo de Bombeiros na Regio do Campo Grande.

DEFESA CIVIL
Atenta aos desastres naturais e mudanas climticas a nova Administrao vai desenvolver um programa de Defesa Civil que combine ampliao de equipamentos e aes voluntrias de populaes do entorno das reas de risco, promovendo o seu respectivo treinamento.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Atenta aos desastres naturais e mudanas climticas a nova Administrao vai desenvolver um programa de Defesa Civil que combine ampliao de equipamentos e aes voluntrias de populaes do entorno das reas de risco, promovendo o seu respectivo treinamento.

RELAES DE CONSUMO
Em uma cidade do porte econmico como a nossa, as relaes de consumo e os conflitos dela decorrentes tendem a ser crescentes. Para aprimorar tais servios, vamos: Expandir e descentralizar o PROCON, criando cinco unidades regionais e nos Poupatempos existentes. Reforar as aes de mediao de conflitos do PROCON, implementando audincias de conciliao entre consumidor e empresa com fora de titulo executivo extrajudicial. Promover as aes necessrias para que os acordos extrajudiciais resultantes de audincias de conciliao no PROCON sejam homologadas em juzo e conferindo-lhes a condio de ttulo executivo judicial. Criar aes de educao para o consumo, com cursos e palestras itinerantes, com o objetivo de oferecer ao cidado e aos empresrios as informaes necessrias para se proteger em suas transaes comerciais, inclusive as eletrnicas, via internet. Em parceria com o PROCON Estadual, reforar as aes de estudos, pesquisas e fiscalizao, de modo a ampliarmos as aes de proteo aos consumidores.

TRABALHO
Um governo voltado para as pessoas deve trabalhar tambm para que os desempregados consigam recolocao profissional e voltem ao mercado formal de trabalho. Para tanto vamos atuar para: Criar o Cadastro Geral Municipal On-Line Empregado-Empregador Procura (o CADGeral Procura), uma base de dados com a catalogao completa de oferta-procura de mo de obra (empregadores e empregados), para acesso gratuito pelos trabalhadores em busca de colocao e jovens em busca do primeiro emprego ou estgio remunerado, de um lado, e pelos empregadores a procura de mo de obra especifica, de outro. Fomentar a criao de cooperativas de trabalho em comunidades de bairro usando o CADGeral Procura como fonte de apoio para a oferta-procura da mo de obra correspondente.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Utilizar o CADGERAL PROCURA para suprir a demanda por postos temporrios de trabalho como ocorre por ocasio das grandes festas anuais (Pscoa, Natal e Ano Novo, etc.). Ofertar, em convnio com entidades pertinentes, assistenciais privadas ou pblicas (SEBRAE, etc.) e entidades patronais (SESC, SESI, SENAI, CIESP, FIESP, etc.), cursos de qualificao para adultos aumentando a possibilidade de conseguirem um posto de trabalho mais qualificado, com o consequente aumento da renda familiar.

PROGRAMA MOS DADAS


CULTURA
Campinas distanciou-se da cidade-referncia em cultura que foi no passado. Relegada a um segundo plano pelas ltimas administraes, mantida apenas pelo empenho das entidades presentes na cidade, a Cultura exige polticas que produzam uma mudana radical. preciso implantar uma nova poltica cultural, que abranja todos os segmentos das manifestaes artsticas, das tradicionais s experimentalistas, que valorize o rico patrimnio histrico da nossa cidade e que incentive a diversidade expressa em nossa cultura popular. Esse o papel que a prefeitura deve ter como articuladora e fomentadora das atividades culturais na cidade. imperioso valorizar a diversidade cultural, incentivar suas mltiplas manifestaes e, tambm, apoiar experincias consolidadas como a tradicional Orquestra Sinfnica, permitindo-lhe ambiente estvel para assegurar a qualidade e contnuo aprimoramento. Deve-se resgatar a atividade cultural na cidade a partir de um Plano Diretor de Cultura que organize as aes culturais objetivando: articular a ampla produo cultural local; articular os movimentos e segmentos culturais com a populao e, em especial, com a estrutura educacional; aprimorar a divulgao das atividades e manifestaes culturais em curso na cidade; recuperar os equipamentos de cultura; a implantao regionalizada de novos espaos para manifestaes culturais; a construo do novo teatro; entre outros. Sobretudo, o setor de cultura deve ser encarado pelo poder pblico municipal como um grande encontro entre as vrias secretarias: Cultura com Educao, com Sade, Assistncia Social, Segurana, Transporte etc., para que as aes se interpenetrem e se integrem. A poltica pblica de Cultura a ser empreendida na nossa Administrao dever resgatar para Campinas sua expresso de liderana nos cenrios estadual e nacional.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

PLANO DIRETOR
Elaborar um Plano Diretor de Cultura, estabelecendo metas de curto, mdio e longo prazos, organizado a partir de quatro diretrizes estruturais: Visibilidade: dar conhecimento populao de toda a produo cultural da cidade. Diversidade: Incentivar e fomentar a produo cultural de Campinas, respeitando e reconhecendo a legitimidade das mais variadas formas de expresso dos diversos grupos culturais da cidade. A diversidade no se limita s produes artsticas alcanando todas as manifestaes culturais populares, como as festas religiosas, folclricas, de nacionalidades, experimentalistas e de vanguarda. Formao: ir alm da oferta do espetculo, preparar o futuro esmulando vocaes e criando pblico, indo rede escolar para apresentar, expor, fazer oficinas, motivar e envolver as crianas e os jovens. Tambm levar a escola ao teatro, s praas e outros locais para apresentao de grupos artsticos escolares. Promover festivais estudantis, oferecer bibliotecas fomentando a iniciao leitura. Oferecer a oportunidade da formao continuada, para que o jovem possa se desenvolver plenamente por meio de atividades culturais. Integrao: a cultura no acontece sozinha, no existe isolada. Criar vnculos de integrao com a educao, a sade, os esportes, as atividades de lazer etc. Desenvolver as integraes necessrias para a revitalizao da Regio Central.

INVENTRIO E DIAGNSTICO

AMPLIAO DE RECURSOS FUNDO DE INVESTIMENTO CAPTAO DE RECURSOS

Inventrio de todo o acervo cultural de Campinas, pblico e privado. Diagnstico de todo o acervo pblico quanto ao estado de conservao, s condies e compatibilidade de uso, de acessibilidade, de infraestrutura de apoio, de pessoal dedicado.

Buscar ampliar a participao oramentria da Secretaria de Cultura (hoje menor que 1% do total).

Reorganizar os Fundos Municipais de Cultura para aprimorar a atrao de investimentos e parcerias

Apoiar, inclusive tecnicamente, a implantao na Prefeitura do Ncleo de Elaborao de Projetos e Captao de Recursos, destinado a identificar fontes de financiamento culturais no mbito federal, estadual, privado e internacional, para projetos municipais, de ONGs e de outras entidades culturais.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Apoiar, orientar e colaborar com ONGs na definio e elaborao de projetos voltados a captar recursos em organismos nacionais e internacionais.

AES:

Equipamentos de cultura u Novos espaos O Governo do Estado de So Paulo construir um novo Teatro Municipal em Campinas, o qual fruto da reivindicao do Deputado Jonas Donizette. Ocupar rea a ser destacada do Parque Ecolgico Monsenhor Salim, incluindo o envoltrio do teatro e rea de estacionamento. Abrir cinco salas de espetculo de tamanho mdio em regies distantes do Centro, com capacidade para 200 a 250 pessoas, ampliando os pontos de apresentao das companhias artsticas e criando a possibilidade de um circuito municipal. Criar o Memorial de Campos Salles, arregimentando e organizado acervo disponvel do campineiro que foi o 4. Presidente da Repblica e reunindo o mais amplo informativo sobre sua vida poltica, com nfase sobre suas atividades como deputado provincial, abolicionista, republicano, Ministro de Estado, Senador da Repblica, Presidente do Estado de So Paulo e Presidente da Repblica. Auxiliar o CCLA (Centro de Cincias Letras e Artes) a captar verbas para construir a sua nova sede e novas instalaes do Museu Carlos Gomes em terreno que a instituio j possui. CINCO POLOS DE CULTURA Constituir cinco Polos de Cultura, um em cada regio da cidade, para a formao de artistas, a partir da oferta de cursos e oficinas de: artes plsticas, cnicas, circenses, corporais, musicais e audiovisuais. Estes polos sero equipados com biblioteca e rea de incentivo leitura. Durante os finais de semana sero utilizados para apresentaes artsticas. Recuperar, nos Polos Culturais, o ensino de msica, extinto, pela atual administrao com o fechamento do Centro Escolar de Msica Manoel Jos Gomes e do Projeto Guri.

u RECUPERAO DE EQUIPAMENTOS EXISTENTES Recuperar, emergencialmente, todos os equipamentos de Cultura que estejam em ms condies, destacando-se desde j o Centro de Convivncia Cultural e sua arena, a Concha Acstica, a Caravela e o Planetrio do Parque Taquaral e o Observatrio Municipal Jean Nicolini, entre tantos outros.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

u BIBLIOTECA MUNICIPAL Modernizar, reorganizar e atualizar o acervo da Biblioteca Municipal. Criar modernas bibliotecas regionais distribudas nos cinco polos culturais das regies da cidade, equipadas com acervo atualizado e acesso tambm virtual. Ampliar o nmero de bibliotecas mveis Bibliotecas sobre Rodas. u MUSEUS Apoiar o aprimoramento de instalaes, exposio e acondicionamento dos respectivos acervos. Desenvolver campanhas que ampliem a visitao pblica, especialmente o pblico estudantil. Apoiar campanhas de captao e/ou aquisio de itens de acervos. Apoiar os Museus de instituies privadas. u ORQUESTRA SINFNICA A Orquestra Sinfnica um dos maiores patrimnios culturais de Campinas. Sua qualidade alou-a aos grandes eventos nacionais, apresentando-se, ainda, no mbito internacional, sempre recebendo grande reconhecimento. Apesar de seu apuro tcnico, do reconhecimento em todos os nveis, de toda a sua tradio, de estar em regular atividade, de ter seus msicos devidamente contratados e remunerados, a cidade ainda est a dever a ela uma poltica de apoio e aprofundamento dos laos da Orquestra com a Comunidade. AES PARA A OSMC Destinar OSMC uma sede fixa, adequada e bem equipada, na qual possa promover ensaios, apresentaes e atividades de formao de novos msicos. Apoiar o Programa Msica e Cidadania a ser desenvolvido por msicos da OSMC, com o objetivo de proporcionar uma formao musical slida em instrumentos de sopro e percusso, de crianas e adolescentes de 8 a 18 anos, de famlias de baixa renda de bairros de periferia, possibilitando a constituio de grupos de cmara e bandas musicais. Implantar o Programa de Formao de Luthier, por meio de parceria entre a Prefeitura, a Orquestra e organismos privados, com o objetivo de formar especialistas na construo, reparo, restaurao e manuteno de instrumentos musicais. Planejar aes para a reinsero da OSMC no circuito estadual, nacional e internacional de concertos. Organizar institucionalmente uma estrutura de parcerias entre a Prefeitura e organismos privados a fim de que a OSMC tenha seus custos e investimentos providos de forma compartilhada.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

u REVITALIZAO DA REGIO CENTRAL Pode-se dizer que a Regio Central de Campinas a prpria identidade dos campineiros. Nela remanescem muitos prdios e monumentos que contam a origem e a histria desta cidade. um patrimnio histrico relevante que carece de restaurao e conservao. Encontram-se ali tambm o comrcio tradicional, a Catedral Metropolitana, outros templos de diversas religies e tantos locais de convvio e de passagem da maior parte da populao. So milhares de pessoas que se dirigem ao centro diariamente para seus afazeres, compras e diverso. um grande corao e dele partem as principais avenidas, nele se cruzam quase todas as linhas de nibus que ligam o centro aos bairros, a todas as regies da cidade e s cidades vizinhas. Em razo da expanso urbana, a regio central tem sofrido concorrncia de novas reas comerciais. Mas o espetculo dirio das ruas apinhadas de pedestres e veculos evidenciam sua grande e permanente vitalidade. No se justifica o abandono a que tem sido relegado: ruas cheias de lixo, caladas mal conservadas e encardidas, edifcios necessitados de reforma, material de propaganda disseminado sem disciplina, produzindo poluio visual. A sinalizao apresenta deficincias que a impedem de bem disciplinar o trfego de veculos e de dar segurana aos pedestres. Esto ausentes os Guardas Municipais para oferecerem vigilncia cidad e orientao aos passantes. Falta cuidado e carinho com o nosso Centro Velho. Nossa administrao vai se empenhar na implantao do Programa de Revitalizao e Harmonizao da Regio Central de Campinas, a partir da definio de polticas de incentivo que viabilizem a ao de resgate desse espao em benefcio da comunidade. Vamos construir a harmonia que deve permear a convivncia entre todos os que ali esto, por meio de polticas pblicas, executadas diretamente e em parcerias, da recuperao urbanstica, de restaurao e identificao de prdios e stios histricos, de aprimoramento da segurana. preciso criar condies para que o comrcio local se exera plenamente. Queremos o acolhimento ao cidado e a criao de espaos e ambientes para manifestaes culturais. u CARNAVAL Organizar o Carnaval de Rua de 2013 em comum acordo com as Escolas de Samba e Blocos, tendo em conta as providncias tomadas pela atual administrao. Definir o formato do Carnaval de Rua para os anos subsequentes de maneira a explorar ao mximo suas potencialidades, organizando-o de forma a ampliar sua expresso local e de iniciar sua insero como evento regional.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

