Sie sind auf Seite 1von 13

Responsabilidade Civil e Criminal em Acidentes de Trabalho

M. J. Sealy

O Conceito de Acidente de Trabalho (de acordo com a Lei 8.213/91 Art. 19)

Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho.

O conceito acima se trata do conceito tpico de acidente de trabalho, que aquele que se d no exerccio do trabalho face ocorrncia de fato sbito e violento, provocado por uma causa exterior.

M. J. Sealy

Doenas Ocupacionais

Alm do acidente tpico, existem as chamadas doenas ocupacionais, gnero do qual constituem espcies a doena profissional e a doena do trabalho, disciplinadas no artigo 20 da Lei 8.213/91, as quais se equiparam ao acidente de trabalho por fora de lei, deste se diferenciando pelo fato de no decorrer de um fato instantneo, mas de um progressivo desencadeamento.
A doena profissional, assim, aquela peculiar a determinadas atividades ou profisses, devendo haver o nexo causal da doena com a atividade exercida, enquanto que a doena do trabalho atpica, ainda que tenha origem nas atividades laborais, surgindo pela forma em que o trabalho prestado ou pelas condies especficas do ambiente de trabalho. Do conceito de doena do trabalho se excluem expressamente as doenas degenerativas, as inerentes a grupo etrio, as que no produzem incapacidade laborativa e as doenas endmicas adquiridas por habitantes de regies em que ela se desenvolva, salvo comprovao de que resultou de exposio ou contato direto determinado pela natureza do trabalho (1 do art. 20 da Lei 8.213/91).

M. J. Sealy

Responsabilidade Civil

Conceito: a responsabilidade civil a obrigao imposta a algum, com o escopo de reparar o dano moral ou patrimonial causado a terceiros, seja em razo de ato por ela mesma praticado, por pessoa por quem ela responde, ou simples imposio legal.
A responsabilidade civil, portanto, traz para a vtima uma possibilidade de voltar ao status anterior ao dano; sendo impossvel o restabelecimento, h garantia da condenao atravs da reparao pecuniria. As normas centrais, que fundamentam a responsabilidade civil acidentria, bem como sobre a reparao pelo dano causado por ato ilcito, esto dispostas no art. 7, Paragrfo XXVIII, da Constituio Federal, bem como nos Artigos 186 e 927 do Cdigo Civil

M. J. Sealy

Artigos 186 e 927 do Cdigo Civil

Dispe o artigo 7, Pargrafo XXVIII, da Constituio Federal que: So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XXVIII seguro contra acidente de trabalho, a encargo do empregador, sem excluir a indenizao a que est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. O art. 186 do Cdigo Civil, por sua vez, dispe:

Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito de outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito.
M. J. Sealy

A Responsabilidade Civil do Empregador

Da anlise dos artigos supramencionados temos que, como regra geral, a responsabilidade civil do empregador subjetiva, pois est ligada idia de culpa. Assim, para ser caracterizada tal responsabilidade, h a necessidade da presena de quatro elementos essenciais:
Ao ou omisso: ato positivo ou no cumprimento de uma obrigao por parte do agente (empregador); Culpa do agente: se por descuido, impercia ou negligncia deixou de observar o comando prvio; se houve a inteno deliberada de no cumprir a determinao prvia, caracterizado estar o dolo; Dano: toda diminuio ou destruio efetiva no patrimnio da pessoa, seja material ou moral; e Nexo causal: vnculo entre o dano efetivo e a ao ou omisso.

M. J. Sealy

Exemplo de Sentena que Caracteriza Responsabilidade Civil do Empregador


AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. RESPONSABILIDADE CIVIL SUBJETIVA. CULPA DO EMPREGADOR CONFIGURADA. DOENA OCUPACIONAL.

O Regional assentou o entendimento de que a culpa do empregador pela patologia ocupacional (LER Leso por Esforo Repetitivo) que acomete a reclamante decorre da ausncia de adoo de medidas capazes de elidir os riscos ergonmicos existentes no local de trabalho, constatados pela percia ambiental.[...] (AIRR 146200-84.2006.5.02.0001, Min. Rel. Dora Maria da Costa, 8 Turma, Data do Julgamento: 23.11.2011, Data da Publicao: DEJT 25.11.2011)

M. J. Sealy

Responsabilidade Objetiva

No entanto, o art. 927, pargrafo nico, do Cdigo Civil, traz outra concepo. Veja-se: Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, riscos para os direitos de outrem. Observa-se da anlise do referido artigo que o legislador trouxe tambm uma outra forma de responsabilizar o empregador, que est completamente desvinculada da culpa. a chamada responsabilidade objetiva, que se caracteriza to somente pela atividade de risco desenvolvida pelo autor do dano.