u TEATRO Apoiar a Campanha de Popularizao do Teatro Adulto e Infantil, promovida pela APTC (Associao dos Produtores Teatrais de Campinas). Incentivar a sua remodelagem, ampliao e aes que a revigorem. Apoiar a vinda de companhias de teatro de outras cidades para ampliar o pblico e promover interao entre os atores da cidade e de outras localidades. PROPOSTAS PARA IMPLANTAO: MSICA NAS ESCOLAS - A partir de 2013, por fora de lei, o ensino de msica nas escolas passa a ser obrigatrio. A administrao atual no preparou as condies para que as aulas de msica sejam ministradas desde o incio do prximo ano letivo. Portanto, a fim de cumprir o que manda a lei, a nova administrao ter que organizar a disciplina em regime de prioridade para que em carter excepcional permita aulas pelo menos a partir do segundo semestre de 2013. Para tanto, a Secretaria de Cultura apoiar a iniciativa desse regime excepcional, colaborando com a organizao das primeiras atividades de iniciao musical. Ao mesmo tempo, para que a cadeira de msica possa estar em plena atividade a partir de 2014, a Secretaria de Cultura ir prestar apoio tcnico Secretaria de Educao no processo de implantao da disciplina de msica em aes tais como, organizao da grade curricular, definio da infraestrutura especfica e necessria, detalhamento das atribuies do cargo de professor de msica, fixao dos requisitos de formao necessrios para o exerccio do cargo de professor de msica, elaborao do edital de concurso pblico para a contratao de professores especializados em msica. u DANA Organizar o circuito de dana profissional de Campinas, com grupos profissionais da cidade e com grupos convidados de outras localidades. Coordenar aes no sentido de apoiar, ampliar e unificar o festival de dana estudantil, promovido pelas Academias locais, com espetculos apresentados pelos alunos das academias nos teatros e espaos alternativos, com a finalidade didtica de estimular talentos e criar vivncia de palco. u OBSERVATRIO Implantar rea de piquenique para incentivar a visitao ao equipamento. Implantar Projeto Msica com as Estrelas de autoria dos funcionrios do Observatrio, que levar grupos musicais para se apresentarem nas horas que antecedem o incio das atividades com os visitantes.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

u PROJETO CINEMA NOS BAIRROS Implantar o Projeto Cinema nos Bairros que apresentar filmes s populaes perifricas. Ser desenvolvido em parceria com a iniciativa privada, a partir de um caminho ba que contm tela de cinema, sistema de projeo, tenda inflvel que forma a sala de cinema, cadeiras e sistema de refrigerao (inspirado no Projeto Cinema Roda Brasil, da concessionria Nova Dutra). u FESTIVAL CARLOS GOMES DE ARTES Festival Anual de Artes, com incio em 11 de julho, data de nascimento do maestro Carlos Gomes, englobando vrios eventos nas diversas vertentes das artes. Apoiar o Festival Internacional Carlos Gomes de Msica. u FESTIVAL LITERRIO Realizar anualmente o Festival Internacional de Literatura de Campinas (FLICA), nos moldes do realizado em Parati, o FLIP. u TEATRO VAI ESCOLA Retomar o Movimento Escola vai ao Teatro para que estudantes e professores, inseridos na magia do ambiente teatral propriamente dito, assistam a representaes de peas. Instituir comisso de anlise para a seleo de peas que sero inseridas no banco de dados da Cultura e oferecidas aos professores e pblico escolar no Programa Teatro vai Escola. Parceria com a Secretaria Municipal de Educao e com a Secretaria Estadual de Educao para o desenvolvimento dos projetos. u SITE, AGENDA E BANCO DE DADOS DA CULTURA Desenvolver o site da Cultura de Campinas, apresentando um panorama geral de todas as atividades culturais da cidade e regio, da produo pblica, voluntria, estudantil e profissional, alm de conter: Cadastro de todos os produtores culturais. Informaes detalhadas sobre todas as produes em curso na cidade. Agenda de toda a programao cultural em cartaz na cidade; Rol dos espetculos selecionados para os Programas Teatro vai Escola vai ao Teatro. Virtualizao de eventos, de museus etc., para divulgar e dar evidncia a esses produtos culturais. Acervo musical oriundo do Projeto Gravadora Digital. Espao para a publicao de vdeos demonstrativos das produes culturais. u Downloads Gratuitos Permitir downloads de materiais contemplados por financiamento

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

do FICC Fundo de Incentivo Cultura de Campinas. u A CULTURA DOS BAIRROS Estimular festivais anuais nos cinco polos de cultura. Estimular a diversidade cultural sem interferir em seu processo criativo e incentivar os grupos artsticos dos bairros a participarem dos polos de cultura. u CIRCO Promover fruns anuais da arte circense com convidados de outras cidades e pases. Criar espaos, formando um circuito, para oferecer aos pequenos circos de lona que circulam pela cidade. Buscar parcerias para sediar em 2013 o Festival de Circo Social. u FESTIVAL DE RUA Como parte dos trabalhos de revitalizao da regio central da cidade, promover festivais de espetculos de rua. Ocupar as ruas criando um ambiente cultural em contato direto com o pblico. FESTAS TRADICIONAIS E MANIFESTAES DE CULTURA POPULAR Apoiar as festas tradicionais, manifestaes folclricas e tnicas realizadas na cidade, tais como, Semana da Casa da Itlia, Festividades da Casa de Portugal, Festa do Clube Nipo-Brasileiro, Festa da Comunidade Espanhola, Festa de SantAna em Sousas, Festas Juninas, Festa das Naes, entre outras. u u PARCERIA COM AS UNIVERSIDADES Trazer os eventos artsticos produzidos por alunos da Unicamp e da PUC-Campinas para serem apresentados nas vrias regies da cidade. Levar para as universidades os espetculos produzidos nos bairros. Estabelecer parcerias e intercmbio para promover a integrao do movimento cultural local.

ESPORTES
Campinas j foi um dos principais polos desportivos de nosso Estado. Como em outros setores a cidade perdeu sua projeo, apequenou-se e no possui polticas pblicas efetivas, e nem mesmo articulao das iniciativas no governamentais, as quais constituam um sistema organizado para o adequado desenvolvimento de atletas nas mltiplas modalidades e em todos os nveis. Para reverter esse estado de coisas preciso implantar um modelo de gesto esportiva que seja permanente em suas bases e readaptvel para a busca incessante da perfeio de aes modernas e efetivas. Como o esporte dinmico em seus gestos, deve ser tambm em seus projetos.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

A atividade esportiva transcende a sua face de competio, do alto rendimento. Ela uma das maiores aes preventivas tanto na rea da sade como na rea social. O esporte, bem trabalhado e associado educao, leva a uma menor criminalidade, ao aumento da expectativa de vida, reduo da taxa de mortalidade, aumento da ateno efetiva da criana em sala de aula, entre muitas outras. Portanto, preciso articular as aes nas praas de esportes recuperadas e em outros equipamentos desportivos, nos ncleos desportivos das escolas, nos clubes sociais, entre outros, para mobilizar o potencial desportivo da populao e de profissionais; alocar, por intermdio de clubes e parceiros, orientadores de prticas esportivas nos locais em que habitualmente as pessoas praticam caminhadas; implantar por meio de parceria, a partir da periferia para o Centro, os Espaos do Esporte Radical. Estes so temas presentes na definio de uma nova poltica para o setor. Trabalhar em parceria com a APESEC Associao dos Clubes de Campinas e Regio as aes bsicas de desenvolvimento de modalidades desportivas, organizar competies interclubes, competies estudantis e apoiar e estimular o esporte amador. Ateno especial ser dada ao Centro Olmpico de Alto Rendimento, para inserir Campinas no calendrio esportivo e na preparao dos atletas nacionais. Para tanto, necessrio: Organizar o cronograma de execuo da recuperao dos equipamentos esportivos. Implantar novos Centros Esportivos. Contratar professores por meio de concurso para suprir as reas a serem reativadas. Avaliar os equipamentos esportivos com vistas adequao de aproveitamento da populao dos respectivos entornos, conciliando o uso com as peculiaridades, costumes, tradies, hbitos, etc., de cada regio. Reduzir o nmero de professores em cargos administrativos Instituir o Programa de Atualizao Permanente de Professores. Criar critrios e organizar a distribuio de estagirios. Implantar um setor de eventos que gere recursos para o esporte. Organizar o Calendrio Permanente Desportivo, de forma a estimular as diversas prticas. Ofertar populao a maior diversidade possvel de modalidades desportivas. Organizar a estrutura da Secretaria de forma a ter unidades de: Esportes em geral, destinados s prticas desportivas educacionais, recreativas, para a terceira idade e para as pessoas com deficincias. Esportes de alto rendimento, destinado ao aperfeioamento de esportes individuais e coletivos e aos esportes de alto rendimento

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

INOVAR NAS AES ESPORTIVAS

individuais e coletivos, includas as pessoas com deficincias. Marketing, divulgao, captao de recursos financeiros, eventos e projetos. Apoio: Manuteno e Almoxarifado. Captar recursos financeiros federais para o custeio de prticas desportivas de alto rendimento. Captar recursos financeiros estaduais para investir em novos equipamentos esportivos. Investir recursos municipais em novos equipamentos esportivos e em materiais esportivos.

Criar o Passe Esporte destinado aos alunos que estejam engajados em Projetos Esportivos de Aperfeioamento e de Alto rendimento. Criar Escolas de Esportes nos equipamentos esportivos municipais para crianas de 8 a 14 anos visando a formao educacional e esportiva, com programas sazonais (Vero: natao, atletismo e ginstica olmpica e Inverno: esportes coletivos e lutas marciais). Festivais de encerramento letivo das Escolas de Esportes para cada modalidade e encaminhamento para o aperfeioamento daqueles que se destaquem. Criar Comisses de Moradores para ajudar na conservao dos Centros Esportivos e combater o vandalismo. Melhorar a acessibilidade para as pessoas com deficincia e adequar equipamentos para a terceira idade. Desenvolver aes conjuntas itinerantes semanais do Esporte, Educao e Sade. Apoiar o esporte Universitrio. Apoiar atletas em incio de carreira esportiva para que no interrompam os estudos. Realizar projetos esportivos nos bairros que valorizem a identidade dos moradores, que sejam para diferentes faixas etrias e realizados durante o tempo livre da populao. Realizar intercmbio entre bairros por meio de campeonatos, visando fortalecer o sentimento de valorizao do bairro e a construo de uma nova conscincia coletiva. Desenvolver, em parceria com as Secretarias da Cultura e da Educao, programas esportivos, educacionais e culturais articulados entre si, a fim de atrair jovens das regies onde haja focos de violncia infantojuvenil. Ajustar os horrios de funcionamento dos Centros Desportivos aos hbitos e costumes da populao dos seus entornos, inclusive com horrio noturno. Aprimorar programas de deteco de jovens talentos esportivos em parceria com instituies de ensino. Instituir por lei municipal poltica de incentivo ao esporte. Criar um Centro Esportivo Especializado para Atividades Fsicas das Pessoas com Deficincia.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Desenvolver programa especfico do esporte de rendimento para atletas com deficincias. Capacitar professores de educao fsica para o atendimento de alunos com deficincias. Captar eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais do esporte espetculo, para fomentar o interesse pela prtica desportiva e para incentivar o turismo. Aprimorar a divulgao dos eventos esportivos e de seus patrocinadores. Organizar com a Secretaria de Educao o Calendrio Anual Esportivo Estudantil. Implantar o conceito de cultura esportiva e de lazer como fonte de estmulo a pratica permanente de atividade esportiva e de lazer, no importando idade, condio fsica ou sexo. Estabelecer convnios com as universidades para aproveitamento de alunos em aes de monitoria. Apoiar a realizao anual de campeonatos municipais de futebol amador e estender, gradualmente, para outras modalidades. Reativar o Programa Esportes nos Bairros. Apoiar o segmento de artes marciais, que tem presena significativa na cidade. Apoiar esportes como skatismo, mountain-bike, patinao, entre outros.

CIDADANIA, ASSISTNCIA E INCLUSO SOCIAL


O governo tem muito a fazer para que a assistncia social atinja o objetivo de assegurar o direito do cidado, sendo necessrio um conjunto integrado de aes de iniciativa pblica e da sociedade, para que toda a populao tenha garantido o atendimento s necessidades bsicas nas dimenses preventiva, protetiva e proativa e oferte servios em rede e com potencial emancipatrio. A articulao entre as polticas sociais e rgos no governamentais imprescindvel na estruturao de uma implementao efetiva do SUAS Sistema nico de Assistncia Social, que possibilite alteraes concretas nas condies de vida dessa populao. A poltica de Assistncia Social objetiva processar a incluso de grupos em situao de vulnerabilidade nas polticas pblicas, no mundo do trabalho e na vida social e comunitria. Os servios, programas, projetos e benefcios devem garantir aes de convivncia, socializao, insero e acolhida das famlias e indivduos e seus territrios de vivncia, visando desenvolver potencialidades, aquisies e o fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Para tanto, o SUAS Sistema nico de Assistncia Social precisa ser efetivado, a partir da implementao da nova organizao e gesto da poltica, sem o prejuzo da continuidade das aes em desenvolvimento, considerando a diretriz de territorializao priorizando os territrios de maior vulnerabilidade , a intersetorialidade, o trabalho em rede, as matricialidades sociofamiliares.

AES:

Ampliar o quadro de profissionais (adequando a NOB-RH e considerando as condies da Gesto Plena definidas pelo MDS); Aprimorar os protocolos de servios e atendimentos a partir de capacitao contnua dos envolvidos. Construir a relao teoria-prtica, com o registro de dados e a avaliao de todo conhecimento; aprofundamento e reviso continuada do diagnstico dos territrios. Implantar o georreferenciamento e articular o fluxo de informaes com anlise e gesto compartilhada entre as diversas esferas organizacionais, promovendo debates territoriais, a fim de que haja uma melhora constante da situao de vulnerabilidades e riscos identificados; Rever a base do Cadastro nico, promovendo as adequaes necessrias para que sejam inseridos em tempo real todos os atendimentos executados, a fim de facilitar o acompanhamento e definir diretrizes reais. Ampliar a capacidade de atendimento s famlias nas unidades pblicas estatais, e de forma indireta pela sua rede scio-assistencial, principalmente de aes socioeducativas que so o caminho estratgico para o desenvolvimento do trabalho com famlias, propiciando a participao e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades, alm de promover a autoestima e a sociabilizao. Ampliar o nmero de CEPS Centro de Polticas Sociais, o qual prov espao que atenda s famlias, prevendo aes intersetoriais de sade, educao, cultura, esportes e lazer, entre outras. Revitalizar e criar parques pblicos equipando-os e conservandoos para diversas atividades de convvio, lazer, esportivas e culturais, inclusive com a atuao de monitores em atividades integradas e articuladas com os programas das demais polticas sociais (Educao, Esportes, Cultura, Sade), de forma a atender a populao de todos os territrios do Municpio. Articular para que as polticas sociais habitacionais, de transporte e infraestrutura considerem as aes educacionais, de sade, de cidadania, assistncia e incluso social em seus projetos e programas, a fim de que aes efetivas possam ocorrer, evitando situaes irreversveis de riscos e efeitos negativos populao local; Promover avanos na infraestrutura e na formao do Programa de Cultura Digital JOVEM.COM, promovendo e incentivando o acesso e o aprimoramento de toda a populao.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

PROTEO SOCIAL BSICA E ESPECIAL


Ampliar o nmero de CRAS (Centro de Referncia de Assistncia Social), um em cada regio, possivelmente nos seguintes territrios: CDHU/So Martim, Jardim So Domingos, Sousas, Jardim Telesp e Parque Universitrio, Jardim Bassoli. Reordenar aes junto ao Servio de Convivncia e Fortalecimento de Vnculos para Crianas e Adolescentes. Ampliar a quantidade de Casas Lares para acolhimento de grupos de irmos que esto em abrigos pblicos ou da rede pblica. As Casas Lares permitem uma vida em famlia, na escola e na comunidade. Transformar o atual SAMIM (Albergue Municipal) em duas unidades de passagem, provendo espaos distintos para homens e mulheres, bem como um espao especfico para as mulheres com seus filhos, buscando o retorno dos moradores de rua s famlias e a comunidade. Criar unidade municipal de tratamento dos drogaditos; Acompanhar as famlias atendidas pelos programas de transferncia de renda (suplementao da renda mensal per capita de at R$ 140,00 s famlias pobres e extremamente pobres), procurando identificar alternativas para melhoria constante das situaes especficas de cada membro da famlia, buscando a reverso da vulnerabilidade. Dar continuidade aos convnios com o Governo Federal no implemento a projetos, tais como: PRONASCI Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania - visa a reduo da violncia e a construo de territrios de paz; PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego - visa a qualificao da populao para o emprego.

POLTICAS SOCIAIS

Promover parcerias e campanhas para conscientizao dos cidados de forma a combater o racismo, as discriminaes, as violncias, os maus-tratos e abusos sexuais contra a criana e o adolescente, contra a mulher, contra o idoso e apoiar s vtimas de violncias, maus-tratos e abuso sexual, e prevenir o suicdio, articulando tais aes com o terceiro setor. Promover encontros e debates para conscientizar e disseminar informaes que apoiem as pessoas a no aceitarem qualquer tipo de agresso aos seus direitos, aos direitos humanos e a saberem como reivindicar e agir pelo direito que tm. Promover diagnstico por segmento Juventude, Promoo da Igualdade Racial, Mulher, Idoso, Diversidade sexual, Pessoa com Deficincia, Preveno ao uso de Drogas, a fim de diagnosticar a situao de cada territrio e definir juntamente com seus respectivos conselhos as prioridades de ao para cada segmento. Fomentar a educao sob a tica dos direitos humanos, diversidade e

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

cidadania, promovendo, por exemplo, discusses acerca da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia na Rede de Ensino Pblico. Promover atividades de convivncia e integrao permanentemente, resgatando a autoestima, a sociabilizao e convvio familiar e comunitrio.

MULHERES

Ao longo da histria e at hoje, em todos os campos da ao humana, a mulher foi mantida em plano subalterno. No bastasse, perseguida pelo preconceito de gnero, vtima de violncia, de violncia sexual, de explorao sexual, de discriminao, de discriminao profissional, de discriminao salarial, de assdio sexual, de assdio moral... No raras vezes o preconceito, a violncia e a discriminao principiam no seio da prpria famlia. fato que temos avanos significativos no reconhecimento dos direitos da mulher. Mas certo tambm que tal reconhecimento por si s no consolida a igualdade, no cessa a discriminao, no impede as mltiplas violncias contra as mulheres, seja em casa, seja nas ruas, seja no trabalho... Campinas trabalhar para introduzir a transformao cultural necessria a fim de que entre ns seja efetivo o direito da mulher igualdade, e para que em todos os campos nossa sociedade oponha-se, confronte e puna todas as formas de violncia, preconceito e discriminao praticadas contra as mulheres. Assim, o foco da ao do governo quanto s polticas das mulheres, com vistas ao atendimento, preveno e combate a violncia contra a mulher e igualdade de gnero, prev: Garantir e proteger os direitos das mulheres em situao de violncia, considerando as questes tnico-raciais, territoriais, geracionais, de deficincia e de insero social e econmica; Promover a desconstruo de esteretipos e representaes de gnero, alm de mitos e preconceitos em relao violncia contra a mulher, por meio da publicao de cartilhas, campanhas, fruns, etc.. Introduzir nas escolas municipais aulas para estimular o convvio harmnico, respeitoso e igualitrio entre os gneros e com as diversidades socioculturais. Planejar, implementar, acompanhar e monitorar as aes que visem a garantia dos direitos das mulheres, diretamente ou em parcerias. Promover a articulao com aes realizadas por outras reas para o enfrentamento Violncia contra a Mulher e a promoo da igualdade entre gneros. Articular os organismos de polticas para mulheres para conceberem fluxos de atendimento nos servios;

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Enfrentar a Explorao Sexual de Mulheres adultas, jovens e adolescentes. Apoiar a correta aplicao e efetivao da Lei Maria da Penha; Trabalhar em parceria com os organismos de polticas para mulheres para a garantia do acesso Justia s mulheres em situao de violncia. Articular os sistemas de sade, educao, assistncia social, justia e segurana pblica para o atendimento adequado s mulheres em situao de vulnerabilidade social. Prover atendimento s mulheres em situao de rua, nos servios especializados de atendimento s mulheres e aos seus filhos; Participar e promover eventos (workshops, seminrios, oficinas) para a formulao de polticas pblicas de enfrentamento aos principais problemas que afligem as mulheres, por regio. Garantir a articulao transversal entre o tema de gnero nas polticas pblicas, no tocante ao enfrentamento a violncia e a discriminao de Mulheres e Implementao da Lei Maria da Penha. Fomentar debates sobre questes estruturantes relativos discriminao de gnero. Estruturar e equipar o CEAMO, centro de referncia de servio de proteo e apoio s mulheres, vtima de violncia, e suas famlias, a fim de que o mesmo possa estar apto para as suas competncias, tais como: Prestar o apoio sociofamiliar (psicolgico, social, psicossocial e orientao jurdica individual e/ou familiar) e restabelecer os vnculos familiares e comunitrios. Prover orientao especializada e encaminhamento para a rede socioassistencial e outros servios pblicos, principalmente fluxo emergencial para encaminhamentos de violncias graves. Promover aes (oficinas, seminrios, entrevistas, visitas, entre outras) de defesa e conscientizao de Direitos Humanos e Sociais. Realizar campanhas e eventos de mobilizao de combate s situaes de violaes de direitos. A partir do diagnstico territorial, planejar, implementar e gerir a metodologia do trabalho, monitorando e controlando a efetividade dos procedimentos tcnicos adotados e os encaminhamentos realizados, bem como os avanos obtidos. Estabelecer a articulao permanente entre os Conselhos Tutelares, Ministrio Pblico, Vara da Infncia e Juventude, o Sistema de Garantia de Direitos SGD.

AES PR-JUVENTUDE

Criao do Conselho Municipal de Juventude. Frum de formulao e acompanhamento das polticas pblicas da juventude, de natureza democrtica e autnoma. Instituir programas e aes para apoiar a juventude na conquista do primeiro emprego. Auxiliar a gerao de oportunidades de insero dos jovens no mercado de trabalho.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Descentralizar os CRJ Centros de Referncia da Juventude atendendo os jovens com atividades culturais e esportivas. informar acerca das polticas pblicas para a juventude e apoiar a incluso dos jovens nos programas a eles destinados. Incluir nos CRJs servio de agendamento de consultas ao SUS. consulta de vagas nas creches e escolas municipais para jovens mes; programas de informaes e preveno s DSTs. programas sobre uso de drogas, entre outros. Introduzir na poltica de transporte aes que atendam s demandas da juventude, tais como: u Incluir linhas que perfaam os circuitos da juventude. u Ofertar horrios e trajetos especiais que mantenham a mobilidade dos jovens nos finais de semana. u Implantar mais linhas Corujo. u Estudar a viabilidade de o estudante universitrio ter desconto na tarifa do transporte coletivo. Levar a todas as regies da cidade as opes de cultura e de lazer, apropriao dos espaos pblicos para a convivncia. Organizar poltica municipal de apoio aos jovens visando a incluso por meio do acesso Educao. Reformular o ProCampis. Contratar novas parcerias com o Governo Federal para execuo do PRONASCI, a fim de desenvolver uma poltica integrada de segurana e cidadania, tendo por protagonista a juventude, priorizando os habitantes das reas que concentram maior ndice de violncia urbana. Construir polticas integradas, intersetoriais e o dilogo com a juventude e com os representantes da juventude organizada, como forma de enfrentar e reverter a situao dos jovens expostos violncia, estejam eles na posio de autores, estejam eles na posio de vtimas.

IGUALDADE RACIAL

Em relao s polticas de promoo da igualdade racial, importante destacar as seguintes propostas: Reconhecer o racismo como fenmeno complexo e existente de fato na nossa sociedade. Diante do reconhecimento da existncia do racismo o poder pblico tem que se posicionar para garantia de direitos fundamentais expressos em nossa Constituio. Desenvolver polticas afirmativas e compensatrias para garantir a igualdade de condies e de direitos populao negra. Fortalecer e transformar o SOS RACISMO para ser um servio municipal efetivo para o acolhimento, encaminhamento e acompanhamento de denncias de racismo, concorrendo para suas finalidades, parcerias com universidades, rgos de defensoria, OAB, etc. Criar o Programa de Sade da Populao Negra, com nfase para prevenir a ocorrncia de infarto, hipertenso, diabetes, anemia falciforme, entre outras, eis que provadamente tm maior ocorrncia nas pessoas da raa negra.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

ATENO AOS IDOSOS

Dados do IBGE mostram que a populao negra tem em mdia rendimentos menores do que da populao branca. A poltica de emprego e renda do municpio com ateno s condies da populao negra tem que criar condies locais para superao dessa desigualdade, atravs da oferta de servios de promoo da empregabilidade (capacitao e estratgias de identificao de nichos para crescimento econmico) para a populao negra. Reconhecer, valorizar e construir a memria dos movimentos polticos, jornalsticos, culturais e de ocupao urbana da populao negra como estratgia histrica de afirmao de identidade, resistncia ao racismo e construo afirmativa de direitos. Destacar que estes acontecimentos so de extrema importncia na construo da sociedade campineira e constituem pedras fundamentais da cidadania e da Repblica. Existiram nas Bandas, Clubes e nos Blocos Carnavalescos, e existem at hoje nos movimentos religiosos e nas organizaes culturais como o Urucungos, o Jongo Dito Ribeiro, etc. Implantar o ensino de histria da frica, da cultura afro-brasileira e indgena no sistema pblico municipal de ensino, contedos obrigatrios pelas Leis n. 10.639 e n. 11.645 e no implantados, a fim de que a sociedade brasileira assuma e afirme com orgulho a participao na identidade brasileira da cultura afro-brasileira e indgena.