Nesse sentido, tratando-se de atividade empresarial, ou de dinmica laborativa (independentemente da atividade da empresa), fixadoras de risco para os trabalhadores envolvidos, desponta a responsabilidade ressaltada no pargrafo nico do art. 927 do Cdigo Civil, tornando objetiva a responsabilidade empresarial por danos acidentrios.

M. J. Sealy

Responsabilidade Objetiva

Importante destacar que na seara trabalhista, sob a luz dos princpios especficos informadores do Direito do Trabalho, tal sistemtica ganhou ainda mais nfase devido ao art. 2 da CLT, que atribui os riscos do negcio ao empregador, o qual no pode pretender para si os lucros e socializar os riscos com seus empregados. Afinal, os riscos da atividade, em sentido amplo, devem ser suportados por quem dela se beneficia.

M. J. Sealy

Exemplos de Sentena de Responsabilidade Objetiva

Seguem transcritas abaixo algumas decises para melhor ilustrar tal responsabilidade: AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA - DESCABIMENTO. ACIDENTE DE TRABALHO. RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA DO EMPREGADOR. NECESSIDADE DE ENQUADRAMENTO TCNICO DA ATIVIDADE EMPREENDIDA COMO PERIGOSA. No sendo possvel proceder ao enquadramento tcnico da atividade empreendida pelo empregado como -perigosa-, no h que se falar em aplicao da teoria da responsabilidade civil objetiva ao acidente de trabalho. Agravo de instrumento conhecido e desprovido. (AIRR 117600-50.2008.5.03.0132, Min. Rel. Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira, 3 Turma, Data do Julgamento: 17.08.2011, Data de Publicao: DEJT 26.08.2011) RECURSO DE REVISTA. DANOS MORAIS. RECONHECIMENTO DA APLICAO DA RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA. Uma vez constatada a atividade de risco exercida pela reclamante, no h que se falar em violao dos dispositivos apontados, pois, neste caso, aplica-se a responsabilidade civil objetiva e no a subjetiva, como pretende a reclamada.[...] (RR 19100-47.2007.5.09.0671, Min. Rel. Augusto Csar Leite de Carvalho, 6 Turma, Data do Julgamento: 22.06.2011, Data de Publicao: DEJT 01.07.2011)

M. J. Sealy

Estudo de Caso Acidente de Trabalho Fato Verdico

Uma reclamao trabalhista proposta tinha como principal objeto o pedido de indenizao por danos morais decorrente do acidente de trabalho que ocasionou a morte do trabalhador.

Segundo os fatos narrados na petio inicial, o trabalhador (que exercia a funo de "operador") sofreu acidente fatal quando efetuava o carregamento de um caminho da empresa com um produto inflamvel - ao posicionar o extensor do duto de carregamento veio a ocorrer uma ignio. Nesse sentido, h a alegao de que o equipamento utilizado pelo empregado estava com defeito (o que no era o caso).
Alm disso, de acordo com a alegao inicial, no dia do acidente no foi feito o "check list" no caminho - que consiste na verificao do tanque para certificar que o mesmo estava limpo e livre de resduos para receber o novo carregamento de combustvel - e a pr-existncia de vapores fez com que a ignio ocorresse antes mesmo do carregamento do combustvel.

M. J. Sealy

Estudo de Caso Acidente de Trabalho Fato Verdico

Responsabilidade da Empresa: A responsabilidade a ser conferida (ou no) reclamada depender da corrente que o juiz trabalhista adotar. Isso porque, se ele entender que a atividade desenvolvida pelo empregado era uma atividade de risco (j que envolvia produtos altamente inflamveis) deve fazer incidir nesse caso a responsabilidade objetiva. Ou seja, o juiz no levar em considerao a existncia ou no de culpa do empregador no que diz respeito a ocorrncia do acidente. No entanto, se o magistrado no considerar que atividade desenvolvida pelo empregado era de risco, far incidir neste caso a responsabilidade subjetiva, ou seja, ir analisar a existncia de culpa ou no do empregador no acidente. Nesse contexto, o juiz dever se atentar para os fatos que demonstram que o empregado foi responsvel pelo acidente, na medida em que recebeu treinamentos necessrios sua completa capacitao, assim como os EPIs necessrios para desenvolver suas atividades.

M. J. Sealy

M. J. Sealy

Das könnte Ihnen auch gefallen