O perfil populacional de Campinas, como o do Brasil, vem sendo alterado e hoje temos uma expressiva populao idosa. O prolongamento da expectativa de vida tem revelado uma grande quantidade de necessidades especficas dessa populao, das quais devem decorrer novas condutas, novos procedimentos, cuidados, medidas protetivas, ajustes fsicos dos ambientes pblicos, privados e residenciais, a fim de reduzir ou extirpar riscos de acidentes, entre muitas outras coisas. A pessoa idosa precisa ser vista de forma integral e como cidado, com direitos e deveres. Deve ser estimulada a ser participante. Deve ser saudvel e produtiva, aprendendo com as suas experincias e estimulando a convivncia social e familiar. Assim, para que Campinas ajuste-se e esteja preparada para atender a demanda gerada pelo envelhecimento, propomos aes em 3 frentes: 1) Promover o atendimento multidisciplinar com foco na sade do idoso: Trabalhos e orientaes desenvolvidos com e para os idosos manterem uma vida saudvel, com profissionais de fisioterapia, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, entre outros, a fim de que estejam aptos, dentro de certos limites, s prticas saudveis necessrias ao envelhecimento com qualidade de vida. Reeducao da Postura Global no Processo de Envelhecimento, que leva o idoso a uma conscientizao postural. Proporcionar populao

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

idosa assistncia especializada, a partir de uma equipe multiprofissional. Prestar atendimento na rea de medicina fsica e reabilitao. Grupo de cuidadores responsveis pelo acompanhamento familiar e quanto preparao dos familiares dos idosos que requerem acompanhamento permanente devido s doenas crnicas ou com sequelas que limitam a autonomia e a condio de se cuidarem sozinhos. Prestar assistncia domiciliar ao idoso invlido ou com alto grau de dependncia, com os profissionais competentes ao seu atendimento. Criar um banco de emprstimos de equipamentos e aparelhos que proporcionem maior conforto pessoa idosa acamada. Desenvolver um ncleo de atendimento de apoio sade voltado dependncia de substncias qumicas (medicao, tabaco, lcool e drogas) e doenas que exigem um acompanhamento permanente (diabetes, presso alta, depresso, entre outras), a fim de maior ateno ao idoso, bem como reduzir o afluxo nos centros de sade. 2) Dar treinamento especfico para as equipes de profissionais destinadas ateno desta faixa etria, principalmente nas unidades de sade, tais como: Preparar os profissionais, principalmente os de sade para a geriatria preventiva. Capacitar as equipes das Unidades Descentralizadas, principalmente de Sade e do SUS, para prestarem um atendimento adequado ao idoso. Realizar convnios com universidades e faculdades de medicina e escolas superiores de sade para a troca de experincias e trabalhos conjuntos nas reas de ensino e pesquisa em geriatria e gerontologia. Realizar pesquisas e divulgaes na rea de Geriatria e Gerontologia com a participao de outras entidades que estejam ligadas problemtica do idoso. Promover o levantamento epidemiolgico da sade dos cidados idosos, por territrio, com o apoio e coordenao dos rgos sanitrios oficiais. Treinar e desenvolver os profissionais de educao para um currculo consistente e atualizado de contedos voltados ao processo de envelhecimento, a serem introduzidos na grade escolar. Exigir treinamento aos operadores do sistema de transporte pblico, para que os mesmos estejam aptos a atenderem s necessidades das pessoas idosas. 3) Integrar os projetos de forma descentralizada e atender as especificidades do territrio, relativos sade, aos esportes, cultura, ao turismo, educao, habitao e assistncia, tais como: Integrar os servios e as aes com clubes e entidades de mbito comunitrio, como forma de estimular os idosos mobilidade e convivncia social. Realizar campanhas educativas de estmulo ao respeito a esta

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

populao, visando estimular a participao social do idoso. Difundir, apoiar e descentralizar o atendimento para o acesso da pessoa idosa com renda familiar de at 3 salrios mnimos nos benefcios que lhes so deferidos por lei. Manter linha telefnica de Disque-Denncia de violaes de direitos da pessoa idosa. Divulgar formas de contribuio de 1% do IR ao Fundo Municipal da pessoa Idosa de Campinas Lei 13.982/2010 e Decreto 17.447/2011. Descentralizar regionalmente o CRI Centro de Referncia do Idoso. Implantar no currculo das escolas de contedos sobre o processo de envelhecimento, respeito e valorizao do idoso, para gerar conhecimentos sobre o tema e eliminar o preconceito (Lei municipal 12.649/2006). Ampliar regionalmente os polos VIVA +, aprimorando as atividades e orientao de profissionais especialistas em atividades com pessoas idosas, tais como: canto, artesanato, atividade fsica (dana, baile, fortalecimento muscular, hidroginstica) e promoo de vida saudvel (ioga, tai chi, jogos de xadrez, jogos de tabuleiros, carteado, etc.), culinria e alimentao, costura e bordados, tendo como objetivo de entreter e aprimorar a vida do dia a dia dos idosos; Promover palestras, frum intersetorial permanente para discusso da poltica, orientao quanto aos direitos e possibilidades de desenvolvimento e envolvimento social e reflexes sobre atualidades e temas significativos s melhores condies de vida da pessoa idosa. Proporcionar encontros, eventos e passeios voltados s atividades tursticas, musicais, artsticas de forma transversal s polticas sociais e servios pblicos, com objetivo de as pessoas idosas serem agentes propagadores de informao junto aos familiares e pessoas do relacionamento. Implementar Centros de Convivncia Intergeracionais desenvolvimento de atividades com a famlia, valorizando as experincias de cada fase da vida e promovendo o respeito e a autoestima delas e entre elas. Criar Casa Lar e Repblicas para pessoas idosas, com deficincia e com transtornos mentais. Garantir a acessibilidade em todos os servios pblicos e privados. Transporte a idosos para salas da FUMEC, fundao municipal responsvel pela alfabetizao de jovens e adultos Instalar nos nibus degraus mveis e corrimos compatveis a fim de melhorar para as pessoas idosas o embarque e o desembarque. Reservar nos nibus poltronas para o uso exclusivo de idosos. Fiscalizar e controlar os nibus para que parem para os idosos. Modernizao dos pontos de nibus e estaes de transferncias para atender as pessoas com dificuldades e demandas especficas. Orientaes especficas s pessoas idosas e seus familiares quanto s precaues: Residncia: eliminar escadas, tapetes, pisos escorregadios; recomendar o uso de sabonete lquido, colocar corrimo no box do chuveiro, construir rampas, etc.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Sade: hidratar a pele, umidificar o ambiente em tempos secos, prevenir doenas respiratrias, incentivar as campanhas de vacinao.. Manter sem interrupo durante todo o ano os servios populao idosa.

OUTRAS AES:

O Programa Nunca Tarde visa requalificar pessoas na faixa de 60 anos ou mais para que elas tenham a oportunidade de voltar ou manterse no mercado de trabalho Implantar o Servio Famlia Acolhedora, para pessoas idosas. Criar o Programa Dr. Velho Amigo, com padro de atendimento especfico para a terceira idade e tratamento personalizado. Avanar no atendimento domstico (homecare) e na ateno aos pacientes com colostomia. Ampliar as unidades de Farmcia Popular para os bairros mais distantes. Instituir o Programa Remdio em Casa, consistente na entrega da medicao em domiclio. Oferecer servios de fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia nos centros de sade, descentralizando os programas pblicos de reabilitao. Organizar sistema de informaes e orientao populao sobre as adaptaes que ampliam a segurana das pessoas idosas nas residncias e reduzem acidentes domsticos. Nivelar, desobstruir as caladas e definir padres de pisos que sejam antiderrapantes, com permeabilidade e faixas orientadoras de deficientes visuais; Fazer efetiva a acessibilidade das caladas para todos os usurios e tendo em conta especial pessoas idosas e com deficincias. Reorganizar com o uso de lombo-faixas os acessos s caladas para pessoas com deficincia. Redefinir as localizaes de faixas de segurana a fim de eliminar o conflito entre pedestres e veculos que rotineiramente sobre elas se instala. Manter livre de quaisquer obstculos postes, bocas de lobo, lixeiras, vegetao, etc. as terminaes das faixas de segurana.

SOMOS TODOS IGUAIS

Jonas Donizette vai criar a Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficincias e Mobilidade Reduzida. Estima-se que em torno de 1/3 da nossa populao possua algum tipo de deficincia ou sofra algum grau de reduo da sua mobilidade, quadro que percorre desde as situaes congnitas, at aquelas adquiridas em

SECRETARIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICINCIAS E MOBILIDADE REDUZIDA

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

decorrncia de acidentes ou derivadas do processo de envelhecimento. Tendo em conta essa populao, quando olhamos a cidade sob o prisma das necessidades que elas tm, constatamos que Campinas tem sido mantida inspita, hostil mesmo, a tais pessoas. De uma forma geral a acessibilidade s edificaes, pblicas e privadas, ainda muito pequena. Nas ruas, tanto as caladas como o leito carrovel, esto cheias de barreiras, postes, lixeiras, caixas de correio, bueiros, asfalto enrugado, lixo amontoado, restos de podas vegetais, pisos irregulares, buracos, desnveis, revestimento com materiais escorregadios, entre outras tantas verdadeiras armadilhas. Acrescente-se a que parte da sociedade mantm as barreiras das almas e mentes que se opem incluso e integrao das pessoas com deficincia e com mobilidade reduzida, tentando negar-lhes oportunidade de estudo, trabalho, lazer... A nova secretaria, cuja ao ser norteada pela Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia (Decreto Federal n. 6.949/2009), vem para apoiar as pessoas com deficincias e mobilidade reduzida na concretizao de seus direitos e atuar em todas as frentes necessrias para fincar um novo marco na vida de Campinas fazendo-a uma cidade com acessibilidade em toda a sua estrutura urbana e acessvel em todos os campos das vocaes humanas. Para isso vamos: Reorganizar e aprimorar a Comisso Permanente de Acessibilidade; fiscalizar e orientar quanto ao cumprimento das normas de acessibilidade. Planejar a ampliao gradativa, at sua completa universalizao, dos elementos facilitadores de acesso s pessoas com deficincia, entre outros: Elevadores nos transportes pblicos. Elevadores com sonorizao. Nivelamento entre caladas ou rampas de acesso (rebaixamento ou nivelamento entre caladas). Revestimento de piso de caladas orientador de deficientes visuais. Semforos com sinal sonoro e temporizao adequada; Servidores habilitados em LIBRAS para o atendimento de deficientes auditivos. Expandir a oferta de cursos em LIBRAS. Formalizar a adeso ao Plano Viver Sem Limites, do Governo Federal, institudo pelo Decreto n. 7.612, de 17 de novembro de 2011. Mapear a acessibilidade na rede pblica de ensino, sade e equipamentos culturais. Identificar e remover barreiras arquitetnicas, de comunicao e inadequaes da infraestrutura dos ambientes e equipamentos. Promover obras e instalao de equipamentos para garantir a acessibilidade.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Cumprir, at o final de 2014, o Decreto Federal n. 5.296/2004, com oferta de frota de nibus no transporte pblico 100% acessvel. Adequar a acessibilidade nos servios e nos espaos de uso pblico, de forma gradual, para garantir plenas possibilidades de participao das pessoas com deficincia nas atividades do poder pblico ou da iniciativa privada. Ofertar servio de transporte escolar acessvel aos alunos com deficincia. Disponibilizar profissionais habilitados para o atendimento dos alunos com deficincia na rede pblica de ensino. Atentar para o efetivo cumprimento das polticas de educao inclusiva, com oferta de servios de apoio como sala com recursos para deficientes visuais, intrprete de LIBRAS (observando o Decreto Federal 5.625/05) e outros recursos necessrios. Estimular na rede de ensino a discusso dos direitos humanos, da diversidade e da cidadania, p.e., sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. Promover convnios com entidades certificadoras para desenvolver cursos de formao e capacitao para profissionais que j so cuidadores e atendentes de pessoas com deficincia. Disponibilizar nos postos de sade medicamentos e material adequado e de qualidade para o uso das pessoas com deficincia. Fortalecer o Centro de Referncia e Reabilitao (CRR) em Sousas, garantindo a construo da oficina prpria de rteses e prteses OPM. Criar uma unidade de atendimento para crianas e adolescentes com alto grau de dependncia. Instituir poltica de atendimento em domiclio para pessoas com deficincia. Ampliar as aes do Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) Fnix. Desenvolver de forma permanente aes de prevenes s deficincias. Descentralizar os programas pblicos de reabilitao, oferecendo servios de fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia nos centros de sade. Ampliar a capacidade de atendimento do sistema PAI-Servio. Promover campanhas de conscientizao e intensificar a fiscalizao quanto ao uso de vagas reservadas de estacionamento para pessoas com deficincia. Instalar em 100% dos semforos dispositivos sonoros que auxiliem as pessoas com deficincia visual. Introduzir recursos de acessibilidade voltados para pessoas com deficincia visual, como equipamentos sonoros que informam sobre linhas e itinerrios do transporte coletivo. Implantar o conceito de Residncias Inclusivas no municpio. Ampliar o acesso das pessoas com deficincia aos servios scioassistenciais, intensificando a busca ativa dos beneficirios do BPC Benefcio de Prestao Continuada de Assistncia Social. Aperfeioar o processo de incluso laboral dos trabalhadores com deficincia, cadastrados no Centro de Apoio ao Trabalhador (CPAT).

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Aumentar a oferta de cursos de capacitao que possam incluir pessoas com deficincia, ampliando as chances de ingresso no trabalho. Ofertar atividades pblicas e gratuitas que possam estimular a prtica esportiva nas pessoas com deficincia e incentivar, atravs de bolsas e programas de apoio, os atletas com deficincia de alto rendimento, tendo em vista a participao em grandes eventos esportivos. Criar um Centro Esportivo Especializado para Atividades Fsicas das Pessoas com Deficincia. Desenvolver programa especfico do esporte de rendimento para atletas com deficincias. Capacitar professores de educao fsica para o atendimento de alunos com deficincias. Valorizar e dar suporte, tambm com bolsas e financiamentos, iniciativas que fomentem a atividade cultural inclusiva. Cuidar para que recursos de audiodescrio sejam implantados em museus, teatros, cinemas, setor de turismo em parques da cidade. Capacitar cuidadores de pessoas com deficincia e idosos. Estimular e incentivar a contratao formal de pessoas com deficincia por empresas, tendo por fundamento a Lei n. 8.213/1991 Lei de Cotas. Desenvolvimento de projeto de reabilitao clnica e reabilitao/ capacitao profissional integradas, visando a recolocao profissional. Oferecer recursos de acessibilidade em todos os projetos culturais e esportivos em que a Prefeitura estiver envolvida. Capacitao dos profissionais de atendimento e gestores para melhor receber o pblico com deficincia. Implantao do Programa de Acessibilidade a todos os Prdios, Parques e Prprios Pblicos. Desenvolvimento de atividades paradesportivas nos clubes privados, como contrapartida para receber incentivos da Prefeitura. Realizar Censo Especfico para identificar, localizar e quantificar as pessoas com deficincias em Campinas, a fim de aprimorar as polticas pblicas voltadas a essa populao.

EIXO 2 DESENVOLVIMENTO ECONMICO


Nossa cidade trilhou nos ltimos 30 anos um caminho definidor de sua vocao de metrpole voltada pesquisa, ao desenvolvimento e a alta tecnologia. Concorre para isso, o imenso cinturo de universidades e institutos de pesquisa aqui instalados. Assim, temos pela frente o desafio de expandir e consolidar a implantao de parques de alta tecnologia, particularmente nos setores correspondentes j priorizados pelos governos Federal e Estadual na definio do projeto de Poltica Industrial para o pas, a partir de um planejamento estratgico que extraia dessa potencialidade, o mximo benefcio para Campinas e regio.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Campinas precisa assumir tambm o seu papel de indutora da Regio Metropolitana de Campinas, pois muitos dos desafios da RMC necessitam que a cidade se posicione e capitaneie solues comuns. Em paralelo, a cidade deve se organizar e ofertar cursos tcnicoprofissionalizantes por meio de parcerias com universidades, institutos de tecnologia e outros entes dedicados formao e requalificao de mo de obra especializada e capacitada para atender s demandas caractersticas do mercado de empregos local. Viracopos tambm desperta toda a ateno da Prefeitura, pois ele consolida a cidade como plataforma de exportao e porta de entrada de importaes notadamente na rea de alta tecnologia. Alm disso, com a implantao do Novo Complexo Aeroporturio de Viracopos, com o aeroporto indstria, cidade aeroporturia constituda por um complexo hoteleiro, shopping center e centro de convenes, ampliao do terminal de passageiros, para atender movimento de 14 milhes de usurios por ano, induzir o incremento do fluxo turstico e turstico de negcios para Campinas. Criar condies para a instalao de empresas de base tecnolgica e capacitar a cidade como polo logstico de exportao, congregando a via area malha ferroviria e rodoviria condicionante para a Campinas do futuro. Campinas, que foi o epicentro da produo cafeeira nacional, tornou-se um polo industrial, mas ultimamente vem perdendo posio relativa, embora continue tendo uma posio importante nos cenrios paulista e nacional. Os dados mostram que a RMC vem ganhando posio relativa. Alm disso, a Regio Administrativa de Campinas, que engloba 96 municpios, responsvel por cerca de 28% da produo industrial de So Paulo. Outro dado que Campinas tambm est perdendo posio relativa no setor de indstrias mais modernas que marcavam o perfil do municpio como a de componentes eletrnicos e a de telecomunicaes. Ainda, no segmento metal/mecnico, de longa tradio na cidade, a principal indstria, praticamente no produz mais nada, importando da China, e com isso reduziu-se drasticamente seu nmero de empregados. Falta protagonismo ao municpio e Prefeitura. Aqui, em meados dos anos 80, pioneiramente foi reservada rea para implantao de indstrias de alta tecnologia. Hoje, os parques tecnolgicos de cidades como So Carlos, Piracicaba e So Jos dos Campos esto avanando mais rapidamente do que Campinas. Nesses municpios as prefeituras tm aes mais concretas, unindo setores industriais, sociedade, as universidades e o comrcio em

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

torno dos interesses da cidade. E isso falta a Campinas. nosso dever e desejo, contribuir para a ecloso de um ciclo de desenvolvimento em Campinas, emanado da articulao de todas as potencialidades enumeradas, ciclo este que deve distinguir-se de todos os anteriores por inaugurar o desenvolvimento e o crescimento econmico realizado com sustentabilidade. Para capturar os investimentos e as empresas de alta tecnologia e as inovadoras, ser preciso que Campinas agregue atributos que a faam mais atrativa e desejvel aos olhos das pessoas e famlias que viro para c com as empresas, conquistando-as por suas caractersticas ambientais, urbansticas, de mobilidade urbana, de segurana, de sade. Assim, temos que: Recolocar Campinas como um dos principais atores no campo do Desenvolvimento, Cincia e Tecnologia no Estado e no Pas. Transformar a Prefeitura em forte protagonista nesse processo. Catalisar a ao concatenada das instituies privadas, poder pbico em seus trs nveis, Universidades e Instituies de Pesquisa para promover a cidade e a regio, e atrair investimentos. Repensar polticas e instrumentos de atrao de investimentos, levando em considerao o processo de integrao das cadeias produtivas a nvel global e o possvel acesso a nichos de mercado. Garantir o mximo empenho da administrao municipal na atrao de novos investimentos. Estimular a integrao econmica e a poltica de cooperao entre os municpios da RMC. Estimular Parcerias Pblico-Privadas. Estimular a pesquisa cientfica e tecnolgica. Focar em reas em que o municpio possui vantagens comparativas relevantes, como Tecnologia da Informao, Eletrnica e Biotecnologia. Instalar efetivamente o Parque Tecnolgico de Campinas. Retomar o Plano de Ocupao do Polo II da CIATEC, elaborado em conjunto com a Unicamp. Fortalecer e ampliar o Programa de Incubadoras Municipais de Empresas de base tecnolgica. Consolidar Campinas em posio pioneira no cenrio nacional, trazendo para c uma Foundry Pure-Play (produtora de semicondutores/circuitos da indstria de componentes eletrnicos). Obter apoio do Sebrae para ampliar a participao do municpio no programa Agentes Locais de Inovao. Conferir ampliao do Aeroporto de Viracopos a mxima prioridade, imprimindo agilidade nos procedimentos municipais em todas as suas frentes. Agir para concretizar a expectativa da sociedade campineira de que a ampliao do aeroporto sirva como forte indutor do desenvolvimento

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

da cidade e da regio. Reestruturar o Trade Point como ponto de apoio s atividades de comrcio exterior de pequenas e mdias empresas da cidade e regio. Atrair para ele rgos como o SEBRAE e o CIESP. Constituir Grupo de Estudos, envolvendo o setor pblico e os setores industriais e de servios para conceber, construir e definir o rgo gestor de um Centro de Convenes em Campinas, destinado a sediar eventos nacionais e internacionais com vistas insero da economia campineira na rede global de produo de bens e servios, incentivando em muito tambm o turismo de negcios. Estimular aes de apoio a pequenas e mdias empresas em parceria com o SEBRAE, SENAI, IPT. Criar o Poupatempo Empresarial - Desburocratizar o processo de abertura de empresas no municpio, para criar um ambiente facilitador aos investidores e empreendedores. Reativar, incentivando e facilitando o processo de reocupao da rea do DIC, onde grande parte dos barraces est desocupada, para explorar a vocao logstica daquele local e um grande contingente de mo de obra operacional ao redor. uma regio bem posicionada em relao a Viracopos. Reorganizar e redefinir as atribuies da atual Secretaria de Desenvolvimento Econmico e Social para ela: Coordenar as aes de estmulo inovao tecnolgica e ao desenvolvimento industrial na cidade. Priorizar as aes horizontais que estimulem o empreendedorismo para criao de empresas de alto contedo tecnolgico e aumentem a competitividade das pequenas e mdias empresas existentes pela adoo de novos processos industriais e gerenciais. Promover, nacional e internacionalmente, a imagem da cidade como uma regio com alta capacidade tecnolgica pela amplitude de atuao de seus principais centros de pesquisas nas reas de Tecnologia da Informao, Eletrnica e Biotecnologia. Estabelecer vnculos com outras cidades, inclusive no exterior, que detenham competncias similares e complementares, ao esta a ser perseguida de maneira duradoura pela Secretaria. Reorganizar a CIATEC para atribuir-lhe o papel central na captao de recursos estaduais e federais para C&T, na poltica de incubadoras e no estmulo ao empreendedorismo inovador. Investir em PROPAGANDA, divulgando a posio de Campinas como polo tecnolgico e de excelncia. Criar, em conjunto com as Universidades, um Escritrio de Captao de Recursos, rgo onde as pessoas possam pesquisar, com todas as informaes reunidas. Recuperar a experincia da Secretaria de Cooperao Internacional, para divulgar Campinas no exterior e promover encontros entre empresrios locais e investidores internacionais, bem como de participar em Feiras no exterior.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

TURISMO
Temos imenso potencial para gerao de eventos corporativos e para o incremento do turismo de negcios, sade e de lazer. E a Prefeitura deve participar ativamente do esforo da iniciativa privada em atrair eventos de grande porte, misses comerciais e feiras, intermediando recursos estaduais e federais de fomento ao turismo. Nesse sentido, inclusive, a insero da cidade nos preparativos para a Copa do Mundo e para as Olimpadas de 2016 um importante passo na consolidao da imagem de Campinas na esfera mundial. A fora da indstria do Turismo na atividade econmica vem sendo entoada ao longo do tempo, sem que ocorra o planejamento e as aes necessrias ao efetivo desenvolvimento da potencialidade dessa atividade na nossa cidade. Para tanto vamos: Elaborar o Plano Diretor de Desenvolvimento Turstico. Estimular e incentivar a implantao de um Centro de Convenes. Reavaliar a regulamentao do Fatur Fundo de Apoio ao Turismo Municipal pelo Decreto n. 16.611/2009. Garantir o depsito dos recursos do Fatur em conta exclusiva, com movimentao prpria e independente. Avaliar a ampliao de captao de recursos para o Fatur com a incluso do seguimento de gastronomia.

HABITAO, MOBILIDADE URBANA, ABASTECIMENTO E INFRAESTRUTURA.


O Programa Cada Bairro Um Centro, O Centro Nosso Bairro ser desenvolvido para Campinas ter novas centralidades, ou seja, para desenvolver em seus bairros uma rede de servios e comrcios que desafogue a regio central e desobrigue a populao de recorrentemente ter que se deslocar ao Centro para utilizar bancos, fazer compras ou utilizar servios diversos. Assim, vamos requalificar os bairros mais afastados, dotando-os dos mesmos ndices de qualidade da regio central e das mesmas facilidades para o cotidiano da vida. Essa requalificao dos bairros abre a oportunidade para investir em setores que ampliem a qualidade de vida, gerem segurana e tragam mais bemestar populao. o caso dos investimentos para melhorar a iluminao pblica em toda a cidade, com eficincia energtica; empreender obras

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

virias para melhorar a interligao entre os bairros da cidade; ampliar a adequao da acessibilidade s diversas formas de deficincia nos prprios pblicos em geral e estimular a melhoria e implantao nos ambientes privados. A gesto do trnsito de nossa cidade precisa trabalhar de maneira preventiva: identificar causas e mapear localidades de altos ndices de acidentes e atropelamentos para adotar medidas rpidas que estanquem o problema; aprimorar a sinalizao urbana, melhorar sua visibilidade, indicar trajetos, indicar nomes das vias pblicas e instalar em local que permita a viso com suficiente antecipao para permitir a manobra necessria ao usurio, alm de criar, aperfeioar e promover as intervenes de engenharia de trfego para melhorar o fluxo dos veculos. Fiscalizar permanentemente o sistema de transportes para garantir maior qualidade, eficincia e pontualidade, alm de promover estudos visando a racionalizao das linhas para encurtar o tempo de deslocamento das pessoas no transporte coletivo outra ao que a Prefeitura deve implantar em pouco tempo. Tambm sero desenvolvidos os estudos e definidas novas opes de transporte pblico de massa, priorizadas aquelas que melhor contemplem a sustentabilidade, a reduo das emisses de carbono e rudos e que sero custeadas com recursos federais do PAC da Mobilidade Urbana, recursos estes que o Deputado Jonas Donizette ajudou a trazer como integrante da base de apoio do Governo Federal.

HABITAO

O dficit habitacional em Campinas s poder ser enfrentado mediante uma poltica estruturada e organizada a partir do perfil socioeconmico da populao alvo. Os empreendimentos voltados aos segmentos de maior poder aquisitivo so naturalmente ofertados pelos produtores de imveis, seja como produto que atende a necessidade de moradias desses consumidores, seja como produto adquirido para investimento, ocorrendo, assim, uma movimentao de mercado que tpica. No campo intermedirio, faixas de rendas entre 5 e 10 salrios mnimos, a oferta inferior quela que seria necessria, mas assim mesmo ampla. Hoje esta oferta ocorre por uma estimulao que o Governo Federal faz por meio de subsdios que organizaram e puseram em marcha o Programa Minha Casa Minha Vida.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Mas no h oferta de imveis residenciais para a faixa de renda familiar de at 3 salrios mnimos, sendo que 80% do dficit habitacional composto por esse segmento social, o qual conta 51.900 famlias no Cadastro de Interessados em Moradia, da Cohab. Neste campo, embora o Programa Minha Casa Minha Vida, em sua concepo, abranja o segmento baixa renda, na prtica essa populao acaba sendo atendida apenas pelo programa habitacional do Governo do Estado de So Paulo, o Programa Casa Paulista, o qual operado pela CDHU. Esse segmento atendido, tambm, por uma parcela produzida pela prpria Cohab, mas que na prtica, considerada sua atual capacidade de produzir moradias, levaria em torno de 15 anos para zerar essa carteira. Afora o dficit habitacional, Campinas tem um passivo fundirio envolvendo cerca de 45 mil famlias distribudas em cerca de 290 reas, pblicas e particulares, pendentes de regularizao. A realidade que Campinas, sozinha, no possui recursos para investir no campo habitacional e enfrentar toda a demanda existente, razo pela qual vamos: Ampliar a parceria com o Governo Federal do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, com nfase para empreendimentos para famlias com renda de at 3 salrios mnimos. Trazer empreendimentos habitacionais para a populao de renda familiar de at 3 salrios mnimos, em parceria com o Governo do Estado. Condicionar a aprovao dos projetos de empreendimentos habitacionais a que tenham: Reserva de reas institucionais para abrigarem unidades de ensino, de sade, lazer, esportes, entre outros. reas arborizadas em proporo por habitante que atenda s recomendaes dos organismos de sade. Desenvolver programa de lotes urbanizados, implantando poltica de incentivos para possibilitar a oferta de grande nmero desses lotes, para famlias de baixa renda. Atuar junto aos governos federal e estadual para estabelecer linhas de crdito para famlias de baixa renda para financiar cesta bsica de materiais de construo, visando o apoio a autoconstruo. Desenvolver programa, em parceria com os Governos Federal e Estadual, para transferir populaes de reas de risco, reassentando tal populao em local o mais prximo possvel de sua origem. Estabelecer metas anuais de regularizao fundiria. Organizar aes em mutiro e com a parceria necessria para a regularizao fundiria no municpio. Criar programa para a legalizao e regularizao dos prdios construdos clandestinamente, estabelecendo parceria com os rgos pblicos e privados que sejam necessrios ao intento. Canalizar para a habitao de baixa renda, com rigoroso controle, as contrapartidas obrigatrias dos empreendimentos de interesse social aprovados pela Prefeitura.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Estudar o uso da outorga onerosa, atravs da qual se possa gerar contrapartidas dos empreendimentos que vierem a se instalar na cidade. Desenvolver estudo de viabilidade para implantar um Banco de Terras com vistas a viabilizar parcerias para empreendimentos habitacionais para a populao de baixa renda (zero a trs salrios mnimos).

MOBILIDADE URBANA
Do ponto de vista da Mobilidade Urbana, a cidade deve ser vista por seu sistema circulatrio. Assim considerando, no sistema predominam tradicionalmente dois tipos de vias: vias para o trfego de veculos e vias para o trfego de pedestres. Gradualmente passou-se a acrescer outros tipos de vias ao sistema, quais sejam: exclusiva para o trfego do transporte coletivo; vias vedadas ao trfego de certos tipos de veculos e vias com restrio horria circulao e/ou atividades com certos tipos de veculos. Hoje, emerge a demanda da implantao de ciclovias, seja para atender ao lazer da populao, seja para atender cotidianamente ao autotransporte. Alm disso, nas reas onde o fluxo de trfego de veculos mais adensado, inadivel a implantao de faixas de trfego reservadas ao trnsito rpido de ambulncias, carros de bombeiros, polcia, etc., os quais, quando com sirene aberta, tero em tais linhas a exclusividade de trfego sobre qualquer outro tipo de veculos. Portanto, a reflexo a ser feita como, e se, a estrutura viria da cidade pode ser adaptada a tal extenso de intervenes de maneira a ser eficiente, gil, rpida e, sobretudo, segura. Por ser a frota de veculos a maior fonte emissora de carbono e uma das maiores fontes de emisso de rudos, a equao ter, ainda, que levar em conta a reduo destas emisses, o que ser fruto da combinao da reduo de veculos em circulao com a substituio por veculos menos poluentes. Construindo-se uma escala de prioridades, partimos do pedestre, indo para o ciclista, o transporte urbano, a frota de entregas e servios, para chegar at a frota de veculos de passeio. Assim, so propostas as seguintes intervenes:

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

PEDESTRES
Nivelar, desobstruir as caladas e definir padres de pisos que sejam antiderrapantes, com permeabilidade e faixas orientadoras de deficientes visuais; Fazer efetiva a acessibilidade das caladas para todos os usurios e tendo em conta especial pessoas idosas e com deficincias. Reorganizar, com o uso de lombo-faixas, os acessos s caladas para pessoas com deficincia. Redefinir as localizaes de faixas de segurana a fim de eliminar o conflito entre pedestres e veculos que rotineiramente sobre elas se instala. Manter livre de quaisquer obstculos postes, bocas de lobo, lixeiras, vegetao, etc. as terminaes das faixas de segurana.

CICLOVIAS

Definir e implantar trajetos seguros de ciclovias em toda a cidade, voltados ao lazer e ao transporte. Implantar ciclovia fisicamente separada e em paralelo com os novos corredores de transporte coletivo que sejam implantados.

TRANSPORTE PBLICO

Modernizar a frota de nibus com opo por solues menos poluentes. Promover estudos para ajustar itinerrios dos nibus, para garantir fluidez, agilidade e conforto aos passageiros. Dotar de cobertura todos os pontos de nibus da cidade. Criar novos corredores de nibus, para garantir fluidez de trfego e a opo para o transporte coletivo. Controlar com rigor o valor das tarifas do sistema de transporte, alm de estudar alternativas que barateiem o custo. Com a utilizao de tecnologia, adotar nos pontos de nibus painis com indicao de tempo de espera dos coletivos. Apoiar o trem regional expresso ligando a RMC a So Paulo, sem prejuzo para implantao do TAV. Revisar os projetos atuais para os corredores de nibus e por em circulao os nibus articulados do sistema BRT, em conformidade com o PAC da Mobilidade Urbana. Criar metas para aumentar progressivamente a velocidade dos transportes coletivos. Articular junto ao Governo do Estado a implantao do trem metropolitano no trecho Jundia-Campinas-Sumar, com possibilidade de conexo a So Paulo e integrao a malha do metr e CPTM. Desenvolver projeto de transporte urbano sobre trilhos, aproveitando os espaos remanescentes dos traados das antigas linhas ferrovirias, estabelecendo as bases para um futuro sistema de metr. Apoiar a criao de novos corredores metropolitanos de transporte, a exemplo do Noroeste (EMTU).

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Negociar com os municpios da RMC e com o governo do estado a criao do bilhete nico integrado dos sistemas de transportes da RMC. Implantar BRTs, nibus de trnsito rpido, articulados e biarticulados, com ar condicionado, que transportam at 145 passageiros. A passagem paga antes do embarque. Construir o corredor do Ouro Verde e o corredor do Campo Grande para as linhas do BRT com verbas do PAC da mobilidade do Governo Dilma. Projetar e buscar recursos para a construo de outros dois corredores para nibus rpido: o de Baro Geraldo, passando pelos Amarais e o da Santos Dumont. A movimentao do nibus ser controlada por uma central operacional. Instalar em todos os pontos de parada sistema de vdeo e som para o passageiro saber quanto tempo falta para o nibus chegar. Fornecer de graa aos usurios aplicativo para saber pelo celular quanto tempo falta para o nibus chegar.

FROTA DE ENTREGAS E SERVIOS

Apoiar os motociclistas, criando curso especfico para habilitao de motociclistas trabalhadores de servios de entrega expressa. Registrar e profissionalizar a atividade de motoboy. Expandir estudos para disciplinar o trnsito de cargas na cidade, em especial as de carter perigoso. Realizar estudos estratgicos de origem/destino de cargas para a cidade Campinas e RMC.

AES GERAIS

Educar e orientar para o trnsito e reformular as aes de fiscalizao de trnsito com vistas sua melhoria geral. Implementar campanhas publicitrias educativas para o trnsito, concebidas para criar uma cultura de paz, respeito e solidariedade no trnsito. Dar maior nfase para a educao preventiva, implantando, por meio de parceria com as escolas das redes pblica e privada, disciplina de educao de trnsito. Identificar causas e mapear localidades de altos ndices de acidentes e atropelamentos para adotar medidas rpidas que estanquem o problema. Aprimorar a sinalizao urbana, melhorar sua visibilidade, indicar trajetos, indicar nomes das vias pblicas e instalar em local que permita a viso com suficiente antecipao para permitir a manobra necessria ao usurio. Criar, aperfeioar e promover as intervenes de engenharia de trfego para melhorar o fluxo dos veculos. Ampliar a instalao de semforos com indicao de tempo de travessia. Fixar o tempo de travessia para o pedestre nos semforos tomando por base a necessidade das pessoas idosas ou aquelas que tenham alguma limitao motora.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Investir na melhoria da sinalizao viria, com vistas a garantir segurana aos motoristas e pedestres. Realizar estudos para eliminar cruzamentos e promover adequaes virias que garantam fluidez e segurana, com indicao de rotas alternativas. Abrir vias de circulao para conexo entre os corredores radiais, interligando as vrias regies da cidade. Investir na sinalizao semafrica e sua sincronizao, privilegiando o transporte de massa. Instalar cmeras para monitorar o trfego.

ABASTECIMENTO CEASA
A CEASA-Campinas, uma das principais centrais de abastecimento do pas, atuar para consolidar-se como o grande entreposto para toda a regio metropolitana e demais regies que esto sobre sua rea de influncia. Seus programas sero focados na potencializao de suas vantagens comparativas naturais, como a localizao privilegiada entre os dois maiores centros consumidores do pas (So Paulo e Rio de Janeiro), a proximidade de Viracopos e do traado do TAV e a existncia de uma forte regio produtora de frutas, hortalias e flores no seu entorno. Ela ser indutora de polticas pblicas que ajudem a preservar como rurais as atuais reas produtivas, contribuindo, assim, para a conservao ambiental, controle da poluio e minimizao dos efeitos da constante expanso urbana. Para tanto, utilizar sua vasta experincia como entreposto de comrcio e centro agregador e distribuidor da produo de hortigranjeiros para estimular a adoo de tcnicas que aprimorem a qualidade das lavouras e ampliem o valor agregado dos produtos, aumentando a competitividade geral do setor.

Reforo da Autonomia e Capacidade Financeira


Para a Ceasa aumentar sua autonomia e a capacidade de realizar investimentos, ela poder buscar novas fontes de receitas, mediante: Melhor aproveitamento das reas disponveis no entreposto. Estabelecimento de parcerias para implantao de edifcios comerciais. Prestao de servios diversos.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Aproveitamento de resduos
Como grande geradora de resduos, a Ceasa dever multiplicar as aes que visem o aproveitamento integral dos resduos da comercializao e permitam diminuir as remessas para o aterro sanitrio. Nesse sentido poder: Intensificar o aproveitamento dos resduos para a produo de adubo, rao ou gerao de energia. Estabelecer parcerias com empresas ou ONGs visando o aproveitamento dos resduos.

Unificao de aes de abastecimento


A Ceasa poder reassumir a administrao e fiscalizao das feiras livres, visando dinamizar o trabalho desses tradicionais equipamentos de abastecimento para:

Incentivar e padronizar as feiras livres, inclusive aquelas de produtos orgnicos. Instituir horrios alternativos para os feirantes comprarem produtos no entreposto. Estimular a descentralizao, levando as feiras para bairros mais distantes. Incentivar as Feiras de Produtos Orgnicos.

Estmulos ao setor produtivo

A Ceasa promover aes dirigidas ao setor de produo para: Estimular a expanso de lavouras orgnicas por meio da organizao de informaes tcnicas e sua difuso aos agricultores da regio, em parceria com a CATI Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral e com o IAC Instituto Agronmico de Campinas. Apoiar e orientar os produtores para a colocao dos produtos orgnicos no mercado local e nacional, assim como para a exportao. Fazer parcerias com certificadoras de produtos orgnicos e apropriar-se, ao longo do tempo, das condies necessrias para a CEASA constituirse em certificadora; Incluir nos varejes da CEASA a comercializao de orgnicos; Oferecer estrutura (espao na CEASA e varejes) e divulgao.

Economia Verde e Centro de Agronegcios


A CEASA congrega representantes de todos os elos da cadeia de produo e distribuio de hortigranjeiros, razo pela qual rene todas as condies para organizar e coordenar um Centro de Agronegcios, juntamente com os institutos agrcolas da cidade, representantes das universidades e dos demais rgos vinculados ao setor, com vistas a:

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Acompanhar e estudar o perfil agrcola da regio. Empreender aes que contribuam para manter e preservar as reas produtivas. Estabelecer espao para treinamentos e cursos. Abrigar escritrios de empresas do agronegcio. Estabelecer espao para feiras de agronegcios.

Centro de Informaes e Mercado Virtual AES DIVERSAS

Gerao de informaes para o mercado. Mercado Virtual, com atuao integrada com outras CEASAs

Criar o Barraco do Produtor para a venda no varejo dos produtos orgnicos. Oferecer Assistncia Tcnica para produtores, com auxlio da Bolsa de Produtos. Criar um sistema de intermediao na CEASA, para trabalhar com grandes volumes de produtos, promovendo o encontro entre o produtor e o comprador. Leilo e Intermediao. Expandir os Varejes para municpios vizinhos. Metropolizao da CEASA. Instituir Servio de Locao de Cmaras Frias, com equipamentos de ltima gerao, de baixo impacto ambiental e baixo consumo de energia.

INFRAESTRUTURA
Criar o Programa Asfalto Para Todos: Asfaltar ruas dos bairros sem pavimentao, com apoio do PAC do Governo Federal. Facilitar acesso ao Plano Comunitrio de Pavimentao. Implantar rede de esgoto, bueiros e caladas. Estender a iluminao pblica para todos os bairros. Melhorar a qualidade dos ambientes urbanos por meio de intervenes de adequao e de conservao. Levar as aes de recuperao e conservao aos bairros perifricos. Dar manuteno contnua para melhorar: pavimentos perenizar ruas sem pavimentao caladas praas jardins equipamentos urbanos

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

limpar terrenos pblicos exigir a limpeza de terrenos particulares coibir a poluio visual da cidade Ampliar e adequar a acessibilidade nos prdios pblicos em geral e estimular a melhoria e a implantao nos ambientes privados. Definir os padres a serem exigidos de pisos, revestimentos, barras de apoio, entre outros, para os prdios para o acolhimento de idosos ou pessoas com deficincias. Aprimorar os abrigos nos pontos de parada de nibus. Desenvolver polticas de estmulo e apoio revitalizao do ambiente urbano. Padronizar o mobilirio urbano. Aprimorar a disciplina para a exposio de publicidade em geral e melhorar a fiscalizao. Manter servios de limpeza permanentes para criar ambiente atrativo ao fluxo de pessoas. Elaborar e executar projeto para melhoria do acesso aos Distritos de Sousas, Joaquim Egdio e Baro Geraldo. Conservar as estradas rurais. Desenvolver estudos para identificar uso de pavimento ambientalmente adequado na rea rural. Elaborar estudos para integrar e desenvolver os bairros Carlos Gomes, Gargantilha e Bananal. Equipar e reestruturar as Administraes Regionais e Subprefeituras, ampliar o quadro de pessoal das unidades. Ampliar a alada de deciso da Administraes Regionais, para que possam executar os servios que lhes cabem e com delegao de competncias, para reduzir a tramitao burocrtica. Concluir as obras inacabadas e reformar o que no funciona. Canalizar crregos e realizar obras contra enchentes. Realizar obras virias para interligao entre os bairros. Corredores Ouro Verde: 14,5 km de corredor exclusivo. Iniciando no Terminal Central (Viaduto Cury), seguindo pela Av. Joo Jorge, Corredor Amoreiras; segue pela Ruy Rodrigues, Avenida Camucim e vai at o Terminal Vida Nova. Campo Grande: 18 km de extenso. Iniciar em um terminal prprio que ser construdo integrado com a Estao Rodoviria e o Terminal do Trem Metropolitano. Segue pelo leito desativado do antigo VLT, continua por toda a extenso da John Boyd Dunlop e vai at o Terminal Itaja. Construo de vrias estaes de transferncia ao longo de ambos os corredores.

Obras que sero feitas para completar os corredores: Ouro Verde: alargamento do viaduto Vicente Cury, construo de viaduto na Rua Piracicaba, passagem em desnvel no cruzamento da Rua Piracicaba com a Avenida Ruy Rodriguez.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Campo Grande: duplicao do viaduto da Avenida John Boyd Dunlop sobre a Rodovia dos Bandeirantes, duplicao da passagem sob a ferrovia no Jardim Florence II. Passagens em desnvel na Av. John Boyd Dunlop com a Av. Jos Pancetti, com a Rua Transamaznica e com a Rua Domcio Pacheco e Silva, Jardim Londres. Implantar uma nova pista para integrao entre os corredores na Vila Aurocan, antigo leito do VLT. A movimentao do nibus ser controlada por uma central operacional. Em cada ponto de nibus o passageiro vai poder ver numa tela e ouvir por um sistema de udio sobre quanto tempo falta para seu nibus chegar. A prefeitura vai oferecer um aplicativo de graa para o celular do usurio de transporte coletivo, pelo qual, ele poder saber quantos minutos faltam para o nibus chegar.

EIXO 3 DESENVOLVIMENTO COM PRESERVAO DOS RECURSOS NATURAIS


VERDE E URBANISMO
A preservao do meio ambiente deve nortear o planejamento urbanstico de Campinas. Anlise crtica da legislao de ordenamento do territrio, com garantia de participao popular. Estas duas grandes reas de atuao merecem um tratamento conjunto, para garantir que dessa sinergia a cidade oriente seu crescimento com foco na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade. Grandes desafios se impem com urgncia, entre eles a questo das macrozonas. Campinas vive, em meio a espasmos e retrocessos, um hiato no que concerne lei de uso e ocupao do solo pblico. Discutir as possibilidades, entraves e cuidados ambientais de uma cidade como Campinas exigem tempo, dedicao e amplo acesso da populao. A comunidade tem de ser chamada a um debate verdadeiro sobre o futuro de cada uma das nove regies em que a cidade foi dividida. Sem expressar esse consenso, qualquer iniciativa torna-se objeto de disputa judicial, o que acaba por aportar mais obstculos a uma deciso que reflita o bemestar comum, presente e futuro.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Outro desafio revestido de carter de urgncia diz respeito destinao final do lixo urbano. O iminente esgotamento do Aterro Delta impe-nos a tomada de deciso quanto ao caminho a ser adotado daqui para frente. A soluo tcnica no simples, nem h apenas uma nica. Por isso ela dever ser debatida com a sociedade, com especialistas, com a Cmara Municipal e, a partir da, apoderarmo-nos de um caminho que seja o melhor e mais vivel para a nossa cidade, sua populao e, sobretudo, para as prximas geraes. Porm, certo que, qualquer que seja a tecnologia que vier a nos atender, ela exigir que superemos os parcos 2% de reciclagem que temos hoje. Isto s ocorrer mediante um amplo programa de conscientizao da populao somado ampliao da coleta seletiva e a um eficaz apoio municipal s cooperativas de catadores e aos catadores independentes. Queremos uma cidade forte e com crescimento contnuo, mas esse crescimento no pode se dar a qualquer preo e, em especial, revelia da populao. A articulao de crescimento com sustentabilidade uma das principais tarefas da prxima administrao. Assim, polticas setoriais sero estabelecidas para consolidar a Agenda Municipal Ambiental. Medidas de incentivo gesto empresarial ecologicamente comprometida, com estmulo substituio por processos produtivos menos poluentes e apoio implantao de empresas com mecanismos limpos de produo, ou de outras providncias que as qualifiquem para a obteno de crditos de carbono. A questo da gua e tratamento do esgoto ser discutida em ambiente municipal e regional e sero assegurados os investimentos necessrios para que a SANASA continue a expandir a oferta de gua, amplie a captao de esgotos para coletar em todas as economias, siga aumentando o volume de esgoto tratado para chegar aos 100% e mantenha a qualidade dos servios que ela presta. Considerando que gua e esgoto so vitais para a vida e determinam diretamente a qualidade da vida que se tem, a tarifa social residencial (categoria residencial social) ser revisada para que as populaes de baixa renda paguem menos do que pagam hoje.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

INFRAESTRUTURA
SECRETARIA DO VERDE E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL
Instituir uma Poltica Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade a partir de um amplo debate com a populao e as organizaes ambientais, inclusive pblicas. Rever o Plano Diretor e os Planos Locais de Gesto Ambiental. Rever e conciliar o Plano de Mobilidade Sustentvel com as Polticas Pblicas de Transporte Pblico. Estabelecer planos de preveno de enchentes na rea urbana e na rea rural. Estabelecer planos de integrao rural com meio ambiente. Revitalizar e ampliar a infraestrutura ambiental para praas e vias pblicas. Implantar plano de para instituir e ampliar as reas arborizadas urbanas, a fim de elevar a relao entre rea arborizada por habitante (m/ habitante). Estabelecer planos especiais e mapeamento de gesto territorial do municpio nas reas urbana e rural. Rever o Plano de Gesto Ambiental na regio do Aeroporto de Viracopos. Elaborar as diretrizes para o policiamento ambiental pela Guarda Municipal. Criar um Plano de Gesto Ambiental de Flora e Fauna para os parques, bosques, matas, vrzeas, plancies, rios e crregos de Campinas, em estreita conjugao com o Plano de Gesto Ambiental das Bacias Hidrogrficas da Regio Metropolitana de Campinas, com especial ateno a reviso do acordo sobre a Bacia Hidrogrfica da Cantareira, a vencer em 2014. Estudar em parceria com a SANASA as necessidades presente e futura de suprimento de gua para Campinas e RMC, para solicitar oferta maior de gua do Sistema da Bacia Hidrogrfica Cantareira. Rever os Planos de Mobilidade Urbana tendo em vista as questes do Meio Ambiente e de Saneamento Bsico. Revisar o Plano de Manejo das APAs, tendo em vista o Plano Local de Gesto Ambiental (PLG) e o novo Cdigo Florestal. Estabelecer programas e aes de educao ambiental nas escolas da rede pblica com vistas a formar cidados que considerem e respeitem o meio ambiente. Criar Laboratrios Ambientais para que os estudantes tenham a experimentao prtica das questes ambientais, seja da vida natural, seja das agresses que a ela ocorrem. Criar parques lineares ao longo dos corpos dagua nas reas urbanas

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

objetivando ofertar novos espaos para a prtica de esportes, lazer e preservao ambiental. Preservar os mananciais hdricos em funo da insuficincia destes recursos na regio. Criar novas UC Unidades de Conservao, da categoria Refgio de Vida Silvestre (RVS): RVS Mata Ribeiro Cachoeira RVS Mata da Fazenda Santana RVS Mata da Fazenda Esprito Santo-Macuco RVS Mata Nogueirpis RVS Mata Crrego da Ona RVS Santa Genebra/Quilombo.

Ampliar as reas naturais protegidas e os espaos verdes urbanos. Monitorar reas que possuam passivo ambiental, em especial reas contaminadas, executando pontualmente intervenes, em locais tais como Manses Santo Antnio, Lixo da Pirelli, no Satlite Iris I. Tomar como paradigma as diretrizes do Plano Nacional de Resduos Slidos PNRS (Lei n 12.305/10), seus prazos, para implantar um manejo adequado, inclusive analisando a soluo de usinas de incinerao e altas taxas de reciclagem adotadas na Alemanha, Blgica, Sucia, Irlanda, Holanda e Estados Unidos. Aumentar a Coleta Seletiva de Lixo em Campinas. Apoiar as cooperativas de catadores, a implantao de novas e os catadores independentes como forma de ampliar a taxa de reciclagem do municpio. Ampliar e estimular a implantao de pontos para descarte de equipamentos eletrnicos e digitais de curta vida til, devido rpida tendncia de substituio por novos modelos. Organizar a Agenda 21 local e atuar para a elaborao da Agenda 21 para a Regio Metropolitana de Campinas, alinhadas com as Metas do Desenvolvimento do Milnio - ODMs e a ISO 26000 - Norma de Responsabilidade Social. Estabelecer metas de reduo de emisses de C02 no municpio. Equipar zonas do municpio com aparelhos que registrem a qualidade do ar para maior conscientizao para aes corretivas e preventivas. Garantir a execuo das metas de 100% de esgoto coletado e 100% tratado. Eliminar pontos de esgoto clandestino e conexes com crregos e riachos. Instituir Programa de Incentivo Populao para Reduo das Perdas e Maus Usos da gua nas residncias. Promover acompanhamento do sistema de tratamento e abastecimento de gua, estabelecendo metas mnimas de conteno de perdas na rede.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

PROTEO AOS ANIMAIS

Garantir o equilbrio da proteo ambiental com aes voltadas e integradas de defesa e proteo animal. Olhar para o meio ambiente como um todo, contemplando benefcios a todas as espcies que compartilham a vida nas cidades: fauna silvestre, animais domsticos includos os animais de trao, pombos, morcegos, etc. Implementar medidas, aes e programas de modo que o municpio assuma sua responsabilidade na gesto das questes relativas fauna silvestre, de acordo com a Poltica Nacional do Meio Ambiente e do Cdigo Estadual de Proteo aos Animais. Garantir a proteo dos habitats das inmeras espcies da fauna silvestre nativa, atravs do respeito e incentivo arborizao urbana e preservao de reas verdes, da implantao de corredores de biodiversidade no municpio, da criao de Unidades de Conservao e tambm da proteo, recuperao e no destruio dos corpos hdricos. Combater o abandono e os maus tratos a animais formulando polticas de curto, mdio e longo prazos que respeitem as caractersticas das espcies, a orientao tcnica e cientfica e a legislao pertinente federal e estadual. Promover polticas relativas ao bem-estar animal, por meio da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentvel, em parceria com as ONGs de proteo animal, alocando recursos fsicos, financeiros e humanos prprios. Instituir sistema de identificao e cadastramento de animais no municpio, constituindo um bando de dados contendo informaes sobre as caractersticas do animal, condies de sade, tutores e o local de domiclio. Implementar programa permanente de esterilizao para reduzir a natalidade de ces e gatos. Articular aes conjuntas de fiscalizao da Delegacia de Proteo Animal, Polcia Militar Ambiental e Guarda Municipal de fiscalizao da conduta da populao relativamente aos animais. Criar abrigo com padres adequados e seguro para acomodar animais no domiciliados, recolhidos e/ou socorridos, enquanto aguardam por novo lar. Enquanto estejam sob tutela municipal proporcionar assistncia veterinria, especialmente os animais doentes e vtimas de maus tratos. Implementar o Programa Permanente de Adoo para a Guarda Responsvel, por meio de campanhas especficas divulgadas em emissoras de rdio e sites. Abranger na educao ambiental o contedo tcnico/cientfico sobre preservar o meio ambiente e o bem-estar animal, dentro dos princpios da Organizao Mundial de Sade (OMS) e da Declarao Universal dos Direitos dos Animais.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

URBANISMO
O sistema de planejamento e gesto de Campinas dever pautar-se pela definio de uma poltica estratgica para todo seu territrio, que pense a cidade no seu todo buscando o reconhecimento das especificidades do urbano e do rural, e da dinmica social, econmica e cultural, objetivando a proposio de um desenvolvimento harmnico tendo como preocupao a proteo do patrimnio ambiental e urbano, a promoo do desenvolvimento com sustentabilidade e a qualidade de vida de seus habitantes. Nesse sentido, prope-se um modo diferenciado das aes governamentais que visem integrao entre suas Pastas de Governo e em especial aos atos ligados a produo do espao, de forma a internalizar estes conceitos, objetivando que todos os atos administrativos tenham como norte a preocupao com o meio ambiente e o ser humano. Para tanto, se dever investir no aprimoramento dos agentes pblicos e a ampliao do quadro administrativo que foi sucateado, buscando esse compromisso executivo bem como apropriar-se de tecnologias que lhe permitam promover a anlise e aprovao de projetos de interesse urbanstico com aplicao rigorosa das normas tcnicas e da legislao pertinente, fazendo-o com agilidade compatvel com as peculiaridades das atividades privadas. As cidades modernas, reconhecidas no conceito de cidades mundiais, sedes de regies metropolitanas e que se colocam em alto grau de competitividade, atraindo investimento e gerando trabalho e recursos, so identificadas dentre outros atributos, pela qualidade de vida que oferecem para seus habitantes, pela segurana e pela mobilidade e acessibilidade urbana. Nesse sentido, Campinas precisa pode e deve manter o processo de urbanizao sob controle, abrigando polticas arrojadas e amplas de planejamento que a tornem exemplo de gesto urbanstica, recuperando reas degradadas, promovendo intervenes em grande escala que articulem o seu territrio, impedindo a reproduo da desigualdade social no uso e na ocupao do solo e principalmente, primando pelo respeito e internalizao das questes ambientais em todas as aes da administrao pblica. Para superar problemas existentes e buscar atingir estas metas de transformar Campinas numa cidade sustentvel, cidad e competitiva necessrio um novo olhar sobre a mesma e um novo modo de agir, para o que se prope as diretrizes estratgicas, que abarcam aes de cunho administrativo, fiscal, urbanstico e ambiental, a seguir:

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Estabelecer um Plano Estratgico para Campinas a ser elaborado pelo Instituto de Planejamento a ser criado apoiado nos debates produzidos no Conselho da Cidadania, no reconhecimento dos planos e investimentos previstos para a regio de Campinas pelas demais esferas de governo. Manter uma relao permanente com o Governo do Estado (Agencamp) e Governo Federal, com vistas a estabelecimento de metas comuns e obteno de recursos para a consecuo de planos e projetos que atendam s necessidades de Campinas e regio a exemplo do Aeroporto Internacional de Viracopos e os sistemas rodoferrovirios. Estabelecer como poltica de governo, que as aes de todas as pastas, notadamente aquelas cuja competncia abranja questes urbanas, em todos os atos praticados se subordinem s premissas estabelecidas pela poltica ambiental municipal, respeitadas as demais legislaes estaduais e federais. Investir na modernizao do aparato tecnolgico da administrao com vistas obteno de agilidade nas anlises e aprovaes, bem como para dar suporte s aes da administrao e decises do planejamento da cidade e acelerar a modernizao da base cartogrfica e do sistema de gesto do cadastro tcnico municipal de forma a integr-lo numa base nica de dados tornando-o multifinalitrio e multiusurio, o que poder garantir um ritmo mais acelerado para o enfrentamento dos problemas relativos ao planejamento e dar transparncia ao conjunto da administrao colocando Campinas na vanguarda dos municpios brasileiros. Criar o Instituto de Planejamento, vinculado Prefeitura, com a presena marcante da sociedade civil e entidades de classe, para garantir um planejamento de alcance estratgico e carter permanente e plural. Redefinir e redesenhar institucionalmente os papis das pastas de Planejamento e Urbanismo que tem atribuies concorrentes. Investir no aprimoramento dos agentes pblicos e na ampliao do quadro administrativo atravs da realizao de concursos (ou aproveitar os j realizados) para contratar engenheiros, arquitetos e demais tcnicos necessrios. Avaliar as propostas encaminhadas pelo Plano Diretor bem como as contidas nos Planos Locais de Gesto os quais se encontram em diferentes estgios de elaborao e aprovao na Cmara e sano pelo Executivo, verificando at que ponto os mesmos apresentam sintonia entre as polticas propostas e respondem s Diretrizes Estratgicas que se pretende para Campinas. Proceder reviso da legislao urbanstica, notadamente a lei de uso e ocupao do solo, a lei de parcelamento do solo, a lei do cdigo de obras e edificaes, a lei de empreendimentos habitacionais de interesse social, a lei de loteamentos fechados e cintures de segurana, a lei de polos geradores de trfego e a lei relativa ao cdigo de postura luz das determinaes do Plano Estratgico. Definir e implantar diretrizes virias com vistas a garantir a acessibilidade e a mobilidade interna para atender a competitividade da cidade e para

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

que ela cumpra sua funo de integrao social. Criar novas centralidades complementares aos locais com grande densidade habitacional melhorando a relao fsico-territorial entre emprego e moradia de forma a propiciar que o territrio funcione como um todo, prevendo a implantao de espaos pblicos, equipamentos coletivos que reforcem a identidade destes locais. Promover a implantao e a articulao de projetos urbanos pontuais, de forma cuidadosa, objetivando que os seus efeitos transcendam as reas de intervenes; adotando uma linguagem arquitetnica unificada, estimulando solues eficientes e de baixo custo. Evitar a expanso urbana no territrio, dando prioridade ao adensamento e desenvolvimento urbano no interior dos espaos construdos, com a recuperao dos ambientes urbanos degradados, assegurando densidades urbanas apropriadas. Assegurar a compatibilidade de usos do solo nas reas urbanas, oferecendo adequado equilbrio entre empregos, transportes, habitao e equipamentos socioculturais e esportivos e democratizar o acesso aos equipamentos e a infraestrutura urbana, habitao, saneamento e lazer;. Requalificar reas estratgicas no espao urbano imprimindo a elas e cidade novo dinamismo econmico, a exemplo da rea central. Implementar mecanismos urbansticos e fiscais que promovam a proteo e a recuperao do patrimnio histrico de Campinas. Preservar as reas rurais do municpio mediante o incentivo das atividades agrcolas, bem como para evitar a conurbao urbana com os municpios lindeiros, e para que se mantenha uma relao de equilbrio entre o espao urbano e o rural formando um cordo de preservao ambiental. Implantar Ciclovias seguras e permanentes objetivando a definio de um novo modal para deslocamentos de curta distncia e uma nova relao do indivduo com a cidade. Adotar critrios de desenho urbano e de construo sustentveis, respeitando e considerando os recursos e fenmenos naturais. Reverter o quadro de degradao urbana e baixa competitividade. Promover mecanismos de participao popular e comunicao com vistas a que as intervenes de cunho urbanstico e de projeto urbano absorvam as demandas da sociedade.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

que ela cumpra sua funo de integrao social. Criar novas centralidades complementares aos locais com grande densidade habitacional melhorando a relao fsico-territorial entre emprego e moradia de forma a propiciar que o territrio funcione como um todo, prevendo a implantao de espaos pblicos, equipamentos coletivos que reforcem a identidade destes locais. Promover a implantao e a articulao de projetos urbanos pontuais, de forma cuidadosa, objetivando que os seus efeitos transcendam as reas de intervenes; adotando uma linguagem arquitetnica unificada, estimulando solues eficientes e de baixo custo. Evitar a expanso urbana no territrio, dando prioridade ao adensamento e desenvolvimento urbano no interior dos espaos construdos, com a recuperao dos ambientes urbanos degradados, assegurando densidades urbanas apropriadas. Assegurar a compatibilidade de usos do solo nas reas urbanas, oferecendo adequado equilbrio entre empregos, transportes, habitao e equipamentos socioculturais e esportivos e democratizar o acesso aos equipamentos e a infraestrutura urbana, habitao, saneamento e lazer;. Requalificar reas estratgicas no espao urbano imprimindo a elas e cidade novo dinamismo econmico, a exemplo da rea central. Implementar mecanismos urbansticos e fiscais que promovam a proteo e a recuperao do patrimnio histrico de Campinas. Preservar as reas rurais do municpio mediante o incentivo das atividades agrcolas, bem como para evitar a conurbao urbana com os municpios lindeiros, e para que se mantenha uma relao de equilbrio entre o espao urbano e o rural formando um cordo de preservao ambiental. Implantar Ciclovias seguras e permanentes objetivando a definio de um novo modal para deslocamentos de curta distncia e uma nova relao do indivduo com a cidade. Adotar critrios de desenho urbano e de construo sustentveis, respeitando e considerando os recursos e fenmenos naturais. Reverter o quadro de degradao urbana e baixa competitividade. Promover mecanismos de participao popular e comunicao com vistas a que as intervenes de cunho urbanstico e de projeto urbano absorvam as demandas da sociedade.

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

CONCLUSO
Para ns da COLIGAO TODA FORA PARA CAMPINAS existe um elemento que indispensvel para o sucesso da aplicao de polticas pblicas, que a PARTICIPAO POPULAR. Por isso este documento um ponto de partida para debates com setores da sociedade que amam Campinas e que esto vidos por serem ouvidos e darem a sua parcela de contribuio. Na nossa viso o perodo eleitoral, a chamada Campanha Eleitoral, um perodo frtil para esse debate de ideias, portanto este documento no o fim, mas sim o comeo de uma discusso que se abre com a sociedade campineira, a qual tem como sua maior riqueza a sabedoria de seu Povo, seja essa sabedoria oriunda do meio acadmico, onde temos em Campinas preciosas mentes pensantes, como tambm a chamada sabedoria popular, do cidado mais simples, mas que na vivncia cotidiana dos problemas que cercam sua realidade tem muitas vezes, na simplicidade das suas sugestes, solues para as dificuldades da nossa cidade. Fica, portanto, aqui o que existe de mais forte na minha candidatura, que o respeito ao prximo e a vontade, o desejo, que todos que vivem nesta cidade sintam-se respeitados e contemplados com a nossa Administrao.

Jonas Donizette

Plano de Governo Jonas Donizette - 40

Das könnte Ihnen auch gefallen